SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 24
A SOCIOLOGIA E AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A TECNOLOGIA EMPREGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUDOU A FORMA COMO O CONHECIMENTO PASSOU A SER PRODUZIDO, REGISTRADO, REPRODUZIDO E DISSEMINADO.
[object Object],[object Object]
A cultura, pensada como o conjunto de crenças, de valores e de significados que o homem compartilha com seu grupo, foi violentamente modificada pelo advento da sociedade midiática, que fez com que povos distantes e diferentes, sob muitos pontos de vista, passassem a dividir um imaginário comum. Obs.: esse processo de homogenização cultural serviu de base para a globalização
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A importância da comunicação Do Presidente para o Diretor:  Na próxima sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu.
Do Diretor para o Gerente:  A pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 76 anos a olho nu.
Do Gerente para o Supervisor:  A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu na fabrica, sexta-feira às 17 horas, usando apenas um capacete, irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.
Do Supervisor para o Chefe:  Todo mundo nu, na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois a manda-chuva do presidente, Sr. Halley, estará lá para mostrar o raro filme Dançando na chuva. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 76 anos, por motivo de segurança coloque o capacete.
Aviso a todos:  Nesta sexta-feira o presidente fará 76 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fabrica. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda e um fenômeno.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Segundo Marilena Chauí : “ A indústria cultural vende cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar. Fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez.”
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Dois efeitos produzidos pela mídia em nossas mentes: #  a dispersão #  a infantilização Ex.: para atender os interesses econômicos dos patrocinadores, a mídia divide a programação em blocos que duram entre 7 e 10 minutos. Os blocos são interrompidos pelos comerciais, forçando-nos a prestar atenção durante esses minutos. A publicidade é o momento de “relaxamento”. 0bs.: estimula a dispersão das pessoas. Uma pessoa é “infantil” quando não consegue suportar a distância temporal entre seu desejo e a satisfação dele. A criança é infantil porque não tolera o intervalo entre o desejo e a satisfação desse desejo.  Ex.: controle remoto da televisão.
A programação é dirigida ao que já sabemos e gostamos, e como toma a cultura sob a forma de lazer e entretenimento, a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las, superá-las. A cultura nos satisfaz se tivermos paciência para compreendê-la e decifrá-la. Exige maturidade.
A interferência da mídia na sociedade se faz através da manipulação: Ex.: Cada telejornal tem sua linha editorial e segue seus princípios. O caso das Eleições de 1989. O Jornal Nacional fez uma edição favorável a Collor.
Para o sociólogo Pierre Bourdieu, o poder da mídia está também na geração de opiniões de senso comum ou  formação de opiniões ou padrões de consumo. Essa “docilidade” e “passividade” serve para a “inculcação” de valores, idéias e hábitos.  Esse processo de infantilização reflete no processo de aprendizagem. Vejamos algumas frases retiradas do ENEM e os comentários dos professores:  “  O sero  mano  tem uma missão...”  ( A minha, por exemplo, é ter que ler isso !!!) “ O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas...” ( Levei uns minutos para identificar El Niño...)
"O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito) "Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja você mesmo!!) "A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazónia destroem a Mata Atlântica da região". (E, além de tudo, viajam prá caramba, heim?) "O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente". (Entendeu?) "Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele". (Faz sentido.)
"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.) "E um problema de muita gravidez." (Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!) "A  AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário.) "Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.) "Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.)
"A natureza brasileira tem 500 anos e já está quase se acabando". (Foi trazida nas caravelas, certo?) "O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destrói, pois nós temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos". (Não conte comigo.) "Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefïcácio para o Brasil". (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras.) "Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros". (Com algumas diferenças básicas.) "... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras". (Vocês não sabiam que os animais também têm depressão?)
"Nesta terra ensi plantando tudo dá". (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...) "Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia". (Meu Deus... Haja pára-raio!) "Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado" (Quem teria sido o fabricante? Compac? Apple? IBM?) "Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuis que ficam sob voando as matas". (Talvez por terem complexo de urubus!) "... são formados pelas bacias esfereográficas". (Imaginem as bacias da BIC!) "Eu concordo em género e número igual". (Eu discordo!)
 

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Apresentação Martín-Barbero
Apresentação Martín-BarberoApresentação Martín-Barbero
Apresentação Martín-Barberomiraoli
 
Teoria Crítica
Teoria CríticaTeoria Crítica
Teoria Críticananasimao
 
Teoria Culturológica
Teoria CulturológicaTeoria Culturológica
Teoria Culturológicananasimao
 
A teoria culturológica - abordagem de Edgar Morin
A teoria culturológica - abordagem de Edgar MorinA teoria culturológica - abordagem de Edgar Morin
A teoria culturológica - abordagem de Edgar MorinAline Lisboa
 
Aula 10 Escola de Toronto e a Perspectiva Tecnológica
Aula 10   Escola de Toronto e a Perspectiva TecnológicaAula 10   Escola de Toronto e a Perspectiva Tecnológica
Aula 10 Escola de Toronto e a Perspectiva TecnológicaElizeu Nascimento Silva
 
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, Eco
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, EcoAula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, Eco
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, EcoMarco Bonito
 
Teoria da comunicação (quadro-resumo)
Teoria da comunicação (quadro-resumo)Teoria da comunicação (quadro-resumo)
Teoria da comunicação (quadro-resumo)Ana Dall'Agnol
 
Hipodermica funcionalismo usos satis envio
Hipodermica funcionalismo usos satis envioHipodermica funcionalismo usos satis envio
Hipodermica funcionalismo usos satis envioManinho Walker
 
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...Giovana S. Carlos
 
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Fábio Fonseca de Castro
 
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Fábio Fonseca de Castro
 
A mídia e a modernidade
A mídia e a modernidadeA mídia e a modernidade
A mídia e a modernidadeTamelaG
 
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]Unip e Uniplan
 
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacaoMarina Resende
 

Mais procurados (20)

Apresentação Martín-Barbero
Apresentação Martín-BarberoApresentação Martín-Barbero
Apresentação Martín-Barbero
 
Teoria Crítica
Teoria CríticaTeoria Crítica
Teoria Crítica
 
Aula 13 - Folkcomunicação
Aula 13 - FolkcomunicaçãoAula 13 - Folkcomunicação
Aula 13 - Folkcomunicação
 
Teoria Culturológica
Teoria CulturológicaTeoria Culturológica
Teoria Culturológica
 
A teoria culturológica - abordagem de Edgar Morin
A teoria culturológica - abordagem de Edgar MorinA teoria culturológica - abordagem de Edgar Morin
A teoria culturológica - abordagem de Edgar Morin
 
Aula 10 Escola de Toronto e a Perspectiva Tecnológica
Aula 10   Escola de Toronto e a Perspectiva TecnológicaAula 10   Escola de Toronto e a Perspectiva Tecnológica
Aula 10 Escola de Toronto e a Perspectiva Tecnológica
 
MARTIN BARBERO
MARTIN BARBEROMARTIN BARBERO
MARTIN BARBERO
 
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, Eco
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, EcoAula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, Eco
Aula 08 - Paradigmas da comunicação - Alsina, Wolf, Eco
 
Teoria da comunicação (quadro-resumo)
Teoria da comunicação (quadro-resumo)Teoria da comunicação (quadro-resumo)
Teoria da comunicação (quadro-resumo)
 
Hipodermica funcionalismo usos satis envio
Hipodermica funcionalismo usos satis envioHipodermica funcionalismo usos satis envio
Hipodermica funcionalismo usos satis envio
 
As teorias
As teoriasAs teorias
As teorias
 
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...
Da Cultura De Massa à Cibercultura O Caso Do FenôMeno Da Cultura Pop Japonesa...
 
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
 
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
Programa comunicação, cultura e sociedade 2011
 
Aula 15 A Sociedade em Rede
Aula 15   A Sociedade em RedeAula 15   A Sociedade em Rede
Aula 15 A Sociedade em Rede
 
Os estudos de recepção
Os estudos de recepçãoOs estudos de recepção
Os estudos de recepção
 
A mídia e a modernidade
A mídia e a modernidadeA mídia e a modernidade
A mídia e a modernidade
 
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]
Escola de toronto [grupo 3 unip 2010]
 
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao
20110824 serra paulo-manual_teoria_comunicacao
 
Paradigma culturológico
Paradigma culturológicoParadigma culturológico
Paradigma culturológico
 

Destaque

Comunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalComunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalVanessa Souza Pereira
 
Trabalho alienação e consumo
Trabalho  alienação e consumo Trabalho  alienação e consumo
Trabalho alienação e consumo Myllena Domingos
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia  ...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia  ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia ...Prof. Noe Assunção
 
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massa
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massaDesenvolvimento dos meios de comunicação de massa
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massaLaércio Góes
 
Poder e Política - Sociologia
Poder e Política - SociologiaPoder e Política - Sociologia
Poder e Política - Sociologiaedsonfgodoy
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...Prof. Noe Assunção
 
Resumo do livro o que é sociologia
Resumo do livro o que é sociologia  Resumo do livro o que é sociologia
Resumo do livro o que é sociologia Maira Conde
 
Revolução russa slide
Revolução russa slideRevolução russa slide
Revolução russa slideIsabel Aguiar
 
A RevoluçãO Russa De 1917
A  RevoluçãO  Russa De 1917A  RevoluçãO  Russa De 1917
A RevoluçãO Russa De 1917guestd47650
 
O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?guest6a86aa
 

Destaque (16)

Comunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria culturalComunicação de massa e indústria cultural
Comunicação de massa e indústria cultural
 
Comunicação em Massa
Comunicação em MassaComunicação em Massa
Comunicação em Massa
 
Comunicação de Massa
Comunicação de MassaComunicação de Massa
Comunicação de Massa
 
Trabalho alienação e consumo
Trabalho  alienação e consumo Trabalho  alienação e consumo
Trabalho alienação e consumo
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia  ...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia  ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CONCEITO DE ESTADO - Simulado 3º ano - Sociologia ...
 
Aspectos e Impactos
Aspectos e Impactos  Aspectos e Impactos
Aspectos e Impactos
 
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massa
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massaDesenvolvimento dos meios de comunicação de massa
Desenvolvimento dos meios de comunicação de massa
 
Slide revoluçao tecnologica
Slide revoluçao tecnologicaSlide revoluçao tecnologica
Slide revoluçao tecnologica
 
Poder e Política - Sociologia
Poder e Política - SociologiaPoder e Política - Sociologia
Poder e Política - Sociologia
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CULTURA- Questões discursivas - 1º ano Ensino Médio...
 
Resumo do livro o que é sociologia
Resumo do livro o que é sociologia  Resumo do livro o que é sociologia
Resumo do livro o que é sociologia
 
Revolução russa slide
Revolução russa slideRevolução russa slide
Revolução russa slide
 
Introdução à filosofia
Introdução à filosofiaIntrodução à filosofia
Introdução à filosofia
 
Aula de filosofia
Aula de filosofia Aula de filosofia
Aula de filosofia
 
A RevoluçãO Russa De 1917
A  RevoluçãO  Russa De 1917A  RevoluçãO  Russa De 1917
A RevoluçãO Russa De 1917
 
O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?
 

Semelhante a Cap 16 comunicação

Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptx
Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptxAula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptx
Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptxAlineCALi
 
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e Ideologia
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e IdeologiaSociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e Ideologia
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e IdeologiaMiro Santos
 
O riso e_o_trágico_na_indústria_cultural
O riso e_o_trágico_na_indústria_culturalO riso e_o_trágico_na_indústria_cultural
O riso e_o_trágico_na_indústria_culturalStúdio Belshi
 
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazi
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do TomaziSlide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazi
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazipascoalnaib
 
Teoria da comunicação resumo
Teoria da comunicação resumoTeoria da comunicação resumo
Teoria da comunicação resumoHein Comunicação
 
Seminário A era e o meio Digital
Seminário A era e o meio DigitalSeminário A era e o meio Digital
Seminário A era e o meio DigitalErika Zuza
 
Videos autorais na era youtube
Videos autorais na era youtubeVideos autorais na era youtube
Videos autorais na era youtubeTetsuo Takita
 
Industria Cultural e Cultura de Massa
Industria Cultural e Cultura de MassaIndustria Cultural e Cultura de Massa
Industria Cultural e Cultura de MassaElisama Lopes
 
O mito da juventude “o problema de envelhecer é dos velhos”
O mito da juventude  “o problema de envelhecer é dos velhos”O mito da juventude  “o problema de envelhecer é dos velhos”
O mito da juventude “o problema de envelhecer é dos velhos”Elizete Santos
 
Apostila de formação série o que é
Apostila de formação série o que éApostila de formação série o que é
Apostila de formação série o que éDaniel Ferreira
 
Alta cultura, cultura popular, cultura de massa
Alta cultura, cultura popular, cultura de massaAlta cultura, cultura popular, cultura de massa
Alta cultura, cultura popular, cultura de massaAline Corso
 
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURALANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURALids
 
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativo
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativoTipos de conclusão do texto dissertativo argumentativo
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativoSamiures
 

Semelhante a Cap 16 comunicação (20)

Indústria cultural cultura de massa pdf
Indústria cultural cultura de massa   pdfIndústria cultural cultura de massa   pdf
Indústria cultural cultura de massa pdf
 
Indústria Cultural e Cultura de Massa-2020
Indústria Cultural e Cultura de Massa-2020Indústria Cultural e Cultura de Massa-2020
Indústria Cultural e Cultura de Massa-2020
 
Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptx
Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptxAula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptx
Aula 10 SOCIOLOGIA Indústria Cultural.pptx
 
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e Ideologia
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e IdeologiaSociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e Ideologia
Sociologia Capítulo 19 - Mesclando Cultura e Ideologia
 
O riso e_o_trágico_na_indústria_cultural
O riso e_o_trágico_na_indústria_culturalO riso e_o_trágico_na_indústria_cultural
O riso e_o_trágico_na_indústria_cultural
 
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazi
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do TomaziSlide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazi
Slide livro Sociologia ensino médio capitulo 19 do Tomazi
 
Teoria da comunicação resumo
Teoria da comunicação resumoTeoria da comunicação resumo
Teoria da comunicação resumo
 
Seminário A era e o meio Digital
Seminário A era e o meio DigitalSeminário A era e o meio Digital
Seminário A era e o meio Digital
 
Videos autorais na era youtube
Videos autorais na era youtubeVideos autorais na era youtube
Videos autorais na era youtube
 
Industria Cultural e Cultura de Massa
Industria Cultural e Cultura de MassaIndustria Cultural e Cultura de Massa
Industria Cultural e Cultura de Massa
 
O mito da juventude “o problema de envelhecer é dos velhos”
O mito da juventude  “o problema de envelhecer é dos velhos”O mito da juventude  “o problema de envelhecer é dos velhos”
O mito da juventude “o problema de envelhecer é dos velhos”
 
Apostila de formação série o que é
Apostila de formação série o que éApostila de formação série o que é
Apostila de formação série o que é
 
Alta cultura, cultura popular, cultura de massa
Alta cultura, cultura popular, cultura de massaAlta cultura, cultura popular, cultura de massa
Alta cultura, cultura popular, cultura de massa
 
Design gráfico
Design  gráficoDesign  gráfico
Design gráfico
 
2 indcultural publi
2 indcultural publi2 indcultural publi
2 indcultural publi
 
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURALANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
 
Discurso colacao de_grau_1975
Discurso colacao de_grau_1975Discurso colacao de_grau_1975
Discurso colacao de_grau_1975
 
Geração y
Geração yGeração y
Geração y
 
historia.pptx
historia.pptxhistoria.pptx
historia.pptx
 
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativo
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativoTipos de conclusão do texto dissertativo argumentativo
Tipos de conclusão do texto dissertativo argumentativo
 

Mais de mundissa

GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010
GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010
GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010mundissa
 
Sociologia comte
Sociologia comteSociologia comte
Sociologia comtemundissa
 
Antropologia contemporânea cap 10
Antropologia contemporânea cap 10Antropologia contemporânea cap 10
Antropologia contemporânea cap 10mundissa
 
Estruturalismo
EstruturalismoEstruturalismo
Estruturalismomundissa
 
Cap4 a emergencia do pensamento sociologico
Cap4  a emergencia do pensamento sociologicoCap4  a emergencia do pensamento sociologico
Cap4 a emergencia do pensamento sociologicomundissa
 
Cap 16 comunicação
Cap 16   comunicaçãoCap 16   comunicação
Cap 16 comunicaçãomundissa
 
Cap12 sociologia
Cap12 sociologiaCap12 sociologia
Cap12 sociologiamundissa
 
Cap 13 teorias da globalização
Cap 13   teorias da globalizaçãoCap 13   teorias da globalização
Cap 13 teorias da globalizaçãomundissa
 

Mais de mundissa (8)

GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010
GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010
GABARITO HISTÓRIA ENEM 2010
 
Sociologia comte
Sociologia comteSociologia comte
Sociologia comte
 
Antropologia contemporânea cap 10
Antropologia contemporânea cap 10Antropologia contemporânea cap 10
Antropologia contemporânea cap 10
 
Estruturalismo
EstruturalismoEstruturalismo
Estruturalismo
 
Cap4 a emergencia do pensamento sociologico
Cap4  a emergencia do pensamento sociologicoCap4  a emergencia do pensamento sociologico
Cap4 a emergencia do pensamento sociologico
 
Cap 16 comunicação
Cap 16   comunicaçãoCap 16   comunicação
Cap 16 comunicação
 
Cap12 sociologia
Cap12 sociologiaCap12 sociologia
Cap12 sociologia
 
Cap 13 teorias da globalização
Cap 13   teorias da globalizaçãoCap 13   teorias da globalização
Cap 13 teorias da globalização
 

Cap 16 comunicação

  • 1. A SOCIOLOGIA E AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 2.
  • 3. A TECNOLOGIA EMPREGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUDOU A FORMA COMO O CONHECIMENTO PASSOU A SER PRODUZIDO, REGISTRADO, REPRODUZIDO E DISSEMINADO.
  • 4.
  • 5. A cultura, pensada como o conjunto de crenças, de valores e de significados que o homem compartilha com seu grupo, foi violentamente modificada pelo advento da sociedade midiática, que fez com que povos distantes e diferentes, sob muitos pontos de vista, passassem a dividir um imaginário comum. Obs.: esse processo de homogenização cultural serviu de base para a globalização
  • 6.
  • 7.
  • 8. A importância da comunicação Do Presidente para o Diretor: Na próxima sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu.
  • 9. Do Diretor para o Gerente: A pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 76 anos a olho nu.
  • 10. Do Gerente para o Supervisor: A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu na fabrica, sexta-feira às 17 horas, usando apenas um capacete, irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.
  • 11. Do Supervisor para o Chefe: Todo mundo nu, na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois a manda-chuva do presidente, Sr. Halley, estará lá para mostrar o raro filme Dançando na chuva. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 76 anos, por motivo de segurança coloque o capacete.
  • 12. Aviso a todos: Nesta sexta-feira o presidente fará 76 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fabrica. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda e um fenômeno.
  • 13.
  • 14. Segundo Marilena Chauí : “ A indústria cultural vende cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar. Fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez.”
  • 15.
  • 16. Dois efeitos produzidos pela mídia em nossas mentes: # a dispersão # a infantilização Ex.: para atender os interesses econômicos dos patrocinadores, a mídia divide a programação em blocos que duram entre 7 e 10 minutos. Os blocos são interrompidos pelos comerciais, forçando-nos a prestar atenção durante esses minutos. A publicidade é o momento de “relaxamento”. 0bs.: estimula a dispersão das pessoas. Uma pessoa é “infantil” quando não consegue suportar a distância temporal entre seu desejo e a satisfação dele. A criança é infantil porque não tolera o intervalo entre o desejo e a satisfação desse desejo. Ex.: controle remoto da televisão.
  • 17. A programação é dirigida ao que já sabemos e gostamos, e como toma a cultura sob a forma de lazer e entretenimento, a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las, superá-las. A cultura nos satisfaz se tivermos paciência para compreendê-la e decifrá-la. Exige maturidade.
  • 18. A interferência da mídia na sociedade se faz através da manipulação: Ex.: Cada telejornal tem sua linha editorial e segue seus princípios. O caso das Eleições de 1989. O Jornal Nacional fez uma edição favorável a Collor.
  • 19. Para o sociólogo Pierre Bourdieu, o poder da mídia está também na geração de opiniões de senso comum ou formação de opiniões ou padrões de consumo. Essa “docilidade” e “passividade” serve para a “inculcação” de valores, idéias e hábitos. Esse processo de infantilização reflete no processo de aprendizagem. Vejamos algumas frases retiradas do ENEM e os comentários dos professores: “ O sero mano tem uma missão...” ( A minha, por exemplo, é ter que ler isso !!!) “ O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas...” ( Levei uns minutos para identificar El Niño...)
  • 20. "O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito) "Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja você mesmo!!) "A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazónia destroem a Mata Atlântica da região". (E, além de tudo, viajam prá caramba, heim?) "O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente". (Entendeu?) "Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele". (Faz sentido.)
  • 21. "O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.) "E um problema de muita gravidez." (Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!) "A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário.) "Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.) "Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.)
  • 22. "A natureza brasileira tem 500 anos e já está quase se acabando". (Foi trazida nas caravelas, certo?) "O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destrói, pois nós temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos". (Não conte comigo.) "Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefïcácio para o Brasil". (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras.) "Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros". (Com algumas diferenças básicas.) "... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras". (Vocês não sabiam que os animais também têm depressão?)
  • 23. "Nesta terra ensi plantando tudo dá". (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...) "Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia". (Meu Deus... Haja pára-raio!) "Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado" (Quem teria sido o fabricante? Compac? Apple? IBM?) "Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuis que ficam sob voando as matas". (Talvez por terem complexo de urubus!) "... são formados pelas bacias esfereográficas". (Imaginem as bacias da BIC!) "Eu concordo em género e número igual". (Eu discordo!)
  • 24.