Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Planejamento de marketing digital

1.052 Aufrufe

Veröffentlicht am

Como tudo na vida funciona melhor com planejamento e na gestão de negócios o planejamento é a alma do sucesso – com o marketing digital não seria diferente. https://blogmarketingonline.com.br/planejamento-de-marketing-digital/

Veröffentlicht in: Internet
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Planejamento de marketing digital

  1. 1. Planejamento de marketing digital - 【Por que fazer?】 Comotudo na vidafuncionamelhorcomplanejamentoe nagestãode negócioso planejamentoé aalma do sucesso – com o marketingdigital nãoseriadiferente. A importância de um profissional de Social Media para o seu negócio O que são mídias sociais? Planejamento de marketing digital passo a passo As mídias sociais, também chamada de Social Media pelo meio do mercado, são as grandes inovações da internet nas últimas décadas. Por definição as mídias sociais são sistemas que permitem interações sociais a partir do compartilhamento de informação nos mais diversos formatos. Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem mídias sociais como “um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)” na obra If you love something, let it go mobile: Mobile marketing and mobile social media 4×4. Abrangendo diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. É preciso ter muito planejamento para que os resultados possam ser garantidos. Não dá para encarar o mundo digital com ações impulsivas e desconexas. Mas como planejar as ações de marketing digital? O que considerar neste planejamento? Estes questionamentos são muitos comuns. As mídias sociais no poder da comunicação – Planejamento de marketing digital exemplo As mídias sociais hoje ocupam um grande lugar dentro da conquista de espaço mercadológico de uma marca, sendo considerada por muitos autores uma das novas bases fundamentais para a construção de branding e relacionamento com o cliente final, deixando assim de ser um mero coadjuvante em uma marca. Kietzmann em seu artigo “Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media” defende a categorização das mídias sociais em: identidade, conversa, compartilhamento, presença, relacionamentos, reputação, e grupos. Cabendo ao profissional de Marketing Digital identificar o melhor caminho da empresa analisada em qual meio de comunicação ela deverá estar inserida. Segundo a pesquisa Digital in 2016 pela We Are Social ao longo do último trimestre de 2015, temos hoje no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos, sendo que 91% da população brasileira economicamente ativa possui um dispositivo mobile (smartphone). Apesar das mídias tradicionais, ou mídias off-line, ainda conquistarem boa parte da parcela do mercado a presença de uma empresa dentro da comunidade virtual hoje tornou-se indispensável.
  2. 2. O erro da semelhança – Marketing digital rio de janeiro Toda a comunicação voltada ao seu público-alvo no meio virtual deverá ser direcionada para que a mesma possa gerar leads de forma mais eficiente. Neste contexto, estudos clássicos do Marketing de Comunicação são adaptados para a área digital, agregando novos conhecimentos como algoritmos virtuais e viralização de conteúdo. É muito frequente o erro dos navegantes de primeira viagem confundirem a comunicação tradicional com a comunicação digital, sendo que por essência as duas possuem finalidades diferentes. Precisando de ajuda pode fazer contato freelancer marketing digital rj – Claudio 21 998335794. Enquanto a comunicação tradicional busca fixar a marca através de conteúdos visuais impactantes, na social media sempre é pensado a penetração do conteúdo dentro da área comunicativa do target. Por exemplo, já não se busca mais a relação passiva do consumidor com um outdoor, mas sim um conteúdo viral que foi compartilhado por um amigo de seu círculo social que possua a marca de forma intrínseca. O “fator compartilhamento” é um dos pilares de qualquer estratégia no meio digital pois será ele que abrirá “as portas do algoritmo” para os usuários receberem demais conteúdos voltados a sua marca. Qual a primeira etapa no planejamento de marketing digital? Consultoria de marketing rio de janeiro Não é de hoje que vemos uma pequena confusão entre publicidade e marketing, porém estas diferenças são mais acentuadas ainda dentro do meio digital. Enquanto o profissional de publicidade e propaganda cria a arte de acordo com seu briefing ou dos gostos de seu público, o profissional de marketing digital com especialização em social media irá realizar constantemente filtragem de seu público-alvo, verificando o tipo de conteúdo que viraliza e quais são as estratégias a serem seguidas em curto em médio prazo. Ao contrário do que muitos empresários pensam a importância de um profissional de marketing de social media é fundamental dentro de uma empresa de publicidade ou que trabalhe paralelamente com esta. Uma atividade não anula ou supre a outra, muito pelo contrário, somente a união deste dois tipos de profissionais irá gerar um conteúdo relevante ao seu público alvo, onde, em um cenário perfeito, o profissional de publicidade recebe o briefing e orientações constantes do profissional de social media. Quando cada profissional trabalha dentro de sua área gera-se a possibilidade de retornos maiores e coesos tanto do contratante quando do público alvo em si. Tem dúvidas e precisa de uma consultoria? Contato marketing digital freelancer rio de janeiro meu zap 21 998335794.
  3. 3. Qual profissional de Social Media contratar? O que é planejamento de marketing digital? É importante frisar constantemente as qualidades procuradas dentro um profissional de social media. Um profissional da área precisa de um conhecimento maior do que uma formação em marketing porque esta por si só não basta, a vivência no meio digital, acompanhamento de tendências do mercado, análise de público, realização de testes de comportamento e acompanhamento da lógica de algoritmo exigem conhecimentos desde do marketing clássico até linguagens de programação e fatores externos mercadológicos digitais. O profissional precisa de um tempo para realizar a análise do público e começar a realizar testes de comportamentos para conseguir gerar uma linha de raciocínio lógica e coerente, além de saber o momento certo de realizar mudanças drásticas e rápidas de estratégias, muitas vezes realizadas da noite para o dia quando um novo fator externo ou comportamento poderá surgir. Essa maneabilidade e tomada de decisões é necessária em qualquer profissional da área de social media, também cabendo ao cliente liberar essa flexibilidade ao profissional para que ele consiga realizar um trabalho livre e com bom desempenho. Planejamentode marketingdigital Planejar é preciso! Marketing digital rj O ato de planejar fez com que o homem passasse a viver em sociedade e a produzir todo o tipo de coisa, a prever riscos, contingências e aproveitar oportunidades em seu próprio benefício.
  4. 4. Por mais que tenhamos evoluído neste sentido, na verdade o planejamento estratégico de marketing digital refere-se em atender a estas necessidades: criar um plano de ação assertivo, que traga resultados, que esteja muito bem integrado com as necessidades da empresa e de seu público, fazendo uso de recursos e estratégicas positivas para o seu negócio, prevendo os riscos e aproveitando as oportunidades encontradas durante o processo de mensuração destes resultados. Para suporte marketing digital rj Claudio Gomes 21 998335794. O planejamento de marketing digital permite ainda otimizar os investimentos e apoiar a tomada de decisão do empreendedor. É importante dizer que qualquer tipo de empresa precisa do marketing digital para se manter competitiva em um mercado cada vez mais acelerado e dinâmico. O planejamento é o que coloca tudo em perspectiva: as metas da empresa, a apresentação e relacionamento de seus produtos ou serviços com o público, os tipos de mídias e recursos utilizados (e-mail marketing, conteúdo de blog, links patrocinados, redes sociais, iscas, etc.), erros e contingências que devem ser enfrentados, o orçamento disponível, o tipo de análise e mensuração destas ações, as estratégias de comunicação e linguagem com o público, os profissionais envolvidos e muito mais. O planejamento de marketing digital é o início de tudo. Com ele é possível ainda analisar o comportamento do público-alvo, saber quais as ações realizadas pela concorrência, definir propósitos e metas, prever o ROI – Retorno do Investimento, segmentar o público-alvo, etc. Veja que o planejamento de marketing digital é algo que deve ser realizado por profissionais experientes, altamente especializados e que já fazem parte deste universo digital – que sejam high users de diferentes mídias e que consigam detectar tendências neste segmento (quando não são eles mesmos criadores de tendências). Como ocorre em outras áreas produtivas, o amadorismo não tem vez em marketing digital. É por isso que muitas vezes é necessário ao empreendedor comum, contratar uma agência de marketing digital capacitada. Como fazerumplanejamento demarketing digital? Para se ter uma ideia, o especialista em marketing digital, após compreender bem o negócio de seu cliente e quais são as suas metas, segue pelo menos três etapas, como você pode conferir a seguir:  Pesquisa:É precisofazeruma pesquisaaprofundada,muitoparecidacoma realizada emações de marketingcomum, considerandoosobjetivos,ocenário(concorrência, segmentação,linguagemadequada,etc.),definiçãodopúblico-alvocomassuas peculiaridades.  Escopo do planejamentoe plano de ação: Comas informaçõesacima,cria-se o planejamentopropriamenteditoe oplanode ação. Para isso,é precisodefiniros canaisa seremutilizadose seusrecursos,oconteúdo(estaparte é muitoimportante), o cronograma e o tipode monitoramento.
  5. 5.  Execução: É a parte de ação do planejamento.Todaexecuçãodeve seranalisadae divididaporetapas.  Mensuração dos resultados:Há muitasformasde mensurarosresultadose é preciso escolherasmaisassertivas.Depoisdestaetapa,oclientee oprofissionalde marketing digital têmmaiscondiçõesde melhorarassuasaçõesfuturase implementarnovas estratégias. Muitas empresas no Brasil fecham as suas portas e o principal motivo é a falta de planejamento. O mesmo ocorre em marketing digital: não planejar estrategicamente as suas ações nos meios digitais podem levar à perda do seu investimento e não trazer resultado algum. Outra coisa que devemos sempre considerar em termos de planejamento de marketing digital é a continuidade – fazer planejamento de curto, médio e logo prazo. O planejamento deve seguir um sentido sistêmico, uma vez que o meio digital é como um organismo dinâmico, em que diferentes ações e recursos são desencadeados paralelamente, a fim de indicar melhores resultados em menor tempo. Veja também: Sua marca está pronta para serpró-direitos humanos nas mídias sociais? Gostou desta matéria? Tem dúvidas sobre o planejamento de marketing digital? Deixe um comentário a seguir ou faça contato e tenha uma consultoria de marketing digital no rio de janeiro – Claudio 21 998335794. https://blogmarketingonline.com.br/planejamento-de-marketing-digital/

×