SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
Crise econômica de 1923 – Alemanha ,[object Object]
Breve Histórico ,[object Object],[object Object],[object Object]
Ascenção ,[object Object],[object Object],[object Object]
Alguns Motivos... ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Hitler e Benito Mussolini  Fotografia foi tirada em Munique, em 1937.
PERÍODO ENTREGUERRAS Assistencialismo  Os Estados devem suprir as necessidades populares.  Legitimação da Violência O uso da violência se torna legítimo como meio para alcançar os objetivos maiores... Uso de símbolos São fatores de coerção e coesão. Quem não está dentro está contra! DEMOCRACIA SOCIALISMO FASCISMO
PERÍODO ENTREGUERRAS (SOCIALISMO) INTERNACIONALISMO Uma sociedade sem classes, sem partidos e sem Estado... PROGRESSO Rompimento com o passado (perverso) de opressão e de oposição aos conservadores... REVOLUÇÃO As transformações só serão possíveis através de mov. Revolucionário. OPRESSORES X OPRIMIDOS Os dois grupos se encontram em luta perpétua. A única forma de acabar com a luta é acabar com as classes tornando-as igualitárias.
PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) NACIONALISMO Exaltação do espírito nacional. O Estado representa todos e age com violência contra quem não partilham da ideia. RACISMO Os arianos deveriam dominar o mundo, pois seriam uma “raça superior”. Assim, ocupavam o topo social. CULTO AO LÍDER É quase uma divindade. Está acima da lei e é a personificação do Estado.
PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) CULTO AO ESTADO Nazismo: Espírito do povo (Volkgeist) Fascismo: Tudo está no Estado. ANTIESQUERDISMO Comunistas são considerados traidores da pátria, pois o Estado é apenas uma necessidade transitória. ANTILIBERALISMO O liberalismo mantém oligarquias no poder. Assim, o partido único direciona para o que é necessário através das ordens do líder.
PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) PASSADO E TRADIÇÃO A esquerda destrói o passado por ser perverso, a direita revive dias gloriosos, mitológicos, restaurando o passado glorioso.  ORGANICISMO O Estado funcionava como um organismo vivo, onde todos funcionavam pela vida desse organismo. Assim, só havia lugar para seres que servissem aos interesses desse organismo... CORPORATIVISMO Não se luta por interesses individuais (como nos sindicatos)...aqui patrões e empregados trabalham em conjunto pelo e para o Estado.
CRISE DE 1929 Qual foi o grande fator gerador da crise de 1929? A resposta é SUPERPRODUÇÃO! Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os países europeus estavam destruídos e começavam sua reconstrução. Ao longo da guerra os EUA lucraram enormemente com a venda de produtos industrializados e alimentos aos países envolvidos. Procedimento que continuou após o fim do conflito.
CRISE DE 1929 Contudo, com a recuperação dos países europeus a exportação americana começou a diminuir, mas a produção continuou alta. Internamente, os preços caíram e o crédito era, cada vez mais, facilitado.  Com a perda de mercado externo, a produção não tinha consumidor. Isso gerou recessão, queda de preço, desemprego, falências, falta de moeda e a quebra da Bolsa.
CRISE DE 1929 Como os EUA superaram a crise? Intervenção Estatal. John Keynes desenvolveu uma teoria que se baseava na ideia de que a crise se originou na livre regulação do mercado. Assim, o Estado deveria assumir o controle da economia: keynesianismo.  Franklin Roosevelt governou os EUA de 1933 a 1945. Colocou em prática uma política de recuperação econômica, que ficou conhecida como NEW DEAL. Desvalorizou o dólar em relação as mercadorias existentes. Acabando, assim com as especulações.  Moratória agrícola, facilitou o crédito agrícola e controlou a produção. Abertura de obras públicas, que geraram empregos, renda, compra e melhorias estruturais. Um novo acordo (new deal) foi feito com indústrias e população. Salário mínimo, limite de horas de trabalho e preço mínimo de venda de produtos.
Big Stick Policy (1901-1909) “ Fale mansinho, mas carregue um porrete grande”.  Essa foi a política externa dos EUA, principalmente, em relação ao Caribe e América Central.  A Doutrina Monroe (América para os americanos) sofreu uma reinterpretação tornando-se “América para os norte-americanos”.
A Inglaterra se tornou a maior potência europeia.  Esteve presente nos principais eventos políticos internacionais, muitas vezes arbitrando conflitos. Em 1928 introduziu o voto feminino, criou um ministério trabalhista e desenvolveu uma democracia mais representativa. Até o início da 2ª Guerra, manteve uma política de ceder politicamente aos países derrotados na 1ª Guerra, tentando evitar novo conflito.
A Irlanda (Eire em gaélico) conquistou a independência em relação ao Reino Unido em 1921.  Contudo, o nordeste irlandês (Ulster) recusou-se a fazer parte da República da Irlanda. A maior parte dessa região era protestante enquanto o restante do país era católica. Os nortistas são chamados de “unionistas” e pretendem se manter politicamente integrados ao Reino Unido. Essa região vive em clima tenso, pois o IRA (irish republican army) praticam ataques terroristas a Ulster e outras regiões, inclusive Londres.
A França sai da 1ª Guerra com muitas baixas (principalmente no norte), desemprego, inflação e um enorme medo de um novo conflito. Até 1924 a França ocupou a região de Ruhr (Alemanha) rica em carvão, mas não obteve riquezas e aumentou a insatisfação alemã. A Crise de 1929 só piorou a situação econômica francesa. O fascismo se multiplicou. E o socialismo teve como principal nome o Primeiro Ministro Léon Blun. França e Inglaterra fecham acordos. A França ajuda a Espanha extra-oficialmente com armas aos republicanos durante a guerra civil.
Portugal viveu um período de grande crise após a 1ª Guerra. Ditaduras militares, socialismo, liberalismo, religião e o exército viviam em imensa disputa. Em 1933 acaba a Ditadura Militar e instaura-se o Estado Novo. O novo regime era liderado por Salazar, que era grande admirador de Mussolini. A Espanha não participou da 1ª Guerra.  Mas, havia imensa instabilidade política na sua colônia no Marrocos, além de lutar internamente contra o socialismo apoiado pela Rússia. De 1936 a 1939 ocorreu a Guerra Civil, que foi marcada pela disputa entre nacionalistas (Franco) e republicanos (brigadas internacionais antifascistas).
A Rússia sai da 1ª Guerra para resolver a questão da Revolução Russa.  Stálin inicia os chamados Planos Quinquenais... 1º) 1928-1932 Revitalização das indústrias pesadas, obtenção de insumos industriais, coletivização da produção agrícola (Kulaks) – o que acabou com os pequenos e médios produtores. 2º) 1933-1938 Estímulo a atividades agrícolas, formação de mão-de-obra para as indústrias.
Em todo o mundo, o grande inimigo dos comunistas era Hitler. Mas, contrariando o que todos pensavam, em 1939 Stálin assina com Hitler o Pacto de não-agressão Germano-Soviético (Ribbentrop-Molotov).

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Revoltas na República Velha
Revoltas na República VelhaRevoltas na República Velha
Revoltas na República VelhaEdenilson Morais
 
Apresentação Revolução Russa
Apresentação Revolução RussaApresentação Revolução Russa
Apresentação Revolução Russamarcosfm32
 
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIX
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIXOs Estados Unidos e a América Latina no século XIX
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIXEdenilson Morais
 
Brasil democrático (1945 1964)
Brasil democrático (1945 1964)Brasil democrático (1945 1964)
Brasil democrático (1945 1964)Fatima Freitas
 
O Estado Novo
O Estado NovoO Estado Novo
O Estado NovoFrei Ofm
 
A Formação dos Estados Nacionais
A Formação dos Estados NacionaisA Formação dos Estados Nacionais
A Formação dos Estados NacionaisDouglas Barraqui
 
Aula 09 republica populista 1
Aula 09  republica populista 1Aula 09  republica populista 1
Aula 09 republica populista 1Fabiana Tonsis
 
Unificação italia e alemanha
Unificação italia e alemanhaUnificação italia e alemanha
Unificação italia e alemanhaIsabel Aguiar
 
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiáticadmflores21
 
Imperialismo do século XIX
Imperialismo do século XIXImperialismo do século XIX
Imperialismo do século XIXRodrigo Luiz
 
Periodo entre guerras
Periodo entre guerrasPeriodo entre guerras
Periodo entre guerrasItalo Colares
 
O governo Jânio Quadros (1961)
O governo Jânio Quadros (1961)O governo Jânio Quadros (1961)
O governo Jânio Quadros (1961)Edenilson Morais
 
Período Entre Guerras e Segunda Guerra
Período Entre Guerras e Segunda GuerraPeríodo Entre Guerras e Segunda Guerra
Período Entre Guerras e Segunda GuerraDouglas Barraqui
 
Revolução russa slide
Revolução russa slideRevolução russa slide
Revolução russa slideIsabel Aguiar
 

Was ist angesagt? (20)

O ciclo da mineração
O ciclo da mineraçãoO ciclo da mineração
O ciclo da mineração
 
Revoltas na República Velha
Revoltas na República VelhaRevoltas na República Velha
Revoltas na República Velha
 
3º ano - Brasil de 1945 a 1964.
3º ano - Brasil de 1945 a 1964.3º ano - Brasil de 1945 a 1964.
3º ano - Brasil de 1945 a 1964.
 
Apresentação Revolução Russa
Apresentação Revolução RussaApresentação Revolução Russa
Apresentação Revolução Russa
 
Conjuração Mineira e Baiana
Conjuração Mineira e BaianaConjuração Mineira e Baiana
Conjuração Mineira e Baiana
 
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIX
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIXOs Estados Unidos e a América Latina no século XIX
Os Estados Unidos e a América Latina no século XIX
 
Brasil democrático (1945 1964)
Brasil democrático (1945 1964)Brasil democrático (1945 1964)
Brasil democrático (1945 1964)
 
O Estado Moderno
O Estado ModernoO Estado Moderno
O Estado Moderno
 
O Estado Novo
O Estado NovoO Estado Novo
O Estado Novo
 
A Formação dos Estados Nacionais
A Formação dos Estados NacionaisA Formação dos Estados Nacionais
A Formação dos Estados Nacionais
 
Marcha para oeste
Marcha para oesteMarcha para oeste
Marcha para oeste
 
Aula 09 republica populista 1
Aula 09  republica populista 1Aula 09  republica populista 1
Aula 09 republica populista 1
 
Unificação italia e alemanha
Unificação italia e alemanhaUnificação italia e alemanha
Unificação italia e alemanha
 
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
 
Imperialismo do século XIX
Imperialismo do século XIXImperialismo do século XIX
Imperialismo do século XIX
 
Periodo entre guerras
Periodo entre guerrasPeriodo entre guerras
Periodo entre guerras
 
O governo Jânio Quadros (1961)
O governo Jânio Quadros (1961)O governo Jânio Quadros (1961)
O governo Jânio Quadros (1961)
 
Período Entre Guerras e Segunda Guerra
Período Entre Guerras e Segunda GuerraPeríodo Entre Guerras e Segunda Guerra
Período Entre Guerras e Segunda Guerra
 
9º ano - PÓS DITADURA
9º ano - PÓS DITADURA9º ano - PÓS DITADURA
9º ano - PÓS DITADURA
 
Revolução russa slide
Revolução russa slideRevolução russa slide
Revolução russa slide
 

Andere mochten auch

Período entre guerras
Período entre guerrasPeríodo entre guerras
Período entre guerrasPedro Neves
 
Slide periodo entre guerras e segunda guerra
Slide periodo entre guerras e segunda guerraSlide periodo entre guerras e segunda guerra
Slide periodo entre guerras e segunda guerraIsabel Aguiar
 
PERÍODO DE ENTREGUERRAS
PERÍODO DE ENTREGUERRASPERÍODO DE ENTREGUERRAS
PERÍODO DE ENTREGUERRASgsanfer
 
O Renascimento
O RenascimentoO Renascimento
O RenascimentoJoão Lima
 
Período entre guerras (1918 1939)
Período entre guerras (1918 1939)Período entre guerras (1918 1939)
Período entre guerras (1918 1939)Denis Gasco
 
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismo
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismoO período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismo
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismoProfessor Marcelo
 
Período de entreguerras 1919 1939
Período de entreguerras  1919 1939Período de entreguerras  1919 1939
Período de entreguerras 1919 1939Historias del Barri
 

Andere mochten auch (13)

Período entre guerras
Período entre guerrasPeríodo entre guerras
Período entre guerras
 
Período entre Guerras
Período entre Guerras Período entre Guerras
Período entre Guerras
 
Renascimento ppt
Renascimento pptRenascimento ppt
Renascimento ppt
 
Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1
 
Slide periodo entre guerras e segunda guerra
Slide periodo entre guerras e segunda guerraSlide periodo entre guerras e segunda guerra
Slide periodo entre guerras e segunda guerra
 
PERÍODO DE ENTREGUERRAS
PERÍODO DE ENTREGUERRASPERÍODO DE ENTREGUERRAS
PERÍODO DE ENTREGUERRAS
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
O Renascimento
O RenascimentoO Renascimento
O Renascimento
 
O Renascimento
O RenascimentoO Renascimento
O Renascimento
 
Período entre guerras
Período entre guerrasPeríodo entre guerras
Período entre guerras
 
Período entre guerras (1918 1939)
Período entre guerras (1918 1939)Período entre guerras (1918 1939)
Período entre guerras (1918 1939)
 
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismo
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismoO período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismo
O período entre-guerras (1918-1939): crise de 29 e nazifascismo
 
Período de entreguerras 1919 1939
Período de entreguerras  1919 1939Período de entreguerras  1919 1939
Período de entreguerras 1919 1939
 

Ähnlich wie Crise 1923-Alemanha

A grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoA grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoRodolpho Martins
 
1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europaPelo Siro
 
Regimes Totalitários E 2ª Guerra Mundial
Regimes Totalitários E 2ª Guerra MundialRegimes Totalitários E 2ª Guerra Mundial
Regimes Totalitários E 2ª Guerra MundialCarlos Glufke
 
Os regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaOs regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaNelia Salles Nantes
 
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra MundialEntre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundialjose brandaos
 
Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.liveofwarrior
 
Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.liveofwarrior
 
Totalitarismo na Europa
Totalitarismo na EuropaTotalitarismo na Europa
Totalitarismo na Europaliveofwarrior
 
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerra
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerraAula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerra
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerraMarcio Bernardes
 
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosA crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosguest528425b
 
Crise de 1929 - 9º ano
Crise de 1929 - 9º anoCrise de 1929 - 9º ano
Crise de 1929 - 9º ano7 de Setembro
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitáriosIsaquel Silva
 
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e NazismoRoteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismojosafaslima
 
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.Altair Moisés Aguilar
 

Ähnlich wie Crise 1923-Alemanha (20)

A grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoA grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismo
 
1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa
 
Regimes Totalitários E 2ª Guerra Mundial
Regimes Totalitários E 2ª Guerra MundialRegimes Totalitários E 2ª Guerra Mundial
Regimes Totalitários E 2ª Guerra Mundial
 
Os regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaOs regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europa
 
Totalitarismo fascismo e nazismo 2021
Totalitarismo fascismo e nazismo 2021Totalitarismo fascismo e nazismo 2021
Totalitarismo fascismo e nazismo 2021
 
Traba sa
Traba saTraba sa
Traba sa
 
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra MundialEntre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
 
Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.
 
Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.Totalitarismo europeu.
Totalitarismo europeu.
 
Europa Sec.XX
Europa Sec.XXEuropa Sec.XX
Europa Sec.XX
 
Totalitarismo na Europa
Totalitarismo na EuropaTotalitarismo na Europa
Totalitarismo na Europa
 
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerra
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerraAula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerra
Aula Pós 1a Guerra ao fim 2a guerra
 
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosA crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
 
Crise de 1929 - 9º ano
Crise de 1929 - 9º anoCrise de 1929 - 9º ano
Crise de 1929 - 9º ano
 
Trabalho de hist 2ª guerr a
Trabalho de hist 2ª guerr aTrabalho de hist 2ª guerr a
Trabalho de hist 2ª guerr a
 
Trabalho de hist 2ª guerr a
Trabalho de hist 2ª guerr aTrabalho de hist 2ª guerr a
Trabalho de hist 2ª guerr a
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e NazismoRoteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
 
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.
Segunda Guerra Mundial - Prof.Altair Aguilar.
 

Mehr von Dênis Valério Martins (20)

Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
Guerra de secessão
Guerra de secessão Guerra de secessão
Guerra de secessão
 
Enem 2011
Enem 2011Enem 2011
Enem 2011
 
República do Brasil
República do BrasilRepública do Brasil
República do Brasil
 
Congresso de viena
Congresso de vienaCongresso de viena
Congresso de viena
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Origem do conflito - Israel x Palestina
Origem do conflito - Israel x PalestinaOrigem do conflito - Israel x Palestina
Origem do conflito - Israel x Palestina
 
2ª guerra mundial
2ª guerra mundial2ª guerra mundial
2ª guerra mundial
 
Condições Pós Secessão (EUA)
Condições Pós Secessão (EUA)Condições Pós Secessão (EUA)
Condições Pós Secessão (EUA)
 
Reforma Protestante
Reforma ProtestanteReforma Protestante
Reforma Protestante
 
Estratificação social
Estratificação socialEstratificação social
Estratificação social
 
Classes Sociais (Surgimento)
Classes Sociais (Surgimento)Classes Sociais (Surgimento)
Classes Sociais (Surgimento)
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Rev russa
Rev russaRev russa
Rev russa
 
Agua
AguaAgua
Agua
 
Monarquias
MonarquiasMonarquias
Monarquias
 
A igreja medieval
A igreja medievalA igreja medieval
A igreja medieval
 
Arabia
ArabiaArabia
Arabia
 
1ª guerra mundial
1ª guerra mundial1ª guerra mundial
1ª guerra mundial
 
Parana simulado
Parana   simuladoParana   simulado
Parana simulado
 

Crise 1923-Alemanha

  • 1.
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. Hitler e Benito Mussolini Fotografia foi tirada em Munique, em 1937.
  • 6. PERÍODO ENTREGUERRAS Assistencialismo Os Estados devem suprir as necessidades populares. Legitimação da Violência O uso da violência se torna legítimo como meio para alcançar os objetivos maiores... Uso de símbolos São fatores de coerção e coesão. Quem não está dentro está contra! DEMOCRACIA SOCIALISMO FASCISMO
  • 7. PERÍODO ENTREGUERRAS (SOCIALISMO) INTERNACIONALISMO Uma sociedade sem classes, sem partidos e sem Estado... PROGRESSO Rompimento com o passado (perverso) de opressão e de oposição aos conservadores... REVOLUÇÃO As transformações só serão possíveis através de mov. Revolucionário. OPRESSORES X OPRIMIDOS Os dois grupos se encontram em luta perpétua. A única forma de acabar com a luta é acabar com as classes tornando-as igualitárias.
  • 8. PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) NACIONALISMO Exaltação do espírito nacional. O Estado representa todos e age com violência contra quem não partilham da ideia. RACISMO Os arianos deveriam dominar o mundo, pois seriam uma “raça superior”. Assim, ocupavam o topo social. CULTO AO LÍDER É quase uma divindade. Está acima da lei e é a personificação do Estado.
  • 9. PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) CULTO AO ESTADO Nazismo: Espírito do povo (Volkgeist) Fascismo: Tudo está no Estado. ANTIESQUERDISMO Comunistas são considerados traidores da pátria, pois o Estado é apenas uma necessidade transitória. ANTILIBERALISMO O liberalismo mantém oligarquias no poder. Assim, o partido único direciona para o que é necessário através das ordens do líder.
  • 10. PERÍODO ENTREGUERRAS (FASCISMO) PASSADO E TRADIÇÃO A esquerda destrói o passado por ser perverso, a direita revive dias gloriosos, mitológicos, restaurando o passado glorioso. ORGANICISMO O Estado funcionava como um organismo vivo, onde todos funcionavam pela vida desse organismo. Assim, só havia lugar para seres que servissem aos interesses desse organismo... CORPORATIVISMO Não se luta por interesses individuais (como nos sindicatos)...aqui patrões e empregados trabalham em conjunto pelo e para o Estado.
  • 11. CRISE DE 1929 Qual foi o grande fator gerador da crise de 1929? A resposta é SUPERPRODUÇÃO! Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os países europeus estavam destruídos e começavam sua reconstrução. Ao longo da guerra os EUA lucraram enormemente com a venda de produtos industrializados e alimentos aos países envolvidos. Procedimento que continuou após o fim do conflito.
  • 12. CRISE DE 1929 Contudo, com a recuperação dos países europeus a exportação americana começou a diminuir, mas a produção continuou alta. Internamente, os preços caíram e o crédito era, cada vez mais, facilitado. Com a perda de mercado externo, a produção não tinha consumidor. Isso gerou recessão, queda de preço, desemprego, falências, falta de moeda e a quebra da Bolsa.
  • 13. CRISE DE 1929 Como os EUA superaram a crise? Intervenção Estatal. John Keynes desenvolveu uma teoria que se baseava na ideia de que a crise se originou na livre regulação do mercado. Assim, o Estado deveria assumir o controle da economia: keynesianismo. Franklin Roosevelt governou os EUA de 1933 a 1945. Colocou em prática uma política de recuperação econômica, que ficou conhecida como NEW DEAL. Desvalorizou o dólar em relação as mercadorias existentes. Acabando, assim com as especulações. Moratória agrícola, facilitou o crédito agrícola e controlou a produção. Abertura de obras públicas, que geraram empregos, renda, compra e melhorias estruturais. Um novo acordo (new deal) foi feito com indústrias e população. Salário mínimo, limite de horas de trabalho e preço mínimo de venda de produtos.
  • 14. Big Stick Policy (1901-1909) “ Fale mansinho, mas carregue um porrete grande”. Essa foi a política externa dos EUA, principalmente, em relação ao Caribe e América Central. A Doutrina Monroe (América para os americanos) sofreu uma reinterpretação tornando-se “América para os norte-americanos”.
  • 15. A Inglaterra se tornou a maior potência europeia. Esteve presente nos principais eventos políticos internacionais, muitas vezes arbitrando conflitos. Em 1928 introduziu o voto feminino, criou um ministério trabalhista e desenvolveu uma democracia mais representativa. Até o início da 2ª Guerra, manteve uma política de ceder politicamente aos países derrotados na 1ª Guerra, tentando evitar novo conflito.
  • 16. A Irlanda (Eire em gaélico) conquistou a independência em relação ao Reino Unido em 1921. Contudo, o nordeste irlandês (Ulster) recusou-se a fazer parte da República da Irlanda. A maior parte dessa região era protestante enquanto o restante do país era católica. Os nortistas são chamados de “unionistas” e pretendem se manter politicamente integrados ao Reino Unido. Essa região vive em clima tenso, pois o IRA (irish republican army) praticam ataques terroristas a Ulster e outras regiões, inclusive Londres.
  • 17. A França sai da 1ª Guerra com muitas baixas (principalmente no norte), desemprego, inflação e um enorme medo de um novo conflito. Até 1924 a França ocupou a região de Ruhr (Alemanha) rica em carvão, mas não obteve riquezas e aumentou a insatisfação alemã. A Crise de 1929 só piorou a situação econômica francesa. O fascismo se multiplicou. E o socialismo teve como principal nome o Primeiro Ministro Léon Blun. França e Inglaterra fecham acordos. A França ajuda a Espanha extra-oficialmente com armas aos republicanos durante a guerra civil.
  • 18. Portugal viveu um período de grande crise após a 1ª Guerra. Ditaduras militares, socialismo, liberalismo, religião e o exército viviam em imensa disputa. Em 1933 acaba a Ditadura Militar e instaura-se o Estado Novo. O novo regime era liderado por Salazar, que era grande admirador de Mussolini. A Espanha não participou da 1ª Guerra. Mas, havia imensa instabilidade política na sua colônia no Marrocos, além de lutar internamente contra o socialismo apoiado pela Rússia. De 1936 a 1939 ocorreu a Guerra Civil, que foi marcada pela disputa entre nacionalistas (Franco) e republicanos (brigadas internacionais antifascistas).
  • 19. A Rússia sai da 1ª Guerra para resolver a questão da Revolução Russa. Stálin inicia os chamados Planos Quinquenais... 1º) 1928-1932 Revitalização das indústrias pesadas, obtenção de insumos industriais, coletivização da produção agrícola (Kulaks) – o que acabou com os pequenos e médios produtores. 2º) 1933-1938 Estímulo a atividades agrícolas, formação de mão-de-obra para as indústrias.
  • 20. Em todo o mundo, o grande inimigo dos comunistas era Hitler. Mas, contrariando o que todos pensavam, em 1939 Stálin assina com Hitler o Pacto de não-agressão Germano-Soviético (Ribbentrop-Molotov).