SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 36
1ª Guerra Mundial  (1914-1918 /9)
Neocolonialismo
Neocolonialismo ,[object Object],[object Object]
 
Insatisfação
Paz Armada  (1885-1914) FRANÇA ÁUSTRIA INGLATERRA ALEMANHA RÚSSIA ITÁLIA
Guerra Franco Prussiana ,[object Object],[object Object]
Insatisfação FRANÇA
Causas da Guerra ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Belle Èpoque (1880-1914) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
WELTPOLITIK A Política de união e crescimento seguro de Bismarck foi substituída por uma política oposta pelo seu sucessor... Weltpolitik significa de forma literal: Política Mundial. Então, foi a política baseada nas relações internacionais e de aproximação a outros países, pois a Alemanha precisava expandir porque “era portadora de cultura”. Kaiser Guilherme II
O Império Austro-Húngaro O Processo de unificação alemã e a derrota austríaca para a Prússia em 1866, além de problemas  étnicos internos, obrigou a Áustria a aliar-se à Hungria... O Império era formado por, inicialmente, 35 milhões de habitantes (Tchecos, eslovacos, polacos, rutenos (grupo étnico de origem ucraniana e russa), ucranianos, romenos, sérvios, croatas, eslovenos e italianos)
As Alianças Bismarck, tinha medo de uma possível tentativa de revanche francesa pela derrota na Guerra Franco-Prussiana... Por isso, ainda no séc. XIX fecha um acordo com a Itália e com a Áustria-Hungria, que ficou conhecido como Tríplice Aliança. Entretanto, Áustria e Rússia lutavam pelo região balcânica. Assim, Bismarck fecha um acordo secreto com a Rússia em 1887 (Trat. De Ressegurança).
As Alianças Com a saída de Bismarck do poder, em 1890, o Tratado não foi renovado. Além disso, Itália e Áustria brigavam por territórios italianos que ainda eram dominados pela Áustria. Esse fato, fez a Tríplice Aliança enfraquecer, mesmo antes do início da guerra. Mesmo assim, a Aliança foi renovada em 1913.
A França estava temerosa de um novo conflito direto contra a Alemanha e... A Rússia insatisfeita com a Alemanha pela não renovação do Tratado de Ressegurança...Além do medo de uma possível integração da Inglaterra à Tríplice Aliança... Uniram-se formando a Dúplice Aliança.
Mas, e a Inglaterra nessa história??? Ela tinha conflitos com quase todos os europeus, Principalmente contra a França, inimiga história... Sabendo disso, os alemães não aceitaram qualquer negociação com a Inglaterra... MAS, em 1902 a Inglaterra fecha acordo com o Japão e em 1904, ao contrário do que todos imaginavam, com a França, no chamado  Entente Cordiale .
Inglaterra X França França e Inglaterra tinham aspirações na África e acordos eram cada vez mais difíceis... Sabendo dos planos alemães sobre a produção naval... As duas nações acertaram que: A França teria liberdade de movimentação no Marrocos (poderio naval no Atlântico) e a Inglaterra teria liberdade de movimentação no Egito (Mar Vermelho).
Tríplice Entente A Entente Cordiale não melhorou a relação entre os países envolvidos, mas estreitou as distâncias e potencializou as conversas... Em 1905, aconteceram mudanças nos governos de França e Inglaterra... Eduard Grey (ING) e Paul Cambon (FRA), ambos responsáveis pelas relações exteriores, criaram um compromisso moral de aliança em caso de agressão externa. Forma-se a Tríplice Entente.
 
A economia dos países envolvidos na corrida armamentista, do início do séc. XX, foi fortemente influenciada negativamente. Com as indústrias produzindo armas e máquinas de guerra a produção comercial ficou em segundo plano. Entretanto, a produção armamentícia só aumentava com a explicação de se tratar de investimento para a Paz...
Duas ideias se difundiram pelo mundo no início do séc. XX: Militarismo e a Soberania Nacional. Os governos eram, cada vez mais, influenciados e ocupados por militares. O Estado Maior era um dos setores governamentais mais importantes. E a diplomacia só era possível se fosse utilizada a serviço da política militar. Regras e ordens que tentassem limitar ou impor regras comuns a países diferentes eram sumariamente negadas sob o pretexto da Soberania Nacional. Assim, certo ou errado, o governo e o povo deveriam defender de qualquer maneira o território.
PRINCIPAIS CONFLITOS INTERNACIONAIS PRÉ-GUERRA
CRISE DO MARROCOS Durante a divisão dos territórios africanos (Partilha da África), o Marrocos se tornou Colônia francesa. Entretanto a sua localização estratégica gerou a cobiça alemã. Em 1905, o imperador alemão em visita ao Marrocos faz um discurso ressaltando a independência e a luta pela inviolabilidade do território marroquino. Esse ato gerou uma crise diplomática, que quase antecipou o conflito entre as duas nações. Na Conferência de Algeciras (sul da Espanha) (1906) foi acordado que França e Espanha tinham prioridade sobre aquele território. Esse resultado foi entendido como uma derrota diplomática alemã.
Alsácia e Lorena O resultado da Guerra Franco-Prussiana potencializou o sentimento de revanchismo francês.
Itália Irredenta O processo de unificação italiana não conseguiu tirar, por completo, o domínio austríaco de seu território. Assim, as regiões ainda dominadas pela Áustria (Trentino – nordeste italiano) ficaram conhecidas como Itália Irredenta (Itália não resgatada) e se tornou motivo de luta – mesmo que Itália e Áustria fizessem parte da Tríplice Aliança.
Crise Balcânica A Bósnia e a Herzegovina eram administradas pela Áustria-Hungria, mesmo sendo partes do Império Turco. Em 1908, explode uma revolta em Constantinopla. Áustria e Rússia entram em acordo de anexação dos territórios: Áustria – Bósnia e Herzegovina Rússia – Abertura dos estreitos de Bósforo e Dardanelos. Contudo, apesar do acordo a Rússia não recebeu nada do que havia sido prometido, pois era a Inglaterra que tomava conta da região. Ao mesmo tempo, a insatisfação da Sérvia também foi enorme, pois havia um plano de união da Sérvia e da Bósnia.
CRISE DE AGADIR Em 1911, uma série de conflitos tribais no Marrocos fizeram a França enviar tropas e ocupar determinadas regiões. Essa ocupação soou como anexação aos olhos alemães. Como consequência, um navio de guerra alemão foi enviado ao porto de Agadir, em um gesto de ameaça. Esse ato gerou uma nova crise diplomática, que terminou com a cessão de duas faixas de terras no Congo Francês à Alemanha em troca do exercício do protetorado francês ao Marrocos.
O Início da Guerra ,[object Object]
Após a declaração de guerra da Austria à Sérvia, iniciou-se o “efeito dominó” entre os aliados de cada uma das partes: Alemanha declara guerra à Rússia 4 dias depois; Alemanha declara guerra à França 7 dias depois. O Plano Schliefen previa que não seria possível ao império alemão lutar em duas frentes ao mesmo tempo. Assim, a Alemanha colocaria 90% de toda sua força militar em um ataque à França pela Bélgica. Com isso, esmagariam a França em duas ou três semanas e poderiam se deslocar para unir força com os 10% restantes que estavam na fronteira com a Rússia.  NÃO DEU CERTO... A invasão à Bélgica colocou de vez a Inglaterra na Guerra.
O Front Ocidental era baseado no Plano Schliefen. Assim, as primeiras ofensivas da Guerra envolveram França, Alemanha e Bélgica. Com o fracasso do Plano, a Guerra no Front Ocidental se tornou uma defesa, de parte a parte, das fronteiras em enormes trincheiras.
O Front Oriental envolvia, basicamente, a Rússia atacando em dois pontos: Ao norte, atacava a Prússia Oriental pela Polônia. Ao sul, atacava a Áustria-Hungria.  Ao norte, as derrotas impediram o avanço das tropas... Ao sul, seguidas vitórias fizeram a Alemanha iniciar um contra-ataque ao lado dos austríacos... A Rússia, menos industrializada, não conseguiu avanços significativos no Front Oriental. Assim, deixou de ser uma ameaça.
A Guerra se desenrolou, também, na região balcânica. Alí, a Inglaterra tentava liberar os estreitos para unir forças com os navios russos bloqueados no mar Negro.  Esse fato, expandiu a Guerra para o Oriente Médio.
A Questão Italiana ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Inglaterra eliminou parte da Marinha alemã e apreendeu o restante.  A Alemanha perdeu sua frota, mas passou a utilizar os submarinos. Se instalaram nas ilhas britânicas e prometeram afundar qualquer navio que carregassem suprimentos e armas... Em 1915, afundaram um navio cargueiro. Dentre os mais de 1000 mortos...alguns americanos. Tal situação fez os EUA entregarem um ultimato aos alemães, que suspenderam as atividades por um tempo...
A Guerra Mundial de 1914 foi conhecida como a “Guerra de Trincheiras”...  O início de 1917 marcava um “empate” no placar da Guerra... Armas e munições escassas, soldados cansados, doentes, faltava recursos de lado a lado... E, Em abril de 1917, os EUA entram na Guerra com a alegação de uma suposta vantagem alemã causada pelos submarinos, mas, principalmente pelo medo de não receber as enormes cifras emprestadas aos países da Entente, pois havia o receio de que a saída da Rússia poderia ocasionar a derrota do grupo. O “desempate” se inicia com a saída da Rússia da Guerra, em 1917-8, provocada pela explosão da Revolução no país...
A entrada de milhares de soldados descansados e armados... A união de diversos navios americanos aos ingleses... Tornou a Guerra mais ofensiva. Os EUA impuseram a derrota à Tríplice Aliança, principalmente, à Alemanha. Sem os aliados e com o território invadido, os alemães se renderam. Iniciam-se as conversações e acordos sobre as indenizações financeiras e territoriais da Guerra. Os alemães foram expulsos da região balcânica, Jerusalém foi tomada, a Bulgária se rendeu e o sul da Alemanha estava sendo invadido...

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

A Primeira Guerra Mundial1
A Primeira Guerra Mundial1A Primeira Guerra Mundial1
A Primeira Guerra Mundial1fernandabuzios
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialJoao Paulo
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrivada
 
primeira guerra mundial - história pensante
primeira guerra mundial - história pensanteprimeira guerra mundial - história pensante
primeira guerra mundial - história pensanteEdenilson Morais
 
Primeira guerra mundial aula
Primeira guerra mundial   aulaPrimeira guerra mundial   aula
Primeira guerra mundial aulaprofmarloncardozo
 
Primeira guerra mundial 9 anos
Primeira guerra mundial 9 anosPrimeira guerra mundial 9 anos
Primeira guerra mundial 9 anosÍris Ferreira
 
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )SENAI/SC
 
Primeira grande guerra mundial professora Maida Marciano
Primeira grande guerra mundial professora Maida MarcianoPrimeira grande guerra mundial professora Maida Marciano
Primeira grande guerra mundial professora Maida MarcianoMaida Marciano
 
Primeira guerra mundial (1914 1918)
Primeira guerra mundial (1914 1918)Primeira guerra mundial (1914 1918)
Primeira guerra mundial (1914 1918)Valdemir França
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundialantioxidante
 
A primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialA primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialJosé Gomes
 

Was ist angesagt? (20)

A Primeira Guerra Mundial1
A Primeira Guerra Mundial1A Primeira Guerra Mundial1
A Primeira Guerra Mundial1
 
1 guerra
1 guerra1 guerra
1 guerra
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
I Guerra Mundial
I Guerra MundialI Guerra Mundial
I Guerra Mundial
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
primeira guerra mundial - história pensante
primeira guerra mundial - história pensanteprimeira guerra mundial - história pensante
primeira guerra mundial - história pensante
 
Primeira guerra mundial aula
Primeira guerra mundial   aulaPrimeira guerra mundial   aula
Primeira guerra mundial aula
 
Primeira guerra mundial 9 anos
Primeira guerra mundial 9 anosPrimeira guerra mundial 9 anos
Primeira guerra mundial 9 anos
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra  MundialPrimeira Guerra  Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
CONFLITOS ENTRE POVOS E PAÍSES.
CONFLITOS ENTRE POVOS E PAÍSES.CONFLITOS ENTRE POVOS E PAÍSES.
CONFLITOS ENTRE POVOS E PAÍSES.
 
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )
Primeira guerra mundial (1914 – 1918 )
 
A primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialA primeira guerra mundial
A primeira guerra mundial
 
Primeira grande guerra mundial professora Maida Marciano
Primeira grande guerra mundial professora Maida MarcianoPrimeira grande guerra mundial professora Maida Marciano
Primeira grande guerra mundial professora Maida Marciano
 
Primeira guerra mundial (1914 1918)
Primeira guerra mundial (1914 1918)Primeira guerra mundial (1914 1918)
Primeira guerra mundial (1914 1918)
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
A primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialA primeira guerra mundial
A primeira guerra mundial
 
A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929
A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929
A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929
 

Andere mochten auch

Getulio vargas
Getulio vargasGetulio vargas
Getulio vargasJohn Fjv
 
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941Lais Pereira
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialAlan
 

Andere mochten auch (7)

Comportamento do Consumidor
Comportamento do ConsumidorComportamento do Consumidor
Comportamento do Consumidor
 
Reforma Protestante
Reforma ProtestanteReforma Protestante
Reforma Protestante
 
Getulio vargas
Getulio vargasGetulio vargas
Getulio vargas
 
Iluminismo
Iluminismo Iluminismo
Iluminismo
 
Unificação Alemã
Unificação AlemãUnificação Alemã
Unificação Alemã
 
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941
Primeira guerra mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial até 1941
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 

Ähnlich wie 1ª guerra mundial

Ähnlich wie 1ª guerra mundial (20)

I guerra mundial
I guerra mundialI guerra mundial
I guerra mundial
 
I guerra mundial_8aserie
I guerra mundial_8aserieI guerra mundial_8aserie
I guerra mundial_8aserie
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
1ª guerra mundial
1ª guerra mundial1ª guerra mundial
1ª guerra mundial
 
Primeira Guerra Mundial E F
Primeira Guerra Mundial   E FPrimeira Guerra Mundial   E F
Primeira Guerra Mundial E F
 
I_GUERRA_MUNDIAL.ppt
I_GUERRA_MUNDIAL.pptI_GUERRA_MUNDIAL.ppt
I_GUERRA_MUNDIAL.ppt
 
I Guerra Mundial
I Guerra MundialI Guerra Mundial
I Guerra Mundial
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
A 1a Guerra Mundial
A 1a Guerra MundialA 1a Guerra Mundial
A 1a Guerra Mundial
 
Primeira guerra mundial 1914 1918
Primeira guerra mundial 1914 1918Primeira guerra mundial 1914 1918
Primeira guerra mundial 1914 1918
 
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
 
A 1a Guerra Mundial
A 1a Guerra MundialA 1a Guerra Mundial
A 1a Guerra Mundial
 
A primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialA primeira guerra mundial
A primeira guerra mundial
 
Primeira guerra mundial
Primeira guerra mundialPrimeira guerra mundial
Primeira guerra mundial
 
1º guerra mundial - prof marcos rocha.pdf
1º guerra mundial - prof marcos rocha.pdf1º guerra mundial - prof marcos rocha.pdf
1º guerra mundial - prof marcos rocha.pdf
 
Apresentação economia e liberalismo
Apresentação economia e liberalismoApresentação economia e liberalismo
Apresentação economia e liberalismo
 
1° Guerra Mundial e suas consequências/fatos
1° Guerra Mundial e suas consequências/fatos1° Guerra Mundial e suas consequências/fatos
1° Guerra Mundial e suas consequências/fatos
 
A primeira guerra mundial
A primeira guerra mundialA primeira guerra mundial
A primeira guerra mundial
 
GUERRAS MUNDIAIS - PRIMEIRA GUERRA
GUERRAS MUNDIAIS -  PRIMEIRA GUERRA GUERRAS MUNDIAIS -  PRIMEIRA GUERRA
GUERRAS MUNDIAIS - PRIMEIRA GUERRA
 

Mehr von Dênis Valério Martins (20)

Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
Guerra de secessão
Guerra de secessão Guerra de secessão
Guerra de secessão
 
Enem 2011
Enem 2011Enem 2011
Enem 2011
 
República do Brasil
República do BrasilRepública do Brasil
República do Brasil
 
Congresso de viena
Congresso de vienaCongresso de viena
Congresso de viena
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 
Origem do conflito - Israel x Palestina
Origem do conflito - Israel x PalestinaOrigem do conflito - Israel x Palestina
Origem do conflito - Israel x Palestina
 
2ª guerra mundial
2ª guerra mundial2ª guerra mundial
2ª guerra mundial
 
Condições Pós Secessão (EUA)
Condições Pós Secessão (EUA)Condições Pós Secessão (EUA)
Condições Pós Secessão (EUA)
 
Estratificação social
Estratificação socialEstratificação social
Estratificação social
 
Classes Sociais (Surgimento)
Classes Sociais (Surgimento)Classes Sociais (Surgimento)
Classes Sociais (Surgimento)
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Rev russa
Rev russaRev russa
Rev russa
 
Agua
AguaAgua
Agua
 
Entreguerras
EntreguerrasEntreguerras
Entreguerras
 
Monarquias
MonarquiasMonarquias
Monarquias
 
A igreja medieval
A igreja medievalA igreja medieval
A igreja medieval
 
Arabia
ArabiaArabia
Arabia
 
Parana simulado
Parana   simuladoParana   simulado
Parana simulado
 
Unificação alemã
Unificação alemãUnificação alemã
Unificação alemã
 

Kürzlich hochgeladen

Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Brochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosBrochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosnpbbbb
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoWagnerSouza717812
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 

Kürzlich hochgeladen (14)

Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Brochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventosBrochura template para utilizar em eventos
Brochura template para utilizar em eventos
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 

1ª guerra mundial

  • 1. 1ª Guerra Mundial (1914-1918 /9)
  • 3.
  • 4.  
  • 6. Paz Armada (1885-1914) FRANÇA ÁUSTRIA INGLATERRA ALEMANHA RÚSSIA ITÁLIA
  • 7.
  • 9.
  • 10.
  • 11. WELTPOLITIK A Política de união e crescimento seguro de Bismarck foi substituída por uma política oposta pelo seu sucessor... Weltpolitik significa de forma literal: Política Mundial. Então, foi a política baseada nas relações internacionais e de aproximação a outros países, pois a Alemanha precisava expandir porque “era portadora de cultura”. Kaiser Guilherme II
  • 12. O Império Austro-Húngaro O Processo de unificação alemã e a derrota austríaca para a Prússia em 1866, além de problemas étnicos internos, obrigou a Áustria a aliar-se à Hungria... O Império era formado por, inicialmente, 35 milhões de habitantes (Tchecos, eslovacos, polacos, rutenos (grupo étnico de origem ucraniana e russa), ucranianos, romenos, sérvios, croatas, eslovenos e italianos)
  • 13. As Alianças Bismarck, tinha medo de uma possível tentativa de revanche francesa pela derrota na Guerra Franco-Prussiana... Por isso, ainda no séc. XIX fecha um acordo com a Itália e com a Áustria-Hungria, que ficou conhecido como Tríplice Aliança. Entretanto, Áustria e Rússia lutavam pelo região balcânica. Assim, Bismarck fecha um acordo secreto com a Rússia em 1887 (Trat. De Ressegurança).
  • 14. As Alianças Com a saída de Bismarck do poder, em 1890, o Tratado não foi renovado. Além disso, Itália e Áustria brigavam por territórios italianos que ainda eram dominados pela Áustria. Esse fato, fez a Tríplice Aliança enfraquecer, mesmo antes do início da guerra. Mesmo assim, a Aliança foi renovada em 1913.
  • 15. A França estava temerosa de um novo conflito direto contra a Alemanha e... A Rússia insatisfeita com a Alemanha pela não renovação do Tratado de Ressegurança...Além do medo de uma possível integração da Inglaterra à Tríplice Aliança... Uniram-se formando a Dúplice Aliança.
  • 16. Mas, e a Inglaterra nessa história??? Ela tinha conflitos com quase todos os europeus, Principalmente contra a França, inimiga história... Sabendo disso, os alemães não aceitaram qualquer negociação com a Inglaterra... MAS, em 1902 a Inglaterra fecha acordo com o Japão e em 1904, ao contrário do que todos imaginavam, com a França, no chamado Entente Cordiale .
  • 17. Inglaterra X França França e Inglaterra tinham aspirações na África e acordos eram cada vez mais difíceis... Sabendo dos planos alemães sobre a produção naval... As duas nações acertaram que: A França teria liberdade de movimentação no Marrocos (poderio naval no Atlântico) e a Inglaterra teria liberdade de movimentação no Egito (Mar Vermelho).
  • 18. Tríplice Entente A Entente Cordiale não melhorou a relação entre os países envolvidos, mas estreitou as distâncias e potencializou as conversas... Em 1905, aconteceram mudanças nos governos de França e Inglaterra... Eduard Grey (ING) e Paul Cambon (FRA), ambos responsáveis pelas relações exteriores, criaram um compromisso moral de aliança em caso de agressão externa. Forma-se a Tríplice Entente.
  • 19.  
  • 20. A economia dos países envolvidos na corrida armamentista, do início do séc. XX, foi fortemente influenciada negativamente. Com as indústrias produzindo armas e máquinas de guerra a produção comercial ficou em segundo plano. Entretanto, a produção armamentícia só aumentava com a explicação de se tratar de investimento para a Paz...
  • 21. Duas ideias se difundiram pelo mundo no início do séc. XX: Militarismo e a Soberania Nacional. Os governos eram, cada vez mais, influenciados e ocupados por militares. O Estado Maior era um dos setores governamentais mais importantes. E a diplomacia só era possível se fosse utilizada a serviço da política militar. Regras e ordens que tentassem limitar ou impor regras comuns a países diferentes eram sumariamente negadas sob o pretexto da Soberania Nacional. Assim, certo ou errado, o governo e o povo deveriam defender de qualquer maneira o território.
  • 23. CRISE DO MARROCOS Durante a divisão dos territórios africanos (Partilha da África), o Marrocos se tornou Colônia francesa. Entretanto a sua localização estratégica gerou a cobiça alemã. Em 1905, o imperador alemão em visita ao Marrocos faz um discurso ressaltando a independência e a luta pela inviolabilidade do território marroquino. Esse ato gerou uma crise diplomática, que quase antecipou o conflito entre as duas nações. Na Conferência de Algeciras (sul da Espanha) (1906) foi acordado que França e Espanha tinham prioridade sobre aquele território. Esse resultado foi entendido como uma derrota diplomática alemã.
  • 24. Alsácia e Lorena O resultado da Guerra Franco-Prussiana potencializou o sentimento de revanchismo francês.
  • 25. Itália Irredenta O processo de unificação italiana não conseguiu tirar, por completo, o domínio austríaco de seu território. Assim, as regiões ainda dominadas pela Áustria (Trentino – nordeste italiano) ficaram conhecidas como Itália Irredenta (Itália não resgatada) e se tornou motivo de luta – mesmo que Itália e Áustria fizessem parte da Tríplice Aliança.
  • 26. Crise Balcânica A Bósnia e a Herzegovina eram administradas pela Áustria-Hungria, mesmo sendo partes do Império Turco. Em 1908, explode uma revolta em Constantinopla. Áustria e Rússia entram em acordo de anexação dos territórios: Áustria – Bósnia e Herzegovina Rússia – Abertura dos estreitos de Bósforo e Dardanelos. Contudo, apesar do acordo a Rússia não recebeu nada do que havia sido prometido, pois era a Inglaterra que tomava conta da região. Ao mesmo tempo, a insatisfação da Sérvia também foi enorme, pois havia um plano de união da Sérvia e da Bósnia.
  • 27. CRISE DE AGADIR Em 1911, uma série de conflitos tribais no Marrocos fizeram a França enviar tropas e ocupar determinadas regiões. Essa ocupação soou como anexação aos olhos alemães. Como consequência, um navio de guerra alemão foi enviado ao porto de Agadir, em um gesto de ameaça. Esse ato gerou uma nova crise diplomática, que terminou com a cessão de duas faixas de terras no Congo Francês à Alemanha em troca do exercício do protetorado francês ao Marrocos.
  • 28.
  • 29. Após a declaração de guerra da Austria à Sérvia, iniciou-se o “efeito dominó” entre os aliados de cada uma das partes: Alemanha declara guerra à Rússia 4 dias depois; Alemanha declara guerra à França 7 dias depois. O Plano Schliefen previa que não seria possível ao império alemão lutar em duas frentes ao mesmo tempo. Assim, a Alemanha colocaria 90% de toda sua força militar em um ataque à França pela Bélgica. Com isso, esmagariam a França em duas ou três semanas e poderiam se deslocar para unir força com os 10% restantes que estavam na fronteira com a Rússia. NÃO DEU CERTO... A invasão à Bélgica colocou de vez a Inglaterra na Guerra.
  • 30. O Front Ocidental era baseado no Plano Schliefen. Assim, as primeiras ofensivas da Guerra envolveram França, Alemanha e Bélgica. Com o fracasso do Plano, a Guerra no Front Ocidental se tornou uma defesa, de parte a parte, das fronteiras em enormes trincheiras.
  • 31. O Front Oriental envolvia, basicamente, a Rússia atacando em dois pontos: Ao norte, atacava a Prússia Oriental pela Polônia. Ao sul, atacava a Áustria-Hungria. Ao norte, as derrotas impediram o avanço das tropas... Ao sul, seguidas vitórias fizeram a Alemanha iniciar um contra-ataque ao lado dos austríacos... A Rússia, menos industrializada, não conseguiu avanços significativos no Front Oriental. Assim, deixou de ser uma ameaça.
  • 32. A Guerra se desenrolou, também, na região balcânica. Alí, a Inglaterra tentava liberar os estreitos para unir forças com os navios russos bloqueados no mar Negro. Esse fato, expandiu a Guerra para o Oriente Médio.
  • 33.
  • 34. A Inglaterra eliminou parte da Marinha alemã e apreendeu o restante. A Alemanha perdeu sua frota, mas passou a utilizar os submarinos. Se instalaram nas ilhas britânicas e prometeram afundar qualquer navio que carregassem suprimentos e armas... Em 1915, afundaram um navio cargueiro. Dentre os mais de 1000 mortos...alguns americanos. Tal situação fez os EUA entregarem um ultimato aos alemães, que suspenderam as atividades por um tempo...
  • 35. A Guerra Mundial de 1914 foi conhecida como a “Guerra de Trincheiras”... O início de 1917 marcava um “empate” no placar da Guerra... Armas e munições escassas, soldados cansados, doentes, faltava recursos de lado a lado... E, Em abril de 1917, os EUA entram na Guerra com a alegação de uma suposta vantagem alemã causada pelos submarinos, mas, principalmente pelo medo de não receber as enormes cifras emprestadas aos países da Entente, pois havia o receio de que a saída da Rússia poderia ocasionar a derrota do grupo. O “desempate” se inicia com a saída da Rússia da Guerra, em 1917-8, provocada pela explosão da Revolução no país...
  • 36. A entrada de milhares de soldados descansados e armados... A união de diversos navios americanos aos ingleses... Tornou a Guerra mais ofensiva. Os EUA impuseram a derrota à Tríplice Aliança, principalmente, à Alemanha. Sem os aliados e com o território invadido, os alemães se renderam. Iniciam-se as conversações e acordos sobre as indenizações financeiras e territoriais da Guerra. Os alemães foram expulsos da região balcânica, Jerusalém foi tomada, a Bulgária se rendeu e o sul da Alemanha estava sendo invadido...