SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 18
 
 
São Tomé e Príncipe  é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes. Como estado insular, não tem fronteiras terrestres mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. A Capital é São Tomé. As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Este território foi, então, uma colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência que sucedeu em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Introdução
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram supostamente (tese maioritária) desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém , Pêro Escobar e João de Paiva as descobriram e baptizaram. Foram colonizadas e administradas pelos portugueses. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas entrepostos de escravos. A produção de pimenta e a exportação de madeiras eram, já no séc. XVI, a principal fonte de receitas de S. Tomé. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café, quando o ciclo do açúcar estava no auge, com mais de 180 mecanismos a funcionar.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Na Ilha do Príncipe, em representação do Governo havia o administrador do Concelho com largas atribuições. A colónia achava-se dividida em dois concelhos, o de São Tomé e o do Príncipe, e em várias freguesias. Em 1960, surge um grupo nacionalista opositor ao domínio português. Em 1972, o grupo dá origem ao Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), de orientação marxista. Assim, em 1975, após cerca de 500 anos de controlo de Portugal, o arquipélago é descolonizado. A 12 de Julho de 1975 nasce a República Democrática de S. Tomé e Príncipe mas as primeiras eleições livres só se realizaram 16 anos depois. Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único sob a alçada do MLSTP.
Dez anos após a independência (1985), inicia-se a abertura económica do país. Em 1990, adopta-se uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo. No ano seguinte, as eleições legislativas apresentam o Partido de Convergência Democrática - Grupo de Reflexão (PCD-GR) como grande vencedor, ao conquistar a maioria das cadeiras. A eleição para presidente contou com a participação de Miguel Trovoada, ex-primeiro-ministro do país que estava exilado desde 1978. Sem adversários, Trovoada foi eleito para o cargo. Em 1995, é instituído um governo local na ilha do Príncipe, com a participação de cinco membros. Nas eleições parlamentares de 1998, o MLSTP incorpora no seu nome PSD (Partido Social Democrata) e conquista a maioria no Parlamento, o que tornou possível ao partido indicar o primeiro-ministro.
As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. O arquipélago situa-se no Golfo da Guiné, sob o Equador e é constituído por 2 ilhas e diversos ilhéus de pequena dimensão, entre os quais o ilhéu das Rolas, das Cabras e Sete Pedras em S, Tomé e o ilhéu Bombom, Boné, Pedra da Galé, Tinhosas e Mosteiros no Príncipe. Todo o arquipélago está inserido no rifle da linha vulcânica dos Camarões, estendendo-se por 1001 km2 de território montanhoso. Os países mais próximos são a Nigéria, os Camarões, a Guiné-Equatorial e o Gabão.
No folclore santomense  é  de destacar o teatro: a sobrevivência de dois autos renascentistas (século XVI): " A Tragédia do Marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno", denominado localmente de "Tchiloli" e o "São Lourenço" (por ser representado no dia deste santo) e que é idêntico aos "Autos de Floripes" que ainda hoje é representado na aldeia das Neves, perto de Viana do Castelo. A Cena Lusófona editou um livro,  Floripes Negra , em que Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.
A taxa de alfabetização é elevada. O Português é a língua oficial mas convive com os dialectos locais como o fôrro (crioulo), o angular, o lunguye e o crioulo de Cabo Verde. O prato tradicional é o Calulu, à base de frango, óleo de palma e legumes. Os pratos de Cabo Verde e Portugal também são habituais e a comida é quase sempre acompanhada de fruta pão.
As manifestações religiosas são imensamente complexas. Elas têm origem nos mais variados credos, pois se atendermos ao número de indivíduos de várias origens, vindos para São Tomé e Príncipe, facilmente se encontra a explicação deste facto. Distinguem-se contudo, duas tendências religiosas acentuadas: a animista e a católica, sendo as correntes existentes: a católica romana, a evangélica e a adventista de 7º dia.
As excelentes condições climatéricas e uma natureza generosa favorecem a produção agrícola. A pesca tem grande tradição e é praticada de forma artesanal. Por ali passam atuns, golfinhos, espadartes, barracudas, merlins e tubarões. O Turismo está cada vez mais desenvolvido e explorado pois existem belíssimos hotéis, praias paradisíacas, paisagens luxuriantes, vegetação exuberante, cascatas, macacos, tartarugas e papagaios, frutas exóticas e uma população hospitaleira. Economia
Curiosidades S. Tomé também é designada como a ILHA CHOCOLATE. O cacau tornou-se um fenómeno social nas cortes europeias e para fazer face à procura deste produto os reis europeus introduziram progressivamente a cultura em todas as colónias ultramarinas. Os portugueses foram os primeiros a fazê-lo no continente africano, na ilha do Príncipe e mais tarde em S. Tomé. As grandes roças (fazendas) de cacau que entretanto se construíram permitiram a este arquipélago ocupar a posição de primeiro produtor mundial de cacau. Foi daí que nasceu o nome de ILHA CHOCOLATE.
[object Object],[object Object],Curiosidades
Informações Complementares ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Actualmente S. Tomé e Príncipe continua a ser um rico arquipélago e um país rico. Rico de gente afável, de paisagens de cortar a respiração, de animais fantásticos, de praias a perder de vista, de tradições e de cultura, parecendo um verdadeiro paraíso terrestre.
BIBLIOGRAFIA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (18)

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Cabo Verde  e São Tomé e PríncipeCabo Verde  e São Tomé e Príncipe
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
 
São Tomé e Príncipe
São Tomé e PríncipeSão Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe
 
Maria eduarda thais 501
Maria eduarda thais 501Maria eduarda thais 501
Maria eduarda thais 501
 
Maria eduarda thais 501
Maria eduarda thais 501Maria eduarda thais 501
Maria eduarda thais 501
 
Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira
 
América andina revisado
América andina revisadoAmérica andina revisado
América andina revisado
 
TrêS Ilhas Dos AçOres
TrêS Ilhas Dos AçOresTrêS Ilhas Dos AçOres
TrêS Ilhas Dos AçOres
 
Cabo verde
Cabo verdeCabo verde
Cabo verde
 
O arquipélago dos açores
O arquipélago dos açoresO arquipélago dos açores
O arquipélago dos açores
 
Phillipe roberto turma401
Phillipe roberto turma401Phillipe roberto turma401
Phillipe roberto turma401
 
Vitor 401
Vitor 401Vitor 401
Vitor 401
 
A cplp
A cplpA cplp
A cplp
 
Cplp
CplpCplp
Cplp
 
Risibelle cruz
Risibelle cruzRisibelle cruz
Risibelle cruz
 
Ilha Terceira
Ilha TerceiraIlha Terceira
Ilha Terceira
 
Santa catarina
Santa catarinaSanta catarina
Santa catarina
 
América andina
América andinaAmérica andina
América andina
 
Trabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acoresTrabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acores
 

Andere mochten auch

Língua e Música de S. Tomé e Príncipe
Língua e Música de S. Tomé e PríncipeLíngua e Música de S. Tomé e Príncipe
Língua e Música de S. Tomé e Príncipe6A areaprojecto
 
Trabalho geografia
Trabalho geografiaTrabalho geografia
Trabalho geografiaMayjö .
 
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignoto
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignotoSao Tomé é Príncipe, un paraíso ignoto
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignotoMidevago
 
Powerpoint sobre angola
Powerpoint sobre angolaPowerpoint sobre angola
Powerpoint sobre angolaguestf281b3
 
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...André Ferreira Freitas
 
Roça Agustinho Neto em São Tomé e Princípe
Roça Agustinho Neto em São Tomé e PrincípeRoça Agustinho Neto em São Tomé e Princípe
Roça Agustinho Neto em São Tomé e PrincípeJosé Carlos Bandeira
 
São Tomé e Princípe
São Tomé e PrincípeSão Tomé e Princípe
São Tomé e Princípefabiofxt
 
Moçambique francisco
Moçambique franciscoMoçambique francisco
Moçambique franciscoelsamariana
 
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandra
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandraVistotrabalho linguaport.fabiolisandra
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandraAna Paula Augusto
 

Andere mochten auch (20)

Língua e Música de S. Tomé e Príncipe
Língua e Música de S. Tomé e PríncipeLíngua e Música de S. Tomé e Príncipe
Língua e Música de S. Tomé e Príncipe
 
São tomé e príncipe
São tomé e príncipeSão tomé e príncipe
São tomé e príncipe
 
nep sao tome e principe
nep sao tome e principenep sao tome e principe
nep sao tome e principe
 
S. Tomé - 2012
S. Tomé  - 2012S. Tomé  - 2012
S. Tomé - 2012
 
Trabalho geografia
Trabalho geografiaTrabalho geografia
Trabalho geografia
 
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignoto
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignotoSao Tomé é Príncipe, un paraíso ignoto
Sao Tomé é Príncipe, un paraíso ignoto
 
Nep!!!!
Nep!!!!Nep!!!!
Nep!!!!
 
São Tomé e Principe
São Tomé e PrincipeSão Tomé e Principe
São Tomé e Principe
 
Powerpoint sobre angola
Powerpoint sobre angolaPowerpoint sobre angola
Powerpoint sobre angola
 
Malavi ulke raporu_2013
Malavi ulke raporu_2013Malavi ulke raporu_2013
Malavi ulke raporu_2013
 
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...
Livro de resumos - Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiv...
 
Cape verde
Cape verde Cape verde
Cape verde
 
São Tomé e Príncipe
São Tomé e PríncipeSão Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe
 
Roça Agustinho Neto em São Tomé e Princípe
Roça Agustinho Neto em São Tomé e PrincípeRoça Agustinho Neto em São Tomé e Princípe
Roça Agustinho Neto em São Tomé e Princípe
 
Tomé
ToméTomé
Tomé
 
São Tomé e Princípe
São Tomé e PrincípeSão Tomé e Princípe
São Tomé e Princípe
 
Moçambique francisco
Moçambique franciscoMoçambique francisco
Moçambique francisco
 
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandra
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandraVistotrabalho linguaport.fabiolisandra
Vistotrabalho linguaport.fabiolisandra
 
Paulo
PauloPaulo
Paulo
 
Angola
AngolaAngola
Angola
 

Ähnlich wie São Tomé e Príncipe: Breve Introdução ao Estado Insular Africano

trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppt
trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppttrabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppt
trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.pptssuser78a896
 
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v172 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1bruno34carlos
 
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********SilviaRodrigues99
 
O melhor do México - eDestinos
O melhor do México - eDestinosO melhor do México - eDestinos
O melhor do México - eDestinoseDestinos
 
Sos matéria descobrimentos.
Sos matéria descobrimentos.Sos matéria descobrimentos.
Sos matéria descobrimentos.Ana Pereira
 
O Arquipélago de Cabo Verde
O Arquipélago de Cabo VerdeO Arquipélago de Cabo Verde
O Arquipélago de Cabo VerdeaDIRIANA SILVI
 
Geografia- conteúdo
Geografia- conteúdo Geografia- conteúdo
Geografia- conteúdo Kamila Brito
 
Jamaica (ppt3)
Jamaica   (ppt3)Jamaica   (ppt3)
Jamaica (ppt3)Be Paredes
 
3ão - aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia
3ão -  aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia3ão -  aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia
3ão - aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil ColôniaDaniel Alves Bronstrup
 
A exploração do ouro no brasil
A exploração do ouro no brasilA exploração do ouro no brasil
A exploração do ouro no brasilStephani Coelho
 
Descoberta Das Ilhas Atanticas
Descoberta Das Ilhas AtanticasDescoberta Das Ilhas Atanticas
Descoberta Das Ilhas Atanticassandrabranco
 
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptx
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptxA evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptx
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptxCarinafernandesazeve
 

Ähnlich wie São Tomé e Príncipe: Breve Introdução ao Estado Insular Africano (20)

trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppt
trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppttrabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppt
trabalhosobres-tomeprncipe-5e-100617015907-phpapp02.ppt
 
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v172 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1
72 evandro rosario_trabalhoglobal_powerpoint_v1
 
Cabo Verde
Cabo VerdeCabo Verde
Cabo Verde
 
Ilha do Corvo
Ilha do CorvoIlha do Corvo
Ilha do Corvo
 
Brasil pré-colonial e colonial: 2020
Brasil pré-colonial e colonial: 2020Brasil pré-colonial e colonial: 2020
Brasil pré-colonial e colonial: 2020
 
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********
Trabalho sobre Portugal 2024 4º ano **********
 
O melhor do México - eDestinos
O melhor do México - eDestinosO melhor do México - eDestinos
O melhor do México - eDestinos
 
Sos matéria descobrimentos.
Sos matéria descobrimentos.Sos matéria descobrimentos.
Sos matéria descobrimentos.
 
O Arquipélago de Cabo Verde
O Arquipélago de Cabo VerdeO Arquipélago de Cabo Verde
O Arquipélago de Cabo Verde
 
Cplp
CplpCplp
Cplp
 
Cplp
CplpCplp
Cplp
 
Moçambique
MoçambiqueMoçambique
Moçambique
 
Geografia- conteúdo
Geografia- conteúdo Geografia- conteúdo
Geografia- conteúdo
 
Jamaica (ppt3)
Jamaica   (ppt3)Jamaica   (ppt3)
Jamaica (ppt3)
 
3ão - aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia
3ão -  aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia3ão -  aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia
3ão - aulas 1 e 2 - 1 C - Brasil Colônia
 
A exploração do ouro no brasil
A exploração do ouro no brasilA exploração do ouro no brasil
A exploração do ouro no brasil
 
Ae vh madeira
Ae vh madeiraAe vh madeira
Ae vh madeira
 
Colonização
ColonizaçãoColonização
Colonização
 
Descoberta Das Ilhas Atanticas
Descoberta Das Ilhas AtanticasDescoberta Das Ilhas Atanticas
Descoberta Das Ilhas Atanticas
 
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptx
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptxA evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptx
A evolução do Portugal Ultramarino trabalho do grupo (2).pptx
 

Mehr von Marília Valério (20)

O dia de s valentim
O dia de s valentimO dia de s valentim
O dia de s valentim
 
A Nau Catrineta
A Nau CatrinetaA Nau Catrineta
A Nau Catrineta
 
A nau catrineta
A nau catrinetaA nau catrineta
A nau catrineta
 
Halloween contest
Halloween contestHalloween contest
Halloween contest
 
Regulamento halloween 2011
Regulamento halloween 2011Regulamento halloween 2011
Regulamento halloween 2011
 
Regulamento alloween 2011
Regulamento alloween 2011Regulamento alloween 2011
Regulamento alloween 2011
 
Biblioteca Pública de Seattle
Biblioteca Pública de SeattleBiblioteca Pública de Seattle
Biblioteca Pública de Seattle
 
Palavras
PalavrasPalavras
Palavras
 
Uma questão de perspectiva
Uma questão de perspectivaUma questão de perspectiva
Uma questão de perspectiva
 
Finger art
Finger artFinger art
Finger art
 
St. Valentine's Bookmark Exhibition
St. Valentine's Bookmark ExhibitionSt. Valentine's Bookmark Exhibition
St. Valentine's Bookmark Exhibition
 
Leituras recomendadas - 6º ano - PNL
Leituras recomendadas - 6º ano - PNLLeituras recomendadas - 6º ano - PNL
Leituras recomendadas - 6º ano - PNL
 
Halloween contest
Halloween contestHalloween contest
Halloween contest
 
A implantação da república na imprensa estrangeira
A implantação da república na imprensa estrangeiraA implantação da república na imprensa estrangeira
A implantação da república na imprensa estrangeira
 
Livros reciclados
Livros recicladosLivros reciclados
Livros reciclados
 
Garrafas de Rapé
Garrafas de Rapé Garrafas de Rapé
Garrafas de Rapé
 
Ucrânia
UcrâniaUcrânia
Ucrânia
 
Ucrânia
UcrâniaUcrânia
Ucrânia
 
Ilhas de cabo verde
Ilhas de cabo verdeIlhas de cabo verde
Ilhas de cabo verde
 
Madagascar
MadagascarMadagascar
Madagascar
 

Kürzlich hochgeladen

ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 

Kürzlich hochgeladen (20)

ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 

São Tomé e Príncipe: Breve Introdução ao Estado Insular Africano

  • 1.  
  • 2.  
  • 3. São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes. Como estado insular, não tem fronteiras terrestres mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. A Capital é São Tomé. As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Este território foi, então, uma colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência que sucedeu em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Introdução
  • 4. As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram supostamente (tese maioritária) desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém , Pêro Escobar e João de Paiva as descobriram e baptizaram. Foram colonizadas e administradas pelos portugueses. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas entrepostos de escravos. A produção de pimenta e a exportação de madeiras eram, já no séc. XVI, a principal fonte de receitas de S. Tomé. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café, quando o ciclo do açúcar estava no auge, com mais de 180 mecanismos a funcionar.
  • 5.
  • 6. Na Ilha do Príncipe, em representação do Governo havia o administrador do Concelho com largas atribuições. A colónia achava-se dividida em dois concelhos, o de São Tomé e o do Príncipe, e em várias freguesias. Em 1960, surge um grupo nacionalista opositor ao domínio português. Em 1972, o grupo dá origem ao Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), de orientação marxista. Assim, em 1975, após cerca de 500 anos de controlo de Portugal, o arquipélago é descolonizado. A 12 de Julho de 1975 nasce a República Democrática de S. Tomé e Príncipe mas as primeiras eleições livres só se realizaram 16 anos depois. Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único sob a alçada do MLSTP.
  • 7. Dez anos após a independência (1985), inicia-se a abertura económica do país. Em 1990, adopta-se uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo. No ano seguinte, as eleições legislativas apresentam o Partido de Convergência Democrática - Grupo de Reflexão (PCD-GR) como grande vencedor, ao conquistar a maioria das cadeiras. A eleição para presidente contou com a participação de Miguel Trovoada, ex-primeiro-ministro do país que estava exilado desde 1978. Sem adversários, Trovoada foi eleito para o cargo. Em 1995, é instituído um governo local na ilha do Príncipe, com a participação de cinco membros. Nas eleições parlamentares de 1998, o MLSTP incorpora no seu nome PSD (Partido Social Democrata) e conquista a maioria no Parlamento, o que tornou possível ao partido indicar o primeiro-ministro.
  • 8. As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. O arquipélago situa-se no Golfo da Guiné, sob o Equador e é constituído por 2 ilhas e diversos ilhéus de pequena dimensão, entre os quais o ilhéu das Rolas, das Cabras e Sete Pedras em S, Tomé e o ilhéu Bombom, Boné, Pedra da Galé, Tinhosas e Mosteiros no Príncipe. Todo o arquipélago está inserido no rifle da linha vulcânica dos Camarões, estendendo-se por 1001 km2 de território montanhoso. Os países mais próximos são a Nigéria, os Camarões, a Guiné-Equatorial e o Gabão.
  • 9. No folclore santomense é de destacar o teatro: a sobrevivência de dois autos renascentistas (século XVI): " A Tragédia do Marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno", denominado localmente de "Tchiloli" e o "São Lourenço" (por ser representado no dia deste santo) e que é idêntico aos "Autos de Floripes" que ainda hoje é representado na aldeia das Neves, perto de Viana do Castelo. A Cena Lusófona editou um livro, Floripes Negra , em que Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.
  • 10. A taxa de alfabetização é elevada. O Português é a língua oficial mas convive com os dialectos locais como o fôrro (crioulo), o angular, o lunguye e o crioulo de Cabo Verde. O prato tradicional é o Calulu, à base de frango, óleo de palma e legumes. Os pratos de Cabo Verde e Portugal também são habituais e a comida é quase sempre acompanhada de fruta pão.
  • 11. As manifestações religiosas são imensamente complexas. Elas têm origem nos mais variados credos, pois se atendermos ao número de indivíduos de várias origens, vindos para São Tomé e Príncipe, facilmente se encontra a explicação deste facto. Distinguem-se contudo, duas tendências religiosas acentuadas: a animista e a católica, sendo as correntes existentes: a católica romana, a evangélica e a adventista de 7º dia.
  • 12. As excelentes condições climatéricas e uma natureza generosa favorecem a produção agrícola. A pesca tem grande tradição e é praticada de forma artesanal. Por ali passam atuns, golfinhos, espadartes, barracudas, merlins e tubarões. O Turismo está cada vez mais desenvolvido e explorado pois existem belíssimos hotéis, praias paradisíacas, paisagens luxuriantes, vegetação exuberante, cascatas, macacos, tartarugas e papagaios, frutas exóticas e uma população hospitaleira. Economia
  • 13. Curiosidades S. Tomé também é designada como a ILHA CHOCOLATE. O cacau tornou-se um fenómeno social nas cortes europeias e para fazer face à procura deste produto os reis europeus introduziram progressivamente a cultura em todas as colónias ultramarinas. Os portugueses foram os primeiros a fazê-lo no continente africano, na ilha do Príncipe e mais tarde em S. Tomé. As grandes roças (fazendas) de cacau que entretanto se construíram permitiram a este arquipélago ocupar a posição de primeiro produtor mundial de cacau. Foi daí que nasceu o nome de ILHA CHOCOLATE.
  • 14.
  • 15.
  • 16. Actualmente S. Tomé e Príncipe continua a ser um rico arquipélago e um país rico. Rico de gente afável, de paisagens de cortar a respiração, de animais fantásticos, de praias a perder de vista, de tradições e de cultura, parecendo um verdadeiro paraíso terrestre.
  • 17.
  • 18.