Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
MOVIMENTOS LITERÁRIOS
Classicismo
CPM-DENDEZEIROS
DISCIPLINA: Português
PROFESSORA: Margareth
TURMA: 2º Ano K
GRUPO:
Caique França
Dieise Sousa
Gabriel Oliv...
O QUE É LITERATURA?
A palavra Literatura vem do latim “litterae” que significa
“letras” e significa uma instrução ou um co...
CLASSICISMO
O QUE FOI O CLASSICISMO?
Foi um movimento em que houve uma retomada da
influência da cultura greco-romana que ocorreu segu...
LITERATURA DE INFORMAÇÃO
Corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações
literárias produzidas no Brasi...
LITERATURA DE FORMAÇÃO
Padre José de Anchieta
Poesia didática - que tinha o objetivo de dar exemplos moralizantes
aos indí...
CONTEXTO HISTÓRICO E ORIGEM
O Classicismo teve início na Itália no século XIV e apogeu no
final do século XVI e espalhou-s...
CARACTERÍSTICAS
 Individualismo.
 Universalismo.
 Racionalismo.
 Antropocentrismo.
 Neoplatonismo.
 Nacionalismo.
 ...
PRESENÇA DAS CARACTERÍSTICAS
“Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descont...
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Francisco de Miranda,
(1495-1558).
Luís Vaz de Camões,
(1525-1580).
Antônio Ferreira,
(1528-156...
Primeira publicação de Os Lusíadas
do autor Luís Vas de Camões.
HOUVE CLASSICISMO NO BRASIL?
Descoberto em 1500, no século que, em Portugal,
dominava o Classicismo, o Brasil, por muitas ...
OBRIGADO!
REFERÊNCIAS:
• http://juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura006.asp
• http://br.answers.yahoo.com/questio...
Classicismo ou quinhentismo
Classicismo ou quinhentismo
Classicismo ou quinhentismo
Classicismo ou quinhentismo
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Classicismo ou quinhentismo

4.874 Aufrufe

Veröffentlicht am

Trabalho sobre o movimento literário Classicismo ou quinhentismo.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Classicismo ou quinhentismo

  1. 1. MOVIMENTOS LITERÁRIOS Classicismo
  2. 2. CPM-DENDEZEIROS DISCIPLINA: Português PROFESSORA: Margareth TURMA: 2º Ano K GRUPO: Caique França Dieise Sousa Gabriel Oliveira Isabela Oliveira Laura Beatriz Ronaldo Assis
  3. 3. O QUE É LITERATURA? A palavra Literatura vem do latim “litterae” que significa “letras” e significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem.
  4. 4. CLASSICISMO
  5. 5. O QUE FOI O CLASSICISMO? Foi um movimento em que houve uma retomada da influência da cultura greco-romana que ocorreu seguido do humanismo. Onde reacendeu o antropocentrismo.
  6. 6. LITERATURA DE INFORMAÇÃO Corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa.
  7. 7. LITERATURA DE FORMAÇÃO Padre José de Anchieta Poesia didática - que tinha o objetivo de dar exemplos moralizantes aos indígenas.
  8. 8. CONTEXTO HISTÓRICO E ORIGEM O Classicismo teve início na Itália no século XIV e apogeu no final do século XVI e espalhou-se rapidamente pela Europa, com a criação da imprensa as informações eram divulgadas com maior rapidez. O classicismo ocorreu dentro de um grandioso momento histórico social, o Renascimento.
  9. 9. CARACTERÍSTICAS  Individualismo.  Universalismo.  Racionalismo.  Antropocentrismo.  Neoplatonismo.  Nacionalismo.  Paganismo.  Predomínio da razão.  Influência da cultura greco-romana.  Fusionismo: mitologia pagã e cristã.  Simplicidade, clareza e concisão.  Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (rigor e perfeição formal).  Mimese (imitação da natureza: Aristóteles).  Soneto (2 Quartetos e 2 Tercetos).  Versos com até dez sílabas métricas (estilo doce novo e Medida nova).  Rimas consoantes, por vezes até ricas.
  10. 10. PRESENÇA DAS CARACTERÍSTICAS “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo amor?” RIMAS-Soneto de Luís Vaz de Camões _______________________________ “Olhai que há tanto tempo que, cantando O vosso Tejo e os vossos lusitanos, A Fortuna me traz peregrinando, Novos trabalhos vendo e novos danos: ..... A troco dos descansos que esperava, Das capelas de louro que me honrassem, Trabalhos nunca usados me inventaram, Com que em tão duro estado me deitaram ..... Vede, Ninfas, que engenhos de senhores O vosso Tejo cria valerosos, Que assim sabem prezar, com tais favores, A quem os faz, cantando, gloriosos!“ Os Lusíadas, Canto VII
  11. 11. PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS Francisco de Miranda, (1495-1558). Luís Vaz de Camões, (1525-1580). Antônio Ferreira, (1528-1569).
  12. 12. Primeira publicação de Os Lusíadas do autor Luís Vas de Camões.
  13. 13. HOUVE CLASSICISMO NO BRASIL? Descoberto em 1500, no século que, em Portugal, dominava o Classicismo, o Brasil, por muitas causas, não teve condições de dar início à colonização e ao processo cultural. Entre as raras manifestações literárias do século, destaca-se o teatro jesuítico.
  14. 14. OBRIGADO!
  15. 15. REFERÊNCIAS: • http://juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura006.asp • http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080604105521A AbRPlT • http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_classicista • http://www.sempretops.com/estudo/classicismo-resumo/ • http://linguaemmovimento.blogspot.com.br/2013/01/literatura-de- informacao-e-literatura.html • http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/278085

×