Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Pampas gaúchas

Bioma brasileiro: Pampas gaúchas.

  • Als Erste(r) kommentieren

Pampas gaúchas

  1. 1. Pampas Gaúchas
  2. 2. Localização Localizado na região sul do Brasil, ocupa cerca de 63% da região, correspondendo um total de a 2% da cobertura vegetal brasileira, possui áreas ocupadas estendendo-se pelo Uruguai até o Nordeste da Argentina.
  3. 3.  Pampas é uma palavra indígena que significa “região plana”;  Os pampas ocupam áreas de planície e se caracterizam pela predominância de plantas herbáceas da família das gramíneas, plantas utilizadas inclusive para criação de gados.
  4. 4. Clima  O clima é bem ameno, com temperaturas médias anuais que não costumam ultrapassar os 20ºC. As estações do ano são muito bem definidas e as chuvas bem distribuídas ao longo da sucessão dos meses;  O índice de chuvas na região dos pampas fica entre 500 e 1.000mm por ano;  A temperatura varia de acordo com a estação, sendo, no inverno, entre 10 e14°C e, no verão, entre 20 e 23°C.
  5. 5. Vegetação  As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas;  As paisagens naturais do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc.;  Vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte;  Esse tipo de paisagem apresenta dois tipos bem definidos: os chamados campos limpos e os campos sujos;  Os campos limpos ocorrem quando a vegetação não apresenta arbustos, ganhando uma paisagem mais homogênea, isto é, mais regular, sem diferenças muito grandes entre uma parte e a outra. Já os campos sujos ocorrem quando há uma maior presença desses arbustos, que se “misturam” à paisagem.
  6. 6.  Com vegetação herbácea entre 10 e 50 cm de altura, os pampas possuem uma paisagem homogênea que se assemelha – quando vista de longe – a um imenso tapete verde. Campos limpos Campos sujos Gramíneas
  7. 7. Fauna e Flora Elas são bastante diversificadas. Há uma grande quantidade de espécies, algumas delas ainda não catalogadas. Dados do Ministério do Meio Ambiente estimam que existam mais de 3.000 tipos de plantas, 500 tipos de aves e 100 espécies de mamíferos. Como por exemplo: A Vicunha e a Araponga, animais típicos da região.
  8. 8. Onça-pintada Macaco-prego Mono-carvoeiro Sabiá-do-campo Pica-pau do campo Tamanduá Gato do pampa Quero-quero Tachã Zorrilho
  9. 9. Cachorro-do-mato Coruja-barraqueira Peixe Surubim
  10. 10. Ema
  11. 11. Louro-pardo Cedro Cabreúva Pau-de-leite Palmeira-anã Angico-vermelha Trevo-nativo
  12. 12. Leguminosas Guaco
  13. 13. Curiosidades O estado gaúcho está entre as nove regiões do mundo que ainda possuem áreas de vegetação tipicamente campestre.
  14. 14. A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina, com 265 km de comprimento.
  15. 15. Um dos animais mais ameaçados de extinção é o Gato dos Pampas (Felis Colocolo), que mede 85 cm, sendo 25 cm de calda.
  16. 16. Impactos ambientais  Os pampas possui ótimas condições para a agricultura e a pecuária, atualmente a maior parte da vegetação original dos pampas foi destruída para dar lugar a agricultura;  Embora os campos sejam ótimos para criação de gados, grande parte está sendo destruída por falta de cuidado com o solo, causando a erosão, desmatamento e desertificação;  Além destes impactos temos o desaparecimento de espécies nativas e a invasão de espécies que levam ao desiquilíbrio do ecossistema.

×