SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 20
História  MERCANTILISMO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL QUE FATORES CONTRIBUIRAM PARA O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL, NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XXI?   QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA OS BRASILEIROS?
História  MERCANTILISMO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Fonte:www.culturabrasil.org
História  MERCANTILISMO NESSE NOVO CONTEXTO, OCORREU A RESNASCIMENTO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS. O QUE MUDOU  NO COTIDIANO EUROPEU APÓS O RENASCIMENTO DO COMÉRCIO? www.historianet.com.br
História  MERCANTILISMO RENASCIMENO COMERCIAL A VIDA URBANA  FOI REATIVADA  COM A FORMAÇÃO  DOS BURGOS . A MOEDA FOI  RESTAURADA  COMO VIGOROSO  SÍMBOLO DE PODER. SURGIMENTO DE NOVAS FEIRAS,  ROTAS COMERCIAIS MARÍTIMAS E  TERRESTRES.
História  MERCANTILISMO Na medida em que o crescimento do mercado exerceu influência desintegradora sobre a estrutura do feudalismo, e preparou o terreno para o crescimento de forças que iam enfraquecê-lo e suplantá-lo, a história dessa influência pode ser em grande parte identificada como o surgimento das cidades, como as organizações corporativas, ao passarem a possuir independência econômica e política em diversos graus. DOBB. Maurice. A evolução do capitalismo.
História  MERCANTILISMO Quais as principais transformações políticas, econômicas e sociais  ocorridas na Europa diante dessa nova realidade?  Feudalismo  capitalismo SÉCULO XIV
História  MERCANTILISMO www.historianet.com.br
História  MERCANTILISMO Para seu fortalecimento, o  Estado absolutista  precisava dispor de um grande volume de recursos financeiros para a manutenção de um exército permanente e de uma marinha poderosa, o pagamento dos funcionários reais, a conservação do aparelho administrativo e ainda o custeio dos gastos suntuosos da corte e das despesas das guerras no exterior.  A obtenção desses recursos financeiros exigiu do  Estado   absolutista  urna nova política econômica, conhecida como  mercantilismo . O  Mercantilismo  é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo  Estado absolutista  na época moderna, com o objetivo de obter e preservar as riquezas.
História  MERCANTILISMO ESTADO ABSOLUTISTA Apoio aos negócios da burguesia O Estado sustenta os nobres pagando-lhes rendas MERCANTILISMO MEIOS OBJETIVOS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
História  MERCANTILISMO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],www.caedweb.com.br www.geocities.com.br ., www.brasilcultura.com.br
História  MERCANTILISMO APESAR DAS VARIAÇÕES DE ESTADO PARA ESTADO E DE ÉPOCA PARA ÉPOCA, HOUVE UMA SÉRIE DE PRINCÍPIOS COMUNS QUE ORIENTARAM A POLÍTICA MERCANTILISTA: METALISMO   O  METALISMO  BASEAVA-SE NA TESE DE QUE A RIQUEZA DE UM PAÍS DEPENDERIA DE SUA CAPACIDADE DE ACUMULAR METAIS PRECIOSOS. ASSIM, QUANTO MAIS OURO E PRATA POSSUÍSSE O PAÍS, MAIS RICO E PODEROSO SERIA. OS METAIS PRECIOSOS PERMITIRIAM AO GOVERNO COMPRAR ARMAS, CONTRATAR SOLDADOS, CONSTRUIR NAVIOS, PAGAR FUNCIONÁRIOS E CUSTEAR GUERRAS.
História  MERCANTILISMO OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO. POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE A BALANÇA COMERCIAL INGLESA, ENTRE 1700 E 1785 É FAVORÁVEL?
História  MERCANTILISMO BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL OS GOVERNANTES ACREDITAVAM QUE DEVIAM EXPORTAR MAIS DO QUE IMPORTAR PARA TER UMA  BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL , ISTO É, UM EXCEDENTE DAS EXPORTAÇÕES SOBRE AS IMPORTAÇÕES. DESTA FORMA, ENTRARIA MAIS MOEDAS DO QUE SAIRIA, DEIXANDO  O PAÍS EM BOA SITUAÇÃO FINANCEIRA.
História  MERCANTILISMO HOJE EM DIA OS GOVERNOS EMPREGAM DIFERENTES ARTIFÍCIOS PARA PROTEGER SEUS PRODUTOS NO MERCADO INTERNACIONAL. MUITAS VEZES ATÉ POR MEIO DE PRÁTICAS CONSIDERADAS ILEGAIS. Leiam o trecho abaixo: Fazendas cobertas de viveiros a perder de vista. Este é o setor que mais cresce no Nordeste. A produção aumenta 50%  a cada ano. (...) Ao produtores faturaram US$ 240 milhões no ano passado, com a exportação de 90 mil toneladas. (...) O desempenho brasileiro não agradou aos produtores americanos, que pretendem criar  barreiras protecionistas , com uma sobretaxa que pode variar de 40% a 230%. A ameaça põe em risco metade das exportações de camarão do país.(...) Guerra do camarão. Jornal Nacional, 3/1/2004.
História  MERCANTILISMO PROTECIONISMO O ESTADO RESTRINGIA AS IMPORTAÇÕES IMPONDO PESADAS TAXAS ALFANDEGÁRIAS AOS PRODUTOS ESTRANGEIROS, OU ATÉ MESMO PROIBINDO QUE CERTOS ARTIGOS FOSSEM IMPORTADOS. ESSAS MEDIDAS VISAVAM NÃO APENAS DIMINUIR AS IMPORTAÇÕES, MAS IGUALMENTE PROTEGER A PRODUÇÃO NACIONAL, QUE ERA BASTANTE ESTIMULADA,  DA CONCORRÊNCIA ESTRANGEIRA.
História  MERCANTILISMO INGLATERRA (COMERCIALISMO) FRANÇA (INDUSTRIALISMO) PORTUGAL (BULIONISMO OU METALISMO) ESPANHA ( BULIONISMO) TIPOS DE MERCANTILISMO
História  MERCANTILISMO COMERCIALISMO O comercialismo originou-se na Inglaterra, cujo desenvolvimento manufatureiro e poderio naval impulsionaram, sobretudo no século XVII, a expansão do comércio exterior. Os navios da marinha mercante distribuíam no mercado mundial os tecidos produzidos pelas manufaturas inglesas, possibilitando ao país o acúmulo de metais preciosos através da manutenção de uma balança comercial favorável. Reproduzimos o trecho de um documento do século XVI que sintetiza a concepção do comercialismo inglês: ‘A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros remos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada além dos mares, e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada...”.
História  MERCANTILISMO INDUSTRIALISMO O industrialismo chegou ao apogeu na França com o mercantilismo de Colbert, ministro de Luís XIV. De acordo com as concepções de sua época, Colbert buscou fazer a riqueza da França com a acumulação de metais preciosos obtidos através de uma balança comercial favorável. Para isso, procurou tornar o país economicamente auto-suficiente, proibindo as importações e incentivando as exportações. Sua política econômica consistia em acelerar o desenvolvimento industrial da França através da criação das manufaturas reais, da concessão de monopólios estatais, da subvenção à produção de artigos de luxo, da criação de grandes companhias comerciais, da conquista de colônias e do fomento ao crescimento da marinha mercante. O mercantilismo francês ficou conhecido também como colbertismo.
História  MERCANTILISMO BULIONISMO Portugal e Espanha defenderam o entesouramento de metais preciosos, prática conhecida como bulionismo. O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período.
História  MERCANTILISMO Portugal, ao longo dos séculos XVI a XVIII adotou dois modelos mercantilistas.    Antes de explorar o ouro na região de Minas Gerais, Portugal adotou o  comercialismo . No século XVIII, após a descoberta do ouro, Portugal adotou o  metalismo .    www.klepsidra.net

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Revolução Francesa
Revolução FrancesaRevolução Francesa
Revolução Francesaedna2
 
América portuguesa a colonização do brasil
América portuguesa a colonização do brasilAmérica portuguesa a colonização do brasil
América portuguesa a colonização do brasilDouglas Barraqui
 
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)Nefer19
 
Idade média
Idade médiaIdade média
Idade médiaDirair
 
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptxProfessor de História
 
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIAL
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIALA SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIAL
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIALIsabel Aguiar
 
Entradas e bandeiras imagens tmp
Entradas e bandeiras imagens tmpEntradas e bandeiras imagens tmp
Entradas e bandeiras imagens tmpPéricles Penuel
 
Roma Antiga - monarquia, república e império romano
Roma Antiga - monarquia, república e império romanoRoma Antiga - monarquia, república e império romano
Roma Antiga - monarquia, república e império romanoMunis Pedro
 
Modernos estados nacionais
Modernos estados nacionaisModernos estados nacionais
Modernos estados nacionaisEduard Henry
 
Expansão marítima européia
Expansão marítima européiaExpansão marítima européia
Expansão marítima européiaedna2
 

Mais procurados (20)

Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra MundialSegunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
 
Revolução Francesa
Revolução FrancesaRevolução Francesa
Revolução Francesa
 
América portuguesa a colonização do brasil
América portuguesa a colonização do brasilAmérica portuguesa a colonização do brasil
América portuguesa a colonização do brasil
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)
Absolutismo e Mercantilismo - 7º Ano (2016)
 
Idade média
Idade médiaIdade média
Idade média
 
Transporte no brasil
Transporte no brasilTransporte no brasil
Transporte no brasil
 
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx
8° ANO - REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.pptx
 
O ILUMINISMO
O ILUMINISMOO ILUMINISMO
O ILUMINISMO
 
Brasil Colônia: Ciclo do Ouro.
Brasil Colônia: Ciclo do Ouro.Brasil Colônia: Ciclo do Ouro.
Brasil Colônia: Ciclo do Ouro.
 
1° ano império romano - completo
1° ano    império romano - completo1° ano    império romano - completo
1° ano império romano - completo
 
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIAL
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIALA SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIAL
A SOCIEDADE MINERADORA NO BRASIL COLONIAL
 
Colonização do brasil
Colonização do brasilColonização do brasil
Colonização do brasil
 
Entradas e bandeiras imagens tmp
Entradas e bandeiras imagens tmpEntradas e bandeiras imagens tmp
Entradas e bandeiras imagens tmp
 
Feudalismo
FeudalismoFeudalismo
Feudalismo
 
Roma Antiga - monarquia, república e império romano
Roma Antiga - monarquia, república e império romanoRoma Antiga - monarquia, república e império romano
Roma Antiga - monarquia, república e império romano
 
Mercantilismo
MercantilismoMercantilismo
Mercantilismo
 
Modernos estados nacionais
Modernos estados nacionaisModernos estados nacionais
Modernos estados nacionais
 
O Estado Moderno
O Estado ModernoO Estado Moderno
O Estado Moderno
 
Expansão marítima européia
Expansão marítima européiaExpansão marítima européia
Expansão marítima européia
 

Destaque

América Latina no século XIX
América Latina no século XIXAmérica Latina no século XIX
América Latina no século XIXEdenilson Morais
 
O uso da imagem nas aulas de História
O uso da imagem nas aulas de HistóriaO uso da imagem nas aulas de História
O uso da imagem nas aulas de HistóriaEdenilson Morais
 
A competição imperialista e a primeira guerra mundial
A competição imperialista e a primeira guerra mundialA competição imperialista e a primeira guerra mundial
A competição imperialista e a primeira guerra mundialEdenilson Morais
 
As Constituições brasileiras
As Constituições brasileirasAs Constituições brasileiras
As Constituições brasileirasEdenilson Morais
 
Independência da América Espanhola
Independência da América EspanholaIndependência da América Espanhola
Independência da América EspanholaEdenilson Morais
 
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do Brasil
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do BrasilAulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do Brasil
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do BrasilGiuliano Rodrigues de Souza
 
O movimento operário brasileiro
O movimento operário brasileiroO movimento operário brasileiro
O movimento operário brasileiroEdenilson Morais
 
Colonização da América Espanhola
Colonização da América EspanholaColonização da América Espanhola
Colonização da América EspanholaEdenilson Morais
 
Período regencial no Brasil
Período regencial no BrasilPeríodo regencial no Brasil
Período regencial no BrasilEdenilson Morais
 
Primeiro Reinado (1822-1831)
Primeiro Reinado (1822-1831)Primeiro Reinado (1822-1831)
Primeiro Reinado (1822-1831)Edenilson Morais
 
Imperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e NeocolonialismoImperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e NeocolonialismoEdenilson Morais
 

Destaque (15)

Revisão: Século XX
Revisão: Século XXRevisão: Século XX
Revisão: Século XX
 
Napoleão Bonaparte
Napoleão BonaparteNapoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
 
América Latina no século XIX
América Latina no século XIXAmérica Latina no século XIX
América Latina no século XIX
 
Fundamentos nazifascistas
Fundamentos nazifascistasFundamentos nazifascistas
Fundamentos nazifascistas
 
Iluminismo
Iluminismo Iluminismo
Iluminismo
 
O uso da imagem nas aulas de História
O uso da imagem nas aulas de HistóriaO uso da imagem nas aulas de História
O uso da imagem nas aulas de História
 
A competição imperialista e a primeira guerra mundial
A competição imperialista e a primeira guerra mundialA competição imperialista e a primeira guerra mundial
A competição imperialista e a primeira guerra mundial
 
As Constituições brasileiras
As Constituições brasileirasAs Constituições brasileiras
As Constituições brasileiras
 
Independência da América Espanhola
Independência da América EspanholaIndependência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
 
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do Brasil
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do BrasilAulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do Brasil
Aulas de Cultura e Identidade Brasileira - Colonização do Brasil
 
O movimento operário brasileiro
O movimento operário brasileiroO movimento operário brasileiro
O movimento operário brasileiro
 
Colonização da América Espanhola
Colonização da América EspanholaColonização da América Espanhola
Colonização da América Espanhola
 
Período regencial no Brasil
Período regencial no BrasilPeríodo regencial no Brasil
Período regencial no Brasil
 
Primeiro Reinado (1822-1831)
Primeiro Reinado (1822-1831)Primeiro Reinado (1822-1831)
Primeiro Reinado (1822-1831)
 
Imperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e NeocolonialismoImperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e Neocolonialismo
 

Semelhante a História do Mercantilismo e do Comércio Eletrônico no Brasil

Mercantilismo
MercantilismoMercantilismo
Mercantilismocattonia
 
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviiiVítor Santos
 
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviiiVítor Santos
 
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviiiVítor Santos
 
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºj
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºjO mercantilismo historia A joana aleida 11ºj
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºjslidjuu
 
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºjO mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºjslidjuu
 
Mercantilismo e Grandes Navegações
Mercantilismo e Grandes NavegaçõesMercantilismo e Grandes Navegações
Mercantilismo e Grandes NavegaçõesEdenilson Morais
 
Portugal na Europa do Antigo Regime
Portugal na Europa do Antigo RegimePortugal na Europa do Antigo Regime
Portugal na Europa do Antigo RegimeCarlos Pinheiro
 
O feudalismo e o mercantilismo
O feudalismo e o mercantilismoO feudalismo e o mercantilismo
O feudalismo e o mercantilismoEryka Fernanda
 
Recuperação história
Recuperação históriaRecuperação história
Recuperação históriaProfGeoJean
 
Em comércio e navegações
Em comércio e navegaçõesEm comércio e navegações
Em comércio e navegaçõesKerol Brombal
 
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18) e os sistemas económicos.
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18)  e os sistemas económicos.Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18)  e os sistemas económicos.
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18) e os sistemas económicos.Pedro Rocha Da Silva
 
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- Resumos
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- ResumosTriunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- Resumos
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- ResumosNome Sobrenome
 
4 sociedade mineradora
4 sociedade mineradora4 sociedade mineradora
4 sociedade mineradoraLucas Cechinel
 
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptx
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptxCOMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptx
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptxCamilaAmorim64
 
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair Aguilar
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair AguilarExpansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair Aguilar
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 

Semelhante a História do Mercantilismo e do Comércio Eletrônico no Brasil (20)

Mercantilismo
MercantilismoMercantilismo
Mercantilismo
 
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
 
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 15_16triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
 
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
4 03 triunfo dos estados e dinamicas economicas nos seculos xvii e xviii
 
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºj
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºjO mercantilismo historia A joana aleida 11ºj
O mercantilismo historia A joana aleida 11ºj
 
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºjO mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj
O mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj
 
Mercantilismo e Grandes Navegações
Mercantilismo e Grandes NavegaçõesMercantilismo e Grandes Navegações
Mercantilismo e Grandes Navegações
 
O mercantilismo
O mercantilismoO mercantilismo
O mercantilismo
 
Portugal na Europa do Antigo Regime
Portugal na Europa do Antigo RegimePortugal na Europa do Antigo Regime
Portugal na Europa do Antigo Regime
 
Mercantilismo
MercantilismoMercantilismo
Mercantilismo
 
O feudalismo e o mercantilismo
O feudalismo e o mercantilismoO feudalismo e o mercantilismo
O feudalismo e o mercantilismo
 
Mercantilismo
Mercantilismo Mercantilismo
Mercantilismo
 
Recuperação história
Recuperação históriaRecuperação história
Recuperação história
 
Em comércio e navegações
Em comércio e navegaçõesEm comércio e navegações
Em comércio e navegações
 
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18) e os sistemas económicos.
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18)  e os sistemas económicos.Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18)  e os sistemas económicos.
Os Estados dos séculos XVII(17) e XVIII(18) e os sistemas económicos.
 
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- Resumos
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- ResumosTriunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- Resumos
Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII- Resumos
 
4 sociedade mineradora
4 sociedade mineradora4 sociedade mineradora
4 sociedade mineradora
 
Revisão de História - 7º Ano
Revisão de História - 7º AnoRevisão de História - 7º Ano
Revisão de História - 7º Ano
 
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptx
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptxCOMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptx
COMANDO DA MADRUGADA 2 HISTÓRIA DO BRASIL.pptx
 
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair Aguilar
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair AguilarExpansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair Aguilar
Expansão Marítima e Absolutismo - Prof. Altair Aguilar
 

Mais de Edenilson Morais

Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoSimulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoEdenilson Morais
 
Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Edenilson Morais
 
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)Edenilson Morais
 
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalHistória do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalEdenilson Morais
 
História de mato grosso período colonial
História de mato grosso   período colonialHistória de mato grosso   período colonial
História de mato grosso período colonialEdenilson Morais
 
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Edenilson Morais
 
Sociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltSociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltEdenilson Morais
 
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Edenilson Morais
 
As origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtAs origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtEdenilson Morais
 
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosA crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosEdenilson Morais
 
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisSociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisEdenilson Morais
 
Artigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeArtigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeEdenilson Morais
 

Mais de Edenilson Morais (20)

Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoSimulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
 
Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem
 
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
 
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalHistória do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
 
História de mato grosso período colonial
História de mato grosso   período colonialHistória de mato grosso   período colonial
História de mato grosso período colonial
 
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
 
Sociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltSociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel Foucalt
 
A nova historia cultural
A nova historia culturalA nova historia cultural
A nova historia cultural
 
Guerraspunicas
GuerraspunicasGuerraspunicas
Guerraspunicas
 
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
 
As origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtAs origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendt
 
Durkheim suicidio
Durkheim suicidioDurkheim suicidio
Durkheim suicidio
 
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosA crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
 
Sociologia globalização
Sociologia globalizaçãoSociologia globalização
Sociologia globalização
 
A visão da afro
A visão da afroA visão da afro
A visão da afro
 
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisSociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
 
Cartazes da 1ª guerra
Cartazes da 1ª guerraCartazes da 1ª guerra
Cartazes da 1ª guerra
 
Sociologia resumo
Sociologia resumoSociologia resumo
Sociologia resumo
 
Artigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeArtigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidade
 
Weber e o capitalismo
Weber e o capitalismoWeber e o capitalismo
Weber e o capitalismo
 

Último

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 

Último (20)

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 

História do Mercantilismo e do Comércio Eletrônico no Brasil

  • 1. História MERCANTILISMO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL QUE FATORES CONTRIBUIRAM PARA O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL, NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XXI? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA OS BRASILEIROS?
  • 2.
  • 3. História MERCANTILISMO NESSE NOVO CONTEXTO, OCORREU A RESNASCIMENTO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS. O QUE MUDOU NO COTIDIANO EUROPEU APÓS O RENASCIMENTO DO COMÉRCIO? www.historianet.com.br
  • 4. História MERCANTILISMO RENASCIMENO COMERCIAL A VIDA URBANA FOI REATIVADA COM A FORMAÇÃO DOS BURGOS . A MOEDA FOI RESTAURADA COMO VIGOROSO SÍMBOLO DE PODER. SURGIMENTO DE NOVAS FEIRAS, ROTAS COMERCIAIS MARÍTIMAS E TERRESTRES.
  • 5. História MERCANTILISMO Na medida em que o crescimento do mercado exerceu influência desintegradora sobre a estrutura do feudalismo, e preparou o terreno para o crescimento de forças que iam enfraquecê-lo e suplantá-lo, a história dessa influência pode ser em grande parte identificada como o surgimento das cidades, como as organizações corporativas, ao passarem a possuir independência econômica e política em diversos graus. DOBB. Maurice. A evolução do capitalismo.
  • 6. História MERCANTILISMO Quais as principais transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas na Europa diante dessa nova realidade? Feudalismo capitalismo SÉCULO XIV
  • 7. História MERCANTILISMO www.historianet.com.br
  • 8. História MERCANTILISMO Para seu fortalecimento, o Estado absolutista precisava dispor de um grande volume de recursos financeiros para a manutenção de um exército permanente e de uma marinha poderosa, o pagamento dos funcionários reais, a conservação do aparelho administrativo e ainda o custeio dos gastos suntuosos da corte e das despesas das guerras no exterior. A obtenção desses recursos financeiros exigiu do Estado absolutista urna nova política econômica, conhecida como mercantilismo . O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar as riquezas.
  • 9.
  • 10.
  • 11. História MERCANTILISMO APESAR DAS VARIAÇÕES DE ESTADO PARA ESTADO E DE ÉPOCA PARA ÉPOCA, HOUVE UMA SÉRIE DE PRINCÍPIOS COMUNS QUE ORIENTARAM A POLÍTICA MERCANTILISTA: METALISMO O METALISMO BASEAVA-SE NA TESE DE QUE A RIQUEZA DE UM PAÍS DEPENDERIA DE SUA CAPACIDADE DE ACUMULAR METAIS PRECIOSOS. ASSIM, QUANTO MAIS OURO E PRATA POSSUÍSSE O PAÍS, MAIS RICO E PODEROSO SERIA. OS METAIS PRECIOSOS PERMITIRIAM AO GOVERNO COMPRAR ARMAS, CONTRATAR SOLDADOS, CONSTRUIR NAVIOS, PAGAR FUNCIONÁRIOS E CUSTEAR GUERRAS.
  • 12. História MERCANTILISMO OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO. POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE A BALANÇA COMERCIAL INGLESA, ENTRE 1700 E 1785 É FAVORÁVEL?
  • 13. História MERCANTILISMO BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL OS GOVERNANTES ACREDITAVAM QUE DEVIAM EXPORTAR MAIS DO QUE IMPORTAR PARA TER UMA BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL , ISTO É, UM EXCEDENTE DAS EXPORTAÇÕES SOBRE AS IMPORTAÇÕES. DESTA FORMA, ENTRARIA MAIS MOEDAS DO QUE SAIRIA, DEIXANDO O PAÍS EM BOA SITUAÇÃO FINANCEIRA.
  • 14. História MERCANTILISMO HOJE EM DIA OS GOVERNOS EMPREGAM DIFERENTES ARTIFÍCIOS PARA PROTEGER SEUS PRODUTOS NO MERCADO INTERNACIONAL. MUITAS VEZES ATÉ POR MEIO DE PRÁTICAS CONSIDERADAS ILEGAIS. Leiam o trecho abaixo: Fazendas cobertas de viveiros a perder de vista. Este é o setor que mais cresce no Nordeste. A produção aumenta 50% a cada ano. (...) Ao produtores faturaram US$ 240 milhões no ano passado, com a exportação de 90 mil toneladas. (...) O desempenho brasileiro não agradou aos produtores americanos, que pretendem criar barreiras protecionistas , com uma sobretaxa que pode variar de 40% a 230%. A ameaça põe em risco metade das exportações de camarão do país.(...) Guerra do camarão. Jornal Nacional, 3/1/2004.
  • 15. História MERCANTILISMO PROTECIONISMO O ESTADO RESTRINGIA AS IMPORTAÇÕES IMPONDO PESADAS TAXAS ALFANDEGÁRIAS AOS PRODUTOS ESTRANGEIROS, OU ATÉ MESMO PROIBINDO QUE CERTOS ARTIGOS FOSSEM IMPORTADOS. ESSAS MEDIDAS VISAVAM NÃO APENAS DIMINUIR AS IMPORTAÇÕES, MAS IGUALMENTE PROTEGER A PRODUÇÃO NACIONAL, QUE ERA BASTANTE ESTIMULADA, DA CONCORRÊNCIA ESTRANGEIRA.
  • 16. História MERCANTILISMO INGLATERRA (COMERCIALISMO) FRANÇA (INDUSTRIALISMO) PORTUGAL (BULIONISMO OU METALISMO) ESPANHA ( BULIONISMO) TIPOS DE MERCANTILISMO
  • 17. História MERCANTILISMO COMERCIALISMO O comercialismo originou-se na Inglaterra, cujo desenvolvimento manufatureiro e poderio naval impulsionaram, sobretudo no século XVII, a expansão do comércio exterior. Os navios da marinha mercante distribuíam no mercado mundial os tecidos produzidos pelas manufaturas inglesas, possibilitando ao país o acúmulo de metais preciosos através da manutenção de uma balança comercial favorável. Reproduzimos o trecho de um documento do século XVI que sintetiza a concepção do comercialismo inglês: ‘A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros remos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada além dos mares, e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada...”.
  • 18. História MERCANTILISMO INDUSTRIALISMO O industrialismo chegou ao apogeu na França com o mercantilismo de Colbert, ministro de Luís XIV. De acordo com as concepções de sua época, Colbert buscou fazer a riqueza da França com a acumulação de metais preciosos obtidos através de uma balança comercial favorável. Para isso, procurou tornar o país economicamente auto-suficiente, proibindo as importações e incentivando as exportações. Sua política econômica consistia em acelerar o desenvolvimento industrial da França através da criação das manufaturas reais, da concessão de monopólios estatais, da subvenção à produção de artigos de luxo, da criação de grandes companhias comerciais, da conquista de colônias e do fomento ao crescimento da marinha mercante. O mercantilismo francês ficou conhecido também como colbertismo.
  • 19. História MERCANTILISMO BULIONISMO Portugal e Espanha defenderam o entesouramento de metais preciosos, prática conhecida como bulionismo. O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período.
  • 20. História MERCANTILISMO Portugal, ao longo dos séculos XVI a XVIII adotou dois modelos mercantilistas.   Antes de explorar o ouro na região de Minas Gerais, Portugal adotou o comercialismo . No século XVIII, após a descoberta do ouro, Portugal adotou o metalismo .   www.klepsidra.net