SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 28
Downloaden Sie, um offline zu lesen
A Armadura do Cristão 
Arthur Walkington Pink 
Facebook.com/oEstandarteDeCristo 
―No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 
Revesti-vos de toda a armadura de Deus.‖ 
– Efésios 6:10-11a —
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
2 
Algumas Citações deste Estudo 
“Observem cuidadosamente que não é “fortalecei-vos do Senhor”, nem é “sejam fortalecidos pelo Senhor”. Não, é “fortalecei-vos no Senhor”. Talvez vocês percebam a ideia se eu utilizar esta analogia: assim como um polegar que é amputado é inútil, e assim como um ramo cortado da videira, murcha; desta forma, um cristão cuja comunhão com o Senhor foi rompida, está em uma condição fraca, infrutífera, inútil. Assim, “fortalecei-vos no Senhor” significa, antes de tudo, buscar com que você mantenha um vivo relacionamento prático e permaneça em constante comunhão com o Senhor. Assim como meu braço deve ser uma parte, um membro em meu corpo, se ele deve ser vitalizado e equipado para executar suas funções, desta forma eu devo estar em real ligação com o Senhor, em comunhão diária com Ele, em vivo contato, não em teoria, mas em experiência real.” 
“„Fortalecei-vos”: na fé, na esperança, na sabedoria, na paciência, na fortaleza, em toda graça Cristã. Ser forte na graça é ser fraco no pecado. É extremamente essencial lembrar que precisamos ter a nossa força e coragem renovada diariamente. Ser forte no Senhor, buscar a Sua força, no início de cada dia – “os que esperam no Senhor renovarão as forças” (Isaías 40:31). Deus não transmite força para que nós armazenemos: Ele não me concederá força na segunda- feira de manhã para perdurar por uma semana. Não, tem que haver a renovação de nossa força, e a força deve ser proveniente do Senhor, por meio dos atos de fé, apropriando-se de Sua “plenitude‟.” 
“Observem que isto é chamado de “a armadura de Deus”; como a força de que precisamos, não vem de nós mesmos, mas precisa ser fornecida pelo Senhor” 
“[...] esta mesma figura da “armadura” é usada três vezes nas epístolas de Paulo, e eu acredito que encontramos nelas uma referência à Trindade. Eu penso que as “armas da justiça” (2 Coríntios 6:7) assemelham-se mais particularmente a Cristo; as “armas da luz” (Romanos 13:12), mais especificamente ao Espírito Santo, que é Quem imediatamente nos ilumina; e “armadura de Deus” ao Pai, que é o Provedor dela.” 
“Agora é muito importante que reconheçamos que este termo “armadura” é uma ilustração, uma metáfora, e não se refere a algo que é material ou carnal. É uma expressão figurativa que denota as graças do cristão: as várias partes desta armadura representam as diferentes graças espirituais que devem proteger as suas várias capacidades; e quando nos é dito “revistam-se” da armadura, isto simplesmente significa que devemos exercitar e pôr em ação as nossas graças. Observem: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”, ou seja, evitando as ciladas do diabo; ou para usar a ilustração, assim exerçam todas as virtudes Cristãs de forma que nenhuma parte da alma esteja exposta ao inimigo.” 
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, e não contra insignificantes inimigos humanos não mais fortes do que nós, mas
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
3 
contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século; portanto, a panóplia¹ de Deus é essencial. Isso é expresso para enfatizar o terrível conflito diante de nós. Não é alguém imaginário, e nem inimigos comuns que temos que enfrentar; mas espirituais, sobre-humanos, invisíveis. Os inimigos buscam destruir a fé e produzir dúvida. Eles procuram destruir a esperança e produzir desespero. Eles querem destruir a humildade e produzir orgulho. Eles procuram destruir a paz e produzir amargura e malícia. Eles procuram evitar o nosso gozo das coisas celestiais. Seu ataque não é sobre o corpo, mas sobre a alma.” 
“A primeira proposição do versículo 13 explica as palavras iniciais do versículo 11. No versículo 11 diz: “Revesti-vos”, façam uso de todas as defesas e armas adequadas para repelir os ataques e no versículo 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus”; nós “nos revestimos” por “toma-la”, ou seja, por apropriação, tornando-a como nossa. “Para que possais resistir”, resistir é o oposto de ceder, de ser desarmado, derrubado por tentações malignas; isso significa que defendemos o nosso campo, lutamos contra o mal e resistimos ao Diabo. “Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”; “ficar firmes” é o oposto de um sono preguiçoso ou uma fuga covarde. No Getsêmani eles não ficaram firmes, mas deitaram-se e dormiram no posto do dever. Não é de admirar que pouco depois eles „O abandonaram e fugiram‟!” 
“[...] a obra de pregar o Evangelho pertence somente aos Seus próprios servos ou ministros pessoalmente chamados e divinamente capacitados. Todas essas atividades febris da carne como nós agora vemos no mundo religioso, não encontram lugar na exortação divina “havendo feito tudo, ficar firmes”. Esta é a terceira vez nestes versículos que o Espírito de Deus tem repetido a palavra “firmes”, não avancem, não se apressem de lá para cá, como uma pessoa insensata. “Estai, pois, firmes” é tudo o que Deus nos ordena a fazer em nosso conflito com o Diabo. „Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade‟.” 
“A couraça é para o coração, o capacete para a cabeça, para que, então, é o “cinturão”? A partir de qual figura é emprestada a referência da cintura ou lombos. Mas a que esta metáfora denota? Claramente, o centro ou norteador de todas as nossas atividades. E qual é este? Obviamente, é a mente. A mente é o norteador da ação; primeiro o pensamento, e, em seguida, a realização do mesmo. 1 Pedro 1:13 nos ajuda aqui: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento”. “Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” [Efésios 6:14]; isto não é tanto o nosso abraçar a verdade, quanto a verdade nos abraçando. Assim, a referência espiritual é a guarda e regulação dos pensamentos da mente. A mente “cingida” significa uma mente que é disciplinada; oposta de uma em que os pensamentos são autorizados a correr soltos e selvagens. Mais uma vez; os “lombos” são o lugar de força, assim é a mente. Se permitirmos que os nossos pensamentos e imaginações corram soltos, não teremos comunhão com Deus, e nenhum poder contra Satanás. Se os nossos pensamentos não são trazidos cativos, em obediência a Cristo, o Diabo, em breve ganha uma influência sobre nós.” 
“Satanás é um mentiroso, e só podemos enfrenta-lo com a verdade. Satanás prevalece sobre a ignorância por meio de dolo ou fraude; mas ele não tem poder sobre aqueles cujas mentes são reguladas pela verdade de Deus. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
4 
sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32); “libertos” das armadilhas, poder e enganos de Satanás.” 
“Penso que a palavra “verdade” aqui tem um segundo significado. Tomemos por exemplo o Salmo 51:6: “Eis que amas a verdade no íntimo”; a “verdade” aqui significa realidade, sinceridade. A verdade é o oposto da hipocrisia, fingimento, irrealidade. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar, porque se faltar, todo o restante é vão e inútil. A força de toda a graça repousa na sinceridade dela. Em 1 Timóteo 1:5, lemos sobre “a fé não fingida”, que significa verdadeira, genuína, a fé real; em contraste com a fé que é apenas teórica, conceitual, sem vida, inoperante – uma fé que é totalmente murcha diante dos fogos das provações. “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade” (Efésios 6:24).” 
“Existem milhares de Protestantes que têm um amor a Cristo semelhante ao dos Romanistas por Sua mãe, Maria; esse é apenas um amor natural, um sentimento carnal, uma emoção carnal. Mas o amor genuíno, espiritual por Ele, esforça-se para agradá-Lo; é uma coisa intensamente prática, um princípio de santa obediência.” 
“Revestir-se” do cinturão da verdade significa aplicar a Palavra aos primeiros movimentos de nossas mentes. Isto foi onde Eva falhou: ela havia recebido a Palavra, mas não em amor. Em vez de resistir ao Diabo, ela negociou com ele. Em vez de a verdade refrear as suas imaginações e desejo, ela os expressou. Quão diferente com Cristo! Quando Satanás se aproximou, Ele estava cingido com o cinturão da verdade: Seus pensamentos foram regulamentados pela Palavra, e havia uma absoluta sinceridade absoluta em direção a Deus.” 
“Assim como o cinturão da verdade tem a ver com a mente, a couraça da justiça com o coração, desta forma, os calçados para os pés são uma figura daquilo que diz respeito à vontade. À primeira vista isso pode parecer improvável, e ainda assim, se pensarmos por um momento, seria óbvio que o que os pés são para o corpo, a vontade é para a alma. Os pés conduzem o corpo de lugar para lugar, e a vontade é o que dirige as atividades da alma; o que a vontade decide, isto é o que fazemos.” 
“[...] é trazido para o Evangelho, substancialmente, tudo o que estava contido na Lei moral e cerimonial. O Evangelho não é apenas uma mensagem de boas novas, mas um mandamento divino e regra de conduta: “Porque já é tempo que comece o julgamento (não “começará”, agora, não no futuro) pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17). Sim, o Evangelho é uma regra para submeter-se, um decreto divino que exige obediência: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo” (2 Coríntios 9:13). Essas palavras são absolutamente sem sentido hoje em nove de cada dez círculos de toda a Cristandade, pois o “Evangelho” não significa nada para eles, exceto “boas novas” – não há nada para estar “em submissão”! Isto é, em parte, o que eu tenho em mente ao dizer que é transportado para dentro e incorporada ao Evangelho a substância de tudo o que foi encontrado
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
5 
na Lei. Deixe-me colocar de outra forma: todas as exortações contidas nas Epístolas do Novo Testamento não são nada mais do que as explicações e aplicações dos Dez Mandamentos.” 
“Assim como os pés são os membros que transportam o corpo de um lugar para outro, desta forma a vontade dirige a alma; e assim como os pés devem estar devidamente calçados, se quisermos andar correta e confortavelmente, assim, a vontade deve ser trazida em sujeição à vontade revelada de Deus, se quisermos desfrutar de Sua paz.” 
“Toda a vitória é aqui atribuída à fé “sobretudo”, não é com a couraça, capacete ou espada, mas com o escudo da fé, que somos capazes de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Isto parece ser um princípio geral no arranjo do Espírito nas Escrituras, colocar o mais vital no centro: nós temos sete peças da armadura, e o Escudo da Fé é a quarta! Assim, em Hebreus 6:4, nós temos cinco coisas mencionadas, e no meio está „se fizeram participantes do Espírito Santo‟.” 
“Os ataques do Diabo são comparados a “dardos inflamados”, em primeiro lugar, por causa do furor com que ele os atira. Há intenso ódio em Satanás contra o filho de Deus. Novamente; a própria essência de suas tentações é inflamar as paixões e a angústia de consciência. Ele pretende acender a cobiça, excitar a ambição mundana, inflamar o nosso desejo. Em Tiago 3:6, lemos: “A língua [...] é inflamada pelo inferno”, isto significa que os “dardos inflamados” do Diabo a afetaram. A terceira razão pela qual suas tentações são comparadas a “dardos inflamados” é por causa do fim para o qual eles conduzem se não apagados; se as tentações de Satanás forem seguidas até o fim, elas nos lançaram no lago de fogo. A figura de “dardos” denota que as suas tentações são rápidas, silenciosas e perigosas. Agora, tomem o escudo da fé significa: aproprian- do-se da Palavra e sigam-na.” 
“Todas as graças Cristãs que são figurativamente contempladas sob as outras peças da armadura devem estar em exercício antes que possamos manusear proveitosamente a Palavra de Deus. Em segundo lugar, isso nos ensina que, mesmo quando o Cristão tenha atingido o ponto mais elevado possível nesta vida, ele ainda precisa da Palavra. Mesmo quando ele tem sobre si o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, e tomou para si o escudo da fé e o capacete da salvação, ele ainda precisa da Palavra!” 
“A Palavra de Deus é aqui chamada de “a espada do espírito”, pois Ele é o Autor, o Intérprete e Aplicador da mesma. Ele é o único que pode conceder a ela poder sobre nós. Podemos manusear a Palavra, meditar nela, orar sobre ela, e ela não ter nenhum efeito sobre nós, a menos que o Espírito Santo aplique a Sua espada!” 
“A última peça da armadura é oferecida no versículo 18: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. A oração é a única que nos concede a força necessária para usar as outras peças da armadura! Depois que o Cristão tomou para si essas seis peças, antes que ele esteja completamente equipado para sair para a guerra e capacitado para a vitória, ele precisa da ajuda de seu General. Por isso, o apóstolo nos ordena a orar “sempre” com toda a súplica no Espírito.
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
6 
Devemos lutar sobre os nossos joelhos! Somente a oração pode manter vivas as diferentes graças espirituais que são ilustradas pelas várias peças de armadura.” 
“„Vigiando nisto com toda a perseverança‟; este é um dos elementos essenciais da oração que prevalece – a persistência.” 
“„Orando em todo o tempo com toda a oração... com toda a perseverança e súplica por todos os santos‟! Não pensem apenas em vocês mesmos, mas também por seus soldados companheiros, que estão engajados no mesmo conflito!”
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
7 
A Armadura do Cristão 
Arthur Walkington Pink 
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18) 
Na passagem que está diante de nós, Efésios 6:10-18, o apóstolo reúne todo o tema anterior da Epístola em um lembrete urgente sobre as solenes condições sob as quais a vida do cristão é vivida. Por uma ilustração gráfica, mostra que a vida do cristão é vivida no campo de batalha, pois não somos apenas peregrinos, mas soldados; não estamos apenas em um país estrangeiro, mas no território do inimigo. Embora a redenção que Cristo adquiriu para o Seu povo seja livre e plena, ainda assim, entre o início de sua apli- cação a nós e a consumação final da mesma, há um conflito terrível e prolongado através do qual temos que passar. Esta não é apenas uma figura de linguagem, mas uma realida- de severa. Embora a salvação seja gratuita, no entanto, não é obtida sem grande esforço. A luta para a qual os filhos de Deus são chamados nesta vida, é aquela em que os próprios Cristãos recebem muitas feridas doloridas, e milhares de professos são mortos. Agora, como veremos nos versos que se seguem, o apóstolo nos adverte que o conflito tem relação com mais do que inimigos humanos: Os inimigos que devemos encontrar são sobre-humanos e, portanto, a fim de lutar com sucesso contra eles, precisamos de força sobrenatural. Devemos lembrar que o Cristão pertence ao reino espiritual, bem como ao natural, e por isso ele tem inimigos espirituais bem como naturais; e, portanto, ele precisa de força espiritual, bem como de física. Por isso, o apóstolo começa aqui, dizendo: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (v. 10). A palavra “No demais” denota que o apóstolo havia chegado à sua exortação conclusiva, e as palavras “fortalecei-vos” vincula-se ao que precede imediatamente, bem como ao que agora segue. Todo o quinto capítulo e os versículos iniciais do sexto estão repletos de exortações; exortações estas que dizem respeito a cada aspecto da vida cristã; exorta-
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
8 
ções para regula-a em casa, nos negócios, no mundo. Essas exortações são dirigidas ao marido, esposa, filho, mestre, servo, e para que o cristão as obedeça, ele precisa estar “fortalecido no Senhor e na força do seu poder”. Assim, a chamada que é feita no versí- culo 10 não é apenas uma introdução ao que se segue, mas também está intimamente relacionada com o que precede. 
1. “Fortalecei-vos no Senhor” 
“No demais, irmãos meus”, após todos os deveres Cristãos, que eu estabeleci diante de vocês no versículo anterior, agora “fortalecei-vos no Senhor, e na força do seu poder”. A palavra “fortalecei-vos” significa reunir forças para o conflito, e fortalecei-vos “na força do Senhor” significa que devemos buscar esta força a partir da única fonte de onde podemos obtê-la. Observem cuidadosamente que não é “fortalecei-vos do Senhor”, nem é “sejam fortalecidos pelo Senhor”. Não, é “fortalecei-vos no Senhor”. Talvez vocês percebam a ideia se eu utilizar esta analogia: assim como um polegar que é amputado é inútil, e assim como um ramo cortado da videira, murcha; desta forma, um cristão cuja comunhão com o Senhor foi rompida, está em uma condição fraca, infrutífera, inútil. Assim, “fortalecei-vos no Senhor” significa, antes de tudo, buscar com que você mantenha um vivo relacionamento prático e permaneça em constante comunhão com o Senhor. Assim como meu braço deve ser uma parte, um membro em meu corpo, se ele deve ser vitalizado e equipado para executar suas funções, desta forma eu devo estar em real ligação com o Senhor, em comunhão diária com Ele, em vivo contato, não em teoria, mas em experiência real. É profundamente importante que, antes de prosseguirmos, compreendamos a exortação encontrada no versículo 10; caso contrário, não haverá força para o conflito. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. À primeira vista, parece haver uma repetição desnecessária ali; mas não é assim. Um soldado precisa não somente de força corporal para que suporte as suas armas pesadas, para o esforço de longas marchas, e para aquela luta real, mas ele também precisa de coragem; um gigante poderoso que é um covarde não seria nenhum tipo de soldado. As duas coisas principais que são necessários para alguém envolvido em combates são a força e a coragem, ou vitalidade e um coração valente; e é isso que está em vista no versículo 10 – a última proposição expressa a ideia de ousadia. “Fortalecei-vos”: na fé, na esperança, na sabe- doria, na paciência, na fortaleza, em toda graça Cristã. Ser forte na graça é ser fraco no pecado. É extremamente essencial lembrar que precisamos ter a nossa força e coragem renovada diariamente. Ser forte no Senhor, buscar a Sua força, no início de cada dia – “os que esperam no Senhor renovarão as forças” (Isaías 40:31). Deus não transmite força para que nós armazenemos: Ele não me concederá força na segunda-feira de manhã para perdurar por uma semana. Não, tem que haver a renovação de nossa força, e a
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
9 
força deve ser proveniente do Senhor, por meio dos atos de fé, apropriando-se de Sua “plenitude”. Os inimigos que temos que enfrentar não podem ser superados pela sabedoria humana e poder. A não ser que prossigamos adiante para o conflito olhando continuamente para Cristo por todos os suprimentos de graça necessários, derivando toda a nossa vitalidade dEle, temos a certeza de ser derrotados. 
2. “A Armadura de Deus” 
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (versículo 11). Nossa primeira necessidade é a de nos estimularmos a resistir à tentação por uma piedosa confiança na Graça toda-suficiente de Deus, isto é, obtendo dEle a força que nos permitirá ir adiante e lutar contra o inimigo. Nossa segunda maior necessidade é estar bem armado para o conflito em que devemos entrar diariamente. Esta é a relação entre os versículos 10 e 11: “fortalecei-vos no Senhor” e “revesti-vos de toda a armadura de Deus”; em primeiro lugar, instiguem vocês mesmos a resistir à tentação, buscando força no início do dia para o conflito; então, busquem com que tomem para vós mesmos, revistam-se de toda a armadura de Deus. 
O cristão está engajado em uma guerra. Há uma luta diante dele, portanto, a armadura é urgentemente necessária. É impossível que nós permaneçamos firmes contra as astutas ciladas do Diabo, a menos que usemos as provisões que Deus fez para nos habilitar a permanecer. Observem que isto é chamado de “a armadura de Deus”; como a força de que precisamos, não vem de nós mesmos, mas precisa ser fornecida pelo Senhor; assim os nossos meios de defesa não repousam em nossos próprios poderes e capacidades, senão apenas quando eles são vivificados por Deus. Isto é chamado de “armadura de Deus”, por que Ele tanto fornece quanto concede, pois nós não temos nenhuma de nós mesmos; e, ainda assim, enquanto esta armadura é da provisão e concessão de Deus, nós devemos “revestir-nos”! Deus não a coloca em nós; Ele a coloca diante de nós; e é nossa responsabilidade, dever, tarefa, revestir-nos de toda a armadura de Deus. Devo dizer que esta mesma figura da “armadura” é usada três vezes nas epístolas de Paulo, e eu acredito que encontramos nelas uma referência à Trindade. Eu penso que as “armas da justiça” (2 Coríntios 6:7) assemelham-se mais particularmente a Cristo; as “armas da luz” (Romanos 13:12), mais especificamente ao Espírito Santo, que é Quem imediata- mente nos ilumina; e “armadura de Deus” ao Pai, que é o Provedor dela. 
Agora é muito importante que reconheçamos que este termo “armadura” é uma ilustração, uma metáfora, e não se refere a algo que é material ou carnal. É uma expressão figurativa que denota as graças do cristão: as várias partes desta armadura representam as
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
10 
diferentes graças espirituais que devem proteger as suas várias capacidades; e quando nos é dito “revistam-se” da armadura, isto simplesmente significa que devemos exercitar e pôr em ação as nossas graças. Observem: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”, ou seja, evitando as ciladas do diabo; ou para usar a ilustração, assim exerçam todas as virtudes Cristãs de forma que nenhuma parte da alma esteja exposta ao inimigo. Aqueles que desejam confirmar a si mesmos se estão na posse da graça, devem observar se eles têm todas as graças de um santo. “Portanto, tomai as graças de um santo”. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus (a fim de que) possais resistir no dia mau”. Não há nen- huma defesa contra isso se nós não estivermos armados; ou para usar a figura, não há sucesso em resistir ao diabo, se nossas graças não estiverem em exercício. Por outro lado, não há nenhuma falha e queda diante disso se nossas graças estiverem saudáveis e ativas. 
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (versículo 12). A introdução “porque” tem a força de “Pelo motivo de que”; o apóstolo está desenvolvendo a razão, o que praticamen- te equivale a um argumento, como a compelir à exortação recém-feita. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potesta- des, e não contra insignificantes inimigos humanos não mais fortes do que nós, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século; portanto, a panóplia¹ de Deus é essencial. Isso é expresso para enfatizar o terrível conflito diante de nós. Não é alguém imaginário, e nem inimigos comuns que temos que enfrent- ar; mas espirituais, sobre-humanos, invisíveis. Os inimigos buscam destruir a fé e produzir dúvida. Eles procuram destruir a esperança e produzir desespero. Eles querem destruir a humildade e produzir orgulho. Eles procuram destruir a paz e produzir amargura e malícia. Eles procuram evitar o nosso gozo das coisas celestiais. Seu ataque não é sobre o corpo, mas sobre a alma. 
3. “Ficar Firme” 
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (versículo 13). A introdução “portanto” implica na consideração ao fato de que temos que lutar contra esses poderosos inimigos invisíveis _____________ [1] Panóplia: termo de origem grega: “todas as armas”. Designava, na Grécia Antiga, a armadura completa do soldado hoplita, composta pelo escudo, elmo, couraça e cnêmides, pesando entre 22 e 31 kg. De maneira análoga, na Idade Média, o termo é aplicado à armadura dos cavaleiros europeus. Por extensão de sentido, a palavra também é utilizada para definir uma coleção de armas (Fonte: pt.wikipedia.org).
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
11 
sobre-humanos, que nos odeiam com um ódio mortal e que procuram nos destruir; por isso, devemos nos apropriar e utilizar a provisão que Deus fez, para que possamos ficar e permanecer firmes. A primeira proposição do versículo 13 explica as palavras iniciais do versículo 11. No versículo 11 diz: “Revesti-vos”, façam uso de todas as defesas e armas adequadas para repelir os ataques e no versículo 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus”; nós “nos revestimos” por “toma-la”, ou seja, por apropriação, tornando-a como nossa. “Para que possais resistir”, resistir é o oposto de ceder, de ser desarmado, derru- bado por tentações malignas; isso significa que defendemos o nosso campo, lutamos contra o mal e resistimos ao Diabo. “Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”; “ficar firmes” é o oposto de um sono preguiçoso ou uma fuga covarde. No Getsêmani eles não ficaram firmes, mas deitaram-se e dormiram no posto do dever. Não é de admirar que pouco depois eles “O abandonaram e fugiram”! 
Eu quero que vocês percebam que não somos ditos a avançar. Somos apenas ordenados a “ficar firmes”. Deus não chamou o Seu povo para uma guerra agressiva sobre Satanás, para invadir o seu território, e procurar tirar dele o que é seu; mas Ele nos disse para ocupar a terra que Ele nos distribuiu. Eu quero que vocês percebam o que teria implicado se este versículo dissesse: “tomai toda a armadura de Deus, e avancem sobre o diabo, invadam as suas fortalezas, libertem os prisioneiros”. Mas não é assim; o Senhor não deu ordem ou comissão para que as fileiras de Seu povo se engajem no que é agora chamado de “obra pessoal”, “ganhador de alma”, “resgate dos que perecem”. 
De fato, Ele não deu; a obra de pregar o Evangelho pertence somente aos Seus próprios servos ou ministros pessoalmente chamados e divinamente capacitados. Todas essas atividades febris da carne como nós agora vemos no mundo religioso, não encontram lugar na exortação divina “havendo feito tudo, ficar firmes”. Esta é a terceira vez nestes versículos que o Espírito de Deus tem repetido a palavra “firmes”, não avancem, não se apressem de lá para cá, como uma pessoa insensata. “Estai, pois, firmes” é tudo o que Deus nos ordena a fazer em nosso conflito com o Diabo. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”. 
Agora isto coloca diante de nós a primeira das sete peças da armadura do Cristão que é mencionada nesta passagem. Primeiro, permitam-me alerta-los contra a carnalização desta palavra, pensando em algo que seja externo e visível, ou tangível. A figura do “cinto” é extraída de um costume bem conhecido em países orientais, em que as todas as pessoas usam esvoaçantes longas vestes exteriores até aos pés, o que poderia impedir os seus movimentos, ao caminhar, trabalhar ou lutar. A primeira coisa que uma pessoa faz, então, quando prestes a estar ativa, é cingir a veste exterior, que arrasta no chão, ao redor de sua cintura. Quando a peça não está cingida e pende para baixo, indica que a
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
12 
pessoa está em repouso. “Cingir” é, portanto, o oposto de preguiça e facilidade, seguindo a linha da menor resistência. Estejam cingidos com o cinto da verdade; eu acredito que aqui há uma dupla referência ou sentido na palavra “verdade”. Mas, primeiramente, eu quero dedicar-me ao que nós precisamos “cingir”. 
4. “O Cinturão da Verdade” 
A couraça é para o coração, o capacete para a cabeça, para que, então, é o “cinturão”? A partir de qual figura é emprestada a referência da cintura ou lombos. Mas a que esta metáfora denota? Claramente, o centro ou norteador de todas as nossas atividades. E qual é este? Obviamente, é a mente. A mente é o norteador da ação; primeiro o pensa- mento, e, em seguida, a realização do mesmo. 1 Pedro 1:13 nos ajuda aqui: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento”. “Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” [Efésios 6:14]; isto não é tanto o nosso abraçar a verdade, quanto a verdade nos abraçando. Assim, a referência espiritual é a guarda e regulação dos pensamentos da mente. A mente “cingida” significa uma mente que é disciplinada; oposta de uma em que os pensamentos são autorizados a correr soltos e selvagens. Mais uma vez; os “lombos” são o lugar de força, assim é a mente. Se permitirmos que os nossos pensamentos e imaginações corram soltos, não teremos comunhão com Deus, e nenhum poder contra Satanás. Se os nossos pensamentos não são trazidos cativos, em obediência a Cristo, o Diabo, em breve ganha uma influência sobre nós. 
“Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”. Penso que a palavra “verdade” refere- se, em primeiro lugar, à Palavra de Deus: “a tua palavra é a verdade” (João 17:17); Isso é o que deve regular a mente, controlar os pensamentos, dominar as imaginações; deve haver um conhecimento de fé na, amor pela, sujeição à Palavra de Deus. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos (a sua mente) com a verdade”. Agora, isto nos sugere a qualidade característica do adversário contra o qual somos chamados a nos armar. Satanás é um mentiroso, e só podemos enfrenta-lo com a verdade. Satanás preva- lece sobre a ignorância por meio de dolo ou fraude; mas ele não tem poder sobre aqueles cujas mentes são reguladas pela verdade de Deus. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32); “libertos” das armadilhas, poder e enganos de Satanás. 
Penso que a palavra “verdade” aqui tem um segundo significado. Tomemos por exemplo o Salmo 51:6: “Eis que amas a verdade no íntimo”; a “verdade” aqui significa realidade, sinceridade. A verdade é o oposto da hipocrisia, fingimento, irrealidade. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar, porque se faltar, todo o restante é vão e inútil.
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
13 
A força de toda a graça repousa na sinceridade dela. Em 1 Timóteo 1:5, lemos sobre “a fé não fingida”, que significa verdadeira, genuína, a fé real; em contraste com a fé que é apenas teórica, conceitual, sem vida, inoperante – uma fé que é totalmente murcha diante dos fogos das provações. “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade” (Efésios 6:24). Este é outro versículo discriminador, que diferencia um amor real do falso, um amor verdadeiro do infiel. Existem milhares de Protestantes que têm um amor a Cristo semelhante ao dos Romanistas por Sua mãe, Maria; esse é apenas um amor natural, um sentimento carnal, uma emoção carnal. Mas o amor genuíno, espiritual por Ele, esforça-se para agradá-Lo; é uma coisa intensamente prática, um princípio de santa obediência. Ó, como precisamos examinar nossas graças e testá- los pelas Escrituras, para ver se a nossa fé e amor são sinceros. Repetimos que a realidade e a sinceridade são a força de toda a graça Cristã. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar dentre as diferentes peças de armadura. 
O cinturão da verdade (correspondente ao cinto militar do soldado) significa, assim, a mente que está sendo regulada pela Palavra de Deus, e guardada por uma sinceridade real; e apenas isso nos protegerá contra as tentações de Satanás, da negligência, de malícia e hipocrisia. Só enquanto isso é “revestido” por nós, seremos capazes de “estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”: “Estar firmes” é, tanto “resistir” a ele, de forma que ele não nos faça cair. “Revestir-se” do cinturão da verdade significa aplicar a Palavra aos primeiros movimentos de nossas mentes. Isto foi onde Eva falhou: ela havia recebido a Palavra, mas não em amor. Em vez de resistir ao Diabo, ela negociou com ele. Em vez de a verdade refrear as suas imaginações e desejo, ela os expressou. Quão diferente com Cristo! Quando Satanás se aproximou, Ele estava cingido com o cinturão da verdade: Seus pensamentos foram regulamentados pela Palavra, e havia uma absoluta sinceridade absoluta em direção a Deus. 
5. “Couraça da Justiça” 
A segunda parte ou peça de armadura do Cristão é mencionada no versículo 14: “e vestida a couraça da justiça”. Em primeiro lugar, observem o conector “e”, o que sugere que há uma relação muito estreita entre a mente cingida com a verdade e o coração protegido com couraça da justiça. Todas essas sete peças de armadura não estão tão vinculadas, porém o “e” aqui entre as duas primeiras indica que elas estão inseparável- mente unidas. Agora, obviamente, a couraça da justiça é aquela proteção que precisamos para o coração. Este versículo é intimamente paralelo a Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”, entendendo o “coração” como as afeições e a consciência.
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
14 
Como havia uma dupla referência à palavra “verdade”, em primeiro lugar à Palavra de Deus, e em segundo a sinceridade de espírito, assim, eu acredito que há uma dupla refe- rência aqui em “couraça da justiça”. Eu penso que isso se refere à justiça que Cristo efetuou por nós, e aquela justiça que o Espírito opera em nós; tanto a justiça que é imputada e a justiça que é comunicada; que é o que nós precisamos, se quisermos resistir aos ataques de Satanás. Nós podemos comparar 1 Tessalonicenses 5:8: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor”. Tenho sido bastante impressionado nos últimos tempos em observar a frequência com que a palavra “sóbrio” ocorre nas Epístolas, tanto em sua forma substantiva ou verbal. Sobriedade é o que deve caracterizar e identificar as pessoas de Deus. É o inverso daquela impulsividade superficial que é uma das marcas dos mundanos atuais. É o oposto de frivolidade, e também daquela agitação febril da carne, pelo que tantos estão religiosamente intoxicados e qualquer outra maneira. “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor”. Aqui, é claro, isso tem o significado secundário do que está em vista em Efésios 6:14; isto é a justiça prática, como o que encontramos em Apocalipse 19:8. 
Esta segunda parte da armadura, como eu já disse, está inseparavelmente ligada ao cinturão da verdade, pois a sinceridade de espírito e a santidade do coração devem caminhar juntas. É em vão que intencionamos o primeiro, se o último está ausente. Onde há genuína sinceridade de espírito, haverá e há, santidade de coração. Revestir-se da couraça da justiça significa manter o poder da santidade sobre as nossas afeições e consciência! Um versículo que nos ajuda a compreender isto é Atos 24:16: “E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens”. Aqui você tem uma ilustração de um homem que tomando para si, revestindo- se da “couraça da justiça”. Paulo exercitou-se para manter uma boa consciência, tanto em direção a Deus e aos homens e isto exige diligência diária e esforço persistente. Agora, a couraça da justiça deve resistir às tentações de Satanás de impiedade. O cinturão da verdade deve enfrentar as malignas sugestões de satanás que contaminam a mente; a couraça da justiça é necessária para frustrar os seus esforços de corromper as afeições ou contaminar a consciência. Onde há uma consciência que nos reprova, então logo cairemos vitimados por outros ataques do diabo. 
6. “Preparação do Evangelho da Paz” 
Passando para a terceira peça da armadura: “E calçados os pés na preparação do evan- gelho da paz” (versículo 15). Talvez esta seja, dentre as sete peças da armadura, a mais difícil para entender e definir; e ainda assim, se apreendermos a primeira vista, que o
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
15 
Espírito Santo está usando uma figura de linguagem aqui, que a referência é ao que é interno mais do que é externo, espiritual, mas do que ao material, e também que Ele está seguindo uma ordem lógica, não deve haver muita dificuldade em determinar o que se compreende por calçados da paz. Assim como o cinturão da verdade tem a ver com a mente, a couraça da justiça com o coração, desta forma, os calçados para os pés são uma figura daquilo que diz respeito à vontade. À primeira vista isso pode parecer impro- vável, e ainda assim, se pensarmos por um momento, seria óbvio que o que os pés são para o corpo, a vontade é para a alma. Os pés conduzem o corpo de lugar para lugar, e a vontade é o que dirige as atividades da alma; o que a vontade decide, isto é o que fazemos. 
Agora, a vontade deve ser regulada pela paz do Evangelho. O que significa isso? Isso, se tornar reconciliado com Deus e em ter boa vontade para com os nossos semelhantes, o Evangelho é o meio ou instrumento que Deus utiliza. É-nos dito em Salmos 110:3: “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder”, o que significa muito mais do que eles serão dispostos a ouvir e crer nas boas novas do Evangelho. Aqui é trazido para o Evangelho, substancialmente, tudo o que estava contido na Lei moral e cerimonial. O Evangelho não é apenas uma mensagem de boas novas, mas um mandamento divino e regra de conduta: “Porque já é tempo que comece o julgamento (não “começará”, agora, não no futuro) pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daque- les que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17). Sim, o Evangelho é uma regra para submeter-se, um decreto divino que exige obediência: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo” (2 Coríntios 9:13). Essas palavras são absolutamente sem sentido hoje em nove de cada dez círculos de toda a Cristandade, pois o “Evangelho” não significa nada para eles, exceto “boas novas” – não há nada para estar “em submissão”! Isto é, em parte, o que eu tenho em mente ao dizer que é transportado para dentro e incorporada ao Evangelho a substância de tudo o que foi encontrado na Lei. Deixe-me colocar de outra forma: todas as exortações contidas nas Epístolas do Novo Testamento não são nada mais do que as explicações e aplicações dos Dez Mandamentos. 
O Evangelho nos obriga a negar a nós mesmos, tomar a cruz diariamente e seguir a Cristo no caminho da obediência incondicional a Deus. “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” significa, com entusiasmo e prontidão, responder à vontade de Deus. A paz “do Evangelho” advém do caminhar em sujeição aos seus termos pelo cum- primento dos deveres que ele prescreve. Apenas na medida em que somos obedientes a ele, nós experimentalmente desfrutamos de sua paz. Assim, esta terceira parte da armadura deve fortalecer a vontade contra as tentações de Satanás de obstinação e desobediência, e isso, por submissão ao Evangelho. Assim como os pés são os membros que transportam o corpo de um lugar para outro, desta forma a vontade dirige a alma; e
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
16 
assim como os pés devem estar devidamente calçados, se quisermos andar correta e confortavelmente, assim, a vontade deve ser trazida em sujeição à vontade revelada de Deus, se quisermos desfrutar de Sua paz. 
Que haja entrega completa e diária para consagração de nós mesmos a Deus e, então, nós seremos imunes aos ataques e às tentações de Satanás e da desobediência. Assim como o cinturão da verdade deve nos proteger dos esforços de Satanás para encher as imaginações, assim como a couraça da justiça é a provisão de Deus para nos proteger dos esforços de Satanás de corromper os nossos corações e produzir o que é profano; assim, tendo os pés calçados com a preparação do Evangelho de meios de paz, a vontade sendo trazida em sujeição a Deus, e isto nos protege das tentações de Satanás de desobediência. 
7. “Escudo da Fé” 
Vocês observarão que quando chegamos à quarta parte da armadura, o “e” está ausente. As três primeiras estavam unidas, pois aquilo que é indicado por termos figurativos está inseparavelmente ligado entre si, a mente, o coração e a vontade; aí vocês têm o homem interior completo. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (v. 16), eu penso que a palavra “sobretudo” têm uma força dupla. Em primeiro lugar, literalmente, a compreendo como uma preposição de lugar, ou seja, sobre tudo, cobrindo como uma capa, protegendo a mente, o coração e a vontade. Deve haver fé em exercício, se essas três partes do nosso ser interior devem ser guardadas. Em segundo lugar, “sobretudo” pode ser considerado adverbialmente, indican- do principalmente: por excelência, supremamente. É uma coisa essencial que vocês devam tomar o escudo da fé, pois Hebreus 11:6 nos diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe”. Sim, mesmo se houver sinceridade, amor e uma vontade submissa, ainda assim, sem fé não podemos agradar-Lhe. Portanto, “sobretudo” tomem o escudo da fé. 
A fé é tudo em todos ao resistir às tentações. Devemos estar totalmente convencidos da inspiração Divina das Escrituras, se seremos reverentes aos seus preceitos e animados por seus encorajamentos; nós nunca atenderemos corretamente as advertências ou consolações Divinos, a menos que tenhamos confiança explícita em sua autoria Divina. Toda a vitória é aqui atribuída à fé “sobretudo”, não é com a couraça, capacete ou espada, mas com o escudo da fé, que somos capazes de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Isto parece ser um princípio geral no arranjo do Espírito nas Escrituras, colocar o mais vital no centro: nós temos sete peças da armadura, e o Escudo
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
17 
da Fé é a quarta! Assim, em Hebreus 6:4, nós temos cinco coisas mencionadas, e no meio está “se fizeram participantes do Espírito Santo”. 
A fé é a vida de todas as graças. Se a fé não estiver em exercício, o amor, a esperança e a paciência não podem estar. Aqui encontramos a fé sendo comparada a um “escudo”, por que esta se destina à defesa do homem inteiro. O escudo do soldado é algo que ele agarra, e levanta ou abaixa conforme a necessidade. Ele protege toda a sua pessoa. Agora, a figura que o Espírito Santo aqui utiliza em conexão aos ataques de Satanás, é retirada de um dos dispositivos dos antigos em sua guerra, ou seja, o uso de dardos que haviam sido mergulhados em alcatrão e incendiados, a fim de cegar seus inimigos; isto é o que está implícito na metáfora de “apagar todos os dardos inflamados do maligno”; o que está em vista são os esforços de Satanás para impedir o nosso olhar para o alto! 
Os ataques do Diabo são comparados a “dardos inflamados”, em primeiro lugar, por causa do furor com que ele os atira. Há intenso ódio em Satanás contra o filho de Deus. Novamente; a própria essência de suas tentações é inflamar as paixões e a angústia de consciência. Ele pretende acender a cobiça, excitar a ambição mundana, inflamar o nosso desejo. Em Tiago 3:6, lemos: “A língua [...] é inflamada pelo inferno”, isto significa que os “dardos inflamados” do Diabo a afetaram. A terceira razão pela qual suas tentações são comparadas a “dardos inflamados” é por causa do fim para o qual eles conduzem se não apagados; se as tentações de Satanás forem seguidas até o fim, elas nos lançaram no lago de fogo. A figura de “dardos” denota que as suas tentações são rápidas, silenciosas e perigosas. Agora, tomem o escudo da fé significa: apropriando-se da Palavra e sigam- na. O escudo protege a pessoa como um todo, onde quer que o ataque seja feito, seja em espírito, ou alma, ou corpo; e não há na Palavra o que é exatamente adequado a todos, mas a fé deve lançar mão disso e utilizá-la. Agora, a fim de usar o escudo da fé eficaz- mente a Palavra de Cristo precisa habitar em nós “ricamente” (Colossenses 3:16). Nós temos que ter à mão o que é pertinente para a particular tentação apresentada. Por exemplo, se tentado à cobiça, devo usar: “Não ajunteis para vós tesouros na terra” (Mateus 6:19); quando solicitado por más companhias: “se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites”; se tentado a aspereza: “Amai-vos cordialmente uns aos outros” (Romanos 12:10). É porque os detalhes das Escrituras têm tão pouco lugar em nossas meditações que Satanás visita-nos tão frequentemente. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. Como a maioria dos outros termos utilizados, a “fé” tem aqui também um significado duplo. A fé que deve ser nosso “escudo” é tanto um objetivo e um subjetivo. Refere-se, em primeiro lugar, à Palavra de Deus, externamente, a autoridade a qual é sempre obrigatória para mim. Isso aponta, em segundo lugar, para a minha confiança nesta Palavra, o coração
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
18 
prosseguindo na confiante expectativa em seu Autor, e confiando em sua eficácia para repelir o Diabo. 
8. “Capacete da Salvação” 
“Tomai também o capacete da salvação” (versículo 17). Esta é a quinta parte da arma- dura do Cristão. Em primeiro lugar, notemos a ligação entre a quarta e a quinta peças indicadas pela palavra “e”, pois isso nos ajuda a definir o que é o “capacete da salvação”; ele está vinculado à fé! Hebreus 11:1 nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”, e se compararmos 1 Tessalonicenses 5:8 obtemos a confirmação deste pensamento: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação”. Aqui em Tessalonicenses, portanto, temos a “esperança” diretamente ligada ao “capacete “. 
Aliás, este versículo é um dos muitos no Novo Testamento, que coloca a salvação no futuro e não no passado! A esperança sempre olha adiante, relacionando-se com as coisas que virão; como Romanos 8:25 nos diz: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Ora, a fé e a esperança são inseparáveis; elas são uma em nascimento, uma em decadência. Se a fé definha, a esperança é apática. 
Por capacete da salvação, então, compreendo a expectativa do coração das boas coisas prometidas, uma garantia bem fundamentada de que Deus bem fará ao seu povo aquelas coisas que Sua Palavra apresenta como realização futura. Podemos vincular com isto 1 João 3:3 – a esperança bíblica purifica. Isso liberta do descontentamento e desespero; isso consola o coração, no intervalo de espera. Satanás é incapaz de levar um Cristão muitos pecados grosseiros que são comuns no mundo, então ele ataca por meio de outras linhas. Muitas vezes, ele intenciona lançar uma nuvem de tristeza sobre a alma, ou produzir ansiedade sobre o futuro. O desânimo é uma de suas armas favoritas, pois ele sabe muito bem que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10), daí os seus esforços frequentes para amortecer os nossos espíritos. Para repelir estes, devemos “Tomai também o capacete da salvação”, ou seja, devemos exercitar a esperança – antecipar o futuro bem-aventurado, olhar em direção ao descanso eterno que nos aguar- da; desviar o olhar da terra para o céu! 
9. “Espada do Espírito” 
“E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (versículo 17). Deus supriu o Seu povo com uma arma ofensiva, bem como as defensivas. À primeira vista isso pode parecer
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
19 
entrar em conflito com o que dissemos sobre os Cristãos não serem chamados para serem agressivo contra Satanás, buscando invadir seu território e arrancá-lo dele. Mas este versículo não se contradiz ao menor grau. 2 Coríntios 7:1 nos oferece a ideia: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito”; este é o lado ativo e agressivo de guerra do Cristão. Nós não devemos apenas resistir aos nossos desejos, mas subjugá-los. É importante notar o quão posteri- ormente a “espada do Espírito” é mencionada na lista. Alguns têm pensado que ela deveria ter vindo por primeiro, mas ela não é mencionada até o sexto. Por quê? Eu acredito que haja uma razão dupla. Em primeiro lugar, porque todas as outras graças que foram mencionados são necessários para fazer um bom uso da Palavra. Se não houver uma mente sincera e um coração santo, apenas lidaremos com a palavra de forma desonesta. Se não houver justiça prática, então nós apenas manusearemos a Palavra teoricamente. Se não houver fé e esperança, apenas a usaremos indevidamente. Todas as graças Cristãs que são figurativamente contempladas sob as outras peças da armadura devem estar em exercício antes que possamos manusear proveitosamente a Palavra de Deus. Em segundo lugar, isso nos ensina que, mesmo quando o Cristão tenha atingido o ponto mais elevado possível nesta vida, ele ainda precisa da Palavra. Mesmo quando ele tem sobre si o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, e tomou para si o escudo da fé e o capacete da salvação, ele ainda precisa da Palavra! 
A Palavra de Deus é aqui chamada de “a espada do espírito”, pois Ele é o Autor, o Intérprete e Aplicador da mesma. Ele é o único que pode conceder a ela poder sobre nós. Podemos manusear a Palavra, meditar nela, orar sobre ela, e ela não ter nenhum efeito sobre nós, a menos que o Espírito Santo aplique a Sua espada! Se vocês pensarem neste versículo à luz da tentação de Cristo, vocês descobrirão que Ele usou essa espada para defender-Se ao repelir os ataques do diabo; Ele não estava atacando agressiva- mente! E bem-aventurado também, é observar isso, como o Homem dependente, Ele usou essa arma no poder do “Espírito”; vejam Mateus 4:1, Lucas 4:14. 
10. “Orar Sempre” 
A última peça da armadura é oferecida no versículo 18: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. A oração é a única que nos concede a força necessária para usar as outras peças da armadura! Depois que o Cristão tomou para si essas seis peças, antes que ele esteja completamente equipado para sair para a guerra e capacitado para a vitória, ele precisa da ajuda de seu General. Por isso, o apóstolo nos ordena a orar
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
20 
“sempre” com toda a súplica no Espírito. Devemos lutar sobre os nossos joelhos! So- mente a oração pode manter vivas as diferentes graças espirituais que são ilustradas pelas várias peças de armadura. “Orando em todo tempo”; em cada temporada; em tempo de alegria bem como de sofrimento, no dia da adversidade, bem como na prosperi- dade. Não apenas isso, mas “vigiando nisto com toda a perseverança”; este é um dos elementos essenciais da oração que prevalece – a persistência. Vigiem a si mesmos para que não arrefeçam, tornem-se descuidados ou desanimados. Prossigam! O versículo 18 é como se o apóstolo dissesse: “Não se esqueçam de buscar a Deus por esta armadura e façam súplica humilde por Sua assistência; pois somente Ele que nos concedeu estas armas pode nos permitir fazer um uso bem sucedido delas”. Alguns o chamaram de “todo o versículo”. “Orando em todo o tempo com toda a oração... com toda a perseverança e súplica por todos os santos”! Não pensem apenas em vocês mesmos, mas também por seus soldados companheiros, que estão engajados no mesmo conflito! 
Pergunta: o que o versículo 12 significa? Resposta: não se refere à esfera ou ao local aonde a “luta” em si é realizada, mas enfatiza o fato de que os inimigos que atacam os Cristãos são sobre-humanos. Não devemos interpretar este versículo a partir da linguagem geográfica da Terra; ele não diz: “porque nós temos que lutar contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Não, as regiões celestiais vinculam-se àqueles que atacam os Cristãos, e não com o local onde a luta é realizada. 
Sola Scriptura! Sola Gratia! Sola Fide! Solus Christus! 
Soli Deo Gloria
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
21 
Fonte: ChapelLibrary.org │ Título Original: “The Christian‟s Armor” 
As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel) 
Tradução por Camila Almeida │ Revisão e Capa por William Teixeira 
*** 
Acesse nossa conta no Dropbox e baixe mais e-books semelhantes a este: https://www.dropbox.com/sh/ha9bavgb598aazi/ALSKeIjpBN 
Leia este e outros e-books online acessando nossa conta no ISSUU: http://issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Você tem permissão de livre uso deste e-book e o nosso incentivo a distribuí-lo, desde que não altere o seu conteúdo e/ou mensagem de maneira a comprometer a fidedignidade e propósito do texto original, também pedimos que cite o site OEstandarteDeCristo.com como fonte. Jamais faça uso comercial deste e-book. 
Se o leitor quiser usar este sermão ou um trecho dele em seu site, blog ou outro semelhante, eis um modelo que poderá ser usado como citação da referência: 
Título – Autor 
Corpo do texto 
Fonte: ChapelLibrary.org 
Tradução: OEstandarteDeCristo.com 
(Em caso de escolher um trecho a ser usado indique ao final que o referido trecho é parte deste sermão, e indique as referências (fonte e tradução) do sermão conforme o modelo acima). 
Este é somente um modelo sugerido, você pode usar o modelo que quiser contanto que cite as informações (título do texto, autor, fonte e tradução) de forma clara e fidedigna. 
Para solicitar este e-book em formato Word envie-nos um e-mail: 
oestandartedecristo@outlook.com
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
22 
Uma Biografia de Arthur Walkington Pink 
Arthur Walkington Pink (1886 – 1952) e sua esposa Vera E. Russell (1893 – 1962) 
Arthur Walkington Pink (01 de abril de 1886 – 15 de julho de 1952) foi um evangelista e teólogo inglês, conhecido por sua firme adesão aos ensinamentos calvinistas e puritanos. Nasceu em Nottingham, Inglaterra. Seus pais eram cristãos piedosos e ele tinha um irmão e duas irmãs. Aos 16 anos A. W. Pink encerrou os seus estudos e entrou para o ramo de negócios. Rapidamente obteve sucesso no que havia determinado fazer, mas, para a tristeza dos seus pais, ele abriu mão do Evangelho. Foi nesta época que ele se tornou um discípulo da Teosofia e do Espiritismo. Em 1908 ele já era conhecido como um teosofista e um espírita praticante. Neste mesmo ano, com 22 anos, ao chegar em casa após uma reunião teosófica, seu pai dirigiu-se a ele e citou este versículo da Bíblia: 
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12)
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
23 
Pink foi para o seu quarto e ficou pensando nas palavras que seu pai lhe dissera. Em seguida resolveu orar e pedir uma orientação a Deus. Foi o suficiente para enxergar o seu erro. Esta experiência foi tão marcante que A.W. Pink encontrou o que tanto desejava: Jesus Cristo, Aquele que Lhe daria a Água Viva para saciar a sua sede, assim como prometera à mulher samaritana (Jo 4:14). 
Cristo tornara-se real para ele! O mais interessante é que, na 6ª feira daquela mesma semana, Pink faria uma palestra para os adeptos da Teosofia (que ainda não sabiam de sua conversão). No dia e hora marcados, Pink dirigiu-se ao salão de Convenções da Teosofia. Quando subiu para falar, pregou o Evangelho em demonstração de Poder. A reação da turba foi imediata: retiram-lhe à força e lançaram-no à rua. Um episódio que serviu para abrir os olhos dele para o caminho que o esperava! 
Assim, Arthur Pink não tinha mais dúvidas sobre o seu chamado. Mas em qual Igreja? Havia tanto liberalismo nos ministérios. Então, ele foi recebido na Igreja dos Irmãos, onde ensinavam a Bíblia com muito amor. Depois, recomendaram que ele fosse estudar no Instituto Dwight L. Moody, em Chigago, Estados Unidos. Então, em 1910, ele foi para Chicago estudar. Mas logo abandou o Instituto, por discordar do que ali era ensinado. Nos anos que se seguiram esteve pastoreando Igrejas no Colorado e na Califórnia. Em 1916, casou-se em Kentucky, com uma mulher chamada Vera E. Russell. Em 1917 pastoreou uma Igreja Batista na Carolina do Sul. 
Foi nesta época que ele começou a ter problemas com o seu ensino. Começou a ler os puritanos e descobriu verdades que o perturbaram. Principalmente sobre a grande doutrina bíblica da Soberania de Deus, porém à medida que ele começou a pregar sobre isto, descobriu que não eram coisas populares. Em 1920, ele saiu da Igreja Batista na Carolina do Sul e começou um ministério itinerante em todos os EUA, para anunciar à Igreja esta visão da Soberania de Deus. Suas pregações eram firmes e bíblicas, mas, não eram populares, seus ouvintes não gostavam do que ele pregava. 
Em 1922, começou uma revista chamada Studies in the Scriptures (Estudo nas Escrituras). Mas poucas pessoas se interessaram pela leitura da Revista. Ele publicou 1000 revistas e, muitas delas, não foram sequer vendidas. Ainda neste ano, fizeram-lhe um convite para visitar a Austrália. Ele viu neste convite uma grande oportunidade de pregar o Evangelho e terminou por estabelecer-se na cidade de Sidney, à convite das Igrejas Batistas locais. Porém não obteve sucesso em seu ministério como pregador.
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
24 
Depois de 8 anos vivendo na Austrália, em 1928, Pink retornou à Inglaterra. Onde aconteceu uma surpreendente obra da Providência divina durante 8 anos ele procurou um lugar para pregar a Palavra e ajudar as pessoas, mas não conseguiu encontrar. Ninguém estava interessado em ouvir suas pregações. A sua fé foi duramente provada durante este período e, apesar de toda a luta, ele continuava a editar a revista “Estudo nas Escrituras”, embora somente uns poucos a liam. 
Em 1936, ele entendeu que Deus, de alguma forma, havia fechado as portas da pregação para ele. Então ele entregou-se totalmente a escrever e expor as Escrituras Sagradas. Esta era a sua chamada. 
Quando começou a 2ª Guerra Mundial, A. W. Pink vivia no sul da Inglaterra, região que sofreu fortes ataques aéreos. Então, em 1940, ele e a sua esposa, Vera, mudaram-se para o norte da Escócia, em uma pequenina ilha chamada Luis. 12 anos depois, em 1952, A.W. Pink faleceu vítima de anemia. Ian Murray, seu biógrafo, relata que, além de sua esposa, apenas oito pessoas apareceram em seu enterro. 
Com certeza, A. W. Pink (como assinava em suas cartas e artigos) nunca imaginaria que, no final do século 20 e ao longo do século 21, dificilmente seria necessário explicar quem é Pink quando nos dirigindo às pessoas que consideram a Bíblia como Palavra de Deus e se empenham em compreendê-la, entre outras coisas, utilizando bons livros. Vivendo quase em completo anonimato, salvo por aqueles poucos que assinavam sua revista publicada mensalmente, o valor de Arthur Pink foi descoberto pelo mundo apenas após sua morte, quando seus artigos passaram a ser reunidos e publicados na forma de livros. Ian Murray afirma que, mediante a ampla circulação de seus escritos após a sua morte, ele se tornou um dos autores evangélicos mais influentes na segunda metade do século 20. Foi D. Martyn Lloyd-Jones quem disse: “Não desperdice o seu tempo lendo Barth e Brunner. Você não receberá nada deles que o ajude na pregação. Leia Pink!”. 
Richard Belcher tem escrito alguns livros sobre a vida e obra do nosso autor, disse o seguinte: 
“Nós não o idolatramos. Mas o reconhecemos como um homem de Deus ímpar, que pode nos ensinar por meio da sua caneta. Ele verdadeiramente „nasceu para escrever‟, e todas as circunstâncias de sua vida, mesmo as negativas que ele não entendeu, levaram-no ao cumprimento desse propósito ordenado por Deus”. 
John Thornbury, autor de vários livros, inclusive uma excelente biografia sobre David Brainerd, disse o seguinte: “Sua influência abrange o mundo todo e hoje um exército
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
25 
poderoso de pregadores de várias denominações está usando seus materiais e pregando à congregações, grandes e pequenas, as verdades que ele extraiu da Palavra de Deus. Eu o honro por sua coragem, discernimento, perspicuidade, equilíbrio, e acima de tudo por seu amor apaixonado pelo Deus trino”. 
As últimas palavras de Pink antes de morrer, ao lado de sua esposa, foram: “As Escrituras explicam a si mesmas”. Que declaração final apropriada para um homem que dedicou sua vida ao entendimento e explicação da Palavra de Deus! 
______________ 
Esta biografia é baseada nas seguintes fontes: 
♦ DIDINI, Ronaldo. Um gigante esquecido da fé cristã: Uma biografia resumida de A. W. Pink. Disponível em: <https://www.ministeriocaminhar.com.br/?ver=74>. Acesso em: 01 de dezembro de 2013. 
♦ SABINO, Felipe A. N. Os dez Mandamentos. 1ª edição. Brasília: Editora Monergismo: 2009. Prefácio.
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
26 
Quem Somos 
O Estandarte de Cristo é um projeto cujo objetivo é proclamar a Palavra de Deus e o Santo Evangelho de Cristo Jesus, para a glória do Deus da Escritura Sagrada, através de traduções inéditas de textos de autores bíblicos fiéis, para o português. A nossa proposta é publicar e divulgar traduções de escritos de autores como os Puritanos e também de autores posteriores àqueles como John Gill, Robert Murray McCheyne, Charles Haddon Spurgeon e Arthur Walkington Pink. Nossas traduções estão concentradas nos escritos dos Puritanos e destes últimos quatro autores. 
O Estandarte é formado por pecadores salvos unicamente pela Graça do Santo e Soberano, Único e Verdadeiro Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o testemunho das Escrituras. Buscamos estudar e viver as Escrituras Sagradas em todas as áreas de suas vidas, holisticamente; para que assim, e só assim, possamos glorificar nosso Deus e nos deleitar- mos nEle desde agora e para sempre. 
Indicações de Sites onde você poderá encontrar materiais edificantes e/ou baixar outros e-books bíblicos gratuitamente 
Trovian.blogspot.com.br – Estudos e Mensagens Cristãs 
JosemarBessa.com – Puro Conteúdo Reformado 
FirelandMissions.com 
MinisterioFiel.com.br 
ProjetoSpurgoen.com.br 
Monergismo.com 
VoltemosAoEvangelho.com 
Indicações de E-books de publicações próprias. 
Baixe estes e outros gratuitamente no site. 
10 Sermões – Robert Murray M’Cheyne 
Cristo, Totalmente Desejável – John Flavel 
Eleição & Vocação – Robert Murray M’Cheyne 
A Gloriosa Predestinação – C. H. Spurgeon 
Justificação, Propiciação e Declaração – C. H. Spurgeon 
A Livre Graça – C. H. Spurgeon 
A Paixão de Cristo – Thomas Adams 
Quem São Os Eleitos? – C. H. Spurgeon 
Reforma – C. H. Spurgeon 
Salvação Pertence Ao Senhor – C. H. Spurgeon 
O Sangue – C. H. Spurgeon 
Semper Idem – Thomas Adams 
Tratado sobre a Oração, Um – John Bunyan 
Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com 
Livros que Recomendamos: 
A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES 
Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel 
Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES 
O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel 
O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão 
Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES 
Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) 
Viste as páginas que administramos no Facebook 
Facebook.com/oEstandarteDeCristo 
Facebook.com/ESJesusCristo 
Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao 
Facebook.com/NaoConformistasPuritanos 
Facebook.com/oEstandarteDeCristo 
Facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
Facebook.com/CharlesHadodnSpurgeon.org 
Facebook.com/PaulDavidWasher 
Facebook.com/RobertMurrayMCheyne 
Facebook.com/ThomasWatson.org 
Páginas Parceiras: 
Facebook.com/SomentePelaGraca 
Facebook.com/AMensagemCristocentrica
facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
OEstandarteDeCristo.com 
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
27 
2 Coríntios 4 
1 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Persegui- dos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 13 E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. 14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiça
Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiçaCombate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiça
Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiçaMichel Plattiny
 
Escola de profetas - A Autoridade das Armas Espirituais
Escola de profetas - A Autoridade das Armas EspirituaisEscola de profetas - A Autoridade das Armas Espirituais
Escola de profetas - A Autoridade das Armas EspirituaisEvangelista Oliveira
 
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da fé
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da féCombate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da fé
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da féMichel Plattiny
 
Batalha8 armadura de deus
Batalha8   armadura de deusBatalha8   armadura de deus
Batalha8 armadura de deusEliezer Almeida
 
Armadura Celestial no Tempo do Fim
Armadura Celestial no Tempo do FimArmadura Celestial no Tempo do Fim
Armadura Celestial no Tempo do FimAnderson Damasceno
 
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de DeusLição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de DeusÉder Tomé
 
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...Andre Nascimento
 
Armadura de Deus - efesios 6:10-20
Armadura de Deus - efesios 6:10-20Armadura de Deus - efesios 6:10-20
Armadura de Deus - efesios 6:10-20Marquinhos Souza
 
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiça
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiçaEBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiça
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiçaAndre Nascimento
 
Curso de batalha espiritual
Curso de batalha  espiritualCurso de batalha  espiritual
Curso de batalha espiritualManoelMacerate
 
Lição 15 Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...
Lição 15   Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...Lição 15   Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...
Lição 15 Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...Sergio Silva
 
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguas
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguasEBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguas
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguasAndre Nascimento
 
O discipulado de cristo e a ansiedade
O discipulado de cristo e a ansiedadeO discipulado de cristo e a ansiedade
O discipulado de cristo e a ansiedadeLuis Carlos Oliveira
 
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)Michel Plattiny
 
Slides batalha espiritual
Slides   batalha espiritualSlides   batalha espiritual
Slides batalha espiritualAbdias Barreto
 

Was ist angesagt? (20)

Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiça
Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiçaCombate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiça
Combate espiritual, Armadura de Deus - Couraça da justiça
 
A armadura de_deus_completa
A armadura de_deus_completaA armadura de_deus_completa
A armadura de_deus_completa
 
Escola de profetas - A Autoridade das Armas Espirituais
Escola de profetas - A Autoridade das Armas EspirituaisEscola de profetas - A Autoridade das Armas Espirituais
Escola de profetas - A Autoridade das Armas Espirituais
 
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da fé
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da féCombate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da fé
Combate Espiritual, Armadura de Deus - Escudo da fé
 
Armas de gurra
Armas de gurraArmas de gurra
Armas de gurra
 
Batalha8 armadura de deus
Batalha8   armadura de deusBatalha8   armadura de deus
Batalha8 armadura de deus
 
Armadura Celestial no Tempo do Fim
Armadura Celestial no Tempo do FimArmadura Celestial no Tempo do Fim
Armadura Celestial no Tempo do Fim
 
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de DeusLição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus
Lição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus
 
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015: Aula 1: A armadura de Deus e o cinturão da...
 
Armadura do cristão
Armadura do cristãoArmadura do cristão
Armadura do cristão
 
Fortalezas espirituais
Fortalezas espirituaisFortalezas espirituais
Fortalezas espirituais
 
Armadura de Deus - efesios 6:10-20
Armadura de Deus - efesios 6:10-20Armadura de Deus - efesios 6:10-20
Armadura de Deus - efesios 6:10-20
 
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiça
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiçaEBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiça
EBD Revista Palavra e Vida.1T2015.Aula 2: A couraça da justiça
 
A armadura de deus
A armadura de deusA armadura de deus
A armadura de deus
 
Curso de batalha espiritual
Curso de batalha  espiritualCurso de batalha  espiritual
Curso de batalha espiritual
 
Lição 15 Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...
Lição 15   Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...Lição 15   Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...
Lição 15 Ateísmo - 2º Quadrimestre 2012 - EBD - Religiões e Religiosidade -...
 
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguas
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguasEBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguas
EBD Revista Palavra e Vida Aula 13 1T2015.Uma batalha intensa e sem tréguas
 
O discipulado de cristo e a ansiedade
O discipulado de cristo e a ansiedadeO discipulado de cristo e a ansiedade
O discipulado de cristo e a ansiedade
 
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)
Metamorfose, 1ª fase: inconformidade (Romanos 12)
 
Slides batalha espiritual
Slides   batalha espiritualSlides   batalha espiritual
Slides batalha espiritual
 

Ähnlich wie A Armadura do Cristão para Resistir às Tentações

08. sentimento cristão
08. sentimento cristão08. sentimento cristão
08. sentimento cristãopohlos
 
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGR
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGRA humildade da sabedoria celestial_842014_GGR
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGRGerson G. Ramos
 
A mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaA mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaisabelle2501
 
1608-2mentedecristo@1_slides.pdf
1608-2mentedecristo@1_slides.pdf1608-2mentedecristo@1_slides.pdf
1608-2mentedecristo@1_slides.pdfluizandrade652015
 
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRO reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRGerson G. Ramos
 
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecer
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecerCinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecer
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecerEliel Pimenta Pimenta
 
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdf
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdfostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdf
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdfMagda Gomes
 
Tentação
TentaçãoTentação
TentaçãoNoimix
 
Quem domina a sua mente
Quem domina a sua menteQuem domina a sua mente
Quem domina a sua menteVilma Longuini
 
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiaisOs três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiaisEscola Bíblica Sem Fronteiras
 
Os três campos de batalha parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAIS
Os três campos de batalha   parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAISOs três campos de batalha   parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAIS
Os três campos de batalha parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAISEscola Bíblica Sem Fronteiras
 
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOCristiane Patricio
 

Ähnlich wie A Armadura do Cristão para Resistir às Tentações (20)

Defendamos a fé pela fé!
Defendamos a fé pela fé!Defendamos a fé pela fé!
Defendamos a fé pela fé!
 
Guerra
GuerraGuerra
Guerra
 
A armadura de deus vincent cheung
A armadura de deus   vincent cheungA armadura de deus   vincent cheung
A armadura de deus vincent cheung
 
08. sentimento cristão
08. sentimento cristão08. sentimento cristão
08. sentimento cristão
 
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGR
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGRA humildade da sabedoria celestial_842014_GGR
A humildade da sabedoria celestial_842014_GGR
 
A mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaA mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalha
 
1608-2mentedecristo@1_slides.pdf
1608-2mentedecristo@1_slides.pdf1608-2mentedecristo@1_slides.pdf
1608-2mentedecristo@1_slides.pdf
 
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGRO reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
O reino de Cristo e a lei_1322014_GGR
 
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecer
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecerCinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecer
Cinco coisas que_o_cristao_nao_pode_esquecer
 
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdf
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdfostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdf
ostrscamposdebatalha-parte1-amente-131029210734-phpapp01.pdf
 
Tentação
TentaçãoTentação
Tentação
 
A armadura de deus
A armadura de deusA armadura de deus
A armadura de deus
 
Quem domina a sua mente
Quem domina a sua menteQuem domina a sua mente
Quem domina a sua mente
 
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiaisOs três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
 
Os três campos de batalha parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAIS
Os três campos de batalha   parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAISOs três campos de batalha   parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAIS
Os três campos de batalha parte 3 - NAS REGIÕES CELESTIAIS
 
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
 
vencendo a depressão
vencendo a depressãovencendo a depressão
vencendo a depressão
 
Autoridade Espiritual LiçãO 10
Autoridade Espiritual   LiçãO 10Autoridade Espiritual   LiçãO 10
Autoridade Espiritual LiçãO 10
 
Os três campos de batalha parte 1 - a mente
Os três campos de batalha   parte 1 - a menteOs três campos de batalha   parte 1 - a mente
Os três campos de batalha parte 1 - a mente
 
A batalha espiritual
A batalha espiritualA batalha espiritual
A batalha espiritual
 

Mehr von Deusdete Soares

20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justusDeusdete Soares
 
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Deusdete Soares
 
Avivamento martin lloyd-jones
Avivamento   martin lloyd-jonesAvivamento   martin lloyd-jones
Avivamento martin lloyd-jonesDeusdete Soares
 
Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Deusdete Soares
 
Auto exame, por charles haddon spurgeon
Auto exame, por charles haddon spurgeonAuto exame, por charles haddon spurgeon
Auto exame, por charles haddon spurgeonDeusdete Soares
 
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama   robert murray m'cheyneAssim como o cervo brama   robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyneDeusdete Soares
 
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
As tres virtudes (devocionais)   elbem cesarAs tres virtudes (devocionais)   elbem cesar
As tres virtudes (devocionais) elbem cesarDeusdete Soares
 
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)Deusdete Soares
 
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneAs impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneDeusdete Soares
 
As grandes profecias franco cuomo
As grandes profecias   franco cuomoAs grandes profecias   franco cuomo
As grandes profecias franco cuomoDeusdete Soares
 
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade   hernandes dias lopesAs faces da espiritualidade   hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade hernandes dias lopesDeusdete Soares
 
As exigências de deus spurgeon
As exigências de deus   spurgeonAs exigências de deus   spurgeon
As exigências de deus spurgeonDeusdete Soares
 
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkAs evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkDeusdete Soares
 
As eras mais primitivas da terra tomo ii
As eras mais primitivas da terra   tomo iiAs eras mais primitivas da terra   tomo ii
As eras mais primitivas da terra tomo iiDeusdete Soares
 
As eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iAs eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iDeusdete Soares
 
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeonAs doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeonDeusdete Soares
 
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana   por arthur walkington pinkAs consequências da depravação humana   por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana por arthur walkington pinkDeusdete Soares
 

Mehr von Deusdete Soares (20)

20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
 
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
 
Avivamento martin lloyd-jones
Avivamento   martin lloyd-jonesAvivamento   martin lloyd-jones
Avivamento martin lloyd-jones
 
Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)
 
Auto exame, por charles haddon spurgeon
Auto exame, por charles haddon spurgeonAuto exame, por charles haddon spurgeon
Auto exame, por charles haddon spurgeon
 
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama   robert murray m'cheyneAssim como o cervo brama   robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
 
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
As tres virtudes (devocionais)   elbem cesarAs tres virtudes (devocionais)   elbem cesar
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
 
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
 
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
 
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneAs impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
 
As grandes profecias franco cuomo
As grandes profecias   franco cuomoAs grandes profecias   franco cuomo
As grandes profecias franco cuomo
 
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade   hernandes dias lopesAs faces da espiritualidade   hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
 
As exigências de deus spurgeon
As exigências de deus   spurgeonAs exigências de deus   spurgeon
As exigências de deus spurgeon
 
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkAs evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
 
As eras mais primitivas da terra tomo ii
As eras mais primitivas da terra   tomo iiAs eras mais primitivas da terra   tomo ii
As eras mais primitivas da terra tomo ii
 
As eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iAs eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo i
 
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
 
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeonAs doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
 
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
 
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana   por arthur walkington pinkAs consequências da depravação humana   por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
 

A Armadura do Cristão para Resistir às Tentações

  • 1.
  • 2. A Armadura do Cristão Arthur Walkington Pink Facebook.com/oEstandarteDeCristo ―No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus.‖ – Efésios 6:10-11a —
  • 3. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 2 Algumas Citações deste Estudo “Observem cuidadosamente que não é “fortalecei-vos do Senhor”, nem é “sejam fortalecidos pelo Senhor”. Não, é “fortalecei-vos no Senhor”. Talvez vocês percebam a ideia se eu utilizar esta analogia: assim como um polegar que é amputado é inútil, e assim como um ramo cortado da videira, murcha; desta forma, um cristão cuja comunhão com o Senhor foi rompida, está em uma condição fraca, infrutífera, inútil. Assim, “fortalecei-vos no Senhor” significa, antes de tudo, buscar com que você mantenha um vivo relacionamento prático e permaneça em constante comunhão com o Senhor. Assim como meu braço deve ser uma parte, um membro em meu corpo, se ele deve ser vitalizado e equipado para executar suas funções, desta forma eu devo estar em real ligação com o Senhor, em comunhão diária com Ele, em vivo contato, não em teoria, mas em experiência real.” “„Fortalecei-vos”: na fé, na esperança, na sabedoria, na paciência, na fortaleza, em toda graça Cristã. Ser forte na graça é ser fraco no pecado. É extremamente essencial lembrar que precisamos ter a nossa força e coragem renovada diariamente. Ser forte no Senhor, buscar a Sua força, no início de cada dia – “os que esperam no Senhor renovarão as forças” (Isaías 40:31). Deus não transmite força para que nós armazenemos: Ele não me concederá força na segunda- feira de manhã para perdurar por uma semana. Não, tem que haver a renovação de nossa força, e a força deve ser proveniente do Senhor, por meio dos atos de fé, apropriando-se de Sua “plenitude‟.” “Observem que isto é chamado de “a armadura de Deus”; como a força de que precisamos, não vem de nós mesmos, mas precisa ser fornecida pelo Senhor” “[...] esta mesma figura da “armadura” é usada três vezes nas epístolas de Paulo, e eu acredito que encontramos nelas uma referência à Trindade. Eu penso que as “armas da justiça” (2 Coríntios 6:7) assemelham-se mais particularmente a Cristo; as “armas da luz” (Romanos 13:12), mais especificamente ao Espírito Santo, que é Quem imediatamente nos ilumina; e “armadura de Deus” ao Pai, que é o Provedor dela.” “Agora é muito importante que reconheçamos que este termo “armadura” é uma ilustração, uma metáfora, e não se refere a algo que é material ou carnal. É uma expressão figurativa que denota as graças do cristão: as várias partes desta armadura representam as diferentes graças espirituais que devem proteger as suas várias capacidades; e quando nos é dito “revistam-se” da armadura, isto simplesmente significa que devemos exercitar e pôr em ação as nossas graças. Observem: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”, ou seja, evitando as ciladas do diabo; ou para usar a ilustração, assim exerçam todas as virtudes Cristãs de forma que nenhuma parte da alma esteja exposta ao inimigo.” “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, e não contra insignificantes inimigos humanos não mais fortes do que nós, mas
  • 4. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 3 contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século; portanto, a panóplia¹ de Deus é essencial. Isso é expresso para enfatizar o terrível conflito diante de nós. Não é alguém imaginário, e nem inimigos comuns que temos que enfrentar; mas espirituais, sobre-humanos, invisíveis. Os inimigos buscam destruir a fé e produzir dúvida. Eles procuram destruir a esperança e produzir desespero. Eles querem destruir a humildade e produzir orgulho. Eles procuram destruir a paz e produzir amargura e malícia. Eles procuram evitar o nosso gozo das coisas celestiais. Seu ataque não é sobre o corpo, mas sobre a alma.” “A primeira proposição do versículo 13 explica as palavras iniciais do versículo 11. No versículo 11 diz: “Revesti-vos”, façam uso de todas as defesas e armas adequadas para repelir os ataques e no versículo 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus”; nós “nos revestimos” por “toma-la”, ou seja, por apropriação, tornando-a como nossa. “Para que possais resistir”, resistir é o oposto de ceder, de ser desarmado, derrubado por tentações malignas; isso significa que defendemos o nosso campo, lutamos contra o mal e resistimos ao Diabo. “Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”; “ficar firmes” é o oposto de um sono preguiçoso ou uma fuga covarde. No Getsêmani eles não ficaram firmes, mas deitaram-se e dormiram no posto do dever. Não é de admirar que pouco depois eles „O abandonaram e fugiram‟!” “[...] a obra de pregar o Evangelho pertence somente aos Seus próprios servos ou ministros pessoalmente chamados e divinamente capacitados. Todas essas atividades febris da carne como nós agora vemos no mundo religioso, não encontram lugar na exortação divina “havendo feito tudo, ficar firmes”. Esta é a terceira vez nestes versículos que o Espírito de Deus tem repetido a palavra “firmes”, não avancem, não se apressem de lá para cá, como uma pessoa insensata. “Estai, pois, firmes” é tudo o que Deus nos ordena a fazer em nosso conflito com o Diabo. „Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade‟.” “A couraça é para o coração, o capacete para a cabeça, para que, então, é o “cinturão”? A partir de qual figura é emprestada a referência da cintura ou lombos. Mas a que esta metáfora denota? Claramente, o centro ou norteador de todas as nossas atividades. E qual é este? Obviamente, é a mente. A mente é o norteador da ação; primeiro o pensamento, e, em seguida, a realização do mesmo. 1 Pedro 1:13 nos ajuda aqui: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento”. “Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” [Efésios 6:14]; isto não é tanto o nosso abraçar a verdade, quanto a verdade nos abraçando. Assim, a referência espiritual é a guarda e regulação dos pensamentos da mente. A mente “cingida” significa uma mente que é disciplinada; oposta de uma em que os pensamentos são autorizados a correr soltos e selvagens. Mais uma vez; os “lombos” são o lugar de força, assim é a mente. Se permitirmos que os nossos pensamentos e imaginações corram soltos, não teremos comunhão com Deus, e nenhum poder contra Satanás. Se os nossos pensamentos não são trazidos cativos, em obediência a Cristo, o Diabo, em breve ganha uma influência sobre nós.” “Satanás é um mentiroso, e só podemos enfrenta-lo com a verdade. Satanás prevalece sobre a ignorância por meio de dolo ou fraude; mas ele não tem poder sobre aqueles cujas mentes são reguladas pela verdade de Deus. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente
  • 5. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 4 sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32); “libertos” das armadilhas, poder e enganos de Satanás.” “Penso que a palavra “verdade” aqui tem um segundo significado. Tomemos por exemplo o Salmo 51:6: “Eis que amas a verdade no íntimo”; a “verdade” aqui significa realidade, sinceridade. A verdade é o oposto da hipocrisia, fingimento, irrealidade. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar, porque se faltar, todo o restante é vão e inútil. A força de toda a graça repousa na sinceridade dela. Em 1 Timóteo 1:5, lemos sobre “a fé não fingida”, que significa verdadeira, genuína, a fé real; em contraste com a fé que é apenas teórica, conceitual, sem vida, inoperante – uma fé que é totalmente murcha diante dos fogos das provações. “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade” (Efésios 6:24).” “Existem milhares de Protestantes que têm um amor a Cristo semelhante ao dos Romanistas por Sua mãe, Maria; esse é apenas um amor natural, um sentimento carnal, uma emoção carnal. Mas o amor genuíno, espiritual por Ele, esforça-se para agradá-Lo; é uma coisa intensamente prática, um princípio de santa obediência.” “Revestir-se” do cinturão da verdade significa aplicar a Palavra aos primeiros movimentos de nossas mentes. Isto foi onde Eva falhou: ela havia recebido a Palavra, mas não em amor. Em vez de resistir ao Diabo, ela negociou com ele. Em vez de a verdade refrear as suas imaginações e desejo, ela os expressou. Quão diferente com Cristo! Quando Satanás se aproximou, Ele estava cingido com o cinturão da verdade: Seus pensamentos foram regulamentados pela Palavra, e havia uma absoluta sinceridade absoluta em direção a Deus.” “Assim como o cinturão da verdade tem a ver com a mente, a couraça da justiça com o coração, desta forma, os calçados para os pés são uma figura daquilo que diz respeito à vontade. À primeira vista isso pode parecer improvável, e ainda assim, se pensarmos por um momento, seria óbvio que o que os pés são para o corpo, a vontade é para a alma. Os pés conduzem o corpo de lugar para lugar, e a vontade é o que dirige as atividades da alma; o que a vontade decide, isto é o que fazemos.” “[...] é trazido para o Evangelho, substancialmente, tudo o que estava contido na Lei moral e cerimonial. O Evangelho não é apenas uma mensagem de boas novas, mas um mandamento divino e regra de conduta: “Porque já é tempo que comece o julgamento (não “começará”, agora, não no futuro) pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17). Sim, o Evangelho é uma regra para submeter-se, um decreto divino que exige obediência: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo” (2 Coríntios 9:13). Essas palavras são absolutamente sem sentido hoje em nove de cada dez círculos de toda a Cristandade, pois o “Evangelho” não significa nada para eles, exceto “boas novas” – não há nada para estar “em submissão”! Isto é, em parte, o que eu tenho em mente ao dizer que é transportado para dentro e incorporada ao Evangelho a substância de tudo o que foi encontrado
  • 6. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 5 na Lei. Deixe-me colocar de outra forma: todas as exortações contidas nas Epístolas do Novo Testamento não são nada mais do que as explicações e aplicações dos Dez Mandamentos.” “Assim como os pés são os membros que transportam o corpo de um lugar para outro, desta forma a vontade dirige a alma; e assim como os pés devem estar devidamente calçados, se quisermos andar correta e confortavelmente, assim, a vontade deve ser trazida em sujeição à vontade revelada de Deus, se quisermos desfrutar de Sua paz.” “Toda a vitória é aqui atribuída à fé “sobretudo”, não é com a couraça, capacete ou espada, mas com o escudo da fé, que somos capazes de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Isto parece ser um princípio geral no arranjo do Espírito nas Escrituras, colocar o mais vital no centro: nós temos sete peças da armadura, e o Escudo da Fé é a quarta! Assim, em Hebreus 6:4, nós temos cinco coisas mencionadas, e no meio está „se fizeram participantes do Espírito Santo‟.” “Os ataques do Diabo são comparados a “dardos inflamados”, em primeiro lugar, por causa do furor com que ele os atira. Há intenso ódio em Satanás contra o filho de Deus. Novamente; a própria essência de suas tentações é inflamar as paixões e a angústia de consciência. Ele pretende acender a cobiça, excitar a ambição mundana, inflamar o nosso desejo. Em Tiago 3:6, lemos: “A língua [...] é inflamada pelo inferno”, isto significa que os “dardos inflamados” do Diabo a afetaram. A terceira razão pela qual suas tentações são comparadas a “dardos inflamados” é por causa do fim para o qual eles conduzem se não apagados; se as tentações de Satanás forem seguidas até o fim, elas nos lançaram no lago de fogo. A figura de “dardos” denota que as suas tentações são rápidas, silenciosas e perigosas. Agora, tomem o escudo da fé significa: aproprian- do-se da Palavra e sigam-na.” “Todas as graças Cristãs que são figurativamente contempladas sob as outras peças da armadura devem estar em exercício antes que possamos manusear proveitosamente a Palavra de Deus. Em segundo lugar, isso nos ensina que, mesmo quando o Cristão tenha atingido o ponto mais elevado possível nesta vida, ele ainda precisa da Palavra. Mesmo quando ele tem sobre si o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, e tomou para si o escudo da fé e o capacete da salvação, ele ainda precisa da Palavra!” “A Palavra de Deus é aqui chamada de “a espada do espírito”, pois Ele é o Autor, o Intérprete e Aplicador da mesma. Ele é o único que pode conceder a ela poder sobre nós. Podemos manusear a Palavra, meditar nela, orar sobre ela, e ela não ter nenhum efeito sobre nós, a menos que o Espírito Santo aplique a Sua espada!” “A última peça da armadura é oferecida no versículo 18: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. A oração é a única que nos concede a força necessária para usar as outras peças da armadura! Depois que o Cristão tomou para si essas seis peças, antes que ele esteja completamente equipado para sair para a guerra e capacitado para a vitória, ele precisa da ajuda de seu General. Por isso, o apóstolo nos ordena a orar “sempre” com toda a súplica no Espírito.
  • 7. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 6 Devemos lutar sobre os nossos joelhos! Somente a oração pode manter vivas as diferentes graças espirituais que são ilustradas pelas várias peças de armadura.” “„Vigiando nisto com toda a perseverança‟; este é um dos elementos essenciais da oração que prevalece – a persistência.” “„Orando em todo o tempo com toda a oração... com toda a perseverança e súplica por todos os santos‟! Não pensem apenas em vocês mesmos, mas também por seus soldados companheiros, que estão engajados no mesmo conflito!”
  • 8. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 7 A Armadura do Cristão Arthur Walkington Pink “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18) Na passagem que está diante de nós, Efésios 6:10-18, o apóstolo reúne todo o tema anterior da Epístola em um lembrete urgente sobre as solenes condições sob as quais a vida do cristão é vivida. Por uma ilustração gráfica, mostra que a vida do cristão é vivida no campo de batalha, pois não somos apenas peregrinos, mas soldados; não estamos apenas em um país estrangeiro, mas no território do inimigo. Embora a redenção que Cristo adquiriu para o Seu povo seja livre e plena, ainda assim, entre o início de sua apli- cação a nós e a consumação final da mesma, há um conflito terrível e prolongado através do qual temos que passar. Esta não é apenas uma figura de linguagem, mas uma realida- de severa. Embora a salvação seja gratuita, no entanto, não é obtida sem grande esforço. A luta para a qual os filhos de Deus são chamados nesta vida, é aquela em que os próprios Cristãos recebem muitas feridas doloridas, e milhares de professos são mortos. Agora, como veremos nos versos que se seguem, o apóstolo nos adverte que o conflito tem relação com mais do que inimigos humanos: Os inimigos que devemos encontrar são sobre-humanos e, portanto, a fim de lutar com sucesso contra eles, precisamos de força sobrenatural. Devemos lembrar que o Cristão pertence ao reino espiritual, bem como ao natural, e por isso ele tem inimigos espirituais bem como naturais; e, portanto, ele precisa de força espiritual, bem como de física. Por isso, o apóstolo começa aqui, dizendo: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (v. 10). A palavra “No demais” denota que o apóstolo havia chegado à sua exortação conclusiva, e as palavras “fortalecei-vos” vincula-se ao que precede imediatamente, bem como ao que agora segue. Todo o quinto capítulo e os versículos iniciais do sexto estão repletos de exortações; exortações estas que dizem respeito a cada aspecto da vida cristã; exorta-
  • 9. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 8 ções para regula-a em casa, nos negócios, no mundo. Essas exortações são dirigidas ao marido, esposa, filho, mestre, servo, e para que o cristão as obedeça, ele precisa estar “fortalecido no Senhor e na força do seu poder”. Assim, a chamada que é feita no versí- culo 10 não é apenas uma introdução ao que se segue, mas também está intimamente relacionada com o que precede. 1. “Fortalecei-vos no Senhor” “No demais, irmãos meus”, após todos os deveres Cristãos, que eu estabeleci diante de vocês no versículo anterior, agora “fortalecei-vos no Senhor, e na força do seu poder”. A palavra “fortalecei-vos” significa reunir forças para o conflito, e fortalecei-vos “na força do Senhor” significa que devemos buscar esta força a partir da única fonte de onde podemos obtê-la. Observem cuidadosamente que não é “fortalecei-vos do Senhor”, nem é “sejam fortalecidos pelo Senhor”. Não, é “fortalecei-vos no Senhor”. Talvez vocês percebam a ideia se eu utilizar esta analogia: assim como um polegar que é amputado é inútil, e assim como um ramo cortado da videira, murcha; desta forma, um cristão cuja comunhão com o Senhor foi rompida, está em uma condição fraca, infrutífera, inútil. Assim, “fortalecei-vos no Senhor” significa, antes de tudo, buscar com que você mantenha um vivo relacionamento prático e permaneça em constante comunhão com o Senhor. Assim como meu braço deve ser uma parte, um membro em meu corpo, se ele deve ser vitalizado e equipado para executar suas funções, desta forma eu devo estar em real ligação com o Senhor, em comunhão diária com Ele, em vivo contato, não em teoria, mas em experiência real. É profundamente importante que, antes de prosseguirmos, compreendamos a exortação encontrada no versículo 10; caso contrário, não haverá força para o conflito. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. À primeira vista, parece haver uma repetição desnecessária ali; mas não é assim. Um soldado precisa não somente de força corporal para que suporte as suas armas pesadas, para o esforço de longas marchas, e para aquela luta real, mas ele também precisa de coragem; um gigante poderoso que é um covarde não seria nenhum tipo de soldado. As duas coisas principais que são necessários para alguém envolvido em combates são a força e a coragem, ou vitalidade e um coração valente; e é isso que está em vista no versículo 10 – a última proposição expressa a ideia de ousadia. “Fortalecei-vos”: na fé, na esperança, na sabe- doria, na paciência, na fortaleza, em toda graça Cristã. Ser forte na graça é ser fraco no pecado. É extremamente essencial lembrar que precisamos ter a nossa força e coragem renovada diariamente. Ser forte no Senhor, buscar a Sua força, no início de cada dia – “os que esperam no Senhor renovarão as forças” (Isaías 40:31). Deus não transmite força para que nós armazenemos: Ele não me concederá força na segunda-feira de manhã para perdurar por uma semana. Não, tem que haver a renovação de nossa força, e a
  • 10. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 9 força deve ser proveniente do Senhor, por meio dos atos de fé, apropriando-se de Sua “plenitude”. Os inimigos que temos que enfrentar não podem ser superados pela sabedoria humana e poder. A não ser que prossigamos adiante para o conflito olhando continuamente para Cristo por todos os suprimentos de graça necessários, derivando toda a nossa vitalidade dEle, temos a certeza de ser derrotados. 2. “A Armadura de Deus” “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (versículo 11). Nossa primeira necessidade é a de nos estimularmos a resistir à tentação por uma piedosa confiança na Graça toda-suficiente de Deus, isto é, obtendo dEle a força que nos permitirá ir adiante e lutar contra o inimigo. Nossa segunda maior necessidade é estar bem armado para o conflito em que devemos entrar diariamente. Esta é a relação entre os versículos 10 e 11: “fortalecei-vos no Senhor” e “revesti-vos de toda a armadura de Deus”; em primeiro lugar, instiguem vocês mesmos a resistir à tentação, buscando força no início do dia para o conflito; então, busquem com que tomem para vós mesmos, revistam-se de toda a armadura de Deus. O cristão está engajado em uma guerra. Há uma luta diante dele, portanto, a armadura é urgentemente necessária. É impossível que nós permaneçamos firmes contra as astutas ciladas do Diabo, a menos que usemos as provisões que Deus fez para nos habilitar a permanecer. Observem que isto é chamado de “a armadura de Deus”; como a força de que precisamos, não vem de nós mesmos, mas precisa ser fornecida pelo Senhor; assim os nossos meios de defesa não repousam em nossos próprios poderes e capacidades, senão apenas quando eles são vivificados por Deus. Isto é chamado de “armadura de Deus”, por que Ele tanto fornece quanto concede, pois nós não temos nenhuma de nós mesmos; e, ainda assim, enquanto esta armadura é da provisão e concessão de Deus, nós devemos “revestir-nos”! Deus não a coloca em nós; Ele a coloca diante de nós; e é nossa responsabilidade, dever, tarefa, revestir-nos de toda a armadura de Deus. Devo dizer que esta mesma figura da “armadura” é usada três vezes nas epístolas de Paulo, e eu acredito que encontramos nelas uma referência à Trindade. Eu penso que as “armas da justiça” (2 Coríntios 6:7) assemelham-se mais particularmente a Cristo; as “armas da luz” (Romanos 13:12), mais especificamente ao Espírito Santo, que é Quem imediata- mente nos ilumina; e “armadura de Deus” ao Pai, que é o Provedor dela. Agora é muito importante que reconheçamos que este termo “armadura” é uma ilustração, uma metáfora, e não se refere a algo que é material ou carnal. É uma expressão figurativa que denota as graças do cristão: as várias partes desta armadura representam as
  • 11. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 10 diferentes graças espirituais que devem proteger as suas várias capacidades; e quando nos é dito “revistam-se” da armadura, isto simplesmente significa que devemos exercitar e pôr em ação as nossas graças. Observem: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”, ou seja, evitando as ciladas do diabo; ou para usar a ilustração, assim exerçam todas as virtudes Cristãs de forma que nenhuma parte da alma esteja exposta ao inimigo. Aqueles que desejam confirmar a si mesmos se estão na posse da graça, devem observar se eles têm todas as graças de um santo. “Portanto, tomai as graças de um santo”. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus (a fim de que) possais resistir no dia mau”. Não há nen- huma defesa contra isso se nós não estivermos armados; ou para usar a figura, não há sucesso em resistir ao diabo, se nossas graças não estiverem em exercício. Por outro lado, não há nenhuma falha e queda diante disso se nossas graças estiverem saudáveis e ativas. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (versículo 12). A introdução “porque” tem a força de “Pelo motivo de que”; o apóstolo está desenvolvendo a razão, o que praticamen- te equivale a um argumento, como a compelir à exortação recém-feita. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potesta- des, e não contra insignificantes inimigos humanos não mais fortes do que nós, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século; portanto, a panóplia¹ de Deus é essencial. Isso é expresso para enfatizar o terrível conflito diante de nós. Não é alguém imaginário, e nem inimigos comuns que temos que enfrent- ar; mas espirituais, sobre-humanos, invisíveis. Os inimigos buscam destruir a fé e produzir dúvida. Eles procuram destruir a esperança e produzir desespero. Eles querem destruir a humildade e produzir orgulho. Eles procuram destruir a paz e produzir amargura e malícia. Eles procuram evitar o nosso gozo das coisas celestiais. Seu ataque não é sobre o corpo, mas sobre a alma. 3. “Ficar Firme” “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (versículo 13). A introdução “portanto” implica na consideração ao fato de que temos que lutar contra esses poderosos inimigos invisíveis _____________ [1] Panóplia: termo de origem grega: “todas as armas”. Designava, na Grécia Antiga, a armadura completa do soldado hoplita, composta pelo escudo, elmo, couraça e cnêmides, pesando entre 22 e 31 kg. De maneira análoga, na Idade Média, o termo é aplicado à armadura dos cavaleiros europeus. Por extensão de sentido, a palavra também é utilizada para definir uma coleção de armas (Fonte: pt.wikipedia.org).
  • 12. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 11 sobre-humanos, que nos odeiam com um ódio mortal e que procuram nos destruir; por isso, devemos nos apropriar e utilizar a provisão que Deus fez, para que possamos ficar e permanecer firmes. A primeira proposição do versículo 13 explica as palavras iniciais do versículo 11. No versículo 11 diz: “Revesti-vos”, façam uso de todas as defesas e armas adequadas para repelir os ataques e no versículo 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus”; nós “nos revestimos” por “toma-la”, ou seja, por apropriação, tornando-a como nossa. “Para que possais resistir”, resistir é o oposto de ceder, de ser desarmado, derru- bado por tentações malignas; isso significa que defendemos o nosso campo, lutamos contra o mal e resistimos ao Diabo. “Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”; “ficar firmes” é o oposto de um sono preguiçoso ou uma fuga covarde. No Getsêmani eles não ficaram firmes, mas deitaram-se e dormiram no posto do dever. Não é de admirar que pouco depois eles “O abandonaram e fugiram”! Eu quero que vocês percebam que não somos ditos a avançar. Somos apenas ordenados a “ficar firmes”. Deus não chamou o Seu povo para uma guerra agressiva sobre Satanás, para invadir o seu território, e procurar tirar dele o que é seu; mas Ele nos disse para ocupar a terra que Ele nos distribuiu. Eu quero que vocês percebam o que teria implicado se este versículo dissesse: “tomai toda a armadura de Deus, e avancem sobre o diabo, invadam as suas fortalezas, libertem os prisioneiros”. Mas não é assim; o Senhor não deu ordem ou comissão para que as fileiras de Seu povo se engajem no que é agora chamado de “obra pessoal”, “ganhador de alma”, “resgate dos que perecem”. De fato, Ele não deu; a obra de pregar o Evangelho pertence somente aos Seus próprios servos ou ministros pessoalmente chamados e divinamente capacitados. Todas essas atividades febris da carne como nós agora vemos no mundo religioso, não encontram lugar na exortação divina “havendo feito tudo, ficar firmes”. Esta é a terceira vez nestes versículos que o Espírito de Deus tem repetido a palavra “firmes”, não avancem, não se apressem de lá para cá, como uma pessoa insensata. “Estai, pois, firmes” é tudo o que Deus nos ordena a fazer em nosso conflito com o Diabo. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”. Agora isto coloca diante de nós a primeira das sete peças da armadura do Cristão que é mencionada nesta passagem. Primeiro, permitam-me alerta-los contra a carnalização desta palavra, pensando em algo que seja externo e visível, ou tangível. A figura do “cinto” é extraída de um costume bem conhecido em países orientais, em que as todas as pessoas usam esvoaçantes longas vestes exteriores até aos pés, o que poderia impedir os seus movimentos, ao caminhar, trabalhar ou lutar. A primeira coisa que uma pessoa faz, então, quando prestes a estar ativa, é cingir a veste exterior, que arrasta no chão, ao redor de sua cintura. Quando a peça não está cingida e pende para baixo, indica que a
  • 13. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 12 pessoa está em repouso. “Cingir” é, portanto, o oposto de preguiça e facilidade, seguindo a linha da menor resistência. Estejam cingidos com o cinto da verdade; eu acredito que aqui há uma dupla referência ou sentido na palavra “verdade”. Mas, primeiramente, eu quero dedicar-me ao que nós precisamos “cingir”. 4. “O Cinturão da Verdade” A couraça é para o coração, o capacete para a cabeça, para que, então, é o “cinturão”? A partir de qual figura é emprestada a referência da cintura ou lombos. Mas a que esta metáfora denota? Claramente, o centro ou norteador de todas as nossas atividades. E qual é este? Obviamente, é a mente. A mente é o norteador da ação; primeiro o pensa- mento, e, em seguida, a realização do mesmo. 1 Pedro 1:13 nos ajuda aqui: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento”. “Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” [Efésios 6:14]; isto não é tanto o nosso abraçar a verdade, quanto a verdade nos abraçando. Assim, a referência espiritual é a guarda e regulação dos pensamentos da mente. A mente “cingida” significa uma mente que é disciplinada; oposta de uma em que os pensamentos são autorizados a correr soltos e selvagens. Mais uma vez; os “lombos” são o lugar de força, assim é a mente. Se permitirmos que os nossos pensamentos e imaginações corram soltos, não teremos comunhão com Deus, e nenhum poder contra Satanás. Se os nossos pensamentos não são trazidos cativos, em obediência a Cristo, o Diabo, em breve ganha uma influência sobre nós. “Tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”. Penso que a palavra “verdade” refere- se, em primeiro lugar, à Palavra de Deus: “a tua palavra é a verdade” (João 17:17); Isso é o que deve regular a mente, controlar os pensamentos, dominar as imaginações; deve haver um conhecimento de fé na, amor pela, sujeição à Palavra de Deus. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos (a sua mente) com a verdade”. Agora, isto nos sugere a qualidade característica do adversário contra o qual somos chamados a nos armar. Satanás é um mentiroso, e só podemos enfrenta-lo com a verdade. Satanás preva- lece sobre a ignorância por meio de dolo ou fraude; mas ele não tem poder sobre aqueles cujas mentes são reguladas pela verdade de Deus. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32); “libertos” das armadilhas, poder e enganos de Satanás. Penso que a palavra “verdade” aqui tem um segundo significado. Tomemos por exemplo o Salmo 51:6: “Eis que amas a verdade no íntimo”; a “verdade” aqui significa realidade, sinceridade. A verdade é o oposto da hipocrisia, fingimento, irrealidade. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar, porque se faltar, todo o restante é vão e inútil.
  • 14. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 13 A força de toda a graça repousa na sinceridade dela. Em 1 Timóteo 1:5, lemos sobre “a fé não fingida”, que significa verdadeira, genuína, a fé real; em contraste com a fé que é apenas teórica, conceitual, sem vida, inoperante – uma fé que é totalmente murcha diante dos fogos das provações. “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade” (Efésios 6:24). Este é outro versículo discriminador, que diferencia um amor real do falso, um amor verdadeiro do infiel. Existem milhares de Protestantes que têm um amor a Cristo semelhante ao dos Romanistas por Sua mãe, Maria; esse é apenas um amor natural, um sentimento carnal, uma emoção carnal. Mas o amor genuíno, espiritual por Ele, esforça-se para agradá-Lo; é uma coisa intensamente prática, um princípio de santa obediência. Ó, como precisamos examinar nossas graças e testá- los pelas Escrituras, para ver se a nossa fé e amor são sinceros. Repetimos que a realidade e a sinceridade são a força de toda a graça Cristã. É por isso que o cinturão da verdade vem em primeiro lugar dentre as diferentes peças de armadura. O cinturão da verdade (correspondente ao cinto militar do soldado) significa, assim, a mente que está sendo regulada pela Palavra de Deus, e guardada por uma sinceridade real; e apenas isso nos protegerá contra as tentações de Satanás, da negligência, de malícia e hipocrisia. Só enquanto isso é “revestido” por nós, seremos capazes de “estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”: “Estar firmes” é, tanto “resistir” a ele, de forma que ele não nos faça cair. “Revestir-se” do cinturão da verdade significa aplicar a Palavra aos primeiros movimentos de nossas mentes. Isto foi onde Eva falhou: ela havia recebido a Palavra, mas não em amor. Em vez de resistir ao Diabo, ela negociou com ele. Em vez de a verdade refrear as suas imaginações e desejo, ela os expressou. Quão diferente com Cristo! Quando Satanás se aproximou, Ele estava cingido com o cinturão da verdade: Seus pensamentos foram regulamentados pela Palavra, e havia uma absoluta sinceridade absoluta em direção a Deus. 5. “Couraça da Justiça” A segunda parte ou peça de armadura do Cristão é mencionada no versículo 14: “e vestida a couraça da justiça”. Em primeiro lugar, observem o conector “e”, o que sugere que há uma relação muito estreita entre a mente cingida com a verdade e o coração protegido com couraça da justiça. Todas essas sete peças de armadura não estão tão vinculadas, porém o “e” aqui entre as duas primeiras indica que elas estão inseparável- mente unidas. Agora, obviamente, a couraça da justiça é aquela proteção que precisamos para o coração. Este versículo é intimamente paralelo a Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”, entendendo o “coração” como as afeições e a consciência.
  • 15. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 14 Como havia uma dupla referência à palavra “verdade”, em primeiro lugar à Palavra de Deus, e em segundo a sinceridade de espírito, assim, eu acredito que há uma dupla refe- rência aqui em “couraça da justiça”. Eu penso que isso se refere à justiça que Cristo efetuou por nós, e aquela justiça que o Espírito opera em nós; tanto a justiça que é imputada e a justiça que é comunicada; que é o que nós precisamos, se quisermos resistir aos ataques de Satanás. Nós podemos comparar 1 Tessalonicenses 5:8: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor”. Tenho sido bastante impressionado nos últimos tempos em observar a frequência com que a palavra “sóbrio” ocorre nas Epístolas, tanto em sua forma substantiva ou verbal. Sobriedade é o que deve caracterizar e identificar as pessoas de Deus. É o inverso daquela impulsividade superficial que é uma das marcas dos mundanos atuais. É o oposto de frivolidade, e também daquela agitação febril da carne, pelo que tantos estão religiosamente intoxicados e qualquer outra maneira. “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor”. Aqui, é claro, isso tem o significado secundário do que está em vista em Efésios 6:14; isto é a justiça prática, como o que encontramos em Apocalipse 19:8. Esta segunda parte da armadura, como eu já disse, está inseparavelmente ligada ao cinturão da verdade, pois a sinceridade de espírito e a santidade do coração devem caminhar juntas. É em vão que intencionamos o primeiro, se o último está ausente. Onde há genuína sinceridade de espírito, haverá e há, santidade de coração. Revestir-se da couraça da justiça significa manter o poder da santidade sobre as nossas afeições e consciência! Um versículo que nos ajuda a compreender isto é Atos 24:16: “E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens”. Aqui você tem uma ilustração de um homem que tomando para si, revestindo- se da “couraça da justiça”. Paulo exercitou-se para manter uma boa consciência, tanto em direção a Deus e aos homens e isto exige diligência diária e esforço persistente. Agora, a couraça da justiça deve resistir às tentações de Satanás de impiedade. O cinturão da verdade deve enfrentar as malignas sugestões de satanás que contaminam a mente; a couraça da justiça é necessária para frustrar os seus esforços de corromper as afeições ou contaminar a consciência. Onde há uma consciência que nos reprova, então logo cairemos vitimados por outros ataques do diabo. 6. “Preparação do Evangelho da Paz” Passando para a terceira peça da armadura: “E calçados os pés na preparação do evan- gelho da paz” (versículo 15). Talvez esta seja, dentre as sete peças da armadura, a mais difícil para entender e definir; e ainda assim, se apreendermos a primeira vista, que o
  • 16. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 15 Espírito Santo está usando uma figura de linguagem aqui, que a referência é ao que é interno mais do que é externo, espiritual, mas do que ao material, e também que Ele está seguindo uma ordem lógica, não deve haver muita dificuldade em determinar o que se compreende por calçados da paz. Assim como o cinturão da verdade tem a ver com a mente, a couraça da justiça com o coração, desta forma, os calçados para os pés são uma figura daquilo que diz respeito à vontade. À primeira vista isso pode parecer impro- vável, e ainda assim, se pensarmos por um momento, seria óbvio que o que os pés são para o corpo, a vontade é para a alma. Os pés conduzem o corpo de lugar para lugar, e a vontade é o que dirige as atividades da alma; o que a vontade decide, isto é o que fazemos. Agora, a vontade deve ser regulada pela paz do Evangelho. O que significa isso? Isso, se tornar reconciliado com Deus e em ter boa vontade para com os nossos semelhantes, o Evangelho é o meio ou instrumento que Deus utiliza. É-nos dito em Salmos 110:3: “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder”, o que significa muito mais do que eles serão dispostos a ouvir e crer nas boas novas do Evangelho. Aqui é trazido para o Evangelho, substancialmente, tudo o que estava contido na Lei moral e cerimonial. O Evangelho não é apenas uma mensagem de boas novas, mas um mandamento divino e regra de conduta: “Porque já é tempo que comece o julgamento (não “começará”, agora, não no futuro) pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daque- les que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17). Sim, o Evangelho é uma regra para submeter-se, um decreto divino que exige obediência: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo” (2 Coríntios 9:13). Essas palavras são absolutamente sem sentido hoje em nove de cada dez círculos de toda a Cristandade, pois o “Evangelho” não significa nada para eles, exceto “boas novas” – não há nada para estar “em submissão”! Isto é, em parte, o que eu tenho em mente ao dizer que é transportado para dentro e incorporada ao Evangelho a substância de tudo o que foi encontrado na Lei. Deixe-me colocar de outra forma: todas as exortações contidas nas Epístolas do Novo Testamento não são nada mais do que as explicações e aplicações dos Dez Mandamentos. O Evangelho nos obriga a negar a nós mesmos, tomar a cruz diariamente e seguir a Cristo no caminho da obediência incondicional a Deus. “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” significa, com entusiasmo e prontidão, responder à vontade de Deus. A paz “do Evangelho” advém do caminhar em sujeição aos seus termos pelo cum- primento dos deveres que ele prescreve. Apenas na medida em que somos obedientes a ele, nós experimentalmente desfrutamos de sua paz. Assim, esta terceira parte da armadura deve fortalecer a vontade contra as tentações de Satanás de obstinação e desobediência, e isso, por submissão ao Evangelho. Assim como os pés são os membros que transportam o corpo de um lugar para outro, desta forma a vontade dirige a alma; e
  • 17. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 16 assim como os pés devem estar devidamente calçados, se quisermos andar correta e confortavelmente, assim, a vontade deve ser trazida em sujeição à vontade revelada de Deus, se quisermos desfrutar de Sua paz. Que haja entrega completa e diária para consagração de nós mesmos a Deus e, então, nós seremos imunes aos ataques e às tentações de Satanás e da desobediência. Assim como o cinturão da verdade deve nos proteger dos esforços de Satanás para encher as imaginações, assim como a couraça da justiça é a provisão de Deus para nos proteger dos esforços de Satanás de corromper os nossos corações e produzir o que é profano; assim, tendo os pés calçados com a preparação do Evangelho de meios de paz, a vontade sendo trazida em sujeição a Deus, e isto nos protege das tentações de Satanás de desobediência. 7. “Escudo da Fé” Vocês observarão que quando chegamos à quarta parte da armadura, o “e” está ausente. As três primeiras estavam unidas, pois aquilo que é indicado por termos figurativos está inseparavelmente ligado entre si, a mente, o coração e a vontade; aí vocês têm o homem interior completo. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (v. 16), eu penso que a palavra “sobretudo” têm uma força dupla. Em primeiro lugar, literalmente, a compreendo como uma preposição de lugar, ou seja, sobre tudo, cobrindo como uma capa, protegendo a mente, o coração e a vontade. Deve haver fé em exercício, se essas três partes do nosso ser interior devem ser guardadas. Em segundo lugar, “sobretudo” pode ser considerado adverbialmente, indican- do principalmente: por excelência, supremamente. É uma coisa essencial que vocês devam tomar o escudo da fé, pois Hebreus 11:6 nos diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe”. Sim, mesmo se houver sinceridade, amor e uma vontade submissa, ainda assim, sem fé não podemos agradar-Lhe. Portanto, “sobretudo” tomem o escudo da fé. A fé é tudo em todos ao resistir às tentações. Devemos estar totalmente convencidos da inspiração Divina das Escrituras, se seremos reverentes aos seus preceitos e animados por seus encorajamentos; nós nunca atenderemos corretamente as advertências ou consolações Divinos, a menos que tenhamos confiança explícita em sua autoria Divina. Toda a vitória é aqui atribuída à fé “sobretudo”, não é com a couraça, capacete ou espada, mas com o escudo da fé, que somos capazes de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Isto parece ser um princípio geral no arranjo do Espírito nas Escrituras, colocar o mais vital no centro: nós temos sete peças da armadura, e o Escudo
  • 18. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 17 da Fé é a quarta! Assim, em Hebreus 6:4, nós temos cinco coisas mencionadas, e no meio está “se fizeram participantes do Espírito Santo”. A fé é a vida de todas as graças. Se a fé não estiver em exercício, o amor, a esperança e a paciência não podem estar. Aqui encontramos a fé sendo comparada a um “escudo”, por que esta se destina à defesa do homem inteiro. O escudo do soldado é algo que ele agarra, e levanta ou abaixa conforme a necessidade. Ele protege toda a sua pessoa. Agora, a figura que o Espírito Santo aqui utiliza em conexão aos ataques de Satanás, é retirada de um dos dispositivos dos antigos em sua guerra, ou seja, o uso de dardos que haviam sido mergulhados em alcatrão e incendiados, a fim de cegar seus inimigos; isto é o que está implícito na metáfora de “apagar todos os dardos inflamados do maligno”; o que está em vista são os esforços de Satanás para impedir o nosso olhar para o alto! Os ataques do Diabo são comparados a “dardos inflamados”, em primeiro lugar, por causa do furor com que ele os atira. Há intenso ódio em Satanás contra o filho de Deus. Novamente; a própria essência de suas tentações é inflamar as paixões e a angústia de consciência. Ele pretende acender a cobiça, excitar a ambição mundana, inflamar o nosso desejo. Em Tiago 3:6, lemos: “A língua [...] é inflamada pelo inferno”, isto significa que os “dardos inflamados” do Diabo a afetaram. A terceira razão pela qual suas tentações são comparadas a “dardos inflamados” é por causa do fim para o qual eles conduzem se não apagados; se as tentações de Satanás forem seguidas até o fim, elas nos lançaram no lago de fogo. A figura de “dardos” denota que as suas tentações são rápidas, silenciosas e perigosas. Agora, tomem o escudo da fé significa: apropriando-se da Palavra e sigam- na. O escudo protege a pessoa como um todo, onde quer que o ataque seja feito, seja em espírito, ou alma, ou corpo; e não há na Palavra o que é exatamente adequado a todos, mas a fé deve lançar mão disso e utilizá-la. Agora, a fim de usar o escudo da fé eficaz- mente a Palavra de Cristo precisa habitar em nós “ricamente” (Colossenses 3:16). Nós temos que ter à mão o que é pertinente para a particular tentação apresentada. Por exemplo, se tentado à cobiça, devo usar: “Não ajunteis para vós tesouros na terra” (Mateus 6:19); quando solicitado por más companhias: “se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites”; se tentado a aspereza: “Amai-vos cordialmente uns aos outros” (Romanos 12:10). É porque os detalhes das Escrituras têm tão pouco lugar em nossas meditações que Satanás visita-nos tão frequentemente. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. Como a maioria dos outros termos utilizados, a “fé” tem aqui também um significado duplo. A fé que deve ser nosso “escudo” é tanto um objetivo e um subjetivo. Refere-se, em primeiro lugar, à Palavra de Deus, externamente, a autoridade a qual é sempre obrigatória para mim. Isso aponta, em segundo lugar, para a minha confiança nesta Palavra, o coração
  • 19. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 18 prosseguindo na confiante expectativa em seu Autor, e confiando em sua eficácia para repelir o Diabo. 8. “Capacete da Salvação” “Tomai também o capacete da salvação” (versículo 17). Esta é a quinta parte da arma- dura do Cristão. Em primeiro lugar, notemos a ligação entre a quarta e a quinta peças indicadas pela palavra “e”, pois isso nos ajuda a definir o que é o “capacete da salvação”; ele está vinculado à fé! Hebreus 11:1 nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”, e se compararmos 1 Tessalonicenses 5:8 obtemos a confirmação deste pensamento: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação”. Aqui em Tessalonicenses, portanto, temos a “esperança” diretamente ligada ao “capacete “. Aliás, este versículo é um dos muitos no Novo Testamento, que coloca a salvação no futuro e não no passado! A esperança sempre olha adiante, relacionando-se com as coisas que virão; como Romanos 8:25 nos diz: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Ora, a fé e a esperança são inseparáveis; elas são uma em nascimento, uma em decadência. Se a fé definha, a esperança é apática. Por capacete da salvação, então, compreendo a expectativa do coração das boas coisas prometidas, uma garantia bem fundamentada de que Deus bem fará ao seu povo aquelas coisas que Sua Palavra apresenta como realização futura. Podemos vincular com isto 1 João 3:3 – a esperança bíblica purifica. Isso liberta do descontentamento e desespero; isso consola o coração, no intervalo de espera. Satanás é incapaz de levar um Cristão muitos pecados grosseiros que são comuns no mundo, então ele ataca por meio de outras linhas. Muitas vezes, ele intenciona lançar uma nuvem de tristeza sobre a alma, ou produzir ansiedade sobre o futuro. O desânimo é uma de suas armas favoritas, pois ele sabe muito bem que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10), daí os seus esforços frequentes para amortecer os nossos espíritos. Para repelir estes, devemos “Tomai também o capacete da salvação”, ou seja, devemos exercitar a esperança – antecipar o futuro bem-aventurado, olhar em direção ao descanso eterno que nos aguar- da; desviar o olhar da terra para o céu! 9. “Espada do Espírito” “E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (versículo 17). Deus supriu o Seu povo com uma arma ofensiva, bem como as defensivas. À primeira vista isso pode parecer
  • 20. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 19 entrar em conflito com o que dissemos sobre os Cristãos não serem chamados para serem agressivo contra Satanás, buscando invadir seu território e arrancá-lo dele. Mas este versículo não se contradiz ao menor grau. 2 Coríntios 7:1 nos oferece a ideia: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito”; este é o lado ativo e agressivo de guerra do Cristão. Nós não devemos apenas resistir aos nossos desejos, mas subjugá-los. É importante notar o quão posteri- ormente a “espada do Espírito” é mencionada na lista. Alguns têm pensado que ela deveria ter vindo por primeiro, mas ela não é mencionada até o sexto. Por quê? Eu acredito que haja uma razão dupla. Em primeiro lugar, porque todas as outras graças que foram mencionados são necessários para fazer um bom uso da Palavra. Se não houver uma mente sincera e um coração santo, apenas lidaremos com a palavra de forma desonesta. Se não houver justiça prática, então nós apenas manusearemos a Palavra teoricamente. Se não houver fé e esperança, apenas a usaremos indevidamente. Todas as graças Cristãs que são figurativamente contempladas sob as outras peças da armadura devem estar em exercício antes que possamos manusear proveitosamente a Palavra de Deus. Em segundo lugar, isso nos ensina que, mesmo quando o Cristão tenha atingido o ponto mais elevado possível nesta vida, ele ainda precisa da Palavra. Mesmo quando ele tem sobre si o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, e tomou para si o escudo da fé e o capacete da salvação, ele ainda precisa da Palavra! A Palavra de Deus é aqui chamada de “a espada do espírito”, pois Ele é o Autor, o Intérprete e Aplicador da mesma. Ele é o único que pode conceder a ela poder sobre nós. Podemos manusear a Palavra, meditar nela, orar sobre ela, e ela não ter nenhum efeito sobre nós, a menos que o Espírito Santo aplique a Sua espada! Se vocês pensarem neste versículo à luz da tentação de Cristo, vocês descobrirão que Ele usou essa espada para defender-Se ao repelir os ataques do diabo; Ele não estava atacando agressiva- mente! E bem-aventurado também, é observar isso, como o Homem dependente, Ele usou essa arma no poder do “Espírito”; vejam Mateus 4:1, Lucas 4:14. 10. “Orar Sempre” A última peça da armadura é oferecida no versículo 18: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. A oração é a única que nos concede a força necessária para usar as outras peças da armadura! Depois que o Cristão tomou para si essas seis peças, antes que ele esteja completamente equipado para sair para a guerra e capacitado para a vitória, ele precisa da ajuda de seu General. Por isso, o apóstolo nos ordena a orar
  • 21. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 20 “sempre” com toda a súplica no Espírito. Devemos lutar sobre os nossos joelhos! So- mente a oração pode manter vivas as diferentes graças espirituais que são ilustradas pelas várias peças de armadura. “Orando em todo tempo”; em cada temporada; em tempo de alegria bem como de sofrimento, no dia da adversidade, bem como na prosperi- dade. Não apenas isso, mas “vigiando nisto com toda a perseverança”; este é um dos elementos essenciais da oração que prevalece – a persistência. Vigiem a si mesmos para que não arrefeçam, tornem-se descuidados ou desanimados. Prossigam! O versículo 18 é como se o apóstolo dissesse: “Não se esqueçam de buscar a Deus por esta armadura e façam súplica humilde por Sua assistência; pois somente Ele que nos concedeu estas armas pode nos permitir fazer um uso bem sucedido delas”. Alguns o chamaram de “todo o versículo”. “Orando em todo o tempo com toda a oração... com toda a perseverança e súplica por todos os santos”! Não pensem apenas em vocês mesmos, mas também por seus soldados companheiros, que estão engajados no mesmo conflito! Pergunta: o que o versículo 12 significa? Resposta: não se refere à esfera ou ao local aonde a “luta” em si é realizada, mas enfatiza o fato de que os inimigos que atacam os Cristãos são sobre-humanos. Não devemos interpretar este versículo a partir da linguagem geográfica da Terra; ele não diz: “porque nós temos que lutar contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Não, as regiões celestiais vinculam-se àqueles que atacam os Cristãos, e não com o local onde a luta é realizada. Sola Scriptura! Sola Gratia! Sola Fide! Solus Christus! Soli Deo Gloria
  • 22. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 21 Fonte: ChapelLibrary.org │ Título Original: “The Christian‟s Armor” As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel) Tradução por Camila Almeida │ Revisão e Capa por William Teixeira *** Acesse nossa conta no Dropbox e baixe mais e-books semelhantes a este: https://www.dropbox.com/sh/ha9bavgb598aazi/ALSKeIjpBN Leia este e outros e-books online acessando nossa conta no ISSUU: http://issuu.com/oEstandarteDeCristo Você tem permissão de livre uso deste e-book e o nosso incentivo a distribuí-lo, desde que não altere o seu conteúdo e/ou mensagem de maneira a comprometer a fidedignidade e propósito do texto original, também pedimos que cite o site OEstandarteDeCristo.com como fonte. Jamais faça uso comercial deste e-book. Se o leitor quiser usar este sermão ou um trecho dele em seu site, blog ou outro semelhante, eis um modelo que poderá ser usado como citação da referência: Título – Autor Corpo do texto Fonte: ChapelLibrary.org Tradução: OEstandarteDeCristo.com (Em caso de escolher um trecho a ser usado indique ao final que o referido trecho é parte deste sermão, e indique as referências (fonte e tradução) do sermão conforme o modelo acima). Este é somente um modelo sugerido, você pode usar o modelo que quiser contanto que cite as informações (título do texto, autor, fonte e tradução) de forma clara e fidedigna. Para solicitar este e-book em formato Word envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com
  • 23. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 22 Uma Biografia de Arthur Walkington Pink Arthur Walkington Pink (1886 – 1952) e sua esposa Vera E. Russell (1893 – 1962) Arthur Walkington Pink (01 de abril de 1886 – 15 de julho de 1952) foi um evangelista e teólogo inglês, conhecido por sua firme adesão aos ensinamentos calvinistas e puritanos. Nasceu em Nottingham, Inglaterra. Seus pais eram cristãos piedosos e ele tinha um irmão e duas irmãs. Aos 16 anos A. W. Pink encerrou os seus estudos e entrou para o ramo de negócios. Rapidamente obteve sucesso no que havia determinado fazer, mas, para a tristeza dos seus pais, ele abriu mão do Evangelho. Foi nesta época que ele se tornou um discípulo da Teosofia e do Espiritismo. Em 1908 ele já era conhecido como um teosofista e um espírita praticante. Neste mesmo ano, com 22 anos, ao chegar em casa após uma reunião teosófica, seu pai dirigiu-se a ele e citou este versículo da Bíblia: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12)
  • 24. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 23 Pink foi para o seu quarto e ficou pensando nas palavras que seu pai lhe dissera. Em seguida resolveu orar e pedir uma orientação a Deus. Foi o suficiente para enxergar o seu erro. Esta experiência foi tão marcante que A.W. Pink encontrou o que tanto desejava: Jesus Cristo, Aquele que Lhe daria a Água Viva para saciar a sua sede, assim como prometera à mulher samaritana (Jo 4:14). Cristo tornara-se real para ele! O mais interessante é que, na 6ª feira daquela mesma semana, Pink faria uma palestra para os adeptos da Teosofia (que ainda não sabiam de sua conversão). No dia e hora marcados, Pink dirigiu-se ao salão de Convenções da Teosofia. Quando subiu para falar, pregou o Evangelho em demonstração de Poder. A reação da turba foi imediata: retiram-lhe à força e lançaram-no à rua. Um episódio que serviu para abrir os olhos dele para o caminho que o esperava! Assim, Arthur Pink não tinha mais dúvidas sobre o seu chamado. Mas em qual Igreja? Havia tanto liberalismo nos ministérios. Então, ele foi recebido na Igreja dos Irmãos, onde ensinavam a Bíblia com muito amor. Depois, recomendaram que ele fosse estudar no Instituto Dwight L. Moody, em Chigago, Estados Unidos. Então, em 1910, ele foi para Chicago estudar. Mas logo abandou o Instituto, por discordar do que ali era ensinado. Nos anos que se seguiram esteve pastoreando Igrejas no Colorado e na Califórnia. Em 1916, casou-se em Kentucky, com uma mulher chamada Vera E. Russell. Em 1917 pastoreou uma Igreja Batista na Carolina do Sul. Foi nesta época que ele começou a ter problemas com o seu ensino. Começou a ler os puritanos e descobriu verdades que o perturbaram. Principalmente sobre a grande doutrina bíblica da Soberania de Deus, porém à medida que ele começou a pregar sobre isto, descobriu que não eram coisas populares. Em 1920, ele saiu da Igreja Batista na Carolina do Sul e começou um ministério itinerante em todos os EUA, para anunciar à Igreja esta visão da Soberania de Deus. Suas pregações eram firmes e bíblicas, mas, não eram populares, seus ouvintes não gostavam do que ele pregava. Em 1922, começou uma revista chamada Studies in the Scriptures (Estudo nas Escrituras). Mas poucas pessoas se interessaram pela leitura da Revista. Ele publicou 1000 revistas e, muitas delas, não foram sequer vendidas. Ainda neste ano, fizeram-lhe um convite para visitar a Austrália. Ele viu neste convite uma grande oportunidade de pregar o Evangelho e terminou por estabelecer-se na cidade de Sidney, à convite das Igrejas Batistas locais. Porém não obteve sucesso em seu ministério como pregador.
  • 25. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 24 Depois de 8 anos vivendo na Austrália, em 1928, Pink retornou à Inglaterra. Onde aconteceu uma surpreendente obra da Providência divina durante 8 anos ele procurou um lugar para pregar a Palavra e ajudar as pessoas, mas não conseguiu encontrar. Ninguém estava interessado em ouvir suas pregações. A sua fé foi duramente provada durante este período e, apesar de toda a luta, ele continuava a editar a revista “Estudo nas Escrituras”, embora somente uns poucos a liam. Em 1936, ele entendeu que Deus, de alguma forma, havia fechado as portas da pregação para ele. Então ele entregou-se totalmente a escrever e expor as Escrituras Sagradas. Esta era a sua chamada. Quando começou a 2ª Guerra Mundial, A. W. Pink vivia no sul da Inglaterra, região que sofreu fortes ataques aéreos. Então, em 1940, ele e a sua esposa, Vera, mudaram-se para o norte da Escócia, em uma pequenina ilha chamada Luis. 12 anos depois, em 1952, A.W. Pink faleceu vítima de anemia. Ian Murray, seu biógrafo, relata que, além de sua esposa, apenas oito pessoas apareceram em seu enterro. Com certeza, A. W. Pink (como assinava em suas cartas e artigos) nunca imaginaria que, no final do século 20 e ao longo do século 21, dificilmente seria necessário explicar quem é Pink quando nos dirigindo às pessoas que consideram a Bíblia como Palavra de Deus e se empenham em compreendê-la, entre outras coisas, utilizando bons livros. Vivendo quase em completo anonimato, salvo por aqueles poucos que assinavam sua revista publicada mensalmente, o valor de Arthur Pink foi descoberto pelo mundo apenas após sua morte, quando seus artigos passaram a ser reunidos e publicados na forma de livros. Ian Murray afirma que, mediante a ampla circulação de seus escritos após a sua morte, ele se tornou um dos autores evangélicos mais influentes na segunda metade do século 20. Foi D. Martyn Lloyd-Jones quem disse: “Não desperdice o seu tempo lendo Barth e Brunner. Você não receberá nada deles que o ajude na pregação. Leia Pink!”. Richard Belcher tem escrito alguns livros sobre a vida e obra do nosso autor, disse o seguinte: “Nós não o idolatramos. Mas o reconhecemos como um homem de Deus ímpar, que pode nos ensinar por meio da sua caneta. Ele verdadeiramente „nasceu para escrever‟, e todas as circunstâncias de sua vida, mesmo as negativas que ele não entendeu, levaram-no ao cumprimento desse propósito ordenado por Deus”. John Thornbury, autor de vários livros, inclusive uma excelente biografia sobre David Brainerd, disse o seguinte: “Sua influência abrange o mundo todo e hoje um exército
  • 26. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 25 poderoso de pregadores de várias denominações está usando seus materiais e pregando à congregações, grandes e pequenas, as verdades que ele extraiu da Palavra de Deus. Eu o honro por sua coragem, discernimento, perspicuidade, equilíbrio, e acima de tudo por seu amor apaixonado pelo Deus trino”. As últimas palavras de Pink antes de morrer, ao lado de sua esposa, foram: “As Escrituras explicam a si mesmas”. Que declaração final apropriada para um homem que dedicou sua vida ao entendimento e explicação da Palavra de Deus! ______________ Esta biografia é baseada nas seguintes fontes: ♦ DIDINI, Ronaldo. Um gigante esquecido da fé cristã: Uma biografia resumida de A. W. Pink. Disponível em: <https://www.ministeriocaminhar.com.br/?ver=74>. Acesso em: 01 de dezembro de 2013. ♦ SABINO, Felipe A. N. Os dez Mandamentos. 1ª edição. Brasília: Editora Monergismo: 2009. Prefácio.
  • 27. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 26 Quem Somos O Estandarte de Cristo é um projeto cujo objetivo é proclamar a Palavra de Deus e o Santo Evangelho de Cristo Jesus, para a glória do Deus da Escritura Sagrada, através de traduções inéditas de textos de autores bíblicos fiéis, para o português. A nossa proposta é publicar e divulgar traduções de escritos de autores como os Puritanos e também de autores posteriores àqueles como John Gill, Robert Murray McCheyne, Charles Haddon Spurgeon e Arthur Walkington Pink. Nossas traduções estão concentradas nos escritos dos Puritanos e destes últimos quatro autores. O Estandarte é formado por pecadores salvos unicamente pela Graça do Santo e Soberano, Único e Verdadeiro Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o testemunho das Escrituras. Buscamos estudar e viver as Escrituras Sagradas em todas as áreas de suas vidas, holisticamente; para que assim, e só assim, possamos glorificar nosso Deus e nos deleitar- mos nEle desde agora e para sempre. Indicações de Sites onde você poderá encontrar materiais edificantes e/ou baixar outros e-books bíblicos gratuitamente Trovian.blogspot.com.br – Estudos e Mensagens Cristãs JosemarBessa.com – Puro Conteúdo Reformado FirelandMissions.com MinisterioFiel.com.br ProjetoSpurgoen.com.br Monergismo.com VoltemosAoEvangelho.com Indicações de E-books de publicações próprias. Baixe estes e outros gratuitamente no site. 10 Sermões – Robert Murray M’Cheyne Cristo, Totalmente Desejável – John Flavel Eleição & Vocação – Robert Murray M’Cheyne A Gloriosa Predestinação – C. H. Spurgeon Justificação, Propiciação e Declaração – C. H. Spurgeon A Livre Graça – C. H. Spurgeon A Paixão de Cristo – Thomas Adams Quem São Os Eleitos? – C. H. Spurgeon Reforma – C. H. Spurgeon Salvação Pertence Ao Senhor – C. H. Spurgeon O Sangue – C. H. Spurgeon Semper Idem – Thomas Adams Tratado sobre a Oração, Um – John Bunyan Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com Livros que Recomendamos: A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) Viste as páginas que administramos no Facebook Facebook.com/oEstandarteDeCristo Facebook.com/ESJesusCristo Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao Facebook.com/NaoConformistasPuritanos Facebook.com/oEstandarteDeCristo Facebook.com/ArthurWalkingtonPink Facebook.com/CharlesHadodnSpurgeon.org Facebook.com/PaulDavidWasher Facebook.com/RobertMurrayMCheyne Facebook.com/ThomasWatson.org Páginas Parceiras: Facebook.com/SomentePelaGraca Facebook.com/AMensagemCristocentrica
  • 28. facebook.com/ArthurWalkingtonPink OEstandarteDeCristo.com Issuu.com/oEstandarteDeCristo 27 2 Coríntios 4 1 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Persegui- dos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 13 E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. 14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.