Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Sistema reprodutor feminino49 e 51

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Sistema reprodutor feminino49 e 51

  1. 1. SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Profª. Cacilda
  2. 2. SISTEMA REPRODUTOR FEMININO  É constituído por:  uma vulva (genitália externa),  uma vagina,  um útero,  duas tubas uterinas (ovidutos ou trompas de Falópio),  dois ovários.  Está localizado no interior da cavidade pélvica.
  3. 3. SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
  4. 4. Vulva (Genitália Externa)  Delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios  recobertos por pêlos pubianos na mulher reprodutivamente madura.  Mais internamente, outra prega cutâneo- mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios  protegem a abertura da uretra e da vagina.  Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil  homólogo ao pênis do homem.
  5. 5. Vulva (Genitália Externa)  Prepúcio do clitóris (clitoriano): dobra de pele que envolve o clitóris.  Monte de Vênus: coxim gorduroso, que diminui o impacto durante a relação sexual  localizado acima do prepúcio clitoriano.  Óstio (meato) uretral externo: orifício por onde sai a urina  localizado entre os pequenos lábios.  Vestíbulo da vagina: é um espaço localizado entre os pequenos lábios.
  6. 6. Vulva (Genitália Externa)  Hímen: membrana circular que protege a entrada (óstio) da vagina  fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é perfurado no centro, podendo ter diversas formas  geralmente se rompe nas primeiras relações sexuais.  Carúncula himenal: é o que restou do hímen após várias relações sexuais  principalmente após o parto.
  7. 7. HOMOLOGIA DOS ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS
  8. 8. Vagina  Canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos  é o órgão feminino de cópula.  Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin  secretam um muco lubrificante.  Possibilita também a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
  9. 9. Útero  Órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pêra invertida.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio.  Está subdividido em fundo, corpo, istmo e cérvix (colo do útero).
  10. 10. Tubas uterinas  Também chamadas ovidutos ou trompas de Falópio.  Dois ductos com cerca de 10 cm de comprimento que unem o ovário ao útero.  Epitélio de revestimento formado por células ciliadas  batimentos dos cílios microscópicos e movimentos peristálticos impelem o gameta feminino até o útero.  Subdividida em 4 partes, desde o útero até ovário: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
  11. 11. Ovários  São as gônadas femininas  responsáveis pela produção dos gametas femininos  ovogênese.  Produzem estrógeno e progesterona  hormônios sexuais femininos.
  12. 12. CIRCUITO HIPOTÁLAMO/HIPÓFISE  Freqüentemente o sistema nervoso interage com o endócrino formando mecanismos reguladores bastante precisos.  Hipotálamo: localizado no encéfalo diretamente acima da hipófise, é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamados fatores desencadeadores (ou de liberação).
  13. 13. HORMÔNIOS FEMININOS P U B E R D A D E E s tim u la o d e s e n v o lv im e n to d o s f o lí c u lo s o v a r i a n o s F S H E s tim u la a o v u la ç ã o L H A D E N O H IP Ó F I S E L i b e r a ç ã o d e g o n a d o t r o f in a s H IP O T Á L A M O F a t o r e s li b e r a d o r e s d e g o n a d o t r o f i n a s
  14. 14. HORMÔNIOS OVARIANOS FEMININOS  A- Que apresentam secreção controlada pelos hormônios gonadotróficos da hipófise: 1- Estrogênio (estrógeno): secretado pelo folículo ovariano  controla o desenvolvimento das características sexuais secundárias, inicia o crescimento do endométrio durante o ciclo menstrual. 2- Progesterona: secretada pelo corpo lúteo  indispensável para a implantação do óvulo fertilizado e para o desenvolvimento inicial do embrião.Mantém o crescimento do endométrio.  B- Relaxina: secretada pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez:  aumenta o número de receptores para ocitocina  preparação para o trabalho de parto.  produz ligeiro amolecimento das articulações pélvicas e de suas cápsulas articulares  flexibilidade necessária para o parto.
  15. 15. HORMÔNIOS FEMININOS
  16. 16. - Estrogênio - Características Sexuais Secundárias  Aumento da musculatura lisa do útero e mais...
  17. 17. Progesterona  Relacionada com a preparação das mamas para a secreção láctea.
  18. 18. Progesterona  Relacionada com a preparação do útero para a aceitação do embrião.
  19. 19. CICLO MENSTRUAL  1° dia do ciclo  1° dia da menstruação.  Ovulação  ocorre sempre por volta do 14° dia antes da próxima menstruação  dia da menstruação (n) – 14 = dia da ovulação. Período fértil  geralmente 9 dias no mês  4 dias antes da ovulação + ovulação + 4 dias após a ovulação.
  20. 20. CICLO MENSTRUAL  Ex.: Uma mulher com ciclo regular de 28 dias, menstruou no dia 22 de setembro. Qual a data provável da próxima ovulação e do próximo período fértil? Considere o período fértil como sendo de 9 dias. 22 23 24 25 26 27 28 29 30 [01   02     03     04     05     06     07     08     09] 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
  21. 21. ATO SEXUAL  Ereção e lubrificação. T o q u e , e s t im u l a ç ã o g e n it a l, m a s s a g e m , s o n h o s , v i s ã o , p e n s a m e n t o s , c h e i r o , a u d iç ã o e t c . a b e r t u r a d o c a n a l v a g i n a l I n g u r g i t a m e n t o ( e r e ç ã o ) d a s m a s s a s d e t e c id o e r é t i l a o r e d o r d a v a g i n a l u b r i f ic a ç ã o S e c r e ç ã o d e m u c o p e l a s g l â n d u la s d e B a r t h o l in E S T I M U L A Ç Ã O P A R A S S I M P Á T I C A : p o r ç ã o c a u d a l d a m e d u l a e s p i n h a l E S T I M U L A Ç Ã O S E X U A L
  22. 22. ATO SEXUAL
  23. 23. ATO SEXUAL  Orgasmo: quando o grau de estimulação sexual (maior na área do clitóris) atinge intensidade suficiente, o útero e as tubas uterinas iniciam contrações peristálticas rítmicas, em direção à cavidade abdominal (orgasmo). Acredita-se que as contrações peristálticas impulsionem o sêmen para as tubas uterinas.

×