SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 23
Raquel de Oliveira Silva Matrícula: 10212080135/ Nova Friburgo; Waldelice da Silva    Matricula :20091208273  /Maracanã Denise de Abreu Ferreira Matrícula:20081208846 /Maracanã NatháliaLopes Anjos Matrícula: 2009220814-2/ Nova Iguaçu AD1 DE EAD Aluno: Washington de Oliveira e Silva Matrícula: 20082208074 Polo: Petrópolis
Prática educativa de qualidade e utilização de novas tecnologias
Nessa perspectiva, o educador deve: Assumir papel fundamental  como mediador das aprendizagens , sobretudo como modelo que é para os mais novos, adotando determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias; Deve assumir-se com conhecimento e critério, analisando cuidadosamente os materiais que coloca a disposição das alunos; Conhecer o potencial das tecnologias e seu histórico de utilização em diferentes contextos para avaliar sua eficácia.
A ESCOLA DEVE SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADEA partilha e a troca de experiências, idéias e questões sobre o mundo fazem avançar o desenvolvimento psicológico e social de quem aprende, enfatizando o potencial da comunicação como motor do conhecimento e do envolvimento em percursos de pesquisa.
A responsabilidade dos professores é enorme , pois o seu modo de  utilizar a  tecnologia pode fazer toda a diferença
O professor que tem clareza acerca de seus objetivos certamente saberá escolher as atividades que promoverão mais aprendizagem entre os alunos que têm acesso a esses recursos.
Professores e alunos devem aprender juntos, rompendo a idéia convencional de que o professor  deve ter todo o conhecimento para, somente em seguida, transmiti-lo ao aluno. O educador deve se preparar para oferecer ao aluno acesso à informação como possibilidade de construção de conhecimento, através do qual este vai configurá-la à sua própria maneira;
O educador na EAD deve levar o aluno a ser reflexivo e questionador, consciente de que assim como a tecnologia muda constantemente, os pontos a serem discutidos  também mudam, ou se não mudam completamente, certamente evoluem.
Computadores e internet na escola, por si sós, não garantem a inclusão dos alunos e professores nesta cibercultura. Para que a interação aconteça, deve haver uma mudança de posicionamento do professor, que passará de transmissor para co-produtor das atividades que induzam ao conhecimento, pois agora neste ambiente todos podem participar, organizar e modificar a estrutura da mensagem.
Dessa forma, contribuir para o desenvolvimento deste novo saber que inclui a síntese das múltiplas linguagens deve ser, também, um compromisso da escola, compreendendo, acompanhando e justificando os processos cognitivos das pessoas e a nova formação cultural que se faz com, e em torno, desta questão que é a alfabetização digital, recurso mais utilizado na EAD.
Estamos passando por uma transição, onde o indivíduo que era apenas leitor e receptor de conhecimentos passa a ser on-line, onde ele interage e participa na elaboração do conteúdo e na criação do conhecimento
O Professor de EAD e sua prática pedagógica “O professor se transforma  agora no estimulador da  curiosidade do aluno  por querer conhecer,  por pesquisar,  por buscar a informação mais relevante”.(Moran, 1995).
Esse acesso ás  novas tecnologias usadas na EAD,  libertam o homem das limitações de espaço, permitindo que os milhares de culturas dispersos pelo planeta possam se contaminar mutuamente e se tornarem visíveis umas às outras.
A função do professor está mudando e ele será um formulador de problemas, um provocador de interrogações e um coordenador de equipes de trabalho que sistematizará as experiências e será memória uma viva de uma educação que  valoriza e torna possível o diálogo e a colaboração de todos.
Uma formação de qualidade é articulada com instrução, desenvolvimento de conhecimento e formação para a cidadania. A prática docente para a responsabilidade social envolve busca de formas pedagógicas para o ensinar e aprender, e a competência para usar a tecnologia da informática e suas diferentes linguagens para aplicação pedagógica, educadores engajados com a transformação social devem estar preparados para formar cidadãos críticos e ativos frente aos novos instrumentos educativos.
A formação de professores em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser útil a ele. O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos, passa primeiro por uma assimilação da tecnologia pelos professores.
O fato de só colocar computadores em uma escola raras vezes traz impacto significativo. Para atingir efeitos positivos, é fundamental considerar uma capacitação intensiva inicial e um apoio contínuo, começando com os professores, que por sua vez, poderão capacitar a seus alunos. É necessário planejar a integração da tecnologia na cultura da escola, fenômeno de avaliação gradual, que requer apoio externo.
Se espera do professor no século XXI que ele seja aquele que ajude a tecer a trama do desenvolvimento individual e coletivo e que saiba manejar os instrumentos que a cultura irá indicar como representativos dos modos de viver e de pensar civilizados, específicos dos novostempos.
Observar e mediar a 					interação dos alunos, 				analisando a participação  de cada um, buscando identificar e corrigir equívocos,  organizando assim as condições para a aprendizagem.
O educador deve se conscientizar  de que o aprendiz é sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento, e assim considerar a palavra de cada aluno como participação importante na produção do saber implementando ações significativas promovendo seu desenvolvimento para a produção, co-produção e transferência de conhecimento por parte de seus alunos.
Sendo assim para que tenhamos uma prática educativa de qualidade na EAD,  usando as novas tecnologias como suporte para informação e conhecimento, faz-se necessário que o educador busque propiciar ao aluno maior autonomia na busca deste conhecimento, no momento em que precisam e na medida em que cada um considerar necessário, criando espaços de conversação, CONCLUSÃO:
    promovendo encontros presenciais e virtuais, nos quais os participantes da rede possam ter a oportunidade de estabelecer contatos, conversar, trocar idéias e intercambiar experiências, se reconhecendo no outro, comparar diferenças e criar vínculos afetivos.
Referências Bibliográficas CASTRO.Andrea de Farias, ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: Uma necessidade social no contexto escolar. Rio de Janeiro,2003 Apostilas: Reinventar a sala de aula na cibercultura, Marco Silva. Exigências  para formação do professor na cibercultura, Marco Silva www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Proinfo a importancia no tratamento de dados
Proinfo a importancia no tratamento de dadosProinfo a importancia no tratamento de dados
Proinfo a importancia no tratamento de dadosalessandravezani
 
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...ANATED
 
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...Eliane Ciolfi
 
Santina todendi
Santina todendiSantina todendi
Santina todendiequipetics
 
Ba01 grupoa-is-doc-proposta
Ba01 grupoa-is-doc-propostaBa01 grupoa-is-doc-proposta
Ba01 grupoa-is-doc-propostaAnguera Online
 
Curriculo e Tecnologia na Formação de Professores
Curriculo e Tecnologia na Formação de ProfessoresCurriculo e Tecnologia na Formação de Professores
Curriculo e Tecnologia na Formação de Professoresguest3c4a1
 
Escola EspaçO Integrador Das Midias
Escola EspaçO Integrador Das MidiasEscola EspaçO Integrador Das Midias
Escola EspaçO Integrador Das Midiascefaprotga
 
Superando a pedagogia da transmissão
Superando a pedagogia da transmissãoSuperando a pedagogia da transmissão
Superando a pedagogia da transmissãoMarcia Azevedo
 
Tatiane de camargo rohrs
Tatiane de camargo rohrsTatiane de camargo rohrs
Tatiane de camargo rohrsequipetics
 
Novos modos de Aprender e Ensinar
Novos modos de Aprender e EnsinarNovos modos de Aprender e Ensinar
Novos modos de Aprender e EnsinarElizabeth Fantauzzi
 
Projeto, Currículo e o uso das Tecnologias
Projeto, Currículo e o uso das TecnologiasProjeto, Currículo e o uso das Tecnologias
Projeto, Currículo e o uso das TecnologiasAdriana Sousa
 
Texto preliminar eliana, alexsandra, humberto
Texto preliminar   eliana, alexsandra, humbertoTexto preliminar   eliana, alexsandra, humberto
Texto preliminar eliana, alexsandra, humbertoelianabraungorl
 
Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola ModernaMovimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Modernaermelinda mestre
 
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docente
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docenteAs tecnologias da informação e comunicação e a prática docente
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docenteZeneide Cordeiro
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...JOSÉ ADEMIR DAMASCENO JÚNIOR
 

Was ist angesagt? (16)

Proinfo a importancia no tratamento de dados
Proinfo a importancia no tratamento de dadosProinfo a importancia no tratamento de dados
Proinfo a importancia no tratamento de dados
 
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
 
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...
Artigo Uso das comunidades virtuais de prática na formação continuada dos pro...
 
Santina todendi
Santina todendiSantina todendi
Santina todendi
 
Ba01 grupoa-is-doc-proposta
Ba01 grupoa-is-doc-propostaBa01 grupoa-is-doc-proposta
Ba01 grupoa-is-doc-proposta
 
798 349
798 349798 349
798 349
 
Curriculo e Tecnologia na Formação de Professores
Curriculo e Tecnologia na Formação de ProfessoresCurriculo e Tecnologia na Formação de Professores
Curriculo e Tecnologia na Formação de Professores
 
Escola EspaçO Integrador Das Midias
Escola EspaçO Integrador Das MidiasEscola EspaçO Integrador Das Midias
Escola EspaçO Integrador Das Midias
 
Superando a pedagogia da transmissão
Superando a pedagogia da transmissãoSuperando a pedagogia da transmissão
Superando a pedagogia da transmissão
 
Tatiane de camargo rohrs
Tatiane de camargo rohrsTatiane de camargo rohrs
Tatiane de camargo rohrs
 
Novos modos de Aprender e Ensinar
Novos modos de Aprender e EnsinarNovos modos de Aprender e Ensinar
Novos modos de Aprender e Ensinar
 
Projeto, Currículo e o uso das Tecnologias
Projeto, Currículo e o uso das TecnologiasProjeto, Currículo e o uso das Tecnologias
Projeto, Currículo e o uso das Tecnologias
 
Texto preliminar eliana, alexsandra, humberto
Texto preliminar   eliana, alexsandra, humbertoTexto preliminar   eliana, alexsandra, humberto
Texto preliminar eliana, alexsandra, humberto
 
Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola ModernaMovimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Moderna
 
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docente
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docenteAs tecnologias da informação e comunicação e a prática docente
As tecnologias da informação e comunicação e a prática docente
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
 

Ähnlich wie Ad1 de ead

A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...
A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...
A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...cefaprodematupa
 
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade III
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade IIIAtividade 3.2 slide de apresentação unidade III
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade IIIRamaiany Marçal Tregnago
 
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencer
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencerPae 3 nadianecarolinadesouzamomospencer
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencerNadiane Momo
 
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTI
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTIProjeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTI
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTIEDRIANESANDRABRAZZO
 
Dispositivos Móveis na Educação
Dispositivos Móveis na EducaçãoDispositivos Móveis na Educação
Dispositivos Móveis na EducaçãoTalita Moretto
 
Artigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiArtigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiEliane Ciolfi
 
A informática está presente no quotidiano das pessoas
A informática está presente no quotidiano das pessoasA informática está presente no quotidiano das pessoas
A informática está presente no quotidiano das pessoasSamuel Orlando Nhantumbo
 
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalApresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalnelsioliveiratainan
 
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalApresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalLeonice Mezomo
 
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoO uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoLívia Miranda
 
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologias
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologiasO papel do_professor_frente_às_novas_tecnologias
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologiasCarminha
 

Ähnlich wie Ad1 de ead (20)

A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...
A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...
A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLOGICOS NA FORMAÇ...
 
Artigo de tecnologia
Artigo de tecnologiaArtigo de tecnologia
Artigo de tecnologia
 
Artigo de tecnologia
Artigo de tecnologiaArtigo de tecnologia
Artigo de tecnologia
 
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade III
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade IIIAtividade 3.2 slide de apresentação unidade III
Atividade 3.2 slide de apresentação unidade III
 
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencer
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencerPae 3 nadianecarolinadesouzamomospencer
Pae 3 nadianecarolinadesouzamomospencer
 
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTI
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTIProjeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTI
Projeto E.B.M. SANTA MARIA GORETTI
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
Dispositivos Móveis na Educação
Dispositivos Móveis na EducaçãoDispositivos Móveis na Educação
Dispositivos Móveis na Educação
 
Artigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiArtigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfi
 
Ativ01
Ativ01Ativ01
Ativ01
 
A informática está presente no quotidiano das pessoas
A informática está presente no quotidiano das pessoasA informática está presente no quotidiano das pessoas
A informática está presente no quotidiano das pessoas
 
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalApresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
 
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digitalApresentação do projeto sobre a introdução digital
Apresentação do projeto sobre a introdução digital
 
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoO uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
 
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologias
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologiasO papel do_professor_frente_às_novas_tecnologias
O papel do_professor_frente_às_novas_tecnologias
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
1ª aula de mídia
1ª aula de mídia1ª aula de mídia
1ª aula de mídia
 

Kürzlich hochgeladen

Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 

Ad1 de ead

  • 1. Raquel de Oliveira Silva Matrícula: 10212080135/ Nova Friburgo; Waldelice da Silva   Matricula :20091208273  /Maracanã Denise de Abreu Ferreira Matrícula:20081208846 /Maracanã NatháliaLopes Anjos Matrícula: 2009220814-2/ Nova Iguaçu AD1 DE EAD Aluno: Washington de Oliveira e Silva Matrícula: 20082208074 Polo: Petrópolis
  • 2. Prática educativa de qualidade e utilização de novas tecnologias
  • 3. Nessa perspectiva, o educador deve: Assumir papel fundamental como mediador das aprendizagens , sobretudo como modelo que é para os mais novos, adotando determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias; Deve assumir-se com conhecimento e critério, analisando cuidadosamente os materiais que coloca a disposição das alunos; Conhecer o potencial das tecnologias e seu histórico de utilização em diferentes contextos para avaliar sua eficácia.
  • 4. A ESCOLA DEVE SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADEA partilha e a troca de experiências, idéias e questões sobre o mundo fazem avançar o desenvolvimento psicológico e social de quem aprende, enfatizando o potencial da comunicação como motor do conhecimento e do envolvimento em percursos de pesquisa.
  • 5. A responsabilidade dos professores é enorme , pois o seu modo de utilizar a tecnologia pode fazer toda a diferença
  • 6. O professor que tem clareza acerca de seus objetivos certamente saberá escolher as atividades que promoverão mais aprendizagem entre os alunos que têm acesso a esses recursos.
  • 7. Professores e alunos devem aprender juntos, rompendo a idéia convencional de que o professor deve ter todo o conhecimento para, somente em seguida, transmiti-lo ao aluno. O educador deve se preparar para oferecer ao aluno acesso à informação como possibilidade de construção de conhecimento, através do qual este vai configurá-la à sua própria maneira;
  • 8. O educador na EAD deve levar o aluno a ser reflexivo e questionador, consciente de que assim como a tecnologia muda constantemente, os pontos a serem discutidos também mudam, ou se não mudam completamente, certamente evoluem.
  • 9. Computadores e internet na escola, por si sós, não garantem a inclusão dos alunos e professores nesta cibercultura. Para que a interação aconteça, deve haver uma mudança de posicionamento do professor, que passará de transmissor para co-produtor das atividades que induzam ao conhecimento, pois agora neste ambiente todos podem participar, organizar e modificar a estrutura da mensagem.
  • 10. Dessa forma, contribuir para o desenvolvimento deste novo saber que inclui a síntese das múltiplas linguagens deve ser, também, um compromisso da escola, compreendendo, acompanhando e justificando os processos cognitivos das pessoas e a nova formação cultural que se faz com, e em torno, desta questão que é a alfabetização digital, recurso mais utilizado na EAD.
  • 11. Estamos passando por uma transição, onde o indivíduo que era apenas leitor e receptor de conhecimentos passa a ser on-line, onde ele interage e participa na elaboração do conteúdo e na criação do conhecimento
  • 12. O Professor de EAD e sua prática pedagógica “O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”.(Moran, 1995).
  • 13. Esse acesso ás novas tecnologias usadas na EAD, libertam o homem das limitações de espaço, permitindo que os milhares de culturas dispersos pelo planeta possam se contaminar mutuamente e se tornarem visíveis umas às outras.
  • 14. A função do professor está mudando e ele será um formulador de problemas, um provocador de interrogações e um coordenador de equipes de trabalho que sistematizará as experiências e será memória uma viva de uma educação que  valoriza e torna possível o diálogo e a colaboração de todos.
  • 15. Uma formação de qualidade é articulada com instrução, desenvolvimento de conhecimento e formação para a cidadania. A prática docente para a responsabilidade social envolve busca de formas pedagógicas para o ensinar e aprender, e a competência para usar a tecnologia da informática e suas diferentes linguagens para aplicação pedagógica, educadores engajados com a transformação social devem estar preparados para formar cidadãos críticos e ativos frente aos novos instrumentos educativos.
  • 16. A formação de professores em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser útil a ele. O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos, passa primeiro por uma assimilação da tecnologia pelos professores.
  • 17. O fato de só colocar computadores em uma escola raras vezes traz impacto significativo. Para atingir efeitos positivos, é fundamental considerar uma capacitação intensiva inicial e um apoio contínuo, começando com os professores, que por sua vez, poderão capacitar a seus alunos. É necessário planejar a integração da tecnologia na cultura da escola, fenômeno de avaliação gradual, que requer apoio externo.
  • 18. Se espera do professor no século XXI que ele seja aquele que ajude a tecer a trama do desenvolvimento individual e coletivo e que saiba manejar os instrumentos que a cultura irá indicar como representativos dos modos de viver e de pensar civilizados, específicos dos novostempos.
  • 19. Observar e mediar a interação dos alunos, analisando a participação de cada um, buscando identificar e corrigir equívocos, organizando assim as condições para a aprendizagem.
  • 20. O educador deve se conscientizar de que o aprendiz é sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento, e assim considerar a palavra de cada aluno como participação importante na produção do saber implementando ações significativas promovendo seu desenvolvimento para a produção, co-produção e transferência de conhecimento por parte de seus alunos.
  • 21. Sendo assim para que tenhamos uma prática educativa de qualidade na EAD, usando as novas tecnologias como suporte para informação e conhecimento, faz-se necessário que o educador busque propiciar ao aluno maior autonomia na busca deste conhecimento, no momento em que precisam e na medida em que cada um considerar necessário, criando espaços de conversação, CONCLUSÃO:
  • 22. promovendo encontros presenciais e virtuais, nos quais os participantes da rede possam ter a oportunidade de estabelecer contatos, conversar, trocar idéias e intercambiar experiências, se reconhecendo no outro, comparar diferenças e criar vínculos afetivos.
  • 23. Referências Bibliográficas CASTRO.Andrea de Farias, ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: Uma necessidade social no contexto escolar. Rio de Janeiro,2003 Apostilas: Reinventar a sala de aula na cibercultura, Marco Silva. Exigências para formação do professor na cibercultura, Marco Silva www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm