SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 25
Ciência da informação x informática Silvania Vieira
Introdução ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Introdução ,[object Object]
Introdução ao Processamento de Dados ,[object Object],[object Object]
 
Tipos de Dados Os dados representam qualquer parcela significativa de informação, e são   classificados de acordo com sua natureza em três tipos: Numéricos ►compostos exclusivamente por números; Alfabéticos►compostos exclusivamente por letras;   Alfanuméricos►composto por números, letras e caracteres.
Processadores É considerada a parte mais importante de um computador, pois os processadores são responsáveis pelo processamento de todo tipo de informação que se é introduzida no computador e pela apresentação das mesmas em seu vídeo.
Desde a criação, ocorreram diversas modificações nos  processadores visando aumentar sua capacidade de  processamento, sendo que os mais atuais são o Pentium Celeron, Pentium III, AMD K-7, AMD K-7 (Atlhon), Power  G3 Macintosh.
Dentre os modelos citados, existem alguns mais rápidos  do que outros, e esta velocidade de processamento de informações é definida pela unidade denominada MHz (MegaHertz).
Estrutura de um  Computador Hardware► qualquer componente físico; Software►parte lógica do computador, composta de programas e do sistema operacional.
A Estrutura de um Microcomputador pode ser descrita da seguinte maneira: Dispositivo de Entrada  à  é o canal que permite a passagem de informações iniciais do ser humano para o computador; Unidade Central de Processamento CPU  à  ela é composta por três partes, que são a UC (unidade de controle) que controla as informações que entram e saem do computador; a ULA (Unidade Lógica e Aritmética) que é responsável pelas contas e comparações lógicas; Memória que é responsável pelo armazenamento das informações.
Existem dois tipos de memórias: ROM  (Read Only Memory), que é uma memória de leitura, pois ela é permanente, já vem gravada de fábrica e contém as informações básicas para o funcionamento da máquina; RAM  (Random Access Memory), que é uma memória que não é permanente, ela é destinada ao armazenamento temporário de programas e informações utilizadas pelo operador e estas informações são apagadas quando se desliga o computador .
Memória Auxiliar É responsável pelo armazenamento definitivo de programas e informações. Os dispositivos mais comuns utilizados para armazenar estas informações, podemos citar os Discos Flexíveis ou Disquetes e os Discos Rígidos ou winchester .
Dispositivos de Saída São dispositivos responsáveis pela saída de informações, podemos citar como exemplo o Monitor de Vídeo e Impressora.
Periféricos São unidades de auxílio, as quais são responsáveis pelo encaminhamento de dados de entrada e recepção dos dados de saída junto à CPU.
Periféricos de Entrada  ►  são responsáveis pela entrada de informações existentes para encaminhamento a CPU, como dispositivos de entrada podemos citar o teclado, leitores de caracteres magnéticos, mouse, scanner, etc. Periféricos de Saída  ►  são responsáveis pela saída das informações existentes recebidas da CPU, como dispositivos de saída podemos citar o monitor de vídeo e impressora. Periféricos de Entrada e Saída► alguns periféricos podem assumir o papel de entrada e saída de informações no computador, destes, podemos citar unidades de fitas, discos flexíveis, etc.
Microprocessador É o termo usado para designar pastilhas (chips) de circuito integrado, construídas utilizando tecnologia de semicondutor. Estas pastilhas contém microcircuitos que desempenham funções normalmente atribuídas a CPU.
Unidades de Armazenamento Podemos medir a capacidade de memória existente num disquete ou winchester, a menor medida é o BIT, cuja a soma de 8 BITS formam 1 BYTE que corresponde a uma letra, um número ou um caractere qualquer. Em geral as memórias possuem grande capacidade de armazenamento, veja no quando a seguir estas convenções: 1 Byte à 8 Bits 1 Kilobyte à 1024 Bytes 1 Megabyte à 1024 kilobytes (Kb) 1 Gigabyte à 1024 Megabytes (Mb)  
Software Na verdade, a verdadeira utilidade de um computador está no software que ele possui e através do qual nossos problemas são resolvidos. São os programas que fornecem uma seqüência lógica de instruções determinando o que o computador deve realizar.
Sistema Operacional  ►  é responsável pela organização interna do computador, gerenciando a entrada e saída de dados. O tipo de sistema operacional utilizado depende do computador a ser gerenciado, quando mais complexas as tarefas, mais complexo será o sistema operacional utilizado. Como sistemas operacionais podemos citar o MS-DOS, e o Windows que são os mais conhecidos.
Programas Auxiliares  ►  são aplicativos desenvolvidos para realização de tarefas padronizadas, como exemplos: Processadores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Editores Gráficos, etc. Aplicativos► são programas desenvolvidos em determinada linguagem de programação para resolverem tarefas de função específica, como: contabilidade, folhas de pagamento, estoque, faturamento, etc. Utilitários► são programas que auxiliam e facilitam o funcionamento de todo ambiente computacional, os mais comuns são: organizadores de disco ,  anti-vírus, softwares de backup.
Linguagem de Programação  ►  servem de base para construção de programas e aplicativos, e são classificadas como sendo de alto e baixo nível. As linguagens de alto nível permitem que se escreva um programa em uma notação próxima à maneira natural de se expressar o problema que se deseja resolver, enquanto que, as linguagens de baixo nível permitem que se escreva um programa em uma notação que esteja próxima às etapas que o computador deve executar para rodar o programa, isto é, mais próximo da máquina.
Arquivo É uma coleção de dados semelhantes que é armazenada em um disco e que pode ser referenciada por um nome. Todas as vezes que quisermos gravar um texto, ou um desenho, ou outro documento qualquer, termos de gravá-lo como arquivo.
Extensão► é um código que serve para identificar o tipo de arquivo. O nome do arquivo é sempre separado da extensão por um ponto. Exemplo: Flor.BMP – indicar que o arquivo foi feito no programa Paint. Pasta ou Diretório► local utilizado para guardar arquivos ou subdiretórios de forma ordeira de acesso fácil. Subdiretórios► estão sempre guardados dentro de um diretório, com a finalidade de deixar o acesso à informação separada por um determinado assunto específico. Exemplo: Diretório: Matérias, subdiretórios: Português, Geografia, História, Biologia.
BIBLIOGRAFIA: Google imagens invasao.com.br mei-davidnunes.blogspot.com  ascomputadores.com.br  hubbleproducoes.wordpress.com invasao.com.br   tecnoprintsp.com.br  paulorainy.wikispaces.com   tecnologiaradiologica.com definicionabc.com

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Andreia Gonçalves
 
1.2 composição sistema informático
1.2  composição sistema informático1.2  composição sistema informático
1.2 composição sistema informáticoEb 2,3 de beiriz
 
Sistema informático parte i
Sistema informático parte iSistema informático parte i
Sistema informático parte iEurisa Silva
 
Sistemas Informaticos
Sistemas InformaticosSistemas Informaticos
Sistemas Informaticosguest946ee6d
 
Aula 03 organização dos computadores
Aula 03   organização dos computadoresAula 03   organização dos computadores
Aula 03 organização dos computadoresDaniel Moura
 
Aula 02 introudção a computação
Aula 02 introudção a computaçãoAula 02 introudção a computação
Aula 02 introudção a computaçãoMatheus Brito
 
Introdução ao Processamento de Dados
Introdução ao Processamento de DadosIntrodução ao Processamento de Dados
Introdução ao Processamento de DadosJackeline Barros
 
Informática conceitos básicos
Informática   conceitos básicosInformática   conceitos básicos
Informática conceitos básicosThierryCC
 
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1AE Tondela TIC 7ano apresentação 1
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1João Leal
 
Proinfo informatica basica_14_05
Proinfo informatica basica_14_05Proinfo informatica basica_14_05
Proinfo informatica basica_14_05natanael_queiroz
 
Informatica aplicada
Informatica aplicadaInformatica aplicada
Informatica aplicadaCycyro Soares
 
IPD - Introdução ao processamento de Dados
IPD - Introdução ao processamento de DadosIPD - Introdução ao processamento de Dados
IPD - Introdução ao processamento de Dadoscamposdesign
 
Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Cláudio Amaral
 
TIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosTIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosAntonio Semedo
 

Mais procurados (16)

Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático.
 
1.2 composição sistema informático
1.2  composição sistema informático1.2  composição sistema informático
1.2 composição sistema informático
 
apostila básica informática
apostila básica informáticaapostila básica informática
apostila básica informática
 
Sistema informático parte i
Sistema informático parte iSistema informático parte i
Sistema informático parte i
 
Sistemas Informaticos
Sistemas InformaticosSistemas Informaticos
Sistemas Informaticos
 
Aula 03 organização dos computadores
Aula 03   organização dos computadoresAula 03   organização dos computadores
Aula 03 organização dos computadores
 
Manual TIC
Manual TICManual TIC
Manual TIC
 
Aula 02 introudção a computação
Aula 02 introudção a computaçãoAula 02 introudção a computação
Aula 02 introudção a computação
 
Introdução ao Processamento de Dados
Introdução ao Processamento de DadosIntrodução ao Processamento de Dados
Introdução ao Processamento de Dados
 
Informática conceitos básicos
Informática   conceitos básicosInformática   conceitos básicos
Informática conceitos básicos
 
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1AE Tondela TIC 7ano apresentação 1
AE Tondela TIC 7ano apresentação 1
 
Proinfo informatica basica_14_05
Proinfo informatica basica_14_05Proinfo informatica basica_14_05
Proinfo informatica basica_14_05
 
Informatica aplicada
Informatica aplicadaInformatica aplicada
Informatica aplicada
 
IPD - Introdução ao processamento de Dados
IPD - Introdução ao processamento de DadosIPD - Introdução ao processamento de Dados
IPD - Introdução ao processamento de Dados
 
Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001Fundamento Hardware - Aula001
Fundamento Hardware - Aula001
 
TIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosTIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos Básicos
 

Semelhante a Introdução à Informática

INTRODUÇÃO A HARDWARE E SOFTWARE (2).pptx.pptx
INTRODUÇÃO A HARDWARE  E  SOFTWARE (2).pptx.pptxINTRODUÇÃO A HARDWARE  E  SOFTWARE (2).pptx.pptx
INTRODUÇÃO A HARDWARE E SOFTWARE (2).pptx.pptxlucas491697
 
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas Operacionais
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas OperacionaisGeração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas Operacionais
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas OperacionaisAlan Carlos
 
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdfMaicksinhoTeclas
 
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp011aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01Kisley Dawlen
 
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RH
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RHAulas de Informatica para os cursos de psicologia e RH
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RHssuserc13d5d
 
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptx
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptxINFORMÁTICA I - MECANICA.pptx
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptxJohnCapaloTJ
 
conhecer o computador
conhecer o computadorconhecer o computador
conhecer o computadorgongas
 
computador
computadorcomputador
computadorgongas
 
Hardware e software
Hardware e softwareHardware e software
Hardware e softwarejotacabral
 
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Editora Juspodivm
 
Trabalho sfotware e hardware
Trabalho sfotware e hardwareTrabalho sfotware e hardware
Trabalho sfotware e hardwareGoma1
 
PowerPoint
PowerPointPowerPoint
PowerPointana.vaz
 
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptxJeftacioMateus
 
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.jomasaslb
 
Tipos de computador hardwares - softwares
Tipos de computador   hardwares - softwaresTipos de computador   hardwares - softwares
Tipos de computador hardwares - softwaresjlv08
 
Tic -conceitos_básicos_2
Tic  -conceitos_básicos_2Tic  -conceitos_básicos_2
Tic -conceitos_básicos_2chinitapt
 

Semelhante a Introdução à Informática (20)

Harware e sofware
Harware e sofwareHarware e sofware
Harware e sofware
 
INTRODUÇÃO A HARDWARE E SOFTWARE (2).pptx.pptx
INTRODUÇÃO A HARDWARE  E  SOFTWARE (2).pptx.pptxINTRODUÇÃO A HARDWARE  E  SOFTWARE (2).pptx.pptx
INTRODUÇÃO A HARDWARE E SOFTWARE (2).pptx.pptx
 
hardware e software
hardware e softwarehardware e software
hardware e software
 
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas Operacionais
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas OperacionaisGeração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas Operacionais
Geração TEC - Help Desk - Hardwares e Sistemas Operacionais
 
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf
1aulaintroduoainformtica-100929151413-phpapp01.pdf
 
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp011aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01
1aulaintroduoainformtica 100929151413-phpapp01
 
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RH
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RHAulas de Informatica para os cursos de psicologia e RH
Aulas de Informatica para os cursos de psicologia e RH
 
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptx
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptxINFORMÁTICA I - MECANICA.pptx
INFORMÁTICA I - MECANICA.pptx
 
conhecer o computador
conhecer o computadorconhecer o computador
conhecer o computador
 
computador
computadorcomputador
computador
 
Hardware e software
Hardware e softwareHardware e software
Hardware e software
 
Hardware e software
Hardware e softwareHardware e software
Hardware e software
 
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
 
Trabalho sfotware e hardware
Trabalho sfotware e hardwareTrabalho sfotware e hardware
Trabalho sfotware e hardware
 
PowerPoint
PowerPointPowerPoint
PowerPoint
 
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx
170505450-Hardware-e-Software.p pppppppptx
 
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.
Tecnologias de Informação - Conceitos Introdutórios de informatica.
 
Aula Noções de Informatica
Aula Noções de InformaticaAula Noções de Informatica
Aula Noções de Informatica
 
Tipos de computador hardwares - softwares
Tipos de computador   hardwares - softwaresTipos de computador   hardwares - softwares
Tipos de computador hardwares - softwares
 
Tic -conceitos_básicos_2
Tic  -conceitos_básicos_2Tic  -conceitos_básicos_2
Tic -conceitos_básicos_2
 

Último

Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 

Último (20)

Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 

Introdução à Informática

  • 1. Ciência da informação x informática Silvania Vieira
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5.  
  • 6. Tipos de Dados Os dados representam qualquer parcela significativa de informação, e são classificados de acordo com sua natureza em três tipos: Numéricos ►compostos exclusivamente por números; Alfabéticos►compostos exclusivamente por letras; Alfanuméricos►composto por números, letras e caracteres.
  • 7. Processadores É considerada a parte mais importante de um computador, pois os processadores são responsáveis pelo processamento de todo tipo de informação que se é introduzida no computador e pela apresentação das mesmas em seu vídeo.
  • 8. Desde a criação, ocorreram diversas modificações nos processadores visando aumentar sua capacidade de processamento, sendo que os mais atuais são o Pentium Celeron, Pentium III, AMD K-7, AMD K-7 (Atlhon), Power G3 Macintosh.
  • 9. Dentre os modelos citados, existem alguns mais rápidos do que outros, e esta velocidade de processamento de informações é definida pela unidade denominada MHz (MegaHertz).
  • 10. Estrutura de um Computador Hardware► qualquer componente físico; Software►parte lógica do computador, composta de programas e do sistema operacional.
  • 11. A Estrutura de um Microcomputador pode ser descrita da seguinte maneira: Dispositivo de Entrada à é o canal que permite a passagem de informações iniciais do ser humano para o computador; Unidade Central de Processamento CPU à ela é composta por três partes, que são a UC (unidade de controle) que controla as informações que entram e saem do computador; a ULA (Unidade Lógica e Aritmética) que é responsável pelas contas e comparações lógicas; Memória que é responsável pelo armazenamento das informações.
  • 12. Existem dois tipos de memórias: ROM (Read Only Memory), que é uma memória de leitura, pois ela é permanente, já vem gravada de fábrica e contém as informações básicas para o funcionamento da máquina; RAM (Random Access Memory), que é uma memória que não é permanente, ela é destinada ao armazenamento temporário de programas e informações utilizadas pelo operador e estas informações são apagadas quando se desliga o computador .
  • 13. Memória Auxiliar É responsável pelo armazenamento definitivo de programas e informações. Os dispositivos mais comuns utilizados para armazenar estas informações, podemos citar os Discos Flexíveis ou Disquetes e os Discos Rígidos ou winchester .
  • 14. Dispositivos de Saída São dispositivos responsáveis pela saída de informações, podemos citar como exemplo o Monitor de Vídeo e Impressora.
  • 15. Periféricos São unidades de auxílio, as quais são responsáveis pelo encaminhamento de dados de entrada e recepção dos dados de saída junto à CPU.
  • 16. Periféricos de Entrada ► são responsáveis pela entrada de informações existentes para encaminhamento a CPU, como dispositivos de entrada podemos citar o teclado, leitores de caracteres magnéticos, mouse, scanner, etc. Periféricos de Saída ► são responsáveis pela saída das informações existentes recebidas da CPU, como dispositivos de saída podemos citar o monitor de vídeo e impressora. Periféricos de Entrada e Saída► alguns periféricos podem assumir o papel de entrada e saída de informações no computador, destes, podemos citar unidades de fitas, discos flexíveis, etc.
  • 17. Microprocessador É o termo usado para designar pastilhas (chips) de circuito integrado, construídas utilizando tecnologia de semicondutor. Estas pastilhas contém microcircuitos que desempenham funções normalmente atribuídas a CPU.
  • 18. Unidades de Armazenamento Podemos medir a capacidade de memória existente num disquete ou winchester, a menor medida é o BIT, cuja a soma de 8 BITS formam 1 BYTE que corresponde a uma letra, um número ou um caractere qualquer. Em geral as memórias possuem grande capacidade de armazenamento, veja no quando a seguir estas convenções: 1 Byte à 8 Bits 1 Kilobyte à 1024 Bytes 1 Megabyte à 1024 kilobytes (Kb) 1 Gigabyte à 1024 Megabytes (Mb)  
  • 19. Software Na verdade, a verdadeira utilidade de um computador está no software que ele possui e através do qual nossos problemas são resolvidos. São os programas que fornecem uma seqüência lógica de instruções determinando o que o computador deve realizar.
  • 20. Sistema Operacional ► é responsável pela organização interna do computador, gerenciando a entrada e saída de dados. O tipo de sistema operacional utilizado depende do computador a ser gerenciado, quando mais complexas as tarefas, mais complexo será o sistema operacional utilizado. Como sistemas operacionais podemos citar o MS-DOS, e o Windows que são os mais conhecidos.
  • 21. Programas Auxiliares ► são aplicativos desenvolvidos para realização de tarefas padronizadas, como exemplos: Processadores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Editores Gráficos, etc. Aplicativos► são programas desenvolvidos em determinada linguagem de programação para resolverem tarefas de função específica, como: contabilidade, folhas de pagamento, estoque, faturamento, etc. Utilitários► são programas que auxiliam e facilitam o funcionamento de todo ambiente computacional, os mais comuns são: organizadores de disco , anti-vírus, softwares de backup.
  • 22. Linguagem de Programação ► servem de base para construção de programas e aplicativos, e são classificadas como sendo de alto e baixo nível. As linguagens de alto nível permitem que se escreva um programa em uma notação próxima à maneira natural de se expressar o problema que se deseja resolver, enquanto que, as linguagens de baixo nível permitem que se escreva um programa em uma notação que esteja próxima às etapas que o computador deve executar para rodar o programa, isto é, mais próximo da máquina.
  • 23. Arquivo É uma coleção de dados semelhantes que é armazenada em um disco e que pode ser referenciada por um nome. Todas as vezes que quisermos gravar um texto, ou um desenho, ou outro documento qualquer, termos de gravá-lo como arquivo.
  • 24. Extensão► é um código que serve para identificar o tipo de arquivo. O nome do arquivo é sempre separado da extensão por um ponto. Exemplo: Flor.BMP – indicar que o arquivo foi feito no programa Paint. Pasta ou Diretório► local utilizado para guardar arquivos ou subdiretórios de forma ordeira de acesso fácil. Subdiretórios► estão sempre guardados dentro de um diretório, com a finalidade de deixar o acesso à informação separada por um determinado assunto específico. Exemplo: Diretório: Matérias, subdiretórios: Português, Geografia, História, Biologia.
  • 25. BIBLIOGRAFIA: Google imagens invasao.com.br mei-davidnunes.blogspot.com ascomputadores.com.br hubbleproducoes.wordpress.com invasao.com.br tecnoprintsp.com.br paulorainy.wikispaces.com tecnologiaradiologica.com definicionabc.com

Notas do Editor

  1. BIBLIOGRAFIA: