SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 32
O Desafio de Plantar Igrejas em Grandes Cidades
O Fenômeno das Cidades
O Fenômeno das Cidades Início – as pessoas viviam em áreas agro-pastoris. A escassez de bens os obrigou a sair em busca de outros locais para sobrevivência. Sempre houve uma tendência para os homens se concentrarem em tomo de um núcleo populacional. A famosa TORRE DE BABEL foi uma tentativa de concentração urbana, não aprovada por Deus.
Evolução das Cidades em Várias Etapas 1ª. Etapa 5.000 a.C – 500 d.C (queda de Roma) Estabeleceram grandes cidades como Jericó, Biblos, Jerusalém, Babilônia, Nínive, Atenas, Esparta e Roma.  Eram as chamadas "polis".
Evolução das Cidades em Várias Etapas 2ª. Etapa Renascença (Idade Moderna) As cidades de Roma, Florença, Constantinopla, Londres, Paris, Toledo, entre outras.  Eram as chamadas "neópolis".
Evolução das Cidades em Várias Etapas 3ª. Etapa 1750 (Revolução Industrial) Apareceram cidades-pólos, como Nova Iorque, Chicago, Londres, Berlim, Paris, Tóquio, Moscou, etc.  São as "metrópoles", verdadeiras cidades-mães.
Evolução das Cidades em Várias Etapas 4ª. Etapa Época atual Surgem as "megalópoles", com cidades-satélites e bairros ligados uns aos outros. Dentre elas, destacam-se São Paulo, Rio de janeiro, Tóquio, Londres, N. Iorque, etc.
Pontos Favoráveis e Desfavoráveis
Pontos Favoráveis – Evangelismo Urbano As cidades são pólos de influência sobre toda uma área a seu redor, sendo, por isso mais favoráveis para a implantação de igrejas, pelas seguintes razões:  Abertura a mudanças;  Concentração de recursos;  Potencial para contato relevante com as comunidades em redor.
Pontos Desfavoráveis – Evangelismo Urbano Populações concentradas verticalmente em edifícios fechados (impenetráveis) Excesso de entretenimento.  a televisão tirou as pessoas das ruas e as confinou dentro de suas casas.  O evangelismo pessoal é muito dificultado nessas condições.
Pontos Desfavoráveis – Evangelismo Urbano O elevado grau de materialismo e consumismo, do homem urbano faz com que o mesmo sinta-se auto-suficiente, sem a necessidade de Deus.
Exemplo Bíblico
Jesus e a Mulher Samaritana
Não pode haver nenhum esquema uniforme de evangelização. O que está dando certo em uma determinada igreja não quer dizer que dará certo noutra.  Descobrir as realidades desconhecidas e repensar os métodos, técnicas e estratégias utilizadas nesse processo.
João 4.1-30 O cenário urbano registrado pelo evangelista João é um protótipo de evangelização urbana que funciona.  Jesus havia deixado a Judéia, ao Sul, e seguido para a Galiléia, ao Norte, quando sentiu que era necessário passar por Samaria, cidade que ficava entre as duas regiões ( v. 4).  Ao meio-dia, junto ao poço de Jacó, na cidade de Sicar, travou um longo diálogo com uma mulher samaritana que viera buscar água.  Resultado: Muitas pessoas foram ter com Ele, para ouvir a palavra de Deus (v. 30).
João 4.1-30 O evangelismo pessoal aplicado por Jesus foi dinâmico e transformador.  A mulher ficou convencida de seus pecados e tornou-se uma testemunha de Jesus.  Alguns aspectos da evangelização urbana:
1) Práxis da Necessidade – v.4 “Era-lhe necessário passar por Samaria”. Práxis = Ação criativa e transformadora da igreja. Jesus andou na práxis da compaixão e do amor – Mateus 14.14. Não há como evangelizar sem sentir que é necessário passar pelas “Samarias” atuais.
1) Práxis da Necessidade – v.4 Se a igreja quer que sua evangelização urbana seja autêntica e transformadora, Jesus dá a receita: “Te-nho compaixão desta gente” – Mateus 15: 32.
2) Mudança de Paradigma – v.9 Jesus X mulher samaritana Ódio, preconceito, extremo de desencorajar  fazer prosélitos. “O comportamento ético-cristão de Jesus fala claramente de mudança ou alteração de paradigma. Uma cena desta hoje seria, provavelmente, manchete de capa de revista ou jornal. Ou, na perspectiva religioso-evangélica, mereceria disciplina ou castigo. Porém, o interessante para Jesus não era manter a tradição de uma religião, mas cumprir com a missão de seu Pai e favorecer ao Reino de Deus. - Luc 19: 10”. (Émerson Garcia Dutra)
2) Mudança de Paradigma – v.9 O paradigma “explica como é o mundo e nos ajuda a predizer seu comportamento. É a forma como você percebe esse mundo. Por exemplo: o mundo está para você da mesma forma como a água está para o peixe. O peixe não sabe que está dentro dela até que o tirem para fora”. Isto se aplica à vida cristã. Às vezes, certos conceitos dependem do paradigma. A maneira como se interpreta uma situação é, às vezes, relativa e pode ser até mesmo, individualista. Porém, Jesus foi além das circunstâncias do relativismo ou individualismo. Ele precisava passar por Samaria, para evangelizar uma pecadora.
3) Contexto Urbano – v.18 Contexto: Cultura, valores, idéias e sentimentos de um determinado povo. Revela quais são as características que são próprias de uma determinada cidade. Para usar um determinado método na evangelização é preciso conhecer o contexto, o ambiente em que se vai trabalhar. Jesus conhecia o contexto da cidade de Sicar. Ele conhecia o modo de vida desse povo. (Usou o método INDUTIVO – do particular para o geral, do problema para a solução)
3) Contexto Urbano – v.18 A igreja precisa conhecer o contexto urbano ou onde se localiza. Saber quais os tipos de pessoas existentes na cidade. Quais as suas preferências e necessidades básicas.
Grandes Desafios
Centros Urbanos Grande desafio. “As condições com que se defrontam os obreiros cristãos, nas grandes cidades, constituem um solene desafio para um incansável esforço em favor dos milhões que vivem sob a sombra iminente da condenação. ” (Evangelismo, 25) Dar a última mensagem de advertência. “A obra que há muito devia ter estado em ativa operação, a fim de salvar almas para Cristo, ainda não foi realizada. Os habitantes das ímpias cidades, prestes a serem atingidas pelas calamidades, têm sido cruelmente negligenciados... Atualmente, não está sendo feita no trabalho das cidades a milésima parte daquilo que devia ser feito, e que seria realizado se homens e mulheres cumprissem todo o seu dever”. (Evangelismo, 29)
Centros Urbanos Um trabalho urgente “Como um povo, necessitamos apressar o trabalho nas cidades, trabalho este que tem sido atrasado por falta de obreiros e de meios, bem como de espírito de consagração. ” (Evangelismo, 30) A Complexidade do Trabalho “Nós não compreendemos a que extensão os agentes de Satanás estão trabalhando nessas grandes cidades. A obra de levar a mensagem da verdade presente perante o povo está-se tornando cada vez mais difícil. É essencial que novos e variados talentos se unam em inteligente trabalho pelo povo.”. (Evangelismo, 29)
Centros Urbanos O Custo dos Edifícios “Tem sido um problema difícil saber a maneira pela qual alcançar o povo nos centros densamente populosos. Não temos permissão de entrar nas igrejas. Nas cidades, os salões grandes são caros e, em muitos casos, apenas poucas pessoas vão aos melhores salões. Os que não nos conhecem falam mal de nós. As razões de nossa fé não são compreendidas pelo povo, e temos sido considerados como fanáticos como quem ignorantemente guarda o sábado em lugar do domingo.” (Evangelismo, 39)
Métodos e Estratégias
Métodos e Estratégias Métodos: Duplas Missionárias – Ajuda na abordagem estratégica de pessoas, amigos, familiares e desconhecidos. Televisão - A televisão ainda é o maior veículo de comunicação do mundo. Não se pode omitir esse recurso de evangelização. Sua penetração nos lares é incontestável. Internet – Estamos na Era Digital, onde os computadores estão desempenhando um avanço progresso em várias áreas da vida. Em fração de segundos, conectamo-nos com o mundo todo pela internet. O envio de e-mails evangelísticos bem elaborados e a criação de bons sites contribuem para que a Palavra de Deus seja amplamente divulgada. Campanhas- As campanhas contagiam multidões para ouvir a Palavra de Deus.
Métodos e Estratégias Métodos: Rádio – Os programas de rádio ainda são importantes para a evangelização. Quando há um bom conteúdo de músicas e mensagem evangelística, o saldo sempre é positivo. Telefone – É uma boa idéia evangelizar por telefone. Pode-se viabilizar uma ou mais linhas para aconselhamento ou SOS. Outdoors – Esse instrumento de propaganda causa um efeito muito promissor. Basta saber que todos que usam ônibus, trem, metrôs etc., darão uma “olhada” e serão despertados pelos dizeres evangelísticos expostos. Folhetos - Os folhetos nunca foram excluídos da estratégia de evangelização. Eles abrem a porta para a primeira abordagem. Em países de regime totalitário, onde a Igreja é perseguida, o folheto é uma arma indispensável.
Métodos e Estratégias Um bom projeto evangelístico para nossos dias precisa ser: Móvel – Jesus e seus discípulos foram onde as pessoas estavam (mercado, montanha, sinagoga, de cidade em cidade). Atrativo – Programas que atraem o interesse e a atenção da comunidade local. Versátil – O projeto precisa oferecer facilidade para diferentes eventos. Interativo – As pessoas participam de todas as programações oferecidas.  Planejado – Oração, treinamento, motivação e organização das equipes e atividades.
Métodos e Estratégias Estratégias: Preparo da igreja para o trabalho – oração, seminários e planejamento (organização do trabalho) Seguir o Plano Sugestivo de Plantio de Igreja (Emílio Abdala) Recursos para compra de terrenos em locais estratégicos, construção de edifício e realização das Campanhas de Evangelismo Programas ou Eventos que podem atrair interessados: Pequeno Grupo Evangelismo por Amizade (Evangelismo Pessoal) RCC – Renovação de Casais com Cristo Curso como Deixar de Fumar Seminário sobre Saúde Centro de Vida Saudável (Hospital Adventista de Belém)
Métodos e Estratégias Estratégias: Campanha de Evangelismo (adequar às características das pessoas ou comunidades (tribos) Plano de Acompanhamento para confirmação da fé dos novos conversos: Pequenos Grupos Ciclo de Discipulado

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Conhecendo o posto de assistência!.
Conhecendo o posto de assistência!.Conhecendo o posto de assistência!.
Conhecendo o posto de assistência!.ThiagoPereiraSantos2
 
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemia
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemiaO que aprendemos na gestao eclesial com a pandemia
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemiaAfonso Murad (FAJE)
 
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...Paulo David
 
Assembleia do povo de deus (na paroquia)
Assembleia do povo de deus (na paroquia)Assembleia do povo de deus (na paroquia)
Assembleia do povo de deus (na paroquia)Afonso Murad (FAJE)
 
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020Paulo David
 
Ecoar a palavra e ressoar os gestos
Ecoar a palavra e ressoar os gestosEcoar a palavra e ressoar os gestos
Ecoar a palavra e ressoar os gestosAfonso Murad (FAJE)
 
Cenário da igreja no mundo segundo francisco
Cenário da igreja no mundo segundo franciscoCenário da igreja no mundo segundo francisco
Cenário da igreja no mundo segundo franciscoAfonso Murad (FAJE)
 
Go mobilize manual de mobilizacao missionaria
Go mobilize   manual de mobilizacao missionariaGo mobilize   manual de mobilizacao missionaria
Go mobilize manual de mobilizacao missionariaMarcelo Eduardo
 
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tutti
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tuttiApelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tutti
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tuttiAfonso Murad (FAJE)
 
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)Carlos Almeida
 
Ecoespiritualidade e pacto educativo global
Ecoespiritualidade e pacto educativo globalEcoespiritualidade e pacto educativo global
Ecoespiritualidade e pacto educativo globalAfonso Murad (FAJE)
 
Inovação na gestão eclesial (ANEC)
Inovação na gestão eclesial (ANEC)Inovação na gestão eclesial (ANEC)
Inovação na gestão eclesial (ANEC)Afonso Murad (FAJE)
 
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologia
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologiaFratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologia
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologiaAfonso Murad (FAJE)
 
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VI
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VIMensagem 8º dia das comunicações - Paulo VI
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VIRodrigo Catini Flaibam
 
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)Afonso Murad (FAJE)
 
A Voz da Paróquia_Agosto 2012
A Voz da Paróquia_Agosto 2012A Voz da Paróquia_Agosto 2012
A Voz da Paróquia_Agosto 2012Cris Simoni
 
Missão Integral Jailson Santos
Missão Integral Jailson SantosMissão Integral Jailson Santos
Missão Integral Jailson Santosguest67557bd1
 

Was ist angesagt? (20)

Conhecendo o posto de assistência!.
Conhecendo o posto de assistência!.Conhecendo o posto de assistência!.
Conhecendo o posto de assistência!.
 
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemia
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemiaO que aprendemos na gestao eclesial com a pandemia
O que aprendemos na gestao eclesial com a pandemia
 
Apelo às Ordens Contemplativas
Apelo às Ordens ContemplativasApelo às Ordens Contemplativas
Apelo às Ordens Contemplativas
 
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS = PEQUENAS COMUNIDADES = GRUPOS DE JESUS D...
 
Assembleia do povo de deus (na paroquia)
Assembleia do povo de deus (na paroquia)Assembleia do povo de deus (na paroquia)
Assembleia do povo de deus (na paroquia)
 
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020
PLANO DIOCESANO DO COMIDI 2020
 
Ecoar a palavra e ressoar os gestos
Ecoar a palavra e ressoar os gestosEcoar a palavra e ressoar os gestos
Ecoar a palavra e ressoar os gestos
 
Cenário da igreja no mundo segundo francisco
Cenário da igreja no mundo segundo franciscoCenário da igreja no mundo segundo francisco
Cenário da igreja no mundo segundo francisco
 
Go mobilize manual de mobilizacao missionaria
Go mobilize   manual de mobilizacao missionariaGo mobilize   manual de mobilizacao missionaria
Go mobilize manual de mobilizacao missionaria
 
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tutti
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tuttiApelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tutti
Apelos para a vida religiosa na laudato si e na fratelli tutti
 
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)
23235300 evangelico-dizimos-e-ofertas-para-analisar (1)
 
Seguindo a Jesus nas Favelas
Seguindo a Jesus nas FavelasSeguindo a Jesus nas Favelas
Seguindo a Jesus nas Favelas
 
Ecoespiritualidade e pacto educativo global
Ecoespiritualidade e pacto educativo globalEcoespiritualidade e pacto educativo global
Ecoespiritualidade e pacto educativo global
 
Inovação na gestão eclesial (ANEC)
Inovação na gestão eclesial (ANEC)Inovação na gestão eclesial (ANEC)
Inovação na gestão eclesial (ANEC)
 
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologia
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologiaFratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologia
Fratelli tutti e o sinodo para a Amazonia a luz da ecoteologia
 
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VI
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VIMensagem 8º dia das comunicações - Paulo VI
Mensagem 8º dia das comunicações - Paulo VI
 
Gestão eficaz e carisma
Gestão eficaz e carismaGestão eficaz e carisma
Gestão eficaz e carisma
 
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)
Sinodo da amazonia e gestao eclesial (afonso murad)
 
A Voz da Paróquia_Agosto 2012
A Voz da Paróquia_Agosto 2012A Voz da Paróquia_Agosto 2012
A Voz da Paróquia_Agosto 2012
 
Missão Integral Jailson Santos
Missão Integral Jailson SantosMissão Integral Jailson Santos
Missão Integral Jailson Santos
 

Andere mochten auch

A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)
A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)
A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)Deusdete Soares
 
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rocha
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro RochaFOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rocha
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rochaibmalphaville
 
Marcas de uma igreja ideal
Marcas de uma igreja idealMarcas de uma igreja ideal
Marcas de uma igreja idealigrejahoje
 
Ctpi 2013 Leonardo Sahium
Ctpi 2013 Leonardo SahiumCtpi 2013 Leonardo Sahium
Ctpi 2013 Leonardo SahiumMarcel Bonfim
 
FOCO2014 - Implantação De Igrejas
FOCO2014 - Implantação De IgrejasFOCO2014 - Implantação De Igrejas
FOCO2014 - Implantação De Igrejasibmalphaville
 
Métodos de plantio de igrejas
Métodos de plantio de igrejasMétodos de plantio de igrejas
Métodos de plantio de igrejasnumci
 
Projeto de evangelização igreja viva, sempre em missão
Projeto de evangelização   igreja viva, sempre em missãoProjeto de evangelização   igreja viva, sempre em missão
Projeto de evangelização igreja viva, sempre em missãoCatequese Anjos dos Céus
 

Andere mochten auch (10)

Plantio de igrejas
Plantio de igrejasPlantio de igrejas
Plantio de igrejas
 
A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)
A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)
A perpetuidade da lei de deus (charles h. spurgeon)
 
Palestra simposio pr. clairton
Palestra simposio   pr. clairtonPalestra simposio   pr. clairton
Palestra simposio pr. clairton
 
Plantando igrejas que crescem
Plantando igrejas que crescemPlantando igrejas que crescem
Plantando igrejas que crescem
 
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rocha
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro RochaFOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rocha
FOCO2014 - Novas Gerações - Leandro Rocha
 
Marcas de uma igreja ideal
Marcas de uma igreja idealMarcas de uma igreja ideal
Marcas de uma igreja ideal
 
Ctpi 2013 Leonardo Sahium
Ctpi 2013 Leonardo SahiumCtpi 2013 Leonardo Sahium
Ctpi 2013 Leonardo Sahium
 
FOCO2014 - Implantação De Igrejas
FOCO2014 - Implantação De IgrejasFOCO2014 - Implantação De Igrejas
FOCO2014 - Implantação De Igrejas
 
Métodos de plantio de igrejas
Métodos de plantio de igrejasMétodos de plantio de igrejas
Métodos de plantio de igrejas
 
Projeto de evangelização igreja viva, sempre em missão
Projeto de evangelização   igreja viva, sempre em missãoProjeto de evangelização   igreja viva, sempre em missão
Projeto de evangelização igreja viva, sempre em missão
 

Ähnlich wie Desafios e Estratégias para Plantar Igrejas em Grandes Cidades

toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdf
toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdftoaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdf
toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdfElis Lira
 
Laudato Si'- Introdução
Laudato Si'- IntroduçãoLaudato Si'- Introdução
Laudato Si'- IntroduçãoSimone Ferreira
 
Lição 3 - A Evangelização Urbana
Lição 3 - A Evangelização UrbanaLição 3 - A Evangelização Urbana
Lição 3 - A Evangelização UrbanaÉder Tomé
 
Doc de Aparecida.ppt
Doc de Aparecida.pptDoc de Aparecida.ppt
Doc de Aparecida.pptSouzaRoberto
 
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digital
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digitalComunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digital
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digitalAndréia Gripp
 
Lançar as redes e a devoção mariana
Lançar as redes e a devoção marianaLançar as redes e a devoção mariana
Lançar as redes e a devoção marianaAfonso Murad (FAJE)
 
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃO
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃODGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃO
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃOPaulo David
 
Leitura de cenário da américa latina a partir da missão
Leitura de cenário da américa latina a partir da missãoLeitura de cenário da américa latina a partir da missão
Leitura de cenário da américa latina a partir da missãoAfonso Murad (FAJE)
 
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 24º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Revitalizando a igreja (trabalho moura)
Revitalizando a igreja (trabalho moura)Revitalizando a igreja (trabalho moura)
Revitalizando a igreja (trabalho moura)RiKond
 
Lição 3 - A evangelização urbana
Lição 3 - A evangelização urbanaLição 3 - A evangelização urbana
Lição 3 - A evangelização urbanaErberson Pinheiro
 
Convesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloConvesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloconage2013
 
Convesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloConvesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloconage2013
 
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01Rubens Tatekawa
 
Missoes uma perspectiva urbana
Missoes  uma perspectiva urbanaMissoes  uma perspectiva urbana
Missoes uma perspectiva urbanaHebert Balieiro
 
Missoes perspectiva-urbana gildasio
Missoes perspectiva-urbana gildasioMissoes perspectiva-urbana gildasio
Missoes perspectiva-urbana gildasioMúsico Profissional
 
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023Jerry Adriano
 

Ähnlich wie Desafios e Estratégias para Plantar Igrejas em Grandes Cidades (20)

toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdf
toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdftoaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdf
toaz.info-rede-inspire-igrejas-vivas-evangelismo-urbano-14-.pdf
 
Laudato Si'- Introdução
Laudato Si'- IntroduçãoLaudato Si'- Introdução
Laudato Si'- Introdução
 
Lição 3 - A Evangelização Urbana
Lição 3 - A Evangelização UrbanaLição 3 - A Evangelização Urbana
Lição 3 - A Evangelização Urbana
 
Populorum Progressio
Populorum ProgressioPopulorum Progressio
Populorum Progressio
 
Doc de Aparecida.ppt
Doc de Aparecida.pptDoc de Aparecida.ppt
Doc de Aparecida.ppt
 
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digital
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digitalComunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digital
Comunicação, missão e corresponsabilidade na cultura midiática digital
 
Lançar as redes e a devoção mariana
Lançar as redes e a devoção marianaLançar as redes e a devoção mariana
Lançar as redes e a devoção mariana
 
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃO
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃODGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃO
DGAE (2019-2023) DESAFIOS DO MUNDO URBANO E A EVANGELIZAÇÃO
 
Leitura de cenário da américa latina a partir da missão
Leitura de cenário da américa latina a partir da missãoLeitura de cenário da américa latina a partir da missão
Leitura de cenário da américa latina a partir da missão
 
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 24º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 24º dia das comunicações - João Paulo II
 
Revitalizando a igreja (trabalho moura)
Revitalizando a igreja (trabalho moura)Revitalizando a igreja (trabalho moura)
Revitalizando a igreja (trabalho moura)
 
Lição 3 - A evangelização urbana
Lição 3 - A evangelização urbanaLição 3 - A evangelização urbana
Lição 3 - A evangelização urbana
 
Convesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloConvesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-oriolo
 
Convesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-orioloConvesao pastoral edson-oriolo
Convesao pastoral edson-oriolo
 
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01
Missoesumaperspectivaurbana 130814150615-phpapp01
 
Missoes uma perspectiva urbana
Missoes  uma perspectiva urbanaMissoes  uma perspectiva urbana
Missoes uma perspectiva urbana
 
Missoes perspectiva-urbana gildasio
Missoes perspectiva-urbana gildasioMissoes perspectiva-urbana gildasio
Missoes perspectiva-urbana gildasio
 
Novos recursos, novas possibilidades
Novos recursos, novas possibilidadesNovos recursos, novas possibilidades
Novos recursos, novas possibilidades
 
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2019 - 2023
 

Mehr von Igreja Adventista do Sétimo Dia

Mehr von Igreja Adventista do Sétimo Dia (20)

Inspirações sobre a mães
Inspirações sobre a mãesInspirações sobre a mães
Inspirações sobre a mães
 
Estudio Apocalipsis
Estudio ApocalipsisEstudio Apocalipsis
Estudio Apocalipsis
 
4. Bullying: lidando com o mal século
4. Bullying: lidando com o mal século4. Bullying: lidando com o mal século
4. Bullying: lidando com o mal século
 
3. Como conquistar a confiança do seu adolescente
3. Como conquistar a confiança do seu adolescente3. Como conquistar a confiança do seu adolescente
3. Como conquistar a confiança do seu adolescente
 
2. Como fortalecer os relacionamentos na família
2. Como fortalecer os relacionamentos na família2. Como fortalecer os relacionamentos na família
2. Como fortalecer os relacionamentos na família
 
1. Como fortalecer a fé do adolescente
1. Como fortalecer a fé do adolescente1. Como fortalecer a fé do adolescente
1. Como fortalecer a fé do adolescente
 
5. Despertar o sentido vida: missão
5. Despertar o sentido vida: missão5. Despertar o sentido vida: missão
5. Despertar o sentido vida: missão
 
Manual Prático de Marca da IASD [Versão 1.2]
Manual Prático de Marca da IASD [Versão 1.2]Manual Prático de Marca da IASD [Versão 1.2]
Manual Prático de Marca da IASD [Versão 1.2]
 
Familia feliz
Familia felizFamilia feliz
Familia feliz
 
Estudo Bíblico Fique Leve
Estudo Bíblico Fique LeveEstudo Bíblico Fique Leve
Estudo Bíblico Fique Leve
 
Revista acordes
Revista acordesRevista acordes
Revista acordes
 
A Verdade para o tempo do Fim
A Verdade para o tempo do FimA Verdade para o tempo do Fim
A Verdade para o tempo do Fim
 
Biblia mais PDF
Biblia mais PDFBiblia mais PDF
Biblia mais PDF
 
PPT - Guia do Aspirante 07
PPT - Guia do Aspirante 07PPT - Guia do Aspirante 07
PPT - Guia do Aspirante 07
 
PPT - Guia do Aspirante 08
PPT - Guia do Aspirante 08PPT - Guia do Aspirante 08
PPT - Guia do Aspirante 08
 
PPT - Guia do Aspirante 05
PPT - Guia do Aspirante 05PPT - Guia do Aspirante 05
PPT - Guia do Aspirante 05
 
PPT - Guia do Aspirante 06
PPT - Guia do Aspirante 06PPT - Guia do Aspirante 06
PPT - Guia do Aspirante 06
 
PPT - Guia do Aspirante 03
PPT - Guia do Aspirante 03PPT - Guia do Aspirante 03
PPT - Guia do Aspirante 03
 
PPT - Guia do Aspirante 04
PPT - Guia do Aspirante 04PPT - Guia do Aspirante 04
PPT - Guia do Aspirante 04
 
PPT - Guia do Aspirante 02
PPT - Guia do Aspirante 02PPT - Guia do Aspirante 02
PPT - Guia do Aspirante 02
 

Kürzlich hochgeladen

Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresAntonino Silva
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalAmaroJunior21
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JAhenrygabrielsilvarib
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxSebastioFerreira34
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaWillemarSousa1
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoRicardo Azevedo
 
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptxhenrygabrielsilvarib
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José OperárioNilson Almeida
 

Kürzlich hochgeladen (12)

Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
 
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário
 

Desafios e Estratégias para Plantar Igrejas em Grandes Cidades

  • 1. O Desafio de Plantar Igrejas em Grandes Cidades
  • 2. O Fenômeno das Cidades
  • 3. O Fenômeno das Cidades Início – as pessoas viviam em áreas agro-pastoris. A escassez de bens os obrigou a sair em busca de outros locais para sobrevivência. Sempre houve uma tendência para os homens se concentrarem em tomo de um núcleo populacional. A famosa TORRE DE BABEL foi uma tentativa de concentração urbana, não aprovada por Deus.
  • 4. Evolução das Cidades em Várias Etapas 1ª. Etapa 5.000 a.C – 500 d.C (queda de Roma) Estabeleceram grandes cidades como Jericó, Biblos, Jerusalém, Babilônia, Nínive, Atenas, Esparta e Roma. Eram as chamadas "polis".
  • 5. Evolução das Cidades em Várias Etapas 2ª. Etapa Renascença (Idade Moderna) As cidades de Roma, Florença, Constantinopla, Londres, Paris, Toledo, entre outras. Eram as chamadas "neópolis".
  • 6. Evolução das Cidades em Várias Etapas 3ª. Etapa 1750 (Revolução Industrial) Apareceram cidades-pólos, como Nova Iorque, Chicago, Londres, Berlim, Paris, Tóquio, Moscou, etc. São as "metrópoles", verdadeiras cidades-mães.
  • 7. Evolução das Cidades em Várias Etapas 4ª. Etapa Época atual Surgem as "megalópoles", com cidades-satélites e bairros ligados uns aos outros. Dentre elas, destacam-se São Paulo, Rio de janeiro, Tóquio, Londres, N. Iorque, etc.
  • 8. Pontos Favoráveis e Desfavoráveis
  • 9. Pontos Favoráveis – Evangelismo Urbano As cidades são pólos de influência sobre toda uma área a seu redor, sendo, por isso mais favoráveis para a implantação de igrejas, pelas seguintes razões: Abertura a mudanças; Concentração de recursos; Potencial para contato relevante com as comunidades em redor.
  • 10. Pontos Desfavoráveis – Evangelismo Urbano Populações concentradas verticalmente em edifícios fechados (impenetráveis) Excesso de entretenimento. a televisão tirou as pessoas das ruas e as confinou dentro de suas casas. O evangelismo pessoal é muito dificultado nessas condições.
  • 11. Pontos Desfavoráveis – Evangelismo Urbano O elevado grau de materialismo e consumismo, do homem urbano faz com que o mesmo sinta-se auto-suficiente, sem a necessidade de Deus.
  • 13. Jesus e a Mulher Samaritana
  • 14. Não pode haver nenhum esquema uniforme de evangelização. O que está dando certo em uma determinada igreja não quer dizer que dará certo noutra. Descobrir as realidades desconhecidas e repensar os métodos, técnicas e estratégias utilizadas nesse processo.
  • 15. João 4.1-30 O cenário urbano registrado pelo evangelista João é um protótipo de evangelização urbana que funciona. Jesus havia deixado a Judéia, ao Sul, e seguido para a Galiléia, ao Norte, quando sentiu que era necessário passar por Samaria, cidade que ficava entre as duas regiões ( v. 4). Ao meio-dia, junto ao poço de Jacó, na cidade de Sicar, travou um longo diálogo com uma mulher samaritana que viera buscar água. Resultado: Muitas pessoas foram ter com Ele, para ouvir a palavra de Deus (v. 30).
  • 16. João 4.1-30 O evangelismo pessoal aplicado por Jesus foi dinâmico e transformador. A mulher ficou convencida de seus pecados e tornou-se uma testemunha de Jesus. Alguns aspectos da evangelização urbana:
  • 17. 1) Práxis da Necessidade – v.4 “Era-lhe necessário passar por Samaria”. Práxis = Ação criativa e transformadora da igreja. Jesus andou na práxis da compaixão e do amor – Mateus 14.14. Não há como evangelizar sem sentir que é necessário passar pelas “Samarias” atuais.
  • 18. 1) Práxis da Necessidade – v.4 Se a igreja quer que sua evangelização urbana seja autêntica e transformadora, Jesus dá a receita: “Te-nho compaixão desta gente” – Mateus 15: 32.
  • 19. 2) Mudança de Paradigma – v.9 Jesus X mulher samaritana Ódio, preconceito, extremo de desencorajar fazer prosélitos. “O comportamento ético-cristão de Jesus fala claramente de mudança ou alteração de paradigma. Uma cena desta hoje seria, provavelmente, manchete de capa de revista ou jornal. Ou, na perspectiva religioso-evangélica, mereceria disciplina ou castigo. Porém, o interessante para Jesus não era manter a tradição de uma religião, mas cumprir com a missão de seu Pai e favorecer ao Reino de Deus. - Luc 19: 10”. (Émerson Garcia Dutra)
  • 20. 2) Mudança de Paradigma – v.9 O paradigma “explica como é o mundo e nos ajuda a predizer seu comportamento. É a forma como você percebe esse mundo. Por exemplo: o mundo está para você da mesma forma como a água está para o peixe. O peixe não sabe que está dentro dela até que o tirem para fora”. Isto se aplica à vida cristã. Às vezes, certos conceitos dependem do paradigma. A maneira como se interpreta uma situação é, às vezes, relativa e pode ser até mesmo, individualista. Porém, Jesus foi além das circunstâncias do relativismo ou individualismo. Ele precisava passar por Samaria, para evangelizar uma pecadora.
  • 21. 3) Contexto Urbano – v.18 Contexto: Cultura, valores, idéias e sentimentos de um determinado povo. Revela quais são as características que são próprias de uma determinada cidade. Para usar um determinado método na evangelização é preciso conhecer o contexto, o ambiente em que se vai trabalhar. Jesus conhecia o contexto da cidade de Sicar. Ele conhecia o modo de vida desse povo. (Usou o método INDUTIVO – do particular para o geral, do problema para a solução)
  • 22. 3) Contexto Urbano – v.18 A igreja precisa conhecer o contexto urbano ou onde se localiza. Saber quais os tipos de pessoas existentes na cidade. Quais as suas preferências e necessidades básicas.
  • 24. Centros Urbanos Grande desafio. “As condições com que se defrontam os obreiros cristãos, nas grandes cidades, constituem um solene desafio para um incansável esforço em favor dos milhões que vivem sob a sombra iminente da condenação. ” (Evangelismo, 25) Dar a última mensagem de advertência. “A obra que há muito devia ter estado em ativa operação, a fim de salvar almas para Cristo, ainda não foi realizada. Os habitantes das ímpias cidades, prestes a serem atingidas pelas calamidades, têm sido cruelmente negligenciados... Atualmente, não está sendo feita no trabalho das cidades a milésima parte daquilo que devia ser feito, e que seria realizado se homens e mulheres cumprissem todo o seu dever”. (Evangelismo, 29)
  • 25. Centros Urbanos Um trabalho urgente “Como um povo, necessitamos apressar o trabalho nas cidades, trabalho este que tem sido atrasado por falta de obreiros e de meios, bem como de espírito de consagração. ” (Evangelismo, 30) A Complexidade do Trabalho “Nós não compreendemos a que extensão os agentes de Satanás estão trabalhando nessas grandes cidades. A obra de levar a mensagem da verdade presente perante o povo está-se tornando cada vez mais difícil. É essencial que novos e variados talentos se unam em inteligente trabalho pelo povo.”. (Evangelismo, 29)
  • 26. Centros Urbanos O Custo dos Edifícios “Tem sido um problema difícil saber a maneira pela qual alcançar o povo nos centros densamente populosos. Não temos permissão de entrar nas igrejas. Nas cidades, os salões grandes são caros e, em muitos casos, apenas poucas pessoas vão aos melhores salões. Os que não nos conhecem falam mal de nós. As razões de nossa fé não são compreendidas pelo povo, e temos sido considerados como fanáticos como quem ignorantemente guarda o sábado em lugar do domingo.” (Evangelismo, 39)
  • 28. Métodos e Estratégias Métodos: Duplas Missionárias – Ajuda na abordagem estratégica de pessoas, amigos, familiares e desconhecidos. Televisão - A televisão ainda é o maior veículo de comunicação do mundo. Não se pode omitir esse recurso de evangelização. Sua penetração nos lares é incontestável. Internet – Estamos na Era Digital, onde os computadores estão desempenhando um avanço progresso em várias áreas da vida. Em fração de segundos, conectamo-nos com o mundo todo pela internet. O envio de e-mails evangelísticos bem elaborados e a criação de bons sites contribuem para que a Palavra de Deus seja amplamente divulgada. Campanhas- As campanhas contagiam multidões para ouvir a Palavra de Deus.
  • 29. Métodos e Estratégias Métodos: Rádio – Os programas de rádio ainda são importantes para a evangelização. Quando há um bom conteúdo de músicas e mensagem evangelística, o saldo sempre é positivo. Telefone – É uma boa idéia evangelizar por telefone. Pode-se viabilizar uma ou mais linhas para aconselhamento ou SOS. Outdoors – Esse instrumento de propaganda causa um efeito muito promissor. Basta saber que todos que usam ônibus, trem, metrôs etc., darão uma “olhada” e serão despertados pelos dizeres evangelísticos expostos. Folhetos - Os folhetos nunca foram excluídos da estratégia de evangelização. Eles abrem a porta para a primeira abordagem. Em países de regime totalitário, onde a Igreja é perseguida, o folheto é uma arma indispensável.
  • 30. Métodos e Estratégias Um bom projeto evangelístico para nossos dias precisa ser: Móvel – Jesus e seus discípulos foram onde as pessoas estavam (mercado, montanha, sinagoga, de cidade em cidade). Atrativo – Programas que atraem o interesse e a atenção da comunidade local. Versátil – O projeto precisa oferecer facilidade para diferentes eventos. Interativo – As pessoas participam de todas as programações oferecidas. Planejado – Oração, treinamento, motivação e organização das equipes e atividades.
  • 31. Métodos e Estratégias Estratégias: Preparo da igreja para o trabalho – oração, seminários e planejamento (organização do trabalho) Seguir o Plano Sugestivo de Plantio de Igreja (Emílio Abdala) Recursos para compra de terrenos em locais estratégicos, construção de edifício e realização das Campanhas de Evangelismo Programas ou Eventos que podem atrair interessados: Pequeno Grupo Evangelismo por Amizade (Evangelismo Pessoal) RCC – Renovação de Casais com Cristo Curso como Deixar de Fumar Seminário sobre Saúde Centro de Vida Saudável (Hospital Adventista de Belém)
  • 32. Métodos e Estratégias Estratégias: Campanha de Evangelismo (adequar às características das pessoas ou comunidades (tribos) Plano de Acompanhamento para confirmação da fé dos novos conversos: Pequenos Grupos Ciclo de Discipulado