Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Apresentação I Simpósio intenacional

626 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Login to see the comments

Apresentação I Simpósio intenacional

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – UFCSPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE – PPGENSAU 1º TURMA – MESTRADO PROFISSIONAL
  2. 2. MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE UFCSPA OBJETIVO Qualificar recursos humanos e produzir conhecimento, nas variadas dimensões do ensino, desenvolvendo competências para as transformações efetivas do cotidiano na IES e no serviço, contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde no Brasil. VISÃO O programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) visa oferecer subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais que atuam em contextos formais ou informais de ensino na saúde, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional.
  3. 3. MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE UFCSPA ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: •Educação e Formação na Saúde: se propõe a investigar os processos de educação e formação na área da saúde e as práticas educativas nos diferentes cenários no contexto sociocultural. •Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional: se propõe a capacitar profissionais da saúde inseridos em diferentes contextos de serviços, em todos os níveis de atenção, pela articulação do conhecimento específico da área da saúde com o cenário do ensino que se configura no contexto dos serviços. Possibilitará por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde para o fortalecimento do SUS.
  4. 4. MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE UFCSPA / Corpo Docente: •Alexandre do Nascimento Almeida; •Aline Winter Sudbrack; •Andrea Wander Bonamigo; •Cecilia Dias Flores (Comissão Coordenadora); •Cleidilene Ramos Magalhães (Coordenadora); •Helena Terezinha Hubert Silva; •Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira; •Luzia Fernandes Millão (Vice-coordenadora); •Marcelo Schenk de Azambuja; •Márcia Rosa da Costa (Comissão Coordenadora); •Rita Catalina Aquino Caregnato (Comissão Coordenadora); •Sílvio César Cazella; •Simone Travi Canabarro (Comissão Coordenadora).
  5. 5. 1º TURMA DO PPGENSAU DA UFCSPA • A primeira turma do PPGENSAU da UFCSPA foi constituída em agosto de 2014, composta por profissionais de diversas áreas, como: Direito, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Psicologia. • Possui um blog para compartilhamento de notícias, eventos e materiais diversos que sejam de interesse em comum (www.ppgensau.blogspot.com.br).
  6. 6. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA ANA AMÉLIA NASCIMENTO DA SILVA BONES ATIVIDADES PROJETO: O USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, ATRAVÉS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Objetivo: Aplicar a Metodologia da Problematização no processo de ensino-aprendizagem através da modalidade de Educação à Distância, permitindo o desenvolvimento de competências a estes profissionais com foco na prática social do manejo dos pacientes com resultado do teste rápido reagente para o vírus do HIV. CAPÍTULO DE LIVRO: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO SUS: UMA ANÁLISE FOCADA EM COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM (em desenvolvimento). APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFISSIONAL DA SAÚDE (IV Fórum de Mestrados Profissionais 2014- UFF, no Rio de Janeiro). APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: A EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA O VÍRUS DO HIV NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM PORTO ALEGRE (X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de Aids 2015- São Paulo capital). APRESENTAÇÃO ORAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE NO ACOMPANHAMENTO A UMA FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL (X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de Aids 2015- São Paulo capital: trabalho finalista no prêmio Luiza Matilda).
  7. 7. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA ANA PAULA NORONHA ZUCATTI ATIVIDADES PROJETO: JOGOS SÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇAS DE UM HOSPITAL Objetivo: Este estudo tem como objetivo desenvolver competências de gestão de conflitos e feedback associadas à função exercida nas lideranças de enfermagem do hospital por meio do desenvolvimento e aplicação de jogos sérios. Será realizada uma intervenção educacional que terá como campo de ação um hospital pediátrico de Porto Alegre - RS. Os dados serão analisados quali e quantitativamente. CAPÍTULO DE LIVRO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA HOSPITALAR (em desenvolvimento). APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: JOGOS SÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇAS DE UM HOSPITAL: NOTA PRÉVIA (IV Fórum de Mestrados Profissionais 2014- UFF, no Rio de Janeiro).
  8. 8. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA CRISTINA ELISABETH BENINCÁ PEREIRA ATIVIDADES PROJETO: A PERCEPÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM SAÚDE. Objetivo: Analisar a percepção dos trabalhadores das equipes de saúde da família sobre o PET/Saúde- Seminário Integrador (disciplina da UFCSPA) através de grupos focais. CAPÍTULO DE LIVRO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES (em desenvolvimento).
  9. 9. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA DANIELE TOZZI REPPOLD ATIVIDADES PROJETO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO ADVOGADO NO ACOLHIMENTO A VÍTIMAS INFANTOJUVENIS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR. Objetivo: Propor intervenções na comunidade jurídica, a fim de potencializar o acolhimento a vítimas infanto-juvenis de violência intrafamiliar, através de um curso de aperfeiçoamento a advogados pertencentes ao grupo de estudos da OAB/RS que trabalham nesta temática. CAPÍTULO DE LIVRO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO ADVOGADO NO ACOLHIMENTO A VÍTIMAS INFANTOJUVENIS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR (em desenvolvimento).
  10. 10. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA FLÁVIA FERON LUIZ ATIVIDADES PROJETO: HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA: PERCEPÇÃO DO FAMILIAR / ACOMPANHANTE E DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Objetivo: Compreender as percepções de Familiares/Acompanhantes e profissionais de saúde sobre Humanização em Unidade de Terapia Intensiva para direcionar a uma ação educativa neste setor por meio da criação de um Manual Reflexivo e no desenvolvimento de um grupo de estudos sobre práticas humanizadoras. CAPÍTULO DO LIVRO: A TÉCNICA DE GRUPO FOCAL: AMPLIANDO SABERES E TRANSFORMANDO PRATICAS (em desenvolvimento).
  11. 11. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA GABRIELA GRECHI CARRARD ATIVIDADES PROJETO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SUS: ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO ENSINO – SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DO PRECEPTOR Objetivo: Conhecer como se configuram as práticas pedagógicas dos profissionais de saúde de nível superior como preceptores de estudantes de graduação, nos cenários de prática do SUS vinculados a Rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Caxias do Sul. CAPÍTULO DE LIVRO: OS PRECEPTORES COMO SUJEITOS FORMADORES E PARCEIROS NA REORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (em desenvolvimento).
  12. 12. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA KÁTIA CILENE FERREIRA PACHECO ATIVIDADES PROJETO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE E A PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM SAÚDE Objetivo: Este projeto objetiva promover ações educacionais através da Educação Permanente sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis, e desenvolver objetos de aprendizagem para qualificar os Agentes Comunitários de Saúde atuantes na Vigilância em Saúde no município de Porto Alegre. CAPÍTULO DE LIVRO: EDUCAÇÃO PERMANENTE: DISPOSITIVO ESTRATÉGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS RELACIONADAS À INFECÇÃO HOSPITALAR (em desenvolvimento).
  13. 13. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA LEILA MARIA DE ABREU JAGGI ATIVIDADES PROJETO: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA SAÚDE: PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA COM ÊNFASE EM ONCO-HEMATOLOGIA. CAPÍTULO DE LIVRO: RESIDENCIA NULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM MODELO DE ENSINO EM SERVIÇO (em desenvolvimento). PRODUÇÃO DE ARTIGO: ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COM ÊNFASE EM ONCO-HEMATOLOGIA: NOTA PRÉVIA (XIV Seminário Internacional de Educação. Plano Nacional de Educação: Diálogos Sobre Textos e Contextos da Educação / 2014).
  14. 14. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA PAOLA LUCCA PIZUTTI ATIVIDADES PROJETO: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CATUÍPE: ANÁLISE E PERSPECTIVAS Objetivo: O presente projeto de pesquisa traz a proposta de realizar uma pesquisa-ação-intervenção junto à equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município de Catuípe, no Rio Grande do Sul. Serão levantadas as principais demandas educativas do cotidiano das quatro Estratégias de Saúde da Família do município, com o objetivo de construir e avaliar uma intervenção de educação em saúde para ampliar os conhecimentos dos profissionais e qualificar a atenção básica no município. CAPÍTULO DE LIVRO: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: 10 ANOS DE UMA POLÍTICA INSTITUÍDA PARA FORTALECER O SUS (em desenvolvimento). ARTIGO PUBLICADO: IDENTIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS SOLICITADOS À SES/RS VIA JUDICIAL E VIA ADMINISTRATIVA NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS (Revista interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão v. 2, n. 1 (2014).
  15. 15. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA RAFAELA MILANESI ATIVIDADES PROJETO: PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: VIVÊNCIA DO SER PRECEPTOR NA ÊNFASE DE ATENÇÃO AO PACIENTE CRÍTICO Objetivo: Explorar as vivências dos preceptores de dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde na área de ênfase da atenção ao paciente crítico é o objetivo geral deste estudo de método misto sequencial[QUAL→quan], de natureza aplicada e empreendido através de um estudo de casos múltiplos. CAPÍTULO DE LIVRO: EDUCAÇÃO EM SERVIÇO: PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE (em desenvolvimento).
  16. 16. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA ROBERTA DE ALMEIDA DA SILVA ATIVIDADES PROJETO: QUALIDADE ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM: A SISTEMATIZAÇÃO DE UM MODELO HÍBRIDO Objetivo: Sistematizar o modelo híbrido do serviço de enfermagem da Santa Casa, estabelecendo indicadores para gerenciamento das ações assistenciais através dos sete pilares da qualidade estabelecidos por Donabedian, correlacionado com a aplicação prática dos elementos de mensuração estabelecidos pelo Manual para Hospitais, 5ª edição da Joint Comission International (JCI). CAPÍTULO DE LIVRO: A IMPORTÂNCIA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO NA SAÚDE NO BRASIL (em desenvolvimento).
  17. 17. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA RUTE MERLO SOMENSI ATIVIDADES PROJETO: DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO Objetivo: Definir os escores da carga de trabalho através das atividades realizadas pelos enfermeiros que atuam em unidades de internação clínica e cirúrgica no modelo híbrido considerando os Critérios da Joint Comission Internacional. CAPÍTULO DO LIVRO: DIMENSIONAMENTO DE ENFERMAGEM E ENSINO (em desenvolvimento).
  18. 18. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA SIMONE LYSAKOWSKI ATIVIDADES PROJETO: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTES: O USO DA PLATAFORMA EAD PARA O ENSINO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. Objetivo: Criar uma comunidade virtual em ambiente focado no Ensino a Distância (EaD), voltado aos profissionais da saúde sobre o tema doação de órgãos e transplantes. CAPÍTULO DE LIVRO: O CONTEXTO DO ENSINO NA SAÚDE NO BRASIL: DA ORIGEM À ATUALIDADE (em desenvolvimento). CAPÍTULO DE LIVRO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA OPO, CIHDOTT E COORDENAÇÃO DE TRANSPLANTES (Em desenvolvimento). CAPÍTULO DE LIVRO: DA IDENTIFICAÇÃO À MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DODOR DE ÓRGÃOS (Em desenvolvimento). CAPÍTULO DE LIVRO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NO TMO ADULTO E PEDIÁTRICO (Em desenvolvimento). PRODUÇÃO DE ARTIGO: ENSINO E SENSIBILIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: NOTA PRÉVIA. (XIV Seminário Internacional de Educação. Plano Nacional de Educação: Diálogos Sobre Textos e Contextos da Educação / 2014). APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: AVALIAÇÃO PARA RISCO DE QUEDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (II Seminário da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP/ Polo RS / 2014).
  19. 19. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA STÉFANI ALMEIDA SCHNEIDER ATIVIDADES PROJETO: AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO EM SAÚDE: O OLHAR DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. (FINANCIAMENTO: EDITAL Nº 09/2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA – PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL) Objetivo: Trata-se da avaliação da formação para a promoção da autorregulação para o autocuidado em saúde entre professores e profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola. Utilizar-se-á a técnica do grupo focal para avaliação da formação. O estudo é um recorte de um projeto maior, desenvolvido nos anos de 2014 a 2018, em municípios do Estado do Rio grande do Sul CAPÍTULO DE LIVRO: PRÁTICA REFLEXIVA NA ESCOLA - UMA VISÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE (em desenvolvimento).
  20. 20. Atividades em desenvolvimento no PPGENSAU da UFCSPA TIAGO SOUZA PAIVA ATIVIDADES PROJETO: JUVENTUDES, VULNERABILIDADES E AS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUL DO BRASIL. Objetivo: Analisar as ações educativas nas atividades de educação em saúde, realizadas com os estudantes, para a prevenção do HIV/aids, a partir da perspectiva do quadro referencial da Vulnerabilidade. CAPÍTULO DE LIVRO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CONTEXTO ESCOLAR: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE (em desenvolvimento). O USO DO LÚDICO PARA ABORDAR A ORIENTAÇÃO SEXUAL E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DENTRO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Seminário Internacional de Educação). AÇÃO EDUCATIVA PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva).
  21. 21. Nossa Equipe:NOSSA EQUIPE....
  22. 22. Visite-nos: www.ppgensau.blogspot.com.br NOSSA EQUIPE....

×