Anzeige

max weber.pptx

28. Mar 2023
Anzeige

Más contenido relacionado

Anzeige

Último(20)

max weber.pptx

  1. Aula 06
  2. •Fundou a disciplina chamada – Sociologia da Religião,estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas. •Fundou a escola sociológica interpretativa ou compreensiva •Suas principais obras são: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Economia e Sociedade. 1920 - Falece em Munique no dia 14 de junho conseqüência de uma pneumonia aguda. Apresentando Max Weber 1864 - Max Weber nasce em Erturt, Alemanha, a 21 de abril. De família de burgueses liberais Foi um sociólogo, economista e historiador.
  3. 04- Tempo é dinheiro! O que diria Max Weber diante da absurda máquina de alimentar com que se debate Carlitos?
  4. Caminhos da racionalidade Max Weber certamente diria que aquela máquina fictícia ridiculariza os inventos que a sociedade ocidental criou para produzir mais, lucrar mais, acumular mais. Mas o que levam as pessoas aceitarem ou concordarem com certas mudanças, como regras, leis aparentemente absurdas ainda em nossos dias?
  5. Max WEBER 1864-1920 Tem preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Então o indivíduo pode mudar a sociedade através de suas ações? De certa forma sim, desde que sua ação se torne uma ação social (quando é aceita por uma parcela significativa da população), ou seja quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar essa ação. Agir em sociedade implica um certo grau de racionalidade .
  6. Max WEBER PENSAMENTO SOCIOLÓGICO A Sociologia de Max Weber tem como premissa a ideia de que a sociedade não é uma “coisa” exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais. A sociedade para Weber não é aquilo que pesa sobre os indivíduos, mas aquilo que se veicula entre eles.
  7. Concepção durhkeimiana Concepção weberiana
  8. Max Weber procurou compreender por que a vida cotidiana moderna se tornou tão diferente daquela que predominava nas sociedades tradicionais ou pré-industriais - , e isso ocorreu basicamente, porque todas as relações das pessoas com o mundo ao seu redor - relações econômicas, políticas, sociais e religiosas e até mesmo artísticas – foram sendo impregnadas por um jeito racional de agir. Ex: Na economia deve-se aproveitar bem o tempo para produzir mais. MaxWEBER
  9. Max Weber se diferencia sociólogos, Marx e Durkheim dos outros dois por sua análise Diferenciação com as teorias de Marx e Durkheim individualista da sociedade. Ele não comungava da concepção da sociedade como algo distinto dos indivíduos, mas acreditava que as relações mantidas pelos sujeitos compunham uma teia resultante das ações sociais de responsabilidade dos indivíduos. Para ele o capitalismo é dominado pela ascensão da ciência e da burocracia – organizações de larga escala.
  10. Tendência à racionalização O mundo ocidental tende inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social. Ações estratégicas Planejar Controle Eficiência BUROCRACIA São afetados pela burocracia: Da administração pública à gestão de negócios privados, da máfia à polícia, das relações afetivas às formas de lazer, escolas, clubes, etc. MaxWEBER
  11. Racionalização Desencantamento Predomínio da razão; da ciência; da técnica Prevalência da lógica do capital; Decadência da cultura (vista como mercadoria); Progresso econômico / científico não acompanhado da diminuição da desigualdade social. Indícios do desencantamento MaxWEBER
  12. Max W BER1864- 1920 WEBER DURKHEIM FATO SOCIAL Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais. Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social exterior ao indivíduo generalização. AÇÃO SOCIAL Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, que lhe confere o caráter social. Fruto da coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra. INDIVÍDUO Tem significado e especificidade. O indivíduo é subordinado pela sociedade. FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e compreender os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade. Explicar a sociedade: encontrar soluções para a vida social: comparar as sociedades.
  13. Max WEBER Compreensão das ações sociais Weber utilizou o termo desencantamento para descrever a maneira pela qual o pensamento científico no mundo moderno havia varrido as forças da sentimentalidade do passado. Por conta disso, Weber verificou que, para compreender as ações sociais, era necessário da sociedade averiguar o funcionamento capitalista, que não trazia mais em seu bojo apenas concepções religiosas ou místicas da realidade, mais princípios racionais, ou seja, havia meios e fins para as ações que permeavam as relações sociais.
  14. Max WEBER Agir em sociedade implica um certo grau de racionalidade por parte de quem age, e implica no fato de que esta racionalidade de cada indivíduo sempre está referida aos outros indivíduos que os cercam. Ação social racional com relação a fins/ Comportamento racional com relação a fins – é aquele que se orienta por meios tidos como adequados (subjetivamente) para obter fins determinados, fins estes tidos como indiscutíveis pelo indivíduo (subjetivamente). Exemplo: Vou à escola pensando em me formar e ganhar dinheiro. Qual, então, é a racionalidade perfeita ou ideal para Weber? É a adequação entre os meios de que você se vale para agir e os fins que você objetiva alcançar com esta ação.
  15. Tipos de ação social AÇÃO AFETIVA AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS
  16. Max WEBER Método de análise: Compreensivo O cientista deve compreender o sentido da ação social, seu desenvolvimento e efeitos sem julgar a validez da conduta. Escola A realidade social é formada por infinitos NEXOS CAUSAIS – conexões de sentido. Fenômeno Não é possível a compreensão da realidade em sua totalidade.
  17. Max WEBER O que seria, então, a sociologia compreensiva? É a sociologia que se refere à análise dos comportamentos movidos pela racionalidade dos sujeitos com relação aos outros. Para Weber: -Os comportamentos dos atores são interpretados como sendo dotados de intencionalidade, como sendo ações propriamente ditas. -O indivíduo constitui o único portador de um comportamento provido de sentido, de intencionalidade. Conceitos como Estado, capitalismo ou Igreja reduzem-se a categorias que se referem a determinados modos de o homem agir em sociedade. -A tarefa da sociologia é interpretar este agir de modo que ele se torne um agir compreensível, e isto significa, sem exceção, um agir de homens que se relacionam uns com os outros.
  18. Max WEBER EM RESUMO: Agir em comunidade é comportar-se com base na expectativa de que os outros também se comportem de um determinado modo. - Agir em sociedade é um agir no qual as expectativas se baseiam nos regulamentos sociais vigentes. Exemplo: acredito que alguém não vai matar uma pessoa, não apenas porque imagino que goste dela, mas porque tem certeza de que os assassinos são condenados e presos pelo sistema legal vigente. Além de pouco afetivo, praticar este ato seria bastante irracional. Quando o indivíduo calcula que é melhor agir com base nas regras também porque os outros agem igualmente segundo as regras, ele está agindo em sociedade.
  19. Max WEBER1864-1920 A Ética Capitalismo Protestante e o espírito do Segundo Weber, o protestantismo, com sua disciplina ascética, gera condutas adequadas ao capitalismo, visto que, o protestantismo prega uma vida austera e de muito trabalho, sem gastos excessivos nem ociosidade. Essa conduta leva necessariamente ao aumento da produtividade e da poupança, gerando riqueza.
Anzeige