Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

A Revolta da Vacina.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Febre amarela no Brasil
Febre amarela no Brasil
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 15 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie A Revolta da Vacina.pptx (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

A Revolta da Vacina.pptx

  1. 1. A Revolta da Vacina
  2. 2. Porque estudar a Revolta da Vacina?  Objeto de conhecimento – Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo.  Habilidade trabalhada – (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
  3. 3. Conhecer o passado através do presente:Coronavirus, Fake news e a vacina.  A desinformação como inimiga da Saúde Pública.  O problema das Fake News.  O papel da política na Saúde Pública.
  4. 4. A Revolta da Vacina em nosso cotidiano.
  5. 5. O contexto da Revolta  O contexto das cidades Brasileiras: exploração, exclusão, pobreza, miséria, ausência de direitos sociais e políticos etc.  A “República” das elites: exclusão social e política.  Ausência de políticas públicas: faltam escolas, hospitais, saneamento, água potável.  Desinformação e a falta de instrução.  A Luta por direitos: repressão dura do governo.  Repressão estatal: greve é “caso de polícia”.
  6. 6. O início da Revolta  Foi eleito em 1902 Rodrigues Alves para a Presidência do país.  No Rio de Janeiro, o presidente nomeou Pereira Passos como prefeito da cidade.  Pereira Passos criou um plano para a Modernização do Rio de Janeiro inspirado pelas reformas urbanas européias.  Dentre os objetivos dessa reforma estavam remodelar, sanear e embelezar a capital da República.  A apelidada “política do Bota abaixo” de Pereira Passos incluia: destruir cortiços e favelas, abrir avenidas e boulevares e contruir bibliotecas, teatros e outros centros de cultura principalmente para as elites.  No seu programa de saneamento, combater doenças e epidemias estavam inclusas.
  7. 7. A política sanitarista e o combate às epidemias.  Combate às principais doenças: Peste Bubônica (pulga do rato), Febre Amarela (Aedes Aegypti), Varíola (vírus).  A nomeação de Oswaldo Cruz para a Diretoria-Geral da Saúde Pública.  Oswaldo Cruz acabara de chegar da França após ter estudado no Instituto Pasteur, tendo enorme leitura em epidemias, virologia e em doenças infecto-contagiosas.  Foi um grande defensor das profilaxias sanitárias e do uso de vacinas para o combate de certos virus.  Teve permissão do prefeito Pereira Passos para a criação de um rigoroso plano de sanitarismo, incluindo a criação de brigadas mata mosquito e ratos. Apresentou ao presidente uma lei que tornaria a vacinação obrigatória com severas punições para os que a descumprissem.
  8. 8. O Reflexo das políticas de Oswaldo Cruz  Destruição de Cortiços e Casebres.  Expulsão dos ditos “indesejados” do centro da cidade.  Aceleração do processo de favelização nos morros.  Falta de informação nas campanhas de saúde.  Tentativa de vacinação forçada.  Visão autoritária do higienismo.
  9. 9. O Reflexo das políticas de Oswaldo Cruz
  10. 10. O Reflexo das políticas de Oswaldo Cruz
  11. 11. O Reflexo das políticas de Oswaldo Cruz
  12. 12. Eclosão da Revolta  União entre operários, marginalizados, republicanos reformistas, setores do exército, negros ex-escravizados, imigrantes assalariados etc.  A divergência de reinvindicações.  O sentimento ‘anti-policial’.  O papel da imprensa.  A repressão severa por parte do governo.
  13. 13. O legado da Revolta.  Reavivou na população o sentimento de revolta contra o sistema social e as ações repressivas do governo.  O sentimento de união entre diferentes segmentos da sociedade permaneceu e foi se fortalecendo com o passar do tempo, até a Revolução de 1930.  Permitiu que a política sanitária fosse pensada de outras formas não-autoritárias, principalmente com a reforma da Fundação Oswaldo Cruz.
  14. 14. A Revolta da vacina para além da sala de aula. Cinema YouTube Podcast Quadrinhos
  15. 15. Obrigado!

×