Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Lista 1 fluidos

1.575 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Lista 1 fluidos

  1. 1. Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana Curso: Ciências da Natureza Disciplina: Fluidos e Termologia Prof. Msc. Charles Guidotti Lista de Exercícios 1 - Fluidos 1. Uma sala de estar tem 4,2 m de comprimento, 3,5 m de largura e 2,4 m de altura. Qual é o peso do ar contido na sala se a pressão do ar é 1,0 atm? Sabendo que nessas condições . (R: 418 N) 2. Qual é o modulo da força que atmosfera a atmosfera exerce, de cima para baixo, sobre a cabeça de uma pessoa, que tem uma área da ordem de 0,040 m² ? (R: ) 3. Prove matematicamente que a pressão aumenta com a profundidade e diminui com a altitude. (R: ; ) 4. A figura mostra quatro recipientes de azeite. Ordene-os de acordo com a pressão na profundidade h, começando pelo maior. 5. Um mergulhador novato, praticando em uma piscina, inspira ar suficiente do tanque para expandir totalmente os pulmões antes de abandonar o tanque a uma profundidade L e nadar para a superfície. Ele ignora as instruções e não exala o ar durante a subida. Ao chegar à superfície, a diferença entre a pressão externa a que está submetido e a pressão do ar nos pulmões é 9,3 Kpa. De que profundidade partiu? Dado: (R: 0,95m) 6. O sangue entra através da artéria aorta através de um orifício circular com 0,9 cm de raio. Se a pressão do sangue for de 120 torr, que força deve ser exercida pelo coração? (R: 4,06 N) 7. Uma pessoa respira através de um tubo flexível enquanto estiver mergulhada num rio. Ela suporta um peso de 400 N sobre seu abdômen de 0,09 m² de área. A que profundidade, na água, ela conseguiria respirar? (R: 45,3 cm)
  2. 2. 8. Dois vasos comunicantes contêm mercúrio e óleo, em equilíbrio. A superfície livre do mercúrio está 3 cm acima da superfície de separação dos líquidos, enquanto a do óleo está 0,6 m acima. Sendo ρHg=13,6 g/cm³. Determine a massa específica do óleo. (R: 0,68 g/cm³) 9. Na figura abaixo, um bloco de massa específica de 800 kg/m³ flutua em um fluido de massa específica 1200 kg/m³. O bloco tem uma altura H = 6 cm. a) Qual é a parte h que fica submersa do bloco? (R: 4cm) 10. Um barco flutuando em água doce desloca um volume de água que pesa 35,6 KN. A)Qual é o peso da água que esse barco desloca quando flutua em água salgada de densidade B) qual é a diferença entre o volume de água doce e o volume de água salgada deslocada? (R: a) 35,6 KN, b) 0,330 m³) 11. Uma ancora de ferro de densidade 7870 Kg/m³ parece ser 200 N mais leve na água do que no ar. A) qual é o volume da âncora? B) Quanto ela pesa no ar? (R: a) , b) . 12. Encontre o aumento de pressão de um fluido em uma seringa quando uma enfermeira aplica uma força de 42N ao êmbolo da seringa, de raio 1,1cm. (R: 1,08 atm) 13. Demonstre uma expressão que relacione v e A para o escoamento estacionário de um fluido ideal através de um tubo com seção transversal variável, como o da figura abaixo. (R: Equação da continuidade = )
  3. 3. 14. A figura abaixo mostra que o jato de água que sai de uma torneira fica progressivamente mais fino durante a queda. As áreas das seções retas indicadas são = 1,2 cm² e A = 0,35 cm². Os dois níveis estão separados por uma distância vertical h = 45 mm. Qual é a vazão da torneira? (R: ) 15. Demonstre a equação de Bernoulli. 16. (R: ) 17. R: ( √ )

×