Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Regionalização do espaço mundial

21.164 Aufrufe

Veröffentlicht am

Regionalização do espaço mundial

  1. 1. REGIONALIZAÇÃO DOSREGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOSESPAÇOS Professor: Everton LimaProfessor: Everton Lima
  2. 2. Regionalização do mundoRegionalização do mundo O processo de regionalização é possívelO processo de regionalização é possível através da adoção de critérios paraatravés da adoção de critérios para efetivá-lo. Os critérios de regionalizaçãoefetivá-lo. Os critérios de regionalização podem ser naturais ou humanos.podem ser naturais ou humanos.
  3. 3. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços O capitalista investe na empresa nos meios deO capitalista investe na empresa nos meios de produção e compra a força de trabalho deprodução e compra a força de trabalho de terceiros,visando lucro;terceiros,visando lucro; Sociedade capitalista é dividida emSociedade capitalista é dividida em burguesiaburguesia,representada pelas pessoas que,representada pelas pessoas que possuem a propriedade dos bens de produção epossuem a propriedade dos bens de produção e oo proletariadoproletariado, conjunto das pessoas que não, conjunto das pessoas que não possuem meios de produção e vendem a suapossuem meios de produção e vendem a sua força de trabalho mediante pagamento deforça de trabalho mediante pagamento de salário.salário.
  4. 4. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços Socialismo ou economia planificada;Socialismo ou economia planificada; Idealização de uma sociedade utópica(semIdealização de uma sociedade utópica(sem divisão em classes sociais);divisão em classes sociais); No socialismo osNo socialismo os meios de produção sãomeios de produção são controlados pelo Estadocontrolados pelo Estado, decidindo o que vai, decidindo o que vai ser produzido,qualidade do produto,preço deser produzido,qualidade do produto,preço de venda, salário do trabalhador;venda, salário do trabalhador; Tudo é planejadoTudo é planejado e centralizado pelo Estado ee centralizado pelo Estado e não existe a lei da oferta e da procura.não existe a lei da oferta e da procura.
  5. 5. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços Países socialistas atualmente :Países socialistas atualmente :
  6. 6. Protesto na Praça da Paz Celestial, na China..por abertura democrática
  7. 7. Praça da Paz Celestial – Pequim - China
  8. 8. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços Após a Segunda Guerra Mundial temos oApós a Segunda Guerra Mundial temos o início da Guerra Fria e a Bipolaridade doinício da Guerra Fria e a Bipolaridade do Poder.Poder.
  9. 9. O mundo é socialista! Não, o mundo é capitalista!
  10. 10. GUERRA-FRIA: mensagens emGUERRA-FRIA: mensagens em subliminaressubliminares Criado por Roberto Bolaños, a série teve seu primeiro episódio exibido em 1972.
  11. 11. O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis que surgiram sob a bandeira do patriotismo norte- americano e que foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Como todo o mundo que já leu o gibi ou assistiu aos desenhos ou filmes já sabe, os X-Men (outro grupo de heróis criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby) são mutantes. A palavra "mutante" é outro termo científico que se popularizou após Hiroshima e Nagasaki.
  12. 12. Em sua primeira aventura (publicada em 1963 na revista "Tales of Suspense"), ficamos sabendo que ele é o industrial milionário Tony Stark, cuja empresa fabrica armas e equipamento para o Exército dos EUA na Guerra do Vietnã. Aquela primeira história surgiu uns dois anos antes de os EUA intervirem maciçamente no Vietnã. O anticomunismo era de fato mais evidente nas revistas do Homem de Ferro, em que ele costumava enfrentar inimigos vindos da URSS e da República Popular da China. Entre os adversários soviéticos, estavam o Dínamo Escarlate, que também usava uma armadura (não custa lembrar que vários times de futebol da URSS se chamavam Dínamo, como o legendário Dínamo de Kiev), e a Viúva Negra, uma agente secreta da KGB (a agência soviética de espionagem). A Viúva Negra acabaria traindo o governo de seu país ao se apaixonar por alguns super- heróis da Marvel, como o Demolidor.
  13. 13. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços Após a Segunda Guerra Mundial e com o adventoApós a Segunda Guerra Mundial e com o advento da “Guerra Fria”, observamos dois critérios para ada “Guerra Fria”, observamos dois critérios para a regionalização do espaço mundial: - a organizaçãoregionalização do espaço mundial: - a organização socioeconômica e o nível de desenvolvimentosocioeconômica e o nível de desenvolvimento econômico dos países :econômico dos países : Primeiro Mundo – países capitalistas desenvolvidosPrimeiro Mundo – países capitalistas desenvolvidos Segundo Mundo – países socialistas ou deSegundo Mundo – países socialistas ou de economia planificadaeconomia planificada Terceiro mundo – países subdesenvolvidos doTerceiro mundo – países subdesenvolvidos do mundomundo
  14. 14. Regionalização dos espaçosRegionalização dos espaços  - 1985 o segundo mundo começa a se- 1985 o segundo mundo começa a se desfalecer com a implantação dadesfalecer com a implantação da “glasnost” (transparência política) e“glasnost” (transparência política) e “perestroika”(reformulação econômica) na“perestroika”(reformulação econômica) na antiga URSS, pelo então presidente Mikailantiga URSS, pelo então presidente Mikail GorbachevGorbachev
  15. 15. O início do fim da URSSO início do fim da URSS
  16. 16. Regionalização dos espaçosRegionalização dos espaços  A classificação dos países em trêsA classificação dos países em três mundos, dificultava o enquadramento,poismundos, dificultava o enquadramento,pois alguns países pertenciam a dois grupos,alguns países pertenciam a dois grupos, por exemplo Cuba – Segundo e Terceiropor exemplo Cuba – Segundo e Terceiro Mundo...e também países heterogêneosMundo...e também países heterogêneos nos grupos.nos grupos.
  17. 17. Regionalização dos espaçosRegionalização dos espaços  -Surgimento das empresas transnacionais e-Surgimento das empresas transnacionais e multinacionaismultinacionais  - Países que eram apenas exportadores de matéria- Países que eram apenas exportadores de matéria prima , passam a ser exportadores de materialprima , passam a ser exportadores de material industrializados e passam a ter um poderio técnico-industrializados e passam a ter um poderio técnico- científico através das pesquisas bastante forte, como :científico através das pesquisas bastante forte, como : Brasil,México,Argentina, África do sul, os “tigresBrasil,México,Argentina, África do sul, os “tigres asiáticos”( Taiwan,Coréia do Sul(maiorasiáticos”( Taiwan,Coréia do Sul(maior destaque),Tailândia e Malásia; sem contar a China quedestaque),Tailândia e Malásia; sem contar a China que passou a ser a Segunda Economia do Mundo empassou a ser a Segunda Economia do Mundo em grande parte devido as suas exportações e ao ingressogrande parte devido as suas exportações e ao ingresso com multinacionais no mercado internacional....com multinacionais no mercado internacional....
  18. 18. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços  -- Características dosCaracterísticas dos países ricos:países ricos:  - Apresentam estrutura industrial completa,- Apresentam estrutura industrial completa,  -a agropecuária moderna-a agropecuária moderna  -desenvolvimento científico e tecnológico,-desenvolvimento científico e tecnológico,  -modernos e eficientes meios de transporte e comunicação,-modernos e eficientes meios de transporte e comunicação,  -população urbana maior que a rural-população urbana maior que a rural  -população economicamente ativa ocupa principalmente o setor-população economicamente ativa ocupa principalmente o setor terciário(serviços) e o secundário(indústrias),terciário(serviços) e o secundário(indústrias),  Grande alfabetizaçãoGrande alfabetização  -ótimas condições de infraestrutura,-ótimas condições de infraestrutura,  -reduzido crescimento populacional,-reduzido crescimento populacional,  - baixa taxa de natalidade e mortalidade,- baixa taxa de natalidade e mortalidade,  -elevada expectativa de vida,etc-elevada expectativa de vida,etc
  19. 19. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços  -- A nova ordem Multipolar – com o-- A nova ordem Multipolar – com o término da Bipolaridade ( URSS etérmino da Bipolaridade ( URSS e EUA),que era ligada na política eEUA),que era ligada na política e economia,surge um novo dogma – aseconomia,surge um novo dogma – as nações com mais capacidadenações com mais capacidade econômica(recursos,pesquisa eeconômica(recursos,pesquisa e desenvolvimento)desenvolvimento)  Estados Unidos,UE(União Europeia) eEstados Unidos,UE(União Europeia) e japãojapão
  20. 20. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços  Norte e Sul – a moderna regionalizaçãoNorte e Sul – a moderna regionalização  Aumento das distâncias entre pobres e ricos,Aumento das distâncias entre pobres e ricos,  Após a Segunda Guerra Mundial, vários paísesApós a Segunda Guerra Mundial, vários países acolheram os imigrantes para a tarefa deacolheram os imigrantes para a tarefa de reconstrução,reconstrução,  Atualmente as crises econõmicas,o racismo e aAtualmente as crises econõmicas,o racismo e a xenofobia desencadearam políticas que limitamxenofobia desencadearam políticas que limitam a entrada de imigrantesa entrada de imigrantes  -barreiras políticas e às vezes físicas foram-barreiras políticas e às vezes físicas foram adotadas para impedir a entrada de imigrantesadotadas para impedir a entrada de imigrantes na Europana Europa
  21. 21. Regionalização dos EspaçosRegionalização dos Espaços  - Confronto Norte – Sul- Confronto Norte – Sul  - ordem puramente econômica- ordem puramente econômica  -procura de novas oportunidades-procura de novas oportunidades

×