SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
Sistema Operativo UBUNTU Alexandra Costa Nº2 Eduarda Castro Nº25 Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos  10ºD
Introdução Com este trabalho pretendemos  dar a conhecer aos nossos colegas o sistema operativo UBUNTU.
O que é o Ubuntu? O Ubuntu é uma distribuição Linux baseada em Debian, com edições regulares (a cada seis meses), com uma grande atenção nos utilizadores e na facilidade de uso ("it should Just Work",TM) e um comprometimento com suporte e actualizações de segurança durante 18 meses para cada edição. O Ubuntu usa as versões mais recentes do Gnome e uma selecção de software (para desktop e servidores) num simples CD (ou DVD) de instalação. Estão também disponíveis outros ambientes de trabalho, em geral suportados pela comunidade como é o caso do KDE. Existem também CD/DVD de instalação focados para um ou outro segmento de utilizadores, como é o caso do Edubuntu. Com uma instalação base Ubuntu pode facilmente converter entre diferentes ambientes de trabalho ou aplicações instaladas por omissão (veja como em Ambientes De Trabalho e Ubuntu Segmentos).
Edições regulares e previsíveis A equipa do Ubuntu lança uma nova edição a cada 6 meses. Esta inclui o último Kernel, servidor X, Gnome e outras aplicações-chave, com um suporte de 18 meses de actualizações importantes. A primeira edição pública do Ubuntu foi a Ubuntu 4.10 Preview (denominada: Warty Warthdog). Pode efectuar o download do CD de instalação ou encomendá-lo a título gratuito por correio.
Instalação simples e fácil O Ubuntu procura a facilidade e simplicidade na instalação. Ainda existem algumas passagens em que poderá ter algumas dificuldades, mas uma instalação normal correrá bem na grande maioria dos casos. A instalação e aplicações chave estão contidas apenas num CD (também está disponível uma versão DVD), sendo que um grande universo de aplicações estarão disponíveis para fácil instalação através da internet. Num computador típico, a instalação do Ubuntu poderá ser completada em cerca de 25 minutos.Caso sinta alguma dificuldade na instalação do Ubuntu, saiba que não terá que a repetir quando quiser actualizar o seu Ubuntu para uma nova versão, uma vez que também as actualizações totais são disponibilizadas online (inclusivé, se possuir uma versão Breezy ou posterior, será prontamente notificado da existência de uma nova versão no seu ambiente de trabalho).
Utilizável imediatamente Quando completar a instalação, o Ubuntu estará pronto a usar. Terá disponível um conjunto completo de aplicações de produtividade, internet, desenho e criação gráfica, jogos etc. O CD fornecerá uma atmosfera óptima para o seu ambiente de trabalho com muitas aplicações instaladas por omissão. Contudo, existem muitas centenas de outras aplicações disponíveis para instalação através da internet à distância de um clique.
Depois do tutorial que a iZNovidade fez para instalar o Ubuntu 9.04 numa pen como se fosse um “Live CD”, surge aquele que realmente nós queríamos! Agora poderá levar consigo o Ubuntu instalado numa pen (como sistema operativo) e correr em qualquer PC, tendo sempre os seus documentos no seu Ubuntu 9.04 disponível numa pequena pen! O processo é muito simples e a iZNovidade vai explicar passo por passo. Primeiro temos que ter o Ubuntu 9.04 num “live cd” ou “live pen”, caso for uma pen terá que ter pelo menos 1GB. Como a iZNovidade fez tudo com uma pen de apenas 1GB terá que ver este tutorial para instalar o Ubuntu 9.04 na pen como live.
Passando o tutorial, vamos entrar no Ubuntu 9.04 como live, no nosso ambiente de trabalho vamos ver o icon “Install” e clicar lá! (Neste momento a pen onde será instalada o sistema operatvio Ubuntu 9.04 já deve estar conectada ao PC, a pen deverá ter pelo menos 4GB livres. Certifique-se que o pc está ligado à internet, pois serão feitas actualizações durante a instalação.)
Windows pelo Ubuntu em seu PC Colunista ensina a colocar sistema operacional gratuito em computador.Ubuntu já vem completo para usar programas e navegar na Internet.
Antes de mostrar como instalar, algumas curiosidades sobre este sistema: O termo Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos"  (fonte: Ubuntu-BR). A numeração das versões tem relação directa com o ano e mês de liberação para a comunidade, a actual foi disponibilizada no ano de 2008 (8) no mês de outubro (10). E existem actualizações do sistema a cada 6 meses, geralmente nos meses de Abril e Outubro.  Cada versão recebe um nome, exótico por sinal, ligado a um animal selvagem. A 8.10 é apelidada de Intrepid Ibex ou, em uma tradução bastante “livre” para o português, “bode intrépido”.
Instalação Após baixar o arquivo é preciso gravar um CD com ele. O arquivo é uma imagem, uma cópia perfeita de um disco. Para saber como gravar uma imagem, confira a coluna Como gravar arquivos em CDs e DVDs e criar partições no HD, onde apresentei o programa BurnAware. Na sua tela principal tem um botão, burn ISO image. que permite gravar CDs inicializáveis a partir de um arquivo de imagem (.ISO). Caso seja necessário manipular as partições do HD para separa espaço para a instalação do Ubuntu, vale a pena conhecer o EASEUS Partition Manager Home Edition. Caso não queira instalar em definitivo o Sistema em seu computador, é possível executá-lo a partir do CD. Mostrei como nos detalhamentos do lado. Tela inicial de instalação do Ubuntu
Tela de configuração regional do Ubuntu. Indicando o fuso-horário onde está o usuário do sistema. Ao iniciar o computador com o CD do Ubuntu, a primeira coisa a fazer é selecionar o idioma dos menus de instalação.  O item Português-Brasil está presente no canto direito da tela, na sequência, poderá escolher o tipo de instalação com que deseja prosseguir.  Se você deseja instalar em definitivo, use a opção Instalar o Ubuntu, e se quer apenas testar o sistema, sem que fiquem gravados dados no HD, use a opção Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador. Para este texto, usei a opção Instalar o Ubuntu. Esta operação não irá remover o seu Windows do HD – desde que não seja removida a partição do Windows.
Antes de copiar os arquivos necessários, é necessário executar algumas configurações básicas. Primeiro o idioma do sistema operacional, a opção Português Brasil já estará selecionada, bastando clicar em Avançar. A segunda tela tem um questionamento de localidade para definição do horário padrão.  A opção Brasil / São Paulo é também automática. Caso esteja em outro fuso horário, selecione-o. Caso contrário, basta clicar no botão Avançar.  Por fim o assistente de instalação irá questionar quanto ao teclado usado no computador, por padrão a opção Brasil / Brasil estará selecionada. Esta configuração é correcta para quem tem teclado ABNT-2, que é o usado por quase todos em nosso país. Tela de particionamento do HD, onde é possível selecionar a partição onde o sistema será instalado.
Tela de configuração de dados do usuário no Ubuntu. O próximo passo tem relação com as partições do HD. No meu caso, usei um disco único, como mostra a ilustração ao lado.  Quando estiver usando um HD com diversas partições utilize a opção manual por onde você poderá selecionar a partição do HD que reservou para o Ubuntu. Atenção: a partição selecionada será formatada para abrigar os arquivos do Linux, por isso certifique-se que escolheu uma que esteja vazia.  Feito este processo, todos os dados da partição serão perdidos.. O último passo do assistente serve para configurar os dados do usuário do sistema.
Nela é necessário preencher seu nome, um login para acesso ao sistema e também uma senha. O login será requerido na hora de acessar o sistema. Na sequência, basta avançar para que o Ubuntu seja instalado, o restante do processo é automático, e leva cerca de 10 minutos, dependendo do seu computador.Finalizada a instalação o computador deve ser reiniciado, abrindo a tela inicial do sistema, onde deve fornecer o login e senha cadastrados no passo anterior. Tela de boas vindas do Ubuntu.
Interface gráfica do Ubuntu. Simples e com um menu de ferramentas na parte superior da tela. Esta distribuição do Linux, assim como a grande maioria, tem controladores para os principais dispositivos do computador, instalando-os automaticamente. Quando iniciar o sistema pela primeira vez, certamente os controladores de rede, vídeo o áudio estarão operacionais, como no caso da instalação que realizei para esta coluna.  A organização dos itens dentro da interface gráfica do Ubuntu é bem simples e prática. A grande diferença é a inexistência da barra do iniciar na parte inferior da tela, tão comum no Windows. As ferramentas e opções do Ubuntu estão na parte superior da tela, como mostra a ilustração abaixo.
Sistema de ficheiros Para testar o desempenho dos sistemas de ficheiros, corremos 4 testes: copiar ficheiros de grande dimensão de USB para o HDD (disco rígido), copiar pequenos ficheiros de USB para o HDD, e copiar pequenos ficheiros do HDD para o HDD. Os testes entre HDDs copiaram dados desde uma parte do disco para outra, de forma a simular a cópia para um disco diferente. Para referência, o teste de grandes ficheiros foi constituído por 39 ficheiros numa pasta, perfazendo um total de 399MB. O teste de pequenos ficheiros compreendia 2.154 ficheiros em 127 pastas, perfazendo um total de 603MB. Cada um destes teste foram executados com a cache de escrita desabilitada, para garantir a escrita completa de ficheiros.
Requisitos Minimos Versão Live: Processador compatível Intel (Pentium IV ou superior)  512 MB de RAM (1 GB recomendado)  DVD-ROM com suporte de arranque do sistema (consultar BIOS)  7 GB de espaço livre no disco rígido (se for instalada)  Placa Gráfica SVGA (compatível VESA)  Rato Série, PS2, USB, Bluetooth  Placa de Rede (Ethernet ou WiFi). Para funcionamento com o eduroam é necessária uma placa wireless que suporte WPA Enterprise.
Versão Virtual: Processado compatível Intel (Pentium4 ou superior)  1 GB de RAM (2 GB recomendados)  7 GB livres no disco. O disco virtual pode ter no máximo 20 GB.  Placa Gráfica SVGA (compatível VESA)  Rato Série, PS2, USB  Placa de Rede (Ethernet ou WiFi)  Sistema Operativo Windows XP ou Linux para o VMware Player ou MacOS X 10.4.x para o VMware Fusion.
Conclusão Esperamos que com este trabalho todos os nossos colegas tenham ficado a saber melhor como funciona o Ubuntu e em que consiste.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Aula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsAula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsDaniel da Silva
 
Instalação le 5_multiterminal
Instalação le 5_multiterminalInstalação le 5_multiterminal
Instalação le 5_multiterminalThiago Catarino
 
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e música
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e músicaUtilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e música
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e músicaelizetearantes
 
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passos
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passosComo transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passos
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passosrichard_romancini
 
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...Jemerson Coutinho
 
Remover ViluciWare Ransomware
Remover ViluciWare RansomwareRemover ViluciWare Ransomware
Remover ViluciWare RansomwareMarkRutherford10
 
03 - Ferramentas administrativas - v1.0
03 - Ferramentas administrativas - v1.003 - Ferramentas administrativas - v1.0
03 - Ferramentas administrativas - v1.0César Augusto Pessôa
 
conhecendo o windows 7
conhecendo o windows 7conhecendo o windows 7
conhecendo o windows 7Eduardo Sena
 

Was ist angesagt? (20)

Formatacao
FormatacaoFormatacao
Formatacao
 
Como instalar o windows 7
Como instalar o windows 7Como instalar o windows 7
Como instalar o windows 7
 
Aula3
Aula3Aula3
Aula3
 
Aula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsAula de revisão de windows
Aula de revisão de windows
 
Dicas para windows xp
Dicas para windows xpDicas para windows xp
Dicas para windows xp
 
Instalação le 5_multiterminal
Instalação le 5_multiterminalInstalação le 5_multiterminal
Instalação le 5_multiterminal
 
Apo win7
Apo win7Apo win7
Apo win7
 
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e música
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e músicaUtilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e música
Utilizando o openshot do Linux-Editor de imagens e música
 
Apostila windows7
Apostila windows7Apostila windows7
Apostila windows7
 
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passos
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passosComo transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passos
Como transformar uma apresentação em um vídeo digital em 10 passos
 
Openshot Manual de Uso
Openshot Manual de UsoOpenshot Manual de Uso
Openshot Manual de Uso
 
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...
Apresentação do Curso de Formatação de Computadores e Note Books Brasil Trein...
 
Como instalar tudo em ubuntu
Como instalar tudo em ubuntuComo instalar tudo em ubuntu
Como instalar tudo em ubuntu
 
Remover ViluciWare Ransomware
Remover ViluciWare RansomwareRemover ViluciWare Ransomware
Remover ViluciWare Ransomware
 
Melhorar w7
Melhorar w7Melhorar w7
Melhorar w7
 
03 - Ferramentas administrativas - v1.0
03 - Ferramentas administrativas - v1.003 - Ferramentas administrativas - v1.0
03 - Ferramentas administrativas - v1.0
 
Apostila informatica basa funcionarios
Apostila informatica basa funcionariosApostila informatica basa funcionarios
Apostila informatica basa funcionarios
 
conhecendo o windows 7
conhecendo o windows 7conhecendo o windows 7
conhecendo o windows 7
 
License
LicenseLicense
License
 
Aula 8 semana
Aula 8 semanaAula 8 semana
Aula 8 semana
 

Andere mochten auch (12)

Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Instalar ubuntu server
Instalar ubuntu serverInstalar ubuntu server
Instalar ubuntu server
 
Presentación4
Presentación4Presentación4
Presentación4
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Sistema operativo ubuntu
Sistema operativo ubuntu   Sistema operativo ubuntu
Sistema operativo ubuntu
 
Sistema operativo de ubuntu
Sistema operativo de ubuntu Sistema operativo de ubuntu
Sistema operativo de ubuntu
 
Presentacion de ubuntu
Presentacion de ubuntuPresentacion de ubuntu
Presentacion de ubuntu
 
Ubuntu Linux
Ubuntu LinuxUbuntu Linux
Ubuntu Linux
 
Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Debian vs. Ubuntu
Debian vs. UbuntuDebian vs. Ubuntu
Debian vs. Ubuntu
 

Ähnlich wie Ubuntu

Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick MeerkatComo instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick MeerkatPaulo Guimarães
 
Kubuntu filipe simao n11 12 l
Kubuntu filipe simao n11 12 lKubuntu filipe simao n11 12 l
Kubuntu filipe simao n11 12 lginho17
 
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira Silva
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira SilvaWorkshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira Silva
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira SilvaTchelinux
 
Tutorial
TutorialTutorial
Tutorialsecesar
 
Tutorial
TutorialTutorial
Tutorialsecesar
 
Ubuntu versão final
Ubuntu versão finalUbuntu versão final
Ubuntu versão finalessa
 
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacional
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacionalComo formatar o pc e reinstalar o sistema operacional
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacional99732450
 
Instalando Ubuntu Server - Manual
Instalando Ubuntu Server - ManualInstalando Ubuntu Server - Manual
Instalando Ubuntu Server - ManualAparicio Junior
 
Ubuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio AlvesUbuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio Alvesflukso
 
Instalação - Ubuntu Linux
Instalação - Ubuntu LinuxInstalação - Ubuntu Linux
Instalação - Ubuntu Linuxacheiobyte
 
Linux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandoLinux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandogastaovalle
 
Linux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandoLinux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandogastaovalle
 
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoLizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoDw Dicas
 
Como instalar o windows 7 direto de um pendrive
Como instalar o windows 7 direto de um pendriveComo instalar o windows 7 direto de um pendrive
Como instalar o windows 7 direto de um pendriveCarla Oliveira
 

Ähnlich wie Ubuntu (20)

Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick MeerkatComo instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
 
Instalação e configuração
Instalação e configuraçãoInstalação e configuração
Instalação e configuração
 
Instalação e configuração de s.o
Instalação e configuração de s.oInstalação e configuração de s.o
Instalação e configuração de s.o
 
Instalação e configuração de S.O
Instalação e configuração de S.OInstalação e configuração de S.O
Instalação e configuração de S.O
 
Ubuntu Xubuntu Kubuntu
Ubuntu Xubuntu KubuntuUbuntu Xubuntu Kubuntu
Ubuntu Xubuntu Kubuntu
 
Kubuntu filipe simao n11 12 l
Kubuntu filipe simao n11 12 lKubuntu filipe simao n11 12 l
Kubuntu filipe simao n11 12 l
 
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira Silva
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira SilvaWorkshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira Silva
Workshop Ubuntu Linux: O desktop perfeito - Arlei Silveira Silva
 
Como usar GNOME Boxes.pdf
Como usar GNOME Boxes.pdfComo usar GNOME Boxes.pdf
Como usar GNOME Boxes.pdf
 
Tutorial
TutorialTutorial
Tutorial
 
Tutorial
TutorialTutorial
Tutorial
 
Ubuntu versão final
Ubuntu versão finalUbuntu versão final
Ubuntu versão final
 
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacional
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacionalComo formatar o pc e reinstalar o sistema operacional
Como formatar o pc e reinstalar o sistema operacional
 
Instalando Ubuntu Server - Manual
Instalando Ubuntu Server - ManualInstalando Ubuntu Server - Manual
Instalando Ubuntu Server - Manual
 
Ubuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio AlvesUbuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio Alves
 
Fedora 11 Release Party
Fedora 11 Release PartyFedora 11 Release Party
Fedora 11 Release Party
 
Instalação - Ubuntu Linux
Instalação - Ubuntu LinuxInstalação - Ubuntu Linux
Instalação - Ubuntu Linux
 
Linux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandoLinux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorando
 
Linux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorandoLinux para-iniciantes-explorando
Linux para-iniciantes-explorando
 
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoLizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
 
Como instalar o windows 7 direto de um pendrive
Como instalar o windows 7 direto de um pendriveComo instalar o windows 7 direto de um pendrive
Como instalar o windows 7 direto de um pendrive
 

Ubuntu

  • 1. Sistema Operativo UBUNTU Alexandra Costa Nº2 Eduarda Castro Nº25 Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 10ºD
  • 2. Introdução Com este trabalho pretendemos dar a conhecer aos nossos colegas o sistema operativo UBUNTU.
  • 3. O que é o Ubuntu? O Ubuntu é uma distribuição Linux baseada em Debian, com edições regulares (a cada seis meses), com uma grande atenção nos utilizadores e na facilidade de uso ("it should Just Work",TM) e um comprometimento com suporte e actualizações de segurança durante 18 meses para cada edição. O Ubuntu usa as versões mais recentes do Gnome e uma selecção de software (para desktop e servidores) num simples CD (ou DVD) de instalação. Estão também disponíveis outros ambientes de trabalho, em geral suportados pela comunidade como é o caso do KDE. Existem também CD/DVD de instalação focados para um ou outro segmento de utilizadores, como é o caso do Edubuntu. Com uma instalação base Ubuntu pode facilmente converter entre diferentes ambientes de trabalho ou aplicações instaladas por omissão (veja como em Ambientes De Trabalho e Ubuntu Segmentos).
  • 4. Edições regulares e previsíveis A equipa do Ubuntu lança uma nova edição a cada 6 meses. Esta inclui o último Kernel, servidor X, Gnome e outras aplicações-chave, com um suporte de 18 meses de actualizações importantes. A primeira edição pública do Ubuntu foi a Ubuntu 4.10 Preview (denominada: Warty Warthdog). Pode efectuar o download do CD de instalação ou encomendá-lo a título gratuito por correio.
  • 5. Instalação simples e fácil O Ubuntu procura a facilidade e simplicidade na instalação. Ainda existem algumas passagens em que poderá ter algumas dificuldades, mas uma instalação normal correrá bem na grande maioria dos casos. A instalação e aplicações chave estão contidas apenas num CD (também está disponível uma versão DVD), sendo que um grande universo de aplicações estarão disponíveis para fácil instalação através da internet. Num computador típico, a instalação do Ubuntu poderá ser completada em cerca de 25 minutos.Caso sinta alguma dificuldade na instalação do Ubuntu, saiba que não terá que a repetir quando quiser actualizar o seu Ubuntu para uma nova versão, uma vez que também as actualizações totais são disponibilizadas online (inclusivé, se possuir uma versão Breezy ou posterior, será prontamente notificado da existência de uma nova versão no seu ambiente de trabalho).
  • 6. Utilizável imediatamente Quando completar a instalação, o Ubuntu estará pronto a usar. Terá disponível um conjunto completo de aplicações de produtividade, internet, desenho e criação gráfica, jogos etc. O CD fornecerá uma atmosfera óptima para o seu ambiente de trabalho com muitas aplicações instaladas por omissão. Contudo, existem muitas centenas de outras aplicações disponíveis para instalação através da internet à distância de um clique.
  • 7. Depois do tutorial que a iZNovidade fez para instalar o Ubuntu 9.04 numa pen como se fosse um “Live CD”, surge aquele que realmente nós queríamos! Agora poderá levar consigo o Ubuntu instalado numa pen (como sistema operativo) e correr em qualquer PC, tendo sempre os seus documentos no seu Ubuntu 9.04 disponível numa pequena pen! O processo é muito simples e a iZNovidade vai explicar passo por passo. Primeiro temos que ter o Ubuntu 9.04 num “live cd” ou “live pen”, caso for uma pen terá que ter pelo menos 1GB. Como a iZNovidade fez tudo com uma pen de apenas 1GB terá que ver este tutorial para instalar o Ubuntu 9.04 na pen como live.
  • 8. Passando o tutorial, vamos entrar no Ubuntu 9.04 como live, no nosso ambiente de trabalho vamos ver o icon “Install” e clicar lá! (Neste momento a pen onde será instalada o sistema operatvio Ubuntu 9.04 já deve estar conectada ao PC, a pen deverá ter pelo menos 4GB livres. Certifique-se que o pc está ligado à internet, pois serão feitas actualizações durante a instalação.)
  • 9. Windows pelo Ubuntu em seu PC Colunista ensina a colocar sistema operacional gratuito em computador.Ubuntu já vem completo para usar programas e navegar na Internet.
  • 10. Antes de mostrar como instalar, algumas curiosidades sobre este sistema: O termo Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos"  (fonte: Ubuntu-BR). A numeração das versões tem relação directa com o ano e mês de liberação para a comunidade, a actual foi disponibilizada no ano de 2008 (8) no mês de outubro (10). E existem actualizações do sistema a cada 6 meses, geralmente nos meses de Abril e Outubro.  Cada versão recebe um nome, exótico por sinal, ligado a um animal selvagem. A 8.10 é apelidada de Intrepid Ibex ou, em uma tradução bastante “livre” para o português, “bode intrépido”.
  • 11. Instalação Após baixar o arquivo é preciso gravar um CD com ele. O arquivo é uma imagem, uma cópia perfeita de um disco. Para saber como gravar uma imagem, confira a coluna Como gravar arquivos em CDs e DVDs e criar partições no HD, onde apresentei o programa BurnAware. Na sua tela principal tem um botão, burn ISO image. que permite gravar CDs inicializáveis a partir de um arquivo de imagem (.ISO). Caso seja necessário manipular as partições do HD para separa espaço para a instalação do Ubuntu, vale a pena conhecer o EASEUS Partition Manager Home Edition. Caso não queira instalar em definitivo o Sistema em seu computador, é possível executá-lo a partir do CD. Mostrei como nos detalhamentos do lado. Tela inicial de instalação do Ubuntu
  • 12. Tela de configuração regional do Ubuntu. Indicando o fuso-horário onde está o usuário do sistema. Ao iniciar o computador com o CD do Ubuntu, a primeira coisa a fazer é selecionar o idioma dos menus de instalação.  O item Português-Brasil está presente no canto direito da tela, na sequência, poderá escolher o tipo de instalação com que deseja prosseguir.  Se você deseja instalar em definitivo, use a opção Instalar o Ubuntu, e se quer apenas testar o sistema, sem que fiquem gravados dados no HD, use a opção Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador. Para este texto, usei a opção Instalar o Ubuntu. Esta operação não irá remover o seu Windows do HD – desde que não seja removida a partição do Windows.
  • 13. Antes de copiar os arquivos necessários, é necessário executar algumas configurações básicas. Primeiro o idioma do sistema operacional, a opção Português Brasil já estará selecionada, bastando clicar em Avançar. A segunda tela tem um questionamento de localidade para definição do horário padrão.  A opção Brasil / São Paulo é também automática. Caso esteja em outro fuso horário, selecione-o. Caso contrário, basta clicar no botão Avançar.  Por fim o assistente de instalação irá questionar quanto ao teclado usado no computador, por padrão a opção Brasil / Brasil estará selecionada. Esta configuração é correcta para quem tem teclado ABNT-2, que é o usado por quase todos em nosso país. Tela de particionamento do HD, onde é possível selecionar a partição onde o sistema será instalado.
  • 14. Tela de configuração de dados do usuário no Ubuntu. O próximo passo tem relação com as partições do HD. No meu caso, usei um disco único, como mostra a ilustração ao lado.  Quando estiver usando um HD com diversas partições utilize a opção manual por onde você poderá selecionar a partição do HD que reservou para o Ubuntu. Atenção: a partição selecionada será formatada para abrigar os arquivos do Linux, por isso certifique-se que escolheu uma que esteja vazia.  Feito este processo, todos os dados da partição serão perdidos.. O último passo do assistente serve para configurar os dados do usuário do sistema.
  • 15. Nela é necessário preencher seu nome, um login para acesso ao sistema e também uma senha. O login será requerido na hora de acessar o sistema. Na sequência, basta avançar para que o Ubuntu seja instalado, o restante do processo é automático, e leva cerca de 10 minutos, dependendo do seu computador.Finalizada a instalação o computador deve ser reiniciado, abrindo a tela inicial do sistema, onde deve fornecer o login e senha cadastrados no passo anterior. Tela de boas vindas do Ubuntu.
  • 16. Interface gráfica do Ubuntu. Simples e com um menu de ferramentas na parte superior da tela. Esta distribuição do Linux, assim como a grande maioria, tem controladores para os principais dispositivos do computador, instalando-os automaticamente. Quando iniciar o sistema pela primeira vez, certamente os controladores de rede, vídeo o áudio estarão operacionais, como no caso da instalação que realizei para esta coluna.  A organização dos itens dentro da interface gráfica do Ubuntu é bem simples e prática. A grande diferença é a inexistência da barra do iniciar na parte inferior da tela, tão comum no Windows. As ferramentas e opções do Ubuntu estão na parte superior da tela, como mostra a ilustração abaixo.
  • 17. Sistema de ficheiros Para testar o desempenho dos sistemas de ficheiros, corremos 4 testes: copiar ficheiros de grande dimensão de USB para o HDD (disco rígido), copiar pequenos ficheiros de USB para o HDD, e copiar pequenos ficheiros do HDD para o HDD. Os testes entre HDDs copiaram dados desde uma parte do disco para outra, de forma a simular a cópia para um disco diferente. Para referência, o teste de grandes ficheiros foi constituído por 39 ficheiros numa pasta, perfazendo um total de 399MB. O teste de pequenos ficheiros compreendia 2.154 ficheiros em 127 pastas, perfazendo um total de 603MB. Cada um destes teste foram executados com a cache de escrita desabilitada, para garantir a escrita completa de ficheiros.
  • 18. Requisitos Minimos Versão Live: Processador compatível Intel (Pentium IV ou superior) 512 MB de RAM (1 GB recomendado) DVD-ROM com suporte de arranque do sistema (consultar BIOS) 7 GB de espaço livre no disco rígido (se for instalada) Placa Gráfica SVGA (compatível VESA) Rato Série, PS2, USB, Bluetooth Placa de Rede (Ethernet ou WiFi). Para funcionamento com o eduroam é necessária uma placa wireless que suporte WPA Enterprise.
  • 19. Versão Virtual: Processado compatível Intel (Pentium4 ou superior) 1 GB de RAM (2 GB recomendados) 7 GB livres no disco. O disco virtual pode ter no máximo 20 GB. Placa Gráfica SVGA (compatível VESA) Rato Série, PS2, USB Placa de Rede (Ethernet ou WiFi) Sistema Operativo Windows XP ou Linux para o VMware Player ou MacOS X 10.4.x para o VMware Fusion.
  • 20.
  • 21. Conclusão Esperamos que com este trabalho todos os nossos colegas tenham ficado a saber melhor como funciona o Ubuntu e em que consiste.