Anzeige

jogo história sofia.pptx

estagiaria na Arquivo Municipal de Penafiel um Arquivo Municipal de Penafiel
24. Mar 2023
Anzeige

Más contenido relacionado

Anzeige

Último(20)

jogo história sofia.pptx

  1. 6 (D1) – O terramoto de 1755.
  2. Sumário: O terramoto de 1755. Vamos historiar (domínio D) Aula interativa n.o 6 Disponível no 20 Aula Digital O terramoto de 1755
  3. Terramoto de 1755 (reconstituição).
  4. Como foi o terramoto de 1755? Terramoto de 1755 (reconstituição).
  5. O que aconteceu após o terramoto? Terramoto de 1755 (reconstituição).
  6. Como foi a reconstrução de Lisboa? Terramoto de 1755 (reconstituição).
  7. Vamos agora corrigir as atividades que acabaste de resolver.
  8. R – Uma onda gigante (tsunami) e incêndios.
  9. R – Os ladrões eram enforcados.
  10. R – “Não eram autorizadas construções temporárias, até que o terreno estivesse limpo e houvesse planos de construção aprovados.”
  11. Lisboa passou a ter ruas curvas/retilíneas, paralelas e perpendiculares/sem ligação entre si e uma grande/pequena praça/rua, a Praça do Comércio.
  12. R- Devido ao terramoto, ao tsunami e aos incêndios de 1755. 5.1. Porque motivos é que a cidade de Lisboa teve de ser reconstruída? 5.2. Os prédios de Lisboa foram reconstruídos com estruturas mais resistentes. O que se pretendeu evitar? R- Pretendeu-se evitar que os prédios ficassem destruídos no caso de um novo sismo.
  13. R- Porque foi o Marquês de Pombal que preparou a reconstrução de Lisboa. 5.3. Porque razão terá sido dado o nome de “Baixa Pombalina” a esta zona de Lisboa? 5.4. Qual das duas plantas mostra uma cidade mais organizada? R- A planta da baixa de Lisboa mandada reconstruir pelo Marquês de Pombal.
  14. 1755 – , maremoto e incêndios destruíram a baixa de Lisboa. Faço a síntese da aula Mandou: • os mortos e tratar dos feridos. • as ruas e monumentos importantes da cidade para evitar roubos. • os ladrões. terramoto enterrar completando o esquema com as seguintes palavras ou expressões. Milhares de , de feridos e de edifícios destruídos. O futuro Marquês de Pombal tomou medidas. Reconstrução da baixa de Lisboa: • largas, retilíneas, paralelas perpendiculares. • de esgotos. • da mesma altura e com estruturas mais resistentes. • Uma grande , a Praça do Comércio. mortos enterrar policiar enforcar ruas rede prédios praça enforcar terramoto prédios policiar rede praça mortos ruas
  15. Atividade extra? SIM NÃO
  16. 1. Primeiro nome do governante a quem o rei encarregou de resolver os problemas provocados pelo terramoto de 1755. 2. Contribuíram para a destruição da baixa de Lisboa. 3. Nome do rei cuja estátua se encontra na Praça do Comércio, em Lisboa. Horizontais: Verticais: Resolve crucigrama que se segue, sobre os assuntos trabalhados nesta aula. N C N D O J S E E S G O T O S S E B A S T I A O L I S B O A S I S M O 4. A sua construção acabou com os despejos pelas janelas na cidade de Lisboa. 5. Cidade em que o terramoto de 1755 provocou mais estragos. 6. Ocorreu um muito forte, em Portugal, no ano de 1755.
  17. Revendo e antevendo... Prepara-te para a próxima aula, procurando saber o que são “reformas”.
  18. TPC Resolve a atividade 6 da página 13 do teu Caderno de Atividades.
  19. 1. Identifica o acontecimento representado no documento 1. R – O terramoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755. Doc. 1 – Lisboa, 1 de novembro de 1755.
  20. 2. Completa o quadro com as características da “nova” Lisboa mandada construir pelo Marquês de Pombal. A reconstrução de Lisboa Ruas Prédios Nova praça Ruas retílíneas, largas, paralelas e perpendiculares umas às outras e com passeios. Prédios da mesma altura e com estruturas mais resistentes aos sismos e com uma rede de esgotos que acabou com os despejos pela janela. Construção da Praça do Comércio em homenagem aos comerciantes. No centro desta praça, ergueu-se uma estátua do rei D. José I, a cavalo.
  21. Fim 3. Indica: 3.1. o século em que se deu o terramoto. 3.2. o responsável pela reconstrução da baixa de Lisboa. R – Século XVIII. R – O Marquês de Pombal.
Anzeige