SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 66
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos Consultoria emmarço de 2008 - 1000 manipuladores de alimentos Enfoque: ,[object Object]
Análise do receituário.
Modificação das etapas e procedimentos do receituário utilizado.
Melhora da receita.
Dicas de chef com enfoque na técnica dietética e na operacionalidade real.
Apontamento das restrições com ideias para soluções.
Motivação da mão de obra.,[object Object]
Técnica Dietética Pontos abordados Técnica para: ,[object Object]
formulação de um tempero básico.
carne ficar macia, saborosa e bonita.
utilização de dereação de maillard, suar e refogar.
descongelamento de cação.
não desmanchar as almôndegas.
molho de tomate ficar sempre equilibrado.
macarrão não empapar.
frango ficar mais saboroso.
arroz ficar sempre soltinho.
“risoto” ficar saboroso e bonito.
polenta e o purê ficarem mais saborosa.,[object Object]
Orgânico Vantagens de um alimento orgânico: Saúde, qualidade, sabor e frescor, segurança alimentar, responsabilidade social, proteção ambiental e agradar ao crescente número de consumidores conscientes.  São caracterizados dentro dos potenciais significados ambientais, sociais e éticos. Produzidos sem o uso de insumos artificiais tóxicos, resíduos de drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados.
Orgânico “A produção orgânica prioriza a utilização de técnicas que melhorem o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a diversidade biológica e sociocultural, e que tenham por objetivo a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização de benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não-renováveis.” (Azevedo, 2006 )
Orgânico e Xenobiótico Podemos encontrar os xenobióticos nas substâncias administradas aos animais: antibióticos, antiparasitários, promotores de crescimento, hormônios...  Também em substâncias que o próprio animal ingere tais como na alimentação (capim, ração, água), por meio de pesticidas, fertilizantes agrícolas e poluentes em geral. É nesta circunstância que os agentes xenobióticos são absorvidos.
Orgânico O alimento orgânico ainda sofre resistência pela falta de informação de seus benefícios e pelo seu preço mais elevado.  Nota-se uma tendência forte para o consumo, uma parte advém de um modismo agregado a desinformação e confusão, com estereótipos de alimento natural e vegetariano; embora muitos consumidores saibam o que é orgânico e estejam preocupados com a saúde; buscando alimentos funcionais e orgânicos para controlar sua própria saúde e o bem-estar.
Orgânico e Agricultura Familiar O produtor orgânico é caracterizado pela agricultura familiar, que no passado foi relegado ao papel secundário no processo produtivo, e hoje reassume as condições para resgatar uma nova forma de produção de alimentos de qualidade, que, inserida num contexto de organização social mais justo e solidário, promova a saúde humana, a cultura local, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.
Orgânico e Aves Carne de Frango Em frangos não há aplicação de hormônios de crescimento, mas antibióticos.  A iluminação artificial se mantém 24 horas por dia para estimular uma maior produção de hormônios endógenos e, assim, aumentar a postura. Antibióticos são adicionados às rações com o intuito de promover maior crescimento, e aditivos químicos são usados para endurecer as cascas dos ovos e dar melhor coloração às gemas. Em função deste tipo de manejo, as aves tornam-se extremamente estressadas sendo conhecido o fenômeno da autofagia entre as aves.
Orgânico e Ovos Ovo natural  Sem resíduos químicos, com casca de excelente qualidade, limpa, íntegra e sem deformação. A alimentação da ave é natural e a criação delas feita de forma livre em galpão onde podem botá-los em ninhos sem descaracterizar o hábito natural da espécie.
Funcional Panelas ,[object Object],“A ação xenobiótica pode ser agravada quando a toxidade tiver seu efeito potencializada por carências nutricionais.”  (Quintaes, 2005) ,[object Object]
Opções: cerâmica, barro, ferro.,[object Object]
Orgânico e sanitização Os produtos à base de cloro para sanitizar e higienizar alimentos, de fato contribuem para a poluição do meio ambiente, pois afetam e contaminam rios e cursos d´água por alteração do pH. Mas há alternativas? Alternativa caseira: vinagre Alternativa moderna: ozonização Alternativa mais segura e barata: cloro
Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Cúrcuma (açafrão da terra) (flexinha) curcumina. Especiaria amarela  - planta Cúrcuma longa. Planta tropical da família do gengibre (Zingiberáceas). Possui baixa biodisponibilidade. Associada a pimenta (piperina), sua biodisponibilidade aumenta.  Dessa forma, a mistura de especiarias chamada de curry ou masala passa a ser extremamente funcional, pois é composta de cúrcuma, pimenta e outras especiarias benéficas ao organismo.
Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Cúrcuma  “Estudos indicam que o consumo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas, molhos e outras preparações, garante o poder funcional ao indivíduo.”  (Béliveau e Gingras, 2007)
Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade  Maçã A maçã possui fitosteróise possui alta diversidade culinária, com a vantagem de ser encontrada o ano todo.  Possui alto poder antioxidante. Possui a ação de reduzir a taxa de colesterol. Previne também doenças cardíacas; pulmonares como asma, diabetes do tipo II e auxiliam na perda peso. contribuem para aumento bolo fecal e redução do tempo de trânsito no intestino grosso, diminuindo aparecimento de hemorróidas, diverticulites e câncer de cólon.
Receitas Funcionais Maçã Compota de MaçãMassa Assada Purê de maçã SUCO DE MAÇÃ ½  maçã descascada ou não 1 copo água Procedimento Bata no liquidificador evite coar.  Dica: Adicione pitada de canela em pó antes de servir Risque o copo com mel.
Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade  Família das Couves Subfamília de crucíferas, conhecidas na botânica como Brassica.  couve-de-cabeça, couve-de-folhas, brócoli, couve-flor, couve-de-bruxelas, mostarda, o agrião, o rabanete, repolho Couve-manteiga  propriedades anticancerígenas. (Béliveau e Gingras, 2007) propriedades antibióticas bactericidas;  “Estudos relatam sua ação contra a bactéria Helicobacterpylori, responsável por úlceras gástricas e risco de câncer de estômago.” (Béliveau e Gingras, 2007) prevenção de cânceres detoxificantes
Família das Couves Técnicas de cocção adequadas às crucíferas muito sensível ao calor Evitar técnicas de aplicação de calor prolongado, tanto seco quanto úmido; na opção pelo calor úmido, não se deve utilizar muito líquido.  A melhor técnica é o vapor ou a técnica de saltear rapidamente, por exemplo, na panela tipo wok.  Deve-se dar preferência pelas crucíferas . “A mastigação também contribui para garantir que as moléculas fitoquímicas sejam liberadas.” (Béliveau e Gingras, 2007)
Cubinhos de couve manteiga Para evitar perdas manter praticidade: Congelamento pode ser eficaz Separe 10 folhas de couve manteiga e bata com 1 Litro de água ou centrifugue a couve; distribua em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelo de couve toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco.
Linhaça Hidrate a linhaça com água, na proporção de 1 colher de sopa de linhaça triturada (pulsada no liquidificador) para duas xícaras de água.  Deixe de remolho de véspera. Leve ao calor brando, em uma panela, por 5 minutos. Bata no liquidificador ou no mixer. Uma espuma será formada como clara em neve. Pode ser utilizada em mousses, pães, massas, bolos. O excesso de linhaça pode alterar os aspectos sensoriais, em alguns casos liberar aroma e sabor de peixe, por isso, recomenda-se agregar temperos aromáticos como ervas ou especiarias na preparação.
Linhaça no feijão Deixe o feijão de remolho na proporção de 4 de água para 1 de feijão (qualquer tipo de feijão). Ferva o feijão com água por 2-3 minutos sob pressão.  Deixe o feijão em repouso na mesma água por 1 hora Adicione a semente de linhaça triturada e mais líquido, termine de cozinhar, volte à cocção sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo do feijão. tempere no método tradicional. *esta receita também pode ser feita com grão-de-bico, lentilha.
Gel de linhaça Coloque em um pote de vidro 5 colheres de sopa de linhaça marrom ou dourada e adicione 500ml de água. Deixe de remolho na geladeira por 24 horas.  Se estiver muito compacto e sólido, adicione mais água. Bata no liquidificador. Distribua tudo em forminhas de gelo e congele.  Retire um “cubinho” de gelo de banana verde toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco.  Se preferir pode coar o suco.
Outros ingredientes Cacau Chá verde Ervas secas ou frescas Abacate Broto de feijão Açaí
Preparaçõesespecíficas Gelatinas de ágar Com adição de ingredientes funcionais como chás e infusões de especiarias. Geleia de frutas com banana verde  (manga e gengibre com biomassa, tomate... ) Sopas de legumes com especiarias (couve flor com cardamomo; cenoura com anis; mandioca com leite de coco e cardamomo)
Preparações específicas Molhos a base de sucos (açaí, caju) (Suco da polpa + mel + água + cardamomo + anis + biomassa ou farinha de arroz) Sal de ervas ou Gersal Modo de preparo Tostar o gergelim até ficar moreno. Adicione o sal. Ao esfriar bata no liquidificador pulsando. Gersal:
Preparaçõesespecíficas 100 PORÇÕES MIX SEMENTES RENDIMENTO DE 870g PEPITA GIRASSOL	1,228Kg GERGELIM BRANCO	300g LINHAÇA	300g SAL	15g Modo de preparo: tostar cada semente, em panela ou forno, sob calor mádio e baixo. Esfriar. Triturar a linhaça. Misturar tudo. Armazenar em vidro limpo e preferencialmente não deixa-lo exposto à luz e calor.
Biomassa de banana verde Dietas enriquecidas com Amido Resistente contribui para manutenção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças do cólon, diabete tipo II, dislipidimias, doenças coronárias e obesidade. O amido e fibras presente na polpa e casca são superiores aos de cereais integrais.
Biomassa de banana verde Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não aclimatizadas do cacho com o cuidado para manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água me uma panela de pressão e quando abrir fervura, adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão.  Após o barulho típico da pressão abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente.  Destampe-a e descasque as bananas com o auxílio e um garfo. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente.  Distribua a pasta em forminhas de gelo e congele.  Retire um “cubinho” de gelo de banana verde toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco
Coração de banana com carne moída Ingredientes • 300g de carne moída • 50g de alho picado • 1 coração de banana grande ou 2 pequenos • 1 pimentão vermelho grande • 1 colher (chá) de molho inglês, óleo ou azeite de oliva, cebola, hortelã, sal, água Como fazer Primeiro, lave bem o coração e destaque as folhas externas. Enrole-as, uma sobre a outra, e corte em tiras fininhas. Coloque-as numa vasilha com salmoura e deixe por 40 minutos. Depois, lave-as em água limpa para tirar o excesso de sal e, na seqüência, adicione água fervendo. Deixe as folhas de molho por 10 minutos. Enquanto isso, refogue a carne com óleo ou azeite, cebola e sal. Acrescente as tiras de coração e cozinhe.
Maionese de Legumes Ingredientes Batata Cenoura Iogurte Azeite ou óleo Banana verde (opcional) Como fazer Modo de preparo: cozinhar os legumes, com casca, preferencialmente para manter os nutrientes. Descasque os legumes e bata no liquidificador, ainda quentes com ajuda do espátula. Adicione o iogurte (e ou banana verde amolecida) e o azeite (óleo) em fios . Adicione as especiarias e sal. Adicione a salsa e cebolinha. Corrija o tempero. Resfrie.
Farofa à moda do chef  Farinha de mandioca, cúrcuma, azeite, casca de banana verde, pimentões e aveia.
Receita de Cavaca
Receita de Cavaca Ingredientes 100g biomassa de banana verde 90g farinha de grão de bico 90g farinha milho (fubá) 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sopa de fermento químico 280 ml leite de castanha 3 ovos batidos 2 colheres sopa de guee derretido 2 colheres de sopa de óleo de coco Um punhado de uva passa sem semente
Receita de Cavaca Modo de preparo Amoleça a polpa de banana verde. Bata no liquidificador a massa da banana com os demais ingredientes,  menos os ovos e fermento. Bata os ovos por 3 minutos em batedeira. Agregue a massa batida aos ovos e com espátula, envolva delicadamente o fermento. Deixe a massa descansar por 10 minutos. Utilize uma frigideira antiaderente. Proceda como panqueca.
Receita de Bolo de cacau sem farinha Ingredientes 250 g biomassa de banana verde 5 ovos 60ml azeite 50g castanha do Pará 90g açúcar 80g coco ralado 60g cacau em pó (não precisa de farinha, não precisa de manteiga, não precisa de leite, não precisa de fermento)
Receita de Bolo de cacau sem farinha Procedimento Amolece a biomassa de banana verde e reserve. Misture o açúcar, coco ralado e cacau e reserve. Bata no liquidificador os ovos com o azeite e biomassa amolecida. Passe por uma peneira. Misture com espátula ou batedeira todos os ingredientes. Por fim, adicione as castanhas. Asse em forno pré-aquecido a 160°/180° por 1 hora
“ A alimentação consciente e equilibrada  é parte de uma revolução da busca  por uma vida saudável Investir em qualidade de vida é investir em saúde, portanto devemos nos empenhar por uma alimentação preventiva. ”
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos
Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Alimentos Orgânicos porque consumir?
Alimentos Orgânicos porque consumir?Alimentos Orgânicos porque consumir?
Alimentos Orgânicos porque consumir?VALDECIR QUEIROZ
 
Substitutos vegetais
Substitutos vegetaisSubstitutos vegetais
Substitutos vegetaisDayana Soares
 
Bioquímica dos Alimentos Orgânicos
Bioquímica dos Alimentos OrgânicosBioquímica dos Alimentos Orgânicos
Bioquímica dos Alimentos OrgânicosRossana Martins
 
Manual de Boas Práticas de Manipulação de Pescado
Manual de Boas Práticas de Manipulação de PescadoManual de Boas Práticas de Manipulação de Pescado
Manual de Boas Práticas de Manipulação de PescadoPortal Canal Rural
 
Apresentação.pptx mario rocha
 Apresentação.pptx mario rocha Apresentação.pptx mario rocha
Apresentação.pptx mario rochamariolobo
 
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo Antonio
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo AntonioAlimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo Antonio
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo AntonioExternato Santo Antonio
 
Pesquisas beringela
Pesquisas beringelaPesquisas beringela
Pesquisas beringelaleoaguiar46
 
Pesquisas beringela,....etc
Pesquisas beringela,....etcPesquisas beringela,....etc
Pesquisas beringela,....etcleoaguiar46
 
Alimentação integral
Alimentação integralAlimentação integral
Alimentação integralrose
 
Newsletter licinia de campos 40 processamento de alimentos
Newsletter licinia de campos 40   processamento de alimentosNewsletter licinia de campos 40   processamento de alimentos
Newsletter licinia de campos 40 processamento de alimentosMarcos Azevedo
 
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)Bruno Oliveira
 
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...Anderson Formiga
 

Was ist angesagt? (20)

M6 vii
M6 viiM6 vii
M6 vii
 
Apostila tpoa
Apostila tpoaApostila tpoa
Apostila tpoa
 
Alimentos Orgânicos porque consumir?
Alimentos Orgânicos porque consumir?Alimentos Orgânicos porque consumir?
Alimentos Orgânicos porque consumir?
 
Substitutos vegetais
Substitutos vegetaisSubstitutos vegetais
Substitutos vegetais
 
Bioquímica dos Alimentos Orgânicos
Bioquímica dos Alimentos OrgânicosBioquímica dos Alimentos Orgânicos
Bioquímica dos Alimentos Orgânicos
 
Bokashi
BokashiBokashi
Bokashi
 
Aula 01
Aula 01Aula 01
Aula 01
 
Aula 1 introdução tpoa
Aula 1   introdução tpoaAula 1   introdução tpoa
Aula 1 introdução tpoa
 
Manual de Boas Práticas de Manipulação de Pescado
Manual de Boas Práticas de Manipulação de PescadoManual de Boas Práticas de Manipulação de Pescado
Manual de Boas Práticas de Manipulação de Pescado
 
Apresentação.pptx mario rocha
 Apresentação.pptx mario rocha Apresentação.pptx mario rocha
Apresentação.pptx mario rocha
 
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo Antonio
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo AntonioAlimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo Antonio
Alimentos Funcionais - Equipe de Nutrição do Externato Santo Antonio
 
Cartilha sobre produtos orgânicos
Cartilha sobre produtos orgânicosCartilha sobre produtos orgânicos
Cartilha sobre produtos orgânicos
 
4. biofertilizante
4. biofertilizante4. biofertilizante
4. biofertilizante
 
Alimentos orgânicos
Alimentos orgânicosAlimentos orgânicos
Alimentos orgânicos
 
Pesquisas beringela
Pesquisas beringelaPesquisas beringela
Pesquisas beringela
 
Pesquisas beringela,....etc
Pesquisas beringela,....etcPesquisas beringela,....etc
Pesquisas beringela,....etc
 
Alimentação integral
Alimentação integralAlimentação integral
Alimentação integral
 
Newsletter licinia de campos 40 processamento de alimentos
Newsletter licinia de campos 40   processamento de alimentosNewsletter licinia de campos 40   processamento de alimentos
Newsletter licinia de campos 40 processamento de alimentos
 
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)
Leonardo luiz silva de lima (sobrepeso, dislip)
 
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...
Inibidores de proteases e amilase, glicosideos cianogenicos, alcaloides e sap...
 

Ähnlich wie Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos

Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Sara Silva
 
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).ppt
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).pptAndreia Satiko - Slide 1 (11380688).ppt
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).pptSamuelR21
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudáveloitavof
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudávelkassionline
 
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1TomateVerdeFrito
 
Boas práticas de fabricação PSE
Boas práticas de fabricação PSEBoas práticas de fabricação PSE
Boas práticas de fabricação PSESMEdeItabaianinha
 
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixes
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixesBoas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixes
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixesSamuel Vieira
 
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdf
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdfWebpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdf
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdfMargareteArioza1
 
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapas
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapasComo fazer uma dieta anticâncer: 6 etapas
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapasTookmed
 
Aditivos para rações de cães e gatos
Aditivos para rações de cães e gatos Aditivos para rações de cães e gatos
Aditivos para rações de cães e gatos Priscila de Oliveira
 
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
Almôndegas De  Lentilhas E  PistacheAlmôndegas De  Lentilhas E  Pistache
Almôndegas De Lentilhas E PistacheClaudia Cozinha
 
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
Almôndegas De  Lentilhas E  PistacheAlmôndegas De  Lentilhas E  Pistache
Almôndegas De Lentilhas E PistacheCulinaria Fabula
 
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarManual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarCreche Segura
 
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarManual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarLetícia Spina Tapia
 
Comida saudável
Comida saudávelComida saudável
Comida saudávelguestba1fe0
 
ah não gosto de comer
ah não gosto de comerah não gosto de comer
ah não gosto de comerBugui94
 

Ähnlich wie Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos (20)

Planejamento alimentar
Planejamento alimentarPlanejamento alimentar
Planejamento alimentar
 
Alimentação Vegetariana
Alimentação VegetarianaAlimentação Vegetariana
Alimentação Vegetariana
 
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
 
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).ppt
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).pptAndreia Satiko - Slide 1 (11380688).ppt
Andreia Satiko - Slide 1 (11380688).ppt
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudável
 
Alimentação saudável
Alimentação saudávelAlimentação saudável
Alimentação saudável
 
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
 
Boas práticas de fabricação PSE
Boas práticas de fabricação PSEBoas práticas de fabricação PSE
Boas práticas de fabricação PSE
 
LinhaçA E Quinoa
LinhaçA E QuinoaLinhaçA E Quinoa
LinhaçA E Quinoa
 
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixes
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixesBoas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixes
Boas praticas-de-manejo-na-alimentacao-de-peixes
 
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdf
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdfWebpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdf
Webpalestra_AlimentacaoSaudavelIdoso.pdf
 
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapas
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapasComo fazer uma dieta anticâncer: 6 etapas
Como fazer uma dieta anticâncer: 6 etapas
 
Aditivos para rações de cães e gatos
Aditivos para rações de cães e gatos Aditivos para rações de cães e gatos
Aditivos para rações de cães e gatos
 
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
Almôndegas De  Lentilhas E  PistacheAlmôndegas De  Lentilhas E  Pistache
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
 
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
Almôndegas De  Lentilhas E  PistacheAlmôndegas De  Lentilhas E  Pistache
Almôndegas De Lentilhas E Pistache
 
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarManual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
 
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliarManual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
 
Comida saudável
Comida saudávelComida saudável
Comida saudável
 
kakaka
kakakakakaka
kakaka
 
ah não gosto de comer
ah não gosto de comerah não gosto de comer
ah não gosto de comer
 

Kürzlich hochgeladen

FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO
FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICOFUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO
FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICOJessicaAngelo5
 
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxssuser4ba5b7
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfNelmo Pinto
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASArtthurPereira2
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.ColorNet
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 

Kürzlich hochgeladen (7)

FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO
FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICOFUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO
FUNDAMENTOS E TEORAS DA ENFERMAGEM PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO
 
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãosAplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
 
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 

Treinamento de 1000 manipuladoras de alimentos

  • 1.
  • 2.
  • 4. Modificação das etapas e procedimentos do receituário utilizado.
  • 6. Dicas de chef com enfoque na técnica dietética e na operacionalidade real.
  • 7. Apontamento das restrições com ideias para soluções.
  • 8.
  • 9.
  • 10. formulação de um tempero básico.
  • 11. carne ficar macia, saborosa e bonita.
  • 12. utilização de dereação de maillard, suar e refogar.
  • 14. não desmanchar as almôndegas.
  • 15. molho de tomate ficar sempre equilibrado.
  • 17. frango ficar mais saboroso.
  • 18. arroz ficar sempre soltinho.
  • 20.
  • 21. Orgânico Vantagens de um alimento orgânico: Saúde, qualidade, sabor e frescor, segurança alimentar, responsabilidade social, proteção ambiental e agradar ao crescente número de consumidores conscientes. São caracterizados dentro dos potenciais significados ambientais, sociais e éticos. Produzidos sem o uso de insumos artificiais tóxicos, resíduos de drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados.
  • 22. Orgânico “A produção orgânica prioriza a utilização de técnicas que melhorem o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a diversidade biológica e sociocultural, e que tenham por objetivo a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização de benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não-renováveis.” (Azevedo, 2006 )
  • 23. Orgânico e Xenobiótico Podemos encontrar os xenobióticos nas substâncias administradas aos animais: antibióticos, antiparasitários, promotores de crescimento, hormônios... Também em substâncias que o próprio animal ingere tais como na alimentação (capim, ração, água), por meio de pesticidas, fertilizantes agrícolas e poluentes em geral. É nesta circunstância que os agentes xenobióticos são absorvidos.
  • 24. Orgânico O alimento orgânico ainda sofre resistência pela falta de informação de seus benefícios e pelo seu preço mais elevado. Nota-se uma tendência forte para o consumo, uma parte advém de um modismo agregado a desinformação e confusão, com estereótipos de alimento natural e vegetariano; embora muitos consumidores saibam o que é orgânico e estejam preocupados com a saúde; buscando alimentos funcionais e orgânicos para controlar sua própria saúde e o bem-estar.
  • 25. Orgânico e Agricultura Familiar O produtor orgânico é caracterizado pela agricultura familiar, que no passado foi relegado ao papel secundário no processo produtivo, e hoje reassume as condições para resgatar uma nova forma de produção de alimentos de qualidade, que, inserida num contexto de organização social mais justo e solidário, promova a saúde humana, a cultura local, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.
  • 26. Orgânico e Aves Carne de Frango Em frangos não há aplicação de hormônios de crescimento, mas antibióticos. A iluminação artificial se mantém 24 horas por dia para estimular uma maior produção de hormônios endógenos e, assim, aumentar a postura. Antibióticos são adicionados às rações com o intuito de promover maior crescimento, e aditivos químicos são usados para endurecer as cascas dos ovos e dar melhor coloração às gemas. Em função deste tipo de manejo, as aves tornam-se extremamente estressadas sendo conhecido o fenômeno da autofagia entre as aves.
  • 27. Orgânico e Ovos Ovo natural Sem resíduos químicos, com casca de excelente qualidade, limpa, íntegra e sem deformação. A alimentação da ave é natural e a criação delas feita de forma livre em galpão onde podem botá-los em ninhos sem descaracterizar o hábito natural da espécie.
  • 28.
  • 29.
  • 30. Orgânico e sanitização Os produtos à base de cloro para sanitizar e higienizar alimentos, de fato contribuem para a poluição do meio ambiente, pois afetam e contaminam rios e cursos d´água por alteração do pH. Mas há alternativas? Alternativa caseira: vinagre Alternativa moderna: ozonização Alternativa mais segura e barata: cloro
  • 31. Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Cúrcuma (açafrão da terra) (flexinha) curcumina. Especiaria amarela - planta Cúrcuma longa. Planta tropical da família do gengibre (Zingiberáceas). Possui baixa biodisponibilidade. Associada a pimenta (piperina), sua biodisponibilidade aumenta. Dessa forma, a mistura de especiarias chamada de curry ou masala passa a ser extremamente funcional, pois é composta de cúrcuma, pimenta e outras especiarias benéficas ao organismo.
  • 32. Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Cúrcuma “Estudos indicam que o consumo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas, molhos e outras preparações, garante o poder funcional ao indivíduo.” (Béliveau e Gingras, 2007)
  • 33. Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Maçã A maçã possui fitosteróise possui alta diversidade culinária, com a vantagem de ser encontrada o ano todo. Possui alto poder antioxidante. Possui a ação de reduzir a taxa de colesterol. Previne também doenças cardíacas; pulmonares como asma, diabetes do tipo II e auxiliam na perda peso. contribuem para aumento bolo fecal e redução do tempo de trânsito no intestino grosso, diminuindo aparecimento de hemorróidas, diverticulites e câncer de cólon.
  • 34. Receitas Funcionais Maçã Compota de MaçãMassa Assada Purê de maçã SUCO DE MAÇÃ ½ maçã descascada ou não 1 copo água Procedimento Bata no liquidificador evite coar. Dica: Adicione pitada de canela em pó antes de servir Risque o copo com mel.
  • 35. Ingredientes específicos com técnicas de biodisponibilidade Família das Couves Subfamília de crucíferas, conhecidas na botânica como Brassica. couve-de-cabeça, couve-de-folhas, brócoli, couve-flor, couve-de-bruxelas, mostarda, o agrião, o rabanete, repolho Couve-manteiga propriedades anticancerígenas. (Béliveau e Gingras, 2007) propriedades antibióticas bactericidas; “Estudos relatam sua ação contra a bactéria Helicobacterpylori, responsável por úlceras gástricas e risco de câncer de estômago.” (Béliveau e Gingras, 2007) prevenção de cânceres detoxificantes
  • 36. Família das Couves Técnicas de cocção adequadas às crucíferas muito sensível ao calor Evitar técnicas de aplicação de calor prolongado, tanto seco quanto úmido; na opção pelo calor úmido, não se deve utilizar muito líquido. A melhor técnica é o vapor ou a técnica de saltear rapidamente, por exemplo, na panela tipo wok. Deve-se dar preferência pelas crucíferas . “A mastigação também contribui para garantir que as moléculas fitoquímicas sejam liberadas.” (Béliveau e Gingras, 2007)
  • 37. Cubinhos de couve manteiga Para evitar perdas manter praticidade: Congelamento pode ser eficaz Separe 10 folhas de couve manteiga e bata com 1 Litro de água ou centrifugue a couve; distribua em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelo de couve toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco.
  • 38. Linhaça Hidrate a linhaça com água, na proporção de 1 colher de sopa de linhaça triturada (pulsada no liquidificador) para duas xícaras de água. Deixe de remolho de véspera. Leve ao calor brando, em uma panela, por 5 minutos. Bata no liquidificador ou no mixer. Uma espuma será formada como clara em neve. Pode ser utilizada em mousses, pães, massas, bolos. O excesso de linhaça pode alterar os aspectos sensoriais, em alguns casos liberar aroma e sabor de peixe, por isso, recomenda-se agregar temperos aromáticos como ervas ou especiarias na preparação.
  • 39. Linhaça no feijão Deixe o feijão de remolho na proporção de 4 de água para 1 de feijão (qualquer tipo de feijão). Ferva o feijão com água por 2-3 minutos sob pressão. Deixe o feijão em repouso na mesma água por 1 hora Adicione a semente de linhaça triturada e mais líquido, termine de cozinhar, volte à cocção sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo do feijão. tempere no método tradicional. *esta receita também pode ser feita com grão-de-bico, lentilha.
  • 40. Gel de linhaça Coloque em um pote de vidro 5 colheres de sopa de linhaça marrom ou dourada e adicione 500ml de água. Deixe de remolho na geladeira por 24 horas. Se estiver muito compacto e sólido, adicione mais água. Bata no liquidificador. Distribua tudo em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelo de banana verde toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco. Se preferir pode coar o suco.
  • 41. Outros ingredientes Cacau Chá verde Ervas secas ou frescas Abacate Broto de feijão Açaí
  • 42. Preparaçõesespecíficas Gelatinas de ágar Com adição de ingredientes funcionais como chás e infusões de especiarias. Geleia de frutas com banana verde (manga e gengibre com biomassa, tomate... ) Sopas de legumes com especiarias (couve flor com cardamomo; cenoura com anis; mandioca com leite de coco e cardamomo)
  • 43. Preparações específicas Molhos a base de sucos (açaí, caju) (Suco da polpa + mel + água + cardamomo + anis + biomassa ou farinha de arroz) Sal de ervas ou Gersal Modo de preparo Tostar o gergelim até ficar moreno. Adicione o sal. Ao esfriar bata no liquidificador pulsando. Gersal:
  • 44. Preparaçõesespecíficas 100 PORÇÕES MIX SEMENTES RENDIMENTO DE 870g PEPITA GIRASSOL 1,228Kg GERGELIM BRANCO 300g LINHAÇA 300g SAL 15g Modo de preparo: tostar cada semente, em panela ou forno, sob calor mádio e baixo. Esfriar. Triturar a linhaça. Misturar tudo. Armazenar em vidro limpo e preferencialmente não deixa-lo exposto à luz e calor.
  • 45. Biomassa de banana verde Dietas enriquecidas com Amido Resistente contribui para manutenção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças do cólon, diabete tipo II, dislipidimias, doenças coronárias e obesidade. O amido e fibras presente na polpa e casca são superiores aos de cereais integrais.
  • 46. Biomassa de banana verde Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não aclimatizadas do cacho com o cuidado para manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água me uma panela de pressão e quando abrir fervura, adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão. Após o barulho típico da pressão abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente. Destampe-a e descasque as bananas com o auxílio e um garfo. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente. Distribua a pasta em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelo de banana verde toda noite, para o dia seguinte. Bata com o suco
  • 47. Coração de banana com carne moída Ingredientes • 300g de carne moída • 50g de alho picado • 1 coração de banana grande ou 2 pequenos • 1 pimentão vermelho grande • 1 colher (chá) de molho inglês, óleo ou azeite de oliva, cebola, hortelã, sal, água Como fazer Primeiro, lave bem o coração e destaque as folhas externas. Enrole-as, uma sobre a outra, e corte em tiras fininhas. Coloque-as numa vasilha com salmoura e deixe por 40 minutos. Depois, lave-as em água limpa para tirar o excesso de sal e, na seqüência, adicione água fervendo. Deixe as folhas de molho por 10 minutos. Enquanto isso, refogue a carne com óleo ou azeite, cebola e sal. Acrescente as tiras de coração e cozinhe.
  • 48. Maionese de Legumes Ingredientes Batata Cenoura Iogurte Azeite ou óleo Banana verde (opcional) Como fazer Modo de preparo: cozinhar os legumes, com casca, preferencialmente para manter os nutrientes. Descasque os legumes e bata no liquidificador, ainda quentes com ajuda do espátula. Adicione o iogurte (e ou banana verde amolecida) e o azeite (óleo) em fios . Adicione as especiarias e sal. Adicione a salsa e cebolinha. Corrija o tempero. Resfrie.
  • 49. Farofa à moda do chef Farinha de mandioca, cúrcuma, azeite, casca de banana verde, pimentões e aveia.
  • 51. Receita de Cavaca Ingredientes 100g biomassa de banana verde 90g farinha de grão de bico 90g farinha milho (fubá) 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sopa de fermento químico 280 ml leite de castanha 3 ovos batidos 2 colheres sopa de guee derretido 2 colheres de sopa de óleo de coco Um punhado de uva passa sem semente
  • 52. Receita de Cavaca Modo de preparo Amoleça a polpa de banana verde. Bata no liquidificador a massa da banana com os demais ingredientes, menos os ovos e fermento. Bata os ovos por 3 minutos em batedeira. Agregue a massa batida aos ovos e com espátula, envolva delicadamente o fermento. Deixe a massa descansar por 10 minutos. Utilize uma frigideira antiaderente. Proceda como panqueca.
  • 53. Receita de Bolo de cacau sem farinha Ingredientes 250 g biomassa de banana verde 5 ovos 60ml azeite 50g castanha do Pará 90g açúcar 80g coco ralado 60g cacau em pó (não precisa de farinha, não precisa de manteiga, não precisa de leite, não precisa de fermento)
  • 54. Receita de Bolo de cacau sem farinha Procedimento Amolece a biomassa de banana verde e reserve. Misture o açúcar, coco ralado e cacau e reserve. Bata no liquidificador os ovos com o azeite e biomassa amolecida. Passe por uma peneira. Misture com espátula ou batedeira todos os ingredientes. Por fim, adicione as castanhas. Asse em forno pré-aquecido a 160°/180° por 1 hora
  • 55.
  • 56. “ A alimentação consciente e equilibrada é parte de uma revolução da busca por uma vida saudável Investir em qualidade de vida é investir em saúde, portanto devemos nos empenhar por uma alimentação preventiva. ”