SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 81
SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 SIMULAÇÃO DE USO DO MÓDULO RESTAURANTE
Esta apresentação visa demonstrar aos usuários do  Sistema Gerencial G4,  a demonstração de uso do s módulos disponibilizados quando habilitado o recurso de Restaurante. Quanto as configurações acesse os manuais específicos.
Sendo importante lembrar, que estes módulos somente serão liberados após repasse a Digisat do CNPJ da empresa, a qual PRECISA estar enquadrada no Ramo de Atividade ou Contrato Social como RESTAURANTE.
O sistema atende ao Ato Cotepe nº 6 de 14 de Abril de 2008, inclusive, ao que se refere aos requisitos específicos do PAF-ECF para Restaurantes, Bares e estabelecimentos similares.
O sistema permite trabalhar com vários caixas; lançar produtos nas mesas pelo sistema gerencial; e também utilizar qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à rede (WiFi) da empresa com navegador HTTP.
Para que os caixas se comuniquem existe um executável chamado “Conexão Terminal”, no qual devemos indicar o IP do servidor e o caminho onde se encontra a base de dados.
Escolha através dos botões qual módulo você deseja visualizar. Sistema Comercial (Caixa) Sistema Gerencial Dispositivo Móvel
Ao abrir o Sistema Comercial com o módulo restaurante habilitado, será apresentado um botão chamado  “ F11 - Rest.” , o qual permite abrir o módulo Restaurante.
Após sua abertura, utilizamos o botão  “ F11 – Criar” , para criar as mesas existentes no restaurante. O máximo permitido é 999.999.
Os números de identificação das mesas deverão ser indicados na caixa apresentada ao lado “Criar mesa”. Esse número não precisa ser sequencial.
Em nosso exemplo foi criado 15 mesas, com números aleatórios. Para deslocar-se entre elas, utilize a barra de rolagem indicada ao lado, o botão  “F6 – Localizar” , ou ainda as setas do teclado para direita ou esquerda.
Para registrar o pedido do cliente, basta selecionar a mesa, clicando sobre ela, e no espaço indicado abaixo informar o produto, o que pode ser feito através do código do produto no sistema ou pelo seu código de barras.
Os pedidos lançados serão apresentados na listagem acima.
Para lançar os produtos consumidos por outros clientes, execute o mesmo procedimento, ou seja, selecione a mesa e informe os produtos.
Quando o cliente cancelar algum pedido, o qual já foi registrado no sistema, selecione-o na listagem acima e clique sobre o botão  “Del – Canc. Item .” O item excluído será apresentado em cinza.
Se o cliente solicitar dois produtos iguais (ou mais), execute o seguinte procedimento. Clique no botão  “Insert – Qtd” , digite ao lado da informação  “Quantidade=“  a quantidade comprada, pressione ENTER e em seguida indique o produto.
Veja a quantidade “2” no item lançado.
Para atribuir  Desconto ou Acréscimo a um determinado item, clique no botão  “Home – Alt. Preço”   e, informe o código do produto. Será apresentada a tela acima, informe o valor que deseja cobrar e clique em  “Enter – Confirma” .
No item lançado, será apresentando na coluna  “Acre/Desc”  o valor  na cor vermelha quando for desconto e em verde quando for acréscimo.
Quando não possuir o código de barras visível ou não souber o código do produto, clique no botão  “PgUP...” , e  ao lado da informação  “Localizar Nome=”  digite o nome do mesmo, após informar o segundo dígito, será listado todos os itens iniciados com esses caracteres.
Pressione a tecla  “Enter” , após localizar o item. Se pressionar novamente o botão  “PgUP” , o sistema permitirá pesquisar o item pelos campos  “Código”  e  “Barras” .
No momento em que o cliente solicita a conta, selecione a mesa e clique sobre o botão  “F2 – Conta” ,  será apresentada uma mensagem para que confirme se realmente deseja imprimir a conferência da mesa.
Quando for emitida a conferência da mesa, será apresentada a legenda  “Conta E.”  logo abaixo do  Total  da mesa. Podemos observar nas demais mesas outras  legendas, se estão consumindo a mensagem será  “Consumindo”  e quando a mesa está desocupada a mensagem será  “Livre” .
Será impresso no ECF um documento semelhante ao apresentado ao lado.
Após solicitar a conferência da mesa o cliente poderá continuar consumindo.
Quando ele realmente desejar encerrar  a conta, selecione a mesa e clique no botão  “F4 – Cupom”  e  confirme o fechamento.
Após confirmar o fechamento da mesa os itens lançados serão transferidos para a tela do  Sistema Comercial  e ao mesmo tempo impresso no  Cupom Fiscal .
Neste momento, o cliente  pode querer adquirir mais produtos, para isto basta lançar o item normalmente na tela do sistema. Veja que neste exemplo o cliente comprou além do que havia consumido, um Picolé. Agora, basta finalizar a venda normalmente.
Ao lado é exibido o cupom fiscal da venda realizada anteriormente.
Para saber quais as mesas que estão abertas, basta voltar ao módulo Restaurante e clicar sobre o botão  “F8 – Abertas” , e confirmar a mensagem que será apresentada.
O sistema irá imprimir na impressora fiscal, o número de identificação da mesa, a data/hora em que foi aberta e o valor que foi consumido até o momento.
Quando o cliente trocar de mesa, selecione a mesa em que ele está, no nosso exemplo será a mesa 1, e em seguida clique no botão  “F9 – T. Mesa” , na tela apresentada digite o número da mesa para onde o cliente irá, depois clique em  “Enter – Confirma” .
Observe que todos  os produtos foram transferidos para a mesa especificada, ou seja, a mesa 5.
Pode acontecer de um produto ser lançado na mesa errada, neste caso precisamos selecionar o produto e clicar no botão  “F10 – T. Prod.” . Na tela que será apresentada informe o número da mesa correta e clique em  “Enter – Confirma” .
Somente o produto selecionado será transferido para a mesa indicada.
O botão  “F3 – Clientes” , é utilizado para indicar o cliente que está ocupando determinada mesa.
Para que, ao importar a mesa para o Cupom Fiscal, as informações do Cliente já sejam carregadas,  sendo possível selecionar um cliente existente no banco de dados.
Ou será apresentada uma tela para informar os dados do cliente.
O botão  “F7 – Produtos”  é utilizado quando precisamos pesquisar por algum produto, para saber por exemplo, seu preço ou quantidade.
No  Sistema Gerencial , dentro do módulo “ Controle de Estoque ”, temos disponível o botão  “ Tabela de Preço ECF” , o qual irá disponibilizar uma tela para que o usuário do sistema possa estar aplicando preços diversificados para o mesmo produto.
Esta é a tela apresentada para utilizar este recurso, o qual é muito útil para estabelecimento que trabalhe com preços a prazo.
Para fazer uso deste recurso dentro do módulo Restaurante, podemos utilizar o botão  “ Tab. Preço” ,  isso quando desejamos aplicar  um determinado preço a todos os clientes.
Já o botão  “PgDw – Tabela de preço item” ,  deve ser utilizada quando desejamos alterar o preço para um determinado  produto, sendo que obrigatoriamente devemos primeiro, indicar a tabela através deste botão e depois indicá-lo no espaço habitual.
O Sistema Gerencial G4 permite o uso do módulo Restaurante no sistema de retaguarda. Para acessar este módulo basta selecionar a opção  “Auxiliares”  e depois  “Restaurante” .
Este módulo recebe as informações do sistema  Comercial G4 ,  dos Microterminais e dos equipamentos móveis em uso no estabelecimento.
A tela do módulo é similar à tela disponibilizada no sistema  Comercial G4 . Porém, há funções que não podem ser utilizadas, como geração de documento fiscal de venda (Cupom) e relatório de mesas abertas.
Para lançar os itens na mesa é necessário abri-la.
Através do botão  “F4 – Inserir Obs.”  é possível acrescentar observações ao pedido. Para que na cozinha ou na copa seja preparado o pedido como solicitado.
Para imprimir o pedido basta selecioná-lo e em seguida clicar no botão  “F2 – Imprimir” , o pedido será impresso na cozinha ou na copa, conforme indicado no estoque.
O pedido será semelhante ao exibido ao lado, o qual será impresso no local determinado, em uma impressora não fiscal.
Temos neste módulo o botão “ F12 – D. Conta ”, através do qual é possível dividir a conta.
Todos os  lançamentos executado neste módulo serão transferidos para os caixas .
No caixa basta solicitar a emissão do cupom fiscal.
Após finalizar será impresso o cupom fiscal, semelhante ao modelo exibido ao lado.
Restaurante Mobile. O módulo de Restaurante Digisat conta agora com função para dispositivos móveis. Nesta função o sistema permite que o garçom faça o pedido do cliente através de qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à rede (WiFi) da empresa.
Para acessar os dados abra o navegador, digite o IP do servidor IIS com o endereço do restaurante.  Será solicitado o usuário e a senha.
Em seguida, será apresentado ao usuário as mesas existentes no estabelecimento, previamente cadastradas no módulo restaurante do Sistema Gerencial ou Comercial.
As mesas na cor cinza indicam que estão livres e as mesas na cor verde estão consumindo. Nesta tela pode-se selecionar a mesa digitando o número da mesa no campo Mesa: e clicando em “Abrir Mesa” ou clicando sobre a mesa. No exemplo, vamos lançar itens na mesa 100.
A tela ao lado, será apresentada para lançar o item, clique sobre o botão em destaque.
Será listado os dez primeiros produtos, para visualizar os demais itens basta alterar a página, através dos botões apresentados na parte inferior da tela. Para selecionar o item, clique sobre o mesmo.
Para alimentos disponibilizados em partes como pizzas, tábuas de frios, porções, etc., pode-se utilizar quantidades diferenciadas, como 0,25 ou 0,33. No exemplo foi solicitado uma Pizza Grande de Calabresa, porém o cliente quer sem pimenta.  Para indicar essa observação clique no botão indicado na imagem ao lado
Essas observações são cadastradas no sistema Gerencial, e serão disponibilizadas nos dispositivos móveis e no módulo restaurante do Gerencial.  Para selecionar basta clicar sobre a opção e depois dar um “OK”. Após selecionar todas as opções clique em “Voltar”.
Nesta tela é possível visualizar a observação selecionada anteriormente. Para concluir basta clicar no botão “Grava”.
Após gravar o pedido será disponibilizada a mesma tela para incluir um novo pedido, na tela ao lado solicitamos dois Refrigerantes com Limão e gelo. Ao concluir os pedidos clique no botão “Lista”.
Será apresentado então, a listagem dos produtos solicitados na mesa. Quando clicamos no botão “Total”, o sistema apresentará a tela do próximo slide.
Nesta tela é apresentado o número da mesa, uma opção para somar o acréscimo do garçom ao total, e ainda uma última opção para dividir a conta entre várias pessoas.
Voltando a tela anterior temos o botão “T. Mesa”, o qual é utilizado para transferir todos os produtos desta mesa para outra mesa.
Na tela de transferência, basta indicar no campo em destaque o número da mesa para a qual deseja fazer a transferência. No exemplo vamos transferir os itens para a mesa 10.
Na imagem ao lado podemos ver a mesa 10, onde temos os dois produtos  que estavam antes na mesa 100, e mais um “Suco laranja grande”, que já havia sido lançado nesta mesa anteriormente.
Agora vamos fazer a transferência de apenas um produto, primeiramente clicamos sobre o item.
Nesta tela clicamos no botão “T. Prod.”.
Agora indicamos a mesa e clicamos em transferir.
Aqui podemos perceber que a mesa 15 e 100 que antes estavam cinza, pois estavam livres, agora estão verdes, pois estão com clientes consumindo mercadorias.
Retornando a mesa 10 vamos solicitar a impressão dos pedidos, isso é feito clicando no botão “Imprimir”.
Após concluir a impressão o sistema apresentará os itens que já foram impressos em uma cor diferente como podemos visualizar na tela ao lado.
Vamos supor que foi incluindo um “Suco laranja médio”, na mesa 10, por engano, para cancelar o pedido, precisamos clicar sobre o item e na tela ao lado clicar no botão “Cancelar”.
Observe na imagem ao lado, que o produto cancelado é apresentado de forma diferente dos demais.
Quando o cliente for até um caixa, basta selecionar a mesa que estava utilizando e emitir o cupom, clicando no botão “F4 – Cupom”.
Ao importar o cupom é apresentada a tela principal do sistema com todos os itens lançados na mesa, aqui é possível lançar mais itens, caso o cliente adquira mais algum produto no caixa, ou simplesmente finalizar, clicando no botão “F5 – Finalizar”.
A imagem ao lado apresenta um modelo de como seria o cupom impresso da venda anterior. Essas são as informações sobre os módulos disponíveis nos Sistemas Comercial e Gerencial referente a estabelecimentos do tipo Restaurante. Para informações mais técnicas acesse os manuais existentes no FTP da DigiSat.
[object Object],[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (7)

Mktp manual
Mktp manualMktp manual
Mktp manual
 
Cadastro de produtos - Serial
Cadastro de produtos - SerialCadastro de produtos - Serial
Cadastro de produtos - Serial
 
Versão 1.56
Versão 1.56Versão 1.56
Versão 1.56
 
Release notes versão 2.5
Release notes versão 2.5Release notes versão 2.5
Release notes versão 2.5
 
Release Notes Versão 2.18
Release Notes Versão 2.18Release Notes Versão 2.18
Release Notes Versão 2.18
 
Release Notes Versao 2.10
Release Notes Versao 2.10Release Notes Versao 2.10
Release Notes Versao 2.10
 
Apostila compras - 2015
Apostila compras - 2015Apostila compras - 2015
Apostila compras - 2015
 

Andere mochten auch

Cartilha RU em ação
Cartilha RU em açãoCartilha RU em ação
Cartilha RU em açãoSigabook Book
 
A higienização de manipuladores de uma unidade de
A higienização de manipuladores de uma unidade deA higienização de manipuladores de uma unidade de
A higienização de manipuladores de uma unidade deDárcie ∞ Barbosa
 
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais Pontos
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais PontosNutrição e Dietética, Anotações & Principais Pontos
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais PontosMoonsh Child
 
Apresentacao agosto que da gosto
Apresentacao agosto que da gostoApresentacao agosto que da gosto
Apresentacao agosto que da gostoagenciamangue
 
O restaurante mais antigo do mundo !
O restaurante mais antigo do mundo !O restaurante mais antigo do mundo !
O restaurante mais antigo do mundo !Umberto Pacheco
 
2 1-jpa-mapeamento-simples
2 1-jpa-mapeamento-simples2 1-jpa-mapeamento-simples
2 1-jpa-mapeamento-simplesLukinha92
 
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...Michel Souza
 
Boas práticas com jpa 2 e hibernate flisol 2012
Boas práticas com jpa 2 e hibernate   flisol 2012Boas práticas com jpa 2 e hibernate   flisol 2012
Boas práticas com jpa 2 e hibernate flisol 2012Frederico Maia Arantes
 
Processos iniciais do mapeamento OR
Processos iniciais do mapeamento ORProcessos iniciais do mapeamento OR
Processos iniciais do mapeamento ORNécio de Lima Veras
 
Workshop modelando usuários, tarefas e idéias
Workshop modelando usuários, tarefas e idéiasWorkshop modelando usuários, tarefas e idéias
Workshop modelando usuários, tarefas e idéiasKarine Drumond
 
Receitas De Acompanhamentos
Receitas De  AcompanhamentosReceitas De  Acompanhamentos
Receitas De AcompanhamentosTomateVerdeFrito
 

Andere mochten auch (20)

Cartilha RU em ação
Cartilha RU em açãoCartilha RU em ação
Cartilha RU em ação
 
Epi
EpiEpi
Epi
 
A higienização de manipuladores de uma unidade de
A higienização de manipuladores de uma unidade deA higienização de manipuladores de uma unidade de
A higienização de manipuladores de uma unidade de
 
Manual higienico sanitario
Manual higienico sanitarioManual higienico sanitario
Manual higienico sanitario
 
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais Pontos
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais PontosNutrição e Dietética, Anotações & Principais Pontos
Nutrição e Dietética, Anotações & Principais Pontos
 
Higiene pessoal
Higiene pessoalHigiene pessoal
Higiene pessoal
 
Apresentacao agosto que da gosto
Apresentacao agosto que da gostoApresentacao agosto que da gosto
Apresentacao agosto que da gosto
 
O restaurante mais antigo do mundo !
O restaurante mais antigo do mundo !O restaurante mais antigo do mundo !
O restaurante mais antigo do mundo !
 
Minicurso jpa e hibernate
Minicurso jpa e hibernateMinicurso jpa e hibernate
Minicurso jpa e hibernate
 
Jpa, hibernate and jpql
Jpa, hibernate and jpqlJpa, hibernate and jpql
Jpa, hibernate and jpql
 
2 1-jpa-mapeamento-simples
2 1-jpa-mapeamento-simples2 1-jpa-mapeamento-simples
2 1-jpa-mapeamento-simples
 
Hibernate
HibernateHibernate
Hibernate
 
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...
INTERFACES para o USUÁRIO - a base de um sistema de gerenciamento para restau...
 
Hibernate
HibernateHibernate
Hibernate
 
Apresentação mapeamento objeto relacional
Apresentação mapeamento objeto relacionalApresentação mapeamento objeto relacional
Apresentação mapeamento objeto relacional
 
Boas práticas com jpa 2 e hibernate flisol 2012
Boas práticas com jpa 2 e hibernate   flisol 2012Boas práticas com jpa 2 e hibernate   flisol 2012
Boas práticas com jpa 2 e hibernate flisol 2012
 
Processos iniciais do mapeamento OR
Processos iniciais do mapeamento ORProcessos iniciais do mapeamento OR
Processos iniciais do mapeamento OR
 
Workshop modelando usuários, tarefas e idéias
Workshop modelando usuários, tarefas e idéiasWorkshop modelando usuários, tarefas e idéias
Workshop modelando usuários, tarefas e idéias
 
Receitas De Acompanhamentos
Receitas De  AcompanhamentosReceitas De  Acompanhamentos
Receitas De Acompanhamentos
 
Aula JPA
Aula JPAAula JPA
Aula JPA
 

Ähnlich wie Sistema Gerencial demonstra módulo Restaurante

Manual Alquimista PLUS
Manual Alquimista PLUSManual Alquimista PLUS
Manual Alquimista PLUSronidiablo
 
Análise sobre o ERP MarketUp
Análise sobre o ERP MarketUpAnálise sobre o ERP MarketUp
Análise sobre o ERP MarketUpMiguelWilbert
 
Apresentação bs pré venda e pdv
Apresentação bs pré venda e pdvApresentação bs pré venda e pdv
Apresentação bs pré venda e pdvCustom BS
 
75706727 manual-de-reparos-filizola
75706727 manual-de-reparos-filizola75706727 manual-de-reparos-filizola
75706727 manual-de-reparos-filizolapatrick dorneles
 
TREINAMENTO CAIXA.pptx
TREINAMENTO CAIXA.pptxTREINAMENTO CAIXA.pptx
TREINAMENTO CAIXA.pptxSuporteTI16
 
Passo a-passo-pedidos
Passo a-passo-pedidosPasso a-passo-pedidos
Passo a-passo-pedidosDiego Alves
 
Biz : faça parte > aiqfome 2010
Biz : faça parte > aiqfome 2010Biz : faça parte > aiqfome 2010
Biz : faça parte > aiqfome 2010aiqfome.com
 
Como instalar a extensao de email marketing no magento
Como instalar a extensao de email marketing no magentoComo instalar a extensao de email marketing no magento
Como instalar a extensao de email marketing no magentoE-goi
 
Módulo frente de caixa manual
Módulo frente de caixa manualMódulo frente de caixa manual
Módulo frente de caixa manualCamila Macedo
 
Release Notes Versao 2.9
Release Notes Versao 2.9Release Notes Versao 2.9
Release Notes Versao 2.9Plataforma CORE
 
Plano de teste sigcal
Plano de teste sigcalPlano de teste sigcal
Plano de teste sigcalcadeirudo
 

Ähnlich wie Sistema Gerencial demonstra módulo Restaurante (20)

Manual Alquimista PLUS
Manual Alquimista PLUSManual Alquimista PLUS
Manual Alquimista PLUS
 
Análise sobre o ERP MarketUp
Análise sobre o ERP MarketUpAnálise sobre o ERP MarketUp
Análise sobre o ERP MarketUp
 
Apostila MÓDULO 4 - Entrada
Apostila MÓDULO 4 - EntradaApostila MÓDULO 4 - Entrada
Apostila MÓDULO 4 - Entrada
 
Manual CPlus
Manual CPlusManual CPlus
Manual CPlus
 
Apresentação bs pré venda e pdv
Apresentação bs pré venda e pdvApresentação bs pré venda e pdv
Apresentação bs pré venda e pdv
 
75706727 manual-de-reparos-filizola
75706727 manual-de-reparos-filizola75706727 manual-de-reparos-filizola
75706727 manual-de-reparos-filizola
 
Versão 1.58
Versão 1.58Versão 1.58
Versão 1.58
 
Apostila de Power BI - Aula 1.pdf
Apostila de Power BI - Aula 1.pdfApostila de Power BI - Aula 1.pdf
Apostila de Power BI - Aula 1.pdf
 
TREINAMENTO CAIXA.pptx
TREINAMENTO CAIXA.pptxTREINAMENTO CAIXA.pptx
TREINAMENTO CAIXA.pptx
 
Passo a-passo-pedidos
Passo a-passo-pedidosPasso a-passo-pedidos
Passo a-passo-pedidos
 
Biz : faça parte > aiqfome 2010
Biz : faça parte > aiqfome 2010Biz : faça parte > aiqfome 2010
Biz : faça parte > aiqfome 2010
 
Manual
ManualManual
Manual
 
Biz Aiqfome 2010
Biz Aiqfome 2010Biz Aiqfome 2010
Biz Aiqfome 2010
 
Versão 1.66
Versão 1.66Versão 1.66
Versão 1.66
 
Como instalar a extensao de email marketing no magento
Como instalar a extensao de email marketing no magentoComo instalar a extensao de email marketing no magento
Como instalar a extensao de email marketing no magento
 
Módulo frente de caixa manual
Módulo frente de caixa manualMódulo frente de caixa manual
Módulo frente de caixa manual
 
Laboratorio javascript
Laboratorio  javascriptLaboratorio  javascript
Laboratorio javascript
 
Release Notes Versao 2.9
Release Notes Versao 2.9Release Notes Versao 2.9
Release Notes Versao 2.9
 
Magento usuario
Magento usuarioMagento usuario
Magento usuario
 
Plano de teste sigcal
Plano de teste sigcalPlano de teste sigcal
Plano de teste sigcal
 

Sistema Gerencial demonstra módulo Restaurante

  • 1. SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 SIMULAÇÃO DE USO DO MÓDULO RESTAURANTE
  • 2. Esta apresentação visa demonstrar aos usuários do Sistema Gerencial G4, a demonstração de uso do s módulos disponibilizados quando habilitado o recurso de Restaurante. Quanto as configurações acesse os manuais específicos.
  • 3. Sendo importante lembrar, que estes módulos somente serão liberados após repasse a Digisat do CNPJ da empresa, a qual PRECISA estar enquadrada no Ramo de Atividade ou Contrato Social como RESTAURANTE.
  • 4. O sistema atende ao Ato Cotepe nº 6 de 14 de Abril de 2008, inclusive, ao que se refere aos requisitos específicos do PAF-ECF para Restaurantes, Bares e estabelecimentos similares.
  • 5. O sistema permite trabalhar com vários caixas; lançar produtos nas mesas pelo sistema gerencial; e também utilizar qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à rede (WiFi) da empresa com navegador HTTP.
  • 6. Para que os caixas se comuniquem existe um executável chamado “Conexão Terminal”, no qual devemos indicar o IP do servidor e o caminho onde se encontra a base de dados.
  • 7. Escolha através dos botões qual módulo você deseja visualizar. Sistema Comercial (Caixa) Sistema Gerencial Dispositivo Móvel
  • 8. Ao abrir o Sistema Comercial com o módulo restaurante habilitado, será apresentado um botão chamado “ F11 - Rest.” , o qual permite abrir o módulo Restaurante.
  • 9. Após sua abertura, utilizamos o botão “ F11 – Criar” , para criar as mesas existentes no restaurante. O máximo permitido é 999.999.
  • 10. Os números de identificação das mesas deverão ser indicados na caixa apresentada ao lado “Criar mesa”. Esse número não precisa ser sequencial.
  • 11. Em nosso exemplo foi criado 15 mesas, com números aleatórios. Para deslocar-se entre elas, utilize a barra de rolagem indicada ao lado, o botão “F6 – Localizar” , ou ainda as setas do teclado para direita ou esquerda.
  • 12. Para registrar o pedido do cliente, basta selecionar a mesa, clicando sobre ela, e no espaço indicado abaixo informar o produto, o que pode ser feito através do código do produto no sistema ou pelo seu código de barras.
  • 13. Os pedidos lançados serão apresentados na listagem acima.
  • 14. Para lançar os produtos consumidos por outros clientes, execute o mesmo procedimento, ou seja, selecione a mesa e informe os produtos.
  • 15. Quando o cliente cancelar algum pedido, o qual já foi registrado no sistema, selecione-o na listagem acima e clique sobre o botão “Del – Canc. Item .” O item excluído será apresentado em cinza.
  • 16. Se o cliente solicitar dois produtos iguais (ou mais), execute o seguinte procedimento. Clique no botão “Insert – Qtd” , digite ao lado da informação “Quantidade=“ a quantidade comprada, pressione ENTER e em seguida indique o produto.
  • 17. Veja a quantidade “2” no item lançado.
  • 18. Para atribuir Desconto ou Acréscimo a um determinado item, clique no botão “Home – Alt. Preço” e, informe o código do produto. Será apresentada a tela acima, informe o valor que deseja cobrar e clique em “Enter – Confirma” .
  • 19. No item lançado, será apresentando na coluna “Acre/Desc” o valor na cor vermelha quando for desconto e em verde quando for acréscimo.
  • 20. Quando não possuir o código de barras visível ou não souber o código do produto, clique no botão “PgUP...” , e ao lado da informação “Localizar Nome=” digite o nome do mesmo, após informar o segundo dígito, será listado todos os itens iniciados com esses caracteres.
  • 21. Pressione a tecla “Enter” , após localizar o item. Se pressionar novamente o botão “PgUP” , o sistema permitirá pesquisar o item pelos campos “Código” e “Barras” .
  • 22. No momento em que o cliente solicita a conta, selecione a mesa e clique sobre o botão “F2 – Conta” , será apresentada uma mensagem para que confirme se realmente deseja imprimir a conferência da mesa.
  • 23. Quando for emitida a conferência da mesa, será apresentada a legenda “Conta E.” logo abaixo do Total da mesa. Podemos observar nas demais mesas outras legendas, se estão consumindo a mensagem será “Consumindo” e quando a mesa está desocupada a mensagem será “Livre” .
  • 24. Será impresso no ECF um documento semelhante ao apresentado ao lado.
  • 25. Após solicitar a conferência da mesa o cliente poderá continuar consumindo.
  • 26. Quando ele realmente desejar encerrar a conta, selecione a mesa e clique no botão “F4 – Cupom” e confirme o fechamento.
  • 27. Após confirmar o fechamento da mesa os itens lançados serão transferidos para a tela do Sistema Comercial e ao mesmo tempo impresso no Cupom Fiscal .
  • 28. Neste momento, o cliente pode querer adquirir mais produtos, para isto basta lançar o item normalmente na tela do sistema. Veja que neste exemplo o cliente comprou além do que havia consumido, um Picolé. Agora, basta finalizar a venda normalmente.
  • 29. Ao lado é exibido o cupom fiscal da venda realizada anteriormente.
  • 30. Para saber quais as mesas que estão abertas, basta voltar ao módulo Restaurante e clicar sobre o botão “F8 – Abertas” , e confirmar a mensagem que será apresentada.
  • 31. O sistema irá imprimir na impressora fiscal, o número de identificação da mesa, a data/hora em que foi aberta e o valor que foi consumido até o momento.
  • 32. Quando o cliente trocar de mesa, selecione a mesa em que ele está, no nosso exemplo será a mesa 1, e em seguida clique no botão “F9 – T. Mesa” , na tela apresentada digite o número da mesa para onde o cliente irá, depois clique em “Enter – Confirma” .
  • 33. Observe que todos os produtos foram transferidos para a mesa especificada, ou seja, a mesa 5.
  • 34. Pode acontecer de um produto ser lançado na mesa errada, neste caso precisamos selecionar o produto e clicar no botão “F10 – T. Prod.” . Na tela que será apresentada informe o número da mesa correta e clique em “Enter – Confirma” .
  • 35. Somente o produto selecionado será transferido para a mesa indicada.
  • 36. O botão “F3 – Clientes” , é utilizado para indicar o cliente que está ocupando determinada mesa.
  • 37. Para que, ao importar a mesa para o Cupom Fiscal, as informações do Cliente já sejam carregadas, sendo possível selecionar um cliente existente no banco de dados.
  • 38. Ou será apresentada uma tela para informar os dados do cliente.
  • 39. O botão “F7 – Produtos” é utilizado quando precisamos pesquisar por algum produto, para saber por exemplo, seu preço ou quantidade.
  • 40. No Sistema Gerencial , dentro do módulo “ Controle de Estoque ”, temos disponível o botão “ Tabela de Preço ECF” , o qual irá disponibilizar uma tela para que o usuário do sistema possa estar aplicando preços diversificados para o mesmo produto.
  • 41. Esta é a tela apresentada para utilizar este recurso, o qual é muito útil para estabelecimento que trabalhe com preços a prazo.
  • 42. Para fazer uso deste recurso dentro do módulo Restaurante, podemos utilizar o botão “ Tab. Preço” , isso quando desejamos aplicar um determinado preço a todos os clientes.
  • 43. Já o botão “PgDw – Tabela de preço item” , deve ser utilizada quando desejamos alterar o preço para um determinado produto, sendo que obrigatoriamente devemos primeiro, indicar a tabela através deste botão e depois indicá-lo no espaço habitual.
  • 44. O Sistema Gerencial G4 permite o uso do módulo Restaurante no sistema de retaguarda. Para acessar este módulo basta selecionar a opção “Auxiliares” e depois “Restaurante” .
  • 45. Este módulo recebe as informações do sistema Comercial G4 , dos Microterminais e dos equipamentos móveis em uso no estabelecimento.
  • 46. A tela do módulo é similar à tela disponibilizada no sistema Comercial G4 . Porém, há funções que não podem ser utilizadas, como geração de documento fiscal de venda (Cupom) e relatório de mesas abertas.
  • 47. Para lançar os itens na mesa é necessário abri-la.
  • 48. Através do botão “F4 – Inserir Obs.” é possível acrescentar observações ao pedido. Para que na cozinha ou na copa seja preparado o pedido como solicitado.
  • 49. Para imprimir o pedido basta selecioná-lo e em seguida clicar no botão “F2 – Imprimir” , o pedido será impresso na cozinha ou na copa, conforme indicado no estoque.
  • 50. O pedido será semelhante ao exibido ao lado, o qual será impresso no local determinado, em uma impressora não fiscal.
  • 51. Temos neste módulo o botão “ F12 – D. Conta ”, através do qual é possível dividir a conta.
  • 52. Todos os lançamentos executado neste módulo serão transferidos para os caixas .
  • 53. No caixa basta solicitar a emissão do cupom fiscal.
  • 54. Após finalizar será impresso o cupom fiscal, semelhante ao modelo exibido ao lado.
  • 55. Restaurante Mobile. O módulo de Restaurante Digisat conta agora com função para dispositivos móveis. Nesta função o sistema permite que o garçom faça o pedido do cliente através de qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à rede (WiFi) da empresa.
  • 56. Para acessar os dados abra o navegador, digite o IP do servidor IIS com o endereço do restaurante. Será solicitado o usuário e a senha.
  • 57. Em seguida, será apresentado ao usuário as mesas existentes no estabelecimento, previamente cadastradas no módulo restaurante do Sistema Gerencial ou Comercial.
  • 58. As mesas na cor cinza indicam que estão livres e as mesas na cor verde estão consumindo. Nesta tela pode-se selecionar a mesa digitando o número da mesa no campo Mesa: e clicando em “Abrir Mesa” ou clicando sobre a mesa. No exemplo, vamos lançar itens na mesa 100.
  • 59. A tela ao lado, será apresentada para lançar o item, clique sobre o botão em destaque.
  • 60. Será listado os dez primeiros produtos, para visualizar os demais itens basta alterar a página, através dos botões apresentados na parte inferior da tela. Para selecionar o item, clique sobre o mesmo.
  • 61. Para alimentos disponibilizados em partes como pizzas, tábuas de frios, porções, etc., pode-se utilizar quantidades diferenciadas, como 0,25 ou 0,33. No exemplo foi solicitado uma Pizza Grande de Calabresa, porém o cliente quer sem pimenta. Para indicar essa observação clique no botão indicado na imagem ao lado
  • 62. Essas observações são cadastradas no sistema Gerencial, e serão disponibilizadas nos dispositivos móveis e no módulo restaurante do Gerencial. Para selecionar basta clicar sobre a opção e depois dar um “OK”. Após selecionar todas as opções clique em “Voltar”.
  • 63. Nesta tela é possível visualizar a observação selecionada anteriormente. Para concluir basta clicar no botão “Grava”.
  • 64. Após gravar o pedido será disponibilizada a mesma tela para incluir um novo pedido, na tela ao lado solicitamos dois Refrigerantes com Limão e gelo. Ao concluir os pedidos clique no botão “Lista”.
  • 65. Será apresentado então, a listagem dos produtos solicitados na mesa. Quando clicamos no botão “Total”, o sistema apresentará a tela do próximo slide.
  • 66. Nesta tela é apresentado o número da mesa, uma opção para somar o acréscimo do garçom ao total, e ainda uma última opção para dividir a conta entre várias pessoas.
  • 67. Voltando a tela anterior temos o botão “T. Mesa”, o qual é utilizado para transferir todos os produtos desta mesa para outra mesa.
  • 68. Na tela de transferência, basta indicar no campo em destaque o número da mesa para a qual deseja fazer a transferência. No exemplo vamos transferir os itens para a mesa 10.
  • 69. Na imagem ao lado podemos ver a mesa 10, onde temos os dois produtos que estavam antes na mesa 100, e mais um “Suco laranja grande”, que já havia sido lançado nesta mesa anteriormente.
  • 70. Agora vamos fazer a transferência de apenas um produto, primeiramente clicamos sobre o item.
  • 71. Nesta tela clicamos no botão “T. Prod.”.
  • 72. Agora indicamos a mesa e clicamos em transferir.
  • 73. Aqui podemos perceber que a mesa 15 e 100 que antes estavam cinza, pois estavam livres, agora estão verdes, pois estão com clientes consumindo mercadorias.
  • 74. Retornando a mesa 10 vamos solicitar a impressão dos pedidos, isso é feito clicando no botão “Imprimir”.
  • 75. Após concluir a impressão o sistema apresentará os itens que já foram impressos em uma cor diferente como podemos visualizar na tela ao lado.
  • 76. Vamos supor que foi incluindo um “Suco laranja médio”, na mesa 10, por engano, para cancelar o pedido, precisamos clicar sobre o item e na tela ao lado clicar no botão “Cancelar”.
  • 77. Observe na imagem ao lado, que o produto cancelado é apresentado de forma diferente dos demais.
  • 78. Quando o cliente for até um caixa, basta selecionar a mesa que estava utilizando e emitir o cupom, clicando no botão “F4 – Cupom”.
  • 79. Ao importar o cupom é apresentada a tela principal do sistema com todos os itens lançados na mesa, aqui é possível lançar mais itens, caso o cliente adquira mais algum produto no caixa, ou simplesmente finalizar, clicando no botão “F5 – Finalizar”.
  • 80. A imagem ao lado apresenta um modelo de como seria o cupom impresso da venda anterior. Essas são as informações sobre os módulos disponíveis nos Sistemas Comercial e Gerencial referente a estabelecimentos do tipo Restaurante. Para informações mais técnicas acesse os manuais existentes no FTP da DigiSat.
  • 81.