Anzeige
Anzeige

Más contenido relacionado

Anzeige

A Era Estalinista na URSS

  1. História – 9ºAno
  2. Quando Lenine morreu em 1924, o poder político da URSS passou para Estaline, líder do Partido Comunista. Este, com a finalidade de instaurar uma ditadura totalitária, pôs em prática um plano que consistiu em liquidar alguns quadros do Partido e do exército, bem como os demais opositores ao regime. Na Constituição de 1936, apresentada como sendo democrática, estavam consagrados direitos básicos dos cidadãos, como o de voto e liberdade de imprensa. Porém, na prática, o Partido Comunista controlava todos os setores da sociedade. Ao assumir os cargos de chefe do governo e de secretário-geral do partido, Estaline adquiriu um poder ilimitado, o que o permitiu desenvolver o culto da personalidade. Estaline levou esta soberania de forma extrema e exerceu medidas muito severas sobre o a população russa, como o KGB (Polícia Política) e os Gulags (Campos de Trabalho Forçado). Os historiadores referem-se a este regime como “regime do terror”.
  3. Quando Lenine morre em 1924, Estaline decide terminar com a NEP e criar uma sociedade socialista. A economia russa passou então a seguir um plano bem definido cujas metas eram a nacionalização de todos os meios de produção e o estabelecimento de uma economia planificada . Relativamente à coletivização dos meios de produção, o Estado acabou com o conceito de propriedade privada e nacionalizou a terra, as fábricas, os transportes e a atividade comercial. Quanto à economia, Estaline intensificou a participação do Estado neste setor que se viria a desenvolver com base nas seguintes propriedades: • Obediência a uma planificação rigorosa da economia, organizando-a em Planos Quinquenais. • Desenvolvimento da indústria pesada, com o objetivo de expandir os meios de comunicação e as unidades fabris. • Relativamente à agricultura, as terras foram tomadas pelo Estado, o que levou os grandes proprietários a revoltarem-se e a destruírem as suas colheitas e a matar o gado para que o Estado não se
  4. Os Planos Quinquenais, já referidos anteriormente, conseguiram restaurar a economia russa numa década apenas, levando o país a ser a terceira potência industrial do Mundo. Ainda assim o nível de vida da população russa manteve-se muito baixo.
Anzeige