SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 30
Christopher Damien Auretta   24 de Abril, 10:30  Uma ética para o mundo técnico-científico: o que os artistas e os pensadores nos ensinam  O poder e os limites da ciência: Que futuro para o século XXI?   Ciclo de conferências – 2009
"Uma ética para o mundo técnico-científico: o que os artistas e os pensadores nos ensinam"   Abordaremos questões de ética no nosso mundo actual, tão profundamente caracterizado pela evolução da tecnociência. Privilegiar-se-ão várias datas significativas: 1) 1859, data da publicação da obra  A Origem das Espécies  de Charles Darwin, uma obra que nos permitiu pensar de modo revolucionário o nosso lugar no universo natural;  2) 1948, data da publicação da  Declaração Universal dos Direitos Humanos , um texto que pretende definir e preservar o ser humano como detentor de uma dignidade absoluta bem como dotado de um conjunto de direitos inegáveis, e, por último, 3) 1958, ano em que pela primeira vez se referiu às  informações de tecnologia  (IT) que hoje em dia constituem a vasta rede electrónica mediante a qual se processam o tratamento e a transmissão de informação em suporte digital. Estas datas e os textos referidos deram à luz outros muitos textos que exprimem por sua vez o impacte profundo que estes textos tiveram e continuam a ter sobre a nossa maneira de pensar, viver, conviver, sentir e imaginar. Será que o século XXI poderá elaborar os seus próprios textos fundamentais como os citados mais acima? Poderá criar uma ética atenta ao mundo que a ciência e a tecnologia alteraram tão profundamente? Será que esta ética encorajará um diálogo alargado entre todos os entes – humanos e não-humanos, naturais e artificiais?  Uma ética educa a mente e encaminha o coração. No século XXI, aprenderemos a tornar-nos seres deveras capazes daquilo que a ética exige, isto é, a capacidade de escutar o nosso coração e o do próximo?   O nosso coração: esse estranho íntimo e íntimo estranho...
Antony Guidens
 
Ron Mueck
Premissa 1:  Reconhecemos rapidamente nos outros a experiência do sofrimento e/ou da injustiça (ou ainda de qualquer outra experiência que nos indica a presença do mal) porque, na verdade, nós, na nossa própria vida, já sofremos na pele o que consideramos ser um acto de injustiça.  O mal tem uma história, e essa história parece fazer parte da vida. E essa história, mesmo sendo a história doutros, é-nos familiar; é também a nossa história. Lição a tirar desta Premissa 1: Uma consciência ética surge no momento de uma  solidariedade implícita e/ou explícita  entre nós e aquele ser (ou aqueles seres) que vemos sofrer.
Premissa 2: Contudo, quando reconhemos o sofrimento dos outros, temos que tomar uma decisão, fazer uma escolha: podemos optar pela  indiferença  (e suprimir da nossa consciência a presença do Outro que sofre), dizendo que o que é  exterior  a nós está de facto longe das nossas preocupações, ou, alternativamente, podemos  identificar nesse Outro que sofre uma linha de continuidade com a nossa própria experiência , com a nossa própria experiência problemática (problemática porque sabemos – sempre – quando e como sofremos também).
Ron Mueck
Ron Mueck
 
Lição a tirar desta Premissa 2: O sofrimento (ou outra manifestação do mal, inclusive a injustiça) provoca em nós uma espécie de impasse (na dor sentimo-nos imobilizados, prisioneiros, talvez um pouco alienados da nossa própria vida), mas é também  um convite a uma consciência alargada  da condição humana e de toda a vida no planeta, pois damo-nos conta de que toda a vida é vulnerável à experiência do mal. Portanto, essa vida – aparentemente alheia e exterior que sofre – não é apenas uma entidade abstracta mas, sim, um reflexo da nossa própria vida. Partilhamos uma mesma história face ao mal.   Não somos apenas nós (na nossa individualidade imediata), mas, sim, somos quem somos porque estamos com os outros. Somos os laços que tecemos com os outros.
Ron Mueck
Premissa 3:  Quando optamos por alargar a nossa consciência para além da nossa individualidade imediata (saindo de um estado de indiferença) tornamo-nos conscientes da vida tal como existe fora de nós (eventualmente à escala do mundo, pois nada existe num estado de isolamento ou numa realidade fechada). Assim,  tornamo-nos conscientes da nossa participação na vida dos outros, tal como esses Outros participam também na nossa própria vida.  A dor separa-nos de nós e dos outros. A ética traça o caminho do reencontro. A ética é a ciência que sobrevive à dor e que vai para além da injustiça.  Tornamo-nos assim testemunhas .
Lição a tirar da premissa 3: A testemunha é muito mais do que um espectador da dor dos outros. A testemunha diz: quando sofremos, sentimo-nos sós mas também solidários. Quando somos testemunhas da vida e do mal de que sofrem os outros, fazemos desse sofrimento que nos parece exterior  uma espécie de sofrimento interior . Chama-se solidariedade e também exige de nós um estado de empatia para com os outros, em relação a essa realidade “exterior”. O ser indiferente é uma espécie de muralha; a testemunha é um ser poroso. E é também um chamamento. A arte responde profundamente a este chamamento de testemunha.
Maria Archer, “A vida tem preço”, in  A Urgência de Contar , org. Ana Paula Ferreira. Lisboa: Caminho, pp. 199-205) A beleza de Elsa era uma espécie de condão feliz que a natureza lhe dera ao nascer. Toda a gente considerava essa beleza como um bilhete de lotaria premiado com o casamento rico. Por volta dos quinze anos deslumbrou-se com os européis do palco e quis ser actriz mas a família opôs-se com escândalo e alarido. Actriz, ela, que podia casar rica? Devia educar-se e ser honesta e conservar boa reputação, porque esses trunfos são preciosos no jogo matrimonial e uma rapariga bonita, como ela, casa com quem quer.
 
Na longa noite de insónia a Elsa mediu o seu novo destino no compasso da própria resistência. Pobre? Uma existência modesta de senhora divorciada, pobre, que procura marido? Viver numa casa de renda económica, usar vestidos arranjados, perder as relações de categoria, estragar as mãos na cozinha, descer ao nível da humanidade vulgar? Não chorava pelo Rui: chorava pelo luxo que perdia perdendo o Rui. A família calcula que ela saiu alta noite, subtilmente, porque ninguém a sentiu. Tomou um táxi para Caxias. O motorista ainda a viu, em Caxias, a caminhar na avenida, uma mão poisada na balaustrada da praia. Em Caxias desapareceu. Todas as pesquisas foram inúteis e não se achou nem o seu rasto nem o seu corpo. (De  Há-de Haver uma Lei , Lisboa: Editora Argo, 1949, pp. 245-254)
Premissa 4:  No mundo moderno, nós transformamos o mundo, aumentando a soma das coisas que se encontram nele (a sociedade contemporânea inventa novos objectos por via da tecnologia e das ciência actuais, por exemplo). O mundo é composto cada vez mais das nossas invenções. Mas o mundo não é um palco passivo: esse mundo “aumentado”, essa soma de coisas inventadas por nós (esse mundo cada vez mais  recriado  pela tecnologia)  transforma-nos a nós também . O que se encontra aumentado em nós é: a nossa consciência de responsabilidade precisamente porque somos  criadores  de um mundo cada vez mais  recriado  por nós. O mundo é, portanto,  natural  bem como fruto das nossas intervençoes nos processos da vida, ou seja, é um mundo  artificial .
“ Experimental" de Robert Wallace (n. Springfield, Missouri, USA, 1932) Choose a maple wing, dry and grey if you prefer. Holding it between thumb and forefinger, split the casing. Delicate as spring green, folded, miniature,  a life waits to unfurl and journey toward the sun. _______________________________________________________ (In   Poems of Science , Penguin, 1984)
“ Experiência científica” de Robert Wallace Pega num broto de acerácea ressequido e desbotado (à tua escolha). Segura-o entre o polegar e o indicador, com ajuda da unha do outro polegar, esmaga o invólucro. Delicado de um verde renascente, iminente, miniatura, uma vida espera por desabrochar e rumar ao sol.  ____________________________
 
 
 
 
Premissa 5:  A ética compromete-nos a uma história diferente : a partir de uma situação de injustiça e de sofrimento, a consciência leva-nos a construir uma história pessoal e social mais exigente, mais responsável, mais complexa,  a efectuar actos de comunicação em que a escuta mútua é essencial , e a uma nova maneira de nos exprimirmos com as palavras (com todas as linguagens artísticas). Estas linguagens devem ser cada vez mais sintonizadas à realidade deste mundo por nós inventado, um mundo complexo, exigente, em perpétua transformação, isto é, para sempre inacabado.
Ron Mueck
Lição a tirar desta Premissa 5: A ética não é uma ciência acabada: é um processo de alargamento da nossa consciência. A ética é um processo de aprendizagem nunca concluído. A ética é uma ciência que passa pelo indivíduo mas que visa a transformação de toda uma comunidade humana. Até certo ponto a ética coloca-nos num terreno especial: somos, na óptica da ética, seres mistos: ao mesmo tempo individuos e comunitários, singulares e plurais, unos e múltiplos. Como estabelecer, então, um bom diálogo entre nós e NÓS?
 
 
Premissa final: A ética é uma ciência que nasce com os seres humanos:  sabemos que, para vivermos, devemos conviver com outros (não temos alternativa!), e, para aprendermos o que é deveras necessário para sobrevivermos neste mundo, devemos estabelecer regras essenciais de convivência e de compreensão mútua. Finalmente, para produzirmos uma cultura realmente ética, devemos fazer da nossa consciência ética uma prática diária e concreta.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Desenvolvimento científico e tecnológico
Desenvolvimento científico e tecnológicoDesenvolvimento científico e tecnológico
Desenvolvimento científico e tecnológicoJoão Martins
 
O que é a ciência
O que é a ciênciaO que é a ciência
O que é a ciênciaunesp
 
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - Fundamentos
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - FundamentosCiência Ambiental e Interdisciplinaridade - Fundamentos
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - FundamentosVitor Vieira Vasconcelos
 
Ciência com consciência
Ciência com consciênciaCiência com consciência
Ciência com consciênciatatisoares77
 
Ciência: Frases e Definições
Ciência: Frases e DefiniçõesCiência: Frases e Definições
Ciência: Frases e Definiçõesvivianegarcia
 
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric HobsbawnAprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric HobsbawnVitor Vieira Vasconcelos
 
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)O conhecimento do conhecimento científico(Morin)
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)Francione Brito
 
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos Santos
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos SantosTecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos Santos
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos SantosMatheus Passavante
 
Café filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docCafé filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docalemisturini
 
Café filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docCafé filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docalemisturini
 
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaRefletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaarrowds7
 

Was ist angesagt? (20)

Desenvolvimento científico e tecnológico
Desenvolvimento científico e tecnológicoDesenvolvimento científico e tecnológico
Desenvolvimento científico e tecnológico
 
Ciencia
CienciaCiencia
Ciencia
 
O que é a ciência
O que é a ciênciaO que é a ciência
O que é a ciência
 
Ocupação Territorial do Brasil
Ocupação Territorial do BrasilOcupação Territorial do Brasil
Ocupação Territorial do Brasil
 
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - Fundamentos
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - FundamentosCiência Ambiental e Interdisciplinaridade - Fundamentos
Ciência Ambiental e Interdisciplinaridade - Fundamentos
 
Ciencia tecnologia sociedade ambiente
Ciencia tecnologia sociedade ambienteCiencia tecnologia sociedade ambiente
Ciencia tecnologia sociedade ambiente
 
Ciência com consciência
Ciência com consciênciaCiência com consciência
Ciência com consciência
 
Ciência com consciência
Ciência com consciênciaCiência com consciência
Ciência com consciência
 
A crise da filosofia culturalista
A crise da filosofia culturalistaA crise da filosofia culturalista
A crise da filosofia culturalista
 
Ciência: Frases e Definições
Ciência: Frases e DefiniçõesCiência: Frases e Definições
Ciência: Frases e Definições
 
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric HobsbawnAprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
Aprendizes e Feiticeiros - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
 
1.ciência e técnica
1.ciência e técnica 1.ciência e técnica
1.ciência e técnica
 
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)O conhecimento do conhecimento científico(Morin)
O conhecimento do conhecimento científico(Morin)
 
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos Santos
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos SantosTecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos Santos
Tecnologia e Seleção - Laymert Garcia dos Santos
 
Ciência, introdução.
Ciência, introdução.Ciência, introdução.
Ciência, introdução.
 
Café filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docCafé filosofico2 .doc
Café filosofico2 .doc
 
Filosofia
FilosofiaFilosofia
Filosofia
 
Café filosofico2 .doc
Café filosofico2 .docCafé filosofico2 .doc
Café filosofico2 .doc
 
Bioética
BioéticaBioética
Bioética
 
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciênciaRefletindo filosoficamente sobre a ciência
Refletindo filosoficamente sobre a ciência
 

Andere mochten auch

Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia
Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologiaRiscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia
Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologiaAntónio Morais
 
Conhecimento vulgar e conhecimento cientifico
Conhecimento vulgar e conhecimento cientificoConhecimento vulgar e conhecimento cientifico
Conhecimento vulgar e conhecimento cientificoanabelamatosanjos
 
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da Costa
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da CostaPoderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da Costa
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da CostaJoaquim Melro
 
Conhecimento científico evolução metodologia ciência
Conhecimento científico evolução metodologia ciênciaConhecimento científico evolução metodologia ciência
Conhecimento científico evolução metodologia ciênciaMarieta Almeida
 
Dualismo epistemológico
Dualismo epistemológicoDualismo epistemológico
Dualismo epistemológicoSaul P. Juarez
 
Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Ciência, tecnologia, sociedade e ambienteCiência, tecnologia, sociedade e ambiente
Ciência, tecnologia, sociedade e ambienteMaria Lopes
 
Clonagem filosofia
Clonagem filosofiaClonagem filosofia
Clonagem filosofiaHugo Quintal
 
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezesguest9578d1
 
Etica y tecnociencia.2pdf
Etica y tecnociencia.2pdfEtica y tecnociencia.2pdf
Etica y tecnociencia.2pdfPaula lopez
 
A ciencia através dos tempos
A ciencia através dos temposA ciencia através dos tempos
A ciencia através dos temposMonica Alves
 
Platão
PlatãoPlatão
Platãorafael
 
Etica y ciencia
Etica y cienciaEtica y ciencia
Etica y cienciacreac cc
 
Conhecimento e Ciência
Conhecimento e CiênciaConhecimento e Ciência
Conhecimento e CiênciaRobson Santos
 
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERAL
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERALTEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERAL
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERALcarlosbidu
 

Andere mochten auch (20)

Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia
Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologiaRiscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia
Riscos/Benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia
 
Conhecimento vulgar e conhecimento cientifico
Conhecimento vulgar e conhecimento cientificoConhecimento vulgar e conhecimento cientifico
Conhecimento vulgar e conhecimento cientifico
 
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da Costa
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da CostaPoderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da Costa
Poderes e limites da ciência -Cilco de conferências Conf Plamira Fontes da Costa
 
A evolução da ciência
A evolução da ciênciaA evolução da ciência
A evolução da ciência
 
Conhecimento científico evolução metodologia ciência
Conhecimento científico evolução metodologia ciênciaConhecimento científico evolução metodologia ciência
Conhecimento científico evolução metodologia ciência
 
Senso comum x conhecimento científico
Senso comum x conhecimento científicoSenso comum x conhecimento científico
Senso comum x conhecimento científico
 
Dualismo epistemológico
Dualismo epistemológicoDualismo epistemológico
Dualismo epistemológico
 
Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Ciência, tecnologia, sociedade e ambienteCiência, tecnologia, sociedade e ambiente
Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
 
Clonagem filosofia
Clonagem filosofiaClonagem filosofia
Clonagem filosofia
 
CIÊNCIA, O PODER E OS RISCOS
CIÊNCIA, O PODER E OS RISCOSCIÊNCIA, O PODER E OS RISCOS
CIÊNCIA, O PODER E OS RISCOS
 
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes
"Os poderes e limites da ciência...Resumo comun Marta de Menezes
 
Etica y tecnociencia.2pdf
Etica y tecnociencia.2pdfEtica y tecnociencia.2pdf
Etica y tecnociencia.2pdf
 
Ensino 5 O dom de Ciência
Ensino 5   O dom de CiênciaEnsino 5   O dom de Ciência
Ensino 5 O dom de Ciência
 
A ciencia através dos tempos
A ciencia através dos temposA ciencia através dos tempos
A ciencia através dos tempos
 
Platão
PlatãoPlatão
Platão
 
O que é ciência
O que é ciênciaO que é ciência
O que é ciência
 
El Dualismo en la Filosofía de Platón
El Dualismo en la Filosofía de PlatónEl Dualismo en la Filosofía de Platón
El Dualismo en la Filosofía de Platón
 
Etica y ciencia
Etica y cienciaEtica y ciencia
Etica y ciencia
 
Conhecimento e Ciência
Conhecimento e CiênciaConhecimento e Ciência
Conhecimento e Ciência
 
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERAL
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERALTEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERAL
TEMAS CONTEMPORÂNEOS - REVISÃO GERAL
 

Ähnlich wie Uma ética para o mundo técnico-científico

Um novo saber
Um novo saberUm novo saber
Um novo sabereducarems
 
Da necessidade de um pensamento complexo
Da necessidade de um pensamento complexoDa necessidade de um pensamento complexo
Da necessidade de um pensamento complexoMarcos CAVALCANTI
 
Saber cuidar. Leonardo Boff. Resumo
Saber cuidar. Leonardo Boff. ResumoSaber cuidar. Leonardo Boff. Resumo
Saber cuidar. Leonardo Boff. ResumoNeuzelito Filho
 
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsLeon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsFernando Anselmo
 
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271Jorge Moreira
 
“Psicologia, uma (nova) introdução” resumo
“Psicologia, uma (nova) introdução”   resumo“Psicologia, uma (nova) introdução”   resumo
“Psicologia, uma (nova) introdução” resumoNicolas Pelicioni
 
O InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da VidaO InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da VidaJNR
 
Mia couto-o-escritor-e-a-ciencia
Mia couto-o-escritor-e-a-cienciaMia couto-o-escritor-e-a-ciencia
Mia couto-o-escritor-e-a-cienciaHelena Maria
 
Estudo do livro Roteiro lição 21
Estudo do livro Roteiro lição 21Estudo do livro Roteiro lição 21
Estudo do livro Roteiro lição 21Candice Gunther
 
Teoria do Conhecimento
Teoria do ConhecimentoTeoria do Conhecimento
Teoria do ConhecimentoMarta Cunha
 
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e Morin
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e MorinAula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e Morin
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e MorinMarco Bonito
 
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediuns
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediunsLeon denis-os-espiritos-e-os-mediuns
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediunsEWALDO DE SOUZA
 
Ensaio sobre a filosofia de tchilar
Ensaio sobre a filosofia de tchilarEnsaio sobre a filosofia de tchilar
Ensaio sobre a filosofia de tchilarFiloTchila
 
O grande enigma leon denis
O grande enigma   leon denisO grande enigma   leon denis
O grande enigma leon denisHelio Cruz
 

Ähnlich wie Uma ética para o mundo técnico-científico (20)

Fluzz pilulas 22
Fluzz pilulas 22Fluzz pilulas 22
Fluzz pilulas 22
 
Um novo saber
Um novo saberUm novo saber
Um novo saber
 
Da necessidade de um pensamento complexo
Da necessidade de um pensamento complexoDa necessidade de um pensamento complexo
Da necessidade de um pensamento complexo
 
Damatta
DamattaDamatta
Damatta
 
Fluzz capítulo 3
Fluzz capítulo 3Fluzz capítulo 3
Fluzz capítulo 3
 
Ma 6ano ul1_v3n-line
Ma 6ano ul1_v3n-lineMa 6ano ul1_v3n-line
Ma 6ano ul1_v3n-line
 
Saber cuidar. Leonardo Boff. Resumo
Saber cuidar. Leonardo Boff. ResumoSaber cuidar. Leonardo Boff. Resumo
Saber cuidar. Leonardo Boff. Resumo
 
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsLeon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
 
Texto6 P7
Texto6 P7Texto6 P7
Texto6 P7
 
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271
A Vida no Centro do Universo, Revista o instalador 271
 
“Psicologia, uma (nova) introdução” resumo
“Psicologia, uma (nova) introdução”   resumo“Psicologia, uma (nova) introdução”   resumo
“Psicologia, uma (nova) introdução” resumo
 
O InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da VidaO InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da Vida
 
O InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da VidaO InefáVel Sentido Da Vida
O InefáVel Sentido Da Vida
 
Mia couto-o-escritor-e-a-ciencia
Mia couto-o-escritor-e-a-cienciaMia couto-o-escritor-e-a-ciencia
Mia couto-o-escritor-e-a-ciencia
 
Estudo do livro Roteiro lição 21
Estudo do livro Roteiro lição 21Estudo do livro Roteiro lição 21
Estudo do livro Roteiro lição 21
 
Teoria do Conhecimento
Teoria do ConhecimentoTeoria do Conhecimento
Teoria do Conhecimento
 
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e Morin
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e MorinAula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e Morin
Aula 06 - Epistemologias contemporâneas modernas - Deleuze e Morin
 
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediuns
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediunsLeon denis-os-espiritos-e-os-mediuns
Leon denis-os-espiritos-e-os-mediuns
 
Ensaio sobre a filosofia de tchilar
Ensaio sobre a filosofia de tchilarEnsaio sobre a filosofia de tchilar
Ensaio sobre a filosofia de tchilar
 
O grande enigma leon denis
O grande enigma   leon denisO grande enigma   leon denis
O grande enigma leon denis
 

Mehr von Joaquim Melro

Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...
Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...
Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...Joaquim Melro
 
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...Joaquim Melro
 
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos Depois
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos DepoisEbook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos Depois
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos DepoisJoaquim Melro
 
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARESSABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARESJoaquim Melro
 
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...Joaquim Melro
 
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"Joaquim Melro
 
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...Joaquim Melro
 
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...Joaquim Melro
 
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...Joaquim Melro
 
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...Joaquim Melro
 
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa conferê...
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa  conferê..."O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa  conferê...
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa conferê...Joaquim Melro
 
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)Joaquim Melro
 
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?Joaquim Melro
 
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de Menezes
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de MenezesPoderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de Menezes
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de MenezesJoaquim Melro
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Joaquim Melro
 
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Joaquim Melro
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de MorteArgumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de MorteJoaquim Melro
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morteArgumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morteJoaquim Melro
 
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1Joaquim Melro
 

Mehr von Joaquim Melro (20)

Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...
Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...
Ciclo de Conferências PENSAR A (NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: ...
 
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...
Palestras FCT 2021-2022 - ESCOLA- MUNDO DO TRABALHO: QUE DESAFIOS À ESCOLA E ...
 
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos Depois
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos DepoisEbook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos Depois
Ebook Paulo Freire – A Educação como prática da Liberdade – 50 Anos Depois
 
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARESSABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
SABERES EM DIÁLOGO: PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
 
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...
Ciclo de Conferências Em Busca de um Mundo Melhor: Ciência, Educação e Humani...
 
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"
SEMINÁRIOS "FLORESTA E AMBIENTE - DA ECOLOGIA À ESTÉTICA E DA ÉTICA À EDUCAÇÃO"
 
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...
1.º CICLO DE COLÓQUIOS - Os AFETOS também são INCLUSIVOS: VIVÊNCIAS da SEXUAL...
 
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...
I CONGRESSO ESCOLA, LIDERANÇA, SUPERVISÃO E INCLUSÃO - ELSI (de 11 e 12 de no...
 
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...
Ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões, Inclusão e T...
 
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...
Ciclo de Seminários Ciência, Educação e Democracia - Programa geral (provisor...
 
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa conferê...
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa  conferê..."O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa  conferê...
"O que foi o holocausto? Uma Abordagem trasndisciplinar" - Programa conferê...
 
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)
Colóquio "FILOSOFIA, CONSCIÊNCIA E CRISE SOCIAL" (29 e 30 de janeiro 2016)
 
Palestra 2 12 015
Palestra 2 12 015Palestra 2 12 015
Palestra 2 12 015
 
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?
Filosofia para crianças: O que podemos aprender com Paulo Freire?
 
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de Menezes
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de MenezesPoderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de Menezes
Poderes e limites da ciência - Ciclo de conferências - Marta de Menezes
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
 
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de MorteArgumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morteArgumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morte
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de morte
 
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1
Argumentação e Filosofia - Questões Tema 1
 

Kürzlich hochgeladen

637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 

Kürzlich hochgeladen (20)

637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 

Uma ética para o mundo técnico-científico

  • 1. Christopher Damien Auretta   24 de Abril, 10:30 Uma ética para o mundo técnico-científico: o que os artistas e os pensadores nos ensinam O poder e os limites da ciência: Que futuro para o século XXI? Ciclo de conferências – 2009
  • 2. "Uma ética para o mundo técnico-científico: o que os artistas e os pensadores nos ensinam"   Abordaremos questões de ética no nosso mundo actual, tão profundamente caracterizado pela evolução da tecnociência. Privilegiar-se-ão várias datas significativas: 1) 1859, data da publicação da obra A Origem das Espécies de Charles Darwin, uma obra que nos permitiu pensar de modo revolucionário o nosso lugar no universo natural;  2) 1948, data da publicação da  Declaração Universal dos Direitos Humanos , um texto que pretende definir e preservar o ser humano como detentor de uma dignidade absoluta bem como dotado de um conjunto de direitos inegáveis, e, por último, 3) 1958, ano em que pela primeira vez se referiu às informações de tecnologia (IT) que hoje em dia constituem a vasta rede electrónica mediante a qual se processam o tratamento e a transmissão de informação em suporte digital. Estas datas e os textos referidos deram à luz outros muitos textos que exprimem por sua vez o impacte profundo que estes textos tiveram e continuam a ter sobre a nossa maneira de pensar, viver, conviver, sentir e imaginar. Será que o século XXI poderá elaborar os seus próprios textos fundamentais como os citados mais acima? Poderá criar uma ética atenta ao mundo que a ciência e a tecnologia alteraram tão profundamente? Será que esta ética encorajará um diálogo alargado entre todos os entes – humanos e não-humanos, naturais e artificiais?  Uma ética educa a mente e encaminha o coração. No século XXI, aprenderemos a tornar-nos seres deveras capazes daquilo que a ética exige, isto é, a capacidade de escutar o nosso coração e o do próximo? O nosso coração: esse estranho íntimo e íntimo estranho...
  • 4.  
  • 6. Premissa 1: Reconhecemos rapidamente nos outros a experiência do sofrimento e/ou da injustiça (ou ainda de qualquer outra experiência que nos indica a presença do mal) porque, na verdade, nós, na nossa própria vida, já sofremos na pele o que consideramos ser um acto de injustiça. O mal tem uma história, e essa história parece fazer parte da vida. E essa história, mesmo sendo a história doutros, é-nos familiar; é também a nossa história. Lição a tirar desta Premissa 1: Uma consciência ética surge no momento de uma solidariedade implícita e/ou explícita entre nós e aquele ser (ou aqueles seres) que vemos sofrer.
  • 7. Premissa 2: Contudo, quando reconhemos o sofrimento dos outros, temos que tomar uma decisão, fazer uma escolha: podemos optar pela indiferença (e suprimir da nossa consciência a presença do Outro que sofre), dizendo que o que é exterior a nós está de facto longe das nossas preocupações, ou, alternativamente, podemos identificar nesse Outro que sofre uma linha de continuidade com a nossa própria experiência , com a nossa própria experiência problemática (problemática porque sabemos – sempre – quando e como sofremos também).
  • 10.  
  • 11. Lição a tirar desta Premissa 2: O sofrimento (ou outra manifestação do mal, inclusive a injustiça) provoca em nós uma espécie de impasse (na dor sentimo-nos imobilizados, prisioneiros, talvez um pouco alienados da nossa própria vida), mas é também um convite a uma consciência alargada da condição humana e de toda a vida no planeta, pois damo-nos conta de que toda a vida é vulnerável à experiência do mal. Portanto, essa vida – aparentemente alheia e exterior que sofre – não é apenas uma entidade abstracta mas, sim, um reflexo da nossa própria vida. Partilhamos uma mesma história face ao mal. Não somos apenas nós (na nossa individualidade imediata), mas, sim, somos quem somos porque estamos com os outros. Somos os laços que tecemos com os outros.
  • 13. Premissa 3: Quando optamos por alargar a nossa consciência para além da nossa individualidade imediata (saindo de um estado de indiferença) tornamo-nos conscientes da vida tal como existe fora de nós (eventualmente à escala do mundo, pois nada existe num estado de isolamento ou numa realidade fechada). Assim, tornamo-nos conscientes da nossa participação na vida dos outros, tal como esses Outros participam também na nossa própria vida. A dor separa-nos de nós e dos outros. A ética traça o caminho do reencontro. A ética é a ciência que sobrevive à dor e que vai para além da injustiça. Tornamo-nos assim testemunhas .
  • 14. Lição a tirar da premissa 3: A testemunha é muito mais do que um espectador da dor dos outros. A testemunha diz: quando sofremos, sentimo-nos sós mas também solidários. Quando somos testemunhas da vida e do mal de que sofrem os outros, fazemos desse sofrimento que nos parece exterior uma espécie de sofrimento interior . Chama-se solidariedade e também exige de nós um estado de empatia para com os outros, em relação a essa realidade “exterior”. O ser indiferente é uma espécie de muralha; a testemunha é um ser poroso. E é também um chamamento. A arte responde profundamente a este chamamento de testemunha.
  • 15. Maria Archer, “A vida tem preço”, in A Urgência de Contar , org. Ana Paula Ferreira. Lisboa: Caminho, pp. 199-205) A beleza de Elsa era uma espécie de condão feliz que a natureza lhe dera ao nascer. Toda a gente considerava essa beleza como um bilhete de lotaria premiado com o casamento rico. Por volta dos quinze anos deslumbrou-se com os européis do palco e quis ser actriz mas a família opôs-se com escândalo e alarido. Actriz, ela, que podia casar rica? Devia educar-se e ser honesta e conservar boa reputação, porque esses trunfos são preciosos no jogo matrimonial e uma rapariga bonita, como ela, casa com quem quer.
  • 16.  
  • 17. Na longa noite de insónia a Elsa mediu o seu novo destino no compasso da própria resistência. Pobre? Uma existência modesta de senhora divorciada, pobre, que procura marido? Viver numa casa de renda económica, usar vestidos arranjados, perder as relações de categoria, estragar as mãos na cozinha, descer ao nível da humanidade vulgar? Não chorava pelo Rui: chorava pelo luxo que perdia perdendo o Rui. A família calcula que ela saiu alta noite, subtilmente, porque ninguém a sentiu. Tomou um táxi para Caxias. O motorista ainda a viu, em Caxias, a caminhar na avenida, uma mão poisada na balaustrada da praia. Em Caxias desapareceu. Todas as pesquisas foram inúteis e não se achou nem o seu rasto nem o seu corpo. (De Há-de Haver uma Lei , Lisboa: Editora Argo, 1949, pp. 245-254)
  • 18. Premissa 4: No mundo moderno, nós transformamos o mundo, aumentando a soma das coisas que se encontram nele (a sociedade contemporânea inventa novos objectos por via da tecnologia e das ciência actuais, por exemplo). O mundo é composto cada vez mais das nossas invenções. Mas o mundo não é um palco passivo: esse mundo “aumentado”, essa soma de coisas inventadas por nós (esse mundo cada vez mais recriado pela tecnologia) transforma-nos a nós também . O que se encontra aumentado em nós é: a nossa consciência de responsabilidade precisamente porque somos criadores de um mundo cada vez mais recriado por nós. O mundo é, portanto, natural bem como fruto das nossas intervençoes nos processos da vida, ou seja, é um mundo artificial .
  • 19. “ Experimental" de Robert Wallace (n. Springfield, Missouri, USA, 1932) Choose a maple wing, dry and grey if you prefer. Holding it between thumb and forefinger, split the casing. Delicate as spring green, folded, miniature, a life waits to unfurl and journey toward the sun. _______________________________________________________ (In Poems of Science , Penguin, 1984)
  • 20. “ Experiência científica” de Robert Wallace Pega num broto de acerácea ressequido e desbotado (à tua escolha). Segura-o entre o polegar e o indicador, com ajuda da unha do outro polegar, esmaga o invólucro. Delicado de um verde renascente, iminente, miniatura, uma vida espera por desabrochar e rumar ao sol. ____________________________
  • 21.  
  • 22.  
  • 23.  
  • 24.  
  • 25. Premissa 5: A ética compromete-nos a uma história diferente : a partir de uma situação de injustiça e de sofrimento, a consciência leva-nos a construir uma história pessoal e social mais exigente, mais responsável, mais complexa, a efectuar actos de comunicação em que a escuta mútua é essencial , e a uma nova maneira de nos exprimirmos com as palavras (com todas as linguagens artísticas). Estas linguagens devem ser cada vez mais sintonizadas à realidade deste mundo por nós inventado, um mundo complexo, exigente, em perpétua transformação, isto é, para sempre inacabado.
  • 27. Lição a tirar desta Premissa 5: A ética não é uma ciência acabada: é um processo de alargamento da nossa consciência. A ética é um processo de aprendizagem nunca concluído. A ética é uma ciência que passa pelo indivíduo mas que visa a transformação de toda uma comunidade humana. Até certo ponto a ética coloca-nos num terreno especial: somos, na óptica da ética, seres mistos: ao mesmo tempo individuos e comunitários, singulares e plurais, unos e múltiplos. Como estabelecer, então, um bom diálogo entre nós e NÓS?
  • 28.  
  • 29.  
  • 30. Premissa final: A ética é uma ciência que nasce com os seres humanos: sabemos que, para vivermos, devemos conviver com outros (não temos alternativa!), e, para aprendermos o que é deveras necessário para sobrevivermos neste mundo, devemos estabelecer regras essenciais de convivência e de compreensão mútua. Finalmente, para produzirmos uma cultura realmente ética, devemos fazer da nossa consciência ética uma prática diária e concreta.