SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 10
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Aluna: Michelle Siquet 
Disciplina: Tendências em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. 
Profº: José Moran 
Projeto Educacional 1 
Lab TEVE – Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatístico 
Site: http://www.de.ufpb.br/~labteve/ 
É um laboratório multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba, tendo como intuito desenvolver e integrar tecnologias voltadas a Educação à distância. 
As principais linhas de pesquisa do laboratório: 
1. Ensino a distância 
2. Sistemas de realidade virtual 
3. Sistemas hápticos 
4. Jogos Sérios (Serious Games) 
5. Avaliação online 
6. Computação gráfica 
7. Ensino de estatística 
8. Software livre 
9. Sistemas de baixo-custo 
Sendo assim o laboratório possui no Menu Projetos diversos temas para pesquisarmos, como segue, abaixo. Dentro eles, optei pelo nº 11 para analisar. 
Acredito que será de interesse dos colegas alguns desses temas, então, deixo aqui a relação para que possam consultar. 
1. Ambientes Virtuais Colaborativos e Imersivos para Medicina 
2. Arqueologia Interativa (Ingá Virtual) 
3. Arte Itinerante com Museus Virtuais 
4. Atlas Interativo do Corpo Humano 
5. Calculadora Estatística 
6. Calculadora Estatística Visual 
7. Campus Virtual 
8. CyberMed - Bibliotecas para Desenvolvimento de Simuladores Médicos baseados em Realidade Virtual 
9. CyberMedVPS -Programação Visual de Simuladores Médicos 
10. EducaView - Ensino de Classificadores de Imagens Utilizando Realidade Virtual 
11. Jogos Educacionais Multiplataforma 
12. Serious Games para Higiene Bucal 
13. Caixa de Pandora 
14. Serious Game para Terapia Fonoaudiologia 
15. KLabTEVE - Remasterização Kurumin 
16. Laboratórios Remotos Táteis 
17. Metodologias em Avaliação Online de Treinamento 
18. Plataforma VirtWall 
19. Sistemas para o Apoio ao Ensino Virtual e a Distância de Estatística 
20. Sistemas para Apoio ao Ensino Presencial de Estatística 
21. SiTEG - Simulador para Treinamento em Exame Ginecológico
22. Uma Interface para Hiper-Realismo baseada em Maquetes Virtuais 
Jogos Educacionais Multiplataforma 
São jogos educacionais que visam auxiliar o professor na abordagem e prática de conteúdos. Nesta proposta foi desenvolvido os jogos: Geoplano, Geoespaço e Caça ao tesouro. 
Alguns são voltados para o celular, sendo necessários alguns requisitos para executá-lo. Outros podem ser executados tanto no desktop quanto no celular, bastando para isso preencher requisitos básicos operacionais, que são fornecidos na página: 
http://www.de.ufpb.br/~labteve/projetos/jogos.html 
O Geoplano é um jogo, através de um tabuleiro, onde podemos ter como oponente outro aluno ou o computador. Ele visa que pratiquemos conceitos de geometria e é voltada para crianças de 4ª a 5º série. Confesso que “tomei um pau bem feio” tentando entender o joguinho. Até fiz alguns prints para que possam ver, logo abaixo, a dinâmica do jogo. 
Fato é, seria bem melhor ter um professor para auxiliar e orientar antes de utilizá-lo, porque não entendi muito bem a dinâmica entre os dados e o que de fato fazer. Enfim... Retirando isso, o jogo é bem amigável e qualquer escola poderia utilizar tendo ou não recurso em sala de aula, pois poderia aplicá-lo como um “desafio para casa”. 
Ele é disponibilizado na versão para celulares (GeoplanoMob) e outro para desktop (GeoplanoPEC).
Assista: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lwgakh0-dFI 
Outro jogo o Geoespaço foi criado para trabalhar conceitos de geometria espacial. Há versão para telefone (GeoespaçoMob) e outra para desktop (GeoespaçoPEC). Nesta última a proposta é um RPG com o objetivo de que o jogador deva ser rápido na resolução de problemas para recuperar um livro raro. 
Esse jogo é novamente voltado para o Ensino Fundamental (5º série). Mas devo dizer que me arrisco a afirmar que esses jogos possuem atratividade, para qualquer série, desde que os alunos tenham os pré-requisitos para iniciar o tema. O que vai diferenciar, é que uma série mais madura, irá requerer, posteriormente, outra atividade para levar a adiante o conteúdo. 
O próximo jogo é o Caça ao Tesouro para Geografia. O objetivo aqui é que o jogador explore o espaço do jogo e utilize-se de conceitos geográficos como: densidade, pontos cardeais, intensidade, limiar e tipo de relevo. 
O jogo irá considerar as ações do jogador para perceber se os conceitos estão sendo entendidos de fato por ele, como menciona os responsáveis pelo jogo.
E para completar esse projeto finalizam abordando mais dois jogos: SilvesterPEC e SilvesterPEC 3D. 
Nestes dois jogos, suas particularidades estão na interatividade com o grupo e o professor, e no fato proporem a utilização de projeção e utilização de óculos, o que permite uma “experiênciação”, além do aprendizado. 
Considerações 
Sabe aquele celular que incomoda a aula? Aquele aluno que almeja dinamismo durante o processo de ensino-aprendizagem, e demonstra isso com um baita tédio ou fazendo tudo menos o que a aula propõe? Seja na implementação de uma gamificação ou na utilização destes games educacionais, fornecidos pelo LabTEVE, temos ferramentas cada vez mais fáceis e amigáveis. 
O celular pode ser utilizado e apresentado de outra maneira para os alunos, até mesmo os instigando a buscarem games que facilitem suas aulas sobre diferentes temas. 
E até mesmo para poder tecer um comentário pessoal sobre o projeto, baixei o Geoplano e o experimentei. Não tive dificuldades para realizar o processo, abri-lo e usá- lo.
Esses jogos podem ser utilizados tanto em escolas públicas como privadas, em celulares ou desktop, durante a aula ou fora dela. Seja como for, adaptações podem ser feitas e o LabTeve tem uma história na produção de games educacionais desde 2003 para demonstrar a todos nós, que podemos produzir propostas bem legais e ter resultados ainda mais. 
Projeto Educacional 2 
Projeto Surdo Cidadão 
Site: http://surdocidadao.org.br/portal/ 
O projeto é uma iniciativa do Instituto Consultor Social e objetiva proporcionar ações voltadas a Educação, Cidadania e Mundo do Trabalho junto à comunidade de surdos no Brasil, que, por sua vez, totalizam 5,7 milhões de pessoas. 
O projeto atua em vários canais: Facebook, You Tube, Twitter e Flickr. 
No Youtube há diversos vídeos educacionais, que serão objeto desta análise. Por fim, o site do Projeto Surdo Cidadão também disponibiliza cursos de EAD sobre libras, utilizando como AVA o Moodle. 
Todos os vídeos possuem sempre uma história de fundo e legendas instruindo os portadores de deficiência auditiva a como se portarem em situações do mundo do trabalho, por exemplo. 
Há vídeos que esclarecem sobre direitos trabalhistas, por exemplo, e inclusive sobre um intérprete de libras para uma entrevista de trabalho. 
São vídeos curtos e sempre com explicações sobre temas do cotidiano. Por exemplo, no vídeo Projeto Surdo Cidadão - Salário – 09, é explanado sobre o cálculo de salário líquido a receber. 
O projeto tem como inovação utilizar as redes sociais e vídeos com animação para trazer temas de relevância para esse público, que necessita de ações efetivas de inclusão na sociedade.
Proposta de Projeto Educacional 
Contando histórias – Uma ferramenta eficiente no processo de ensino- aprendizagem 
Atualmente, o termo StoryTelling (contando histórias) ganha cada vez mais espaço no palco da educação, inclusive na corporativa, como uma ferramenta eficiente para facilitar o aprendizado, utilizando-se das emoções para captar a atenção do público, e por consequência, potencializando o aprendizado. 
Essa ferramenta atualmente em voga, faz parte da história da humanidade. Lembremos de Gutemberg, com sua invenção da prensa de tipos móveis, nos possibilitou disseminar em larga escala a informação. E antes dele já havia recursos para colocar em um plano bidimensional as ideias, através dos papiros, precursor do papel, advindo de uma planta. 
Bom, até aqui temos ferramentas para documentar o pensamento humano, não necessariamente interpretá-lo, muito menos, dar a ele emoção. 
Podemos dizer que a primeira forma de contar histórias, foi através da arte rupestre. A primeira encontrada foi na Espanha, há 150 anos, na caverna de Altamira. 
Os desenhos retratados ora com pigmento, ora diretamente na rocha, demonstravam não apenas objetos, animais ou plantas, como também contavam acontecimentos. 
Portanto, podemos dizer que o homem, é um ser intrinsicamente cultural, grupal e em sua essência um contador de história. Os “causos” permeiam nossa educação, seja através dos ditos populares, das histórias da avó, das histórias de pescador até as histórias que tornam-se produtos culturais (novelas, teatro, cinema, etc.). 
Atualmente, contar histórias revelou-se ser uma técnica eficaz para prender a atenção, ganhar o público e facilitar a aprendizagem, tornando o termo StoryTelling o personagem central desse projeto que será apresentado, agora. 
Atuo com treinamentos corporativos há 5 anos e sou formada em Geografia. Minha atuação atualmente é voltada a treinamentos corporativos, cujo tema é voltado a Prevenção e Segurança e Atendimento ao Cliente.
Lido com público adulto, que tem como objetivo, ao entrar na sala de treinamento, vivenciar seu trabalho, e poder desenvolver-se, para extrair disso, melhores resultados. 
Portanto, é para o público adulto essa proposta, ambientes corporativos, e visando a resultados. No entanto, é importante salientar que a ferramenta de StoryTelling pode e deve ser usada em qualquer campo de aprendizagem, já que ela trabalha com as emoções do ser humano, e portanto, consegue captar a atenção, hoje, tão disputada. 
Cena 1 
Ao iniciar um treinamento, me parece um tanto estratégico quebrar a temática de “aula” para um “bate papo”, já que estamos lidando com profissionais que trazem bagagem, e portanto, podem e devem participar ativamente de processo de seu desenvolvimento. 
Para iniciar sobre o tema de FRAUDE, podemos simplesmente CONTAR, isto é, descrever brevemente como elas ocorrem, e, posteriormente, classificar em tipos. Isso significa abordar as ações realizadas por vendedores ou compradores mal intencionados. 
Cena 2 
Neste momento, já identificamos o objeto, podemos partir para o MOSTRAR e, por meio de uma história, demonstrar como a negociação ocorre, as motivações de comprador e vendedor, para ali estarem. E, por fim, que tipo de engenharia social (técnica de persuasão) o FRAUDADOR utiliza para obter vantagem sobre o outro. 
”−Pedro, você não vai para faculdade, hoje? 
−Não, mãe. Hoje, não tem aula. Vou ficar estudando. 
−Bom, vejamos, se já recebi alguma oferta. Beleza, já tenho 2 na rede. Show, agora vou enviar uma mensagem para eles, oferecer um belo de um desconto pra depositar na minha conta, e tá no papo. 
−Caraca, quase ia esquecendo... preciso ligar para o mano véio e ver se ele me dá a conta dele, para o depósito.... kkkkkk 
*
−Nossa, não tô acreditando que consegui essa oferta. −Oh...mulher, vê aí o cartão de crédito pra nóis pagar aqui. O juninho até o fim de semana recebe o Xbox dele. 
−Querido, você quer o Master ou o HiperCard? 
− Peraí, que acho que não vai precisar não. O vendedor tá dizendo aqui, que me dá 15% de desconto, depositando na conta dele. Osh... assim é bom demais. ” 
Qual a diferença das duas cenas? 
Antes de mais nada, vale a pena citar Confúcio: “Conte-me e esquecerei; Mostre-me e lembrarei; Envolva-me e entenderei”. 
Na primeira cena temos apenas uma descrição, na segunda estou mostrando, e incluo personagens que fazem parte das nossas vidas, sonhos daqueles que estavam comprando algo para presentear alguém querido. Neste momento, estou envolvendo- os. 
E por que faço isso? Porque o aprendizado não é apenas uma transmissão de informações de um ponto para outro, mas também uma disseminação de valores, de discernimento entre o certo e errado, de demonstração sobre as consequências frente as ações que são realizadas. Este é o momento que disseminamos os valores da empresa ou numa aula, por exemplo. 
Cena 3 
Nesta cena, vamos praticar, analisando o comportamento de vendedores e compradores, com o intuito de transpor o aprendizado que foi “contado” para realidade. Esse é o momento de testar, de realizar cruzamentos entre o que foi aprendido e discutido versus o objeto in loco. 
Considerações 
Essa ferramenta pode ser utilizada para iniciar aulas tanto em escolas quanto em Corporações.
Quando o aprendizado faz sentido, tem contexto, as pessoas inclinam-se mais facilmente para participar, ouvir, discutir, engajar-se, etc. 
Agora, quando além de ter sentido, traz à tona emoções, você potencializa o que está sendo ensinado. 
O processo de ensino-aprendizagem que pretende-se envolver o seu público, é aquele que convida-o para fazer parte dele, como um agente ativo, nunca de forma passiva. 
Embora seja uma ferramenta muito antiga, nem sempre é praticada, e por isso, treinamentos que incorporem essa chave, é inovador e certamente abrirá muitas portas. 
Bibliografia 
MSILL, J. Lições de Storytelling. Fatos, ficção e fantasia. Editora DVS.2013.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Educação infantil
Educação infantilEducação infantil
Educação infantilRenata Rios
 
Atividade2nathalyohanna
Atividade2nathalyohannaAtividade2nathalyohanna
Atividade2nathalyohannaNathalyOhanna
 
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...Eliane Pozzebon
 
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integraçãoTecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integraçãoSónia Cruz
 
Apresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaApresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaCristiano N. Tonéis
 
2º encontro formação mesas pedagógicas
2º encontro formação mesas pedagógicas2º encontro formação mesas pedagógicas
2º encontro formação mesas pedagógicasdriminas
 
Power point sobre o texto games em educação
Power point sobre o texto games em educaçãoPower point sobre o texto games em educação
Power point sobre o texto games em educaçãolaninhacrs
 
Robotica Educativa
Robotica EducativaRobotica Educativa
Robotica Educativaguest0aa7b2
 
Informática na educação infantil
Informática na educação infantilInformática na educação infantil
Informática na educação infantilClaudinéia da Silva
 
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendem
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendemGames Em Educação: como os nativos digitais aprendem
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendemJoao Mattar
 
Google for Education
Google for Education Google for Education
Google for Education Flávia Abreu
 
Jogos de realidade alternativa para a educação
Jogos de realidade alternativa para a educaçãoJogos de realidade alternativa para a educação
Jogos de realidade alternativa para a educaçãoAna Carolina Cordeiro
 

Was ist angesagt? (14)

Educação infantil
Educação infantilEducação infantil
Educação infantil
 
Atividade2nathalyohanna
Atividade2nathalyohannaAtividade2nathalyohanna
Atividade2nathalyohanna
 
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...
Tecnologias computacionais aplicadas na educação: experiências com robótica e...
 
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integraçãoTecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração
Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração
 
Apresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaApresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aula
 
2º encontro formação mesas pedagógicas
2º encontro formação mesas pedagógicas2º encontro formação mesas pedagógicas
2º encontro formação mesas pedagógicas
 
Power point sobre o texto games em educação
Power point sobre o texto games em educaçãoPower point sobre o texto games em educação
Power point sobre o texto games em educação
 
Robotica Educativa
Robotica EducativaRobotica Educativa
Robotica Educativa
 
Informática na educação infantil
Informática na educação infantilInformática na educação infantil
Informática na educação infantil
 
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendem
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendemGames Em Educação: como os nativos digitais aprendem
Games Em Educação: como os nativos digitais aprendem
 
Google for Education
Google for Education Google for Education
Google for Education
 
Michelle de oliveira crivellari
Michelle de oliveira crivellariMichelle de oliveira crivellari
Michelle de oliveira crivellari
 
Games na Educação
Games na EducaçãoGames na Educação
Games na Educação
 
Jogos de realidade alternativa para a educação
Jogos de realidade alternativa para a educaçãoJogos de realidade alternativa para a educação
Jogos de realidade alternativa para a educação
 

Andere mochten auch

Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La Plata
Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La PlataSubjetividades juveniles. Seminario Universidad de La Plata
Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La PlataSergio Balardini
 
TP Personalidades de la Informática: Mark Zuckerberg
TP Personalidades de la Informática: Mark ZuckerbergTP Personalidades de la Informática: Mark Zuckerberg
TP Personalidades de la Informática: Mark ZuckerbergRicardo Leithner
 
TP Personalidades de la Informática: Richard Stallman
TP Personalidades de la Informática: Richard StallmanTP Personalidades de la Informática: Richard Stallman
TP Personalidades de la Informática: Richard StallmanRicardo Leithner
 
TP Personalidades de la Informática: Bill Gates
TP Personalidades de la Informática: Bill GatesTP Personalidades de la Informática: Bill Gates
TP Personalidades de la Informática: Bill GatesRicardo Leithner
 

Andere mochten auch (6)

img005
img005img005
img005
 
Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La Plata
Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La PlataSubjetividades juveniles. Seminario Universidad de La Plata
Subjetividades juveniles. Seminario Universidad de La Plata
 
segon grup
segon grupsegon grup
segon grup
 
TP Personalidades de la Informática: Mark Zuckerberg
TP Personalidades de la Informática: Mark ZuckerbergTP Personalidades de la Informática: Mark Zuckerberg
TP Personalidades de la Informática: Mark Zuckerberg
 
TP Personalidades de la Informática: Richard Stallman
TP Personalidades de la Informática: Richard StallmanTP Personalidades de la Informática: Richard Stallman
TP Personalidades de la Informática: Richard Stallman
 
TP Personalidades de la Informática: Bill Gates
TP Personalidades de la Informática: Bill GatesTP Personalidades de la Informática: Bill Gates
TP Personalidades de la Informática: Bill Gates
 

Ähnlich wie Projeto_Tecnologias Educacionais_Michelle Siquet_2014.pdf

Implantação da educação 3.0 na educação publica
Implantação da educação 3.0 na educação publicaImplantação da educação 3.0 na educação publica
Implantação da educação 3.0 na educação publicaBarao do Pirapora
 
Proj oficina info proinfo 2014
Proj oficina info proinfo 2014Proj oficina info proinfo 2014
Proj oficina info proinfo 2014Danny Ribeiro
 
Artigo tecnologia em favor da educacao
Artigo tecnologia em favor da educacaoArtigo tecnologia em favor da educacao
Artigo tecnologia em favor da educacaoRicardo Gonçalves
 
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.ok
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.okProjeto de 3 dnovop.artigo.filomena.ok
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.okRonaldo Isael da Silva
 
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEES
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEESDESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEES
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEESgandhiferrari
 
Relatorio Taniamedeiros
Relatorio TaniamedeirosRelatorio Taniamedeiros
Relatorio TaniamedeirosTânia Cardoso
 
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.Guia de orientação dos monitores. vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.SteCabedelo
 
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina II
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina IIProjeto do Jogo "Sivira" - Oficina II
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina IIBianca Gurgel
 
Apresentação GCompris ENSL
Apresentação GCompris ENSLApresentação GCompris ENSL
Apresentação GCompris ENSLguestac3de
 
Recursos de informática no ensino da geometria plana
Recursos de informática no ensino da geometria planaRecursos de informática no ensino da geometria plana
Recursos de informática no ensino da geometria planajoicesilvafloriana
 
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.SteCabedelo
 
Tecnologias e Educação Infantil
Tecnologias e Educação InfantilTecnologias e Educação Infantil
Tecnologias e Educação InfantilVera Zacharias
 
Uso de software nas escolas
Uso de software nas escolasUso de software nas escolas
Uso de software nas escolasLeonardo Soares
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogoDavid Crabbe Teixeira
 

Ähnlich wie Projeto_Tecnologias Educacionais_Michelle Siquet_2014.pdf (20)

Implantação da educação 3.0 na educação publica
Implantação da educação 3.0 na educação publicaImplantação da educação 3.0 na educação publica
Implantação da educação 3.0 na educação publica
 
Orientações - Plano de trabalho de Tecnologia 2014
Orientações - Plano de trabalho de Tecnologia 2014 Orientações - Plano de trabalho de Tecnologia 2014
Orientações - Plano de trabalho de Tecnologia 2014
 
Proj oficina info proinfo 2014
Proj oficina info proinfo 2014Proj oficina info proinfo 2014
Proj oficina info proinfo 2014
 
389 596-1-pb
389 596-1-pb389 596-1-pb
389 596-1-pb
 
Artigo tecnologia em favor da educacao
Artigo tecnologia em favor da educacaoArtigo tecnologia em favor da educacao
Artigo tecnologia em favor da educacao
 
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.ok
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.okProjeto de 3 dnovop.artigo.filomena.ok
Projeto de 3 dnovop.artigo.filomena.ok
 
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEES
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEESDESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEES
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PNEES
 
Relatorio Taniamedeiros
Relatorio TaniamedeirosRelatorio Taniamedeiros
Relatorio Taniamedeiros
 
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.Guia de orientação dos monitores. vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. vol. 2.
 
Tecnofilo
TecnofiloTecnofilo
Tecnofilo
 
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina II
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina IIProjeto do Jogo "Sivira" - Oficina II
Projeto do Jogo "Sivira" - Oficina II
 
Apresentação GCompris ENSL
Apresentação GCompris ENSLApresentação GCompris ENSL
Apresentação GCompris ENSL
 
Recursos de informática no ensino da geometria plana
Recursos de informática no ensino da geometria planaRecursos de informática no ensino da geometria plana
Recursos de informática no ensino da geometria plana
 
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.
Guia de orientação dos monitores. Vol. 2.
 
Tecnologias e Educação Infantil
Tecnologias e Educação InfantilTecnologias e Educação Infantil
Tecnologias e Educação Infantil
 
Uso de software nas escolas
Uso de software nas escolasUso de software nas escolas
Uso de software nas escolas
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
 
Kahoot e QR code - aprendizagem móvel e gamification
Kahoot e QR code - aprendizagem móvel e gamificationKahoot e QR code - aprendizagem móvel e gamification
Kahoot e QR code - aprendizagem móvel e gamification
 
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTILLEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Site t
Site tSite t
Site t
 

Mehr von micsquize

Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...micsquize
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfmicsquize
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfmicsquize
 
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e Michelle.doc
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e    Michelle.docPlano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e    Michelle.doc
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e Michelle.docmicsquize
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfmicsquize
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfmicsquize
 
Apresentação1 (1).pptx
Apresentação1 (1).pptxApresentação1 (1).pptx
Apresentação1 (1).pptxmicsquize
 
Atividade forum 3
Atividade forum 3Atividade forum 3
Atividade forum 3micsquize
 
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquet
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquetAtividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquet
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquetmicsquize
 
Atividade forum 1
Atividade forum 1Atividade forum 1
Atividade forum 1micsquize
 
Atividade_FORUM 4.docx
Atividade_FORUM 4.docxAtividade_FORUM 4.docx
Atividade_FORUM 4.docxmicsquize
 
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha, michelle siquet, paloma...
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha,   michelle siquet, paloma...Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha,   michelle siquet, paloma...
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha, michelle siquet, paloma...micsquize
 
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdf
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdfPROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdf
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdfmicsquize
 
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docx
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docxPlano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docx
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docxmicsquize
 

Mehr von micsquize (14)

Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL (...
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
 
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e Michelle.doc
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e    Michelle.docPlano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e    Michelle.doc
Plano Educacional_Grupo Veronica Debora Paloma Joyce e Michelle.doc
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
 
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdfPlano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
Plano_Estratégico_para_o_uso_de_Tecnologias_em_Educação_AVALIAÇÃO SEMESTRAL.pdf
 
Apresentação1 (1).pptx
Apresentação1 (1).pptxApresentação1 (1).pptx
Apresentação1 (1).pptx
 
Atividade forum 3
Atividade forum 3Atividade forum 3
Atividade forum 3
 
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquet
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquetAtividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquet
Atividade forum 2 tópico 2_legislação_michelle siquet
 
Atividade forum 1
Atividade forum 1Atividade forum 1
Atividade forum 1
 
Atividade_FORUM 4.docx
Atividade_FORUM 4.docxAtividade_FORUM 4.docx
Atividade_FORUM 4.docx
 
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha, michelle siquet, paloma...
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha,   michelle siquet, paloma...Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha,   michelle siquet, paloma...
Plano de tutoria e avaliacao grupo debora castanha, michelle siquet, paloma...
 
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdf
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdfPROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdf
PROJETOGAMES_Michelle Siquet.pdf
 
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docx
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docxPlano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docx
Plano de Gestão_EduCorp_Michelle Siquet.docx
 

Projeto_Tecnologias Educacionais_Michelle Siquet_2014.pdf

  • 1. Aluna: Michelle Siquet Disciplina: Tendências em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. Profº: José Moran Projeto Educacional 1 Lab TEVE – Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatístico Site: http://www.de.ufpb.br/~labteve/ É um laboratório multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba, tendo como intuito desenvolver e integrar tecnologias voltadas a Educação à distância. As principais linhas de pesquisa do laboratório: 1. Ensino a distância 2. Sistemas de realidade virtual 3. Sistemas hápticos 4. Jogos Sérios (Serious Games) 5. Avaliação online 6. Computação gráfica 7. Ensino de estatística 8. Software livre 9. Sistemas de baixo-custo Sendo assim o laboratório possui no Menu Projetos diversos temas para pesquisarmos, como segue, abaixo. Dentro eles, optei pelo nº 11 para analisar. Acredito que será de interesse dos colegas alguns desses temas, então, deixo aqui a relação para que possam consultar. 1. Ambientes Virtuais Colaborativos e Imersivos para Medicina 2. Arqueologia Interativa (Ingá Virtual) 3. Arte Itinerante com Museus Virtuais 4. Atlas Interativo do Corpo Humano 5. Calculadora Estatística 6. Calculadora Estatística Visual 7. Campus Virtual 8. CyberMed - Bibliotecas para Desenvolvimento de Simuladores Médicos baseados em Realidade Virtual 9. CyberMedVPS -Programação Visual de Simuladores Médicos 10. EducaView - Ensino de Classificadores de Imagens Utilizando Realidade Virtual 11. Jogos Educacionais Multiplataforma 12. Serious Games para Higiene Bucal 13. Caixa de Pandora 14. Serious Game para Terapia Fonoaudiologia 15. KLabTEVE - Remasterização Kurumin 16. Laboratórios Remotos Táteis 17. Metodologias em Avaliação Online de Treinamento 18. Plataforma VirtWall 19. Sistemas para o Apoio ao Ensino Virtual e a Distância de Estatística 20. Sistemas para Apoio ao Ensino Presencial de Estatística 21. SiTEG - Simulador para Treinamento em Exame Ginecológico
  • 2. 22. Uma Interface para Hiper-Realismo baseada em Maquetes Virtuais Jogos Educacionais Multiplataforma São jogos educacionais que visam auxiliar o professor na abordagem e prática de conteúdos. Nesta proposta foi desenvolvido os jogos: Geoplano, Geoespaço e Caça ao tesouro. Alguns são voltados para o celular, sendo necessários alguns requisitos para executá-lo. Outros podem ser executados tanto no desktop quanto no celular, bastando para isso preencher requisitos básicos operacionais, que são fornecidos na página: http://www.de.ufpb.br/~labteve/projetos/jogos.html O Geoplano é um jogo, através de um tabuleiro, onde podemos ter como oponente outro aluno ou o computador. Ele visa que pratiquemos conceitos de geometria e é voltada para crianças de 4ª a 5º série. Confesso que “tomei um pau bem feio” tentando entender o joguinho. Até fiz alguns prints para que possam ver, logo abaixo, a dinâmica do jogo. Fato é, seria bem melhor ter um professor para auxiliar e orientar antes de utilizá-lo, porque não entendi muito bem a dinâmica entre os dados e o que de fato fazer. Enfim... Retirando isso, o jogo é bem amigável e qualquer escola poderia utilizar tendo ou não recurso em sala de aula, pois poderia aplicá-lo como um “desafio para casa”. Ele é disponibilizado na versão para celulares (GeoplanoMob) e outro para desktop (GeoplanoPEC).
  • 3. Assista: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lwgakh0-dFI Outro jogo o Geoespaço foi criado para trabalhar conceitos de geometria espacial. Há versão para telefone (GeoespaçoMob) e outra para desktop (GeoespaçoPEC). Nesta última a proposta é um RPG com o objetivo de que o jogador deva ser rápido na resolução de problemas para recuperar um livro raro. Esse jogo é novamente voltado para o Ensino Fundamental (5º série). Mas devo dizer que me arrisco a afirmar que esses jogos possuem atratividade, para qualquer série, desde que os alunos tenham os pré-requisitos para iniciar o tema. O que vai diferenciar, é que uma série mais madura, irá requerer, posteriormente, outra atividade para levar a adiante o conteúdo. O próximo jogo é o Caça ao Tesouro para Geografia. O objetivo aqui é que o jogador explore o espaço do jogo e utilize-se de conceitos geográficos como: densidade, pontos cardeais, intensidade, limiar e tipo de relevo. O jogo irá considerar as ações do jogador para perceber se os conceitos estão sendo entendidos de fato por ele, como menciona os responsáveis pelo jogo.
  • 4. E para completar esse projeto finalizam abordando mais dois jogos: SilvesterPEC e SilvesterPEC 3D. Nestes dois jogos, suas particularidades estão na interatividade com o grupo e o professor, e no fato proporem a utilização de projeção e utilização de óculos, o que permite uma “experiênciação”, além do aprendizado. Considerações Sabe aquele celular que incomoda a aula? Aquele aluno que almeja dinamismo durante o processo de ensino-aprendizagem, e demonstra isso com um baita tédio ou fazendo tudo menos o que a aula propõe? Seja na implementação de uma gamificação ou na utilização destes games educacionais, fornecidos pelo LabTEVE, temos ferramentas cada vez mais fáceis e amigáveis. O celular pode ser utilizado e apresentado de outra maneira para os alunos, até mesmo os instigando a buscarem games que facilitem suas aulas sobre diferentes temas. E até mesmo para poder tecer um comentário pessoal sobre o projeto, baixei o Geoplano e o experimentei. Não tive dificuldades para realizar o processo, abri-lo e usá- lo.
  • 5. Esses jogos podem ser utilizados tanto em escolas públicas como privadas, em celulares ou desktop, durante a aula ou fora dela. Seja como for, adaptações podem ser feitas e o LabTeve tem uma história na produção de games educacionais desde 2003 para demonstrar a todos nós, que podemos produzir propostas bem legais e ter resultados ainda mais. Projeto Educacional 2 Projeto Surdo Cidadão Site: http://surdocidadao.org.br/portal/ O projeto é uma iniciativa do Instituto Consultor Social e objetiva proporcionar ações voltadas a Educação, Cidadania e Mundo do Trabalho junto à comunidade de surdos no Brasil, que, por sua vez, totalizam 5,7 milhões de pessoas. O projeto atua em vários canais: Facebook, You Tube, Twitter e Flickr. No Youtube há diversos vídeos educacionais, que serão objeto desta análise. Por fim, o site do Projeto Surdo Cidadão também disponibiliza cursos de EAD sobre libras, utilizando como AVA o Moodle. Todos os vídeos possuem sempre uma história de fundo e legendas instruindo os portadores de deficiência auditiva a como se portarem em situações do mundo do trabalho, por exemplo. Há vídeos que esclarecem sobre direitos trabalhistas, por exemplo, e inclusive sobre um intérprete de libras para uma entrevista de trabalho. São vídeos curtos e sempre com explicações sobre temas do cotidiano. Por exemplo, no vídeo Projeto Surdo Cidadão - Salário – 09, é explanado sobre o cálculo de salário líquido a receber. O projeto tem como inovação utilizar as redes sociais e vídeos com animação para trazer temas de relevância para esse público, que necessita de ações efetivas de inclusão na sociedade.
  • 6.
  • 7. Proposta de Projeto Educacional Contando histórias – Uma ferramenta eficiente no processo de ensino- aprendizagem Atualmente, o termo StoryTelling (contando histórias) ganha cada vez mais espaço no palco da educação, inclusive na corporativa, como uma ferramenta eficiente para facilitar o aprendizado, utilizando-se das emoções para captar a atenção do público, e por consequência, potencializando o aprendizado. Essa ferramenta atualmente em voga, faz parte da história da humanidade. Lembremos de Gutemberg, com sua invenção da prensa de tipos móveis, nos possibilitou disseminar em larga escala a informação. E antes dele já havia recursos para colocar em um plano bidimensional as ideias, através dos papiros, precursor do papel, advindo de uma planta. Bom, até aqui temos ferramentas para documentar o pensamento humano, não necessariamente interpretá-lo, muito menos, dar a ele emoção. Podemos dizer que a primeira forma de contar histórias, foi através da arte rupestre. A primeira encontrada foi na Espanha, há 150 anos, na caverna de Altamira. Os desenhos retratados ora com pigmento, ora diretamente na rocha, demonstravam não apenas objetos, animais ou plantas, como também contavam acontecimentos. Portanto, podemos dizer que o homem, é um ser intrinsicamente cultural, grupal e em sua essência um contador de história. Os “causos” permeiam nossa educação, seja através dos ditos populares, das histórias da avó, das histórias de pescador até as histórias que tornam-se produtos culturais (novelas, teatro, cinema, etc.). Atualmente, contar histórias revelou-se ser uma técnica eficaz para prender a atenção, ganhar o público e facilitar a aprendizagem, tornando o termo StoryTelling o personagem central desse projeto que será apresentado, agora. Atuo com treinamentos corporativos há 5 anos e sou formada em Geografia. Minha atuação atualmente é voltada a treinamentos corporativos, cujo tema é voltado a Prevenção e Segurança e Atendimento ao Cliente.
  • 8. Lido com público adulto, que tem como objetivo, ao entrar na sala de treinamento, vivenciar seu trabalho, e poder desenvolver-se, para extrair disso, melhores resultados. Portanto, é para o público adulto essa proposta, ambientes corporativos, e visando a resultados. No entanto, é importante salientar que a ferramenta de StoryTelling pode e deve ser usada em qualquer campo de aprendizagem, já que ela trabalha com as emoções do ser humano, e portanto, consegue captar a atenção, hoje, tão disputada. Cena 1 Ao iniciar um treinamento, me parece um tanto estratégico quebrar a temática de “aula” para um “bate papo”, já que estamos lidando com profissionais que trazem bagagem, e portanto, podem e devem participar ativamente de processo de seu desenvolvimento. Para iniciar sobre o tema de FRAUDE, podemos simplesmente CONTAR, isto é, descrever brevemente como elas ocorrem, e, posteriormente, classificar em tipos. Isso significa abordar as ações realizadas por vendedores ou compradores mal intencionados. Cena 2 Neste momento, já identificamos o objeto, podemos partir para o MOSTRAR e, por meio de uma história, demonstrar como a negociação ocorre, as motivações de comprador e vendedor, para ali estarem. E, por fim, que tipo de engenharia social (técnica de persuasão) o FRAUDADOR utiliza para obter vantagem sobre o outro. ”−Pedro, você não vai para faculdade, hoje? −Não, mãe. Hoje, não tem aula. Vou ficar estudando. −Bom, vejamos, se já recebi alguma oferta. Beleza, já tenho 2 na rede. Show, agora vou enviar uma mensagem para eles, oferecer um belo de um desconto pra depositar na minha conta, e tá no papo. −Caraca, quase ia esquecendo... preciso ligar para o mano véio e ver se ele me dá a conta dele, para o depósito.... kkkkkk *
  • 9. −Nossa, não tô acreditando que consegui essa oferta. −Oh...mulher, vê aí o cartão de crédito pra nóis pagar aqui. O juninho até o fim de semana recebe o Xbox dele. −Querido, você quer o Master ou o HiperCard? − Peraí, que acho que não vai precisar não. O vendedor tá dizendo aqui, que me dá 15% de desconto, depositando na conta dele. Osh... assim é bom demais. ” Qual a diferença das duas cenas? Antes de mais nada, vale a pena citar Confúcio: “Conte-me e esquecerei; Mostre-me e lembrarei; Envolva-me e entenderei”. Na primeira cena temos apenas uma descrição, na segunda estou mostrando, e incluo personagens que fazem parte das nossas vidas, sonhos daqueles que estavam comprando algo para presentear alguém querido. Neste momento, estou envolvendo- os. E por que faço isso? Porque o aprendizado não é apenas uma transmissão de informações de um ponto para outro, mas também uma disseminação de valores, de discernimento entre o certo e errado, de demonstração sobre as consequências frente as ações que são realizadas. Este é o momento que disseminamos os valores da empresa ou numa aula, por exemplo. Cena 3 Nesta cena, vamos praticar, analisando o comportamento de vendedores e compradores, com o intuito de transpor o aprendizado que foi “contado” para realidade. Esse é o momento de testar, de realizar cruzamentos entre o que foi aprendido e discutido versus o objeto in loco. Considerações Essa ferramenta pode ser utilizada para iniciar aulas tanto em escolas quanto em Corporações.
  • 10. Quando o aprendizado faz sentido, tem contexto, as pessoas inclinam-se mais facilmente para participar, ouvir, discutir, engajar-se, etc. Agora, quando além de ter sentido, traz à tona emoções, você potencializa o que está sendo ensinado. O processo de ensino-aprendizagem que pretende-se envolver o seu público, é aquele que convida-o para fazer parte dele, como um agente ativo, nunca de forma passiva. Embora seja uma ferramenta muito antiga, nem sempre é praticada, e por isso, treinamentos que incorporem essa chave, é inovador e certamente abrirá muitas portas. Bibliografia MSILL, J. Lições de Storytelling. Fatos, ficção e fantasia. Editora DVS.2013.