SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 17
. A COR  . A PSICOLOGIA DA COR Autor: Pedro Ratado
A cor "Não existe qualquer diferença entre a casa e a roupa .Ambas são em si mesmas coisas mortas , que só estão á altura daquilo para que servem se forem utilizadas por pessoas que lhes convêm e que os enchem de vida e personalidade .Só assim o "resultado"tem possibilidade de convencer "(chao-HsiuChen )Aprendemos desde muito cedo a brincar e a utilizar as cores . Para nós funcionam como referências , quer para conceitos pré-determinados (o Preto utilizado para simbolizar o luto ) quer para a criatividade (representação artística ) .Todos nós gostamos ou simpatizamos mais com uma cor do que com outras . Usamos mais determinada cor no vestuário, na decoração dos espaços optamos por outras.É verdade que determinadas cores provocam determinadas sugestões: temos cores que acalmam e promovem tranquilidade como os tons suaves; temos outras que realçam a energia como as cores primárias; umas provocam excitação e ainda outras que acalmam.
               EXEMPLO DE CORES PRIMÁRIAS
               EXEMPLO DE CORES SECUNDÁRIAS
A cor não é nem mais nem menos que a representação de um padrão de energia num determinado estado vibratório . As sete cores do arco –íris são as sete classes principais de estados vibratórios que correspondem também às sete notas musicais .  Ou seja , as diferentes cores são apenas diferentes manifestações de energia.Sabemos também que as cores podem ser quentes ou frias , podem ser luminosas ou escuras. Alguns exemplos:Uma sala de estar ou escritório tolera melhor as cores activas como o encarnado , o laranja e o amarelo . No escritório, são as cores que activam a nossa criatividade e estimulam a vontade para o trabalho . Na sala de Estar, promovem o dialogo entre família e amigos .Nos quartos, os tons de damasco, rosa ou bege são cores que mais nos aproximam do sono por induzirem um estado mais calmo.O excesso de vermelho torna-se e induz a agressividade, favorecendo a disputa e a discussão . Já num quarto de casal, muito bege não favorece em nada a sensualidade pois fica demasiado neutro. Por isso, os laranjas ou vermelhos (pouco ) só ajudam.
A PSICOLOGIA DA COR  “…A relação das cores com os nossos sentimentos  demonstra como ambos não se combinam de forma acidental, pois as suas associações não são meras questões de gosto, senão de experiências universais que estão profundamente enraízadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Proporciona uma grande quantidade e variedade de informação sobre as cores, como provérbios e ditados populares, a sua utilização no design de produtos, os diferentes testes que se baseiam em cores, a cura através delas, a manipulação das pessoas, dos nomes e apelidos relacionados com cores, etc…”                                                                                  Eva Heller in Psicologia das cores
Vermelho-Associações positivas Paixão Erotismo Laranja-Associações positivas Energia Actividade Generosidade Ambição Amarelo-Associações positivas Sol Verão Acção Realeza Verde-Associações positivas Vegetal Natureza Fertilidade Ecológico Esperança Associações negativas Guerra Sangue Fogo Associações Negativas Não tem, mas pode dar imagem de barato. Associações Negativas Traição Dúvida Fome Doença Associações negativas O verde azulado é frio
Azul-Associações positivas Espiritualidade Masculinidade Justiça Higiene Violeta-Associações positivas   Nobreza Realeza Poder Branco-Associações positivas Pureza Virgindade Perfeição Sabedoria Preto-Associações positivas Luxo Distinção Rigor Cinzento-Associações positivas Tecnologia Ciência Associações negativas Valores trocados Secretismo Associações negativas Mistério Superstição Decadência Associações negativas Vazio Silêncio Associações negativas Luto Desespero Desconhecido Associações negativas Vazio
A PSICOLOGIA DA COR  FengShui e a sua ligação a cor BRANCO Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma. Para outras, frieza, tristeza, impessoalidade. O branco dá-nos também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa directa.FengShui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasiado num ambiente, pois passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos. PRETO E CINZADecoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco.FengShui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve ser usado com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
LARANJADecoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.FengShui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa em que se quer estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar comportamentos mais temperamentais. VERMELHODecoração: Muita atenção no seu uso, pois, por ser uma cor muito forte e vibrante, transmite e eleva a sensação de energia. Se em excesso nos ambientes cai na vulgaridade, em pequenas doses, dá aos ambientes um ar de glamour e exotismo.FengShui: Cor que activa e estimula as áreas de relacionamento afectivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, activa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a conversa. Em excesso, provoca a briga, confusão e mau humor.
AZULDecoração: Pode ser usado em grandes áreas sem se tornar cansativo, mas, deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Nos tons mais escuros, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.FengShui: É uma cor calmante traz tranquilidade aos ambientes. Deve tomar-se muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode transmitir sonolência, sendo uma boa opção para quem é sobreexcitado ou agitado.AMARELODecoração: É usado para áreas escuras, para dar mais iluminação. Em grandes áreas e superfícies, por reflectir demasiado a luz que nela incide, pode ser incomodativa.FengShui:É a frequência de luz que mais vulgarmente se observa. Estimula a comunicação, actividades mentais e físicas. O apetite aumenta. Deve ser usado em quartos de estudo ou nas indumentárias das crianças. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca diálogos. Em demasia pensamentos confusos e preocupações.
VERDEDecoração: No chão, lembra a natureza. Porque não incide muita luz, mantém a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.FengShui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois que teremos um local muito quente. Deve-se usar nos quartos de banho para elevar a energia desse local. Para casas em que vivam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma óptima opção. Lilás VioletaDecoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.FengShui: Traz tranquilidade e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
Cor “una”, cor primária Cor  gradiente 0u “degradê”-de origem Francesa, basicamente significa desvanecimento de uma cor, ou duas cores. Cor  gradiente 0u “degradê”-de origem Francesa, basicamente significa desvanecimento de uma cor, ou duas cores.
Conjugação de cores
Conjugação de cores
Conjugação de cores
Bibliografia:  . Heller, Eva- A Psicologia das cores, Editorial -Gustavo Gili-edição 2009. http://pt.shvoong.com http://mkgratis.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Degrad

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (10)

Cores
CoresCores
Cores
 
O Significado da Cores
O Significado da CoresO Significado da Cores
O Significado da Cores
 
Psicologia cognitiva: Percepção de cores.
Psicologia cognitiva: Percepção de cores.Psicologia cognitiva: Percepção de cores.
Psicologia cognitiva: Percepção de cores.
 
Entendendo as cores e seus significados
Entendendo as cores e seus significadosEntendendo as cores e seus significados
Entendendo as cores e seus significados
 
S O N E T O D O A M O R
S O N E T O  D O  A M O RS O N E T O  D O  A M O R
S O N E T O D O A M O R
 
Vanessa Matias - Cores
Vanessa Matias - CoresVanessa Matias - Cores
Vanessa Matias - Cores
 
Cor
CorCor
Cor
 
O poder do silencio
O poder do silencioO poder do silencio
O poder do silencio
 
A cor como quero ver - 2018
A cor como quero ver - 2018A cor como quero ver - 2018
A cor como quero ver - 2018
 
A luz e cor
A luz e corA luz e cor
A luz e cor
 

Andere mochten auch (16)

Segurança
SegurançaSegurança
Segurança
 
Conceitos Basicos
Conceitos BasicosConceitos Basicos
Conceitos Basicos
 
Asp7dez
Asp7dezAsp7dez
Asp7dez
 
Moodle
MoodleMoodle
Moodle
 
Windowsxp
WindowsxpWindowsxp
Windowsxp
 
Sessao3
Sessao3Sessao3
Sessao3
 
Filosofia do moodle
Filosofia do moodleFilosofia do moodle
Filosofia do moodle
 
Sessao2
Sessao2Sessao2
Sessao2
 
Regras Ppt
Regras PptRegras Ppt
Regras Ppt
 
Sessao1
Sessao1Sessao1
Sessao1
 
Manutencaopc
ManutencaopcManutencaopc
Manutencaopc
 
Bd 5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo RelacionalBd  5 Modelo Relacional
Bd 5 Modelo Relacional
 
Eduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares MaioEduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares Maio
 
Dicas Powerpoint
Dicas PowerpointDicas Powerpoint
Dicas Powerpoint
 
Motherboard
MotherboardMotherboard
Motherboard
 
Componentes De Um Pc
Componentes De Um PcComponentes De Um Pc
Componentes De Um Pc
 

Ähnlich wie A psicologia da cor: significados e associações

Ähnlich wie A psicologia da cor: significados e associações (20)

DESIGN DE INTERIORES - UNID III CORES E TEXTURAS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III CORES E TEXTURASDESIGN DE INTERIORES - UNID III CORES E TEXTURAS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III CORES E TEXTURAS
 
As Cores na Publicidade
As Cores na PublicidadeAs Cores na Publicidade
As Cores na Publicidade
 
Trabalho De Grafica. Diana E Hugo
Trabalho De Grafica. Diana E HugoTrabalho De Grafica. Diana E Hugo
Trabalho De Grafica. Diana E Hugo
 
Cor
CorCor
Cor
 
Cores
CoresCores
Cores
 
Palestra de Cor - Lucas Marques
Palestra de Cor - Lucas MarquesPalestra de Cor - Lucas Marques
Palestra de Cor - Lucas Marques
 
CORES5
CORES5CORES5
CORES5
 
O significado das cores
O significado das coresO significado das cores
O significado das cores
 
Workshop de teoria da Cor.
Workshop de teoria da Cor.Workshop de teoria da Cor.
Workshop de teoria da Cor.
 
Teoria da cor estudo de algumas cores i
Teoria da cor   estudo de algumas cores iTeoria da cor   estudo de algumas cores i
Teoria da cor estudo de algumas cores i
 
Teoria da cor estudo de algumas cores i
Teoria da cor   estudo de algumas cores iTeoria da cor   estudo de algumas cores i
Teoria da cor estudo de algumas cores i
 
Cores
CoresCores
Cores
 
Teoria Das Cores
Teoria Das  CoresTeoria Das  Cores
Teoria Das Cores
 
slide cores e sensações.pptx
slide cores e sensações.pptxslide cores e sensações.pptx
slide cores e sensações.pptx
 
Pós - Elementos basicos da comunicação - Estudo das cores.pptx
Pós - Elementos basicos da comunicação - Estudo das cores.pptxPós - Elementos basicos da comunicação - Estudo das cores.pptx
Pós - Elementos basicos da comunicação - Estudo das cores.pptx
 
Harmonia das cores
Harmonia das coresHarmonia das cores
Harmonia das cores
 
Teoria das cores
Teoria das coresTeoria das cores
Teoria das cores
 
Teoria das cores
Teoria das coresTeoria das cores
Teoria das cores
 
As cores
As cores As cores
As cores
 
Pg aula 8
Pg aula 8Pg aula 8
Pg aula 8
 

Mehr von Nelson Sousa

Mehr von Nelson Sousa (17)

SGBD
SGBDSGBD
SGBD
 
Conceitos Básicos BD
Conceitos Básicos BDConceitos Básicos BD
Conceitos Básicos BD
 
Introdução BD
Introdução BDIntrodução BD
Introdução BD
 
Design
DesignDesign
Design
 
Sessao2
Sessao2Sessao2
Sessao2
 
Tipos De Variaveis
Tipos De VariaveisTipos De Variaveis
Tipos De Variaveis
 
Sessao1a
Sessao1aSessao1a
Sessao1a
 
Javier Flavio
Javier FlavioJavier Flavio
Javier Flavio
 
Aula2 PPM
Aula2 PPMAula2 PPM
Aula2 PPM
 
Projecto MultiméDia
Projecto MultiméDiaProjecto MultiméDia
Projecto MultiméDia
 
Aula3 PPM
Aula3 PPMAula3 PPM
Aula3 PPM
 
Mapas Gantt
Mapas GanttMapas Gantt
Mapas Gantt
 
03 Modulo 1 (3 Intr E Manip Da Infor)
03   Modulo 1 (3 Intr E Manip Da Infor)03   Modulo 1 (3 Intr E Manip Da Infor)
03 Modulo 1 (3 Intr E Manip Da Infor)
 
02 Modulo 1 (2 CriaçãO)
02   Modulo 1 (2 CriaçãO)02   Modulo 1 (2 CriaçãO)
02 Modulo 1 (2 CriaçãO)
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 
01 Modulo 1 (1 Int Folha De CáLculo)
01   Modulo 1 (1 Int Folha De CáLculo)01   Modulo 1 (1 Int Folha De CáLculo)
01 Modulo 1 (1 Int Folha De CáLculo)
 
02 Modulo 1 (2 CriaçãO)
02   Modulo 1 (2 CriaçãO)02   Modulo 1 (2 CriaçãO)
02 Modulo 1 (2 CriaçãO)
 

Kürzlich hochgeladen

Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 anoandrealeitetorres
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 

A psicologia da cor: significados e associações

  • 1. . A COR . A PSICOLOGIA DA COR Autor: Pedro Ratado
  • 2. A cor "Não existe qualquer diferença entre a casa e a roupa .Ambas são em si mesmas coisas mortas , que só estão á altura daquilo para que servem se forem utilizadas por pessoas que lhes convêm e que os enchem de vida e personalidade .Só assim o "resultado"tem possibilidade de convencer "(chao-HsiuChen )Aprendemos desde muito cedo a brincar e a utilizar as cores . Para nós funcionam como referências , quer para conceitos pré-determinados (o Preto utilizado para simbolizar o luto ) quer para a criatividade (representação artística ) .Todos nós gostamos ou simpatizamos mais com uma cor do que com outras . Usamos mais determinada cor no vestuário, na decoração dos espaços optamos por outras.É verdade que determinadas cores provocam determinadas sugestões: temos cores que acalmam e promovem tranquilidade como os tons suaves; temos outras que realçam a energia como as cores primárias; umas provocam excitação e ainda outras que acalmam.
  • 3. EXEMPLO DE CORES PRIMÁRIAS
  • 4. EXEMPLO DE CORES SECUNDÁRIAS
  • 5. A cor não é nem mais nem menos que a representação de um padrão de energia num determinado estado vibratório . As sete cores do arco –íris são as sete classes principais de estados vibratórios que correspondem também às sete notas musicais . Ou seja , as diferentes cores são apenas diferentes manifestações de energia.Sabemos também que as cores podem ser quentes ou frias , podem ser luminosas ou escuras. Alguns exemplos:Uma sala de estar ou escritório tolera melhor as cores activas como o encarnado , o laranja e o amarelo . No escritório, são as cores que activam a nossa criatividade e estimulam a vontade para o trabalho . Na sala de Estar, promovem o dialogo entre família e amigos .Nos quartos, os tons de damasco, rosa ou bege são cores que mais nos aproximam do sono por induzirem um estado mais calmo.O excesso de vermelho torna-se e induz a agressividade, favorecendo a disputa e a discussão . Já num quarto de casal, muito bege não favorece em nada a sensualidade pois fica demasiado neutro. Por isso, os laranjas ou vermelhos (pouco ) só ajudam.
  • 6. A PSICOLOGIA DA COR “…A relação das cores com os nossos sentimentos demonstra como ambos não se combinam de forma acidental, pois as suas associações não são meras questões de gosto, senão de experiências universais que estão profundamente enraízadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Proporciona uma grande quantidade e variedade de informação sobre as cores, como provérbios e ditados populares, a sua utilização no design de produtos, os diferentes testes que se baseiam em cores, a cura através delas, a manipulação das pessoas, dos nomes e apelidos relacionados com cores, etc…” Eva Heller in Psicologia das cores
  • 7. Vermelho-Associações positivas Paixão Erotismo Laranja-Associações positivas Energia Actividade Generosidade Ambição Amarelo-Associações positivas Sol Verão Acção Realeza Verde-Associações positivas Vegetal Natureza Fertilidade Ecológico Esperança Associações negativas Guerra Sangue Fogo Associações Negativas Não tem, mas pode dar imagem de barato. Associações Negativas Traição Dúvida Fome Doença Associações negativas O verde azulado é frio
  • 8. Azul-Associações positivas Espiritualidade Masculinidade Justiça Higiene Violeta-Associações positivas Nobreza Realeza Poder Branco-Associações positivas Pureza Virgindade Perfeição Sabedoria Preto-Associações positivas Luxo Distinção Rigor Cinzento-Associações positivas Tecnologia Ciência Associações negativas Valores trocados Secretismo Associações negativas Mistério Superstição Decadência Associações negativas Vazio Silêncio Associações negativas Luto Desespero Desconhecido Associações negativas Vazio
  • 9. A PSICOLOGIA DA COR FengShui e a sua ligação a cor BRANCO Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma. Para outras, frieza, tristeza, impessoalidade. O branco dá-nos também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa directa.FengShui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasiado num ambiente, pois passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos. PRETO E CINZADecoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco.FengShui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve ser usado com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
  • 10. LARANJADecoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.FengShui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa em que se quer estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar comportamentos mais temperamentais. VERMELHODecoração: Muita atenção no seu uso, pois, por ser uma cor muito forte e vibrante, transmite e eleva a sensação de energia. Se em excesso nos ambientes cai na vulgaridade, em pequenas doses, dá aos ambientes um ar de glamour e exotismo.FengShui: Cor que activa e estimula as áreas de relacionamento afectivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, activa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a conversa. Em excesso, provoca a briga, confusão e mau humor.
  • 11. AZULDecoração: Pode ser usado em grandes áreas sem se tornar cansativo, mas, deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Nos tons mais escuros, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.FengShui: É uma cor calmante traz tranquilidade aos ambientes. Deve tomar-se muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode transmitir sonolência, sendo uma boa opção para quem é sobreexcitado ou agitado.AMARELODecoração: É usado para áreas escuras, para dar mais iluminação. Em grandes áreas e superfícies, por reflectir demasiado a luz que nela incide, pode ser incomodativa.FengShui:É a frequência de luz que mais vulgarmente se observa. Estimula a comunicação, actividades mentais e físicas. O apetite aumenta. Deve ser usado em quartos de estudo ou nas indumentárias das crianças. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca diálogos. Em demasia pensamentos confusos e preocupações.
  • 12. VERDEDecoração: No chão, lembra a natureza. Porque não incide muita luz, mantém a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.FengShui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois que teremos um local muito quente. Deve-se usar nos quartos de banho para elevar a energia desse local. Para casas em que vivam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma óptima opção. Lilás VioletaDecoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.FengShui: Traz tranquilidade e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
  • 13. Cor “una”, cor primária Cor gradiente 0u “degradê”-de origem Francesa, basicamente significa desvanecimento de uma cor, ou duas cores. Cor gradiente 0u “degradê”-de origem Francesa, basicamente significa desvanecimento de uma cor, ou duas cores.
  • 17. Bibliografia: . Heller, Eva- A Psicologia das cores, Editorial -Gustavo Gili-edição 2009. http://pt.shvoong.com http://mkgratis.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Degrad