Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
UTILIZAR COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Mestranda: Eliane Gonçalves Ciolfi
Dezembro 2014
Este trabalho encontra-se ...
ARTEFACTO 1
COMO ELABORAR AULAS INTERDISCIPLINARES
1.Introdução
Esta proposta de trabalho tem como
público alvo professore...
2. Conteúdos a explorar
O tema a ser desenvolvido é:
Como elaborar aulas interdisciplinares
- conceito de aula significati...
3. Competências a desenvolver
- Compreender o conceito de aula interdisciplinar.
- Identificar as características de uma a...
4. Objetivos da aprendizagem:
- Selecionar e explorar ferramentas da tecnologia mais
adequadas para utilização.
- Desenvol...
6. Como operacionalizar o uso das ferramentas
tecnológicas:
6.1. Tempo de duração / dedicação
40h distribuídas ao longo de...
6.2.Estratégias didáticas
Estratégias didáticas supletivas e generativas serão utilizadas.
 Leitura de textos, charges.
...
Semana 1 - Apresentação
Nesta primeira semana ocorrerá a apresentação dos participantes numa
comunidade privada do faceboo...
Semana 4 – Análise de algumas aulas interdisciplinares e
não interdisciplinares
Nesse momento, os participantes analisarão...
Fonte das imagens:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7258/imagens/interdiscipl
inaridade.gif
...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

UTILIZAR COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA

581 Aufrufe

Veröffentlicht am

Atividade do curso Competências Digitais para professores.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

UTILIZAR COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA

  1. 1. UTILIZAR COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA Mestranda: Eliane Gonçalves Ciolfi Dezembro 2014 Este trabalho encontra-se também no link http://pt.slideshare.net/Eligonciolfi/artefacto-1-eliane-gonalves-ciolfi
  2. 2. ARTEFACTO 1 COMO ELABORAR AULAS INTERDISCIPLINARES 1.Introdução Esta proposta de trabalho tem como público alvo professores do Ensino Fundamental I – Ensino Básico de todo o Brasil, que possuem dificuldades em elaborar aulas interdisciplinares para seus alunos, utilizando as novas tecnologias, já que a interdisciplinaridade é um componente exigido no processo ensino- aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  3. 3. 2. Conteúdos a explorar O tema a ser desenvolvido é: Como elaborar aulas interdisciplinares - conceito de aula significativa e contextualizada; - conceito de interdisciplinaridade; - o que é uma aula interdisciplinar; - características de uma aula interdisciplinar; - vantagens de uma aula interdisciplinar; - recursos tecnológicos disponíveis.
  4. 4. 3. Competências a desenvolver - Compreender o conceito de aula interdisciplinar. - Identificar as características de uma aula interdisciplinar. - Pesquisar, analisar, adaptar, aperfeiçoar os recursos já existentes para o planejamento e realização de uma aula interdisciplinar; - Elaborar uma aula interdisciplinar; - Fazer uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis; - Comunicar-se e produzir colaborativamente.
  5. 5. 4. Objetivos da aprendizagem: - Selecionar e explorar ferramentas da tecnologia mais adequadas para utilização. - Desenvolver atividades coletivas e individuais, visando ao planejamento de uma aula mais significativa e contextualizada. - Pesquisar e compartilhar as ideias e produções. 5. Ferramentas tecnológicas mobilizadas: facebook, vídeos, google, email, textos e materiais informativos em formato digital, wikis, blogs e demais recursos que venham surgir na elaboração das aulas interdisciplinares.
  6. 6. 6. Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas: 6.1. Tempo de duração / dedicação 40h distribuídas ao longo de 8 semanas.
  7. 7. 6.2.Estratégias didáticas Estratégias didáticas supletivas e generativas serão utilizadas.  Leitura de textos, charges.  Vídeos de apoio.  Indicação de sites interessantes e bibliografia.  Análise de aulas interdisciplinares.  Debates entre os participantes.  Email e mensagens do facebook para esclarecimento de dúvidas.  O início contará com maior nível de suporte do mediador e no decorrer das semanas haverá um gradual incentivo à autonomia e pesquisa por parte dos participantes.  Implantação: apresentar o planejamento de uma aula interdisciplinar.  Avaliação do resultado
  8. 8. Semana 1 - Apresentação Nesta primeira semana ocorrerá a apresentação dos participantes numa comunidade privada do facebook, promovendo a interação. Também será apresentado o programa de trabalho e as orientações para seu bom aproveitamento. Os participantes publicam sua apresentação pessoal, anexando foto e colocando suas dificuldades na elaboração de aulas interdisciplinares e expectativas. Semana 2 e 3– Conceitos básicos sobre o assunto Nesta etapa, trabalharemos com alguns conceitos básicos sobre aula interdisciplinar, utilizando vídeos, textos digitais, imagens e pesquisas. Comentários, esclarecimentos, dúvidas serão debatidos no grupo.
  9. 9. Semana 4 – Análise de algumas aulas interdisciplinares e não interdisciplinares Nesse momento, os participantes analisarão algumas aulas e discutirão as características, pontos positivos e negativos, o que poderiam aperfeiçoar. Semana 5 a 7 – Elaboração de uma aula interdisciplinar Nesta fase, os participantes deverão elaborar uma aula interdisciplinar e compartilhar com seus colegas. Semana 8 – Avaliação do trabalho
  10. 10. Fonte das imagens: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7258/imagens/interdiscipl inaridade.gif http://coletivodasartes.files.wordpress.com/2009/12/interdisciplinaridade.jpg http://4.bp.blogspot.com/- cWGombc8zPw/UuUBgDy6huI/AAAAAAAAAYI/b1t03uiN7BM/s1600/intere.jpg http://2.bp.blogspot.com/- bl1Ex23F5Ps/Ug6BLfQ4eeI/AAAAAAAAAHE/x6eQpE6cA8Y/s1600/Inclus%C3%A3o+Digital_ Charge_F%C3%B3rum_Kika_04agosto+_+Kika.png

×