SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 26
Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Definição do Tema
[object Object]
Pergunta de Partida e Exploração
[object Object]
Hipótese
[object Object]
Objetivos
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Fundamentação Teórica
[object Object],[object Object],RICHARD SAUL WURMAN ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],LOUIS ROSENFELD e PETER MORVILLE
Revisão de Literatura
[object Object],[object Object],LUIS AGNER ,[object Object],[object Object],GUILHERMO REIS
[object Object],[object Object],[object Object],URSULA BLATTMANN JAKOB NIELSEN ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Conceitos de Arquitetura de Informação
O que NÃO é Arquitetura de Informação Graphic design is NOT information architecture. · Software development is NOT information architecture. · Usability engineering is NOT information architecture
O que É Arquitetura de Informação Arquitetura  de  informação  é  a  arte  e  ciência  de  catalogar e organizar Web  sites,  Intranets,  comunidades  online  e  software  para  dar  suporte  à usabilidade  e facilidade  de  obtenção  de informações,  e  também,  como  uma  comunidade emergente  de profissionais  focada  em  facilitar o acesso e uma boa experiência no uso.
O que É Arquitetura de Informação Tornar o complexo claro. Wurman (1997) O design estrutural de ambientes de informação compartilhados. A combinação dos esquemas de organização, de rotulação de busca e de navegação dentro de websites e intranets. A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usabilidade e a  findability . UM estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entedimento .
O que É Arquitetura de Informação
E a Ciência da Informação com isso?
Do ponto de vista histórico Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. A História é escrita pelos autores Em 1994  fundamos a empresa Argus; Em 1996, um livro intitulado  Information Architects  apareceu em nossos escritórios  Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado a EXPRESSÃO "Arquitetura da Informação" em 1975. E assim, enquanto algumas pessoas aderiram à definição Wurman, tornamo-nos evangelistas da LIS (Library and Informations Science) da escola de Ciência da Informação. Nós discutíamos apaixonadamente o valor da aplicação tradicional da LIS no desenho de sites e intranets. Em 1998 o Urso Polar nasceu.
Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (temas) Tema 8 - Tecnologia da Informação (Odonne & Gomes) Trabalhos sobre o impacto e o uso das tecnologias de informação nos diferentes setores da sociedade, sobretudo no ensino, na profissão e nas unidades de informação; estudos sobre a implantação de sistemas de inteligência competitiva; sobre recursos para a automação de unidades de informação; estudos sobre as redes eletrônicas de informação e sobre as bibliotecas virtuais, digitais e eletrônicas, entre outros. Termos:    Hipertexto e hipermídia, Bases de dados,  Mecanismos de busca ( search engines ),   –  Outros sistemas e tecnologias de comunicação e informação
Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (Grupos ou agrupamentos) GT 8 – Informação e Tecnologia (ANCIB)   Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais.
Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (Linhas de pesquisa) Linha de Pesquisa 1 – Políticas, tecnologias e usos da informação   Estudos teóricos e aplicados sobre a infraestrutura e políticas de acesso, controle e uso da informação, do documento e das tecnologias intelectuais. Contempla  a identificação e o monitoramento de necessidades, assim como a avaliação de padrões de funcionamento e gestão de redes e sistemas de informação . Abrange pesquisas sobre identidade e memória cultural, incluindo o exame de metodologias e estratégias de preservação documental. Envolve ainda o estudo das tendências e dos indicadores de produção e comunicação científica.
Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não  é  arquitetura de informa ç ão, esta  é  uma informa ç ão design. Como fica claro na primeira edição, Peter e eu insistimos em demonstrar o valor da biblioteconomia e da ciência da informação para os webdesigners.  Desde então, desenvolvemos uma perspectiva muito mais interdisciplinar sobre arquitetura da informação. É claro que os bibliotecários têm muito a oferecer à prática de arquitetura da informação.
 

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Keynote Projeto de Pesquisa Mestrado

Arquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimento
Arquitetura da Informação- Origem e DesenvolvimentoArquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimento
Arquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimentoaiadufmg
 
Arquitetura da Informação: Conceitos e Objetivos
Arquitetura da Informação: Conceitos e ObjetivosArquitetura da Informação: Conceitos e Objetivos
Arquitetura da Informação: Conceitos e Objetivosaiadufmg
 
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...Paula Azevedo Macedo
 
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa Otovicz
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa OtoviczArquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa Otovicz
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa OtoviczVanessa Otovicz
 
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de Informação
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de InformaçãoAulas 03 e 04 - Arquitetura de Informação
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de Informaçãovincevader
 
Arquitetura de informação e design de interação
Arquitetura de informação e design de interaçãoArquitetura de informação e design de interação
Arquitetura de informação e design de interaçãoAna Paula Coelho Barbosa
 
O que é Arquitetura da Informação?
O que é Arquitetura da Informação?O que é Arquitetura da Informação?
O que é Arquitetura da Informação?heuew
 
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...Diogo Duarte
 
Arquitetura de Informação - Personas e Cenários
Arquitetura de Informação - Personas e CenáriosArquitetura de Informação - Personas e Cenários
Arquitetura de Informação - Personas e Cenáriosposgraduacaorj
 
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa Forma
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa FormaA Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa Forma
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa FormaMarcel Ayres
 
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando ConceitosFlavio Nazario
 
O arquiteto de informacao bibliotecario
O arquiteto de informacao bibliotecarioO arquiteto de informacao bibliotecario
O arquiteto de informacao bibliotecarioRick Santos
 
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012Aula01 arq usabilidade_senac_maio012
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012Thais Campas
 
A herança da arquitetura da informação para a UX Writer
A herança da arquitetura da informação para a UX WriterA herança da arquitetura da informação para a UX Writer
A herança da arquitetura da informação para a UX WriterMergo
 
Navegação e Arquitetura de Informação
Navegação e Arquitetura de InformaçãoNavegação e Arquitetura de Informação
Navegação e Arquitetura de InformaçãoLuiz Agner
 

Ähnlich wie Keynote Projeto de Pesquisa Mestrado (20)

Ai ad aula 2_parte1
Ai ad aula 2_parte1Ai ad aula 2_parte1
Ai ad aula 2_parte1
 
Arquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimento
Arquitetura da Informação- Origem e DesenvolvimentoArquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimento
Arquitetura da Informação- Origem e Desenvolvimento
 
Arquitetura da Informação: Conceitos e Objetivos
Arquitetura da Informação: Conceitos e ObjetivosArquitetura da Informação: Conceitos e Objetivos
Arquitetura da Informação: Conceitos e Objetivos
 
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...
O que é Arquitetura de Informação e UX Design: visão de uma bibliotecária inf...
 
Uma introducao ai
Uma introducao aiUma introducao ai
Uma introducao ai
 
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa Otovicz
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa OtoviczArquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa Otovicz
Arquitetura da Informação Aplicada ao Jornalismo - Vanessa Otovicz
 
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de Informação
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de InformaçãoAulas 03 e 04 - Arquitetura de Informação
Aulas 03 e 04 - Arquitetura de Informação
 
Arquitetura de informação e design de interação
Arquitetura de informação e design de interaçãoArquitetura de informação e design de interação
Arquitetura de informação e design de interação
 
O que é Arquitetura da Informação?
O que é Arquitetura da Informação?O que é Arquitetura da Informação?
O que é Arquitetura da Informação?
 
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...
Ciência da Informação e Web Design: interseções teóricas em busca de melhores...
 
Apresentação ai
Apresentação aiApresentação ai
Apresentação ai
 
Apresentacao arquitetura
Apresentacao arquiteturaApresentacao arquitetura
Apresentacao arquitetura
 
Arquitetura de Informação - Personas e Cenários
Arquitetura de Informação - Personas e CenáriosArquitetura de Informação - Personas e Cenários
Arquitetura de Informação - Personas e Cenários
 
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa Forma
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa FormaA Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa Forma
A Arquitetura da Informação nas revistas webjornalísticas: TPM e Boa Forma
 
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos
[UXMP] Arquitetura de Informação - Desembaraçando Conceitos
 
O arquiteto de informacao bibliotecario
O arquiteto de informacao bibliotecarioO arquiteto de informacao bibliotecario
O arquiteto de informacao bibliotecario
 
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012Aula01 arq usabilidade_senac_maio012
Aula01 arq usabilidade_senac_maio012
 
A herança da arquitetura da informação para a UX Writer
A herança da arquitetura da informação para a UX WriterA herança da arquitetura da informação para a UX Writer
A herança da arquitetura da informação para a UX Writer
 
Navegação e Arquitetura de Informação
Navegação e Arquitetura de InformaçãoNavegação e Arquitetura de Informação
Navegação e Arquitetura de Informação
 
Projetando experiencias
Projetando experienciasProjetando experiencias
Projetando experiencias
 

Mehr von Rafael Marinho

O que preciso saber sobre Cidadania Italiana
O que preciso saber sobre Cidadania Italiana O que preciso saber sobre Cidadania Italiana
O que preciso saber sobre Cidadania Italiana Rafael Marinho
 
Memorial concurso docente ufba
Memorial   concurso docente ufbaMemorial   concurso docente ufba
Memorial concurso docente ufbaRafael Marinho
 
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobile
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobileCurso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobile
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobileRafael Marinho
 
Mapas mentais e mapas conceituais
Mapas mentais e mapas conceituaisMapas mentais e mapas conceituais
Mapas mentais e mapas conceituaisRafael Marinho
 
Keynote seleção docente
Keynote seleção docenteKeynote seleção docente
Keynote seleção docenteRafael Marinho
 
Keynote defesa da dissertação
Keynote defesa da dissertação Keynote defesa da dissertação
Keynote defesa da dissertação Rafael Marinho
 
Modelos de gestão organizacional
Modelos de gestão organizacionalModelos de gestão organizacional
Modelos de gestão organizacionalRafael Marinho
 
Segurança da informação na web
Segurança da informação na webSegurança da informação na web
Segurança da informação na webRafael Marinho
 
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10Rafael Marinho
 
Card Sorting: designing usable categories
Card Sorting: designing usable categoriesCard Sorting: designing usable categories
Card Sorting: designing usable categoriesRafael Marinho
 
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...Rafael Marinho
 
Avaliação de Usabilidade (Monografia)
Avaliação de Usabilidade (Monografia)Avaliação de Usabilidade (Monografia)
Avaliação de Usabilidade (Monografia)Rafael Marinho
 
[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo
[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo
[Cinform] Arquitetura de Informacao - ArtigoRafael Marinho
 
Arquitetura de Informação
Arquitetura de InformaçãoArquitetura de Informação
Arquitetura de InformaçãoRafael Marinho
 

Mehr von Rafael Marinho (20)

O que preciso saber sobre Cidadania Italiana
O que preciso saber sobre Cidadania Italiana O que preciso saber sobre Cidadania Italiana
O que preciso saber sobre Cidadania Italiana
 
Memorial concurso docente ufba
Memorial   concurso docente ufbaMemorial   concurso docente ufba
Memorial concurso docente ufba
 
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobile
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobileCurso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobile
Curso de Gerenciamento de Informações pessoais na era mobile
 
Mapas mentais e mapas conceituais
Mapas mentais e mapas conceituaisMapas mentais e mapas conceituais
Mapas mentais e mapas conceituais
 
Keynote seleção docente
Keynote seleção docenteKeynote seleção docente
Keynote seleção docente
 
Keynote defesa da dissertação
Keynote defesa da dissertação Keynote defesa da dissertação
Keynote defesa da dissertação
 
Modelos de gestão organizacional
Modelos de gestão organizacionalModelos de gestão organizacional
Modelos de gestão organizacional
 
Segurança da informação na web
Segurança da informação na webSegurança da informação na web
Segurança da informação na web
 
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10
Arquiteturadeinformao apresentao2-03-05-10
 
Card Sorting: designing usable categories
Card Sorting: designing usable categoriesCard Sorting: designing usable categories
Card Sorting: designing usable categories
 
Projeto de WebSite
Projeto de WebSiteProjeto de WebSite
Projeto de WebSite
 
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...
Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento: uma arquitetura d...
 
Avaliação de Usabilidade (Monografia)
Avaliação de Usabilidade (Monografia)Avaliação de Usabilidade (Monografia)
Avaliação de Usabilidade (Monografia)
 
Taxonomia
TaxonomiaTaxonomia
Taxonomia
 
Card-sorting
Card-sortingCard-sorting
Card-sorting
 
TCC 17.04.09
TCC 17.04.09TCC 17.04.09
TCC 17.04.09
 
[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo
[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo
[Cinform] Arquitetura de Informacao - Artigo
 
PROJETO DE PESQUISA
PROJETO DE PESQUISAPROJETO DE PESQUISA
PROJETO DE PESQUISA
 
Brainstorm
BrainstormBrainstorm
Brainstorm
 
Arquitetura de Informação
Arquitetura de InformaçãoArquitetura de Informação
Arquitetura de Informação
 

Keynote Projeto de Pesquisa Mestrado

  • 1. Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • 3.
  • 4. Pergunta de Partida e Exploração
  • 5.
  • 7.
  • 9.
  • 11.
  • 13.
  • 14.
  • 15. Conceitos de Arquitetura de Informação
  • 16. O que NÃO é Arquitetura de Informação Graphic design is NOT information architecture. · Software development is NOT information architecture. · Usability engineering is NOT information architecture
  • 17. O que É Arquitetura de Informação Arquitetura de informação é a arte e ciência de catalogar e organizar Web sites, Intranets, comunidades online e software para dar suporte à usabilidade e facilidade de obtenção de informações, e também, como uma comunidade emergente de profissionais focada em facilitar o acesso e uma boa experiência no uso.
  • 18. O que É Arquitetura de Informação Tornar o complexo claro. Wurman (1997) O design estrutural de ambientes de informação compartilhados. A combinação dos esquemas de organização, de rotulação de busca e de navegação dentro de websites e intranets. A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usabilidade e a findability . UM estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entedimento .
  • 19. O que É Arquitetura de Informação
  • 20. E a Ciência da Informação com isso?
  • 21. Do ponto de vista histórico Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. A História é escrita pelos autores Em 1994 fundamos a empresa Argus; Em 1996, um livro intitulado  Information Architects  apareceu em nossos escritórios Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado a EXPRESSÃO "Arquitetura da Informação" em 1975. E assim, enquanto algumas pessoas aderiram à definição Wurman, tornamo-nos evangelistas da LIS (Library and Informations Science) da escola de Ciência da Informação. Nós discutíamos apaixonadamente o valor da aplicação tradicional da LIS no desenho de sites e intranets. Em 1998 o Urso Polar nasceu.
  • 22. Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (temas) Tema 8 - Tecnologia da Informação (Odonne & Gomes) Trabalhos sobre o impacto e o uso das tecnologias de informação nos diferentes setores da sociedade, sobretudo no ensino, na profissão e nas unidades de informação; estudos sobre a implantação de sistemas de inteligência competitiva; sobre recursos para a automação de unidades de informação; estudos sobre as redes eletrônicas de informação e sobre as bibliotecas virtuais, digitais e eletrônicas, entre outros. Termos:   Hipertexto e hipermídia, Bases de dados, Mecanismos de busca ( search engines ),  –  Outros sistemas e tecnologias de comunicação e informação
  • 23. Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (Grupos ou agrupamentos) GT 8 – Informação e Tecnologia (ANCIB)   Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais.
  • 24. Do ponto de vista estrutural Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. A Estrutura e a divisão de áreas (Linhas de pesquisa) Linha de Pesquisa 1 – Políticas, tecnologias e usos da informação   Estudos teóricos e aplicados sobre a infraestrutura e políticas de acesso, controle e uso da informação, do documento e das tecnologias intelectuais. Contempla a identificação e o monitoramento de necessidades, assim como a avaliação de padrões de funcionamento e gestão de redes e sistemas de informação . Abrange pesquisas sobre identidade e memória cultural, incluindo o exame de metodologias e estratégias de preservação documental. Envolve ainda o estudo das tendências e dos indicadores de produção e comunicação científica.
  • 25. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Em 1996, um livro intitulado   Information Architects   apareceu em nossos escrit ó rios.   N ó s Aprendi que um colega com o nome de Richard Saul Wurman tinha inventado o "Arquitetura da Informa ç ão expressão" em 1975.   Depois de ler seu livro, eu lem- ber pensando 'isso não é arquitetura de informa ç ão, esta é uma informa ç ão design. Como fica claro na primeira edição, Peter e eu insistimos em demonstrar o valor da biblioteconomia e da ciência da informação para os webdesigners. Desde então, desenvolvemos uma perspectiva muito mais interdisciplinar sobre arquitetura da informação. É claro que os bibliotecários têm muito a oferecer à prática de arquitetura da informação.
  • 26.