Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

capitalismo fases e características.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
O capitalismo
O capitalismo
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 26 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie capitalismo fases e características.pptx (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

capitalismo fases e características.pptx

  1. 1. ALLAN RICARDO DE M. CAMARGO Geografia fases e características capitalismo
  2. 2. Quais as características do Capitalismo comercial Quais as características do MERCANTINLISMO Quais as características do artesanato e a manufatura O que foi As Grandes Navegações Quais as características do Capitalismo industrial Quais as características do Primeira Revolução Industrial: Quais as características do Segunda Revolução Industrial: Quais as características do terceira Revolução Industrial: Defina Informática: Defina Telemática : Defina Biotecnologia: QUESTÕES PARA REFLETIR E ESCREVER Quais as características do Capitalismo financeiro Quais as características do Capitalismo de uma maneira geral
  3. 3. O SISTEMA CAPITALISTA O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII O SISTEMA CAPITALISTA O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII
  4. 4. Fases do capitalismo Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro. Capitalismo comercial Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura (leia o boxe abaixo) e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam. Capitalismo comercial Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura (leia o boxe abaixo) e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam. Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.
  5. 5. MERCANTINLISMO • Excedente de produção deu inicio as trocas que facilitou a produção de manufaturas. • Com as trocas aparece as feiras que são muradas e chamadas de burgos daí o nome burguês (comerciante prospero). • Os burgueses são fortalecidos com o surgimento do protestantismo e o retorno dos reis e posteriormente a figura do estado
  6. 6. MERCANTINLISMO • Portugal e Espanha se aventuram em alto mar em busca de novas rotas para o oriente. • Com os Italianos dominando o mar Mediterrâneo eles se aventuram em terras desconhecidas como a África e posteriormente as Américas. • A busca de matéria prima e mercado consumidor foi que motivou as grandes navegações.
  7. 7. O mapa 1450 se trata do velho mundo que era o mundo conhecido pelos europeus, já em 1550 foi descoberto o novo mundo as Américas e posteriormente a Oceania e Antártida.
  8. 8. O artesanato e a manufatura As principais formas de produção de mercadorias no capitalismo comercial eram o artesanato e a manufatura. No artesanato, o artesão trabalhava sozinho, manualmente, usando as próprias ferramentas. Ele era, portanto, dono dos meios de produção e do resultado de seu trabalho. Na manufatura, a técnica também era artesanal, mas as tarefas eram desempenhadas por grande número de trabalhadores, sob a direção de uma pessoa, dona dos meios de produção e do produto final. Nessa etapa, intermediária entre o artesanato e a indústria, tiveram início a divisão de tarefas e o emprego de máquinas simples.
  9. 9. Na primeira ilustração, observe a produção artesanal de cerâmica. Na segunda, observe uma manufatura com maior número de trabalhadores para a produção de sapatos
  10. 10. As Grandes Navegações propiciaram às principais potências europeias da época implantar o sistema colonial em diversas regiões do mundo. As colônias se tornaram fornecedoras de mão de obra escravizada, de matérias-primas e de metais preciosos e consumidoras dos bens produzidos nos países europeus (metrópoles). O comércio de mercadorias e a exploração das colônias, ao longo dos séculos XVI a XVIII, possibilitaram a ampliação da acumulação de capital pela burguesia. Observe no mapa abaixo as principais rotas comerciais do período A partir do fim do século XIX, as potências europeias decidiram controlar definitivamente territórios asiáticos e africanos, de menor desenvolvimento econômico, em um processo denominado neocolonialismo. Dessa maneira, conquistaram territórios — por intermédio de relações diplomáticas, cooptação de líderes locais e das forças militares — e impuseram seus interesses econômicos, políticos e culturais.
  11. 11. Com o neocolonialismo, consolidou-se a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, marcada pela relação de poder e de dominação europeia sobre os Estados orientais. A intensificação dessa relação permitiu um maior intercâmbio entre os povos dessas duas grandes regiões do mundo. Porém, o conhecimento sobre os orientais, o que denominamos de orientalismo, foi construído com base em estereótipos, fruto de uma visão eurocêntrica sobre as características culturais, isto é, línguas, costumes, história etc.
  12. 12. Capitalismo industrial Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria. Leia o boxe ao lado Capitalismo industrial Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria. Leia o boxe ao lado
  13. 13. Revolução Industrial destaque Tecnologias 1ª R. Ind. séc. XVIII,XIX 1712 Reino Unido Máquina a vapor e carvão mineral 2ª R. Ind. XIX 1860 E.U.A Petróleo, automóveis, eletricidade e telefone 3ª R. Ind. século XX 1946 Japão Tecnologias de ponta (informática, genética, robótica...).
  14. 14. • Primeira Revolução Industrial: carvão, mão-de-obra desqualificada barata e alta carga horária de trabalho. • Segunda Revolução Industrial: petróleo, mão-de-obra mais qualificada e redução da carga horária. • Terceira Revolução Industrial: solar, marés e de origem orgânica, mais qualificação e redução do tempo trabalhado.
  15. 15. • Informática: computador tornou-se um eletrodoméstico comum, videoconferência em tempo real, edifícios inteligentes. • Telemática : Ligação de computadores • Robótica: mais baratos e aperfeiçoados, não tem sindicatos, férias • Biotecnologia: Engenharia genético estudo dos genes e clonagem. Plantas mais resistente e mais produtiva.
  16. 16. Capitalismo financeiro As bolsas de valores são um dos grandes símbolos do capitalismo financeiro e um termômetro da economia mundial. Na fotografia, Bolsa de Valores de Nova York, Estados Unidos (2017).
  17. 17. É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. As indústrias faziam grandes operações de crédito a fim de obter capital para desenvolver inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. Com isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas — as ações — nas bolsas de valores. A compra de ações possibilita ao investidor obter lucro sem participar diretamente da produção das mercadorias.
  18. 18. As características do capitalismo Veja os principais aspectos que definem o sistema capitalista
  19. 19. Propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da mineração. Economia de mercado. Caracteriza-se pela atuação das empresas, que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura. Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair; se a produção é pequena, tende a aumentar
  20. 20. Concorrência. Para obter a maior rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de compra do consumidor e pode reduzir os preços. Trabalho assalariado. Por sua atividade, o trabalhador recebe um salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o valor diminui.
  21. 21. Ler a fotografia • Na fotografia, é possível identificar variedades de um mesmo produto? Que outros produtos você conhece e possuem grande variedade de tipos e de marcas? Qual aspecto do capitalismo está relacionado à grande quantidade de oferta?
  22. 22. O capitalismo e sua expansão no mundo Até o fim da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, os países com maior desenvolvimento vendiam produtos industrializados para os países em desenvolvimento e compravam deles matérias-primas. Essa relação era conhecida como Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Após o término do conflito, as grandes empresas dos países com maior desenvolvimento precisavam expandir o mercado consumidor, por isso começaram a instalar filiais fabris transnacionais em alguns países em desenvolvimento. Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia, que dispunham de matérias-primas e mão de obra baratas, além de grande mercado consumidor e de fontes de energia, foram alguns dos países escolhidos para abrigar essas empresas. 1 como é o sistema de funcionamento das DIT ?
  23. 23. Observe o mapa abaixo. 1 onde está localizado a maior parte das transnacionais 2 Qual a situação do Brasil ele tem ou não tem essas empresas?
  24. 24. FIM ESPERO QUE TENHAM GOSTADO ATÉ A PRÓXIMA

×