Estratégia de desenvolvimento de mercado: a organização continua a vender seus produtos atuais, mas também para novos mercados. Por exemplo, quando o mercado de aviação comercial entra em queda, a Embraer investe mais recursos para vender seus equipamentos militares.
Estratégia de desenvolvimento de produto: essa estratégia exige que a organização desenvolva novos produtos para vender nos seus mercados atuais. Para melhor satisfazer seus clientes (e sem dúvida atrair novos clientes também), o Grupo Accor tem várias marcas de hotéis – o sofisticado Sofitel, o tradicional Novotel, o barato Ibis e o Partenon direcionado a executivos.
Estratégia de diversificação: a organização desenvolve novos produtos para vender em novos mercados. Essa estratégia é arriscada porque ela não depende dos produtos de sucesso da organização ou da sua posição em mercados estabelecidos. Às vezes, ela funciona e às vezes não. Como um exemplo de diversificação (talvez radical), a griffe de roupa Gucci decidiu desenhar carros.
CHIAVENATO, I. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2020. p.182.
SEGUNDA ETAPA: vamos à parte prática: análise da matriz proposta.
Imagine que você é um(a) consultor(a) de negócio e mercado que presta assessoria a diversas empresas no segmento alimentício e, no momento, precisa desenvolver a avaliação de uma Matriz Ansoff dos produtos do grupo Nestlé, conforme é possível observar a seguir: