Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

éTica

3.216 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

éTica

  1. 1. ÉticaMoralValoresÉticaObjetivo: Gerar a reflexão econsciência prática sobre oimportante papel da ética,da moral e dos valores.
  2. 2. Ética - O que é?É uma ciência prática e normativa queestuda o comportamento dos homens, queconvivem socialmente sob uma série denormas que lhes permitem ordenar suasações, as quais o mesmo grupo socialestabeleceu.
  3. 3. Estudo da ÉticaÉtica, do latim ethica, provém do grego"Ethikos", cujo significado é "caráter". Aética tem como objeto de estudo a morale a ação humana.A ética estuda a moral, e determina o queé bom, e a partir deste ponto de vista,como se deve agir. Ou seja, é a teoria ou aciência do comportamento moral.
  4. 4. A Moral"Esse político é corrupto", "Esse homem épouco apresentável", "Sua presença élouvável". Nestas declarações aparecemos termos "corrupto", "pouco apresentável"e "louvável" envolvendo avaliações demoral.
  5. 5. Conceito de MoralA palavra Moral tem sua origem no termo dolatim "mos, moris", cujo significado é "costume".Conjunto de costumes, crenças, valores enormas de uma pessoa ou grupo social, quefunciona como um guia para o trabalho, ouseja, que orienta sobre o bem ou mal - certo ouerrado - de uma ação.Conjunto de regras e normas de ações,destinada a regular as relações dos indivíduosem uma comunidade.
  6. 6. Diferenças entre Ética e MoralÉtica e moral são discutidos com igualsignificado. No entanto, em um nívelintelectual, enquanto que "a moral tende aser particular, pela concretude de seusobjetos, a ética tende a ser universal, pelaabstração de seus princípios.
  7. 7. Ato MoralTodo ato realizado pelo homem está sujeitoa aprovação ou sanção dos demais.Amoral - Sem moralImoral - Que vai conta a moral
  8. 8. Os ValoresOs valores são características morais quetodas as pessoas possuem, tais como ahumildade, a piedade e o respeito.
  9. 9. Conceito de ValorSe considera "valor" aquelas qualidades oucaracterísticas dos objetos, das ações oudas instituições, selecionadas ou eleitas demaneira livre e consciente. Servem aoindivíduo para orientar seuscomportamentos e ações,na satisfação de determinadasnecessidades.
  10. 10. ImportânciaOs valores são o que orientam a nossa conduta, com base nelesdecidimos como agir diante das diferentes situações que a vidanos impõe.Se relacionam principalmente com os efeitos que tem sobre o quefazemos para as pessoas, para a sociedade ou em nossoambiente geral.Suas principais funções são: * Motivam, impulsam a ação, dizem o quê fazer. * Dão significado aos comportamentos e os legitimam. * Servem como guia e orientação.A questão dos valores, da ética e da moral, está muito vinculadacom a dos direitos e obrigações do cidadão e do ser humano emgeral, por esta razão, ensinar os valores preparará as pessoas paraque suas decisões, atitudes e ações sejam respeitosas eresponsáveis, para si e para os demais.
  11. 11. CulturaA cultura é o conjunto de todas as formas eexpressões de uma determinadasociedade. Como tal, inclue costumes,práticas, códigos, normas e regras damaneira de ser, vestimenta, religião, rituais,comportamento e crenças. De outro pontode vista, pode-se dizer que a cultura é todaa informação e habilidade que possui o serhumano.
  12. 12. Mudança SocialUma mudança social é uma alteração daestrutura do sistema estabelecido, e asconsequências e manifestações, dessasestruturas ligadas as normas, aos valores eas mudanças internas e/ou externas,produto das mesmas.
  13. 13. IdentidadeConjunto de características próprias de umindivíduo ou de uma coletividade que oscaracterizam frente aos demais.Consciência individual ou coletiva que temde ser ela mesma e distinta das demais.
  14. 14. CostumeUm costume é uma prática socialenraizada. Geralmente se distingue entrebons costumes, aqueles que contam coma aprovação social, e os maus costumes,que são relativamente comuns, porém nãopossuem a aprovação social, e as vezes,leis são promulgadas para tratar demodificar a conduta.
  15. 15. HábitosO hábito é qualquer comportamentorepetido regularmente, que requer umpequeno ou nenhum raciocínio e éaprendido, ao invés de congênito.

×