SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 41
Instituto de Medicina Tradicional Curso Geral de Naturopatia  E Ciências Tradicionais Holísticas Ayurveda A importância dos Sub-Doshas no Diagnóstico Docente: Prof. Michele Pó Aluno:  Sérgio Pratas 3º Ano – Turma A
Ayurveda A importância dos Sub-Doshas no Diagnóstico
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ocidental Duas linhas filosóficas Oriental No Ocidente, é confortável designar dois níveis de abstracção: matéria e energia. A energia é mais abstracta que a matéria no nosso esquema, mas ela ainda pode fluir de um lugar para outro, aumentar ou diminuir, e ser armazenada. No regime de Ayurveda, há também dois níveis de abstracção, e eles também concordam com os sentidos, embora de forma ligeiramente diferente.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Três Doshas Vata, Pitta  e Kapha Cinco Elementos Terra, Ar, Fogo, Água e Éter Os cinco elementos (Terra, Ar, Fogo, Água e Éter) são um código de formas de inteligência que compõem a mente do homem e do mundo que ele percebe através da mente. Ao misturar diferentes pares de cinco elementos, chega-se a três doshas
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Criação a partir do mais subtil à mais grosseira matéria O Éter mistura-se com a eternidade e cria ar, um elemento mais observável ou experiencial.  À medida que o ar se move, cria atrito, o que gera calor ou fogo. O calor produz humidade, criando, assim, a água, o elemento mais denso ainda: se alguém tenta atravessar a água, é retardado pela sua densidade.  Finalmente, a água produz a mais densa forma de matéria, a terra.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ao misturar diferentes pares de cinco elementos, chega-se a três doshas: Água Terra Ar Fogo Éter Vata é composto por ar e éter. Pitta é composto de fogo e água. Kapha é composta de terra e água
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 A Qualidade dos Três Doshas Força electromotora, actividade física, ou que é responsável pelo movimento. É a criação de electricidade do organismo em movimento, mantendo o equilíbrio entre Pitta e Kapha. Vata Fogo interno, bile, o calor do corpo, enzimas digestivas, físico-químicas e biológicas; sistemas metabólico e endócrino. É responsável para digerir o quilo numa substância protoplásmica como o esperma e o óvulo.  Pitta Preenche os espaços intercelulares do corpo como o tecido conjunti-vo. Exemplos desses tecidos incluem muco, líquido sinovial e tendões. Kapha é responsável pela estrutura grosseira do corpo (sólidos e líquidos / catarro-plasma). Kapha
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Uma engrenagem Juntos, os doshas são responsáveis pelo catabolismo e metabolismo anabólico O catabolismo quebra os complexos em compostos mais simples nos órgãos internos para formar energia, e Vata (energia - ar) ajusta essa energia livre e transporta os resíduos. O anabolismo pega nos elementos mais simples e constrói complexos para o corpo. O resultado do processo metabólico é o protoplasma ou a matéria essencial [proteínas, carboidratos, lípidos e sais inorgânicos]. Alimentos sem vida tornam-se em protoplasma vivo e torna-se livre para ser usado como energia ou excesso de calor que é emitido do corpo ou movimento. Assim, o objectivo dos três doshas é mover a linfa (o subproduto de alimentos digeridos) em todo o corpo. Este nutre e constrói os tecidos do corpo. Quando qualquer um ou todos os doshas desenvolvem desequilíbrio, o corpo deixa de ser alimentado, e a doença desenvolve-se.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Propriedades dos Três Doshas (Movimento) Vata: seco, luz, frio, áspero, subtil, móvel; (Metabolismo) Pitta: ligeiramente oleoso, quente, luz, odores, líquidos; (Estrutura) Kapha: oleoso, frio, pesado, lento, liso, escorregadio, estático.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Sub-Doshas Cada um dos três doshas tem cinco divisões ou responsabilidades, o que permite uma classificação mais concreta das funções físicas e dos estados da mente, e com isto consegue-se um diagnóstico e uma terapia mais concretos. Os doshas interagem continuamente com os elementos externos para reabastecer suas energias dentro do corpo.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Ares de Vata: Os cinco locais ou centros de operação e divulgação sistemática pela qual Vata lança sua influência sobre todo o organismo são chamados os cinco ares de Vata:  Ar de Respiração: Prana  É o primeiro ar do universo e do corpo.  Localizado no corpo entre o diafragma e a garganta, mas também no rosto e no cérebro.  Ajuda na mastigação e deglutição dos alimentos e fornece alimento imediato de todos os tecidos vitais do corpo.  A actividade do cólon está sintonizada com o ritmo da respiração, a função principal do prana é extrair vida ou seja, o prana do alimento digerido e difundi-la em todos os tecidos no corpo. Facilita todos os movimentos dentro e fora do corpo.  Move-se na região do coração, causando a batida. Transporta alimentos através do esófago até o estômago. Sustenta o coração, artérias, veias, sentidos e o nosso corpo dotado de sabedoria, (buddhi).
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar da Garganta: Udana  Segundo ar de Vata, que significa "ar ascendente“.  Flui para cima do umbigo através do pulmão e na garganta e nariz. Fornece os nossos poderes vocais e clareza das percepções sensoriais. Preserva as forças naturais do nosso corpo, tais como a sua força de vontade e capacidade de esforço.  Tarefa suprema de acompanhar o número de respirações. Uma tarefa suprema igualmente de udana é a capacidade de preservar a memória, tanto experimental (memórias recolhidas no prazo de uma vida presente) e cognitivas (memória acumulada realizada em todas as vidas, desde o início da criação em todos os tempos).
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar do Estômago: Samana  O terceiro ar de Vata, está localizado entre o diafragma e o umbigo.  Ajuda o movimento do alimento através do estômago e intestino delgado, dispersa os fogos da digestão, estimulando a produção de sucos gástricos e as enzimas digestivas e ajuda na assimilação dos nutrientes extraídos do nosso alimento Força motriz que transporta esses nutrientes para os diversos tecidos e descarrega os resíduos para o cólon. .
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar do cólon: Apana  O quarto ar de Vata, está localizado no cólon e os órgãos da região pélvica. Conhecido como o ar da eliminação, a principal função apana é a de aliviar o corpo de fezes, urina, flatos, sémen e resíduos menstruais. Mantém a posição para baixo do feto e o fluxo na hora do nascimento. Apana é a mais dominante dos cinco ares, situada no local principal de Vata.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar de Circulação: Vyana  Quinto ar e última parte do Vata e está localizado no coração. . Difunde a energia derivada de alimentos e respiração durante todo o organismo, incluindo a pele.  Circulatório por natureza, as funções de Vyana nos canais da circulação do corpo, tais como os vasos sanguíneos, o transporte de sucos nutritivos e sangue por todo o corpo. Transporta o suor das glândulas da pele e é a força por trás de expressões corporais como bocejando e pestanejamento.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Vata em desequilíbrio
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Fogos de Pitta: Pitta, formada a partir dos elementos do fogo e da água, também é dito que residem em cinco locais. Estes locais são os centros de operação e divulgação sistemática pela qual o dosha Pitta influencia todo o organismo, que são:  Fogo do Estômago: Pachak É o primeiro fogo do corpo. Existe no intestino delgado, duodeno, vesícula biliar, fígado e pâncreas, e suporta os restantes quatro fogos, a ser discutidos abaixo. A acção principal de Pachak é o de dissolver e digerir os alimentos que comemos. Regula a temperatura corporal. Separa do alimento, os elementos nutritivos e os seus resíduos.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo do Sangue: Ranjak Segundo fogo de Pitta, controla a formação e preservação de sangue. Localizado no fígado, baço e estômago, ranjak dá cor e oxigénio ao sangue.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo do Coração: Sadhak O melhor dos fogos, sadhak, o fogo em terceiro lugar, é fundamental para a actividade  de Pitta. Ela reina, juntamente com o prana, no coração. Com udana, regulamenta a memória e a manutenção e bem-estar de todo o funcionamento mental.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo dos Olhos: Alachak O quarto fogo de Pitta, existe na visão: nas pupilas e retina. Dá-nos olhos o brilho e difunde a luz e seu espectro de cores em todo o corpo.  É a ligação entre os olhos e a visão.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo da pele: Brajak O quinto fogo, brajak, situa-se na pele, dando à pele o seu brilho característico  (através do Vata). Regula a temperatura da superfície do corpo, controla as glândulas sudoríparas.  Protege o corpo de condições atmosféricas extremas e facilita a assimilação de luz, vento, água e óleo através da pele.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Pitta em desequilíbrio Se Pitta Dosha está em excesso resulta em: Se Pitta Dosha está diminuído, resulta em:
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Águas de Kapha:Kapha, formado a partir de elementos da água e da terra, também se manifesta em cinco locais doshic, através destes centros de operação e alcance sistémico que influencia todo o organismo. As cinco águas de Kapha são:  Água do Estômago: Kladak A primeira água de Kapha, kladak, origina-se no estômago. É a causa do muco formado no corpo. A mais importante das águas, controla a lubrificação do processo digestivo e dos órgãos internos. Liquefaz alimentos, e alimenta as águas remanescentes de Kapha.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água do Coração: Alambak A segunda água de Kapha, alambak, reside no peito e no coração. Fornece um líquido plasmático (tecido) que cobre o coração, pulmões e parte superior das costas, isolando-os e agindo como um amortecedor. Alambak também fornece energia aos músculos.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água da Língua: Bodhak  Terceira água de Kapha, é o que une as cinco águas do rio corpo. Ele envia água para a língua e palato e dá a percepção do gosto. Ele regista cada um dos seis sabores na natureza e emite os impulsos adequados para receber o alimento muito antes de este ser ingerido. A água Bodhak também liquefaz o alimento.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água da Cabeça: Tarpak Quarta água de Kapha, entra no cérebro e espinhal medula. Ela lubrifica a função dos órgãos sensoriais e, como resultado lubrifica e protege o sistema nervoso.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água das Articulações: Slashak Quinta água de Kapha, está localizada nas articulações. Lubrifica as articulações e dá -lhes a sua solidez. Gel untuoso Slashak protege as articulações do calor, e dá tranquilidade e flexibilidade de movimento.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Kapha em desequilíbrio Se Dosha Kapha está em excesso resulta em: E se Dosha Kapha estiver diminuído, poderá resultar em:
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Subdoshas – Um Guia mais preciso É a nível dos subdoshas que os desequilíbrios são detectados pela primeira vez. O conhecimento dos subdoshas permite ao médico ajudar o paciente a identificar e eliminar os desequilíbrios antes que eles dêem origem aos sintomas.  O médico pode avaliar o tipo de corpo e usar várias técnicas de diagnóstico, como a do pulso para verificar quais os doshas e subdoshas podem estar fora de equilíbrio. Se quaisquer pré-desequilíbrios, doença estão presentes (como eles são na maioria das pessoas), o médico pode dar conselhos práticos sobre como equilibrar os doshas, incluindo recomendações sobre qual dieta, estilo de vida e rotinas sazonais são mais adequados para um tipo de corpo e da prescrição de produtos de ervanária para equilibrar subdoshas específicos.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Caso clínico: Há pouco tempo, um vaidya (médico Ayurvédico) estava a examinar um homem que tinha vindo solicitar uma avaliação do seu estado de saúde. Durante a entrevista, o homem negou ter problemas de qualquer aspecto da sua saúde. O sono era tranquilo, a digestão era forte e a evacuação regular. Para além das tensões usuais de uma vida ocupada, ele considerava-se completamente saudável. Como parte de um exame físico completo, o médico Ayurvédico mediu a pulsação do homem. Segundos depois de sentir a sua pulsação, o médico perguntou: - Há quanto tempo tem tido aftas? O homem quase desmaiou de surpresa, exclamando: - Esqueci-me de dizer que tinha tido problemas com aftas. É a única preocupação de saúde que não tenho conseguido eliminar. O vaidya continuou então a descrever o estado dos doshas do homem, explicando que os desequilíbrios do Pitta que ele estava a detectar no pulso tornaram muito provável que as aftas fossem um problema recorrente se ele não alterasse a sua dieta. Ele encorajou o homem a reduzir a ingestão de ácidos e fermentados, incluindo o iogurte e o álcool. O iogurte não é um bom alimento para os Pittas, porque perturba esse dosha, assim como todos os alimentos ácidos e fermentados. Esses erros dietéticos combinados com o consumo de álcool e outras influências provocadoras de Pitta tinham levado este homem ao seu desequilíbrio intermitente. Pelos padrões ocidentais, ele tinha sido saudável, excepto pelas aftas da boca. Pelos padrões Ayurvédicos, ele tinha estado a provocar desequilíbrios que mais cedo ou mais tarde tinham de ser expressos.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Neste referido caso, o primeiro fogo de Pitta, pachak, que existe no intestino delgado, duodeno, vesícula biliar, fígado e pâncreas e que suporta os restantes subdoshas de Pitta, estava exacerbado, tendo sido estimulado pelos alimentos acima descritos.  As aftas foram o resultado do excesso de acidez, provocariam, com o tempo, indigestão, uma repulsa pelo alimento, ardor ou acidez no estômago e úlceras.  Ainda sentiria sensação desconfortável de calor, visto que pachak é um regulador de temperatura, e uma dor na parte superior do abdómen.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cefaleias Muitas vezes, o culpado é o Vata, o mais dominante e irrequieto dos três doshas. A Ayurveda enumera vários factores que podem causar o desequilíbrio de Vata. Alguns deles são: não dormir bem; comer alimentos que alimentam o cérebro; comer alimentos muito secos ou frios; comer restos de alimentos que sobraram; manter uma rotina irregular de refeições e de sono; sobreexposição ao ar fresco e seco; excesso de leitura; ver televisão e excesso de viagens de avião. Especialmente afectadas por essas irregularidades são dois subdoshas Vata: Apana Vata e Prana Vata. Apana Vata, pode ser chamado o fundamento de todos os outros Subdoshas Vata. Quando este subdosha é perturbado, ele cria pressão sobre os outros subdoshas. Apana Vata é perturbado quando se come alimentos muito secos, como pipocas, ou quando se saltam refeições ou se come mais tarde do que deveria. Sentado na mesma posição por muito tempo também é um factor que gera Apana Vata fora de equilíbrio.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 A cabeça é sede do Prana Vata. Um desequilíbrio de Prana Vata cria doenças como a obstipação, que por sua vez, dão origem dores de cabeça. Por outro lado, a dor de cabeça também pode resultar em problemas de Vata relacionados com o digestivo como a obstipação. Todos esses problemas ocorrem quando há um problema fundamental na forma como se alimenta, dorme ou trabalha. Outros Subdoshas de Vata também não devem ser ignorados quando se considera que causam dor de cabeça. Samana Vata, que rege o movimento do alimento através do trato digestivo, também pode causar dores de cabeça. Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa sofre de gases, que viajam até ao peito e levanta-se a dar-lhe uma dor de cabeça latejante.
A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Bibliografia Wikipedia, A enciclopédia livre URL: http://pt.wikipedia.org TIRTHA, AwamiSada Shiva, The Ayurveda Encyclopedia, Ayurveda Holistic Center Press, 2005 CHOPRA, Deepak, Saúde Perfeita, Estrela Polar, Rio de Janeiro, 2009 PÓ, Michele, Sebenta de Ayurveda, 2009/10 IndiaTimes Spirituality: URL: http://spirituality.indiatimes.com/articleshow/msid- 1963166,prtpage-1.cms Yoga Journal, Spring 1994, Staying Healthy with Ayurveda by Eva Herriott: URL: http://www.theraj.com/rajresults/yogajournal.php MAPI TOTAL HEALTH NEWS ONLINE: Mid Oct 2002 (www.mapi.com) http://www.ayurveda.ie/pdf/menopause2.PDF

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (20)

Sub Dosha Pitta
Sub Dosha PittaSub Dosha Pitta
Sub Dosha Pitta
 
A Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Pulsologia Ayurvédica - Teresa Osório
Pulsologia Ayurvédica - Teresa Osório Pulsologia Ayurvédica - Teresa Osório
Pulsologia Ayurvédica - Teresa Osório
 
Apostila de-chakras
Apostila de-chakrasApostila de-chakras
Apostila de-chakras
 
Gunas e a Mente
Gunas e a MenteGunas e a Mente
Gunas e a Mente
 
Oito divisões do Ayurveda
Oito divisões do AyurvedaOito divisões do Ayurveda
Oito divisões do Ayurveda
 
Prakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago CabeleiraPrakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago Cabeleira
 
Ayurveda for holistic health copy
Ayurveda for holistic health   copyAyurveda for holistic health   copy
Ayurveda for holistic health copy
 
Diagnóstico da Língua
Diagnóstico da Língua Diagnóstico da Língua
Diagnóstico da Língua
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
 
Nadis
Nadis Nadis
Nadis
 
Qci panchamahabhuta panchprana
Qci panchamahabhuta panchpranaQci panchamahabhuta panchprana
Qci panchamahabhuta panchprana
 
A História Do Ayurveda
A História Do AyurvedaA História Do Ayurveda
A História Do Ayurveda
 
Fundamentals of Ayurveda
Fundamentals of AyurvedaFundamentals of Ayurveda
Fundamentals of Ayurveda
 
História do Ayurveda
História do AyurvedaHistória do Ayurveda
História do Ayurveda
 
Shiro marma
Shiro marmaShiro marma
Shiro marma
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica LapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
 
Yoga and Ayurveda
Yoga and AyurvedaYoga and Ayurveda
Yoga and Ayurveda
 

Andere mochten auch

Astrologia Médica e Védica aplicada ao Diagnóstico
Astrologia Médica e Védica aplicada ao DiagnósticoAstrologia Médica e Védica aplicada ao Diagnóstico
Astrologia Médica e Védica aplicada ao DiagnósticoMichele Pó
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes FuturistasMichele Pó
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalMichele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapaMichele Pó
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes FuturistasMichele Pó
 
Hábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisHábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisMichele Pó
 
Vantagens dos Veículos Eléctricos
Vantagens dos Veículos EléctricosVantagens dos Veículos Eléctricos
Vantagens dos Veículos EléctricosMichele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasMichele Pó
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaMichele Pó
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaMichele Pó
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações ClimáticasMichele Pó
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro NutriçãoMichele Pó
 
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelDesenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelMichele Pó
 

Andere mochten auch (20)

Astrologia Médica e Védica aplicada ao Diagnóstico
Astrologia Médica e Védica aplicada ao DiagnósticoAstrologia Médica e Védica aplicada ao Diagnóstico
Astrologia Médica e Védica aplicada ao Diagnóstico
 
Consumismo 8 B
Consumismo 8 BConsumismo 8 B
Consumismo 8 B
 
Casa do Futuro
Casa do FuturoCasa do Futuro
Casa do Futuro
 
Bullying
BullyingBullying
Bullying
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes Futuristas
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento Global
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
 
Stress 8ºB
Stress 8ºBStress 8ºB
Stress 8ºB
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes Futuristas
 
Hábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisHábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo Sustentáveis
 
Vantagens dos Veículos Eléctricos
Vantagens dos Veículos EléctricosVantagens dos Veículos Eléctricos
Vantagens dos Veículos Eléctricos
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita Quintas
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana Silva
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro Nutrição
 
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelDesenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
 
Ecologia Urbana
Ecologia UrbanaEcologia Urbana
Ecologia Urbana
 

Ähnlich wie A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico

Apostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - EdducApostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - Edducedduc
 
Conceitos Básicos MTC parte 5
Conceitos Básicos MTC parte 5Conceitos Básicos MTC parte 5
Conceitos Básicos MTC parte 5Andreia Moreira
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMichele Pó
 
Conceitos Básicos MTC parte 2
Conceitos Básicos MTC parte 2Conceitos Básicos MTC parte 2
Conceitos Básicos MTC parte 2Andreia Moreira
 
Informação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoInformação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoJoel Ferreira
 
Informação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoInformação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoJoel Ferreira
 
O ser humano segundo a antroposofia(2)
O ser humano segundo a antroposofia(2)O ser humano segundo a antroposofia(2)
O ser humano segundo a antroposofia(2)Nina Veiga Atelier
 
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfSeminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfAveline8
 
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfSeminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfAveline8
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseLais Valente
 
Os Centros de Força e a Pineal
Os Centros de Força e a  PinealOs Centros de Força e a  Pineal
Os Centros de Força e a PinealApometria Bauru
 
Os Fundamentos Filosóficos Do Ayurveda
Os Fundamentos Filosóficos Do AyurvedaOs Fundamentos Filosóficos Do Ayurveda
Os Fundamentos Filosóficos Do AyurvedaMichele Pó
 

Ähnlich wie A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico (20)

Auriculoterapia lar 05
Auriculoterapia lar   05Auriculoterapia lar   05
Auriculoterapia lar 05
 
Medicina tibetana 10
Medicina tibetana 10Medicina tibetana 10
Medicina tibetana 10
 
Sub-Doshas
Sub-DoshasSub-Doshas
Sub-Doshas
 
Apostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - EdducApostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - Edduc
 
Apostila massagem tui na
Apostila massagem tui naApostila massagem tui na
Apostila massagem tui na
 
Conceitos Básicos MTC parte 5
Conceitos Básicos MTC parte 5Conceitos Básicos MTC parte 5
Conceitos Básicos MTC parte 5
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa Falcão
 
Conceitos Básicos MTC parte 2
Conceitos Básicos MTC parte 2Conceitos Básicos MTC parte 2
Conceitos Básicos MTC parte 2
 
Informação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoInformação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpo
 
Informação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpoInformação sobre as funções do nosso corpo
Informação sobre as funções do nosso corpo
 
37060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-200937060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-2009
 
O ser humano segundo a antroposofia(2)
O ser humano segundo a antroposofia(2)O ser humano segundo a antroposofia(2)
O ser humano segundo a antroposofia(2)
 
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfSeminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
 
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdfSeminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
Seminário - Elemento Fogo_20240216_112123_0000.pdf
 
Zang fu
Zang fuZang fu
Zang fu
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
 
Estudo das cinco vísceras
Estudo das cinco víscerasEstudo das cinco vísceras
Estudo das cinco vísceras
 
Os Centros de Força e a Pineal
Os Centros de Força e a PinealOs Centros de Força e a Pineal
Os Centros de Força e a Pineal
 
Os Centros de Força e a Pineal
Os Centros de Força e a  PinealOs Centros de Força e a  Pineal
Os Centros de Força e a Pineal
 
Os Fundamentos Filosóficos Do Ayurveda
Os Fundamentos Filosóficos Do AyurvedaOs Fundamentos Filosóficos Do Ayurveda
Os Fundamentos Filosóficos Do Ayurveda
 

Mehr von Michele Pó

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresMichele Pó
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraMichele Pó
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioMichele Pó
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoMichele Pó
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana NascimentoMichele Pó
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinMichele Pó
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaMichele Pó
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Michele Pó
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaMichele Pó
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos NunesMichele Pó
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self Michele Pó
 
Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Michele Pó
 

Mehr von Michele Pó (19)

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia Pires
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana Nascimento
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos Nunes
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
 
Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico
 

Kürzlich hochgeladen

A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Kürzlich hochgeladen (20)

A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 

A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico

  • 1. Instituto de Medicina Tradicional Curso Geral de Naturopatia E Ciências Tradicionais Holísticas Ayurveda A importância dos Sub-Doshas no Diagnóstico Docente: Prof. Michele Pó Aluno: Sérgio Pratas 3º Ano – Turma A
  • 2. Ayurveda A importância dos Sub-Doshas no Diagnóstico
  • 3. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ocidental Duas linhas filosóficas Oriental No Ocidente, é confortável designar dois níveis de abstracção: matéria e energia. A energia é mais abstracta que a matéria no nosso esquema, mas ela ainda pode fluir de um lugar para outro, aumentar ou diminuir, e ser armazenada. No regime de Ayurveda, há também dois níveis de abstracção, e eles também concordam com os sentidos, embora de forma ligeiramente diferente.
  • 4. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Três Doshas Vata, Pitta e Kapha Cinco Elementos Terra, Ar, Fogo, Água e Éter Os cinco elementos (Terra, Ar, Fogo, Água e Éter) são um código de formas de inteligência que compõem a mente do homem e do mundo que ele percebe através da mente. Ao misturar diferentes pares de cinco elementos, chega-se a três doshas
  • 5. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Criação a partir do mais subtil à mais grosseira matéria O Éter mistura-se com a eternidade e cria ar, um elemento mais observável ou experiencial. À medida que o ar se move, cria atrito, o que gera calor ou fogo. O calor produz humidade, criando, assim, a água, o elemento mais denso ainda: se alguém tenta atravessar a água, é retardado pela sua densidade. Finalmente, a água produz a mais densa forma de matéria, a terra.
  • 6. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ao misturar diferentes pares de cinco elementos, chega-se a três doshas: Água Terra Ar Fogo Éter Vata é composto por ar e éter. Pitta é composto de fogo e água. Kapha é composta de terra e água
  • 7. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 A Qualidade dos Três Doshas Força electromotora, actividade física, ou que é responsável pelo movimento. É a criação de electricidade do organismo em movimento, mantendo o equilíbrio entre Pitta e Kapha. Vata Fogo interno, bile, o calor do corpo, enzimas digestivas, físico-químicas e biológicas; sistemas metabólico e endócrino. É responsável para digerir o quilo numa substância protoplásmica como o esperma e o óvulo. Pitta Preenche os espaços intercelulares do corpo como o tecido conjunti-vo. Exemplos desses tecidos incluem muco, líquido sinovial e tendões. Kapha é responsável pela estrutura grosseira do corpo (sólidos e líquidos / catarro-plasma). Kapha
  • 8. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Uma engrenagem Juntos, os doshas são responsáveis pelo catabolismo e metabolismo anabólico O catabolismo quebra os complexos em compostos mais simples nos órgãos internos para formar energia, e Vata (energia - ar) ajusta essa energia livre e transporta os resíduos. O anabolismo pega nos elementos mais simples e constrói complexos para o corpo. O resultado do processo metabólico é o protoplasma ou a matéria essencial [proteínas, carboidratos, lípidos e sais inorgânicos]. Alimentos sem vida tornam-se em protoplasma vivo e torna-se livre para ser usado como energia ou excesso de calor que é emitido do corpo ou movimento. Assim, o objectivo dos três doshas é mover a linfa (o subproduto de alimentos digeridos) em todo o corpo. Este nutre e constrói os tecidos do corpo. Quando qualquer um ou todos os doshas desenvolvem desequilíbrio, o corpo deixa de ser alimentado, e a doença desenvolve-se.
  • 9. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Propriedades dos Três Doshas (Movimento) Vata: seco, luz, frio, áspero, subtil, móvel; (Metabolismo) Pitta: ligeiramente oleoso, quente, luz, odores, líquidos; (Estrutura) Kapha: oleoso, frio, pesado, lento, liso, escorregadio, estático.
  • 10. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 11. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 12. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 13. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 14. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Sub-Doshas Cada um dos três doshas tem cinco divisões ou responsabilidades, o que permite uma classificação mais concreta das funções físicas e dos estados da mente, e com isto consegue-se um diagnóstico e uma terapia mais concretos. Os doshas interagem continuamente com os elementos externos para reabastecer suas energias dentro do corpo.
  • 15. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Ares de Vata: Os cinco locais ou centros de operação e divulgação sistemática pela qual Vata lança sua influência sobre todo o organismo são chamados os cinco ares de Vata: Ar de Respiração: Prana É o primeiro ar do universo e do corpo. Localizado no corpo entre o diafragma e a garganta, mas também no rosto e no cérebro. Ajuda na mastigação e deglutição dos alimentos e fornece alimento imediato de todos os tecidos vitais do corpo. A actividade do cólon está sintonizada com o ritmo da respiração, a função principal do prana é extrair vida ou seja, o prana do alimento digerido e difundi-la em todos os tecidos no corpo. Facilita todos os movimentos dentro e fora do corpo. Move-se na região do coração, causando a batida. Transporta alimentos através do esófago até o estômago. Sustenta o coração, artérias, veias, sentidos e o nosso corpo dotado de sabedoria, (buddhi).
  • 16. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar da Garganta: Udana Segundo ar de Vata, que significa "ar ascendente“. Flui para cima do umbigo através do pulmão e na garganta e nariz. Fornece os nossos poderes vocais e clareza das percepções sensoriais. Preserva as forças naturais do nosso corpo, tais como a sua força de vontade e capacidade de esforço. Tarefa suprema de acompanhar o número de respirações. Uma tarefa suprema igualmente de udana é a capacidade de preservar a memória, tanto experimental (memórias recolhidas no prazo de uma vida presente) e cognitivas (memória acumulada realizada em todas as vidas, desde o início da criação em todos os tempos).
  • 17. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar do Estômago: Samana O terceiro ar de Vata, está localizado entre o diafragma e o umbigo. Ajuda o movimento do alimento através do estômago e intestino delgado, dispersa os fogos da digestão, estimulando a produção de sucos gástricos e as enzimas digestivas e ajuda na assimilação dos nutrientes extraídos do nosso alimento Força motriz que transporta esses nutrientes para os diversos tecidos e descarrega os resíduos para o cólon. .
  • 18. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar do cólon: Apana O quarto ar de Vata, está localizado no cólon e os órgãos da região pélvica. Conhecido como o ar da eliminação, a principal função apana é a de aliviar o corpo de fezes, urina, flatos, sémen e resíduos menstruais. Mantém a posição para baixo do feto e o fluxo na hora do nascimento. Apana é a mais dominante dos cinco ares, situada no local principal de Vata.
  • 19. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Ar de Circulação: Vyana Quinto ar e última parte do Vata e está localizado no coração. . Difunde a energia derivada de alimentos e respiração durante todo o organismo, incluindo a pele. Circulatório por natureza, as funções de Vyana nos canais da circulação do corpo, tais como os vasos sanguíneos, o transporte de sucos nutritivos e sangue por todo o corpo. Transporta o suor das glândulas da pele e é a força por trás de expressões corporais como bocejando e pestanejamento.
  • 20. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 21. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Vata em desequilíbrio
  • 22. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Fogos de Pitta: Pitta, formada a partir dos elementos do fogo e da água, também é dito que residem em cinco locais. Estes locais são os centros de operação e divulgação sistemática pela qual o dosha Pitta influencia todo o organismo, que são: Fogo do Estômago: Pachak É o primeiro fogo do corpo. Existe no intestino delgado, duodeno, vesícula biliar, fígado e pâncreas, e suporta os restantes quatro fogos, a ser discutidos abaixo. A acção principal de Pachak é o de dissolver e digerir os alimentos que comemos. Regula a temperatura corporal. Separa do alimento, os elementos nutritivos e os seus resíduos.
  • 23. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo do Sangue: Ranjak Segundo fogo de Pitta, controla a formação e preservação de sangue. Localizado no fígado, baço e estômago, ranjak dá cor e oxigénio ao sangue.
  • 24. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo do Coração: Sadhak O melhor dos fogos, sadhak, o fogo em terceiro lugar, é fundamental para a actividade de Pitta. Ela reina, juntamente com o prana, no coração. Com udana, regulamenta a memória e a manutenção e bem-estar de todo o funcionamento mental.
  • 25. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo dos Olhos: Alachak O quarto fogo de Pitta, existe na visão: nas pupilas e retina. Dá-nos olhos o brilho e difunde a luz e seu espectro de cores em todo o corpo. É a ligação entre os olhos e a visão.
  • 26. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Fogo da pele: Brajak O quinto fogo, brajak, situa-se na pele, dando à pele o seu brilho característico (através do Vata). Regula a temperatura da superfície do corpo, controla as glândulas sudoríparas. Protege o corpo de condições atmosféricas extremas e facilita a assimilação de luz, vento, água e óleo através da pele.
  • 27. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 28. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Pitta em desequilíbrio Se Pitta Dosha está em excesso resulta em: Se Pitta Dosha está diminuído, resulta em:
  • 29. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cinco Águas de Kapha:Kapha, formado a partir de elementos da água e da terra, também se manifesta em cinco locais doshic, através destes centros de operação e alcance sistémico que influencia todo o organismo. As cinco águas de Kapha são: Água do Estômago: Kladak A primeira água de Kapha, kladak, origina-se no estômago. É a causa do muco formado no corpo. A mais importante das águas, controla a lubrificação do processo digestivo e dos órgãos internos. Liquefaz alimentos, e alimenta as águas remanescentes de Kapha.
  • 30. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água do Coração: Alambak A segunda água de Kapha, alambak, reside no peito e no coração. Fornece um líquido plasmático (tecido) que cobre o coração, pulmões e parte superior das costas, isolando-os e agindo como um amortecedor. Alambak também fornece energia aos músculos.
  • 31. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água da Língua: Bodhak Terceira água de Kapha, é o que une as cinco águas do rio corpo. Ele envia água para a língua e palato e dá a percepção do gosto. Ele regista cada um dos seis sabores na natureza e emite os impulsos adequados para receber o alimento muito antes de este ser ingerido. A água Bodhak também liquefaz o alimento.
  • 32. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água da Cabeça: Tarpak Quarta água de Kapha, entra no cérebro e espinhal medula. Ela lubrifica a função dos órgãos sensoriais e, como resultado lubrifica e protege o sistema nervoso.
  • 33. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Água das Articulações: Slashak Quinta água de Kapha, está localizada nas articulações. Lubrifica as articulações e dá -lhes a sua solidez. Gel untuoso Slashak protege as articulações do calor, e dá tranquilidade e flexibilidade de movimento.
  • 34. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009
  • 35. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Kapha em desequilíbrio Se Dosha Kapha está em excesso resulta em: E se Dosha Kapha estiver diminuído, poderá resultar em:
  • 36. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Subdoshas – Um Guia mais preciso É a nível dos subdoshas que os desequilíbrios são detectados pela primeira vez. O conhecimento dos subdoshas permite ao médico ajudar o paciente a identificar e eliminar os desequilíbrios antes que eles dêem origem aos sintomas. O médico pode avaliar o tipo de corpo e usar várias técnicas de diagnóstico, como a do pulso para verificar quais os doshas e subdoshas podem estar fora de equilíbrio. Se quaisquer pré-desequilíbrios, doença estão presentes (como eles são na maioria das pessoas), o médico pode dar conselhos práticos sobre como equilibrar os doshas, incluindo recomendações sobre qual dieta, estilo de vida e rotinas sazonais são mais adequados para um tipo de corpo e da prescrição de produtos de ervanária para equilibrar subdoshas específicos.
  • 37. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Caso clínico: Há pouco tempo, um vaidya (médico Ayurvédico) estava a examinar um homem que tinha vindo solicitar uma avaliação do seu estado de saúde. Durante a entrevista, o homem negou ter problemas de qualquer aspecto da sua saúde. O sono era tranquilo, a digestão era forte e a evacuação regular. Para além das tensões usuais de uma vida ocupada, ele considerava-se completamente saudável. Como parte de um exame físico completo, o médico Ayurvédico mediu a pulsação do homem. Segundos depois de sentir a sua pulsação, o médico perguntou: - Há quanto tempo tem tido aftas? O homem quase desmaiou de surpresa, exclamando: - Esqueci-me de dizer que tinha tido problemas com aftas. É a única preocupação de saúde que não tenho conseguido eliminar. O vaidya continuou então a descrever o estado dos doshas do homem, explicando que os desequilíbrios do Pitta que ele estava a detectar no pulso tornaram muito provável que as aftas fossem um problema recorrente se ele não alterasse a sua dieta. Ele encorajou o homem a reduzir a ingestão de ácidos e fermentados, incluindo o iogurte e o álcool. O iogurte não é um bom alimento para os Pittas, porque perturba esse dosha, assim como todos os alimentos ácidos e fermentados. Esses erros dietéticos combinados com o consumo de álcool e outras influências provocadoras de Pitta tinham levado este homem ao seu desequilíbrio intermitente. Pelos padrões ocidentais, ele tinha sido saudável, excepto pelas aftas da boca. Pelos padrões Ayurvédicos, ele tinha estado a provocar desequilíbrios que mais cedo ou mais tarde tinham de ser expressos.
  • 38. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Neste referido caso, o primeiro fogo de Pitta, pachak, que existe no intestino delgado, duodeno, vesícula biliar, fígado e pâncreas e que suporta os restantes subdoshas de Pitta, estava exacerbado, tendo sido estimulado pelos alimentos acima descritos. As aftas foram o resultado do excesso de acidez, provocariam, com o tempo, indigestão, uma repulsa pelo alimento, ardor ou acidez no estômago e úlceras. Ainda sentiria sensação desconfortável de calor, visto que pachak é um regulador de temperatura, e uma dor na parte superior do abdómen.
  • 39. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Cefaleias Muitas vezes, o culpado é o Vata, o mais dominante e irrequieto dos três doshas. A Ayurveda enumera vários factores que podem causar o desequilíbrio de Vata. Alguns deles são: não dormir bem; comer alimentos que alimentam o cérebro; comer alimentos muito secos ou frios; comer restos de alimentos que sobraram; manter uma rotina irregular de refeições e de sono; sobreexposição ao ar fresco e seco; excesso de leitura; ver televisão e excesso de viagens de avião. Especialmente afectadas por essas irregularidades são dois subdoshas Vata: Apana Vata e Prana Vata. Apana Vata, pode ser chamado o fundamento de todos os outros Subdoshas Vata. Quando este subdosha é perturbado, ele cria pressão sobre os outros subdoshas. Apana Vata é perturbado quando se come alimentos muito secos, como pipocas, ou quando se saltam refeições ou se come mais tarde do que deveria. Sentado na mesma posição por muito tempo também é um factor que gera Apana Vata fora de equilíbrio.
  • 40. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 A cabeça é sede do Prana Vata. Um desequilíbrio de Prana Vata cria doenças como a obstipação, que por sua vez, dão origem dores de cabeça. Por outro lado, a dor de cabeça também pode resultar em problemas de Vata relacionados com o digestivo como a obstipação. Todos esses problemas ocorrem quando há um problema fundamental na forma como se alimenta, dorme ou trabalha. Outros Subdoshas de Vata também não devem ser ignorados quando se considera que causam dor de cabeça. Samana Vata, que rege o movimento do alimento através do trato digestivo, também pode causar dores de cabeça. Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa sofre de gases, que viajam até ao peito e levanta-se a dar-lhe uma dor de cabeça latejante.
  • 41. A Importância dos Subdoshas no Diagnóstico / IMT 2009 Bibliografia Wikipedia, A enciclopédia livre URL: http://pt.wikipedia.org TIRTHA, AwamiSada Shiva, The Ayurveda Encyclopedia, Ayurveda Holistic Center Press, 2005 CHOPRA, Deepak, Saúde Perfeita, Estrela Polar, Rio de Janeiro, 2009 PÓ, Michele, Sebenta de Ayurveda, 2009/10 IndiaTimes Spirituality: URL: http://spirituality.indiatimes.com/articleshow/msid- 1963166,prtpage-1.cms Yoga Journal, Spring 1994, Staying Healthy with Ayurveda by Eva Herriott: URL: http://www.theraj.com/rajresults/yogajournal.php MAPI TOTAL HEALTH NEWS ONLINE: Mid Oct 2002 (www.mapi.com) http://www.ayurveda.ie/pdf/menopause2.PDF