SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
História dos Índios
Em 1500, quandoosportugueseschegaramaoBrasil, estima-se quehaviaporaquicerca de 6 milhões de índios. Passadosos tempos de matança, escravismo e catequizaçãoforçada. Nosanos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a populaçãoindígenabrasileiraestava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
Atualmentehácerca de 280.000 índios no Brasil. Contandoosquevivememcentrosurbanos, ultrapassamos 300.000. No total, quase 12% do territórionacional, pertenceaosíndios.QuandoosportugueseschegaramaoBrasil, haviaemtorno de 1.300 línguasindígenas. Atualmenteexistemapenas 170. O pior é quecerca de 35% dos 210 povos com culturasdiferentestêmmenos de 200 pessoas.
Será o fim dos índios? Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumastribosindígenasforamquaseexecutadasporinteironadécada de 70 emdiante, enquantoestavamfora de seu habitat, quasechegaram a extinção, foramameaçadosporepidemias, diarréia e estradas.
Mas hoje, o quepareciaimpossívelestáacontecendo: o número de índios no Brasil e naAmazôniaestáaumentandocadavezmais. A taxa de crescimento da populaçãoindígena é de 3,5% aoano, superando a médianacional, que é de 1,3%. Emmelhorescondições de vida, algunsíndiosrecuperaram a sua auto-estima, reintroduziramosantigosrituais e aprenderamnovastécnicas, comopescar com anzol.
Muitosjávoltarampara a matafechada, com umagrandequantidade de criançasindígenas. "O fenômeno é semelhanteaobaby boom do pós-guerra, emque as populações, depois da matançageral, tendem a recuperar as perdasreproduzindo-se maisrapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsávelporumapesquisafeitapeloNúcleo de EstudosemPopulação da Universidade de Campinas.
Com terrasgarantidas e populaçãocrescente, podeparecerque a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maiordesafio da atualidade é manter viva suariqueza cultural.
Organização e sobrevivência do grupo Osíndiosbrasileirossobrevivemutilizandoosrecursosnaturaisoferecidospelomeioambiente com a ajuda de processosrudimentares. Elescaçam, plantam, pescam, coletam e produzemosinstrumentosnecessários a estasatividades.
A terra pertence a todososmembros do grupo e cada um tiradelaseuprópriosustento. Existeumadivisão de tarefaporidade e porsexo: emgeralcabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsávelpeladefesa, pelacaça (quepodeser individual oucoletiva), e pelacolheita de alimentosnafloresta.
Osmaisvelhos - homens e mulheres - adquiremgranderespeito da parte de todos. A experiênciaconseguidapelosanos de vidatransforma-osemsímbolos de tradições da tribo. O pajé é umaespécie de curandeiro e conselheiroespiritual. Garimpeirosinvadem as terrasindígenas
Entre ospovosameaçadosestãoosIanomâmis, queforamosúltimos a tercontato com a civilização. Suapopulaçãoatualchega a poucomais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, queinvademsuasterras, trazemdoenças, violência e alcoolismo. Entre osíndios, osgarimpeirossãoconhecidospor outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeirosentraramilegalmenteemterrasindígenasnaAmazônia.
Mas o problemanão é insolúvel. Na aldeiaNazaré, ondemoram 78 Ianomâmis, foramexpulsospelaPolícia Federal. Permanece a questão de comoficará o índionummundoglobalizado, mas pelomenosjá se sabe o que é precisopreservar.
O chefe da tribo Osíndiosvivememaldeias e, muitasvezes, sãocomandadosporchefes, quesãochamados de cacique, tuxánasoumorubixabas. A transmissão da chefiapodeserhereditária (de paiparafilho) ounão. Oschefesdevemconduzir a aldeianasmudanças, naguerra, devemmanter a tradição, determinar as atividadesdiárias e responsabilizar-se pelocontato com outrasaldeiasou com oscivilizados. Muitasvezesele é assessoradopor um conselho de homensque o auxiliamemsuasdecisões.
Alimento - pesca Além de um conhecimentoprofundo da vida e dos hábitos dos animais, osíndiospossuemtécnicasquevariam de povoparapovo. Na pesca, é comum o uso de substânciasvegetais (tingui e timbó, entre outras) queintoxicam e atordoamospeixes, tornando-ospresasmaisfáceis. Hátambémarmadilhasparapesca, como o pari dos teneteharas - um cestofundo com umaaberturapelaqual o peixeentraatrás da isca, mas nãoconseguesair. A maioria dos índios no Brasilpraticaagricultura.
Algumastribosindígenas da AMAZONIA: Arara, Bororo, Gavião Katukina, Kayapó Kulína, Marubo, Sateré – Mawé, Tenharim, Tikuna Tukâno, Wai-Wai,  Yanomami. Culturaindígena O esforço das autoridadesparamanter a diversidade cultural entre osíndiospodeevitar o desaparecimento de muitacoisainteressante. Um quarto de todas as drogasprescritaspelamedicinaocidentalvem das plantas das florestas, e três quartos foramcolhidos a partir de informações de povosindígenas.
Na área da educação, a línguatucana, apesar do pequenonúmero de palavras, é comparadaporlingüistascomo a línguagrega, porsuariqueza estrutural – possui, porexemplo, doze formasdiferentesde conjugar o verbo no passado.  Ritose mitos No Brasil, muitastribospraticamritos de passagem, quemarcam a passagem de um grupoouindivíduo de umasituaçãoparaoutra. Estes ritos se ligam a  gestaçãoe aonascimento, à iniciaçãonavidaadulta, aocasamento, à morte e a outrassituações.
Poucospovosacreditamnaexistência de um ser superior (supremo), a maior parte acreditaemheróismísticos, muitasvezesemdoisgêmeos, responsáveispelacriação de animais, plantas e costumes.  Arte A arte se mistura a vidacotidiana. A pintura corporal, porexemplo, é um meio de distinguirosgruposemqueumasociedadeindígena se divide, comopodeserutilizadacomoenfeite. A tintavermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo.
Para a corbranca, osíndiosutilizam o calcário. Ostrabalhosfeitos com penas e plumas de pássarosconstituem a arte plumáriaindígena.  Algunsíndiosrealizamtrabalhosem madeira. A pintura e o desenhoindígenaestãosempreligados à cerâmica e à cestaria. Oscestossãocomunsemtodas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de quesãofeitos. Geralmente, osíndiosassociam a música instrumental ao canto e à dança.
Uma coisaaprendidurante a minhavida, sofrernao e a piorcoisaqueexiste. Desobedecer a Deus e a pior de todas as coisas. Sinceramente, Fernanda Torres/2010 fftorres65@hotmail.com
O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o  cumprimento da lei é o amor.  Romanos 13:10

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (20)

Slide quem são os povos indígenas do brasil
Slide quem são os povos indígenas do brasilSlide quem são os povos indígenas do brasil
Slide quem são os povos indígenas do brasil
 
íNdios brasileiros. 1 ano a
íNdios brasileiros. 1 ano aíNdios brasileiros. 1 ano a
íNdios brasileiros. 1 ano a
 
História e Cultura Indígena
História e Cultura IndígenaHistória e Cultura Indígena
História e Cultura Indígena
 
íNdios do brasil
íNdios do brasilíNdios do brasil
íNdios do brasil
 
Povos indigenas no Brasil.
Povos indigenas no Brasil.Povos indigenas no Brasil.
Povos indigenas no Brasil.
 
Direitos indígenas
Direitos indígenasDireitos indígenas
Direitos indígenas
 
íNdios do brasil aula 1º ano
íNdios do brasil   aula 1º anoíNdios do brasil   aula 1º ano
íNdios do brasil aula 1º ano
 
O ìndios brasileiros Lucas Soares 6° ano
O ìndios brasileiros Lucas Soares 6° anoO ìndios brasileiros Lucas Soares 6° ano
O ìndios brasileiros Lucas Soares 6° ano
 
Povos indígenas.
Povos indígenas.Povos indígenas.
Povos indígenas.
 
Povos indigenas brasil
Povos indigenas brasilPovos indigenas brasil
Povos indigenas brasil
 
Capítulo 3 - Povos indígenas no Brasil
Capítulo 3 - Povos indígenas no BrasilCapítulo 3 - Povos indígenas no Brasil
Capítulo 3 - Povos indígenas no Brasil
 
Indios
IndiosIndios
Indios
 
Índios do Brasil.atividade
Índios do Brasil.atividadeÍndios do Brasil.atividade
Índios do Brasil.atividade
 
Índios brasileiros
Índios brasileirosÍndios brasileiros
Índios brasileiros
 
Indios do brasil
Indios do brasilIndios do brasil
Indios do brasil
 
História e cultura dos povos indígenas no brasil
História e cultura dos povos indígenas no brasilHistória e cultura dos povos indígenas no brasil
História e cultura dos povos indígenas no brasil
 
Cultura indígena
Cultura indígenaCultura indígena
Cultura indígena
 
Cultura indígena
Cultura indígenaCultura indígena
Cultura indígena
 
íNdios
íNdiosíNdios
íNdios
 
Cultura Indigena
Cultura IndigenaCultura Indigena
Cultura Indigena
 

Andere mochten auch

O S í N D I O S Para Blog
O S  í N D I O S Para BlogO S  í N D I O S Para Blog
O S í N D I O S Para BlogCRIACAOBLOGS
 
Projeto dia do índio
Projeto dia do índioProjeto dia do índio
Projeto dia do índiojosedeassis
 
Influências Indígenas na Cultura Brasileira
Influências Indígenas na Cultura BrasileiraInfluências Indígenas na Cultura Brasileira
Influências Indígenas na Cultura BrasileiraGisele Finatti Baraglio
 
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil! T.: 1701
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil!  T.: 1701Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil!  T.: 1701
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil! T.: 1701Tânia Regina
 
Cartazes mesesdoano
Cartazes mesesdoanoCartazes mesesdoano
Cartazes mesesdoanomanelasco
 
A culinária do paraguai tem forte influência indígena
A culinária do paraguai tem forte influência indígenaA culinária do paraguai tem forte influência indígena
A culinária do paraguai tem forte influência indígenaLaryssa Grimm Martins
 
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULAPROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULAMarlene Rodrigues de Oliveira
 
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiro
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiroInfluência africana e indígena no vocabulário brasileiro
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiroMônica Campos
 
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanos
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas AmericanosDiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanos
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanosbloghist
 
Apresentação de Projeto Indígenas no Brasil
Apresentação de Projeto Indígenas no BrasilApresentação de Projeto Indígenas no Brasil
Apresentação de Projeto Indígenas no Brasilbeteduartes
 

Andere mochten auch (20)

O S í N D I O S Para Blog
O S  í N D I O S Para BlogO S  í N D I O S Para Blog
O S í N D I O S Para Blog
 
Culinária paraguai
Culinária   paraguaiCulinária   paraguai
Culinária paraguai
 
Projeto dia do índio
Projeto dia do índioProjeto dia do índio
Projeto dia do índio
 
Cotidiano indigena
Cotidiano indigenaCotidiano indigena
Cotidiano indigena
 
Influências Indígenas na Cultura Brasileira
Influências Indígenas na Cultura BrasileiraInfluências Indígenas na Cultura Brasileira
Influências Indígenas na Cultura Brasileira
 
Índios no Brasil
Índios no BrasilÍndios no Brasil
Índios no Brasil
 
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil! T.: 1701
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil!  T.: 1701Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil!  T.: 1701
Colonizadores e colonizados em uma terra chamada ....Brasil! T.: 1701
 
Projeto índios
Projeto índiosProjeto índios
Projeto índios
 
Cultura indígena
Cultura indígena  Cultura indígena
Cultura indígena
 
Cartazes mesesdoano
Cartazes mesesdoanoCartazes mesesdoano
Cartazes mesesdoano
 
A culinária do paraguai tem forte influência indígena
A culinária do paraguai tem forte influência indígenaA culinária do paraguai tem forte influência indígena
A culinária do paraguai tem forte influência indígena
 
Trabalho Da Rita
Trabalho Da RitaTrabalho Da Rita
Trabalho Da Rita
 
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULAPROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL E O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
 
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiro
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiroInfluência africana e indígena no vocabulário brasileiro
Influência africana e indígena no vocabulário brasileiro
 
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanos
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas AmericanosDiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanos
DiferençAs Culturais Entre Os IndíGenas Americanos
 
Culinária
CulináriaCulinária
Culinária
 
Kaigang
KaigangKaigang
Kaigang
 
O Indios do Brasil
O Indios do BrasilO Indios do Brasil
O Indios do Brasil
 
Apresentação de Projeto Indígenas no Brasil
Apresentação de Projeto Indígenas no BrasilApresentação de Projeto Indígenas no Brasil
Apresentação de Projeto Indígenas no Brasil
 
Apresentação dia do indio
Apresentação dia do indioApresentação dia do indio
Apresentação dia do indio
 

Ähnlich wie Historia dos indios (20)

sld_1 (1).pdf
sld_1 (1).pdfsld_1 (1).pdf
sld_1 (1).pdf
 
kaio
kaio                                     kaio
kaio
 
O impacto da conquista da américa
O impacto da conquista da américaO impacto da conquista da américa
O impacto da conquista da américa
 
Povos indígenas
Povos indígenasPovos indígenas
Povos indígenas
 
Indios 1
Indios 1Indios 1
Indios 1
 
Cartilha-Indigenas-1.pdf
Cartilha-Indigenas-1.pdfCartilha-Indigenas-1.pdf
Cartilha-Indigenas-1.pdf
 
Aula 12 - 6º GEO - Povos originários.pptx
Aula 12 - 6º GEO - Povos originários.pptxAula 12 - 6º GEO - Povos originários.pptx
Aula 12 - 6º GEO - Povos originários.pptx
 
Arte e cultura indgena
Arte e cultura indgenaArte e cultura indgena
Arte e cultura indgena
 
História da Arte: Arte e cultura indígena brasileira
História da Arte: Arte e cultura indígena brasileiraHistória da Arte: Arte e cultura indígena brasileira
História da Arte: Arte e cultura indígena brasileira
 
Amazonia apresentar final
Amazonia apresentar finalAmazonia apresentar final
Amazonia apresentar final
 
Oficina de Geociências
Oficina de GeociênciasOficina de Geociências
Oficina de Geociências
 
Dia dos Indios
Dia dos IndiosDia dos Indios
Dia dos Indios
 
Indios
Indios Indios
Indios
 
Indios
IndiosIndios
Indios
 
Indios
IndiosIndios
Indios
 
-
 -  -
-
 
Povos indígenas do mato grosso do sul
Povos indígenas do mato grosso do sulPovos indígenas do mato grosso do sul
Povos indígenas do mato grosso do sul
 
Dia do indío professor ismael
Dia do indío professor ismaelDia do indío professor ismael
Dia do indío professor ismael
 
América
AméricaAmérica
América
 
Emef loureiro cult ind 2012
Emef loureiro cult ind 2012Emef loureiro cult ind 2012
Emef loureiro cult ind 2012
 

Mehr von Fer Nanda

Eu amo boston
Eu amo bostonEu amo boston
Eu amo bostonFer Nanda
 
I love boston
I love bostonI love boston
I love bostonFer Nanda
 
Thank you jesus for everything
Thank you jesus for everythingThank you jesus for everything
Thank you jesus for everythingFer Nanda
 
Obrigada jesus por tudo
Obrigada jesus por tudoObrigada jesus por tudo
Obrigada jesus por tudoFer Nanda
 
Da proxima vez
Da proxima vezDa proxima vez
Da proxima vezFer Nanda
 
Deus ama voce exatamente como voce e
Deus ama voce exatamente como voce eDeus ama voce exatamente como voce e
Deus ama voce exatamente como voce eFer Nanda
 
God loves you just the way you are
God loves you just the way you areGod loves you just the way you are
God loves you just the way you areFer Nanda
 
Quando a graca vem
Quando a graca vemQuando a graca vem
Quando a graca vemFer Nanda
 
When grace moves in
When grace moves inWhen grace moves in
When grace moves inFer Nanda
 
Aprenda a amar
Aprenda a amarAprenda a amar
Aprenda a amarFer Nanda
 
Learn to love
Learn to loveLearn to love
Learn to loveFer Nanda
 
Nao e a forca, mas a gentileza
Nao e a forca, mas a gentilezaNao e a forca, mas a gentileza
Nao e a forca, mas a gentilezaFer Nanda
 
Is not the strength but gentleness
Is not the strength but gentlenessIs not the strength but gentleness
Is not the strength but gentlenessFer Nanda
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipeTrabalho em equipe
Trabalho em equipeFer Nanda
 
Deus pode pegar
Deus pode pegarDeus pode pegar
Deus pode pegarFer Nanda
 
God can take
God can takeGod can take
God can takeFer Nanda
 
Espalhe o amor de cristo
Espalhe o amor de cristoEspalhe o amor de cristo
Espalhe o amor de cristoFer Nanda
 
Spread the love of christ
Spread the love of christSpread the love of christ
Spread the love of christFer Nanda
 

Mehr von Fer Nanda (20)

Eu amo boston
Eu amo bostonEu amo boston
Eu amo boston
 
I love boston
I love bostonI love boston
I love boston
 
Thank you jesus for everything
Thank you jesus for everythingThank you jesus for everything
Thank you jesus for everything
 
Obrigada jesus por tudo
Obrigada jesus por tudoObrigada jesus por tudo
Obrigada jesus por tudo
 
Da proxima vez
Da proxima vezDa proxima vez
Da proxima vez
 
Next time
Next timeNext time
Next time
 
Deus ama voce exatamente como voce e
Deus ama voce exatamente como voce eDeus ama voce exatamente como voce e
Deus ama voce exatamente como voce e
 
God loves you just the way you are
God loves you just the way you areGod loves you just the way you are
God loves you just the way you are
 
Quando a graca vem
Quando a graca vemQuando a graca vem
Quando a graca vem
 
When grace moves in
When grace moves inWhen grace moves in
When grace moves in
 
Aprenda a amar
Aprenda a amarAprenda a amar
Aprenda a amar
 
Learn to love
Learn to loveLearn to love
Learn to love
 
Nao e a forca, mas a gentileza
Nao e a forca, mas a gentilezaNao e a forca, mas a gentileza
Nao e a forca, mas a gentileza
 
Is not the strength but gentleness
Is not the strength but gentlenessIs not the strength but gentleness
Is not the strength but gentleness
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipeTrabalho em equipe
Trabalho em equipe
 
Team work
Team workTeam work
Team work
 
Deus pode pegar
Deus pode pegarDeus pode pegar
Deus pode pegar
 
God can take
God can takeGod can take
God can take
 
Espalhe o amor de cristo
Espalhe o amor de cristoEspalhe o amor de cristo
Espalhe o amor de cristo
 
Spread the love of christ
Spread the love of christSpread the love of christ
Spread the love of christ
 

Historia dos indios

  • 2. Em 1500, quandoosportugueseschegaramaoBrasil, estima-se quehaviaporaquicerca de 6 milhões de índios. Passadosos tempos de matança, escravismo e catequizaçãoforçada. Nosanos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a populaçãoindígenabrasileiraestava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
  • 3. Atualmentehácerca de 280.000 índios no Brasil. Contandoosquevivememcentrosurbanos, ultrapassamos 300.000. No total, quase 12% do territórionacional, pertenceaosíndios.QuandoosportugueseschegaramaoBrasil, haviaemtorno de 1.300 línguasindígenas. Atualmenteexistemapenas 170. O pior é quecerca de 35% dos 210 povos com culturasdiferentestêmmenos de 200 pessoas.
  • 4. Será o fim dos índios? Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumastribosindígenasforamquaseexecutadasporinteironadécada de 70 emdiante, enquantoestavamfora de seu habitat, quasechegaram a extinção, foramameaçadosporepidemias, diarréia e estradas.
  • 5. Mas hoje, o quepareciaimpossívelestáacontecendo: o número de índios no Brasil e naAmazôniaestáaumentandocadavezmais. A taxa de crescimento da populaçãoindígena é de 3,5% aoano, superando a médianacional, que é de 1,3%. Emmelhorescondições de vida, algunsíndiosrecuperaram a sua auto-estima, reintroduziramosantigosrituais e aprenderamnovastécnicas, comopescar com anzol.
  • 6. Muitosjávoltarampara a matafechada, com umagrandequantidade de criançasindígenas. "O fenômeno é semelhanteaobaby boom do pós-guerra, emque as populações, depois da matançageral, tendem a recuperar as perdasreproduzindo-se maisrapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsávelporumapesquisafeitapeloNúcleo de EstudosemPopulação da Universidade de Campinas.
  • 7. Com terrasgarantidas e populaçãocrescente, podeparecerque a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maiordesafio da atualidade é manter viva suariqueza cultural.
  • 8. Organização e sobrevivência do grupo Osíndiosbrasileirossobrevivemutilizandoosrecursosnaturaisoferecidospelomeioambiente com a ajuda de processosrudimentares. Elescaçam, plantam, pescam, coletam e produzemosinstrumentosnecessários a estasatividades.
  • 9. A terra pertence a todososmembros do grupo e cada um tiradelaseuprópriosustento. Existeumadivisão de tarefaporidade e porsexo: emgeralcabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsávelpeladefesa, pelacaça (quepodeser individual oucoletiva), e pelacolheita de alimentosnafloresta.
  • 10. Osmaisvelhos - homens e mulheres - adquiremgranderespeito da parte de todos. A experiênciaconseguidapelosanos de vidatransforma-osemsímbolos de tradições da tribo. O pajé é umaespécie de curandeiro e conselheiroespiritual. Garimpeirosinvadem as terrasindígenas
  • 11. Entre ospovosameaçadosestãoosIanomâmis, queforamosúltimos a tercontato com a civilização. Suapopulaçãoatualchega a poucomais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, queinvademsuasterras, trazemdoenças, violência e alcoolismo. Entre osíndios, osgarimpeirossãoconhecidospor outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeirosentraramilegalmenteemterrasindígenasnaAmazônia.
  • 12. Mas o problemanão é insolúvel. Na aldeiaNazaré, ondemoram 78 Ianomâmis, foramexpulsospelaPolícia Federal. Permanece a questão de comoficará o índionummundoglobalizado, mas pelomenosjá se sabe o que é precisopreservar.
  • 13. O chefe da tribo Osíndiosvivememaldeias e, muitasvezes, sãocomandadosporchefes, quesãochamados de cacique, tuxánasoumorubixabas. A transmissão da chefiapodeserhereditária (de paiparafilho) ounão. Oschefesdevemconduzir a aldeianasmudanças, naguerra, devemmanter a tradição, determinar as atividadesdiárias e responsabilizar-se pelocontato com outrasaldeiasou com oscivilizados. Muitasvezesele é assessoradopor um conselho de homensque o auxiliamemsuasdecisões.
  • 14. Alimento - pesca Além de um conhecimentoprofundo da vida e dos hábitos dos animais, osíndiospossuemtécnicasquevariam de povoparapovo. Na pesca, é comum o uso de substânciasvegetais (tingui e timbó, entre outras) queintoxicam e atordoamospeixes, tornando-ospresasmaisfáceis. Hátambémarmadilhasparapesca, como o pari dos teneteharas - um cestofundo com umaaberturapelaqual o peixeentraatrás da isca, mas nãoconseguesair. A maioria dos índios no Brasilpraticaagricultura.
  • 15. Algumastribosindígenas da AMAZONIA: Arara, Bororo, Gavião Katukina, Kayapó Kulína, Marubo, Sateré – Mawé, Tenharim, Tikuna Tukâno, Wai-Wai, Yanomami. Culturaindígena O esforço das autoridadesparamanter a diversidade cultural entre osíndiospodeevitar o desaparecimento de muitacoisainteressante. Um quarto de todas as drogasprescritaspelamedicinaocidentalvem das plantas das florestas, e três quartos foramcolhidos a partir de informações de povosindígenas.
  • 16. Na área da educação, a línguatucana, apesar do pequenonúmero de palavras, é comparadaporlingüistascomo a línguagrega, porsuariqueza estrutural – possui, porexemplo, doze formasdiferentesde conjugar o verbo no passado. Ritose mitos No Brasil, muitastribospraticamritos de passagem, quemarcam a passagem de um grupoouindivíduo de umasituaçãoparaoutra. Estes ritos se ligam a gestaçãoe aonascimento, à iniciaçãonavidaadulta, aocasamento, à morte e a outrassituações.
  • 17. Poucospovosacreditamnaexistência de um ser superior (supremo), a maior parte acreditaemheróismísticos, muitasvezesemdoisgêmeos, responsáveispelacriação de animais, plantas e costumes. Arte A arte se mistura a vidacotidiana. A pintura corporal, porexemplo, é um meio de distinguirosgruposemqueumasociedadeindígena se divide, comopodeserutilizadacomoenfeite. A tintavermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo.
  • 18. Para a corbranca, osíndiosutilizam o calcário. Ostrabalhosfeitos com penas e plumas de pássarosconstituem a arte plumáriaindígena. Algunsíndiosrealizamtrabalhosem madeira. A pintura e o desenhoindígenaestãosempreligados à cerâmica e à cestaria. Oscestossãocomunsemtodas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de quesãofeitos. Geralmente, osíndiosassociam a música instrumental ao canto e à dança.
  • 19. Uma coisaaprendidurante a minhavida, sofrernao e a piorcoisaqueexiste. Desobedecer a Deus e a pior de todas as coisas. Sinceramente, Fernanda Torres/2010 fftorres65@hotmail.com
  • 20. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:10