SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 22
CIEP 424 Pedro Amorim Gravidez na Adolescência
PROFESSORA  RESPONSÁVEL: Josiane da Silva Martins de Almeida
ATO SEXUAL FEMININO  Localizadas ao redor da abertura da vagina, existem massas de tecido erétil, iguais ao pênis masculino. A excitação da mulher (psíquica e física) causa impulsos parassimpáticos que passam da medula espinhal caudal a esse tecido, fazendo-o ingurgitar-se, o que origina uma abertura estreita, porém flexível do canal vaginal.  Orgasmo Quando o grau de estimulação sexual (maior na área do clitóris) atinge intensidade suficiente, o útero e as tubas uterinas iniciam contrações peristálticas rítmicas, em direção à cavidade abdominal (orgasmo). Acredita-se que as contrações peristálticas impulsionem o sêmen para as tubas uterinas.
Virgindade ,[object Object],[object Object],[object Object]
Gravidez na adolescência. E agora?  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Adolescente e grávida A adolescência é a fase da vida em que o indivíduo é criança em seus jogos, brincadeiras, e é adulto com seu corpo, com seus novos sentimentos e suas expectativas de futuro. E é nesse turbilhão de emoções que normalmente a adolescente começa a entrar em contato com sua sexualidade. Portanto, a gestação na adolescência ocorre por falta de informação, por desconhecer os métodos anticoncepcionais, por não acreditar que realmente pode ficar grávida, por necessidade de agredir a família, por carência afetiva, por ansiar ter algo somente seu ou como penitência (inconsciente) por ter mantido relações proibidas. Seu emocional é fortemente abalado, a gravidez é vivida como um momento de muitas perdas. É um corte em seu desenvolvimento, a perda da identidade, a interrupção nos estudos, a perda da confiabilidade da família, muitas vezes a perda do namorado que não quis assumir a gestação, perda de expectativa de futuro, e por fim, a perda da proteção familiar. O medo e a repressão social também fazem com que a adolescente esconda a gravidez e a barriga por causa desse medo, durante os primeiros três meses (os mais importantes da gestação) a adolescente não toma os cuidados básicos, o que pode ser um problema para ela e seu bebê. Ela não quer notar que seu corpo está diferente...toma chás, faz simpatias, promessas...e o tempo continua passando...
Cuidados básico  x  Problemas para o bebê Tipos de Problemas: Defeitos do Tubo Neural  –  DTN O que é Defeito do Tubo Neural ?   É uma malformação fetal que acontece entre o 24º e 28º dia de gestação. Nesses primeiros dias da gestação a placa neural se fecha, formando o tubo neural.  O fechamento precoce incompleto resulta em  encefaloceles e mielomeningoceles   (espinha bífida) e o fechamento tardio resulta em  anencefalia  (ausência de cérebro), sendo esta última, incompatível com a vida. No Brasil a cada 800 nascimentos, uma criança apresenta DTN.
Espinha Bífida   É uma malformação da coluna vertebral. Ela ocorre quando o tubo neural não se fecha corretamente. A palavra  bífida , significa  dividida.  Existem 3 tipos de espinha bífida conhecidos. São eles, a  Meningoceles ,  Mielomeningoceles  e a  Oculta. Meningoceles  - Este é o tipo mais raro e de menor comprometimento das funções neurológicas, pois não compromete o sistema nervoso. As meninges se distendem e passam por entre as vértebras que estão abertas. Isso forma um cisto no local formado por tecidos da meninge e de líquido cefalorraquidiano.
 
Mielomeningoceles  - Este é o tipo mais comum e de maior gravidade. Além das meninges o sistema nervoso fica exposto e o cisto formado, contém, além das meninges e do líquido cefalorraquidiano, partes da medula e nervos. As suas seqüelas irão depender do nível de comprometimento  apresentado.  Quanto mais baixa a lesão medular será menor o comprometimento dos órgãos.Se as lesões forem mais altas, haverá maior comprometimento. As pessoas portadoras desse tipo de DTN podem apresentar problemas neurológicos, malformações ortopédicas (pés tortos, luxações de quadril, cifoses), dificuldades para controlar a bexiga e intestinos, incluindo-se a hidrocefalia. Para garantir melhor qualidade de vida, há necessidade de tratamento ininterrupto através de uma equipe multidisciplinar e a pessoa afetada necessitará de diversas cirurgias para amenizar as seqüelas. Hoje, no Brasil, a  AACD  atende inúmeros casos e é uma das principais responsáveis pela reabilitação desses pacientes.
 
Oculta -  Esta é a forma mais branda da espinha bífida. Em geral apresentam lesões apenas nas vértebras. Muitas vezes as pessoas desconhecem que possuem esse tipo de DTN, e só são diagnosticadas após exames mais detalhados. Quando as lesões atingem mais de uma vértebra, o comprometimento poderá levar a desconforto. Uma indicação desse tipo de DTN é o aparecimento de pequenos tufos de cabelo, além de pequenos orifícios ou cavidades na pele, ao longo da coluna
 
Anencefalia A palavra Anencefalia significa "sem encéfalo" ou "sem cérebro". É o único Defeito do Tubo Neural totalmente incompatível com a vida. Em geral, as crianças acometidas dessa malformação  nascem sem o couro cabeludo, calota craniana e meninges. O que sustenta a sua vida é a sua ligação com a mãe. Muitas vezes morrem antes do parto. Quando chegam ao final da gestação, vivem por muito pouco tempo após o nascimento. Em geral, pouco minutos.
 
 
Possibilidades de uma pessoa ter um bebê com DNT ,[object Object],[object Object]
Relação entre o ácido fólico e o DNT Vários fatores podem causar o DTN. Entre os já conhecidos estão a falta de ácido fólico durante a concepção. Durante a gravidez, o organismo feminino necessita de níveis adequados de folato, assim como de outras vitaminas, para garantir a formação perfeita da nova vida que se inicia.  Por isso, é necessário que os níveis estejam satisfatórios antes da concepção. Uma vez instalado o DTN, não há reversão, mesmo que, durante o pré-natal haja a ingestão do ácido fólico. A OMS - Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão  diária é de 0,4 mg. Isso vale para todas as mulheres em idade fértil. No entanto, para aquelas que já tiveram um filho com o problema, a dose indicada para evitar reincidências sobe para 4 miligramas diários. Além disso, o aconselhamento genético também é recomendado para que o médico possa avaliar as chances de um novo caso na família.  A ingestão dessa vitamina reduz em até 70% a probabilidade de uma gestação com feto portador de DTN.
Fontes de ácido fólico O ácido fólico é uma vitamina B que se encontra em vegetais de folhas verdes, feijão, vagens, fava, brócolis e espinafre, gema de ovo, germe de trigo, carnes magras, fígado, peixe e em suco de frutas cítricas como a laranja e limão. Alguns cereais são fortificados com ácido fólico. Algumas vitaminas também contém a quantidade de 0,4 mg de ácido fólico. Estatísticas mostram que mais de 90% das mulheres não recebem essa quantidade de ácido fólico diariamente. As razões são muitas, inclusive o esquecimento, a falta de informação quanto à necessidade e importância do ácido fólico e razões financeiras contribuem para as estatísticas. O tubo neural se converte em medula espinhal e cérebro entre os dias 18 á 26 da gestação. Muitas mulheres, durante esse período ainda nem sabem que estão grávidas ou não tem certeza. Por isso é importante que a mulher fértil sempre tome o ácido fólico começando pelo menos um mês antes de engravidar.
Conscientização É de suma importância que as mulheres em idade reprodutiva tenham acesso a mais essa informação para que se conscientizem da importância que essa vitamina poderá ter sobre suas vidas.  No Brasil, as farinhas de trigo e milho, além de alguns produtos como biscoitos e massas, já estão recebendo o adicionamento de 150 µg de ácido fólico, desde de junho de 2004, após aprovação da Resolução RDC 344 de 13.12.2002 da ANVISA.  Segundo a  AACD  - Associação de Assistência à Criança Defeituosa, essa dosagem ainda é insuficiente para reduzir de forma satisfatória a ocorrência dos Defeitos do Tubo Neural, mas já é uma conquista. Existem pesquisas que apontam que o ácido fólico também pode atuar na prevenção dos casos de outras síndromes, inclusive a de DOWN e de Lábios Leporinos.
Conclusões É importante que as pessoas que lidam com adolescentes tenham sensibilidade para perceber o adolescente em sua totalidade física e psicológica, respeitando suas origens, seu preconceitos e tabus. É também de suma importância a conscientização do uso de preservativos e da ingestão de ácido fólico em idade reprodutiva.  Uma vez grávidas, as adolescentes devem ser amparadas e cuidadas por todas as pessoas que as cercam (família, amigos, professores, médicos), e devem ser preparadas fisicamente e psicologicamente no pré-natal, tanto para o parto quanto para o puerpério e amamentação. É importante que a adolescente tenha a oportunidade de juntar seus pedaços e de retomar seu papel de mulher, de adolescente e de cidadã. Precisa experimentar seu papel de mãe, e de se permitir ou não ter outros relacionamentos. Planejar sua atividade sexual, repensar sua vida escolar e profissional e desenvolver sua auto-estima para poder viver plenamente.
BIBLIOGRAFIA ,[object Object],[object Object],[object Object]

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Educação sexual
Educação sexualEducação sexual
Educação sexual
lazaro12r
 
Carina santos infertilidade feminina 1405
Carina santos infertilidade feminina 1405Carina santos infertilidade feminina 1405
Carina santos infertilidade feminina 1405
carlasalgueiro
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
veronicasilva
 
Palestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
Palestra sexualidade, gravidez e dst s prontaPalestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
Palestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
Bianca Trajanoski
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexual
Fátima Rocha
 
Revisão bloco 2
Revisão bloco 2Revisão bloco 2
Revisão bloco 2
saudefieb
 
Sexualidada na adolescência
Sexualidada na adolescênciaSexualidada na adolescência
Sexualidada na adolescência
Maria Dos Anjos
 

Mais procurados (19)

Educação sexual para todos
Educação sexual para todosEducação sexual para todos
Educação sexual para todos
 
Guia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para RaparigasGuia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para Raparigas
 
Restrição do Crescimento Intrauterino
Restrição do Crescimento IntrauterinoRestrição do Crescimento Intrauterino
Restrição do Crescimento Intrauterino
 
Restrição de crescimento intrauterino (rciu) refere se a problemas de crescim...
Restrição de crescimento intrauterino (rciu) refere se a problemas de crescim...Restrição de crescimento intrauterino (rciu) refere se a problemas de crescim...
Restrição de crescimento intrauterino (rciu) refere se a problemas de crescim...
 
Folheto Gravidez na adolescencia
Folheto Gravidez na adolescenciaFolheto Gravidez na adolescencia
Folheto Gravidez na adolescencia
 
Síndrome de edwards2
Síndrome de edwards2Síndrome de edwards2
Síndrome de edwards2
 
Educação sexual
Educação sexualEducação sexual
Educação sexual
 
Restrição de Crescimento Intrauterino - Beatriz Vargas
Restrição de Crescimento Intrauterino - Beatriz VargasRestrição de Crescimento Intrauterino - Beatriz Vargas
Restrição de Crescimento Intrauterino - Beatriz Vargas
 
Carina santos infertilidade feminina 1405
Carina santos infertilidade feminina 1405Carina santos infertilidade feminina 1405
Carina santos infertilidade feminina 1405
 
Gravidez na adolescencia grupo c_9ºc
Gravidez na adolescencia grupo c_9ºcGravidez na adolescencia grupo c_9ºc
Gravidez na adolescencia grupo c_9ºc
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
Infertilidade....
Infertilidade....Infertilidade....
Infertilidade....
 
Palestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
Palestra sexualidade, gravidez e dst s prontaPalestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
Palestra sexualidade, gravidez e dst s pronta
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexual
 
Aula 3 DSTs e métodos anticoncepcionais
Aula 3 DSTs e métodos anticoncepcionaisAula 3 DSTs e métodos anticoncepcionais
Aula 3 DSTs e métodos anticoncepcionais
 
Revisão bloco 2
Revisão bloco 2Revisão bloco 2
Revisão bloco 2
 
sexualidade
sexualidadesexualidade
sexualidade
 
Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos
Gravidez na adolescência e métodos contraceptivosGravidez na adolescência e métodos contraceptivos
Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos
 
Sexualidada na adolescência
Sexualidada na adolescênciaSexualidada na adolescência
Sexualidada na adolescência
 

Destaque (7)

Gravidez na adolescência m5 [guardado automaticamente]
Gravidez na adolescência m5 [guardado automaticamente]Gravidez na adolescência m5 [guardado automaticamente]
Gravidez na adolescência m5 [guardado automaticamente]
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Gravidez na adolescência Gravidez e agora!
Gravidez na adolescência   Gravidez e agora!Gravidez na adolescência   Gravidez e agora!
Gravidez na adolescência Gravidez e agora!
 
9 c gravidez na adolescência
9 c gravidez na adolescência9 c gravidez na adolescência
9 c gravidez na adolescência
 
Gravidez Naadolescência
Gravidez NaadolescênciaGravidez Naadolescência
Gravidez Naadolescência
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 

Semelhante a A gravidez na Adolescência X DNT X Ácido Fólico

Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNcia
guest000399
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez Na AdolescêNcia Catarina
Gravidez Na AdolescêNcia CatarinaGravidez Na AdolescêNcia Catarina
Gravidez Na AdolescêNcia Catarina
katycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
catycatesmy
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
katycatesmy
 

Semelhante a A gravidez na Adolescência X DNT X Ácido Fólico (20)

Dúvidas existenciais
Dúvidas existenciaisDúvidas existenciais
Dúvidas existenciais
 
Microcefalia e/ou alterações do snc e a relação com vírus zika
Microcefalia e/ou alterações do snc e a relação com vírus zikaMicrocefalia e/ou alterações do snc e a relação com vírus zika
Microcefalia e/ou alterações do snc e a relação com vírus zika
 
Doenças geneticas sindromes
Doenças geneticas sindromesDoenças geneticas sindromes
Doenças geneticas sindromes
 
Doenças genéticas: Síndromes
Doenças genéticas: SíndromesDoenças genéticas: Síndromes
Doenças genéticas: Síndromes
 
Anencefalia 2.0
Anencefalia 2.0Anencefalia 2.0
Anencefalia 2.0
 
Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNcia
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
SAÚDE DA MULHER
SAÚDE DA MULHER SAÚDE DA MULHER
SAÚDE DA MULHER
 
Gravidez Na AdolescêNcia Catarina
Gravidez Na AdolescêNcia CatarinaGravidez Na AdolescêNcia Catarina
Gravidez Na AdolescêNcia Catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 
Gravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarinaGravidez na adolescência catarina
Gravidez na adolescência catarina
 

Mais de Joalmeida

REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE  AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE  AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
Joalmeida
 

Mais de Joalmeida (9)

Jornal Empreendedor News, ENEWS_ Fanzine Turma 2001 Integral
Jornal Empreendedor News, ENEWS_ Fanzine Turma 2001 IntegralJornal Empreendedor News, ENEWS_ Fanzine Turma 2001 Integral
Jornal Empreendedor News, ENEWS_ Fanzine Turma 2001 Integral
 
Elevator pitch josiane almeida
Elevator pitch josiane almeidaElevator pitch josiane almeida
Elevator pitch josiane almeida
 
Biologia 1001 integral_prof. josiane_projetosemanadomeioambiente_ciep424pedro...
Biologia 1001 integral_prof. josiane_projetosemanadomeioambiente_ciep424pedro...Biologia 1001 integral_prof. josiane_projetosemanadomeioambiente_ciep424pedro...
Biologia 1001 integral_prof. josiane_projetosemanadomeioambiente_ciep424pedro...
 
Biologia 2001 integral projeto semana do meio ambiente 2018_ciep424_pedroamorim
Biologia 2001 integral projeto semana do meio ambiente 2018_ciep424_pedroamorimBiologia 2001 integral projeto semana do meio ambiente 2018_ciep424_pedroamorim
Biologia 2001 integral projeto semana do meio ambiente 2018_ciep424_pedroamorim
 
49ª Vigília no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas
49ª Vigília no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas49ª Vigília no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas
49ª Vigília no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas
 
REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE  AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE  AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
REVITALIZAÇÃO DA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA ATRAVÉS DE AÇÕES NO MUNICÍPIO DE...
 
Plantio do Pau Brasil
Plantio do Pau BrasilPlantio do Pau Brasil
Plantio do Pau Brasil
 
Banheiros Químicos ou Ecológicos - Actionshop Serviços Ambientais x Urinar em...
Banheiros Químicos ou Ecológicos - Actionshop Serviços Ambientais x Urinar em...Banheiros Químicos ou Ecológicos - Actionshop Serviços Ambientais x Urinar em...
Banheiros Químicos ou Ecológicos - Actionshop Serviços Ambientais x Urinar em...
 
Gravidez Na Adolescência X DNT X Ácido Fólico
Gravidez Na Adolescência X DNT X Ácido FólicoGravidez Na Adolescência X DNT X Ácido Fólico
Gravidez Na Adolescência X DNT X Ácido Fólico
 

Último

Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
TailsonSantos1
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
edelon1
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
NarlaAquino
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
CleidianeCarvalhoPer
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
WagnerCamposCEA
 

Último (20)

Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
praticas experimentais 1 ano ensino médio
praticas experimentais 1 ano ensino médiopraticas experimentais 1 ano ensino médio
praticas experimentais 1 ano ensino médio
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 

A gravidez na Adolescência X DNT X Ácido Fólico

  • 1. CIEP 424 Pedro Amorim Gravidez na Adolescência
  • 2. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Josiane da Silva Martins de Almeida
  • 3. ATO SEXUAL FEMININO Localizadas ao redor da abertura da vagina, existem massas de tecido erétil, iguais ao pênis masculino. A excitação da mulher (psíquica e física) causa impulsos parassimpáticos que passam da medula espinhal caudal a esse tecido, fazendo-o ingurgitar-se, o que origina uma abertura estreita, porém flexível do canal vaginal. Orgasmo Quando o grau de estimulação sexual (maior na área do clitóris) atinge intensidade suficiente, o útero e as tubas uterinas iniciam contrações peristálticas rítmicas, em direção à cavidade abdominal (orgasmo). Acredita-se que as contrações peristálticas impulsionem o sêmen para as tubas uterinas.
  • 4.
  • 5.
  • 6. Adolescente e grávida A adolescência é a fase da vida em que o indivíduo é criança em seus jogos, brincadeiras, e é adulto com seu corpo, com seus novos sentimentos e suas expectativas de futuro. E é nesse turbilhão de emoções que normalmente a adolescente começa a entrar em contato com sua sexualidade. Portanto, a gestação na adolescência ocorre por falta de informação, por desconhecer os métodos anticoncepcionais, por não acreditar que realmente pode ficar grávida, por necessidade de agredir a família, por carência afetiva, por ansiar ter algo somente seu ou como penitência (inconsciente) por ter mantido relações proibidas. Seu emocional é fortemente abalado, a gravidez é vivida como um momento de muitas perdas. É um corte em seu desenvolvimento, a perda da identidade, a interrupção nos estudos, a perda da confiabilidade da família, muitas vezes a perda do namorado que não quis assumir a gestação, perda de expectativa de futuro, e por fim, a perda da proteção familiar. O medo e a repressão social também fazem com que a adolescente esconda a gravidez e a barriga por causa desse medo, durante os primeiros três meses (os mais importantes da gestação) a adolescente não toma os cuidados básicos, o que pode ser um problema para ela e seu bebê. Ela não quer notar que seu corpo está diferente...toma chás, faz simpatias, promessas...e o tempo continua passando...
  • 7. Cuidados básico x Problemas para o bebê Tipos de Problemas: Defeitos do Tubo Neural – DTN O que é Defeito do Tubo Neural ?   É uma malformação fetal que acontece entre o 24º e 28º dia de gestação. Nesses primeiros dias da gestação a placa neural se fecha, formando o tubo neural. O fechamento precoce incompleto resulta em encefaloceles e mielomeningoceles (espinha bífida) e o fechamento tardio resulta em anencefalia (ausência de cérebro), sendo esta última, incompatível com a vida. No Brasil a cada 800 nascimentos, uma criança apresenta DTN.
  • 8. Espinha Bífida É uma malformação da coluna vertebral. Ela ocorre quando o tubo neural não se fecha corretamente. A palavra bífida , significa dividida. Existem 3 tipos de espinha bífida conhecidos. São eles, a Meningoceles , Mielomeningoceles e a Oculta. Meningoceles - Este é o tipo mais raro e de menor comprometimento das funções neurológicas, pois não compromete o sistema nervoso. As meninges se distendem e passam por entre as vértebras que estão abertas. Isso forma um cisto no local formado por tecidos da meninge e de líquido cefalorraquidiano.
  • 9.  
  • 10. Mielomeningoceles - Este é o tipo mais comum e de maior gravidade. Além das meninges o sistema nervoso fica exposto e o cisto formado, contém, além das meninges e do líquido cefalorraquidiano, partes da medula e nervos. As suas seqüelas irão depender do nível de comprometimento  apresentado. Quanto mais baixa a lesão medular será menor o comprometimento dos órgãos.Se as lesões forem mais altas, haverá maior comprometimento. As pessoas portadoras desse tipo de DTN podem apresentar problemas neurológicos, malformações ortopédicas (pés tortos, luxações de quadril, cifoses), dificuldades para controlar a bexiga e intestinos, incluindo-se a hidrocefalia. Para garantir melhor qualidade de vida, há necessidade de tratamento ininterrupto através de uma equipe multidisciplinar e a pessoa afetada necessitará de diversas cirurgias para amenizar as seqüelas. Hoje, no Brasil, a AACD atende inúmeros casos e é uma das principais responsáveis pela reabilitação desses pacientes.
  • 11.  
  • 12. Oculta - Esta é a forma mais branda da espinha bífida. Em geral apresentam lesões apenas nas vértebras. Muitas vezes as pessoas desconhecem que possuem esse tipo de DTN, e só são diagnosticadas após exames mais detalhados. Quando as lesões atingem mais de uma vértebra, o comprometimento poderá levar a desconforto. Uma indicação desse tipo de DTN é o aparecimento de pequenos tufos de cabelo, além de pequenos orifícios ou cavidades na pele, ao longo da coluna
  • 13.  
  • 14. Anencefalia A palavra Anencefalia significa "sem encéfalo" ou "sem cérebro". É o único Defeito do Tubo Neural totalmente incompatível com a vida. Em geral, as crianças acometidas dessa malformação  nascem sem o couro cabeludo, calota craniana e meninges. O que sustenta a sua vida é a sua ligação com a mãe. Muitas vezes morrem antes do parto. Quando chegam ao final da gestação, vivem por muito pouco tempo após o nascimento. Em geral, pouco minutos.
  • 15.  
  • 16.  
  • 17.
  • 18. Relação entre o ácido fólico e o DNT Vários fatores podem causar o DTN. Entre os já conhecidos estão a falta de ácido fólico durante a concepção. Durante a gravidez, o organismo feminino necessita de níveis adequados de folato, assim como de outras vitaminas, para garantir a formação perfeita da nova vida que se inicia. Por isso, é necessário que os níveis estejam satisfatórios antes da concepção. Uma vez instalado o DTN, não há reversão, mesmo que, durante o pré-natal haja a ingestão do ácido fólico. A OMS - Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão  diária é de 0,4 mg. Isso vale para todas as mulheres em idade fértil. No entanto, para aquelas que já tiveram um filho com o problema, a dose indicada para evitar reincidências sobe para 4 miligramas diários. Além disso, o aconselhamento genético também é recomendado para que o médico possa avaliar as chances de um novo caso na família. A ingestão dessa vitamina reduz em até 70% a probabilidade de uma gestação com feto portador de DTN.
  • 19. Fontes de ácido fólico O ácido fólico é uma vitamina B que se encontra em vegetais de folhas verdes, feijão, vagens, fava, brócolis e espinafre, gema de ovo, germe de trigo, carnes magras, fígado, peixe e em suco de frutas cítricas como a laranja e limão. Alguns cereais são fortificados com ácido fólico. Algumas vitaminas também contém a quantidade de 0,4 mg de ácido fólico. Estatísticas mostram que mais de 90% das mulheres não recebem essa quantidade de ácido fólico diariamente. As razões são muitas, inclusive o esquecimento, a falta de informação quanto à necessidade e importância do ácido fólico e razões financeiras contribuem para as estatísticas. O tubo neural se converte em medula espinhal e cérebro entre os dias 18 á 26 da gestação. Muitas mulheres, durante esse período ainda nem sabem que estão grávidas ou não tem certeza. Por isso é importante que a mulher fértil sempre tome o ácido fólico começando pelo menos um mês antes de engravidar.
  • 20. Conscientização É de suma importância que as mulheres em idade reprodutiva tenham acesso a mais essa informação para que se conscientizem da importância que essa vitamina poderá ter sobre suas vidas. No Brasil, as farinhas de trigo e milho, além de alguns produtos como biscoitos e massas, já estão recebendo o adicionamento de 150 µg de ácido fólico, desde de junho de 2004, após aprovação da Resolução RDC 344 de 13.12.2002 da ANVISA. Segundo a AACD - Associação de Assistência à Criança Defeituosa, essa dosagem ainda é insuficiente para reduzir de forma satisfatória a ocorrência dos Defeitos do Tubo Neural, mas já é uma conquista. Existem pesquisas que apontam que o ácido fólico também pode atuar na prevenção dos casos de outras síndromes, inclusive a de DOWN e de Lábios Leporinos.
  • 21. Conclusões É importante que as pessoas que lidam com adolescentes tenham sensibilidade para perceber o adolescente em sua totalidade física e psicológica, respeitando suas origens, seu preconceitos e tabus. É também de suma importância a conscientização do uso de preservativos e da ingestão de ácido fólico em idade reprodutiva. Uma vez grávidas, as adolescentes devem ser amparadas e cuidadas por todas as pessoas que as cercam (família, amigos, professores, médicos), e devem ser preparadas fisicamente e psicologicamente no pré-natal, tanto para o parto quanto para o puerpério e amamentação. É importante que a adolescente tenha a oportunidade de juntar seus pedaços e de retomar seu papel de mulher, de adolescente e de cidadã. Precisa experimentar seu papel de mãe, e de se permitir ou não ter outros relacionamentos. Planejar sua atividade sexual, repensar sua vida escolar e profissional e desenvolver sua auto-estima para poder viver plenamente.
  • 22.