SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 19
Linha do Tempo Homérico  1150/700 a.C. Arcaico 800/500 a.C. Pré Homérico 1900/1100 a.C. Helenístico 338/146 a.C Clássico 500/338 a.C. Medieval 476/1453  d.C Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval
Educação Heróica   Educação Espartana   Educação Ateniense   Educação Helenística   TRADIÇÃO GREGA
Tradição Grega Educação   Heróica   Educação Ateniense   Educação Helenística   Educação Espartana   Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Voltada para as pessoas mais ricas:  os patrícios. Seu objetivo principal: divulgar os valores da nobreza de sangue. A família como instituição mais respeitada,  com a centralização dos poderes no pai. Em 509 a.C os patrícios junto com os plebeus  conseguem implantar a república,  onde seu processo educativo passa a se preocupar com a formação jurídico-moral e física,  para a vida cotidiana, tendo como base o amor à pátria e a conscientização histórica.  De acordo com a educação heróico- patrícia a criança ficava  aos cuidados da mãe até os sete anos.  As meninas mesmo após esta idade continuavam no lar. Os meninos acompanhavam os seus pais.  Os jovens, em sua maioria aprendiam por imitação.
Educação Heróica   Educação Espartana   Educação Ateniense   Educação Helenística   Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval A educação de Esparta visava à formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiando atributos físicos e militares sobre o desenvolvimento do espírito e do intelecto. A partir dos sete anos, as crianças do sexo masculino eram entregues ao estado para completar sua educação, que pode ser assim sintetizada: bem obedecer, resistir às fadigas e vencer em combate. As mulheres recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico no intuito de se prepararem  para serem mães e esposas dos guerreiros.
Educação Heróica   Educação Espartana   Educação Ateniense   Educação Helenística   Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Em  Atenas, o individuo recebe mais importância;  o Estado determinava os padrões, mas a família fornecia a educação.  Estabeleceram-se  Escolas de dois tipos: uma de música e literatura, outra de ginástica. Depois que a Grécia Jônica entrou em  contato intimo com outros povos, os velhos ideais e práticas educacionais conservadoras se substituíram por aqueles que davam maior importância  ao individuo. Os sofistas foram os instrumentos na introdução nas novas  práticas educativas. Complexidade e melhoria da educação:  o ensino ministrado tanto em grego quanto em latim. Ensino dividido em três graus: 1-Elementar ou ludi: a escola do literato onde se aprendia a ler, escrever e calcular. 2- Médio ou Grammaticus: onde se ensinava à língua latina e  a grega, se estudava os autores das duas literaturas, através das quais se aprendia a cultura helênica em geral. 3-Superior: membros da elite econômica, ensino voltado para o erudito.
Educação Heróica   Educação Espartana   Educação Ateniense   Educação Helenística   Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Período Helenístico (338/146 a.C): Com o domínio de Alexandre Magno  a cultura grega se universalizou, tornando-se multicultural, com grande influência dos orientais.  Nessa época a Paidéia tornou-se enciclopédia e a educação passou a valorizar  aspectos intelectuais ao invés de  estéticos.Leitura,  cálculo e escrita se desenvolveram bastante,  mas o método era de memorização .
Principais Educadores Gregos Sócrates Platão Aristóteles
Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristótele s (470 a.C. –a. C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosofia ocidental. Acredita-se que  tenha sido o fundador da atual filosofia Ocidental. A fonte mais importante de informação sobre Sócrates é Platão.  Os diálogos de Platão retratam Sócrates como professor que se  recusa a ter discípulos, como um homem de razão que obedece  a voz divina em sua cabeça, e um homem piedoso que foi executado  por causa da conveniência de seu próprio Estado. Sócrates não acreditava  nos prazeres dos sentidos, todavia se interessava pela beleza.  Dedicava-se à educação dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente  em relação a seus próprios filhos. .
Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristóteles Platão de Atenas (428/27 a.C. —  347 a.C.) foi um filosofo grego. Discípulo de  Sócrates, fundador da Academia e mestre de  Aristóteles. Acredita-se que seu nome  verdadeiro tenha sido Aristóteles;  Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade  intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος ( plátos ), em grego significa amplitude,  dimensão, largura.  Sua filosofia é de grande importância e influência.  Platão ocupou-se com vários temas,  entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento .
Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristóteles Suas reflexões filosóficas — por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega —  acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano,  destacando-se:  ética, política, física,metafísica, lógica, psicologia  poesia., retórica, zoologia, biologia, historia natural e outras áreas de conhecimento humano.  É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e por ter sido também um discípulo que em muito  sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, é conhecido também como  o Filósofo .
TRADIÇÃO ROMANA   Educação no Império   Educação Heróico - Patrícia Educação de influência grega
Ed .  Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Heróico - Patrícia Voltada para as pessoas mais ricas: os patrícios. Seu objetivo principal: divulgar os  valores da nobreza de sangue. A família como instituição mais respeitada, com a centralização dos poderes no pai. Em 509 a.C os patrícios  junto com os plebeus conseguem implantar a república,  onde seu processo educativo passa a se preocupar com a formação jurídico-moral e física, para a vida cotidiana, tendo como base o amor à pátria e a conscientização histórica. De acordo com a educação heróico- patrícia a criança ficava aos cuidados da mãe até os sete  anos. As meninas mesmo após esta idade continuavam no lar.  Os meninos acompanhavam os seus pais. Os jovens, em sua maioria aprendiam por imitação.
Ed. Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Império A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a.C., embora neste último período a situação se tenha tornado de certa forma conturbada,  especialmente no que dizia respeito à literatura. Foi a Guerra de Anibal que provocou nos romanos uma forte hostilidade  contra a cultura grega. A importação dos modelos da filosofia e da expressão  literária gregas chegou a estar  comprometida pela acérrima crítica movida por Plauto e Catão.
Ed. Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Império (27 a.C/476 d.C):O poder estava  concentrado nas mãos do imperador.  O processo educativo se distinguiu do anterior apenas pela maior organização convertendo-se numa  educação pública no século I a.C. Vespasiano (Imperador Romano entre 69/74)  libera os professores dos ensinos médio e superior do pagamento de impostos.
Educação Medieval
Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Educação  Patrística Educação Ecolástica O grande tema de toda a Filosofia patrística é o da possibilidade de conciliar razão e fé.A idade Média não pode ser  comparada com a Antigüidade clássica,  pois a cultura Medieval se restringia aos conventos religiosos. Fatores que impediram um maior desenvolvimento cultural: Os livros eram  manuscritos e raros, ainda não havia imprensa. E eram escritas em latim e grego dificultando a leitura por parte do povo. A mentalidade da época-crenças no absurdo: monstros, florestas encantadas, etc. A inquisição religiosa que coibia a pesquisa científica. Entretanto, conservando em seus mosteiros e conventos as obras  culturais da Antigüidade,  a Igreja destacou-se como  preservadora  da cultura e contribuiu para o desenvolvimento na Idade Moderna.
Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Educação  Patrística Educação   Ecolástica Iniciou com  Carlos Magno resolvendo  organizar escolas por todo seu império  ligadas a instituição Católica. Tendo a educação romana como modelo, começaram a ser ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica e dialética (o trivium) e geometria, aritmética, astronomia e música  (o quadrivium). A fundação dessas escolas e das primeiras  universidades do século XI fez surgir uma  produção filosófico-teológica denominada escolástica (de escola).
Referências bibliográficas www.cade.com.br www.google.com.br A brief course in the history of education ; Monroe. Paul 14º edição ; 1949 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060920143723AAer3oZ http://ava.ead.ftc.br http://www . mundodosfilosofos.com.br/direito.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga http://www.art-and-archaeology.com/timelines/tl001.html http://www.filosofiavirtual.pro . br/paideia.htm Material didático período 1 ftc http://pt.wikipedia . org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/  momentos/escola/ensinoroma/index http://paginas.terra.com.br/ educacao / teletrabalho/ pedago_historia.htm Alcântara, Paulo César de: história geral antiga e medieval/ Editora do Brasil. A brief course in the history of education ; Monroe. Paul 14º edição ; 1949.
Equipe Vivian Caroline Santos Silvana Machado Mirlette Ivanilson Renata Cardoso Fernanda Soutos Patrícia Barbosa Talita

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (20)

Os pré-socráticos
Os pré-socráticosOs pré-socráticos
Os pré-socráticos
 
Grécia antiga
Grécia antigaGrécia antiga
Grécia antiga
 
Introdução à filosofia
Introdução à filosofiaIntrodução à filosofia
Introdução à filosofia
 
101 grecia antiga periodo obscuro e colonizacão grega
101 grecia antiga periodo obscuro e colonizacão grega101 grecia antiga periodo obscuro e colonizacão grega
101 grecia antiga periodo obscuro e colonizacão grega
 
A Grécia Antiga
A Grécia AntigaA Grécia Antiga
A Grécia Antiga
 
Legado grego
Legado gregoLegado grego
Legado grego
 
3 Antiguidade Grega
3 Antiguidade Grega3 Antiguidade Grega
3 Antiguidade Grega
 
ORIGEM DA FILOSOFIA
ORIGEM DA FILOSOFIA ORIGEM DA FILOSOFIA
ORIGEM DA FILOSOFIA
 
4 filosofia e senso comum
4 filosofia e senso comum 4 filosofia e senso comum
4 filosofia e senso comum
 
História da educação geral
História da educação geralHistória da educação geral
História da educação geral
 
Filosofia
Filosofia Filosofia
Filosofia
 
Aula de filosofia
Aula de filosofia Aula de filosofia
Aula de filosofia
 
Introdução à Filosofia - Do Mito à Razão
Introdução à Filosofia - Do Mito à RazãoIntrodução à Filosofia - Do Mito à Razão
Introdução à Filosofia - Do Mito à Razão
 
A cultura grega
A cultura gregaA cultura grega
A cultura grega
 
Filosofia Grécia
Filosofia GréciaFilosofia Grécia
Filosofia Grécia
 
Filosofia medieval
Filosofia medievalFilosofia medieval
Filosofia medieval
 
Introdução à filosofia
Introdução à filosofiaIntrodução à filosofia
Introdução à filosofia
 
Socrates e o nascimento da filosofia
Socrates e o nascimento da filosofiaSocrates e o nascimento da filosofia
Socrates e o nascimento da filosofia
 
Aulas de filosofia platão
Aulas de filosofia platãoAulas de filosofia platão
Aulas de filosofia platão
 
Filosofia
FilosofiaFilosofia
Filosofia
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (20)

Origem e evolução do ser humano
Origem e evolução do ser humanoOrigem e evolução do ser humano
Origem e evolução do ser humano
 
Evolução humana 3A
Evolução humana  3AEvolução humana  3A
Evolução humana 3A
 
Evolução humana
Evolução humanaEvolução humana
Evolução humana
 
Darwinismo
DarwinismoDarwinismo
Darwinismo
 
Evolução humana final
Evolução humana finalEvolução humana final
Evolução humana final
 
Evolução humana 3B
Evolução humana 3BEvolução humana 3B
Evolução humana 3B
 
Evolução Humana
Evolução HumanaEvolução Humana
Evolução Humana
 
Teoria da Evolução de Charles Darwin
Teoria da Evolução de Charles DarwinTeoria da Evolução de Charles Darwin
Teoria da Evolução de Charles Darwin
 
Pré História - 6º Ano
Pré História - 6º AnoPré História - 6º Ano
Pré História - 6º Ano
 
Apostilade metodologiadamatematicanaisis pdf
Apostilade metodologiadamatematicanaisis pdfApostilade metodologiadamatematicanaisis pdf
Apostilade metodologiadamatematicanaisis pdf
 
A Evolução do Homem
A Evolução do HomemA Evolução do Homem
A Evolução do Homem
 
01 pré-história
01   pré-história01   pré-história
01 pré-história
 
Formação matemática junho
Formação matemática junhoFormação matemática junho
Formação matemática junho
 
02 evolução do homem
02   evolução do homem02   evolução do homem
02 evolução do homem
 
Charles Darwin
Charles DarwinCharles Darwin
Charles Darwin
 
Slides EvoluçãO Humana
Slides   EvoluçãO HumanaSlides   EvoluçãO Humana
Slides EvoluçãO Humana
 
EvoluçãO Humana
EvoluçãO HumanaEvoluçãO Humana
EvoluçãO Humana
 
A vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolíticoA vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolítico
 
A EvoluçãO Humana
A EvoluçãO HumanaA EvoluçãO Humana
A EvoluçãO Humana
 
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOSPRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
 

Ähnlich wie Linha Do Tempo

Bases histórico filosóficas da educação
Bases histórico filosóficas da educaçãoBases histórico filosóficas da educação
Bases histórico filosóficas da educaçãoDanielle Mesquita
 
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.ppt
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.pptAPRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.ppt
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.pptDELSOCORREIA
 
A educação na grécia antiga
A educação na grécia antigaA educação na grécia antiga
A educação na grécia antigaturco2802
 
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]nandacollazos
 
Grécia e Roma Antiga
Grécia e Roma AntigaGrécia e Roma Antiga
Grécia e Roma AntigaMario Lopes
 
Fundamentos historicos da educacao - Manacorda
Fundamentos historicos da educacao - ManacordaFundamentos historicos da educacao - Manacorda
Fundamentos historicos da educacao - ManacordaMaria Cristina Professora
 
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012Elisa Maria Gomide
 
Historia da educação silvana
Historia da educação  silvanaHistoria da educação  silvana
Historia da educação silvanaSilvana Mara
 
Apresentação o pensamento pedagógico romano
Apresentação o pensamento pedagógico romanoApresentação o pensamento pedagógico romano
Apresentação o pensamento pedagógico romanoPET-PEDAGOGIA2012
 
Fundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da EducaçãoFundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da EducaçãoHerbert Santana
 
EDUCAÇÃO MEDIEVAL
EDUCAÇÃO MEDIEVAL EDUCAÇÃO MEDIEVAL
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Kaires Braga
 
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptx
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptxGRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptx
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptxVivianeSimoes7
 
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012Elisa Maria Gomide
 

Ähnlich wie Linha Do Tempo (20)

Linhadotempo da filosofia
Linhadotempo da filosofiaLinhadotempo da filosofia
Linhadotempo da filosofia
 
Bases histórico filosóficas da educação
Bases histórico filosóficas da educaçãoBases histórico filosóficas da educação
Bases histórico filosóficas da educação
 
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.ppt
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.pptAPRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.ppt
APRESENTACAO_DA_DISCIPLINA_HST_EDUCACAO.ppt
 
A educação na grécia antiga
A educação na grécia antigaA educação na grécia antiga
A educação na grécia antiga
 
Fundamentos Da Educação HistóRia Da EducaçãO
Fundamentos Da Educação   HistóRia Da EducaçãOFundamentos Da Educação   HistóRia Da EducaçãO
Fundamentos Da Educação HistóRia Da EducaçãO
 
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]
Fundamentos da-educao-histria-da-educao-1211473322195580-9[1]
 
Educação romana
Educação romanaEducação romana
Educação romana
 
Grécia e Roma Antiga
Grécia e Roma AntigaGrécia e Roma Antiga
Grécia e Roma Antiga
 
Antiguidade Romana
Antiguidade RomanaAntiguidade Romana
Antiguidade Romana
 
Fundamentos historicos da educacao - Manacorda
Fundamentos historicos da educacao - ManacordaFundamentos historicos da educacao - Manacorda
Fundamentos historicos da educacao - Manacorda
 
Aula_Fundamentos1.pdf
Aula_Fundamentos1.pdfAula_Fundamentos1.pdf
Aula_Fundamentos1.pdf
 
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012
Hep aula4-antiguidade-romana-a humanitas.12-03-2012
 
Slide história da educação universal e brasileira - pdf
Slide   história da educação universal e brasileira  - pdfSlide   história da educação universal e brasileira  - pdf
Slide história da educação universal e brasileira - pdf
 
Historia da educação silvana
Historia da educação  silvanaHistoria da educação  silvana
Historia da educação silvana
 
Apresentação o pensamento pedagógico romano
Apresentação o pensamento pedagógico romanoApresentação o pensamento pedagógico romano
Apresentação o pensamento pedagógico romano
 
Fundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da EducaçãoFundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da Educação
 
EDUCAÇÃO MEDIEVAL
EDUCAÇÃO MEDIEVAL EDUCAÇÃO MEDIEVAL
EDUCAÇÃO MEDIEVAL
 
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptx
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptxGRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptx
GRÉCIA ANTIGA - CIVILIZAÇÃO CLASSICA.pptx
 
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012
Hep aula3-antiguidade oriental-grega-romana.07-03-2012
 
História da educação universal e educação brasileira
História da educação universal e educação brasileiraHistória da educação universal e educação brasileira
História da educação universal e educação brasileira
 

Mehr von silsame

Escritores Indianos
Escritores IndianosEscritores Indianos
Escritores Indianossilsame
 
Jonh Coetzee
Jonh CoetzeeJonh Coetzee
Jonh Coetzeesilsame
 
Magazine
MagazineMagazine
Magazinesilsame
 
Portugues
PortuguesPortugues
Portuguessilsame
 
Fotopoema
FotopoemaFotopoema
Fotopoemasilsame
 
AnáLise D..
AnáLise D..AnáLise D..
AnáLise D..silsame
 

Mehr von silsame (6)

Escritores Indianos
Escritores IndianosEscritores Indianos
Escritores Indianos
 
Jonh Coetzee
Jonh CoetzeeJonh Coetzee
Jonh Coetzee
 
Magazine
MagazineMagazine
Magazine
 
Portugues
PortuguesPortugues
Portugues
 
Fotopoema
FotopoemaFotopoema
Fotopoema
 
AnáLise D..
AnáLise D..AnáLise D..
AnáLise D..
 

Kürzlich hochgeladen

FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 anoandrealeitetorres
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 

Linha Do Tempo

  • 1. Linha do Tempo Homérico 1150/700 a.C. Arcaico 800/500 a.C. Pré Homérico 1900/1100 a.C. Helenístico 338/146 a.C Clássico 500/338 a.C. Medieval 476/1453 d.C Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval
  • 2. Educação Heróica Educação Espartana Educação Ateniense Educação Helenística TRADIÇÃO GREGA
  • 3. Tradição Grega Educação Heróica Educação Ateniense Educação Helenística Educação Espartana Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Voltada para as pessoas mais ricas: os patrícios. Seu objetivo principal: divulgar os valores da nobreza de sangue. A família como instituição mais respeitada, com a centralização dos poderes no pai. Em 509 a.C os patrícios junto com os plebeus conseguem implantar a república, onde seu processo educativo passa a se preocupar com a formação jurídico-moral e física, para a vida cotidiana, tendo como base o amor à pátria e a conscientização histórica. De acordo com a educação heróico- patrícia a criança ficava aos cuidados da mãe até os sete anos. As meninas mesmo após esta idade continuavam no lar. Os meninos acompanhavam os seus pais. Os jovens, em sua maioria aprendiam por imitação.
  • 4. Educação Heróica Educação Espartana Educação Ateniense Educação Helenística Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval A educação de Esparta visava à formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiando atributos físicos e militares sobre o desenvolvimento do espírito e do intelecto. A partir dos sete anos, as crianças do sexo masculino eram entregues ao estado para completar sua educação, que pode ser assim sintetizada: bem obedecer, resistir às fadigas e vencer em combate. As mulheres recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico no intuito de se prepararem para serem mães e esposas dos guerreiros.
  • 5. Educação Heróica Educação Espartana Educação Ateniense Educação Helenística Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Em Atenas, o individuo recebe mais importância; o Estado determinava os padrões, mas a família fornecia a educação. Estabeleceram-se Escolas de dois tipos: uma de música e literatura, outra de ginástica. Depois que a Grécia Jônica entrou em contato intimo com outros povos, os velhos ideais e práticas educacionais conservadoras se substituíram por aqueles que davam maior importância ao individuo. Os sofistas foram os instrumentos na introdução nas novas práticas educativas. Complexidade e melhoria da educação: o ensino ministrado tanto em grego quanto em latim. Ensino dividido em três graus: 1-Elementar ou ludi: a escola do literato onde se aprendia a ler, escrever e calcular. 2- Médio ou Grammaticus: onde se ensinava à língua latina e a grega, se estudava os autores das duas literaturas, através das quais se aprendia a cultura helênica em geral. 3-Superior: membros da elite econômica, ensino voltado para o erudito.
  • 6. Educação Heróica Educação Espartana Educação Ateniense Educação Helenística Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Período Helenístico (338/146 a.C): Com o domínio de Alexandre Magno a cultura grega se universalizou, tornando-se multicultural, com grande influência dos orientais. Nessa época a Paidéia tornou-se enciclopédia e a educação passou a valorizar aspectos intelectuais ao invés de estéticos.Leitura, cálculo e escrita se desenvolveram bastante, mas o método era de memorização .
  • 7. Principais Educadores Gregos Sócrates Platão Aristóteles
  • 8. Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristótele s (470 a.C. –a. C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosofia ocidental. Acredita-se que tenha sido o fundador da atual filosofia Ocidental. A fonte mais importante de informação sobre Sócrates é Platão. Os diálogos de Platão retratam Sócrates como professor que se recusa a ter discípulos, como um homem de razão que obedece a voz divina em sua cabeça, e um homem piedoso que foi executado por causa da conveniência de seu próprio Estado. Sócrates não acreditava nos prazeres dos sentidos, todavia se interessava pela beleza. Dedicava-se à educação dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos. .
  • 9. Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristóteles Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C.) foi um filosofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristóteles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος ( plátos ), em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento .
  • 10. Tradição Grega Principais Ed. Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Sócrates Platão Aristóteles Suas reflexões filosóficas — por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega — acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política, física,metafísica, lógica, psicologia poesia., retórica, zoologia, biologia, historia natural e outras áreas de conhecimento humano. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e por ter sido também um discípulo que em muito sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, é conhecido também como o Filósofo .
  • 11. TRADIÇÃO ROMANA Educação no Império Educação Heróico - Patrícia Educação de influência grega
  • 12. Ed . Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Heróico - Patrícia Voltada para as pessoas mais ricas: os patrícios. Seu objetivo principal: divulgar os valores da nobreza de sangue. A família como instituição mais respeitada, com a centralização dos poderes no pai. Em 509 a.C os patrícios junto com os plebeus conseguem implantar a república, onde seu processo educativo passa a se preocupar com a formação jurídico-moral e física, para a vida cotidiana, tendo como base o amor à pátria e a conscientização histórica. De acordo com a educação heróico- patrícia a criança ficava aos cuidados da mãe até os sete anos. As meninas mesmo após esta idade continuavam no lar. Os meninos acompanhavam os seus pais. Os jovens, em sua maioria aprendiam por imitação.
  • 13. Ed. Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Império A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a.C., embora neste último período a situação se tenha tornado de certa forma conturbada, especialmente no que dizia respeito à literatura. Foi a Guerra de Anibal que provocou nos romanos uma forte hostilidade contra a cultura grega. A importação dos modelos da filosofia e da expressão literária gregas chegou a estar comprometida pela acérrima crítica movida por Plauto e Catão.
  • 14. Ed. Heróica - Patrícia Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Ed. influência grega Ed. Império (27 a.C/476 d.C):O poder estava concentrado nas mãos do imperador. O processo educativo se distinguiu do anterior apenas pela maior organização convertendo-se numa educação pública no século I a.C. Vespasiano (Imperador Romano entre 69/74) libera os professores dos ensinos médio e superior do pagamento de impostos.
  • 16. Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Educação Patrística Educação Ecolástica O grande tema de toda a Filosofia patrística é o da possibilidade de conciliar razão e fé.A idade Média não pode ser comparada com a Antigüidade clássica, pois a cultura Medieval se restringia aos conventos religiosos. Fatores que impediram um maior desenvolvimento cultural: Os livros eram manuscritos e raros, ainda não havia imprensa. E eram escritas em latim e grego dificultando a leitura por parte do povo. A mentalidade da época-crenças no absurdo: monstros, florestas encantadas, etc. A inquisição religiosa que coibia a pesquisa científica. Entretanto, conservando em seus mosteiros e conventos as obras culturais da Antigüidade, a Igreja destacou-se como preservadora da cultura e contribuiu para o desenvolvimento na Idade Moderna.
  • 17. Tradição Grega Principais Educadores Gregos Tradição Romana Tradição Medieval Educação Patrística Educação Ecolástica Iniciou com Carlos Magno resolvendo organizar escolas por todo seu império ligadas a instituição Católica. Tendo a educação romana como modelo, começaram a ser ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica e dialética (o trivium) e geometria, aritmética, astronomia e música (o quadrivium). A fundação dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir uma produção filosófico-teológica denominada escolástica (de escola).
  • 18. Referências bibliográficas www.cade.com.br www.google.com.br A brief course in the history of education ; Monroe. Paul 14º edição ; 1949 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060920143723AAer3oZ http://ava.ead.ftc.br http://www . mundodosfilosofos.com.br/direito.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga http://www.art-and-archaeology.com/timelines/tl001.html http://www.filosofiavirtual.pro . br/paideia.htm Material didático período 1 ftc http://pt.wikipedia . org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/ momentos/escola/ensinoroma/index http://paginas.terra.com.br/ educacao / teletrabalho/ pedago_historia.htm Alcântara, Paulo César de: história geral antiga e medieval/ Editora do Brasil. A brief course in the history of education ; Monroe. Paul 14º edição ; 1949.
  • 19. Equipe Vivian Caroline Santos Silvana Machado Mirlette Ivanilson Renata Cardoso Fernanda Soutos Patrícia Barbosa Talita