SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 45
Baixar para ler offline
Redes Industriais 
A Informática Aplicada no Chão das Fábricas
Introdução 
Quando falamos em Redes Industriais, a comunicação não é feita entre pessoas, como estamos acostumados nas Redes de Computadores convencionais, mas sim, entre os próprios dispositivos. 
A bem da verdade, é como se eles tivessem vontade própria e gerissem seus próprios destinos.
Introdução 
Quando falamos em Automação Industrial, falamos de “coisas” sem vida, que trabalham sozinhas, executando ordens vindas de outras “coisas” sem vida. Não é necessário uma pessoa fazer o que precisa ser feito. Complexo? Vejamos um exemplo. Suponhamos ter um tanque d’água de 1000 litros. Este tanque deve manter seu nível entre 30 e 80% de sua capacidade.
O que são Redes Industriais? 
No modelo tradicional, este tanque é controlado por uma pessoa que fica vigiando seu nível. Quando o nível da água no tanque está abaixo de 30%, a pessoa responsável vai até a válvula que controla a entrada de água no tanque e abre esta válvula de forma a permitir a entrada d’água ou um aumento da quantidade de água entrando no tanque.
O que são Redes Industriais? 
Com isso, o tanque começa a se encher de água. Em um determinado momento, o nível de água ultrapassa os 80% permitido. Então, esta mesma pessoa, corre até a válvula e a fecha, diminuindo ou interrompendo o fluxo d’água. 
Enquanto o nível estiver dentro do normal, a situação está controlada (e a pessoa tem seu momento de descanso).
Processo Manual
Processo Manual 
Vamos nos colocar no papel da pessoa que é responsável por esta atividade. Encontramos uma série de dificuldades, como por exemplo, a válvula pode ser longe do tanque, fazendo com que se fique andando por distâncias longas o tempo todo, nesse processo: “verifica o tanque – abre a válvula – verifica o tanque – fecha a válvula”.
Processo Manual 
Além de ser desgastante todo esse “passeio” de um lado pro outro, muitas vezes pode-se não ter a noção exata do quanto esta válvula deve ser aberta ou fechada, até mesmo pra evitar que se tenha que andar tanto. Além disso outro problema, a válvula pode ser grande e seu manuseio complicado, ou seja, esse processo de abrir e fechar a válvula pode ser bem pesado.
Automatizando o Processo 
Pelo exposto, vimos que a abertura e o fechamento desta válvula deve ser feito de forma automatizada. Para isto, precisamos dos seguintes equipamentos (além, é lógico, do tanque e da válvula): 
1 CLP (Controlador Lógico Programável); 
1 sensor de nível; 
1 posicionador de válvula.
Automatizando o Processo 
O responsável por todo o processo de fechamento e abertura da válvula é o CLP. O equipamento é chamado de Mestre nas Redes Industriais, pois dá ordens, ou seja, envia comandos para os equipamentos escravos, que neste caso são o sensor e o posicionador. O CLP é programado com uma sequência de lógicas e sua atuação vai variar de acordo com as informações que ele receber sobre o processo.
Automatizando o Processo 
Ele compara o valor recebido do sensor com o valor registrado, considerado normal. Se este valor estiver abaixo do normal, (neste exemplo, 30%), o CLP manda uma informação para o posicionador e este abre a válvula. Se o valor recebido for superior ao valor considerado normal, ele manda uma mensagem para que o posicionador feche a válvula. Se o valor estiver dentro da faixa, o CLP não toma nenhuma atitude.
Automatizando o Processo 
O sensor de nível será o responsável por detectar o nível d’água dentro do tanque e enviar esse valor para o CLP. O envio desses dados é feito constantemente, em tempo real. 
Já o posicionador é o responsável pela interface entre o CLP e a válvula. É ele quem atua abrindo ou fechando a válvula, de acordo com a necessidade.
Processo Automatizado
Processo Automatizado 
Notamos através deste simples exemplo a necessidade de se automatizar processos. Imaginemos agora uma indústria inteira, com seus múltiplos processos variados e complexos. A Automação é totalmente necessária. As Redes Industriais interligam todos os envolvidos no processo de automação e faz o transporte dos dados de um lado para outro. A seguir, vemos os dispositivos e sua área de atuação.
Processo Automatizado 
Reforçando: Em uma rede de comunicação, como a internet, a troca de dados é feita entre pessoas através de dispositivos eletrônicos. Nas Redes Industriais a comunicação é feita entre os próprios dispositivos eletrônicos, que neste caso, são: controladores, sensores, atuadores, posicionadores, PC, workstation, etc., que estão sempre interligados e se comunicando em tempo real.
Processo Automatizado 
Uma Rede Industrial permite fazer mais que apenas controlar os equipamentos, como mostrado no exemplo anterior, mas também torna possível acompanhar todo o processo de produção, estoque, e tudo que exista numa empresa. Controle de compra e venda, rastreio de produtos… Através da interligação entre todas as áreas de uma planta, é possível um controle completo.
Listagem de Dispositivos
Automatização & Benefícios 
A necessidade da automação na indústria e em diversos segmentos está associada às possibilidades de aumento na velocidade de processamento das informações, uma vez que as operações estão cada vez mais complexas e variáveis. No modelo de indústria atual, as partes de uma planta podem ser automatizadas, o que faz com que se tenha variados benefícios.
Automatização & Benefícios 
Entre os benefícios que a Automação proporciona, podemos citar: 
Economia de energia; 
Aumento da produtividade; 
Melhor controle de qualidade do produto; 
Segurança operacional; 
Entre outros.
Automatização & Benefícios 
Estes benefícios são conseguidos através da utilização de redes industriais. Estas redes podem ser divididas de três formas: 
Redes de Informação; 
Redes de Controle; 
Redes de Campo.
Tipos de Redes 
As Redes de Informação representam o nível mais elevado dentro de uma arquitetura. Em grandes corporações é natural a escolha de um backbone de grande capacidade para interligação de sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning), Supply Chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos) e EPS (Enterprise Production Systems). As redes atuam nos Níveis 4 e 5 da Listagem de Dispositivos.
Tipos de Redes 
Já as Redes de Controle tem como função interligar os sistemas industriais de Nível 2 aos sistemas de Nível 1. É possível também, que equipamentos de Nível 3 estejam ligados a este barramento, embora ressalte-se que está configuração é totalmente opcional. A supervisão pode ser humana ou automatizada.
Tipos de Redes 
Finalizando, as Redes de Campo, que também são conhecidas como fieldbus, garantem a conectividade entre os mais diversos dispositivos que atuam diretamente no Nível 1 (o denominado “chão de fábrica”) com os níveis superiores (sistemas de controle ou gerenciamento).
 Então, visando sempre a minimização de custos e o aumento da operacionalidade de uma aplicação introduziu-se o conceito de rede industrial para interligar os vários equipamentos de uma aplicação. A utilização de redes e protocolos digitais prevê um significativo avanço nas seguintes áreas: 
Custos de instalação, operação e manutenção;
Facilidade de diagnóstico da rede; 
Procedimentos de manutenção com gerenciamento de ativos; 
Fácil expansão e upgrades; 
Informação de controle e qualidade; 
Baixos tempos de ciclos; 
Várias topologias; 
Padrões abertos;
Determinismo (permite determinar com precisão o tempo necessário para a transferência de informações entre os integrantes da rede); 
Redundância em diversos níveis; 
Menor variabilidade nas medições com a melhoria das exatidões; 
Medições multivariáveis.
 Então, como está sendo mostrado, as vantagens de se automatizar os processos em uma planta são numerosas e o uso das Redes Industriais para se fazer a ligação entre todos os níveis hierárquicos da pirâmide de automação, a qual foi mostrada na Listagem dos Dispositivos, facilita, e muito, a vida das pessoas que trabalham em indústrias, principalmente graças aos chamados protocolos de Redes Industriais.
IP Ethernet é um padrão Ethernet industrial baseado fora das linhas de comunicação DeviceNet. IP Ethernet é utilizado na automação da manufatura, e é um padrão internacional para comunicações industriais e de semicondutores.
Modbus é um protocolo de rede simples que permite o controle e a transferência de dados entre dois dispositivos. É o mais usado dos protocolos industriais. Existem dois tipos de Modbus, o Modbus Serial e o Modbus TCP. O Modbus Serial usa RS232 e RS422 / RS485, enquanto o Modbus TCP usa Ethernet. Ambos formam o mesmo protocolo, exceto para as informações adicionais necessárias para lidar com a camada física.
DeviceNet é uma das plataformas líderes mundiais de automação industrial, amplamente utilizado na América do Norte, Japão e Austrália / Nova Zelândia. 
Ela atua diretamente nos melhores dispositivos da classe, incluindo Chips, Adaptadores (PCI, USB, PC104, ISA, Paralela) Software integrado, Software para PC e ferramentas de diagnóstico.
PROFIBUS é o protocolo de comunicação que é padrão mundial para automação industrial, e que oferece uma grande variedade de produtos líderes da indústria, incluindo ProfiTrace e COMbricks, que são produtos para resolução de problemas, bem como Hubs, repetidores, Cabos e muito mais! Vamos aprofundar mais um pouco.
O Protocolo Profibus define os parâmetros para dispositivos de automação de processo, como válvulas, transmissores, e posicionadores. Além disso, possui uma característica adicional que é a transmissão intrinsecamente segura, o que faz com que ele possa ser usado em áreas classificadas, ou seja, ambientes onde existe o perigo de explosão. É indicado para controlar variáveis analógicas em controle de processos. É encontrado predominantemente nas indústrias de transformação.
As principais vantagens deste protocolo são: 
Transmissão confiável das informações; 
Tratamento de status das variáveis; 
Sistema de segurança em caso de falha; 
Equipamentos com capacidade de autodiagnose; 
Integração com controle discreto em alta velocidade; 
Aplicações em qualquer segmento;
Redução de até 40% nos custos de instalação; 
Redução de até 25% nos custos de manutenção; 
Menor tempo de startup; 
Aumento significativo da funcionalidade, disponibilidade e segurança.
As principais características técnicas do Protocolo Profibus são: 
Topologia: Barramento, Árvore, Estrela, Mista. 
Camadas utilizadas: Física (Physical Layer), Enlace (Data Link Layer) e Interface com o Usuário (User Interface). 
Cada segmento de rede deve possuir um único elemento ativo no barramento de campo localizado na área não-classificada; 
Os demais equipamentos na área classificada são passivos;
Com estas informações básicas alcançamos o objetivo traçado para esta palestra, que é o de mostrar mais um campo de atuação para os tecnólogos formados pela FAETERJ. A área de Automação Industrial possui imensas semelhanças com a área de Redes de Comunicações tradicionais, mas é muito pouco explorada por nossos profissionais.
Para quem desejar se aprofundar no assunto, deixo aqui alguns links interessantes: 
www.SMAR.com.br 
http://www.automacaoindustrial.info/redes- industriais/ 
http://www.feng.pucrs.br/professores/tergolina/Redes_e_Protocolos_Industriais/?SUBDIRETORIO=Redes_e_Protocolos_Industriais
Wilson Mathias Pereira Florentino, Analista de Sistemas, formado pela FAETERJ, funcionário da FAETEC, lotado no CETEP Santa Cruz, e professor da Universidade Estácio de Sá, atuando no Pronatec, nas disciplinas de Eletrônica e Redes Industriais. 
Contatos: 
wilsonmathias@gmail.com 
Tel.: 98902-1575

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Basico de protocolos_2009
Basico de protocolos_2009Basico de protocolos_2009
Basico de protocolos_2009redesinforma
 
Protocolo de rede industrial
Protocolo de rede industrialProtocolo de rede industrial
Protocolo de rede industrialAgenor Filho
 
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SP
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SPApresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SP
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SPCarlos Mandolesi
 
Clp automacao redes_protocolos
Clp automacao redes_protocolosClp automacao redes_protocolos
Clp automacao redes_protocolosWellington barbosa
 
Apresentacao -aula_01_rede_industrial
Apresentacao  -aula_01_rede_industrialApresentacao  -aula_01_rede_industrial
Apresentacao -aula_01_rede_industrialMarcioRodrigues173060
 
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAO
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAOCOMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAO
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAOAntônio Adryane
 
Artigo 2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoes
Artigo   2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoesArtigo   2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoes
Artigo 2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoesThiago Ribeiro Pompermayer
 
Arquitetura control logix
Arquitetura control logixArquitetura control logix
Arquitetura control logixSaddam Lande
 
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02Carlos Veiga
 
protocolos industriais
protocolos industriais protocolos industriais
protocolos industriais Renato Campos
 
Redes cabeamento estruturado
Redes   cabeamento estruturadoRedes   cabeamento estruturado
Redes cabeamento estruturadorobinhoct
 
Cabeamento Predial e Industrial
Cabeamento Predial e IndustrialCabeamento Predial e Industrial
Cabeamento Predial e IndustrialBruna Alves
 
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01Carlos Veiga
 

Mais procurados (20)

Basico de protocolos_2009
Basico de protocolos_2009Basico de protocolos_2009
Basico de protocolos_2009
 
Protocolo de rede industrial
Protocolo de rede industrialProtocolo de rede industrial
Protocolo de rede industrial
 
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SP
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SPApresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SP
Apresentação sobre Redes Industriais na UNIP Jundiaí/SP
 
Automação traduzido
Automação traduzidoAutomação traduzido
Automação traduzido
 
Clp automacao redes_protocolos
Clp automacao redes_protocolosClp automacao redes_protocolos
Clp automacao redes_protocolos
 
Artigo 2008 - uma visao dos protocolos para redes ethernet industriais e su...
Artigo   2008 - uma visao dos protocolos para redes ethernet industriais e su...Artigo   2008 - uma visao dos protocolos para redes ethernet industriais e su...
Artigo 2008 - uma visao dos protocolos para redes ethernet industriais e su...
 
Redes industriais introducao
Redes industriais introducaoRedes industriais introducao
Redes industriais introducao
 
Rede ethernet
Rede ethernetRede ethernet
Rede ethernet
 
Apresentacao -aula_01_rede_industrial
Apresentacao  -aula_01_rede_industrialApresentacao  -aula_01_rede_industrial
Apresentacao -aula_01_rede_industrial
 
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAO
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAOCOMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAO
COMPARACAO_REDES_DE_AUTOMACAO
 
Artigo 2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoes
Artigo   2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoesArtigo   2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoes
Artigo 2008 - uma visao do protocolo industrial profinet e suas aplicacoes
 
Arquitetura control logix
Arquitetura control logixArquitetura control logix
Arquitetura control logix
 
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02
Aula05 - cabeamento estruturado - parte 02
 
protocolos industriais
protocolos industriais protocolos industriais
protocolos industriais
 
Redes cabeamento estruturado
Redes   cabeamento estruturadoRedes   cabeamento estruturado
Redes cabeamento estruturado
 
Cabeamento Predial e Industrial
Cabeamento Predial e IndustrialCabeamento Predial e Industrial
Cabeamento Predial e Industrial
 
Cabeamento estruturado
Cabeamento estruturadoCabeamento estruturado
Cabeamento estruturado
 
Rádio Modem RM2071
Rádio Modem RM2071Rádio Modem RM2071
Rádio Modem RM2071
 
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01
Aula04 - cabeamento estruturado - parte 01
 
Artigo 2009 - redes ethernet industrais visao geral
Artigo   2009 - redes ethernet industrais visao geralArtigo   2009 - redes ethernet industrais visao geral
Artigo 2009 - redes ethernet industrais visao geral
 

Destaque

Destaque (6)

TDC2016 - Rede CAN - Conceitos e Aplicações
TDC2016 - Rede CAN - Conceitos e AplicaçõesTDC2016 - Rede CAN - Conceitos e Aplicações
TDC2016 - Rede CAN - Conceitos e Aplicações
 
Protocolo Can
Protocolo CanProtocolo Can
Protocolo Can
 
Seminário sobre a mídia impressa
Seminário sobre a mídia impressa Seminário sobre a mídia impressa
Seminário sobre a mídia impressa
 
A imprensa
A imprensaA imprensa
A imprensa
 
Mídia impressa
Mídia impressaMídia impressa
Mídia impressa
 
Linguagens De ProgramaçãO Clp
Linguagens De ProgramaçãO ClpLinguagens De ProgramaçãO Clp
Linguagens De ProgramaçãO Clp
 

Semelhante a Redes industriais a informática aplicada no chão das fábricas

Automacao industrial indutrial 94 páginas
Automacao industrial indutrial 94 páginasAutomacao industrial indutrial 94 páginas
Automacao industrial indutrial 94 páginasAIRTON JUNIOR GERMANO
 
DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1
 DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1 DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1
DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1Marcus Java
 
aula9_tecnologia_processos.pdf
aula9_tecnologia_processos.pdfaula9_tecnologia_processos.pdf
aula9_tecnologia_processos.pdfElizabeteNunes9
 
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...TI Safe
 
5 sistemas supervisorios e redes industriais
5 sistemas supervisorios e redes industriais5 sistemas supervisorios e redes industriais
5 sistemas supervisorios e redes industriaisMarcos Sincerre
 
Instalações ited domótica - projeto integrado de comunicações
Instalações ited   domótica - projeto integrado de comunicaçõesInstalações ited   domótica - projeto integrado de comunicações
Instalações ited domótica - projeto integrado de comunicaçõesFrancisco Costa
 
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouchIvanir Silva
 
Automação e a Indústria Petroquímica
Automação e a Indústria PetroquímicaAutomação e a Indústria Petroquímica
Automação e a Indústria PetroquímicaAnderson Formiga
 

Semelhante a Redes industriais a informática aplicada no chão das fábricas (20)

Redes industriais
Redes industriaisRedes industriais
Redes industriais
 
Automacao industrial indutrial 94 páginas
Automacao industrial indutrial 94 páginasAutomacao industrial indutrial 94 páginas
Automacao industrial indutrial 94 páginas
 
Scada e scdc trabalho
Scada e scdc   trabalhoScada e scdc   trabalho
Scada e scdc trabalho
 
Trabalho final
Trabalho finalTrabalho final
Trabalho final
 
Automação industrial
Automação industrialAutomação industrial
Automação industrial
 
Clp
ClpClp
Clp
 
Apostila clp curso uerj 1
Apostila clp   curso uerj 1Apostila clp   curso uerj 1
Apostila clp curso uerj 1
 
Clp siemens s7 200
Clp siemens s7 200Clp siemens s7 200
Clp siemens s7 200
 
Apostila curso clp 2
Apostila   curso clp 2Apostila   curso clp 2
Apostila curso clp 2
 
Apostila curso clp
Apostila   curso clpApostila   curso clp
Apostila curso clp
 
ARTIGO
ARTIGOARTIGO
ARTIGO
 
DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1
 DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1 DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1
DISCIPLINA REDES 1 TRABALHO A1
 
aula9_tecnologia_processos.pdf
aula9_tecnologia_processos.pdfaula9_tecnologia_processos.pdf
aula9_tecnologia_processos.pdf
 
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...
[White paper] detectando problemas em redes industriais através de monitorame...
 
5 sistemas supervisorios e redes industriais
5 sistemas supervisorios e redes industriais5 sistemas supervisorios e redes industriais
5 sistemas supervisorios e redes industriais
 
Estudo dirigido 1
Estudo dirigido 1Estudo dirigido 1
Estudo dirigido 1
 
Instalações ited domótica - projeto integrado de comunicações
Instalações ited   domótica - projeto integrado de comunicaçõesInstalações ited   domótica - projeto integrado de comunicações
Instalações ited domótica - projeto integrado de comunicações
 
Clp s7200
Clp s7200Clp s7200
Clp s7200
 
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch
27817833 apostila-de-sistema-supervisorio-intouch
 
Automação e a Indústria Petroquímica
Automação e a Indústria PetroquímicaAutomação e a Indústria Petroquímica
Automação e a Indústria Petroquímica
 

Redes industriais a informática aplicada no chão das fábricas

  • 1. Redes Industriais A Informática Aplicada no Chão das Fábricas
  • 2. Introdução Quando falamos em Redes Industriais, a comunicação não é feita entre pessoas, como estamos acostumados nas Redes de Computadores convencionais, mas sim, entre os próprios dispositivos. A bem da verdade, é como se eles tivessem vontade própria e gerissem seus próprios destinos.
  • 3. Introdução Quando falamos em Automação Industrial, falamos de “coisas” sem vida, que trabalham sozinhas, executando ordens vindas de outras “coisas” sem vida. Não é necessário uma pessoa fazer o que precisa ser feito. Complexo? Vejamos um exemplo. Suponhamos ter um tanque d’água de 1000 litros. Este tanque deve manter seu nível entre 30 e 80% de sua capacidade.
  • 4. O que são Redes Industriais? No modelo tradicional, este tanque é controlado por uma pessoa que fica vigiando seu nível. Quando o nível da água no tanque está abaixo de 30%, a pessoa responsável vai até a válvula que controla a entrada de água no tanque e abre esta válvula de forma a permitir a entrada d’água ou um aumento da quantidade de água entrando no tanque.
  • 5. O que são Redes Industriais? Com isso, o tanque começa a se encher de água. Em um determinado momento, o nível de água ultrapassa os 80% permitido. Então, esta mesma pessoa, corre até a válvula e a fecha, diminuindo ou interrompendo o fluxo d’água. Enquanto o nível estiver dentro do normal, a situação está controlada (e a pessoa tem seu momento de descanso).
  • 7. Processo Manual Vamos nos colocar no papel da pessoa que é responsável por esta atividade. Encontramos uma série de dificuldades, como por exemplo, a válvula pode ser longe do tanque, fazendo com que se fique andando por distâncias longas o tempo todo, nesse processo: “verifica o tanque – abre a válvula – verifica o tanque – fecha a válvula”.
  • 8. Processo Manual Além de ser desgastante todo esse “passeio” de um lado pro outro, muitas vezes pode-se não ter a noção exata do quanto esta válvula deve ser aberta ou fechada, até mesmo pra evitar que se tenha que andar tanto. Além disso outro problema, a válvula pode ser grande e seu manuseio complicado, ou seja, esse processo de abrir e fechar a válvula pode ser bem pesado.
  • 9. Automatizando o Processo Pelo exposto, vimos que a abertura e o fechamento desta válvula deve ser feito de forma automatizada. Para isto, precisamos dos seguintes equipamentos (além, é lógico, do tanque e da válvula): 1 CLP (Controlador Lógico Programável); 1 sensor de nível; 1 posicionador de válvula.
  • 10. Automatizando o Processo O responsável por todo o processo de fechamento e abertura da válvula é o CLP. O equipamento é chamado de Mestre nas Redes Industriais, pois dá ordens, ou seja, envia comandos para os equipamentos escravos, que neste caso são o sensor e o posicionador. O CLP é programado com uma sequência de lógicas e sua atuação vai variar de acordo com as informações que ele receber sobre o processo.
  • 11. Automatizando o Processo Ele compara o valor recebido do sensor com o valor registrado, considerado normal. Se este valor estiver abaixo do normal, (neste exemplo, 30%), o CLP manda uma informação para o posicionador e este abre a válvula. Se o valor recebido for superior ao valor considerado normal, ele manda uma mensagem para que o posicionador feche a válvula. Se o valor estiver dentro da faixa, o CLP não toma nenhuma atitude.
  • 12. Automatizando o Processo O sensor de nível será o responsável por detectar o nível d’água dentro do tanque e enviar esse valor para o CLP. O envio desses dados é feito constantemente, em tempo real. Já o posicionador é o responsável pela interface entre o CLP e a válvula. É ele quem atua abrindo ou fechando a válvula, de acordo com a necessidade.
  • 14. Processo Automatizado Notamos através deste simples exemplo a necessidade de se automatizar processos. Imaginemos agora uma indústria inteira, com seus múltiplos processos variados e complexos. A Automação é totalmente necessária. As Redes Industriais interligam todos os envolvidos no processo de automação e faz o transporte dos dados de um lado para outro. A seguir, vemos os dispositivos e sua área de atuação.
  • 15. Processo Automatizado Reforçando: Em uma rede de comunicação, como a internet, a troca de dados é feita entre pessoas através de dispositivos eletrônicos. Nas Redes Industriais a comunicação é feita entre os próprios dispositivos eletrônicos, que neste caso, são: controladores, sensores, atuadores, posicionadores, PC, workstation, etc., que estão sempre interligados e se comunicando em tempo real.
  • 16. Processo Automatizado Uma Rede Industrial permite fazer mais que apenas controlar os equipamentos, como mostrado no exemplo anterior, mas também torna possível acompanhar todo o processo de produção, estoque, e tudo que exista numa empresa. Controle de compra e venda, rastreio de produtos… Através da interligação entre todas as áreas de uma planta, é possível um controle completo.
  • 18.
  • 19. Automatização & Benefícios A necessidade da automação na indústria e em diversos segmentos está associada às possibilidades de aumento na velocidade de processamento das informações, uma vez que as operações estão cada vez mais complexas e variáveis. No modelo de indústria atual, as partes de uma planta podem ser automatizadas, o que faz com que se tenha variados benefícios.
  • 20. Automatização & Benefícios Entre os benefícios que a Automação proporciona, podemos citar: Economia de energia; Aumento da produtividade; Melhor controle de qualidade do produto; Segurança operacional; Entre outros.
  • 21. Automatização & Benefícios Estes benefícios são conseguidos através da utilização de redes industriais. Estas redes podem ser divididas de três formas: Redes de Informação; Redes de Controle; Redes de Campo.
  • 22.
  • 23. Tipos de Redes As Redes de Informação representam o nível mais elevado dentro de uma arquitetura. Em grandes corporações é natural a escolha de um backbone de grande capacidade para interligação de sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning), Supply Chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos) e EPS (Enterprise Production Systems). As redes atuam nos Níveis 4 e 5 da Listagem de Dispositivos.
  • 24. Tipos de Redes Já as Redes de Controle tem como função interligar os sistemas industriais de Nível 2 aos sistemas de Nível 1. É possível também, que equipamentos de Nível 3 estejam ligados a este barramento, embora ressalte-se que está configuração é totalmente opcional. A supervisão pode ser humana ou automatizada.
  • 25. Tipos de Redes Finalizando, as Redes de Campo, que também são conhecidas como fieldbus, garantem a conectividade entre os mais diversos dispositivos que atuam diretamente no Nível 1 (o denominado “chão de fábrica”) com os níveis superiores (sistemas de controle ou gerenciamento).
  • 26.
  • 27.  Então, visando sempre a minimização de custos e o aumento da operacionalidade de uma aplicação introduziu-se o conceito de rede industrial para interligar os vários equipamentos de uma aplicação. A utilização de redes e protocolos digitais prevê um significativo avanço nas seguintes áreas: Custos de instalação, operação e manutenção;
  • 28. Facilidade de diagnóstico da rede; Procedimentos de manutenção com gerenciamento de ativos; Fácil expansão e upgrades; Informação de controle e qualidade; Baixos tempos de ciclos; Várias topologias; Padrões abertos;
  • 29. Determinismo (permite determinar com precisão o tempo necessário para a transferência de informações entre os integrantes da rede); Redundância em diversos níveis; Menor variabilidade nas medições com a melhoria das exatidões; Medições multivariáveis.
  • 30.  Então, como está sendo mostrado, as vantagens de se automatizar os processos em uma planta são numerosas e o uso das Redes Industriais para se fazer a ligação entre todos os níveis hierárquicos da pirâmide de automação, a qual foi mostrada na Listagem dos Dispositivos, facilita, e muito, a vida das pessoas que trabalham em indústrias, principalmente graças aos chamados protocolos de Redes Industriais.
  • 31.
  • 32. IP Ethernet é um padrão Ethernet industrial baseado fora das linhas de comunicação DeviceNet. IP Ethernet é utilizado na automação da manufatura, e é um padrão internacional para comunicações industriais e de semicondutores.
  • 33. Modbus é um protocolo de rede simples que permite o controle e a transferência de dados entre dois dispositivos. É o mais usado dos protocolos industriais. Existem dois tipos de Modbus, o Modbus Serial e o Modbus TCP. O Modbus Serial usa RS232 e RS422 / RS485, enquanto o Modbus TCP usa Ethernet. Ambos formam o mesmo protocolo, exceto para as informações adicionais necessárias para lidar com a camada física.
  • 34. DeviceNet é uma das plataformas líderes mundiais de automação industrial, amplamente utilizado na América do Norte, Japão e Austrália / Nova Zelândia. Ela atua diretamente nos melhores dispositivos da classe, incluindo Chips, Adaptadores (PCI, USB, PC104, ISA, Paralela) Software integrado, Software para PC e ferramentas de diagnóstico.
  • 35. PROFIBUS é o protocolo de comunicação que é padrão mundial para automação industrial, e que oferece uma grande variedade de produtos líderes da indústria, incluindo ProfiTrace e COMbricks, que são produtos para resolução de problemas, bem como Hubs, repetidores, Cabos e muito mais! Vamos aprofundar mais um pouco.
  • 36.
  • 37. O Protocolo Profibus define os parâmetros para dispositivos de automação de processo, como válvulas, transmissores, e posicionadores. Além disso, possui uma característica adicional que é a transmissão intrinsecamente segura, o que faz com que ele possa ser usado em áreas classificadas, ou seja, ambientes onde existe o perigo de explosão. É indicado para controlar variáveis analógicas em controle de processos. É encontrado predominantemente nas indústrias de transformação.
  • 38. As principais vantagens deste protocolo são: Transmissão confiável das informações; Tratamento de status das variáveis; Sistema de segurança em caso de falha; Equipamentos com capacidade de autodiagnose; Integração com controle discreto em alta velocidade; Aplicações em qualquer segmento;
  • 39. Redução de até 40% nos custos de instalação; Redução de até 25% nos custos de manutenção; Menor tempo de startup; Aumento significativo da funcionalidade, disponibilidade e segurança.
  • 40. As principais características técnicas do Protocolo Profibus são: Topologia: Barramento, Árvore, Estrela, Mista. Camadas utilizadas: Física (Physical Layer), Enlace (Data Link Layer) e Interface com o Usuário (User Interface). Cada segmento de rede deve possuir um único elemento ativo no barramento de campo localizado na área não-classificada; Os demais equipamentos na área classificada são passivos;
  • 41.
  • 42.
  • 43. Com estas informações básicas alcançamos o objetivo traçado para esta palestra, que é o de mostrar mais um campo de atuação para os tecnólogos formados pela FAETERJ. A área de Automação Industrial possui imensas semelhanças com a área de Redes de Comunicações tradicionais, mas é muito pouco explorada por nossos profissionais.
  • 44. Para quem desejar se aprofundar no assunto, deixo aqui alguns links interessantes: www.SMAR.com.br http://www.automacaoindustrial.info/redes- industriais/ http://www.feng.pucrs.br/professores/tergolina/Redes_e_Protocolos_Industriais/?SUBDIRETORIO=Redes_e_Protocolos_Industriais
  • 45. Wilson Mathias Pereira Florentino, Analista de Sistemas, formado pela FAETERJ, funcionário da FAETEC, lotado no CETEP Santa Cruz, e professor da Universidade Estácio de Sá, atuando no Pronatec, nas disciplinas de Eletrônica e Redes Industriais. Contatos: wilsonmathias@gmail.com Tel.: 98902-1575