Anzeige

APRESENTAÇÃO

29. Mar 2023
Anzeige

Más contenido relacionado

Último(20)

Anzeige

APRESENTAÇÃO

  1. JUNTOS SOMOS MAIS QUE UM. CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DIALÓGICOS: PERSPECTIVAS HUMANIZADAS A PARTIR DO BEM COMUM. Maria do Socorro Tomaz Lopes
  2. PÚBLICO ALVO  Gestores  Professores  Estagiários  Auxiliares de Serviços Educacionais  Funcionários terceirizados.
  3. JUSTIFICATIVA Escola:  Construção da identidade  Vínculos da vivências grupais.  Espaço privilegiados de apropriação de saberes  Valorização de diferentes culturas  Especificidade singulares ,fortalecimento no trabalho coletivo.
  4. PROBLEMATIZAÇÃO  Como tornar o ambiente profissional ainda mais atrativo, motivador, dinâmico e confiante no CEI Dolores Lustosa?
  5. OBJETIVO GERAL  Promover a autoestima positiva no ambiente de trabalho, de modo a acreditar no potencial de cada um que compõe a equipe, respeitando opiniões ,valorizando e mantendo uma relação calorosa e afetuosa a fim de celebrar objetivos alcançados , dividir responsabilidades , criar empatia , partilhar resolução de problemas e definir soluções coletivamente de forma harmoniosa e respeitosa.
  6. OBJETIVO ESPECÍFICOS  Promover a integração do grupo, estreitando os laços sócios afetivos;  Realizar momentos de troca coletiva e de aprendizagem significativa e que façam sentido para a equipe;  Aprimorar a comunicação não violenta, instaurando a cultura de paz no cotidiano da instituição;  Valorizar a todos e cada um, em especial aqueles que apresentam maiores fragilidades, aplicando o princípio da equidade;  Conhecer nossas fragilidades e potencialidades a fim de melhorar nossa atuação profissional. 
  7. METODOLOGIAS  Palestras motivacionais com profissionais de diferentes áreas;  Círculos de construção de paz e comunicação não violenta;  Escuta qualificada e permanente, com todos os segmentos da escola (Você fala, Eu escuto);  Quadro de recados do dia (Gentileza gera gentileza);  Encontros mensais e quinzenais de alinhamento das ações.
  8. CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES  As atividades serão realizadas nos meses de agosto a dezembro de 2022. AVALIAÇÃO  A avaliação será feita de forma continua e sistemática a partir da coleta de evidências nas atividades propostas , bem como pela observação do clima das relações interpessoais da equipe de maneira a compreender que cada pessoa tem sua singularidade própria de desempenhar seu papal no grupo influenciando e determinando de forma satisfatória o trabalho coletivo.
  9. CULMINÂNCIA  As interações entre as pessoas no ambiente educacional também nascem da aceitação do outro, onde o respeito e o acolhimento facilitam a convivência entre todos. “O ideal de uma escola cidadã está no cerne de um projeto de transformar a instituição convencional em uma rede de relações humanas fortemente “participativa”, envolvendo alunos, professores, funcionários, mães, pais e toda a comunidade servida pela unidade de ensino”. (GADOTTI, 1995, p. 13).  A culminância deste projeto será feita através de uma roda de conversa expondo toda a trajetória do projeto enfatizando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados por meio das situações vivenciadas neste período criando possibilidades de bom ambiente de trabalho sem acúmulos de conflitos mal resolvidos para uma convivência saudável e consistente. 
  10. BIOGRAFIA  GADOTTI, Moacir. Escola vivida, escola projetada 2 ed, São Paulo: Papirus, 1995.  ALVES, R. Alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus; Rubem Alves M.E., 2000.  FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
Anzeige