Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Sociologia e a violência

1.636 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

Sociologia e a violência

  1. 1. Em que medida eu também sou adepto da violência? Eu pratico algum tipo de violência? É possível viver sem violência?
  2. 2. "comportamento causador de prejuízos às vítimas da agressão, uma pessoa ou um objeto". Dicionário de Sociologia (JOHNSON, A. 1997)
  3. 3. violência física, simbólica e psicológica.
  4. 4. Do ponto de vista jurídico, violência física é um crime de lesão corporal
  5. 5. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida. A violência psicológica, às vezes é tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
  6. 6. A violência simbólica se baseia na fabricação de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo acordo com critérios e padrões definidos por alguém. Trata-se da construção de crenças coletivas e faz parte do discurso dominante.
  7. 7. Tipo de violência bastante presente, porém pouco percebido no nosso cotidiano; Constitutivo de certas relações sociais, definindo por um lado padrões de comportamento “socialmente aceitos” e excluindo os demais; Manutenção da ordem social vigente, em especial da dominação de classe.

×