SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 31
Downloaden Sie, um offline zu lesen
1- O QUE É PRÉ-HISTÓRIA? Dentre as divisões da História, esta é a fase inicial, que corresponde ao período anterior ao desenvolvimento da escrita. É a mais longa das Idades na periodização histórica. Iniciou por volta de 6 milhões de anos atrás, quando surgiu a humanidade, e terminou em aproximadamente 4 mil anos antes de Cristo, quando a escrita foi inicialmente desenvolvida.  Por esta razão, as sociedades pré-históricas eram ágrafas (sem escrita).
As informações que temos a respeito da Pré-História foram obtidas a partir do estudo dos objetos encontrados na escavações paleontológicas. Os estudos sobre a Pré-História são recentes, pois somente tiveram início no final do século XIX e estes estudos estão em constante transformação, pois novas descobertas arqueológicas ocorrem freqüentemente. Urna funerária pré-histórica
2- ORIGENS DO HOMEM A- CRIACIONISMO Explicação que atribui a origem do homem à criação divina. As diversas explicações religiosas apresentam narrações sobre variadas formas através das quais os homens foram criados. Criacionismo Ato sobrenatural
B- EVOLUCIONISMO Explicação de base científica que afirma que o homem teve seu desenvolvimento a partir de outras espécies. Esta é a base utilizada para o estudo da Pré-História. Evolucionismo Ciência
3- EVOLUÇÃO DO HOMEM De acordo com a teoria evolucionista, a espécie humana também passou por transformações ao longo dos tempos. Durante o processo de evolução, várias foram as modificações físicas e também as mudanças no comportamento e adaptação.
4- ESPÉCIES HUMANAS Há cerca de 6 milhões de anos, surgiu a humanidade. Muitas das características das primeiras espécies humanas eram diferentes daquilo que costumamos reconhecer no homem atual. As condições do meio-ambiente e a adaptação  do homem à natureza influíam em sua vida e em sua própria estrutura física. As principais teorias sobre desenvolvimento e evolução do homem e os vestígios arqueológicos indicam que a humanidade surgiu na África.
Sahelanthropus tchadensis   Em Chade, país da África Central, foi localizado o fóssil mais antigo de um hominídeo até agora identificado. Batizado como Toumai, o fóssil ainda está sendo estudado por cientistas que estão procurando verificar suas características, que podem revelar novas informações sobre os primeiros seres humanos. Tem cerca de 6 milhões de anos. Crânio de Toumai, o mais antigo ancestral humano identificado
Kenyanthropus platyops   Localizado no Quênia, na África, esta espécie está sendo estudada e e identificada. É uma das mais antigas representantes da ancestralidade humana. Surgiu há cerca de 5 milhões de anos. Reconstituição artística da espécie, identificação do local onde foi encontrada e crânio do Kenyanthropus platuops
Ardipithecus ramidus  Fósseis e imagem reconstituída do Ardipithecus ramidus Localizado na Etiópia, África, esta espécie surgiu há cerca de 5 ou 4,5 milhões de anos. Viveu em florestas e tinha estatura semelhante a dos chimpanzés atuais. Uma característica curiosa: entre esta espécie era comum o dismorfismo sexual.
Australopithecus afarensis   A mais conhecida espécime pré-histórica, batizada como Lucy, foi encontrada na Etiópia, mas outros fósseis foram localizados no Quênia. A espécie surgiu há cerca de 4 milhões de anos e podia ser completamente bípede, como indicam os estudos a seu respeito. Seu cérebro tinha o tamanho de uma laranja, mas já representava um grande avanço entre os hominídeos.
Australopithecus africanus   Surgiu há cerca de 4 a 3,5 milhões de anos e foi descoberto na África do Sul. Alimentava-se de grãos e locomovia-se eretamente, embora não tivesse um cérebro muito desenvolvido.  Muitos cientistas acreditam que ele é o antecessor do  Homo habilis.
Australopithecus anamensis - Australopithecus garhi   Estas duas espécies surgiram aproximadamente na mesma época (cerca de 4 milhões de anos) e eram os menores representantes do gênero dos Australopithecus. Localizados no Quênia e na Etiópia, eram descendentes diretos da espécie Afarensis.  Estas espécies foram descobertas recentemente e ainda há diversos estudos não concluídos a respeito de ambas. Há teorias que indicam que a espécie  A. garhi  pode ter sido antecessora do gênero Homo.
Australopithecus boisei Surgiu há cerca de 2,5 milhões de anos. Era o mais forte australopiteco: media cerca de 1,4 metro e pesava 49 quilos (homens) e 1,1 metro e 34 quilos (mulher). Os machos tinham uma crista óssea no crânio. Foram localizados no Quênia e na Tanzânia.
Homo habilis Surgiu há cerca de 2 milhões de anos. Foi localizado na Tanzânia e no Quênia e é o primeiro representante conhecido do gênero Homo, significando uma grande evolução em relação aos seus antecessores. Sua anatomia era mais próxima dos homens atuais e já se diferenciavam de maneira clara da anatomia dos macacos. Com seu avançado desenvolvimento, possuía a capacidade de produzir suas ferramentas.
Homo ergaster Espécie que muitos cientistas afirmam não ter desenvolvido descendência evolutiva, pois esteve confinado no continente africano mesmo tendo características semelhantes ao  Homo erectus . Existiu na África do Sul, Tanzânia, Quênia e Etiópia. Ainda são feitos estudos para identificar melhor esta espécie, que é a menos conhecida do gênero Homo. Surgiu há cerca de 1,5 milhão de anos.
Homo erectus Muito mais desenvolvido que os australopitecos, migrou da África para outras regiões. Dominou a Ásia, onde não havia espécies concorrentes.  Dominou o uso do fogo, fabricava ferramentas, vivia em cavernas e foi um predador mais hábil. Um macho da espécie chegava a ter 1,8 metro. Surgiu há cerca de 1,7 milhão de anos e só foi extinto por volta de 200 mil anos atrás.
Homo neanderthalensis Surgiu há cerca de 250 mil anos. Conviveu durante milhares de anos com a espécie de homem moderno, o  Homo sapiens .  Seus restos foram encontrados na Europa Ocidental. Desenvolveu uma linguagem primitiva e foi extinto durante a Idade do Gelo, há cerca de 30 mil anos.
Homo sapiens Surgiu há cerca de 200 mil anos e é atualmente a única espécie humana existente. Com uma capacidade cerebral muito mais desenvolvida, dominou a natureza e tornou-se o mais eficiente predador do reino Animal.
 
 
5- FASES DA PRÉ-HISTÓRIA Ao longo da Pré-História, várias transformações ocorreram na forma de organização da vida humana.  Durante estas fases, a humanidade passou a se adaptar cada vez melhor à natureza, realizando então um processo de evolução técnica.
 
7- ARTE PRÉ-HISTÓRICA Além de sua luta pela sobrevivência no meio natural, os homens pré-históricos também utilizavam a expressão artística. A arte era empregada para comunicação, para seus rituais religiosos e também para ornamentação.  A arte rupestre é a denominação dada ao conjunto de pinturas realizadas em rochas e no interior de cavernas.
Imagens que ilustram cenas de caçadas. Pinturas pré-históricas realizadas na Espanha.
Representação de uma batalha. Pintura rupestre realizada no Brasil. Representação da natureza. Pintura realizada no Brasil
8- O HOMEM NAS AMÉRICAS Através de migrações, o homem chegou até o continente americano. A “Teoria de Clóvis” explica que a chegada do homem à América ocorreu há cerca de 12 mil anos através da travessia do Estreito de Bering, entre a Sibéria (Ásia) e o Alaska (América do Norte). Na época, o derretimento das geleiras facilitou a travessia por terra.
Outras possibilidades surgiram para explicar a chegada do homem à América.  Pesquisas arqueológicas localizaram vestígios anteriores à travessia do Estreito de Bering e indicaram que a Teoria de Clóvis não era a única migração possível.  Estes vestígios foram encontrados em diversas partes das Américas e indicavam datações que variavam entre 15 e 30 mil anos. Novas possibilidades de migração foram apontadas.
 
9- PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL Muito antes da chegada dos portugueses, o Brasil já era habitado. Os habitantes primitivos e ancestrais de nossos índios povoavam o território brasileiro há milênios. Estes habitantes chegaram através de rotas migratórias. Há indício de que a presença humana no Brasil tenha iniciado há, pelo menos, 20 mil anos.  Ainda são feitos estudos que procuram comprovar que já havia habitantes no Brasil há 50 mil anos.
O fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas foi descoberto em Minas Gerais.  O esqueleto de uma mulher foi datado em cerca de 12 mil anos, mas a característica mais importante a seu respeito: era o esqueleto de uma mulher de traços negróides. O fóssil foi batizado como Luzia. Esta descoberta representou uma grande novidade, pois indicava mais uma possibilidade migratória para o continente: teria havido migração da Polinésia? Reconstituição da face de Luzia
FIM

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (20)

Criacionismo x evolucionismo
Criacionismo x evolucionismoCriacionismo x evolucionismo
Criacionismo x evolucionismo
 
Período regencial
Período regencialPeríodo regencial
Período regencial
 
A origem do homem americano
A origem do homem americanoA origem do homem americano
A origem do homem americano
 
Astecas, maias e incas
Astecas, maias e incasAstecas, maias e incas
Astecas, maias e incas
 
A origem do homem
A origem do homemA origem do homem
A origem do homem
 
America espanhola
America espanholaAmerica espanhola
America espanhola
 
Pré História - Ensino Médio
Pré História - Ensino MédioPré História - Ensino Médio
Pré História - Ensino Médio
 
Roma Antiga
Roma AntigaRoma Antiga
Roma Antiga
 
Pré História
Pré   História Pré   História
Pré História
 
A origem dos seres humanos
A origem dos seres humanosA origem dos seres humanos
A origem dos seres humanos
 
Povos pré colombianos
Povos pré colombianosPovos pré colombianos
Povos pré colombianos
 
Revolução de 1930
Revolução de 1930Revolução de 1930
Revolução de 1930
 
História, fontes e historiadores
História, fontes e historiadoresHistória, fontes e historiadores
História, fontes e historiadores
 
1° ano império romano - completo
1° ano    império romano - completo1° ano    império romano - completo
1° ano império romano - completo
 
As origens do ser humano - 6º Ano (2017)
As origens do ser humano - 6º Ano (2017)As origens do ser humano - 6º Ano (2017)
As origens do ser humano - 6º Ano (2017)
 
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOSPRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
 
01 os primeiros habitantes da américa
01   os primeiros habitantes da américa01   os primeiros habitantes da américa
01 os primeiros habitantes da américa
 
ESCRAVIDÃO
ESCRAVIDÃOESCRAVIDÃO
ESCRAVIDÃO
 
República velha
República velhaRepública velha
República velha
 
Escravidão / Resistência
Escravidão / ResistênciaEscravidão / Resistência
Escravidão / Resistência
 

Andere mochten auch

1º slides pre história
1º slides pre história1º slides pre história
1º slides pre históriamegaman1230
 
Pré história - aula 1
Pré história - aula 1Pré história - aula 1
Pré história - aula 1Eduard Henry
 
História 6º ano
História 6º anoHistória 6º ano
História 6º anoEloy Souza
 
Aula períodos da pré história
Aula períodos da pré históriaAula períodos da pré história
Aula períodos da pré históriaBruno Machado
 
Aula 1º a no teoria da história e Pré-História
Aula 1º a no teoria da história e Pré-HistóriaAula 1º a no teoria da história e Pré-História
Aula 1º a no teoria da história e Pré-Históriafelipewatz
 
Os seres humanos povoam a américa
Os seres humanos povoam a américaOs seres humanos povoam a américa
Os seres humanos povoam a américaRODRIGO Cicéro
 
Primeiros Povoadores da América
Primeiros Povoadores da AméricaPrimeiros Povoadores da América
Primeiros Povoadores da Américaedna2
 
Evolução humana
Evolução humanaEvolução humana
Evolução humanaunesp
 
Parque nacional serra da capivara
Parque nacional serra da capivaraParque nacional serra da capivara
Parque nacional serra da capivaraCaio Rafael Correa
 
Os primeiros humanos aula 1º ano
Os primeiros humanos aula 1º anoOs primeiros humanos aula 1º ano
Os primeiros humanos aula 1º anoTimoteo Meireles
 
Aula 3 primeiros habitantes do brasil
Aula 3 primeiros habitantes do brasilAula 3 primeiros habitantes do brasil
Aula 3 primeiros habitantes do brasilDalton Lopes Reis Jr.
 
Povoamento da américa
Povoamento da américaPovoamento da américa
Povoamento da américaZé Knust
 
A vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolíticoA vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolíticoamgmrodrigues
 

Andere mochten auch (20)

Pré História - 6º Ano
Pré História - 6º AnoPré História - 6º Ano
Pré História - 6º Ano
 
Pré-História
Pré-HistóriaPré-História
Pré-História
 
1º slides pre história
1º slides pre história1º slides pre história
1º slides pre história
 
Pré história - aula 1
Pré história - aula 1Pré história - aula 1
Pré história - aula 1
 
Aula pré história
Aula pré históriaAula pré história
Aula pré história
 
História 6º ano
História 6º anoHistória 6º ano
História 6º ano
 
Aula períodos da pré história
Aula períodos da pré históriaAula períodos da pré história
Aula períodos da pré história
 
Aula 1º a no teoria da história e Pré-História
Aula 1º a no teoria da história e Pré-HistóriaAula 1º a no teoria da história e Pré-História
Aula 1º a no teoria da história e Pré-História
 
Os seres humanos povoam a américa
Os seres humanos povoam a américaOs seres humanos povoam a américa
Os seres humanos povoam a américa
 
Primeiros Povoadores da América
Primeiros Povoadores da AméricaPrimeiros Povoadores da América
Primeiros Povoadores da América
 
01 pré-história
01   pré-história01   pré-história
01 pré-história
 
O QUE É HISTÓRIA
O QUE É HISTÓRIAO QUE É HISTÓRIA
O QUE É HISTÓRIA
 
Evolução humana
Evolução humanaEvolução humana
Evolução humana
 
Origem do homem
Origem do homemOrigem do homem
Origem do homem
 
Parque nacional serra da capivara
Parque nacional serra da capivaraParque nacional serra da capivara
Parque nacional serra da capivara
 
Os primeiros humanos aula 1º ano
Os primeiros humanos aula 1º anoOs primeiros humanos aula 1º ano
Os primeiros humanos aula 1º ano
 
Pré HistóRia
Pré HistóRiaPré HistóRia
Pré HistóRia
 
Aula 3 primeiros habitantes do brasil
Aula 3 primeiros habitantes do brasilAula 3 primeiros habitantes do brasil
Aula 3 primeiros habitantes do brasil
 
Povoamento da américa
Povoamento da américaPovoamento da américa
Povoamento da américa
 
A vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolíticoA vida do homem no paleolítico
A vida do homem no paleolítico
 

Ähnlich wie Pré-História

Evolução do ser humano
Evolução do ser humanoEvolução do ser humano
Evolução do ser humanoClaudia Rossi
 
Origem criacionista, e Evolucionistas que são defendidas
Origem criacionista, e Evolucionistas  que são defendidasOrigem criacionista, e Evolucionistas  que são defendidas
Origem criacionista, e Evolucionistas que são defendidasRicardo Diniz campos
 
Introdução a história geral por Rafael Ascari
Introdução a história geral por Rafael AscariIntrodução a história geral por Rafael Ascari
Introdução a história geral por Rafael AscariÓcio do Ofício
 
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptx
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptxAula 3 [1-2022] - Limites da história.pptx
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptxGerson Coppes
 
Daniel surgimentos dos seres humanos professora rosimeire
Daniel  surgimentos  dos    seres    humanos     professora   rosimeireDaniel  surgimentos  dos    seres    humanos     professora   rosimeire
Daniel surgimentos dos seres humanos professora rosimeireNeticiaMatos
 
Evolução humana: origem e diversificação
Evolução humana: origem e diversificaçãoEvolução humana: origem e diversificação
Evolução humana: origem e diversificaçãoLuana Portela
 
Paleoantropologia para iniciantes
Paleoantropologia para iniciantesPaleoantropologia para iniciantes
Paleoantropologia para inicianteswsshist
 
Evolução dos humano.pptx
Evolução dos  humano.pptxEvolução dos  humano.pptx
Evolução dos humano.pptxIvoneSantiago2
 
Evolução humana
Evolução humanaEvolução humana
Evolução humana' Paan
 

Ähnlich wie Pré-História (20)

Pre-história
Pre-históriaPre-história
Pre-história
 
Evolução do ser humano
Evolução do ser humanoEvolução do ser humano
Evolução do ser humano
 
Evolução humana 3 B
Evolução humana 3 B Evolução humana 3 B
Evolução humana 3 B
 
O surgimento do homem
O surgimento do homemO surgimento do homem
O surgimento do homem
 
Origem criacionista, e Evolucionistas que são defendidas
Origem criacionista, e Evolucionistas  que são defendidasOrigem criacionista, e Evolucionistas  que são defendidas
Origem criacionista, e Evolucionistas que são defendidas
 
Pre historia
Pre historiaPre historia
Pre historia
 
Introdução a história geral por Rafael Ascari
Introdução a história geral por Rafael AscariIntrodução a história geral por Rafael Ascari
Introdução a história geral por Rafael Ascari
 
Evolução humana 3 B
Evolução  humana 3 BEvolução  humana 3 B
Evolução humana 3 B
 
Capítulo 2 - A Aventura Humana
Capítulo 2 - A Aventura HumanaCapítulo 2 - A Aventura Humana
Capítulo 2 - A Aventura Humana
 
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptx
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptxAula 3 [1-2022] - Limites da história.pptx
Aula 3 [1-2022] - Limites da história.pptx
 
Evolução do homem 3 C
Evolução do homem 3 CEvolução do homem 3 C
Evolução do homem 3 C
 
Evolução humana 3A
Evolução humana  3AEvolução humana  3A
Evolução humana 3A
 
Daniel surgimentos dos seres humanos professora rosimeire
Daniel  surgimentos  dos    seres    humanos     professora   rosimeireDaniel  surgimentos  dos    seres    humanos     professora   rosimeire
Daniel surgimentos dos seres humanos professora rosimeire
 
Evolução humana: origem e diversificação
Evolução humana: origem e diversificaçãoEvolução humana: origem e diversificação
Evolução humana: origem e diversificação
 
Paleoantropologia para iniciantes
Paleoantropologia para iniciantesPaleoantropologia para iniciantes
Paleoantropologia para iniciantes
 
Oshominideos
OshominideosOshominideos
Oshominideos
 
A origem do ser Humano
A origem do ser HumanoA origem do ser Humano
A origem do ser Humano
 
A aventura humana
A aventura humanaA aventura humana
A aventura humana
 
Evolução dos humano.pptx
Evolução dos  humano.pptxEvolução dos  humano.pptx
Evolução dos humano.pptx
 
Evolução humana
Evolução humanaEvolução humana
Evolução humana
 

Mehr von Paulo Alexandre

Calendário escolar 2021.xlsx - 1
Calendário escolar 2021.xlsx - 1Calendário escolar 2021.xlsx - 1
Calendário escolar 2021.xlsx - 1Paulo Alexandre
 
El idioma de los indígenas de Brasil
El idioma de los indígenas de BrasilEl idioma de los indígenas de Brasil
El idioma de los indígenas de BrasilPaulo Alexandre
 
LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS
 LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS
LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOSPaulo Alexandre
 
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBES
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBESNATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBES
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBESPaulo Alexandre
 
Espelhos planos e esféricos
Espelhos planos e esféricosEspelhos planos e esféricos
Espelhos planos e esféricosPaulo Alexandre
 
Comunidade sociedade e cidadania
Comunidade sociedade e cidadaniaComunidade sociedade e cidadania
Comunidade sociedade e cidadaniaPaulo Alexandre
 

Mehr von Paulo Alexandre (20)

Calendário escolar 2021.xlsx - 1
Calendário escolar 2021.xlsx - 1Calendário escolar 2021.xlsx - 1
Calendário escolar 2021.xlsx - 1
 
El idioma de los indígenas de Brasil
El idioma de los indígenas de BrasilEl idioma de los indígenas de Brasil
El idioma de los indígenas de Brasil
 
LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS
 LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS
LA LENGUA NATIVA DE LOS PUEBLOS ANDINOS
 
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBES
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBESNATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBES
NATIVE AMERICANS CHEROKEE TRIBES
 
Saludos en Quéchua
Saludos en QuéchuaSaludos en Quéchua
Saludos en Quéchua
 
El Guarani en Paraguay
El Guarani en ParaguayEl Guarani en Paraguay
El Guarani en Paraguay
 
Espelhos planos e esféricos
Espelhos planos e esféricosEspelhos planos e esféricos
Espelhos planos e esféricos
 
Conectaaí
ConectaaíConectaaí
Conectaaí
 
SOCIOLOGIA 1 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 1 (JAMBOARD)SOCIOLOGIA 1 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 1 (JAMBOARD)
 
FILOSOFIA 2 (jAMBOARD)
FILOSOFIA 2 (jAMBOARD)FILOSOFIA 2 (jAMBOARD)
FILOSOFIA 2 (jAMBOARD)
 
FILOSOFIA 1 (jAMBOARD)
FILOSOFIA 1 (jAMBOARD)FILOSOFIA 1 (jAMBOARD)
FILOSOFIA 1 (jAMBOARD)
 
SOCIOLOGIA 3 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 3 (JAMBOARD)SOCIOLOGIA 3 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 3 (JAMBOARD)
 
SOCIOLOGIA 2 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 2 (JAMBOARD)SOCIOLOGIA 2 (JAMBOARD)
SOCIOLOGIA 2 (JAMBOARD)
 
Citoplasma - parte 2
Citoplasma - parte 2Citoplasma - parte 2
Citoplasma - parte 2
 
Geometria molecular
Geometria molecularGeometria molecular
Geometria molecular
 
Citoplasma parte 2
Citoplasma parte 2Citoplasma parte 2
Citoplasma parte 2
 
Responsabilidade social
Responsabilidade socialResponsabilidade social
Responsabilidade social
 
Subdesenvolvimento
SubdesenvolvimentoSubdesenvolvimento
Subdesenvolvimento
 
Estratificação social
Estratificação socialEstratificação social
Estratificação social
 
Comunidade sociedade e cidadania
Comunidade sociedade e cidadaniaComunidade sociedade e cidadania
Comunidade sociedade e cidadania
 

Kürzlich hochgeladen

Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
Verbos -  transitivos e intransitivos.pdfVerbos -  transitivos e intransitivos.pdf
Verbos - transitivos e intransitivos.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdfRitoneltonSouzaSanto
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024gilmaraoliveira0612
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...Colaborar Educacional
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -Mary Alvarenga
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegrafernando846621
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)profesfrancleite
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
Verbos -  transitivos e intransitivos.pdfVerbos -  transitivos e intransitivos.pdf
Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024
 
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
 
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 

Pré-História

  • 1. 1- O QUE É PRÉ-HISTÓRIA? Dentre as divisões da História, esta é a fase inicial, que corresponde ao período anterior ao desenvolvimento da escrita. É a mais longa das Idades na periodização histórica. Iniciou por volta de 6 milhões de anos atrás, quando surgiu a humanidade, e terminou em aproximadamente 4 mil anos antes de Cristo, quando a escrita foi inicialmente desenvolvida. Por esta razão, as sociedades pré-históricas eram ágrafas (sem escrita).
  • 2. As informações que temos a respeito da Pré-História foram obtidas a partir do estudo dos objetos encontrados na escavações paleontológicas. Os estudos sobre a Pré-História são recentes, pois somente tiveram início no final do século XIX e estes estudos estão em constante transformação, pois novas descobertas arqueológicas ocorrem freqüentemente. Urna funerária pré-histórica
  • 3. 2- ORIGENS DO HOMEM A- CRIACIONISMO Explicação que atribui a origem do homem à criação divina. As diversas explicações religiosas apresentam narrações sobre variadas formas através das quais os homens foram criados. Criacionismo Ato sobrenatural
  • 4. B- EVOLUCIONISMO Explicação de base científica que afirma que o homem teve seu desenvolvimento a partir de outras espécies. Esta é a base utilizada para o estudo da Pré-História. Evolucionismo Ciência
  • 5. 3- EVOLUÇÃO DO HOMEM De acordo com a teoria evolucionista, a espécie humana também passou por transformações ao longo dos tempos. Durante o processo de evolução, várias foram as modificações físicas e também as mudanças no comportamento e adaptação.
  • 6. 4- ESPÉCIES HUMANAS Há cerca de 6 milhões de anos, surgiu a humanidade. Muitas das características das primeiras espécies humanas eram diferentes daquilo que costumamos reconhecer no homem atual. As condições do meio-ambiente e a adaptação do homem à natureza influíam em sua vida e em sua própria estrutura física. As principais teorias sobre desenvolvimento e evolução do homem e os vestígios arqueológicos indicam que a humanidade surgiu na África.
  • 7. Sahelanthropus tchadensis Em Chade, país da África Central, foi localizado o fóssil mais antigo de um hominídeo até agora identificado. Batizado como Toumai, o fóssil ainda está sendo estudado por cientistas que estão procurando verificar suas características, que podem revelar novas informações sobre os primeiros seres humanos. Tem cerca de 6 milhões de anos. Crânio de Toumai, o mais antigo ancestral humano identificado
  • 8. Kenyanthropus platyops Localizado no Quênia, na África, esta espécie está sendo estudada e e identificada. É uma das mais antigas representantes da ancestralidade humana. Surgiu há cerca de 5 milhões de anos. Reconstituição artística da espécie, identificação do local onde foi encontrada e crânio do Kenyanthropus platuops
  • 9. Ardipithecus ramidus Fósseis e imagem reconstituída do Ardipithecus ramidus Localizado na Etiópia, África, esta espécie surgiu há cerca de 5 ou 4,5 milhões de anos. Viveu em florestas e tinha estatura semelhante a dos chimpanzés atuais. Uma característica curiosa: entre esta espécie era comum o dismorfismo sexual.
  • 10. Australopithecus afarensis A mais conhecida espécime pré-histórica, batizada como Lucy, foi encontrada na Etiópia, mas outros fósseis foram localizados no Quênia. A espécie surgiu há cerca de 4 milhões de anos e podia ser completamente bípede, como indicam os estudos a seu respeito. Seu cérebro tinha o tamanho de uma laranja, mas já representava um grande avanço entre os hominídeos.
  • 11. Australopithecus africanus Surgiu há cerca de 4 a 3,5 milhões de anos e foi descoberto na África do Sul. Alimentava-se de grãos e locomovia-se eretamente, embora não tivesse um cérebro muito desenvolvido. Muitos cientistas acreditam que ele é o antecessor do Homo habilis.
  • 12. Australopithecus anamensis - Australopithecus garhi Estas duas espécies surgiram aproximadamente na mesma época (cerca de 4 milhões de anos) e eram os menores representantes do gênero dos Australopithecus. Localizados no Quênia e na Etiópia, eram descendentes diretos da espécie Afarensis. Estas espécies foram descobertas recentemente e ainda há diversos estudos não concluídos a respeito de ambas. Há teorias que indicam que a espécie A. garhi pode ter sido antecessora do gênero Homo.
  • 13. Australopithecus boisei Surgiu há cerca de 2,5 milhões de anos. Era o mais forte australopiteco: media cerca de 1,4 metro e pesava 49 quilos (homens) e 1,1 metro e 34 quilos (mulher). Os machos tinham uma crista óssea no crânio. Foram localizados no Quênia e na Tanzânia.
  • 14. Homo habilis Surgiu há cerca de 2 milhões de anos. Foi localizado na Tanzânia e no Quênia e é o primeiro representante conhecido do gênero Homo, significando uma grande evolução em relação aos seus antecessores. Sua anatomia era mais próxima dos homens atuais e já se diferenciavam de maneira clara da anatomia dos macacos. Com seu avançado desenvolvimento, possuía a capacidade de produzir suas ferramentas.
  • 15. Homo ergaster Espécie que muitos cientistas afirmam não ter desenvolvido descendência evolutiva, pois esteve confinado no continente africano mesmo tendo características semelhantes ao Homo erectus . Existiu na África do Sul, Tanzânia, Quênia e Etiópia. Ainda são feitos estudos para identificar melhor esta espécie, que é a menos conhecida do gênero Homo. Surgiu há cerca de 1,5 milhão de anos.
  • 16. Homo erectus Muito mais desenvolvido que os australopitecos, migrou da África para outras regiões. Dominou a Ásia, onde não havia espécies concorrentes. Dominou o uso do fogo, fabricava ferramentas, vivia em cavernas e foi um predador mais hábil. Um macho da espécie chegava a ter 1,8 metro. Surgiu há cerca de 1,7 milhão de anos e só foi extinto por volta de 200 mil anos atrás.
  • 17. Homo neanderthalensis Surgiu há cerca de 250 mil anos. Conviveu durante milhares de anos com a espécie de homem moderno, o Homo sapiens . Seus restos foram encontrados na Europa Ocidental. Desenvolveu uma linguagem primitiva e foi extinto durante a Idade do Gelo, há cerca de 30 mil anos.
  • 18. Homo sapiens Surgiu há cerca de 200 mil anos e é atualmente a única espécie humana existente. Com uma capacidade cerebral muito mais desenvolvida, dominou a natureza e tornou-se o mais eficiente predador do reino Animal.
  • 19.  
  • 20.  
  • 21. 5- FASES DA PRÉ-HISTÓRIA Ao longo da Pré-História, várias transformações ocorreram na forma de organização da vida humana. Durante estas fases, a humanidade passou a se adaptar cada vez melhor à natureza, realizando então um processo de evolução técnica.
  • 22.  
  • 23. 7- ARTE PRÉ-HISTÓRICA Além de sua luta pela sobrevivência no meio natural, os homens pré-históricos também utilizavam a expressão artística. A arte era empregada para comunicação, para seus rituais religiosos e também para ornamentação. A arte rupestre é a denominação dada ao conjunto de pinturas realizadas em rochas e no interior de cavernas.
  • 24. Imagens que ilustram cenas de caçadas. Pinturas pré-históricas realizadas na Espanha.
  • 25. Representação de uma batalha. Pintura rupestre realizada no Brasil. Representação da natureza. Pintura realizada no Brasil
  • 26. 8- O HOMEM NAS AMÉRICAS Através de migrações, o homem chegou até o continente americano. A “Teoria de Clóvis” explica que a chegada do homem à América ocorreu há cerca de 12 mil anos através da travessia do Estreito de Bering, entre a Sibéria (Ásia) e o Alaska (América do Norte). Na época, o derretimento das geleiras facilitou a travessia por terra.
  • 27. Outras possibilidades surgiram para explicar a chegada do homem à América. Pesquisas arqueológicas localizaram vestígios anteriores à travessia do Estreito de Bering e indicaram que a Teoria de Clóvis não era a única migração possível. Estes vestígios foram encontrados em diversas partes das Américas e indicavam datações que variavam entre 15 e 30 mil anos. Novas possibilidades de migração foram apontadas.
  • 28.  
  • 29. 9- PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL Muito antes da chegada dos portugueses, o Brasil já era habitado. Os habitantes primitivos e ancestrais de nossos índios povoavam o território brasileiro há milênios. Estes habitantes chegaram através de rotas migratórias. Há indício de que a presença humana no Brasil tenha iniciado há, pelo menos, 20 mil anos. Ainda são feitos estudos que procuram comprovar que já havia habitantes no Brasil há 50 mil anos.
  • 30. O fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas foi descoberto em Minas Gerais. O esqueleto de uma mulher foi datado em cerca de 12 mil anos, mas a característica mais importante a seu respeito: era o esqueleto de uma mulher de traços negróides. O fóssil foi batizado como Luzia. Esta descoberta representou uma grande novidade, pois indicava mais uma possibilidade migratória para o continente: teria havido migração da Polinésia? Reconstituição da face de Luzia
  • 31. FIM