SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 155
ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL  - CREI - 1º MC  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 1 A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do mundo como um indicador de sustentabilidade.Pode ser usada para medir e gerenciar o uso da economia da população mundial. Usada ultimamente para explorar a vida de indivíduos,serviços, produtos,cidades,regiões,setores  industriais e nações.
IMAGEM
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE 2  Se o padrão de consumo de todos os países fosse desenvolvidos, o mundo seria mais poluído e o desperdício seria maior. E com tamanha poluição não seria um bom habitat para as pessoas, nem para os animais
 
Comentário  ,[object Object]
FRASE 3  É o resultado entre as taxas de natalidade e mortalidade. Quando as taxas de natalidade são altas supõe-se que o crescimento seja elevado; no entanto a mortalidade influi diretamente. Se as taxas de mortalidade também forem elevadas, o crescimento será baixo
 
Conclusão  ,[object Object]
Frase 4 Ao longo da história da humanidade diversas modificações aconteceram quanto ao número de habitantes na Terra.  O crescimento populacional significa uma alteração no número de uma  população  de forma positiva.  O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz  .
Imagens:
Comentário O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.  Esse crescimento vem pelo decore da historia , crescendo pelos imigrantes ate a urbanização.
FRASE 5  O ritmo em crescimento populacional são diferente por países devido ao padrão de vida de seus cidadãos, pois os países como a China adota o controle de natalidade , pois são controlado pelo governo.
 
Acho que ta certo a pessoa ter menos filhos, mas também acho  que o governo não deveria controlar a natalidade porque cada pessoa tem que ter a quantidade de filhos que quiserem.
FRASE 6  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
Conclusão  ,[object Object]
FRASE 07 Hoje em dia as mulheres européias não pensam mais em ter filhos como antes,elas estão cada vez mais infiltradas no mercado de trabalho ,com isso elas preferem ter poucos filhos para trabalhar mais.Com todo esse problema a Europa acaba se tornando um pais velho,em 2050 a expectativa é que um terço da população européia seja idosa,com pessoas acima dos 65 anos de idade.
 
COMENTÁRIO As mulheres européias estão dando preferência para o trabalho do que para suas famílias e não são apenas as mulheres européias,hoje em dias as mulheres do mundo todo estão pensando dessa forma,dando preferência para o mercado de trabalho,com isso o pais acaba se tornando um pais velho,com uma grande quantidade de idosos e uma baixa quantidade de jovens e crianças.
FRASE 8  Podemos identificar o grau de Desenvolvimento Humano de um país através das suas Pirâmides. Cada pirâmide traz suas características e suas respostas, pois é a partir do formato de cada uma delas que descobriremos qual é a situação vivenciada por esse país; Sua situação econômica, taxas de natalidade e mortalidade, transição demográfica, pirâmides etárias, e o que mais precisar ser representado.
Imagem Ilustrativa do Tema:
Comentário: ,[object Object]
Frase 8 POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIFERENTES ENTRE OS PAÍSES APRESENTAM O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS ?
 
[object Object],[object Object]
FRASE 9 ,[object Object]
 
COMENTÁRIO ,[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 9 ,[object Object]
 
COMENTÁRIO ,[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 10 Nas pirâmides etárias o topo indica a população idosa (60 anos ou mais). Quanto maior o percentual de idosos melhor é a qualidade de vida do país, se a pirâmide apresenta um afunilamento, indica que as pessoas então morrendo antes de atingirem a faixa etária idosa. A faixa intermediária  é a dos adultos  (entre 20 e 59 anos). Esse grupo é, em sua maior parte economicamente ativo , isto é , que trabalha e recebe salário. Também é responsável pela contribuição dos impostos governamentais. Já a base da pirâmide é representada pela população jovem.
 
[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 11 Pirâmide Etária ,[object Object]
Gráfico da População Americana
Conclusão ,[object Object]
A  pirâmide etária de um pais subdesenvolvido é caracterizada por ter base mais larga e corpo bem estreito.Isso acontece, porque o valor da sua taxa de natalidade é mais elevada, ou seja, população jovem, apresentando índices de esperança de vida mais elevados, determinando maior participação dos idosos.  Existindo assim, necessidade de investimentos na área social, especialmente nos setores de saúde e da educação. Além disso, o elevado número de crianças, resulta em uma maior população economicamente inativa, pelo fato de não trabalharem. Frase nº 12
 
COMENTÁRIO  A  pirâmide etária dos países subdesenvolvidos mostra que predomina a população jovem, demonstrando alta expectativa de vida ,tendo representação também de idosos, necessitando de grandes investimentos na área da saúde e da educação.
Frase 13 Na primeira fase da transição demográfica a taxa de natalidade era muito alta, mas a taxa de mortalidade também era muito alta devido à conflitos bélicos, pouca higiene do povo, epidemias,etc.Por isso o crescimento demográfico era muito pequeno.
 
Nos dias atuais em alguns lugares do mundo o crescimento demográfico é baixo,mas devido a outros motivos.Na primeira fase da transição demográfica temos um crescimento pequeno devido as altas taxas de natalidade e mortalidade.
Frase número 14 No 2º estágio da transição demográfica os  índices de mortalidade iniciaram uma importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanharam, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase.
Imagem ilustrativa do tema
Comentário O 2º estágio da transição demográfica caracterizou-se pela enorme queda dos índices de mortalidade devido as grandes melhorias, mas os índices de natalidade se mantiveram como antes.
Frase 15 O 3° estágio da Transição Demográfica, é a Queda da Taxa de Natalidade, ou seja, a falta de nascimentos da família de hoje em dia. Atualmente, a mulher é inserida no meio social, tendo uma “vida dupla”, optando por não ter muitos filhos ou nenhum.
 
[object Object],[object Object],[object Object]
Pergunta 16 Nos dias atuais as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e independentes e não pretendem mais ter filhos,o que esta ocasionando a queda da natalidade que já vem ocorrendo há alguns,além disso esta ocorrendo também o aumento da expectativa de vida,assim a pirâmide etária esta a cada dia mais com sua base mais estreita,tornando os países “velhos”.
IMAGEM
Comentário: ,[object Object]
Frase 17 ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
IMAGEM
Comentário ,[object Object],[object Object]
Frase 18: .
A Teoria Neomalthusiana ,[object Object]
Populoso= fome, miséria
FRASE 19  O ecomalthusianismo defende a idéia de que o crescimento demográfico deve ser controlado para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta e acredita que se o crescimento demográfico ficar alto como na segunda fase da transição demográfica os recursos naturais se esgotaram e a vida no planeta não será possível.
 
O ecomalthusianismo defende o controle do crescimento demográfico, pois com o alto aumento da população temos o aumento da produção de alimentos, com isso a matéria prima vai se esgotando, gerando uma crise de fome e no final a morte de muitas pessoas.Esta teoria tem lógica, mas temos também que levar em conta outros pontos para dizer que o mundo vai entrar em crise por causa do aumento da população.
Frase 21 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. A  Noruega apresenta alto índice de IDH, seguida pela Austrália e Islândia. Já Serra Leoa, Afeganistão e Níger são os três últimos e apresentam os piores índices de desenvolvimento humano.  No ano de 2009, o Brasil encontra-se na 75ª posição, com um índice de 0,813 valor considerado de alto desenvolvimento humano. Mesmo assim, o Brasil continua a ser internacionalmente conhecido por ser uma das sociedades mais desiguais do planeta, onde a diferença na qualidade de vida de ricos e pobres é imensa.
 
COMENTÁRIO ,[object Object]
FRASE 22  O assunto é sobre a posição do Brasil no IDH, hoje ele esta localizado na 70º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Houve uma economia de baixo conteúdo tecnológico. Logo, a constatação é claríssima: as classes médias diminuíram. O que houve foi agregação da classe trabalhadora de baixa remuneração
 
[object Object],[object Object]
Frase 23 Índice de Gini é  um indicador de desigualdade ,apesar de seu IDH ser alto isso não significa nada para o índice de gini. As menores desigualdades se concentram na Eurásia, na América do Norte, norte da África e na Oceania, mesmo em nações de baixo IDH.  As desigualdades mais significativas ficam na América Latina e no sul da África, mesmo para países de IDH médio.
 
Comentario ,[object Object]
Frase 24 De acordo com o censo de 2007 o Brasil e o décimo pais no índice de Gini que é usado para calcular a desigualdade de distribuição de renda em um pais. Isto mostra o pior espelho do Brasil que hoje em dia na sociedade são muitos o que tem pouco e muito pouco que tem muito ou seja uma péssima distribuição.
Imagem ilustrativa do tema
COMENTÁRIO  ,[object Object]
Frase Nº 25 Geral mente os países com maior índice e pobreza humana são os países de baixo IDH como Nigéria, Zâmbia e os demais países principalmente os da áfrica e os subdesenvolvidos. Os países desenvolvidos como EUA, Canadá, e outros quem tem o IDH elevado tem o IPH menor pela melhor qualidade de vida nesses países, mas nem todos os países com IDH alto estão livres da pobreza, um exemplo é o Brasil que tem o IDH alto, mas mesmo assim ocupa a 71ª posição no ranking do IPH.
grafico
Conclusão ,[object Object]
Frase 26 O Brasil esta posicionado no ranking em 75ª no Índice de Pobreza Humana com 0,813, estando com o índice de desenvolvimento elevado. Isso na realidade do país é bom, mas ainda precisa melhorar, pois ah muita desigualdade no percentual de expectativa de vida inferior da 40anos, no número de adultos alfabetizados, e nas condições de vida humana, em quanto uns têm muito, outros quase não tendo, causando uma grande queda no índice.
 
COMENTÁRIO  As imagens mostra que o país esta de desenvolvendo cada vez mais, alfabetizando os adultos, e melhorando a qualidade de vida dos idosos, mas o nível das condições essenciais para a sobrevivência humana(serviços de saúde e saneamento) ainda esta faltando em muitos lugares, ocorrendo uma desigualdade maior no país.
FRASE Nº 27: A linha da pobreza é uma linha imaginária que separa os países subdesenvolvidos (sul) e os desenvolvidos (norte). Porém, isso não indica que toda a população do país seja somente rica ou pobre, conta pela situação da maioria.
 
COMENTÁRIO: A linha da pobreza dividem os país ricos, que estão no norte (desenvolvidos) e os pobres, que estão no sul (subdesenvolvidos), como é mostrado no mapa. Os países de verde são os subdesenvolvidos e os em amarelo são os desenvolvidos, e a linha vermelha é a divisão imaginária.
FRASE 28 Parte do objetivo do milênio não foram realizados, como: o projeto de acabar com a fome e a miséria, reduzir mortalidade infantil, respeito ao meio ambiente e o desemprego.Mas em outras áreas o Brasil esta melhorando, como por exemplos, educação básica, igualdade sexual, melhor saúde para gestantes, combate para a aids, malaria e outras doenças.
 
[object Object],[object Object]
Frase 29 A maioria da população brasileira esta distribuída ta no litoral, o motivo foi que na época da colonização, quando os portugueses chegaram ao Brasil, começaram a colonizar os litorais, por ter uma certa facilidade devido seus transportes serem grandes navegações. E no litoral também havia outras facilidades devido a água, frutas que existiam, e facilitava sua sobrevivência em nosso território. Mas não é só no litoral onde a população brasileira se concentra, existem várias grandes populações também em áreas rurais, onde na época também se tinha muito trabalho, emprego em diversas funções rurais, hoje em dia o trabalho rural é pouco visto, e não existe muitas pessoas trabalhando nesse meio, mas ainda muitas famílias vivem disso.
 
Comentário  ,[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 30 Os censos demográficos produzem informações imprescindíveis para definição de políticas públicas e a tomada de decisão de investimentos, sejam eles provenientes de iniciativa privada ou de qualquer nível do governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Imagem
Comentário ,[object Object],[object Object]
Frase-31 A taxa de natalidade do Brasil está baixa, pois as mulheres não querem mais ter filhos. Isso ocorre devido ao n°. de mulheres no mercado de trabalho, ou seja, as mulheres estão ficando mais independentes, está havendo uma troca no mercado de trabalho -o homem faz o trabalho de casa e a mulher trabalha fora. A expectativa de vida do brasileiro está aumentando, pois o país está ficando desenvolvido e juntamente com o desenvolvimento do país a expectativa de vida do Brasil também aumenta. O Brasil está ficando velho, pois não nasce criança e os idosos estão vivendo mais.
Imagem
Comentário ,[object Object]
 
Frase 34 A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando gradativamente isso se deve a alguns fatores como: a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde , as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade , a prevenção de doenças e os avanços da medicina.
1990  2010
Comentário ,[object Object]
FRASE 36 O trabalho infantil no Brasil é uma realidade triste e  decepcionante. Milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no nosso país. A maioria dessas crianças trabalham devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Geralmente estas famílias são constituídas de pessoas pobres, que possuem muitos filhos. Apesar das leis e das medidas governamentais este problema é de grande proporção e de difícil solução.
 
COMENTÁRIO: Há várias leis que proíbem oficialmente este tipo de trabalho, mesmo assim, é comum encontrar menores na rua, vendendo pequenas mercadorias e pedindo esmolas. Apesar dos pais serem responsáveis pelos filhos, os juízes não costumam puni-los. Normalmente se puni quem contrata os menores, mas nem sempre as penas são aplicadas. No Brasil, o trabalho juvenil só é legal a partir dos 14 anos, na condição de menor aprendiz. Leis como essa são impostas pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que apresenta legislações contra a exploração, o trabalho e a prostituição de menores mas, infelizmente, para grande parte de nossas crianças, essa proteção está somente no papel, porque na prática ela não é vista.
Frase 37 ,[object Object]
Imagem
Comentário ,[object Object]
FRASE 38 O tema da questão é a prostituição e o tráfico de crianças no Brasil. Essa prática é decorrente na maioria das vezes pela miséria e destruição familiar, obrigando as crianças a se prostituírem para suprir às necessidades e também ao uso de drogas.  As pessoas que comandam esse negócio utilizam bares, boates, hotéis para a realização da prática e promovem através da internet.  No Brasil atualmente, os principais pontos para o tráfico de crianças são as rodovias. Os clientes, geralmente estrangeiros de origem européia, vem para o Brasil para esse fim, pois em seu país de origem o turismo sexual é considerado crime gravíssimo. Muitas crianças adquirem uma gravidez indesejada ao praticar a prostituição, outras ficam desaparecidas e muitas vezes são sequestradas, muitas delas têm esperança de que um estrangeiro as levem para viver em seu país com melhores condições de vida.
 
[object Object],[object Object]
FRASE 39  Pedofilia é o desvio sexual " caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao  erotismo  pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos " .     Causas :  causada por ligações imperfeitas no cérebro dos pedófilos. Os estudos indicaram que os pedófilos têm significativamente menos  matéria branca , que é a responsável por unir as diversas partes do cérebro entre si.  Uma vontade de ter relações sexuais com menores de idade e atingir mais as crianças de 3 a 7 anos porque elas são mais frágeis de se lidar e não tem muita resistência.       Conseqüências:  a pedofilia marca intensamente o individuo que foi atingido pelo pedófilo. Ela deixa as crianças tristes,nervosas sem vontade estudar,brincar,assistir tv. E pode ter algo maior que é a gravidez devido a prática de sexo.
 
Comentário: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 41  ,[object Object]
 
Conclusão ,[object Object]
FRASE 41  A gravidez na adolescência na maioria das vezes tem como causa a prostituição e abusos sofridos pelas adolescentes. Uma outra causa desse problema enfrentado pela sociedade é que hoje em dia a mídia faz aos jovens a propaganda de que é necessário que eles vivam como adultos e façam coisas que não são próprias de sua idade. As adolescentes também vêem n a gravidez uma forma de se libertarem da vigilância e limites impostos pelos pais dos pais. A gravidez quando ocorre em idade indevida causa problemas psicológicos e na estrutura da adolescente, pois elas não estão preparadas para serem mães, o corpo não está preparado e o psicológico dessas adolescente também não está pronto para passar por todas essas mudanças que ela sofrerá.
 
COMENTÁRIO  A gravidez na adolescência é uma realidade enfrentada por milhares de jovens meninas espalhadas por todo Brasil, meninas que na maioria dos casos ficam grávidas por serem vitimas de abuso ou por estarem envolvidas na prostituição. Uma realidade que deveria ser mudada, pois essas meninas não tem estrutura para serem mães tão cedo, e a gravidez as impede de fazer muitas coisas que iria dar a elas a chance de mudar seu futuro, porque ao engravidarem essas meninas deixam a escola e muitas vezes não trabalham, piorando ainda mais sua situação de vida.
 
Frase 43 ,[object Object]
Imagens ilustrativas
Comentário ,[object Object]
 
Frase  N º 44 Homens morrem mais do que as mulheres, segundo o IBGE, a mais morte de homens por causas externas (violência, acidentes de trânsito e drogas) que a morte natural, que seria por conseqüência da idade. As maiorias destes homens estão envolvidos nestas causas externas estão numa  numa faixa etária de 15 a 39 anos, segundo dados do IBGE. O homem morre mais cedo pela sua falta de responsabilidade com sigo mesmo, por exemplo: a imprudência no trânsito, não tem preocupação  sua saúde.  Em sua criação existia sempre uma pessoa que dizia para não chorar nem expressar seus sentimentos para outros , para ser sempre a figura de forte e valente . E com o passas do tempo essas frases deram incentivo a  cometerem erros no seu dia-a-dia , como correrem no transito, ter envolvimento com drogas e a violência. As causas desse problema serão que no mercado de trabalho ira faltar mão de obra masculina, e com a falta de homens a população ficara idosa, o aumento da expectativa de vida só ira aumentar mais, a taxa de natalidade ira cair e o tempo de contribuição de trabalho, ou seja, o tempo para se aposentar vai se elevar muito
Anexos
Comentário ,[object Object]
Frase nº 45   Atualmente a educação se tornou fundamental para o aceso ao mercado de trabalho, os trabalhadores precisam se especializar e serem multifuncional. O problema e que o governo brasileiro as vezes não investe em educação como deveria, e nem todos tem condições de estudar, isso faz com que a economia brasileira fica fragilizada, além de acarretar problemas como a desigualdade social e a violência.
Imagem
Comentário  ,[object Object]
Frase 46 Hoje em dia praticamente todas as pessoas tem acesso a escola até o 3º ano do ensino médio,muitos estão na escola mas na hora de concluir os estudos a minoria consegue entrar em uma faculdade,pois muitos são analfabetos funcionais, chegam ao ensino médio mas não tem a capacidade de interpretar ou produzir textos,ou fazer contas matemáticas.
Imagens ilustrativas do tema
Comentário   Aqui no Brasil 68% da população são analfabetos funcionais,e 7% da população é totalmente analfabeta. Isso acontece devido a baixa qualidade dos sistemas de ensino, à desvalorização dos professores e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro.
 
Frase nº 47 O Brasil está envelhecendo muito rápido com isso pode acontecer que  taxa de fecundidade estará baixa e não será o suficiente para suplantar o número de óbitos ano a ano. Hoje, já nascem menos crianças que o necessário para manter a população no nível atual. Mais cedo ou mais tarde o Brasil terá que tomar providencias para tentar reverter o problema de envelhecimento, aumentando o tempo para um cidadão se aposentar mais ou menos com 70 anos .
Imagem
Comentário A queda na taxa de fecundidade e o  envelhecimento populacional são movimentos positivos, comuns aos países que já vivenciam esse problema. Porém esse caminho o Brasil começa a trilhar com maior rapidez agora. Mas esses avanços sociais trazem consigo desafios no que diz respeito aos gastos com o sistema previdenciário que devem ser sérios problemas para o Brasil futuramente .
FRASE 47 A escravidão do Brasil Colonial era uma instituição, ou seja, um negócio oficializado dentro da estrutura econômica agroexportadora brasileira, onde geralmente, os escravos eram negros, além de ser também uma “escravidão por divida” . Atualmente, a escravidão ocorre de forma disfarçada pois é proibida por lei e, geralmente, ocorre em fazendas no interior do Brasil, onde se explora mão-de-obra de pessoas necessitadas, que como no Brasil Colonial, viram “escravos por divida”, e a maioria dessas pessoas são das regiões pobres do nordeste, ou seja, não são necessariamente negros.
Escravidão no Brasil Colônia:  Escravidão no Brasil atualmente:
Comentário:   Pode-se dizer que a escravidão colonial está dentro da cultura e do pensamento daquela época, onde os escravos eram obrigados a trabalharem em troca de moradia e comida, e eram considerados inferiores aos seus senhores. Porém, hoje em dia, a escravidão é uma prática ilegal, que dá prisão, contudo ainda existe muito caso de escravidão no Brasil, onde eles contratam jovens e levam para sua fazenda para trabalhar e prometem mil coisas, mas com o passar do tempo esse homem passa a ter dividas, pois comeu, bebeu e dormiu, e então começa a trabalhar para pagar essa divida, que é sempre maior que a remuneração paga, as fazendas dos aliciadores são sempre em locais isolados, sem comunicação, e mantêm os trabalhadores em cárcere privado.
FRASE 48 Na atualidade, a escravidão pode ocorrer de diversas maneiras: prostituição infantil, tráfico de órgãos, tráfico internacional de mulheres, exploração de imigrantes ilegais e escravidão por dívida. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado do Pará é o que apresenta maior incidência de casos, seguido pelos estados do Maranhão, da Bahia e do Piauí. Ou seja, a incidência de trabalho escravo está concentrada nas regiões de expansão agropecuária da Amazônia e do Cerrado. Contudo, há casos confirmados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o que demonstra que a origem desse fenômeno não está vinculada apenas à fronteira agrícola.
 
Comentário ,[object Object],[object Object]
Frase 49 O número de jovens gradativamente vem diminuindo, a população está cada vez  mais velha,por causa da melhora da qualidade de vida, que aumenta a longevidade e expectativa de vida da população os idosos estão se aposentando mais rápido, e não está tendo jovens o suficiente trabalhando para pagar a aposentadoria desses idosos  .
 
Comentário  ,[object Object]
Frase n°50 Poucos jovens e muitos idosos,as mulheres estão cada vez menos querendo ter filhos devido as suas vaidades.As pessoas vão envelhecendo ,e com isso vão ficando poucos jovens na sociedade para o mercado de trabalho, com isso a idade das pessoas se aposentarem vão ficando cada vez mais  adiada. as pessoas têm que trabalhar por mais tempo em suas vidas pois não há quem possa trabalhar por elas para que no futuro tenham uma aposentadoria sustentável .
 
[object Object],[object Object]
Frase  Nº51 O estatuto do idoso criado (Lei n. 10.741, de 1.º de outubro de 2003) foi um grande avanço no legislativo do país, uma vez que com o seu surgimento ajudou muito a essas pessoas. O surgimento do estatuto foi de suma importância para a terceira idade, uma vez que ajudou a eles terem mais direitos e a inibir os que cometem maus tratos contra os idosos. Muitos não sabem, mas os maus tratos aos idosos são mais comuns do que as pessoas pensam e o mas triste é que os principais agressores são filhos e netos, que aproveitam desses idosos, pra cometer  violência psicológica e até violência física.  O surgimento do estatuto do idoso ajudou a diminuir e a inibir os maus tratos, mas não acabar totalmente, pois ainda hoje podemos ver noticias de familiares que agridem seus idosos, ou cometendo abuso financeiro. Esses abusos também são cometidos por instituições asilares ou por enfermeiros de hospitais que se esquecem que um dia poderão se tornar um idoso e gostariam muito de serem respeitados.
Imagem Ilustrativa
Comentário ,[object Object],[object Object],[object Object]
O Brasil está envelhecendo,isso ocorre devido aumento da expectativa de vida, devido ao avanço da saúde e à redução da taxa de natalidade e fecundidade.  Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90.  Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total).
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMED
Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMEDDemografia: Mundo e Brasil - PONTOMED
Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMEDRogério Bartilotti
 
Desigualdade social e distribuição de renda
Desigualdade social e distribuição de rendaDesigualdade social e distribuição de renda
Desigualdade social e distribuição de rendaFernando Pinto Coelho
 
Quem são os clientes do direito penal brasileiro
Quem são os clientes do direito penal brasileiroQuem são os clientes do direito penal brasileiro
Quem são os clientes do direito penal brasileiroProfessor Carlos Aguiar
 
Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Carson Souza
 
Um mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoUm mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoJoana Melo
 
Desigualdade social no Brasil
Desigualdade social no BrasilDesigualdade social no Brasil
Desigualdade social no BrasilIsac Silveira
 
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade Social
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade SocialSlides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade Social
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade SocialTurma Olímpica
 
Demografia aplicada ao vestibular
Demografia aplicada ao vestibularDemografia aplicada ao vestibular
Demografia aplicada ao vestibularArtur Lara
 
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoes
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoesAula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoes
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoesAlcoa ALUMAR
 

Was ist angesagt? (20)

Crescimento populacional
Crescimento populacionalCrescimento populacional
Crescimento populacional
 
Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMED
Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMEDDemografia: Mundo e Brasil - PONTOMED
Demografia: Mundo e Brasil - PONTOMED
 
Desigualdade social e distribuição de renda
Desigualdade social e distribuição de rendaDesigualdade social e distribuição de renda
Desigualdade social e distribuição de renda
 
Quem são os clientes do direito penal brasileiro
Quem são os clientes do direito penal brasileiroQuem são os clientes do direito penal brasileiro
Quem são os clientes do direito penal brasileiro
 
Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.
 
Unidade 1 e 2 parcial
Unidade 1 e 2 parcialUnidade 1 e 2 parcial
Unidade 1 e 2 parcial
 
Aula população 2
Aula população 2Aula população 2
Aula população 2
 
Tópico 3 cidadania e direitos sociais
Tópico 3 cidadania e direitos sociaisTópico 3 cidadania e direitos sociais
Tópico 3 cidadania e direitos sociais
 
Um mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoUm mundo superpovoado
Um mundo superpovoado
 
Desigualdade social no Brasil
Desigualdade social no BrasilDesigualdade social no Brasil
Desigualdade social no Brasil
 
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade Social
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade SocialSlides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade Social
Slides da aula de Sociologia (Luciano) sobre Desigualdade Social
 
Demografia: Mundo e Brasil
Demografia: Mundo e BrasilDemografia: Mundo e Brasil
Demografia: Mundo e Brasil
 
Geografia 3 ano
Geografia 3 anoGeografia 3 ano
Geografia 3 ano
 
Indicadores Sociais Da PopulaçãO
Indicadores Sociais Da PopulaçãOIndicadores Sociais Da PopulaçãO
Indicadores Sociais Da PopulaçãO
 
População brasileira
População brasileiraPopulação brasileira
População brasileira
 
Demografia Mundial
Demografia MundialDemografia Mundial
Demografia Mundial
 
Modulo 13 - Ter filhos
Modulo 13 - Ter filhosModulo 13 - Ter filhos
Modulo 13 - Ter filhos
 
Demografia aplicada ao vestibular
Demografia aplicada ao vestibularDemografia aplicada ao vestibular
Demografia aplicada ao vestibular
 
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoes
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoesAula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoes
Aula geografia humana ii estrut etaria e setorial_migracoes
 
Pirâmides etárias
Pirâmides etáriasPirâmides etárias
Pirâmides etárias
 

Andere mochten auch

Petrobras indicadores sociais
Petrobras   indicadores sociaisPetrobras   indicadores sociais
Petrobras indicadores sociaismarcello
 
Apresentação sobre a transição demográfica
Apresentação sobre a transição demográficaApresentação sobre a transição demográfica
Apresentação sobre a transição demográficaZeca B.
 
Avaliação de Políticas Sociais
Avaliação de Políticas SociaisAvaliação de Políticas Sociais
Avaliação de Políticas SociaisNEO Empresarial
 
A dinâmica populacional
A dinâmica populacionalA dinâmica populacional
A dinâmica populacionalflaviocosac
 
Demografia brasileira.
Demografia brasileira.Demografia brasileira.
Demografia brasileira.Camila Brito
 
Bem estar social apresentação
Bem estar social apresentaçãoBem estar social apresentação
Bem estar social apresentaçãoAdilson Nascimento
 
Curso de atualidades 2017 1º semestre
Curso de atualidades 2017 1º semestreCurso de atualidades 2017 1º semestre
Curso de atualidades 2017 1º semestreCamila Brito
 
As Origens Do Estado Do Bem Estar Social
As Origens Do Estado Do Bem Estar SocialAs Origens Do Estado Do Bem Estar Social
As Origens Do Estado Do Bem Estar SocialMarilia Coutinho
 
Política do bem estar social
Política do bem estar socialPolítica do bem estar social
Política do bem estar socialCRIATIVO
 

Andere mochten auch (20)

Métodos contraceptivos.6.4ºbim
Métodos contraceptivos.6.4ºbimMétodos contraceptivos.6.4ºbim
Métodos contraceptivos.6.4ºbim
 
Biologia (1)
Biologia (1)Biologia (1)
Biologia (1)
 
Aula 68 1º cga
Aula 68   1º cgaAula 68   1º cga
Aula 68 1º cga
 
Politica demografia
Politica demografiaPolitica demografia
Politica demografia
 
Petrobras indicadores sociais
Petrobras   indicadores sociaisPetrobras   indicadores sociais
Petrobras indicadores sociais
 
Apresentação sobre a transição demográfica
Apresentação sobre a transição demográficaApresentação sobre a transição demográfica
Apresentação sobre a transição demográfica
 
Avaliação de Políticas Sociais
Avaliação de Políticas SociaisAvaliação de Políticas Sociais
Avaliação de Políticas Sociais
 
Anticoncepção
AnticoncepçãoAnticoncepção
Anticoncepção
 
A dinâmica populacional
A dinâmica populacionalA dinâmica populacional
A dinâmica populacional
 
Demografia brasileira.
Demografia brasileira.Demografia brasileira.
Demografia brasileira.
 
ContracepçãO Geral
ContracepçãO   GeralContracepçãO   Geral
ContracepçãO Geral
 
TEORIAS DEMOGRÁFICAS
TEORIAS DEMOGRÁFICASTEORIAS DEMOGRÁFICAS
TEORIAS DEMOGRÁFICAS
 
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICASPROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
 
2º Mc Grupo 08
2º Mc   Grupo 082º Mc   Grupo 08
2º Mc Grupo 08
 
Bem estar social apresentação
Bem estar social apresentaçãoBem estar social apresentação
Bem estar social apresentação
 
Conceitos e ferramentas da Epidemiologia
Conceitos e ferramentas da EpidemiologiaConceitos e ferramentas da Epidemiologia
Conceitos e ferramentas da Epidemiologia
 
Curso de atualidades 2017 1º semestre
Curso de atualidades 2017 1º semestreCurso de atualidades 2017 1º semestre
Curso de atualidades 2017 1º semestre
 
Indicador Social
Indicador SocialIndicador Social
Indicador Social
 
As Origens Do Estado Do Bem Estar Social
As Origens Do Estado Do Bem Estar SocialAs Origens Do Estado Do Bem Estar Social
As Origens Do Estado Do Bem Estar Social
 
Política do bem estar social
Política do bem estar socialPolítica do bem estar social
Política do bem estar social
 

Ähnlich wie População Mundial e Brasil: Fatores Demográficos

Populacao mundial
Populacao mundialPopulacao mundial
Populacao mundialVirgilio Nt
 
Envelhecimento da população brasileira
Envelhecimento da população  brasileira   Envelhecimento da população  brasileira
Envelhecimento da população brasileira Salageo Cristina
 
Apresentação 2 revisão provão 2 ano
Apresentação 2 revisão provão 2 anoApresentação 2 revisão provão 2 ano
Apresentação 2 revisão provão 2 anoMatheus Boniatti
 
Economia 11.12 trabalho
Economia 11.12 trabalhoEconomia 11.12 trabalho
Economia 11.12 trabalhoAndré Barroso
 
Aula Sobre Aspectos Humanos Da Atualidade
Aula Sobre Aspectos Humanos Da AtualidadeAula Sobre Aspectos Humanos Da Atualidade
Aula Sobre Aspectos Humanos Da AtualidadeProfMario De Mori
 
Aula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraAula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraSalageo Cristina
 
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...inessalgado
 
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfcrescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfHitaloSantos7
 
Aula 1 frente 2 população parte 1
Aula 1 frente 2   população parte 1Aula 1 frente 2   população parte 1
Aula 1 frente 2 população parte 1CADUCOC2
 
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_az
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_azAula 5 População_Parte_1_cursinho_az
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_azCADUCOC1
 
Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficosProfessor
 
Geografia da População
Geografia da PopulaçãoGeografia da População
Geografia da PopulaçãoEduardo Mendes
 
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
Unidade 3   7º ano - População do BrasilUnidade 3   7º ano - População do Brasil
Unidade 3 7º ano - População do BrasilChristie Freitas
 
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas   resumão - 2° ano - emTeorias demográficas   resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas resumão - 2° ano - emPaes Viana
 

Ähnlich wie População Mundial e Brasil: Fatores Demográficos (20)

Populacao mundial
Populacao mundialPopulacao mundial
Populacao mundial
 
Envelhecimento da população brasileira
Envelhecimento da população  brasileira   Envelhecimento da população  brasileira
Envelhecimento da população brasileira
 
Apresentação 2 revisão provão 2 ano
Apresentação 2 revisão provão 2 anoApresentação 2 revisão provão 2 ano
Apresentação 2 revisão provão 2 ano
 
População
PopulaçãoPopulação
População
 
Economia 11.12 trabalho
Economia 11.12 trabalhoEconomia 11.12 trabalho
Economia 11.12 trabalho
 
Aula Sobre Aspectos Humanos Da Atualidade
Aula Sobre Aspectos Humanos Da AtualidadeAula Sobre Aspectos Humanos Da Atualidade
Aula Sobre Aspectos Humanos Da Atualidade
 
324 an 23_março_2011.ok
324 an 23_março_2011.ok324 an 23_março_2011.ok
324 an 23_março_2011.ok
 
Aula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraAula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileira
 
População Brasileira
População BrasileiraPopulação Brasileira
População Brasileira
 
Matéria lecionada
Matéria lecionadaMatéria lecionada
Matéria lecionada
 
Demografia
DemografiaDemografia
Demografia
 
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
 
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfcrescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
 
Demografia
DemografiaDemografia
Demografia
 
Aula 1 frente 2 população parte 1
Aula 1 frente 2   população parte 1Aula 1 frente 2   população parte 1
Aula 1 frente 2 população parte 1
 
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_az
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_azAula 5 População_Parte_1_cursinho_az
Aula 5 População_Parte_1_cursinho_az
 
Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficos
 
Geografia da População
Geografia da PopulaçãoGeografia da População
Geografia da População
 
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
Unidade 3   7º ano - População do BrasilUnidade 3   7º ano - População do Brasil
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
 
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas   resumão - 2° ano - emTeorias demográficas   resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
 

Mehr von ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 

Mehr von ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 

Kürzlich hochgeladen

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 

Kürzlich hochgeladen (20)

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 

População Mundial e Brasil: Fatores Demográficos

  • 1.
  • 2. FRASE 1 A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do mundo como um indicador de sustentabilidade.Pode ser usada para medir e gerenciar o uso da economia da população mundial. Usada ultimamente para explorar a vida de indivíduos,serviços, produtos,cidades,regiões,setores industriais e nações.
  • 4.
  • 5. FRASE 2 Se o padrão de consumo de todos os países fosse desenvolvidos, o mundo seria mais poluído e o desperdício seria maior. E com tamanha poluição não seria um bom habitat para as pessoas, nem para os animais
  • 6.  
  • 7.
  • 8. FRASE 3 É o resultado entre as taxas de natalidade e mortalidade. Quando as taxas de natalidade são altas supõe-se que o crescimento seja elevado; no entanto a mortalidade influi diretamente. Se as taxas de mortalidade também forem elevadas, o crescimento será baixo
  • 9.  
  • 10.
  • 11. Frase 4 Ao longo da história da humanidade diversas modificações aconteceram quanto ao número de habitantes na Terra. O crescimento populacional significa uma alteração no número de uma população de forma positiva. O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz .
  • 13. Comentário O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Esse crescimento vem pelo decore da historia , crescendo pelos imigrantes ate a urbanização.
  • 14. FRASE 5 O ritmo em crescimento populacional são diferente por países devido ao padrão de vida de seus cidadãos, pois os países como a China adota o controle de natalidade , pois são controlado pelo governo.
  • 15.  
  • 16. Acho que ta certo a pessoa ter menos filhos, mas também acho que o governo não deveria controlar a natalidade porque cada pessoa tem que ter a quantidade de filhos que quiserem.
  • 17.
  • 18.  
  • 19.
  • 20. FRASE 07 Hoje em dia as mulheres européias não pensam mais em ter filhos como antes,elas estão cada vez mais infiltradas no mercado de trabalho ,com isso elas preferem ter poucos filhos para trabalhar mais.Com todo esse problema a Europa acaba se tornando um pais velho,em 2050 a expectativa é que um terço da população européia seja idosa,com pessoas acima dos 65 anos de idade.
  • 21.  
  • 22. COMENTÁRIO As mulheres européias estão dando preferência para o trabalho do que para suas famílias e não são apenas as mulheres européias,hoje em dias as mulheres do mundo todo estão pensando dessa forma,dando preferência para o mercado de trabalho,com isso o pais acaba se tornando um pais velho,com uma grande quantidade de idosos e uma baixa quantidade de jovens e crianças.
  • 23. FRASE 8 Podemos identificar o grau de Desenvolvimento Humano de um país através das suas Pirâmides. Cada pirâmide traz suas características e suas respostas, pois é a partir do formato de cada uma delas que descobriremos qual é a situação vivenciada por esse país; Sua situação econômica, taxas de natalidade e mortalidade, transição demográfica, pirâmides etárias, e o que mais precisar ser representado.
  • 25.
  • 26. Frase 8 POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIFERENTES ENTRE OS PAÍSES APRESENTAM O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS ?
  • 27.  
  • 28.
  • 29.
  • 30.  
  • 31.
  • 32.
  • 33.  
  • 34.
  • 35. FRASE 10 Nas pirâmides etárias o topo indica a população idosa (60 anos ou mais). Quanto maior o percentual de idosos melhor é a qualidade de vida do país, se a pirâmide apresenta um afunilamento, indica que as pessoas então morrendo antes de atingirem a faixa etária idosa. A faixa intermediária é a dos adultos (entre 20 e 59 anos). Esse grupo é, em sua maior parte economicamente ativo , isto é , que trabalha e recebe salário. Também é responsável pela contribuição dos impostos governamentais. Já a base da pirâmide é representada pela população jovem.
  • 36.  
  • 37.
  • 38.
  • 40.
  • 41. A pirâmide etária de um pais subdesenvolvido é caracterizada por ter base mais larga e corpo bem estreito.Isso acontece, porque o valor da sua taxa de natalidade é mais elevada, ou seja, população jovem, apresentando índices de esperança de vida mais elevados, determinando maior participação dos idosos. Existindo assim, necessidade de investimentos na área social, especialmente nos setores de saúde e da educação. Além disso, o elevado número de crianças, resulta em uma maior população economicamente inativa, pelo fato de não trabalharem. Frase nº 12
  • 42.  
  • 43. COMENTÁRIO A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos mostra que predomina a população jovem, demonstrando alta expectativa de vida ,tendo representação também de idosos, necessitando de grandes investimentos na área da saúde e da educação.
  • 44. Frase 13 Na primeira fase da transição demográfica a taxa de natalidade era muito alta, mas a taxa de mortalidade também era muito alta devido à conflitos bélicos, pouca higiene do povo, epidemias,etc.Por isso o crescimento demográfico era muito pequeno.
  • 45.  
  • 46. Nos dias atuais em alguns lugares do mundo o crescimento demográfico é baixo,mas devido a outros motivos.Na primeira fase da transição demográfica temos um crescimento pequeno devido as altas taxas de natalidade e mortalidade.
  • 47. Frase número 14 No 2º estágio da transição demográfica os índices de mortalidade iniciaram uma importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanharam, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase.
  • 49. Comentário O 2º estágio da transição demográfica caracterizou-se pela enorme queda dos índices de mortalidade devido as grandes melhorias, mas os índices de natalidade se mantiveram como antes.
  • 50. Frase 15 O 3° estágio da Transição Demográfica, é a Queda da Taxa de Natalidade, ou seja, a falta de nascimentos da família de hoje em dia. Atualmente, a mulher é inserida no meio social, tendo uma “vida dupla”, optando por não ter muitos filhos ou nenhum.
  • 51.  
  • 52.
  • 53. Pergunta 16 Nos dias atuais as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e independentes e não pretendem mais ter filhos,o que esta ocasionando a queda da natalidade que já vem ocorrendo há alguns,além disso esta ocorrendo também o aumento da expectativa de vida,assim a pirâmide etária esta a cada dia mais com sua base mais estreita,tornando os países “velhos”.
  • 55.
  • 56.
  • 58.
  • 60.
  • 62. FRASE 19 O ecomalthusianismo defende a idéia de que o crescimento demográfico deve ser controlado para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta e acredita que se o crescimento demográfico ficar alto como na segunda fase da transição demográfica os recursos naturais se esgotaram e a vida no planeta não será possível.
  • 63.  
  • 64. O ecomalthusianismo defende o controle do crescimento demográfico, pois com o alto aumento da população temos o aumento da produção de alimentos, com isso a matéria prima vai se esgotando, gerando uma crise de fome e no final a morte de muitas pessoas.Esta teoria tem lógica, mas temos também que levar em conta outros pontos para dizer que o mundo vai entrar em crise por causa do aumento da população.
  • 65. Frase 21 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. A Noruega apresenta alto índice de IDH, seguida pela Austrália e Islândia. Já Serra Leoa, Afeganistão e Níger são os três últimos e apresentam os piores índices de desenvolvimento humano. No ano de 2009, o Brasil encontra-se na 75ª posição, com um índice de 0,813 valor considerado de alto desenvolvimento humano. Mesmo assim, o Brasil continua a ser internacionalmente conhecido por ser uma das sociedades mais desiguais do planeta, onde a diferença na qualidade de vida de ricos e pobres é imensa.
  • 66.  
  • 67.
  • 68. FRASE 22 O assunto é sobre a posição do Brasil no IDH, hoje ele esta localizado na 70º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Houve uma economia de baixo conteúdo tecnológico. Logo, a constatação é claríssima: as classes médias diminuíram. O que houve foi agregação da classe trabalhadora de baixa remuneração
  • 69.  
  • 70.
  • 71. Frase 23 Índice de Gini é  um indicador de desigualdade ,apesar de seu IDH ser alto isso não significa nada para o índice de gini. As menores desigualdades se concentram na Eurásia, na América do Norte, norte da África e na Oceania, mesmo em nações de baixo IDH. As desigualdades mais significativas ficam na América Latina e no sul da África, mesmo para países de IDH médio.
  • 72.  
  • 73.
  • 74. Frase 24 De acordo com o censo de 2007 o Brasil e o décimo pais no índice de Gini que é usado para calcular a desigualdade de distribuição de renda em um pais. Isto mostra o pior espelho do Brasil que hoje em dia na sociedade são muitos o que tem pouco e muito pouco que tem muito ou seja uma péssima distribuição.
  • 76.
  • 77. Frase Nº 25 Geral mente os países com maior índice e pobreza humana são os países de baixo IDH como Nigéria, Zâmbia e os demais países principalmente os da áfrica e os subdesenvolvidos. Os países desenvolvidos como EUA, Canadá, e outros quem tem o IDH elevado tem o IPH menor pela melhor qualidade de vida nesses países, mas nem todos os países com IDH alto estão livres da pobreza, um exemplo é o Brasil que tem o IDH alto, mas mesmo assim ocupa a 71ª posição no ranking do IPH.
  • 79.
  • 80. Frase 26 O Brasil esta posicionado no ranking em 75ª no Índice de Pobreza Humana com 0,813, estando com o índice de desenvolvimento elevado. Isso na realidade do país é bom, mas ainda precisa melhorar, pois ah muita desigualdade no percentual de expectativa de vida inferior da 40anos, no número de adultos alfabetizados, e nas condições de vida humana, em quanto uns têm muito, outros quase não tendo, causando uma grande queda no índice.
  • 81.  
  • 82. COMENTÁRIO As imagens mostra que o país esta de desenvolvendo cada vez mais, alfabetizando os adultos, e melhorando a qualidade de vida dos idosos, mas o nível das condições essenciais para a sobrevivência humana(serviços de saúde e saneamento) ainda esta faltando em muitos lugares, ocorrendo uma desigualdade maior no país.
  • 83. FRASE Nº 27: A linha da pobreza é uma linha imaginária que separa os países subdesenvolvidos (sul) e os desenvolvidos (norte). Porém, isso não indica que toda a população do país seja somente rica ou pobre, conta pela situação da maioria.
  • 84.  
  • 85. COMENTÁRIO: A linha da pobreza dividem os país ricos, que estão no norte (desenvolvidos) e os pobres, que estão no sul (subdesenvolvidos), como é mostrado no mapa. Os países de verde são os subdesenvolvidos e os em amarelo são os desenvolvidos, e a linha vermelha é a divisão imaginária.
  • 86. FRASE 28 Parte do objetivo do milênio não foram realizados, como: o projeto de acabar com a fome e a miséria, reduzir mortalidade infantil, respeito ao meio ambiente e o desemprego.Mas em outras áreas o Brasil esta melhorando, como por exemplos, educação básica, igualdade sexual, melhor saúde para gestantes, combate para a aids, malaria e outras doenças.
  • 87.  
  • 88.
  • 89. Frase 29 A maioria da população brasileira esta distribuída ta no litoral, o motivo foi que na época da colonização, quando os portugueses chegaram ao Brasil, começaram a colonizar os litorais, por ter uma certa facilidade devido seus transportes serem grandes navegações. E no litoral também havia outras facilidades devido a água, frutas que existiam, e facilitava sua sobrevivência em nosso território. Mas não é só no litoral onde a população brasileira se concentra, existem várias grandes populações também em áreas rurais, onde na época também se tinha muito trabalho, emprego em diversas funções rurais, hoje em dia o trabalho rural é pouco visto, e não existe muitas pessoas trabalhando nesse meio, mas ainda muitas famílias vivem disso.
  • 90.  
  • 91.
  • 92. Frase 30 Os censos demográficos produzem informações imprescindíveis para definição de políticas públicas e a tomada de decisão de investimentos, sejam eles provenientes de iniciativa privada ou de qualquer nível do governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
  • 94.
  • 95. Frase-31 A taxa de natalidade do Brasil está baixa, pois as mulheres não querem mais ter filhos. Isso ocorre devido ao n°. de mulheres no mercado de trabalho, ou seja, as mulheres estão ficando mais independentes, está havendo uma troca no mercado de trabalho -o homem faz o trabalho de casa e a mulher trabalha fora. A expectativa de vida do brasileiro está aumentando, pois o país está ficando desenvolvido e juntamente com o desenvolvimento do país a expectativa de vida do Brasil também aumenta. O Brasil está ficando velho, pois não nasce criança e os idosos estão vivendo mais.
  • 97.
  • 98.  
  • 99. Frase 34 A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando gradativamente isso se deve a alguns fatores como: a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde , as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade , a prevenção de doenças e os avanços da medicina.
  • 101.
  • 102. FRASE 36 O trabalho infantil no Brasil é uma realidade triste e decepcionante. Milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no nosso país. A maioria dessas crianças trabalham devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Geralmente estas famílias são constituídas de pessoas pobres, que possuem muitos filhos. Apesar das leis e das medidas governamentais este problema é de grande proporção e de difícil solução.
  • 103.  
  • 104. COMENTÁRIO: Há várias leis que proíbem oficialmente este tipo de trabalho, mesmo assim, é comum encontrar menores na rua, vendendo pequenas mercadorias e pedindo esmolas. Apesar dos pais serem responsáveis pelos filhos, os juízes não costumam puni-los. Normalmente se puni quem contrata os menores, mas nem sempre as penas são aplicadas. No Brasil, o trabalho juvenil só é legal a partir dos 14 anos, na condição de menor aprendiz. Leis como essa são impostas pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que apresenta legislações contra a exploração, o trabalho e a prostituição de menores mas, infelizmente, para grande parte de nossas crianças, essa proteção está somente no papel, porque na prática ela não é vista.
  • 105.
  • 106. Imagem
  • 107.
  • 108. FRASE 38 O tema da questão é a prostituição e o tráfico de crianças no Brasil. Essa prática é decorrente na maioria das vezes pela miséria e destruição familiar, obrigando as crianças a se prostituírem para suprir às necessidades e também ao uso de drogas. As pessoas que comandam esse negócio utilizam bares, boates, hotéis para a realização da prática e promovem através da internet. No Brasil atualmente, os principais pontos para o tráfico de crianças são as rodovias. Os clientes, geralmente estrangeiros de origem européia, vem para o Brasil para esse fim, pois em seu país de origem o turismo sexual é considerado crime gravíssimo. Muitas crianças adquirem uma gravidez indesejada ao praticar a prostituição, outras ficam desaparecidas e muitas vezes são sequestradas, muitas delas têm esperança de que um estrangeiro as levem para viver em seu país com melhores condições de vida.
  • 109.  
  • 110.
  • 111. FRASE 39 Pedofilia é o desvio sexual " caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos " .     Causas : causada por ligações imperfeitas no cérebro dos pedófilos. Os estudos indicaram que os pedófilos têm significativamente menos matéria branca , que é a responsável por unir as diversas partes do cérebro entre si. Uma vontade de ter relações sexuais com menores de idade e atingir mais as crianças de 3 a 7 anos porque elas são mais frágeis de se lidar e não tem muita resistência.      Conseqüências: a pedofilia marca intensamente o individuo que foi atingido pelo pedófilo. Ela deixa as crianças tristes,nervosas sem vontade estudar,brincar,assistir tv. E pode ter algo maior que é a gravidez devido a prática de sexo.
  • 112.  
  • 113.
  • 114.
  • 115.  
  • 116.
  • 117. FRASE 41 A gravidez na adolescência na maioria das vezes tem como causa a prostituição e abusos sofridos pelas adolescentes. Uma outra causa desse problema enfrentado pela sociedade é que hoje em dia a mídia faz aos jovens a propaganda de que é necessário que eles vivam como adultos e façam coisas que não são próprias de sua idade. As adolescentes também vêem n a gravidez uma forma de se libertarem da vigilância e limites impostos pelos pais dos pais. A gravidez quando ocorre em idade indevida causa problemas psicológicos e na estrutura da adolescente, pois elas não estão preparadas para serem mães, o corpo não está preparado e o psicológico dessas adolescente também não está pronto para passar por todas essas mudanças que ela sofrerá.
  • 118.  
  • 119. COMENTÁRIO A gravidez na adolescência é uma realidade enfrentada por milhares de jovens meninas espalhadas por todo Brasil, meninas que na maioria dos casos ficam grávidas por serem vitimas de abuso ou por estarem envolvidas na prostituição. Uma realidade que deveria ser mudada, pois essas meninas não tem estrutura para serem mães tão cedo, e a gravidez as impede de fazer muitas coisas que iria dar a elas a chance de mudar seu futuro, porque ao engravidarem essas meninas deixam a escola e muitas vezes não trabalham, piorando ainda mais sua situação de vida.
  • 120.  
  • 121.
  • 123.
  • 124.  
  • 125. Frase N º 44 Homens morrem mais do que as mulheres, segundo o IBGE, a mais morte de homens por causas externas (violência, acidentes de trânsito e drogas) que a morte natural, que seria por conseqüência da idade. As maiorias destes homens estão envolvidos nestas causas externas estão numa numa faixa etária de 15 a 39 anos, segundo dados do IBGE. O homem morre mais cedo pela sua falta de responsabilidade com sigo mesmo, por exemplo: a imprudência no trânsito, não tem preocupação sua saúde. Em sua criação existia sempre uma pessoa que dizia para não chorar nem expressar seus sentimentos para outros , para ser sempre a figura de forte e valente . E com o passas do tempo essas frases deram incentivo a cometerem erros no seu dia-a-dia , como correrem no transito, ter envolvimento com drogas e a violência. As causas desse problema serão que no mercado de trabalho ira faltar mão de obra masculina, e com a falta de homens a população ficara idosa, o aumento da expectativa de vida só ira aumentar mais, a taxa de natalidade ira cair e o tempo de contribuição de trabalho, ou seja, o tempo para se aposentar vai se elevar muito
  • 126. Anexos
  • 127.
  • 128. Frase nº 45 Atualmente a educação se tornou fundamental para o aceso ao mercado de trabalho, os trabalhadores precisam se especializar e serem multifuncional. O problema e que o governo brasileiro as vezes não investe em educação como deveria, e nem todos tem condições de estudar, isso faz com que a economia brasileira fica fragilizada, além de acarretar problemas como a desigualdade social e a violência.
  • 129. Imagem
  • 130.
  • 131. Frase 46 Hoje em dia praticamente todas as pessoas tem acesso a escola até o 3º ano do ensino médio,muitos estão na escola mas na hora de concluir os estudos a minoria consegue entrar em uma faculdade,pois muitos são analfabetos funcionais, chegam ao ensino médio mas não tem a capacidade de interpretar ou produzir textos,ou fazer contas matemáticas.
  • 133. Comentário Aqui no Brasil 68% da população são analfabetos funcionais,e 7% da população é totalmente analfabeta. Isso acontece devido a baixa qualidade dos sistemas de ensino, à desvalorização dos professores e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro.
  • 134.  
  • 135. Frase nº 47 O Brasil está envelhecendo muito rápido com isso pode acontecer que taxa de fecundidade estará baixa e não será o suficiente para suplantar o número de óbitos ano a ano. Hoje, já nascem menos crianças que o necessário para manter a população no nível atual. Mais cedo ou mais tarde o Brasil terá que tomar providencias para tentar reverter o problema de envelhecimento, aumentando o tempo para um cidadão se aposentar mais ou menos com 70 anos .
  • 136. Imagem
  • 137. Comentário A queda na taxa de fecundidade e o envelhecimento populacional são movimentos positivos, comuns aos países que já vivenciam esse problema. Porém esse caminho o Brasil começa a trilhar com maior rapidez agora. Mas esses avanços sociais trazem consigo desafios no que diz respeito aos gastos com o sistema previdenciário que devem ser sérios problemas para o Brasil futuramente .
  • 138. FRASE 47 A escravidão do Brasil Colonial era uma instituição, ou seja, um negócio oficializado dentro da estrutura econômica agroexportadora brasileira, onde geralmente, os escravos eram negros, além de ser também uma “escravidão por divida” . Atualmente, a escravidão ocorre de forma disfarçada pois é proibida por lei e, geralmente, ocorre em fazendas no interior do Brasil, onde se explora mão-de-obra de pessoas necessitadas, que como no Brasil Colonial, viram “escravos por divida”, e a maioria dessas pessoas são das regiões pobres do nordeste, ou seja, não são necessariamente negros.
  • 139. Escravidão no Brasil Colônia: Escravidão no Brasil atualmente:
  • 140. Comentário: Pode-se dizer que a escravidão colonial está dentro da cultura e do pensamento daquela época, onde os escravos eram obrigados a trabalharem em troca de moradia e comida, e eram considerados inferiores aos seus senhores. Porém, hoje em dia, a escravidão é uma prática ilegal, que dá prisão, contudo ainda existe muito caso de escravidão no Brasil, onde eles contratam jovens e levam para sua fazenda para trabalhar e prometem mil coisas, mas com o passar do tempo esse homem passa a ter dividas, pois comeu, bebeu e dormiu, e então começa a trabalhar para pagar essa divida, que é sempre maior que a remuneração paga, as fazendas dos aliciadores são sempre em locais isolados, sem comunicação, e mantêm os trabalhadores em cárcere privado.
  • 141. FRASE 48 Na atualidade, a escravidão pode ocorrer de diversas maneiras: prostituição infantil, tráfico de órgãos, tráfico internacional de mulheres, exploração de imigrantes ilegais e escravidão por dívida. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado do Pará é o que apresenta maior incidência de casos, seguido pelos estados do Maranhão, da Bahia e do Piauí. Ou seja, a incidência de trabalho escravo está concentrada nas regiões de expansão agropecuária da Amazônia e do Cerrado. Contudo, há casos confirmados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o que demonstra que a origem desse fenômeno não está vinculada apenas à fronteira agrícola.
  • 142.  
  • 143.
  • 144. Frase 49 O número de jovens gradativamente vem diminuindo, a população está cada vez mais velha,por causa da melhora da qualidade de vida, que aumenta a longevidade e expectativa de vida da população os idosos estão se aposentando mais rápido, e não está tendo jovens o suficiente trabalhando para pagar a aposentadoria desses idosos .
  • 145.  
  • 146.
  • 147. Frase n°50 Poucos jovens e muitos idosos,as mulheres estão cada vez menos querendo ter filhos devido as suas vaidades.As pessoas vão envelhecendo ,e com isso vão ficando poucos jovens na sociedade para o mercado de trabalho, com isso a idade das pessoas se aposentarem vão ficando cada vez mais adiada. as pessoas têm que trabalhar por mais tempo em suas vidas pois não há quem possa trabalhar por elas para que no futuro tenham uma aposentadoria sustentável .
  • 148.  
  • 149.
  • 150. Frase Nº51 O estatuto do idoso criado (Lei n. 10.741, de 1.º de outubro de 2003) foi um grande avanço no legislativo do país, uma vez que com o seu surgimento ajudou muito a essas pessoas. O surgimento do estatuto foi de suma importância para a terceira idade, uma vez que ajudou a eles terem mais direitos e a inibir os que cometem maus tratos contra os idosos. Muitos não sabem, mas os maus tratos aos idosos são mais comuns do que as pessoas pensam e o mas triste é que os principais agressores são filhos e netos, que aproveitam desses idosos, pra cometer violência psicológica e até violência física. O surgimento do estatuto do idoso ajudou a diminuir e a inibir os maus tratos, mas não acabar totalmente, pois ainda hoje podemos ver noticias de familiares que agridem seus idosos, ou cometendo abuso financeiro. Esses abusos também são cometidos por instituições asilares ou por enfermeiros de hospitais que se esquecem que um dia poderão se tornar um idoso e gostariam muito de serem respeitados.
  • 152.
  • 153. O Brasil está envelhecendo,isso ocorre devido aumento da expectativa de vida, devido ao avanço da saúde e à redução da taxa de natalidade e fecundidade. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total).
  • 154.  
  • 155.