SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 45
MARKETING DIGITAL RenatoFrigo frigo@clicinterativa.com.br
Pelaordem RenatoFrigo, vulgoFrigo PublicitariopelaAnhembiMorumbi Unicamp– Campinas – 1996/1999 DM9DDB – São Paulo – 2000/2002 AGÊNCIA CLICK – São Paulo – 2002/2003 LODUCCA – São Paulo – 2003/2005 FALLON PMA – São Paulo – 2005/2006 CLIC INTERATIVA – Limeira – 2006/20..... Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
2006 – Umaodisséiana web 2006 – CriaçãodaClicInterativa. A primeiraprodutora de mídia digital de Limeira. www.clicinterativa.com.br www.vidauniversitaria.com.br www.oestagiario.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Clientes do passado Coca Cola Light Diadora Escola Panamericana de Arte Firestone Guaraná Antarctica Harley Davidson Honda Motos Johnson & Johnson Chocolates Hersheys Purina Philips Americanas.com  AOL  Bacardi UOL Banco Itaú Bridgestone Cerveja Antarctica Cerveja Bohemia Cerveja Caracu Cerveja Original  Citybank Sony Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Clientes do presente Google Youtube Sony Pictures Disney Pictures Lionsgate Intervias, Autovias, Centrovias e Regis Bittencourt. Maisaqui: www.clicinterativa.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
MARKETING Ontem e hoje Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Como diriaKotler: “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.” (KOTLER e KELLER, 2006). Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Conceito Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.  É um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros.  Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O quesignifica “mercado”? Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Fatores de evolução Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a longo prazo.  É importante identificar esses fatores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adotar as estratégias mais indicadas. Fatores: Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O querealmenteimportapragente? Um aspecto fundamental para entender "O Capital", é o conceito de fetichismo da mercadoria, segundo o qual, na troca de mercadorias, a relação entre pessoas “assume a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas”.  Na sociedade mercantil ocorre que a troca de mercadorias é a única maneira na qual os diferentes produtores isolados se relacionam entre si. Dessa maneira, o valor das mercadorias é determinado de modo independente dos produtores individuais, e cada produtor deve produzir sua mercadoria em termos de satisfação de necessidades alheias.  Disso resulta que a mercadoria ou o mercado parece determinar a vontade do produtor e não o contrário. O fetichismo da mercadoria é o fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter uma vontade independente de seus produtores. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O quenoslevaaoconsumidor Estudar e entender o consumidoré fator primordial para qualquer ação de marketing. Etnocentrismo e Multiculturalismo. Leia Max Weber. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
A ética protestante e o espírito do capitalismoMax Weber (1904) Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Marshall McLuhan – o profeta Aldeia global quer dizer simplesmente que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. No entanto as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais. Somente agora, com o celular e a internet, é que o conceito começa a se concretizar. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Diretodafonte Convidotodos a dar um passopara o futuro.  Futuroqueparamuitos jáérealidade. Videos:VocêSabia(Did You Know 3)VocêSabia(Did you know 4)Eleições2.0 Uma Visão dos Estudantes de Hoje Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O mercado web A Internet tem trazido vários benefícios ao marketing: - Custo relativamente baixo.- Maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. - A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas. Aproxima o consumidor do produtor/mercadoria. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O marketing na web Marketing Digital: esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet.  Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o conteúdo fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Características do Marketing Digital Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços. Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one. (web 2.0) Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc. (Metricas) Envolvimento do consumidor – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interativo. Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Fatorespositivospara as empresas Imagem e prestígio da organização Notoriedade e reconhecimento da marca Prospecção e desenvolvimento do mercado Reação à concorrência Venda de produtos e/ou serviços Melhoria do serviço aos clientes (anytime, anywhere) Poupança de recursos/reduzir custos (por exemplo anulando a necessidade de pontos de venda físicos) Teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado Customização, adequando a oferta em função dos gostos, preferências e necessidades dos consumidores Adaptabilidade constante Acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos Possibilidade de atuação global Redução dos tempos de transação Redução de erros de processamento Rapidez de adoção das novas tecnologias Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Fatorespositivospara o consumidor Obtenção de informação (disponível em maiores quantidades) com maior transparência Recreação e diversão Experimentação e testes de variados produtos Gratificação imediata Maior oferta (escolha) de produtos e serviços Conveniência (quando e onde quiser) Interatividade e, em alguns casos, composição e adequação específica das características do produto Maior "poder" sobre as empresas Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Novo UNO criado no Twitter Video: Aproximando pessoas e marcas... likeneverbefore Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Aceitacompanhia? Quandofalamosdainfluênciaque a Internet causou no marketing, maisimportantequefalarsobrecomousar a Web paraatingirseupúblico é falarsobrecomoelamudou o consumidor.  Mesmoque a Internet nãopudesse ser explorada do ponto de vista de marketing, elacontinuariatendoenormeinfluência no comportamento do consumidore conseqüentementena forma como as empresas e suastáticas de marketing devem se portarnesta nova realidade. Como a Internet Mudou a Propagandahttp://www.youtube.com/watch?v=8lWcnK5Cbyc Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
1 - 1 A acessibilidade à internet também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, tanto que para Kotler (2006) as empresas podem operar através da internet um poderoso canal de vendas e informação. O e-marketing é calcado nos mesmos conceitos do marketing tradicional em integrar um meio através do qual, indivíduos tenham suas necessidades identificadas e supridas através da criação, divulgação, oferta e troca de produtos.  A internet é o canal utilizado pelo e-marketing para realizar essa comunicação de valor e propiciar interatividade ao cliente, possibilitando maior troca de informações e um relacionamento individualizado – marketing one to one. Bomba Atômica x Tiro de Sniper Vídeo:  Burger King Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Como funciona? O e-marketing tem a sua base primaria no e-commerce, seja este business to business ou business to consumer.  Este novo canal de divulgação e promoção de produtos agrega a possibilidade de exposição global ao tradicional composto de marketing: produto, preço, praça (ponto de venda, distribuição) e promoção (propaganda, comunicação).  Este incrementa potencialmente as relações de interação entre empresas e público-alvo, constitui uma ação complementar ao mix de marketing. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Power to the people! Atravésda Internet, o consumidor tem maisacesso a informação e porissoconsegueconhecer, questionar, comparar e divulgarsuaopiniãosobreprodutos, serviços, marcas e empresas. Leilão, leilãoreverso, e-marketplace, sites de comparação de preços entre outrospermitirammaiorfacilidadeparaachar o melhorpreço.  O consumidorganhamaispoder, exigeumamudançanaproposta de valor das empresas e, conseqüentemente, nosseusesforços de marketing. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Eusoueu Aoexigir a mudança, o consumidortorna-se um agente e nãomaisapenas um target. Gostandoounão, as empresasprecisamconvivercom estarealidade.  Atravésda Internet, o consumidor é capaz de interagir de forma rápida, barata e assíncrona com outrosconsumidorese com as marcas.  O consumidorvai de passivo a ativo, passando a tomar a iniciativa no relacionamento e tervozativa. Elefalamais e é maisouvido.  Video: Estratégias de Marketing Online - Chleba Agência Digital Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Conhece o Maritônio? MaritônioBarreto de Almeida, professor universitárioemMatoGrosso do Sulsentiu-se lesadopela FIAT. Vestiu-se de palhaço e produziu o site chamado “Fuiiludido, agora é tarde”.  A montadoratentoutirar o site do aralgumasvezes, mas o resultadonãofoi o esperado. Maritôniovirou case empalestras e congressos, seu site foivisitadomais de 463 mil vezes6 e noticiadoeminúmerosoutros sites, jornais e revistas. Foientrevistadopelatelevisão e conseguiuvisibilidadeemveículos de peso com altatiragem e alcancecomo o jornal O Globo (tiragemestimada de 300 mil exemplares), revistaIstoÉDinheiro (tiragemestimada de 96 mil exemplares). http://www.maritonio.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
O quemudou? Hojepodemosolharpara a Internet e perceberqueseumaiorimpactonãofoiportersurgidocomouma nova mídia e simportermudado o comportamento do consumidor.  E issoatingetoda e qualquermídiaexistente. Mesmonaesfera de trabalho, a tecnologiaajudou a quebrar a linhatênue entre vidapessoal e profissional.  Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Calmaque tem mais Não é apenas o impacto no composto de marketing queafeta o relacionamento com o consumidor. Com a fragmentaçãodaaudiência, ficoumaisdifícilimpactá­lo. Revistas e jornaisconcorrem com sites e blogs especializados; o rádioconcorre com o rádio via satélite, audiolivros, MP3 players e podcasting; a TV com osgravadores de vídeodigitais, com vídeo sob demanda, com a piratariada Internet, DVDs e embrevecomeçando a concorrer com o celular e consoles de jogos.  PorUS$ 1.99, norte-americanospodemcomprarosepisódiosde Desperate Housewives, Lost e outrasminisséries no diaseguinte à suatransmissãoparaassisti-los emseuiPod/iPhone/iPad.  Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
A humanidadeécomo um vírus Neo… A Internet criou um ambientepropíciopara o marketing do boca-a-boca, conhecidopornomespompososcomobuzz marketing e marketing viral.  Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Marketing Viral Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.  A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também.  Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão m epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Como acontece? De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sitesaparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço.  O termo "publicidade viral" se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos interativos, imagens e inclusive textos. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Astroturfing Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. Muito usado nas campanhas políticas de 2010. Fiquem atentos. Vídeos:Sunglass Catch Samsung Viral Vídeo Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
A revolução do conteúdo Outrodemonstrativo de sucesso do boca-a-bocasãoos blogs. A maioria deles não tem nenhumamaneira de divulgação a não ser através de links enviadosporseusvisitantes.  A tecnologiaofereceferramentas, criapossibilidades. A ameaça agora para a TV, cinema ougravadorasnão é apenasdapirataria, masumaalternativa de bomconteúdosendogeradoaosmontesdiariamenteporcentenas de milhares de pessoas. O consumidorviroumídia.  “No futuro todos serão famosos durante quinze minutos” – Andy Warhol Video: RedesSociais Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Privacidade Em um mundoconectado, ondetudo é gravado e nada é deixado de lado, ninguémseráanônimo. Saberãoquemsomos, do quegos­tamos, ondeestamos, quando e muitomais. Nãoteremosmaises­colhasobrequemcapturainformaçãosobre a gente, poistodomun­docapturaráinformações.  O importanteserá saber quemcapturou, com qualpropósito, sob quaiscircunstâncias e comovaiusaressainformação. O conceito de privacidadevaimudar. Hoje, privacidade é o direito de permaneceranônimo. Amanhã, privacidadeserá o controlesobre a informaçãoquenosidentifica e nosdescreve.  O prazer de permaneceranônimoserácadavezmais um luxo. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
As RedesSociais Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."  Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações." Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
As RedesSociais As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. Vídeo: Mídia Social (Social Media) - legendado Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
As RedesSociais Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Mobile Life Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis. Recente no Brasil, porém amplamente utilizado para campanhas que utilizam: SMS, jogos, mobile sites (páginas da internet para dispositivos móveis) e ações com conteúdo multimídia entregues via bluetooth. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Case – www.vidauniversitaria.com.br Complexo midiático digital focado no publico universitário com o propósito de representar todos os aspectos da Vida Universitária. Portal http://www.vidauniversitaria.com.br Blog http://www.vidauniversitaria.com.br/portal Twitter http://twitter.com/vidauni Revista http://www.vidauniversitaria.com.br/revistavu Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Futuro? Videos: Ford Ka Augmented Reality Ad Augmented (hyper)Reality Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
Pralerem casa http://www.insna.org http://www.hks.harvard.edu/netgov/html/index.htm http://www.abemd.org.br http://www.advbfbm.org.br http://www.abmn.com.br http://www.ampro.com.br http://www.marketingpower.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker http://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_Kotler http://www.marshallmcluhan.com Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
www.clicinterativa.com.br Obrigado ;-) RenatoFrigo renatofrigo@gmail.com Clic Interativa - Todos os direitos reservados.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Prosumers&Tendências para Comunidades Virtuais
Prosumers&Tendências para Comunidades VirtuaisProsumers&Tendências para Comunidades Virtuais
Prosumers&Tendências para Comunidades VirtuaisFrederico Amorim
 
E commerce espm 2011
E commerce  espm 2011E commerce  espm 2011
E commerce espm 2011Sandra Turchi
 
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...Fabio Souza Damasceno
 
Marketing Digital - Goiania - maio 2010
Marketing Digital - Goiania - maio 2010Marketing Digital - Goiania - maio 2010
Marketing Digital - Goiania - maio 2010Sandra Turchi
 
Gestão de produtos digitais
Gestão de produtos digitaisGestão de produtos digitais
Gestão de produtos digitaisEduardo Lorea
 
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integraflaviohorta
 
Apresentacao Midia
Apresentacao MidiaApresentacao Midia
Apresentacao Midiaregisgomes
 
fazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisfazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisgilbertociro
 
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...Diego Alexandre Santos Souza
 
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...Fabricio A. Guilherme
 
Comunicacao digital para empresas
Comunicacao digital para empresasComunicacao digital para empresas
Comunicacao digital para empresasMayara Peixoto
 
Publicidade Digital: Mídia Online
Publicidade Digital: Mídia OnlinePublicidade Digital: Mídia Online
Publicidade Digital: Mídia OnlineMarcel Ayres
 
Campanhas Integradas Aula 01
Campanhas Integradas Aula 01Campanhas Integradas Aula 01
Campanhas Integradas Aula 01Plínio Okamoto
 
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídias
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídiasMobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídias
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídiasBruno Figueiredo
 
Tendências Planejamento de Mídia 2016
Tendências Planejamento de Mídia 2016Tendências Planejamento de Mídia 2016
Tendências Planejamento de Mídia 2016SA365
 
Apresentação lançamento Curso Marketing Digital
Apresentação lançamento Curso Marketing DigitalApresentação lançamento Curso Marketing Digital
Apresentação lançamento Curso Marketing DigitalStephania Fincatti
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoSuzana Cohen
 

Was ist angesagt? (20)

Prosumers&Tendências para Comunidades Virtuais
Prosumers&Tendências para Comunidades VirtuaisProsumers&Tendências para Comunidades Virtuais
Prosumers&Tendências para Comunidades Virtuais
 
O Futuro Da ComunicaçãO
O Futuro Da ComunicaçãOO Futuro Da ComunicaçãO
O Futuro Da ComunicaçãO
 
E commerce espm 2011
E commerce  espm 2011E commerce  espm 2011
E commerce espm 2011
 
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...
Apresentação Modelos de Negócios Digitais - FEI - São Bernardo do Campo - 08/...
 
Marketing Digital - Goiania - maio 2010
Marketing Digital - Goiania - maio 2010Marketing Digital - Goiania - maio 2010
Marketing Digital - Goiania - maio 2010
 
Gestão de produtos digitais
Gestão de produtos digitaisGestão de produtos digitais
Gestão de produtos digitais
 
Como o digital está mudando o varejo?
Como o digital está mudando o varejo?Como o digital está mudando o varejo?
Como o digital está mudando o varejo?
 
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra
16-01-10 - Palestra Tendências de Marketing Digital e Performance - Integra
 
Apresentacao Midia
Apresentacao MidiaApresentacao Midia
Apresentacao Midia
 
fazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuaisfazendo marketing em ambientes virtuais
fazendo marketing em ambientes virtuais
 
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...
Apresentação TCC - Marketing Digital - Novas Mídias na Internet - Caso da Emp...
 
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas ...
 
Comunicacao digital para empresas
Comunicacao digital para empresasComunicacao digital para empresas
Comunicacao digital para empresas
 
Publicidade Digital: Mídia Online
Publicidade Digital: Mídia OnlinePublicidade Digital: Mídia Online
Publicidade Digital: Mídia Online
 
Campanhas Integradas Aula 01
Campanhas Integradas Aula 01Campanhas Integradas Aula 01
Campanhas Integradas Aula 01
 
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídias
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídiasMobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídias
Mobile Advertising: Publicidade e interatividade nas novas mídias
 
Tendências Planejamento de Mídia 2016
Tendências Planejamento de Mídia 2016Tendências Planejamento de Mídia 2016
Tendências Planejamento de Mídia 2016
 
Elifeday6
Elifeday6Elifeday6
Elifeday6
 
Apresentação lançamento Curso Marketing Digital
Apresentação lançamento Curso Marketing DigitalApresentação lançamento Curso Marketing Digital
Apresentação lançamento Curso Marketing Digital
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da Comunicação
 

Andere mochten auch

Falando as claras: segmentação e nicho de mercado
Falando as claras: segmentação e nicho de mercadoFalando as claras: segmentação e nicho de mercado
Falando as claras: segmentação e nicho de mercadoFarah Serra
 
Treinamento sobre nichos de mercado
Treinamento sobre nichos de mercadoTreinamento sobre nichos de mercado
Treinamento sobre nichos de mercadoGustavo Ceccato
 
O que são nichos de mercado
O que são nichos de mercadoO que são nichos de mercado
O que são nichos de mercadoElton Ferraz
 
Estratégias de nicho de mercado de e commerce
Estratégias de nicho de mercado de e commerceEstratégias de nicho de mercado de e commerce
Estratégias de nicho de mercado de e commerceMarcio Okabe
 
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano Azul
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano AzulConstruindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano Azul
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano AzulAlex Falararo
 
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioAula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioRodrigo Sávio
 

Andere mochten auch (7)

Falando as claras: segmentação e nicho de mercado
Falando as claras: segmentação e nicho de mercadoFalando as claras: segmentação e nicho de mercado
Falando as claras: segmentação e nicho de mercado
 
Treinamento sobre nichos de mercado
Treinamento sobre nichos de mercadoTreinamento sobre nichos de mercado
Treinamento sobre nichos de mercado
 
O que são nichos de mercado
O que são nichos de mercadoO que são nichos de mercado
O que são nichos de mercado
 
Estratégias de nicho de mercado de e commerce
Estratégias de nicho de mercado de e commerceEstratégias de nicho de mercado de e commerce
Estratégias de nicho de mercado de e commerce
 
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano Azul
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano AzulConstruindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano Azul
Construindo um modelo de negócios baseado na estratégia do Oceano Azul
 
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioAula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
 
Canvas model
Canvas modelCanvas model
Canvas model
 

Ähnlich wie Marketing Digital

Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMarketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMartha Gabriel
 
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielTendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielMartha Gabriel
 
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Café Digital
 
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011Sérgio Taldo
 
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Sérgio Taldo
 
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de PerformancePalestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performanceflaviohorta
 
Planejamento criativo online
Planejamento criativo onlinePlanejamento criativo online
Planejamento criativo onlineDiegão Martins
 
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Gal Kury
 
Comunicação Digital ACSP
Comunicação Digital ACSPComunicação Digital ACSP
Comunicação Digital ACSPLeandro Jordão
 
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...Webbox
 
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...Marcus Pessoa
 
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negócios
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negóciosNovas mídias digitais: potencial e influência nos negócios
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negóciosVocimo
 
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o Administrador
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o AdministradorMarketing Digital - Novas Mídias Digitais e o Administrador
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o AdministradorPaulo Milreu
 
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digitalrenatofrigo
 
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Alan Domingues
 
Apresentação leandro rolim mma pdf
Apresentação leandro rolim   mma pdfApresentação leandro rolim   mma pdf
Apresentação leandro rolim mma pdfLeandro Rolim
 

Ähnlich wie Marketing Digital (20)

Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMarketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
 
Modelos de negócios digitais
Modelos de negócios digitaisModelos de negócios digitais
Modelos de negócios digitais
 
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielTendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
 
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
 
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011
Palestra: Marketing na Era Digital, UCP, Petrópolis, 22-11-2011
 
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
 
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de PerformancePalestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
 
Palestra Publicidade Online 2012
Palestra Publicidade Online 2012Palestra Publicidade Online 2012
Palestra Publicidade Online 2012
 
Planejamento criativo online
Planejamento criativo onlinePlanejamento criativo online
Planejamento criativo online
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
 
Comunicação Digital ACSP
Comunicação Digital ACSPComunicação Digital ACSP
Comunicação Digital ACSP
 
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...
Palestra sobre Comunicação Digital e Web Marketing na ESPM em 24.10 2009 - Gl...
 
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS E ESTRAT...
 
Marketing para Web
Marketing para WebMarketing para Web
Marketing para Web
 
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negócios
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negóciosNovas mídias digitais: potencial e influência nos negócios
Novas mídias digitais: potencial e influência nos negócios
 
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o Administrador
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o AdministradorMarketing Digital - Novas Mídias Digitais e o Administrador
Marketing Digital - Novas Mídias Digitais e o Administrador
 
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
 
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
 
Apresentação leandro rolim mma pdf
Apresentação leandro rolim   mma pdfApresentação leandro rolim   mma pdf
Apresentação leandro rolim mma pdf
 

Mehr von renatofrigo

Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - III
Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - IIIAula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - III
Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - IIIrenatofrigo
 
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte II
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte IIAula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte II
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte IIrenatofrigo
 
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de LimeiraAula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeirarenatofrigo
 
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre ComunicaçãoAula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicaçãorenatofrigo
 
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.renatofrigo
 
Aula 02 - Anuncios Digitais
Aula 02 - Anuncios DigitaisAula 02 - Anuncios Digitais
Aula 02 - Anuncios Digitaisrenatofrigo
 
Aula 02 Anuncios Digitais
Aula 02 Anuncios DigitaisAula 02 Anuncios Digitais
Aula 02 Anuncios Digitaisrenatofrigo
 
Aula Inicial - disciplina Multimidia
Aula Inicial - disciplina MultimidiaAula Inicial - disciplina Multimidia
Aula Inicial - disciplina Multimidiarenatofrigo
 
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008Oficina sobre Blogs - SECOM 2008
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008renatofrigo
 
O Admiravel Mundo Novo dos Blogs
O Admiravel Mundo Novo dos BlogsO Admiravel Mundo Novo dos Blogs
O Admiravel Mundo Novo dos Blogsrenatofrigo
 
Novas Tecnologias e as mudanças no mercado
Novas Tecnologias e as mudanças no mercadoNovas Tecnologias e as mudanças no mercado
Novas Tecnologias e as mudanças no mercadorenatofrigo
 
Targeting e Planejamento
Targeting e PlanejamentoTargeting e Planejamento
Targeting e Planejamentorenatofrigo
 
Prêmios Publicitários
Prêmios PublicitáriosPrêmios Publicitários
Prêmios Publicitáriosrenatofrigo
 
Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internetrenatofrigo
 
Direito na Internet
Direito na InternetDireito na Internet
Direito na Internetrenatofrigo
 
Show do ministro da Educação do Brasil
Show do ministro da Educação do BrasilShow do ministro da Educação do Brasil
Show do ministro da Educação do Brasilrenatofrigo
 
A Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundoA Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundorenatofrigo
 
Aula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios DigitaisAula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios Digitaisrenatofrigo
 

Mehr von renatofrigo (20)

Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - III
Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - IIIAula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - III
Aula05 - Guia de Serviços Regional - Comunica Limeira - III
 
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte II
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte IIAula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte II
Aula04 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira - parte II
 
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de LimeiraAula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira
Aula03 - Guia de Serviços em Comunicação de Limeira
 
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre ComunicaçãoAula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
 
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.
Eu posso ensinar - O portal onde você aprende de tudo.
 
Aula 02 - Anuncios Digitais
Aula 02 - Anuncios DigitaisAula 02 - Anuncios Digitais
Aula 02 - Anuncios Digitais
 
Aula 02 Anuncios Digitais
Aula 02 Anuncios DigitaisAula 02 Anuncios Digitais
Aula 02 Anuncios Digitais
 
Aula Inicial - disciplina Multimidia
Aula Inicial - disciplina MultimidiaAula Inicial - disciplina Multimidia
Aula Inicial - disciplina Multimidia
 
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008Oficina sobre Blogs - SECOM 2008
Oficina sobre Blogs - SECOM 2008
 
O Admiravel Mundo Novo dos Blogs
O Admiravel Mundo Novo dos BlogsO Admiravel Mundo Novo dos Blogs
O Admiravel Mundo Novo dos Blogs
 
Novas Tecnologias e as mudanças no mercado
Novas Tecnologias e as mudanças no mercadoNovas Tecnologias e as mudanças no mercado
Novas Tecnologias e as mudanças no mercado
 
Targeting e Planejamento
Targeting e PlanejamentoTargeting e Planejamento
Targeting e Planejamento
 
Blogs
BlogsBlogs
Blogs
 
Massaxnicho
MassaxnichoMassaxnicho
Massaxnicho
 
Prêmios Publicitários
Prêmios PublicitáriosPrêmios Publicitários
Prêmios Publicitários
 
Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internet
 
Direito na Internet
Direito na InternetDireito na Internet
Direito na Internet
 
Show do ministro da Educação do Brasil
Show do ministro da Educação do BrasilShow do ministro da Educação do Brasil
Show do ministro da Educação do Brasil
 
A Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundoA Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundo
 
Aula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios DigitaisAula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios Digitais
 

Marketing Digital

  • 1. MARKETING DIGITAL RenatoFrigo frigo@clicinterativa.com.br
  • 2. Pelaordem RenatoFrigo, vulgoFrigo PublicitariopelaAnhembiMorumbi Unicamp– Campinas – 1996/1999 DM9DDB – São Paulo – 2000/2002 AGÊNCIA CLICK – São Paulo – 2002/2003 LODUCCA – São Paulo – 2003/2005 FALLON PMA – São Paulo – 2005/2006 CLIC INTERATIVA – Limeira – 2006/20..... Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 3. 2006 – Umaodisséiana web 2006 – CriaçãodaClicInterativa. A primeiraprodutora de mídia digital de Limeira. www.clicinterativa.com.br www.vidauniversitaria.com.br www.oestagiario.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 4. Clientes do passado Coca Cola Light Diadora Escola Panamericana de Arte Firestone Guaraná Antarctica Harley Davidson Honda Motos Johnson & Johnson Chocolates Hersheys Purina Philips Americanas.com AOL Bacardi UOL Banco Itaú Bridgestone Cerveja Antarctica Cerveja Bohemia Cerveja Caracu Cerveja Original Citybank Sony Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 5. Clientes do presente Google Youtube Sony Pictures Disney Pictures Lionsgate Intervias, Autovias, Centrovias e Regis Bittencourt. Maisaqui: www.clicinterativa.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 6. MARKETING Ontem e hoje Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 7. Como diriaKotler: “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.” (KOTLER e KELLER, 2006). Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 8. Conceito Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. É um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 9. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 10. O quesignifica “mercado”? Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 11. Fatores de evolução Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a longo prazo. É importante identificar esses fatores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adotar as estratégias mais indicadas. Fatores: Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 12. O querealmenteimportapragente? Um aspecto fundamental para entender "O Capital", é o conceito de fetichismo da mercadoria, segundo o qual, na troca de mercadorias, a relação entre pessoas “assume a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas”. Na sociedade mercantil ocorre que a troca de mercadorias é a única maneira na qual os diferentes produtores isolados se relacionam entre si. Dessa maneira, o valor das mercadorias é determinado de modo independente dos produtores individuais, e cada produtor deve produzir sua mercadoria em termos de satisfação de necessidades alheias. Disso resulta que a mercadoria ou o mercado parece determinar a vontade do produtor e não o contrário. O fetichismo da mercadoria é o fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter uma vontade independente de seus produtores. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 13. O quenoslevaaoconsumidor Estudar e entender o consumidoré fator primordial para qualquer ação de marketing. Etnocentrismo e Multiculturalismo. Leia Max Weber. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 14. A ética protestante e o espírito do capitalismoMax Weber (1904) Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 15. Marshall McLuhan – o profeta Aldeia global quer dizer simplesmente que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. No entanto as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais. Somente agora, com o celular e a internet, é que o conceito começa a se concretizar. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 16. Diretodafonte Convidotodos a dar um passopara o futuro. Futuroqueparamuitos jáérealidade. Videos:VocêSabia(Did You Know 3)VocêSabia(Did you know 4)Eleições2.0 Uma Visão dos Estudantes de Hoje Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 17. O mercado web A Internet tem trazido vários benefícios ao marketing: - Custo relativamente baixo.- Maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. - A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas. Aproxima o consumidor do produtor/mercadoria. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 18. O marketing na web Marketing Digital: esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet. Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o conteúdo fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 19. Características do Marketing Digital Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços. Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one. (web 2.0) Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc. (Metricas) Envolvimento do consumidor – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interativo. Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 20. Fatorespositivospara as empresas Imagem e prestígio da organização Notoriedade e reconhecimento da marca Prospecção e desenvolvimento do mercado Reação à concorrência Venda de produtos e/ou serviços Melhoria do serviço aos clientes (anytime, anywhere) Poupança de recursos/reduzir custos (por exemplo anulando a necessidade de pontos de venda físicos) Teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado Customização, adequando a oferta em função dos gostos, preferências e necessidades dos consumidores Adaptabilidade constante Acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos Possibilidade de atuação global Redução dos tempos de transação Redução de erros de processamento Rapidez de adoção das novas tecnologias Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 21. Fatorespositivospara o consumidor Obtenção de informação (disponível em maiores quantidades) com maior transparência Recreação e diversão Experimentação e testes de variados produtos Gratificação imediata Maior oferta (escolha) de produtos e serviços Conveniência (quando e onde quiser) Interatividade e, em alguns casos, composição e adequação específica das características do produto Maior "poder" sobre as empresas Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 22. Novo UNO criado no Twitter Video: Aproximando pessoas e marcas... likeneverbefore Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 23. Aceitacompanhia? Quandofalamosdainfluênciaque a Internet causou no marketing, maisimportantequefalarsobrecomousar a Web paraatingirseupúblico é falarsobrecomoelamudou o consumidor. Mesmoque a Internet nãopudesse ser explorada do ponto de vista de marketing, elacontinuariatendoenormeinfluência no comportamento do consumidore conseqüentementena forma como as empresas e suastáticas de marketing devem se portarnesta nova realidade. Como a Internet Mudou a Propagandahttp://www.youtube.com/watch?v=8lWcnK5Cbyc Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 24. 1 - 1 A acessibilidade à internet também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, tanto que para Kotler (2006) as empresas podem operar através da internet um poderoso canal de vendas e informação. O e-marketing é calcado nos mesmos conceitos do marketing tradicional em integrar um meio através do qual, indivíduos tenham suas necessidades identificadas e supridas através da criação, divulgação, oferta e troca de produtos. A internet é o canal utilizado pelo e-marketing para realizar essa comunicação de valor e propiciar interatividade ao cliente, possibilitando maior troca de informações e um relacionamento individualizado – marketing one to one. Bomba Atômica x Tiro de Sniper Vídeo: Burger King Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 25. Como funciona? O e-marketing tem a sua base primaria no e-commerce, seja este business to business ou business to consumer. Este novo canal de divulgação e promoção de produtos agrega a possibilidade de exposição global ao tradicional composto de marketing: produto, preço, praça (ponto de venda, distribuição) e promoção (propaganda, comunicação). Este incrementa potencialmente as relações de interação entre empresas e público-alvo, constitui uma ação complementar ao mix de marketing. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 26. Power to the people! Atravésda Internet, o consumidor tem maisacesso a informação e porissoconsegueconhecer, questionar, comparar e divulgarsuaopiniãosobreprodutos, serviços, marcas e empresas. Leilão, leilãoreverso, e-marketplace, sites de comparação de preços entre outrospermitirammaiorfacilidadeparaachar o melhorpreço. O consumidorganhamaispoder, exigeumamudançanaproposta de valor das empresas e, conseqüentemente, nosseusesforços de marketing. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 27. Eusoueu Aoexigir a mudança, o consumidortorna-se um agente e nãomaisapenas um target. Gostandoounão, as empresasprecisamconvivercom estarealidade. Atravésda Internet, o consumidor é capaz de interagir de forma rápida, barata e assíncrona com outrosconsumidorese com as marcas. O consumidorvai de passivo a ativo, passando a tomar a iniciativa no relacionamento e tervozativa. Elefalamais e é maisouvido. Video: Estratégias de Marketing Online - Chleba Agência Digital Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 28. Conhece o Maritônio? MaritônioBarreto de Almeida, professor universitárioemMatoGrosso do Sulsentiu-se lesadopela FIAT. Vestiu-se de palhaço e produziu o site chamado “Fuiiludido, agora é tarde”. A montadoratentoutirar o site do aralgumasvezes, mas o resultadonãofoi o esperado. Maritôniovirou case empalestras e congressos, seu site foivisitadomais de 463 mil vezes6 e noticiadoeminúmerosoutros sites, jornais e revistas. Foientrevistadopelatelevisão e conseguiuvisibilidadeemveículos de peso com altatiragem e alcancecomo o jornal O Globo (tiragemestimada de 300 mil exemplares), revistaIstoÉDinheiro (tiragemestimada de 96 mil exemplares). http://www.maritonio.com.br Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 29. O quemudou? Hojepodemosolharpara a Internet e perceberqueseumaiorimpactonãofoiportersurgidocomouma nova mídia e simportermudado o comportamento do consumidor. E issoatingetoda e qualquermídiaexistente. Mesmonaesfera de trabalho, a tecnologiaajudou a quebrar a linhatênue entre vidapessoal e profissional. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 30. Calmaque tem mais Não é apenas o impacto no composto de marketing queafeta o relacionamento com o consumidor. Com a fragmentaçãodaaudiência, ficoumaisdifícilimpactá­lo. Revistas e jornaisconcorrem com sites e blogs especializados; o rádioconcorre com o rádio via satélite, audiolivros, MP3 players e podcasting; a TV com osgravadores de vídeodigitais, com vídeo sob demanda, com a piratariada Internet, DVDs e embrevecomeçando a concorrer com o celular e consoles de jogos. PorUS$ 1.99, norte-americanospodemcomprarosepisódiosde Desperate Housewives, Lost e outrasminisséries no diaseguinte à suatransmissãoparaassisti-los emseuiPod/iPhone/iPad. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 31. A humanidadeécomo um vírus Neo… A Internet criou um ambientepropíciopara o marketing do boca-a-boca, conhecidopornomespompososcomobuzz marketing e marketing viral. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 32. Marketing Viral Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão m epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 33. Como acontece? De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sitesaparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos interativos, imagens e inclusive textos. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 34. Astroturfing Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. Muito usado nas campanhas políticas de 2010. Fiquem atentos. Vídeos:Sunglass Catch Samsung Viral Vídeo Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 35. A revolução do conteúdo Outrodemonstrativo de sucesso do boca-a-bocasãoos blogs. A maioria deles não tem nenhumamaneira de divulgação a não ser através de links enviadosporseusvisitantes. A tecnologiaofereceferramentas, criapossibilidades. A ameaça agora para a TV, cinema ougravadorasnão é apenasdapirataria, masumaalternativa de bomconteúdosendogeradoaosmontesdiariamenteporcentenas de milhares de pessoas. O consumidorviroumídia. “No futuro todos serão famosos durante quinze minutos” – Andy Warhol Video: RedesSociais Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 36. Privacidade Em um mundoconectado, ondetudo é gravado e nada é deixado de lado, ninguémseráanônimo. Saberãoquemsomos, do quegos­tamos, ondeestamos, quando e muitomais. Nãoteremosmaises­colhasobrequemcapturainformaçãosobre a gente, poistodomun­docapturaráinformações. O importanteserá saber quemcapturou, com qualpropósito, sob quaiscircunstâncias e comovaiusaressainformação. O conceito de privacidadevaimudar. Hoje, privacidade é o direito de permaneceranônimo. Amanhã, privacidadeserá o controlesobre a informaçãoquenosidentifica e nosdescreve. O prazer de permaneceranônimoserácadavezmais um luxo. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 37. As RedesSociais Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."  Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações." Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 38. As RedesSociais As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. Vídeo: Mídia Social (Social Media) - legendado Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 39. As RedesSociais Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 40. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 41. Mobile Life Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis. Recente no Brasil, porém amplamente utilizado para campanhas que utilizam: SMS, jogos, mobile sites (páginas da internet para dispositivos móveis) e ações com conteúdo multimídia entregues via bluetooth. Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 42. Case – www.vidauniversitaria.com.br Complexo midiático digital focado no publico universitário com o propósito de representar todos os aspectos da Vida Universitária. Portal http://www.vidauniversitaria.com.br Blog http://www.vidauniversitaria.com.br/portal Twitter http://twitter.com/vidauni Revista http://www.vidauniversitaria.com.br/revistavu Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 43. Futuro? Videos: Ford Ka Augmented Reality Ad Augmented (hyper)Reality Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 44. Pralerem casa http://www.insna.org http://www.hks.harvard.edu/netgov/html/index.htm http://www.abemd.org.br http://www.advbfbm.org.br http://www.abmn.com.br http://www.ampro.com.br http://www.marketingpower.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker http://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_Kotler http://www.marshallmcluhan.com Clic Interativa - Todos os direitos reservados.
  • 45. www.clicinterativa.com.br Obrigado ;-) RenatoFrigo renatofrigo@gmail.com Clic Interativa - Todos os direitos reservados.