SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 151
POVOS E IDENTIDADES E BRASIS – 1º MC  COLÉGIO JESUS CRISTO REI  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 1 Muitos povos lutam para terem o seu próprio estado nacional, mas não podem porque não possuem o seu próprio território e nem o seu governo soberano. Os países donos das áreas onde esses povos se localizam não cedem espaço para formarem os seus próprios territórios, pois esses locais podem ser produtivos ou estratégicos para sua defesa.
 
[object Object],[object Object]
FRASE 2 Palestinos e Judeus tinham como principal relação e objetivos a conquista de terras, os dois tem em comum grupo terrorista (PKK e  ETA). Para solucionar os conflitos a ONU tenta separar as terras por igual, mas sempre  acaba dando errado pois Israel não devolve as terras para serem divididas.
Palestina X Israel
comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 3  Espaço geográfico é um território transformado pela dinâmica do homem, conhecida como espaço humanizado. Ex: uma determinada região transformada pelo homem.
 
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE  4 Estado nacional é organizada politicamente e socialmente ocupando um território Normalmente , e dirigida por soberania reconhecida internamente e externamente , sendo assim o estado nacional é um órgão  que executivo da soberania como uma instituição.
 
[object Object]
FRASE 5 Muitos povos não conseguiram forma seus estados ou países porque o dialeto é uma linguagem muito forte entre vários povos. Desse modo até hoje muitas identidades regionais da Itália( Napolitano, Calábria, Toscanos, entre outros)- embora ainda persistem- não chegaram a formar um país. por CLIENTE
 
Eu achei errado esses povos não terem seu próprio país ou estado, eles já existem a tanto tempo e ainda não terem seu estado ou país, mesmo que eles ainda não tenha uma língua própria.
FRASE 6 Escreva sobre casos em que povos e etnias foram incorporados em contextos nacionais diferentes de sua origem. Somos ao mesmo tempo brancos, índios e negros. São essas as nossas raízes, às quais mais tarde vieram se juntar povos do Oriente Próximo, do Extremo Oriente e de outras partes do mundo. Somos um povo mestiço, com uma cultura mestiça, mas o assumir dessa identidade só veio a ganhar alguma legitimidade por volta dos anos 20 do século passado, época, inclusive, em que se formaram duas importantes marcas dessa ascendência: o samba, no universo da música popular brasileira, e a umbanda, síntese das diversidade religiosa afro-brasileira. Negros e índios: impossível pensar o Brasil sem essas duas origens. Suas marcas estão na constituição física do brasileiro e também na sua cultura, sobressaindo-se a música e a religião, mas incluindo também dimensões como língua, culinária, estética, valores sociais e estruturas mentais.
Diversidade de povos
[object Object]
[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]
FRASE 8 Os Bascos são um povo que se localizam no Sudeste da França e ao Norte da Espanha, porém atuam apenas na Espanha. O povo Basco luta por sua independência cultural pois a Espanha não aceita os Bascos como uma Nação, e é por isso que existe o ETA, grupo terrorista que luta a favor dos Bascos. Esse povo não se considera Espanhol, e sim Basco, o que nos transmite uma perceptível visão de um povo forte, determinado, e muito patriota acima de tudo.
Imagem Ilustrativa
Comentário ,[object Object]
FRASE 9  Em que contexto nasceu na Espanha o E T A ?
 
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE 10 O objetivo dos Bascos quando são defendidos pelo grupo ETA era para ter uma pátria e ganhar sua liberdade, com o fim da ditadura franquista foi aprovada uma lei que concedia mais direito aos bascos, como ter seu próprio parlamento, sua própria política e educação entre outros privilégios, mais não a soberania. O ETA rejeitou o estatuto e se manteve na luta armada terrorista, com isso perdeu muito apoio da população.
[object Object],[object Object],[object Object]
COMENTÁRIO  ,[object Object]
FRASE 11 Nos dias de hoje atuam fazendo vandalismos,  arrumando confrontos contra policias e civis sempre querendo obter independência,buscando sempre favorecer os Bascos . Noticia do ETA em 2010 O policial francês que morreu na terça-feira depois do roubo de vários carros em uma concessionária da região de Paris foi morto em um tiroteio com membros do ETA, segundo a procuradoria francesa.
 
Comentario ,[object Object]
FRASE 12  O povo curdo é um grupo étnico, descendentes de tribos de  pastores  que se julgam donos das montanhas do Oriente médio, localizam-se no Irã, Iraque, Síria e Turquia .Um povo com tradição totalmente  guerreira .
População : 486,000 Língua : Curdo Central Religião:  Islamismo Evangélicos:  0,00% Fonte:  Joshua Project
O curdistão é um povo muito  descriminado ,e atualmente os curdos não são aceitos em quase nenhum dos  país aonde vivem ,o que  procuram é poder ter direito de sua economia e são até hoje a maior etnia sem estado  do mundo.
FRASE 14 Após a 1ª Guerra Mundial, com o desmembramento do Império Otomano, uma parte do Curdistão foi integrada no Iraque e a outra continuou na Turquia. A partir de 1924 o regime turco proíbe a língua, a cultura e as instituições curdas, tendo em vista o seu aniquilamento(total destruição). Durante a 2ª Guerra Mundial, os curdos que estavam sob o domínio do Irã empreendem uma luta armada pela sua independência, a qual conduziu à efémera República de Mahabad. A repressão não se fez esperar onde quer que se encontrassem . O número de curdos exterminados ou deslocados das suas aldeias não pára de aumentar.
 
Com o fim do Império Otomano, uma parte dos Curdos foi para a Turquia e outra para o Iraque, como a maior parte dos Curdos foi para a Turquia, eles tiveram domínio sobre o Iraque e começaram a proibir sua língua, cultura, instituições Curdas e planejaram o seu aniquilamento.
FRASE 15 Explique sobre o Tratado de Lausanne e em que implicou no desmembramento do espaço onde habitavam os curdos.
 
O Tratado de Lausanne foi a repartição do território curdo em quatro países: Turquia , Síria, Irã e Iraque, sendo no território iraquiano e turco, Saddan Hussein ‘’culpado’’ pelo massacre das comunidades curdas.
FRASE 16    Curdos ,[object Object]
 
[object Object],[object Object]
[object Object],FRASE 17 UPK e PDK
 
[object Object],Comentário
FRASE 19  A intolerância do fundamentalismo cristão é,em vários casos,direcionada a outras religiões (como islamismo e o judaísmo).A questão do fundamentalismo religioso está diretamente ligada à fundação de Israel.O estado israelense é considerado fortemente influenciado por sua religião,daí a denominação Estado judaico.A Palestina foi escolhida pelos líderes sionistas como área de ocupação do Estado por justificativa das escrituras sagradas israelitas.
 
Os Judeus e os Muçulmanos levam a religião a sério,cada um com suas tradições e etnias acreditando em um Deus e vivendo no fundamentalismo.O conflito não está direcionado só a religião,mas também as terras que os  Judeus querem de volta,assim aumentando o conflito.
FRASE 21 A fundação de Israel está diretamente ligada ao fundamentalismo religioso. A ONU para solucionar esse conflito, decidiu dividir a Palestina em dois estados independentes: um judeu e outro palestino.
 
Os árabes da Palestina inconformados com a decisão da ONU, declararam guerra ao recém criado Estado de Israel, permanecendo até os dias de hoje.
[object Object],[object Object]
 
[object Object]
FRASE 23  A Guerra dos Seis Dias de Yon Kippur foi no século XX. O governo de Israel tomou uma providência (Linha de Bar-Lev), pois queria proteger as terras conquistadas. As nações Árabes derrotada neste primeiro conflito, ainda se sentiam desrespeitados e então se organizaram contra Israel.
 
Como consequência dessa Guerra, houve a curto prazo, uma sanção econômica que motivou várias nações a descobrirem fontes de energia que reduzissem a dependência em relação aos derivados do petróleo.
FRASE 24  A OLP tem como principal objetivo, criar um Estado Palestino independente e retirar os israelenses do território da antiga Palestina a idéia de inicio e a de que Judeus e Palestinos possam viver em paz cada um respeitando os limites um do outro.
 
[object Object]
FRASE 25  Os acordos de Camp David foram um tratado de paz assinado pelo presidente do Egito  Presidente   Anwar Sadat  e pelo  Primeiro-Ministro   Menachem Begin , de  Israel , em  17 de Setembro  de  1978  Os dois Acordos de Paz,  A Framework for Peace in the Middle East  ("um quadro para a paz no Oriente Médio") e  A Framework for the Conclusion of a Peace Treaty between Egypt and Israel  ("um quadro para a conclusão de um tratado de paz entre Egito e Israel"), contêm disposições sobre como seria encaminhada a  questão palestina
 
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE 26  O embate entre ricos e pobres, acontecem nos aspectos que o choque de civilizações é muito grande devido a diferença cultural, comportamental entre as classes sociais, a desigualdade econômica e o preconceito que acontece de diferentes formas com os menos favorecidos financeiramente.
 
No mundo onde vivemos e principalmente no pais onde vivemos, acontece muito preconceito, raciais e sociais, dificultando muitas coisas para os menos favorecidos, em muitas ocasiões quando brasileiros saem do país são descriminados pelas suas origens e culturas.
Frase 27 O “choque de civilizações” é uma teoria criada por Samuel Phillips Huntington, para explicar a verdadeira causa dos conflitos existentes no mundo que é a união de culturas. Para Huntington, o fato de duas culturas que possuem sua identidade própria conviverem juntas, provoca atritos devido a cada uma delas defender seus ideais.
 
[object Object],[object Object]
FRASE 28 As maiorias dos imigrantes pobres encontram barreiras para entrar em paises ricos por causa da xenofobia e por oferecerem mão de obra barata, a consequêcia disso e a dificuldade de movimentação dos povos pelo espaço global
 
Comentário ,[object Object]
[object Object],[object Object]
 
[object Object]
- FRASE  -  30 Por que podemos afirmar que a principal barreira contra a imigração Mexicana não ser natural ? Desde anos atrás a imigração Mexicana era de difícil acesso, e piorou após os ataques terrorista do dia 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas, conseguir um visto para os EUA se tornou ainda mais difícil devido as novas regras de migração e segurança adotadas. O que consequentemente aumentou o número de tentativas de entra nos EUA através da fronteira do México, levando os EUA a usarem medidas de maior rigor seguido de violência às vezes sobre os Mexicanos e outros imigrantes.
- IMAGEM - ,[object Object]
- COMENTÁRIO -  ,[object Object]
Frase31   Os africanos tem uma qualidade de vida muito baixa por isso procuram um local onde tem mais trabalho como a Europa, eles seguem para lá na ilusão de que vão encontrar trabalho melhor- podem até encontrar mas é difícil, pois há muito racismo nos dias de hoje.
Procurando trabalho!
Comentário  Este tema é um tanto intrigante para aqueles que não o conhecem, pois os africanos foram para a Europa para conseguir uma vida melhor, porquê a África foi explorada por eles( europeus ), e agora os africanos querem o quê não puderam ter pois os europeus e muitos outros exploraram a áfrica de tal maneira que a qualidade de vida deles é muito baixa porquê não há mais riqueza.
[object Object]
 
[object Object]
FRASE 33 POR QUE O CONTINENTE  EUROPEU-  QUE NO PASSADO FOI CARACTERIZADO POR SER DE EMIGRAÇÃO, ATUALMENTE SER UM CONTINENTE MARCADO PELA IMIGRAÇÃO?
O continente europeu está sendo marcado pela imigração pois muitas pessoas de países pobres vão buscar uma qualidade de vida melhor, assim as ruas de Madri, Berlim, Roma e Paris ficam lotados de clandestinos.
 
FRASE 34  ,[object Object]
[object Object]
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE 35 O BRASIL também pode ser chamado de  BRASIS , pois é um país de muitas culturas, etnias e crenças. Não se pode dizer exatamente o perfil de um brasileiro, pois nenhum pertence a uma única etnia. Para a maioria dos países, essa é uma característica ruim, mas para nós, a diversidade é nosso motivo de orgulho!
 
O tema  BRASIS  merece destaque, pois a diversidade cultural é uma característica marcante do país. Além dos índios (que já habitavam o que hoje chamamos de Brasil) e os portugueses (que colonizaram a região), “Brasis” se deve também às influências de outros grupos étnicos, como os africanos, os italianos e os alemães. Países como França, Inglaterra e EUA que exportam hábitos para o mundo, também influenciam, até hoje,   a cultura brasileira. O fato é que o Brasil abriga muitos valores, e não importa de onde vieram, todos devem ser respeitados, pois, como dito anteriormente, não há brasileiro que faça parte de uma só etnia. É por isso que podemos dizer que  ser brasileiro é ser  único  e, ao mesmo tempo,  igual  a todo o mundo.
FRASE 37 A democracia racial aplicada no Brasil na realidade é um mito, pois há desigualdade social e discriminação racial entre brancos e pretos. Os brancos têm mais oportunidades de estudo e emprego, enquanto o maior número de desempregados e pessoas com pouca escolaridade é a população negra. A maior parte da população brasileira que tem melhores condições  sociais e posições no governo são ,os brancos. Por isso, não pode-se dizer que há democracia racial no Brasil enquanto houver desigualdade social entre brancos e negros
 
[object Object]
FRASE 38
 
[object Object],[object Object]
Questão 39 ,[object Object]
 
[object Object]
FRASE 40 Raposa serra do sol  ,[object Object],[object Object]
Charge
Comentário A area rapoza serra do sol  é sim dos indígenas por direito pela historia , e por tudo que eles já sofrerão e viverão nesse pais , é uma das maiores terras indígenas , representando 13 porcento do territorio nacional  , os indios não podem desmatar essa área só podem usufruir dos bens que a natureza proporciona !.
FRASE 41 Por Mais de 300 anos os negros foram trazidos ao Brasil para trabalharem como escravos, isso causou uma miscigenação na população brasileira, além do fato de ter surgido uma nova etnia no país: o negro, hoje o negro está presente em todos os cantos do Brasil, eles influenciaram muito em nossa cultura, mas sofrem discriminação social, pois a grande maioria dos negros no país é pobre.
 
A população brasileira têm os negros como etnia base de outras. Os negros foram tirados da África para trabalharem como escravos no Brasil, um povo que sofreu muito e que ajudou a erguer o país. A contribuição cultural da população negra é muito grande, eles contribuíram na música, na dança, na religião e em muitas outras coisas. Eles merecem todo o nosso respeito e nossa admiração.
Frase 42 ,[object Object]
Imagens ilustrativas: imigrações
Comentário sobre o tema: ,[object Object]
FRASE 43  Emigração  O Brasil é um país de emigrantes e imigrantes, pessoas que vivem uma realidade difícil observam que a expectativa de gerar lucros e ter uma qualidade de vida melhor, não é possível no país com exclusão e a desvalorização da capacidade do cidadão, então a procura por países com mais qualidade de vida e melhoras na vida social do cidadão. Os emigrantes atuais são jovens de classe média  que vão tentar a vida no exterior  buscando ensino superior  melhor,  trabalho com qualidade sistema de saúde modernizado ,no entanto o continente mais procurado e a América . Muitas vezes os países não  aceitam os imigrantes por eles ter uma mão de obra barata e abaixar o IDH do pais .
Imigrações e emigrações
Comentário  ,[object Object]
FRASE 44  Com a escravidão em decadência, a solução era conseguir mão de obra pouco assalariada. Os Europeus viram surgir uma oportunidade de trabalho, e começaram a imigrar para o Brasil, mas precisamente no sul, devido ao clima e as plantações que lá existiam.
 
COMENTÁRIO  ,[object Object]
FRASE 45  Contribuições dos imigrantes para a população do Brasil A vinda de imigrantes para o Brasil foi de grande importância para o crescimento de nosso país. Italianos, espanhóis, portugueses, alemães, japoneses e outros todos em busca de um mesmo futuro,imigrantes que contribuíram no crescimento do café,contribuíram trazendo suas culturas para cá.
 
Comentário A imigração para o Brasil foi o que fez aumentar a população do país com o povoamento,onde vinham pessoas de vários paises para explorar as terras por meios de atividades de agricultura.
FRASE 46 Não existe nenhum fundamento cientifico na ideia de que determinado tipo de clima possa determinar um alto desenvolvimento socioeconômico. No entanto, populações saíram do seu país e foram para outros países porque havia uma situação de miséria na sua terra natal.Eles vieram em busca de trabalho e ter condições de uma vida melhor, com isso, se estabeleceram em regiões onde estava no momento a maior parte da economia do pais.
 
Portanto o desenvolvimento socioeconômico de um país não está diretamente relacionado com o clima, mas em áreas com o clima temperado e tropical, o clima ajuda influenciando na agricultura, e acaba ajudando, portanto, o desenvolvimento desses países .
FRASE 47 As migrações internas no Brasil acontecem  por vários  motivos, sendo  tanto econômicos como desastres ecológicos, aconteceu também pelo fato das secas que rondaram o nordeste no ano de 1960 e fez com que pessoas abandonassem seus lares por falta de não ter como manter a agricultura, e pelo inicio do Ciclo da borracha .
 
[object Object],[object Object]
FRASE 49 Existem cerca de 200 mil brasileiros vivendo no Japão.São chamados Dekasseguis,normalmente descendentes de japoneses que,nas décadas de 1980 e 1990,deixaram o Brasil,fugindo da crise economica e do desemprego,aceitando empregos braçais no Japão.Muitos Dekasseguis enviam dinheiro pra suas famílias no Brasil.Esse número expressivo motivou diversas empresas brasileiras a abrirem filiais para prestarem serviços lá.
 
Os Dekasseguis foram para o Japão com intuito de uma vida melhor,não só para eles mas como para as suas famílias que vivem aqui no Brasil.Eles vivem legalizados no Japão,mas na esperança de uma vida melhor.
FRASE 50  Os brasiguaios são brasileiros que emigram  para o Paraguai   em busca de uma vida melhor ,  já que eles entram a maioria das vezes ilegalmente no Paraguai vivem irregularmente e muitos em extrema pobreza pois seu objetivo  nem sempre e conquistado.
 
Podemos concluir que os brasiguaios sofrem muitas dificuldades e com isso eles devem tomar atitudes graves com seus próprios filhos como trabalho escravo e até prostituição.
[object Object],[object Object]
 
Os imigrantes que vieram para o Brasil, no século XIX , saíram dos seus países pois queriam fugir da má situação em que sua região estava passando. Os imigrantes chegaram e se juntaram com a população brasileira provocando assim grandes mudanças,que os imigrantes tinham em seus países e trouxeram para o Brasil.
FRASE 52 OS ITALIANOS ESTABELECERAM –SE MAIS NO SUL E NO SUDESTE DO BRASIL,PRINCIPALMENTE EM SÃO PAULO,ASSIM TRAZENDO PARA O BRASIL UMA DE SUAS CULTURAS MAIS ABRANGENTES ,SUA CULINÁRIA DE MASSAS.
 
[object Object]
FRASE 53 Os portugueses se estabeleceram em todas as regiões do Brasil, mas no inicio da colonização do Brasil no nordeste brasileiro, onde começou a colonização, onde após da abolição da escravatura os primeiros imigrantes portugueses chegaram e ocuparam, região onde se encontravam as plantações de cana-de-açúcar em pleno desenvolvimento. No século XVIII com a descoberta de ouro em Minas Gerais, os imigrantes começaram a colonizar, Minas e a região Centro-oeste. Atualmente o Rio de Janeiro é a localidade que tem a maior quantidade de portugueses e seus descendentes. Esses portugueses trouxeram diversos padrões culturais, principalmente a religião católica com a intenção de converter os índios. Eles também trouxeram as festas religiosas como o Natal, a Festa Junina e a Folia de reis. O Carnaval brasileiro foi iniciado pelos portugueses com o nome de entrudo.
 
Os portugueses vieram para o Brasil com a intenção de colonizar e de conseguir recursos naturais e acabaram ficando por aqui. Esses portugueses se estabeleceram no inicio da colonização no nordeste e com o passar do tempo se estabeleceram em todas as regiões do Brasil. Eles foram muito importantes para a cultura do Brasil, onde trouxeram a religião católica, a festa de Natal, festa junina, folia de reis e não podemos esquecer do Carnaval, que tinha o nome de entrudo. Sua contribuição foi muito importante para a cultura e para a economia naquela época.
FRASE 54 Os Alemães A imigração alemã veio associada a um objetivo, era desenvolvimento da agricultura e a ocupação da região sul. A ocupação de imigrantes alemães na região sul pode ser considerada por “colonização de povoamento”.
Imagens
Conclusão  Os alemães trouxeram um grande benéfico para o Brasil como: os desenvolvimentos agrícolas além de sua cultura construindo casas típicas do modelo alemão e também com danças originárias do seu país.
FRASE 55 Povos de identidades e os brasis Os japoneses após chegarem ao Brasil se estabeleceram em sua maioria nos estados do Pará, Paraná e São Paulo, este apresentou maior  concentração, nestes estados desenvolveram o cultivo de plantas como pessêgo, morango e hortifrutigranjeiros, também desenvolveram cooperativas agrícolas no Brasil. Também contribuiram na cultura brasileira, exemplo bairro da Liberdade em São Paulo, culinária com pratos como o sushi e o sashimi, além das artes marciais como o judô, karatê e o aikidô.
 
[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)Atividades Diversas Cláudia
 
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM II
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM IIPROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM II
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM IINelson Silva
 
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aula
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aulaHistória - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aula
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aulaDiedNuenf
 
H7 4 bim_aluno_2013
H7 4 bim_aluno_2013H7 4 bim_aluno_2013
H7 4 bim_aluno_2013Icobashi
 
Identidades Brasileiras
Identidades BrasileirasIdentidades Brasileiras
Identidades BrasileirasHelio Fagundes
 
Trabalho de história
Trabalho de históriaTrabalho de história
Trabalho de históriaLarissa
 
14 história rafael - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...
14 história   rafael  - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...14 história   rafael  - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...
14 história rafael - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...Rafael Noronha
 
A partilha da africa trabalho geo
A partilha da africa trabalho geoA partilha da africa trabalho geo
A partilha da africa trabalho geobaltazar
 
Africa continente sofrido_explorado(1)
Africa continente sofrido_explorado(1)Africa continente sofrido_explorado(1)
Africa continente sofrido_explorado(1)jonatha741
 
Formação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroFormação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroferaps
 
Conflitos nacionalistas na europa
Conflitos nacionalistas na europaConflitos nacionalistas na europa
Conflitos nacionalistas na europaFernanda Lopes
 

Was ist angesagt? (20)

Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em (2)
 
Movimento negro mundial
Movimento negro mundialMovimento negro mundial
Movimento negro mundial
 
História artes-ens.fundamental
História artes-ens.fundamentalHistória artes-ens.fundamental
História artes-ens.fundamental
 
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história emAtividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em
Atividade 3 do 2º bimestre top6 op6 história em
 
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM II
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM IIPROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM II
PROGRAMA DE HISTÓRIA 2009 CEN 6º ANO DO EF AO 3º ANO DO EM II
 
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aula
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aulaHistória - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aula
História - Prof Celso Blog SEMEC 7ano aula
 
H7 4 bim_aluno_2013
H7 4 bim_aluno_2013H7 4 bim_aluno_2013
H7 4 bim_aluno_2013
 
Plano de ensino 7º ano história
Plano de ensino 7º ano históriaPlano de ensino 7º ano história
Plano de ensino 7º ano história
 
Identidades Brasileiras
Identidades BrasileirasIdentidades Brasileiras
Identidades Brasileiras
 
Trabalho de história
Trabalho de históriaTrabalho de história
Trabalho de história
 
14 história rafael - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...
14 história   rafael  - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...14 história   rafael  - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...
14 história rafael - conquista da américa, povos pré-colombianos e coloniz...
 
A partilha da africa trabalho geo
A partilha da africa trabalho geoA partilha da africa trabalho geo
A partilha da africa trabalho geo
 
Planejamento de historia em. por bimestre 2014
Planejamento de historia em. por bimestre 2014Planejamento de historia em. por bimestre 2014
Planejamento de historia em. por bimestre 2014
 
Planejamento de historia em.
Planejamento de historia em.Planejamento de historia em.
Planejamento de historia em.
 
Plano de ensino 8º ano his´toria
Plano de ensino 8º ano his´toriaPlano de ensino 8º ano his´toria
Plano de ensino 8º ano his´toria
 
Africa continente sofrido_explorado(1)
Africa continente sofrido_explorado(1)Africa continente sofrido_explorado(1)
Africa continente sofrido_explorado(1)
 
Plano de ensino 9º ano história
Plano de ensino 9º ano históriaPlano de ensino 9º ano história
Plano de ensino 9º ano história
 
América latina def
América latina defAmérica latina def
América latina def
 
Formação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroFormação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiro
 
Conflitos nacionalistas na europa
Conflitos nacionalistas na europaConflitos nacionalistas na europa
Conflitos nacionalistas na europa
 

Ähnlich wie Povos sem Estado e identidades culturais

LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptx
LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptxLIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptx
LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptxRejaneConceiodeArajo
 
O Choque Cultural Branco íNdio
O Choque Cultural Branco íNdioO Choque Cultural Branco íNdio
O Choque Cultural Branco íNdiobloghist
 
revolução haitiana. Apresentação em powerpoint
revolução haitiana. Apresentação em powerpointrevolução haitiana. Apresentação em powerpoint
revolução haitiana. Apresentação em powerpointEdmarVictorGuaraniKa
 
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)echechurry
 
Matrizes culturais – 2ª parte
Matrizes culturais – 2ª parteMatrizes culturais – 2ª parte
Matrizes culturais – 2ª partefelipedacarpereira
 
O choque das civilizações
O choque das civilizaçõesO choque das civilizações
O choque das civilizaçõesDoug Caesar
 
África conflitos geopolíticos.
África conflitos geopolíticos.África conflitos geopolíticos.
África conflitos geopolíticos.Camila Brito
 
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicas
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicasIfes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicas
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicasKéliton Ferreira
 
África, América e Ásia antes dos europeus
África, América e Ásia antes dos europeusÁfrica, América e Ásia antes dos europeus
África, América e Ásia antes dos europeusValeria Kosicki
 
Pesquisa sobre negros no Brasil
Pesquisa sobre negros no BrasilPesquisa sobre negros no Brasil
Pesquisa sobre negros no Brasildante500anos
 

Ähnlich wie Povos sem Estado e identidades culturais (20)

LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptx
LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptxLIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptx
LIBERTADORES DA AMÉRICA COLONIAL.pptx
 
País basco
País bascoPaís basco
País basco
 
RA Os povos africanos.
RA Os povos africanos.RA Os povos africanos.
RA Os povos africanos.
 
Nacionalismos e separatismos
Nacionalismos e separatismosNacionalismos e separatismos
Nacionalismos e separatismos
 
O Choque Cultural Branco íNdio
O Choque Cultural Branco íNdioO Choque Cultural Branco íNdio
O Choque Cultural Branco íNdio
 
revolução haitiana. Apresentação em powerpoint
revolução haitiana. Apresentação em powerpointrevolução haitiana. Apresentação em powerpoint
revolução haitiana. Apresentação em powerpoint
 
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)
Texto escolar3anoestadonacaoterritoriofronteiraspoliticas(1)
 
Matrizes culturais – 2ª parte
Matrizes culturais – 2ª parteMatrizes culturais – 2ª parte
Matrizes culturais – 2ª parte
 
O choque das civilizações
O choque das civilizaçõesO choque das civilizações
O choque das civilizações
 
POVOS INDIGENAS BRASILEIROS
POVOS INDIGENAS BRASILEIROSPOVOS INDIGENAS BRASILEIROS
POVOS INDIGENAS BRASILEIROS
 
África conflitos geopolíticos.
África conflitos geopolíticos.África conflitos geopolíticos.
África conflitos geopolíticos.
 
Aula 1 - Africa.ppt
Aula 1 - Africa.pptAula 1 - Africa.ppt
Aula 1 - Africa.ppt
 
áFrica e américa
áFrica e américaáFrica e américa
áFrica e américa
 
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicas
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicasIfes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicas
Ifes aula 13-estado-nação-território_separatismo_e_minorias_étnicas
 
Sociologia brasileira
Sociologia brasileiraSociologia brasileira
Sociologia brasileira
 
África, América e Ásia antes dos europeus
África, América e Ásia antes dos europeusÁfrica, América e Ásia antes dos europeus
África, América e Ásia antes dos europeus
 
Pesquisa sobre negros no Brasil
Pesquisa sobre negros no BrasilPesquisa sobre negros no Brasil
Pesquisa sobre negros no Brasil
 
Resolução uerj
Resolução uerjResolução uerj
Resolução uerj
 
Resolução uerj
Resolução uerjResolução uerj
Resolução uerj
 
América espanhola e inglesa
América espanhola e inglesaAmérica espanhola e inglesa
América espanhola e inglesa
 

Mehr von ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 

Mehr von ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 

Kürzlich hochgeladen

Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 

Povos sem Estado e identidades culturais

  • 1.
  • 2. FRASE 1 Muitos povos lutam para terem o seu próprio estado nacional, mas não podem porque não possuem o seu próprio território e nem o seu governo soberano. Os países donos das áreas onde esses povos se localizam não cedem espaço para formarem os seus próprios territórios, pois esses locais podem ser produtivos ou estratégicos para sua defesa.
  • 3.  
  • 4.
  • 5. FRASE 2 Palestinos e Judeus tinham como principal relação e objetivos a conquista de terras, os dois tem em comum grupo terrorista (PKK e ETA). Para solucionar os conflitos a ONU tenta separar as terras por igual, mas sempre acaba dando errado pois Israel não devolve as terras para serem divididas.
  • 7.
  • 8. FRASE 3 Espaço geográfico é um território transformado pela dinâmica do homem, conhecida como espaço humanizado. Ex: uma determinada região transformada pelo homem.
  • 9.  
  • 10.
  • 11. FRASE 4 Estado nacional é organizada politicamente e socialmente ocupando um território Normalmente , e dirigida por soberania reconhecida internamente e externamente , sendo assim o estado nacional é um órgão que executivo da soberania como uma instituição.
  • 12.  
  • 13.
  • 14. FRASE 5 Muitos povos não conseguiram forma seus estados ou países porque o dialeto é uma linguagem muito forte entre vários povos. Desse modo até hoje muitas identidades regionais da Itália( Napolitano, Calábria, Toscanos, entre outros)- embora ainda persistem- não chegaram a formar um país. por CLIENTE
  • 15.  
  • 16. Eu achei errado esses povos não terem seu próprio país ou estado, eles já existem a tanto tempo e ainda não terem seu estado ou país, mesmo que eles ainda não tenha uma língua própria.
  • 17. FRASE 6 Escreva sobre casos em que povos e etnias foram incorporados em contextos nacionais diferentes de sua origem. Somos ao mesmo tempo brancos, índios e negros. São essas as nossas raízes, às quais mais tarde vieram se juntar povos do Oriente Próximo, do Extremo Oriente e de outras partes do mundo. Somos um povo mestiço, com uma cultura mestiça, mas o assumir dessa identidade só veio a ganhar alguma legitimidade por volta dos anos 20 do século passado, época, inclusive, em que se formaram duas importantes marcas dessa ascendência: o samba, no universo da música popular brasileira, e a umbanda, síntese das diversidade religiosa afro-brasileira. Negros e índios: impossível pensar o Brasil sem essas duas origens. Suas marcas estão na constituição física do brasileiro e também na sua cultura, sobressaindo-se a música e a religião, mas incluindo também dimensões como língua, culinária, estética, valores sociais e estruturas mentais.
  • 19.
  • 20.
  • 21.  
  • 22.
  • 23. FRASE 8 Os Bascos são um povo que se localizam no Sudeste da França e ao Norte da Espanha, porém atuam apenas na Espanha. O povo Basco luta por sua independência cultural pois a Espanha não aceita os Bascos como uma Nação, e é por isso que existe o ETA, grupo terrorista que luta a favor dos Bascos. Esse povo não se considera Espanhol, e sim Basco, o que nos transmite uma perceptível visão de um povo forte, determinado, e muito patriota acima de tudo.
  • 25.
  • 26. FRASE 9 Em que contexto nasceu na Espanha o E T A ?
  • 27.  
  • 28.
  • 29. FRASE 10 O objetivo dos Bascos quando são defendidos pelo grupo ETA era para ter uma pátria e ganhar sua liberdade, com o fim da ditadura franquista foi aprovada uma lei que concedia mais direito aos bascos, como ter seu próprio parlamento, sua própria política e educação entre outros privilégios, mais não a soberania. O ETA rejeitou o estatuto e se manteve na luta armada terrorista, com isso perdeu muito apoio da população.
  • 30.
  • 31.
  • 32. FRASE 11 Nos dias de hoje atuam fazendo vandalismos, arrumando confrontos contra policias e civis sempre querendo obter independência,buscando sempre favorecer os Bascos . Noticia do ETA em 2010 O policial francês que morreu na terça-feira depois do roubo de vários carros em uma concessionária da região de Paris foi morto em um tiroteio com membros do ETA, segundo a procuradoria francesa.
  • 33.  
  • 34.
  • 35. FRASE 12 O povo curdo é um grupo étnico, descendentes de tribos de pastores que se julgam donos das montanhas do Oriente médio, localizam-se no Irã, Iraque, Síria e Turquia .Um povo com tradição totalmente guerreira .
  • 36. População : 486,000 Língua : Curdo Central Religião: Islamismo Evangélicos: 0,00% Fonte: Joshua Project
  • 37. O curdistão é um povo muito descriminado ,e atualmente os curdos não são aceitos em quase nenhum dos país aonde vivem ,o que procuram é poder ter direito de sua economia e são até hoje a maior etnia sem estado do mundo.
  • 38. FRASE 14 Após a 1ª Guerra Mundial, com o desmembramento do Império Otomano, uma parte do Curdistão foi integrada no Iraque e a outra continuou na Turquia. A partir de 1924 o regime turco proíbe a língua, a cultura e as instituições curdas, tendo em vista o seu aniquilamento(total destruição). Durante a 2ª Guerra Mundial, os curdos que estavam sob o domínio do Irã empreendem uma luta armada pela sua independência, a qual conduziu à efémera República de Mahabad. A repressão não se fez esperar onde quer que se encontrassem . O número de curdos exterminados ou deslocados das suas aldeias não pára de aumentar.
  • 39.  
  • 40. Com o fim do Império Otomano, uma parte dos Curdos foi para a Turquia e outra para o Iraque, como a maior parte dos Curdos foi para a Turquia, eles tiveram domínio sobre o Iraque e começaram a proibir sua língua, cultura, instituições Curdas e planejaram o seu aniquilamento.
  • 41. FRASE 15 Explique sobre o Tratado de Lausanne e em que implicou no desmembramento do espaço onde habitavam os curdos.
  • 42.  
  • 43. O Tratado de Lausanne foi a repartição do território curdo em quatro países: Turquia , Síria, Irã e Iraque, sendo no território iraquiano e turco, Saddan Hussein ‘’culpado’’ pelo massacre das comunidades curdas.
  • 44.
  • 45.  
  • 46.
  • 47.
  • 48.  
  • 49.
  • 50. FRASE 19 A intolerância do fundamentalismo cristão é,em vários casos,direcionada a outras religiões (como islamismo e o judaísmo).A questão do fundamentalismo religioso está diretamente ligada à fundação de Israel.O estado israelense é considerado fortemente influenciado por sua religião,daí a denominação Estado judaico.A Palestina foi escolhida pelos líderes sionistas como área de ocupação do Estado por justificativa das escrituras sagradas israelitas.
  • 51.  
  • 52. Os Judeus e os Muçulmanos levam a religião a sério,cada um com suas tradições e etnias acreditando em um Deus e vivendo no fundamentalismo.O conflito não está direcionado só a religião,mas também as terras que os Judeus querem de volta,assim aumentando o conflito.
  • 53. FRASE 21 A fundação de Israel está diretamente ligada ao fundamentalismo religioso. A ONU para solucionar esse conflito, decidiu dividir a Palestina em dois estados independentes: um judeu e outro palestino.
  • 54.  
  • 55. Os árabes da Palestina inconformados com a decisão da ONU, declararam guerra ao recém criado Estado de Israel, permanecendo até os dias de hoje.
  • 56.
  • 57.  
  • 58.
  • 59. FRASE 23 A Guerra dos Seis Dias de Yon Kippur foi no século XX. O governo de Israel tomou uma providência (Linha de Bar-Lev), pois queria proteger as terras conquistadas. As nações Árabes derrotada neste primeiro conflito, ainda se sentiam desrespeitados e então se organizaram contra Israel.
  • 60.  
  • 61. Como consequência dessa Guerra, houve a curto prazo, uma sanção econômica que motivou várias nações a descobrirem fontes de energia que reduzissem a dependência em relação aos derivados do petróleo.
  • 62. FRASE 24 A OLP tem como principal objetivo, criar um Estado Palestino independente e retirar os israelenses do território da antiga Palestina a idéia de inicio e a de que Judeus e Palestinos possam viver em paz cada um respeitando os limites um do outro.
  • 63.  
  • 64.
  • 65. FRASE 25 Os acordos de Camp David foram um tratado de paz assinado pelo presidente do Egito Presidente Anwar Sadat e pelo Primeiro-Ministro Menachem Begin , de Israel , em 17 de Setembro de 1978 Os dois Acordos de Paz, A Framework for Peace in the Middle East ("um quadro para a paz no Oriente Médio") e A Framework for the Conclusion of a Peace Treaty between Egypt and Israel ("um quadro para a conclusão de um tratado de paz entre Egito e Israel"), contêm disposições sobre como seria encaminhada a questão palestina
  • 66.  
  • 67.
  • 68. FRASE 26 O embate entre ricos e pobres, acontecem nos aspectos que o choque de civilizações é muito grande devido a diferença cultural, comportamental entre as classes sociais, a desigualdade econômica e o preconceito que acontece de diferentes formas com os menos favorecidos financeiramente.
  • 69.  
  • 70. No mundo onde vivemos e principalmente no pais onde vivemos, acontece muito preconceito, raciais e sociais, dificultando muitas coisas para os menos favorecidos, em muitas ocasiões quando brasileiros saem do país são descriminados pelas suas origens e culturas.
  • 71. Frase 27 O “choque de civilizações” é uma teoria criada por Samuel Phillips Huntington, para explicar a verdadeira causa dos conflitos existentes no mundo que é a união de culturas. Para Huntington, o fato de duas culturas que possuem sua identidade própria conviverem juntas, provoca atritos devido a cada uma delas defender seus ideais.
  • 72.  
  • 73.
  • 74. FRASE 28 As maiorias dos imigrantes pobres encontram barreiras para entrar em paises ricos por causa da xenofobia e por oferecerem mão de obra barata, a consequêcia disso e a dificuldade de movimentação dos povos pelo espaço global
  • 75.  
  • 76.
  • 77.
  • 78.  
  • 79.
  • 80. - FRASE - 30 Por que podemos afirmar que a principal barreira contra a imigração Mexicana não ser natural ? Desde anos atrás a imigração Mexicana era de difícil acesso, e piorou após os ataques terrorista do dia 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas, conseguir um visto para os EUA se tornou ainda mais difícil devido as novas regras de migração e segurança adotadas. O que consequentemente aumentou o número de tentativas de entra nos EUA através da fronteira do México, levando os EUA a usarem medidas de maior rigor seguido de violência às vezes sobre os Mexicanos e outros imigrantes.
  • 81.
  • 82.
  • 83. Frase31 Os africanos tem uma qualidade de vida muito baixa por isso procuram um local onde tem mais trabalho como a Europa, eles seguem para lá na ilusão de que vão encontrar trabalho melhor- podem até encontrar mas é difícil, pois há muito racismo nos dias de hoje.
  • 85. Comentário Este tema é um tanto intrigante para aqueles que não o conhecem, pois os africanos foram para a Europa para conseguir uma vida melhor, porquê a África foi explorada por eles( europeus ), e agora os africanos querem o quê não puderam ter pois os europeus e muitos outros exploraram a áfrica de tal maneira que a qualidade de vida deles é muito baixa porquê não há mais riqueza.
  • 86.
  • 87.  
  • 88.
  • 89. FRASE 33 POR QUE O CONTINENTE EUROPEU- QUE NO PASSADO FOI CARACTERIZADO POR SER DE EMIGRAÇÃO, ATUALMENTE SER UM CONTINENTE MARCADO PELA IMIGRAÇÃO?
  • 90. O continente europeu está sendo marcado pela imigração pois muitas pessoas de países pobres vão buscar uma qualidade de vida melhor, assim as ruas de Madri, Berlim, Roma e Paris ficam lotados de clandestinos.
  • 91.  
  • 92.
  • 93.
  • 94.
  • 95. FRASE 35 O BRASIL também pode ser chamado de BRASIS , pois é um país de muitas culturas, etnias e crenças. Não se pode dizer exatamente o perfil de um brasileiro, pois nenhum pertence a uma única etnia. Para a maioria dos países, essa é uma característica ruim, mas para nós, a diversidade é nosso motivo de orgulho!
  • 96.  
  • 97. O tema BRASIS merece destaque, pois a diversidade cultural é uma característica marcante do país. Além dos índios (que já habitavam o que hoje chamamos de Brasil) e os portugueses (que colonizaram a região), “Brasis” se deve também às influências de outros grupos étnicos, como os africanos, os italianos e os alemães. Países como França, Inglaterra e EUA que exportam hábitos para o mundo, também influenciam, até hoje, a cultura brasileira. O fato é que o Brasil abriga muitos valores, e não importa de onde vieram, todos devem ser respeitados, pois, como dito anteriormente, não há brasileiro que faça parte de uma só etnia. É por isso que podemos dizer que ser brasileiro é ser único e, ao mesmo tempo, igual a todo o mundo.
  • 98. FRASE 37 A democracia racial aplicada no Brasil na realidade é um mito, pois há desigualdade social e discriminação racial entre brancos e pretos. Os brancos têm mais oportunidades de estudo e emprego, enquanto o maior número de desempregados e pessoas com pouca escolaridade é a população negra. A maior parte da população brasileira que tem melhores condições sociais e posições no governo são ,os brancos. Por isso, não pode-se dizer que há democracia racial no Brasil enquanto houver desigualdade social entre brancos e negros
  • 99.  
  • 100.
  • 102.  
  • 103.
  • 104.
  • 105.  
  • 106.
  • 107.
  • 108. Charge
  • 109. Comentário A area rapoza serra do sol é sim dos indígenas por direito pela historia , e por tudo que eles já sofrerão e viverão nesse pais , é uma das maiores terras indígenas , representando 13 porcento do territorio nacional , os indios não podem desmatar essa área só podem usufruir dos bens que a natureza proporciona !.
  • 110. FRASE 41 Por Mais de 300 anos os negros foram trazidos ao Brasil para trabalharem como escravos, isso causou uma miscigenação na população brasileira, além do fato de ter surgido uma nova etnia no país: o negro, hoje o negro está presente em todos os cantos do Brasil, eles influenciaram muito em nossa cultura, mas sofrem discriminação social, pois a grande maioria dos negros no país é pobre.
  • 111.  
  • 112. A população brasileira têm os negros como etnia base de outras. Os negros foram tirados da África para trabalharem como escravos no Brasil, um povo que sofreu muito e que ajudou a erguer o país. A contribuição cultural da população negra é muito grande, eles contribuíram na música, na dança, na religião e em muitas outras coisas. Eles merecem todo o nosso respeito e nossa admiração.
  • 113.
  • 115.
  • 116. FRASE 43 Emigração O Brasil é um país de emigrantes e imigrantes, pessoas que vivem uma realidade difícil observam que a expectativa de gerar lucros e ter uma qualidade de vida melhor, não é possível no país com exclusão e a desvalorização da capacidade do cidadão, então a procura por países com mais qualidade de vida e melhoras na vida social do cidadão. Os emigrantes atuais são jovens de classe média que vão tentar a vida no exterior buscando ensino superior melhor, trabalho com qualidade sistema de saúde modernizado ,no entanto o continente mais procurado e a América . Muitas vezes os países não aceitam os imigrantes por eles ter uma mão de obra barata e abaixar o IDH do pais .
  • 118.
  • 119. FRASE 44 Com a escravidão em decadência, a solução era conseguir mão de obra pouco assalariada. Os Europeus viram surgir uma oportunidade de trabalho, e começaram a imigrar para o Brasil, mas precisamente no sul, devido ao clima e as plantações que lá existiam.
  • 120.  
  • 121.
  • 122. FRASE 45 Contribuições dos imigrantes para a população do Brasil A vinda de imigrantes para o Brasil foi de grande importância para o crescimento de nosso país. Italianos, espanhóis, portugueses, alemães, japoneses e outros todos em busca de um mesmo futuro,imigrantes que contribuíram no crescimento do café,contribuíram trazendo suas culturas para cá.
  • 123.  
  • 124. Comentário A imigração para o Brasil foi o que fez aumentar a população do país com o povoamento,onde vinham pessoas de vários paises para explorar as terras por meios de atividades de agricultura.
  • 125. FRASE 46 Não existe nenhum fundamento cientifico na ideia de que determinado tipo de clima possa determinar um alto desenvolvimento socioeconômico. No entanto, populações saíram do seu país e foram para outros países porque havia uma situação de miséria na sua terra natal.Eles vieram em busca de trabalho e ter condições de uma vida melhor, com isso, se estabeleceram em regiões onde estava no momento a maior parte da economia do pais.
  • 126.  
  • 127. Portanto o desenvolvimento socioeconômico de um país não está diretamente relacionado com o clima, mas em áreas com o clima temperado e tropical, o clima ajuda influenciando na agricultura, e acaba ajudando, portanto, o desenvolvimento desses países .
  • 128. FRASE 47 As migrações internas no Brasil acontecem por vários motivos, sendo tanto econômicos como desastres ecológicos, aconteceu também pelo fato das secas que rondaram o nordeste no ano de 1960 e fez com que pessoas abandonassem seus lares por falta de não ter como manter a agricultura, e pelo inicio do Ciclo da borracha .
  • 129.  
  • 130.
  • 131. FRASE 49 Existem cerca de 200 mil brasileiros vivendo no Japão.São chamados Dekasseguis,normalmente descendentes de japoneses que,nas décadas de 1980 e 1990,deixaram o Brasil,fugindo da crise economica e do desemprego,aceitando empregos braçais no Japão.Muitos Dekasseguis enviam dinheiro pra suas famílias no Brasil.Esse número expressivo motivou diversas empresas brasileiras a abrirem filiais para prestarem serviços lá.
  • 132.  
  • 133. Os Dekasseguis foram para o Japão com intuito de uma vida melhor,não só para eles mas como para as suas famílias que vivem aqui no Brasil.Eles vivem legalizados no Japão,mas na esperança de uma vida melhor.
  • 134. FRASE 50 Os brasiguaios são brasileiros que emigram para o Paraguai em busca de uma vida melhor , já que eles entram a maioria das vezes ilegalmente no Paraguai vivem irregularmente e muitos em extrema pobreza pois seu objetivo nem sempre e conquistado.
  • 135.  
  • 136. Podemos concluir que os brasiguaios sofrem muitas dificuldades e com isso eles devem tomar atitudes graves com seus próprios filhos como trabalho escravo e até prostituição.
  • 137.
  • 138.  
  • 139. Os imigrantes que vieram para o Brasil, no século XIX , saíram dos seus países pois queriam fugir da má situação em que sua região estava passando. Os imigrantes chegaram e se juntaram com a população brasileira provocando assim grandes mudanças,que os imigrantes tinham em seus países e trouxeram para o Brasil.
  • 140. FRASE 52 OS ITALIANOS ESTABELECERAM –SE MAIS NO SUL E NO SUDESTE DO BRASIL,PRINCIPALMENTE EM SÃO PAULO,ASSIM TRAZENDO PARA O BRASIL UMA DE SUAS CULTURAS MAIS ABRANGENTES ,SUA CULINÁRIA DE MASSAS.
  • 141.  
  • 142.
  • 143. FRASE 53 Os portugueses se estabeleceram em todas as regiões do Brasil, mas no inicio da colonização do Brasil no nordeste brasileiro, onde começou a colonização, onde após da abolição da escravatura os primeiros imigrantes portugueses chegaram e ocuparam, região onde se encontravam as plantações de cana-de-açúcar em pleno desenvolvimento. No século XVIII com a descoberta de ouro em Minas Gerais, os imigrantes começaram a colonizar, Minas e a região Centro-oeste. Atualmente o Rio de Janeiro é a localidade que tem a maior quantidade de portugueses e seus descendentes. Esses portugueses trouxeram diversos padrões culturais, principalmente a religião católica com a intenção de converter os índios. Eles também trouxeram as festas religiosas como o Natal, a Festa Junina e a Folia de reis. O Carnaval brasileiro foi iniciado pelos portugueses com o nome de entrudo.
  • 144.  
  • 145. Os portugueses vieram para o Brasil com a intenção de colonizar e de conseguir recursos naturais e acabaram ficando por aqui. Esses portugueses se estabeleceram no inicio da colonização no nordeste e com o passar do tempo se estabeleceram em todas as regiões do Brasil. Eles foram muito importantes para a cultura do Brasil, onde trouxeram a religião católica, a festa de Natal, festa junina, folia de reis e não podemos esquecer do Carnaval, que tinha o nome de entrudo. Sua contribuição foi muito importante para a cultura e para a economia naquela época.
  • 146. FRASE 54 Os Alemães A imigração alemã veio associada a um objetivo, era desenvolvimento da agricultura e a ocupação da região sul. A ocupação de imigrantes alemães na região sul pode ser considerada por “colonização de povoamento”.
  • 148. Conclusão Os alemães trouxeram um grande benéfico para o Brasil como: os desenvolvimentos agrícolas além de sua cultura construindo casas típicas do modelo alemão e também com danças originárias do seu país.
  • 149. FRASE 55 Povos de identidades e os brasis Os japoneses após chegarem ao Brasil se estabeleceram em sua maioria nos estados do Pará, Paraná e São Paulo, este apresentou maior concentração, nestes estados desenvolveram o cultivo de plantas como pessêgo, morango e hortifrutigranjeiros, também desenvolveram cooperativas agrícolas no Brasil. Também contribuiram na cultura brasileira, exemplo bairro da Liberdade em São Paulo, culinária com pratos como o sushi e o sashimi, além das artes marciais como o judô, karatê e o aikidô.
  • 150.  
  • 151.