SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 28
 
O meu nome é Anne. Nasci no dia 12 de Junho de 1929, em Frankfurt (Alemanha). Tenho uma irmã, a Margot, que é mais velha três anos. Somos uma família judia e por isso, em 1933, tivemos que fugir para a Holanda  por  causa  das  perseguições  do  regime  de  Hitler.  Olá. Nesta unidade vais olhar para ti e confrontares-te com a questão  quem sou eu? Na Holanda encontrámos paz e segurança até ao dia em que os alemães invadiram este país, como tantos outros, num clima de medo, ódio e terror.
Antes e durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) o líder alemão Hitler, com vontade de governar o mundo,  apoderou-se de vários países e perseguiu todos os que eram diferentes da “raça ariana” (alemães puros) nomeadamente nós, os judeus. Para não sermos levados para um campo de concentração, os meus pais e alguns amigos organizaram a fuga das nossas famílias. Escondemo-nos num anexo de uma casa de onde, durante dois anos (1942-1944), não pudemos sair. Convivíamos com a ameaça constante de sermos descobertos pela polícia nazi. Estive desaparecida da vida social dos 12 aos 14 anos… Tu sabes como é este período da nossa vida! Para aliviar o coração, escrevia um diário e inventei uma amiga imaginária, a Kitty.
Quando escrevia, “sentia um alívio, a minha dor desaparecia, a coragem voltava …” Durante o período em que vivi como um pássaro numa gaiola, passei, tal como tu, por um desenvolvimento físico e por dificuldades de relacionamento com os adultos, principalmente com a minha mãe. Mas neste pequeno mundo de sofrimento em que vivi,  aconteceu  o eterno milagre da vida: o amor entre mim e o Peter.  Peter era um jovem, um pouco mais velho do que eu, filho de um casal amigo da família que vivia connosco no anexo.  Cf. Anne Frank. Diário “ Quando o Peter e eu estamos sentados… eu com um braço em volta dos seus ombros e ele a brincar com uma madeixa do meu cabelo, oh! então os meus desejos são infinitos”.
A dolescência
p uberdade  e  adolescência
Ainda que muitas vezes se empreguem como sinónimos, adolescência e puberdade não são o mesmo.  Vejamos as diferenças: Puberdade  (do latim  pubescere, “cobrir-se de pêlos”) é o processo  de maturação biológica, sexual e reprodutora que se inicia geralmente entre os dez e os doze anos nas raparigas e entre os doze e os catorze anos nos rapazes.  Adolescência  (do latim  adolescere, “amadurecer”, “crescer”,  “desenvolver-se”), em contrapartida, não se explica pela biologia, mas define-se de forma diferente em cada cultura e varia segundo a história do indivíduo e o meio social em que vive.
e tapas da adolescência
—  Vive um acentuado crescimento físico e psíquico. —  Desperta para o próprio  eu e para a intimidade. —  Ainda não tem grande consciência daquilo que se está a passar consigo próprio. —  Conhece, pela primeira vez, as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas.  —  Experimenta um desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade.  —  Sente que não sintoniza com o  mundo dos adultos. —  Corre o perigo de se refugiar no isolamento. —  Descobre a consciência de pertença a um grupo (companheiros de estudo ou amigos). Ad olescência inicial (10-13 anos)
—  Passa do despertar do  eu à descoberta consciente da própria  intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente precisa de viver dentro de si mesmo. —  Sente a necessidade de amar. Costuma ter muitas amizades. Surge o primeiro amor. —  É caracterizado pela timidez. Sente medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros. —  Vive um conflito interior, um conflito de personalidade. —  Tem atitudes de inconformismo e corre o risco de ter comportamentos negativos e agressivos para com os outros. Ad olescência média (13-16 anos)
—  Começa a compreender-se e a encontrar-se consigo mesmo, e sente-se melhor integrado no mundo em que vive. —  Apresenta um significativo progresso na  superação da timidez. —  É mais sereno na sua conduta e mostra-se menos  vulnerável às dificuldades. —  Tem maior autodomínio. —  Tem capacidade para tomar decisões fortes  relativamente ao futuro, aos estudos, à profissão,  ao seu projecto de vida. —  Estabelece relações mais pessoais e  profundas. Ad olescência superior (16… anos)
m udanças na adolescência
A hipófise produz substâncias químicas que vão iniciar o processo de crescimento e activar o funcionamento das glândulas sexuais. Estas começam a produzir hormonas que circulam no sangue por todo o corpo. Desenvolvimento  dos testículos. Crescimento gradual dos  ovários. Desenvolvimento das glândulas mamárias. Maior actividade das glândulas  sudoríparas . Aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Crescimento corporal acelerado com consequente acréscimo de peso e altura. Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
Alargamento dos ombros e forte desenvolvimento muscular. Desenvolvimento da laringe: mudança de voz, que se torna mais grave. Maior visibilidade da “Maçã-de-Adão”. Aumento gradual do comprimento do pénis. Início da produção de espermatozóides. Primeira ejaculação. A maturação sexual está completa quando o rapaz produz espermatozóides: orna-se um rapaz com capacidade reprodutiva. •  Alargamento da bacia. •  Desenvolvimento dos seios. •  Surgimento dos primeiros corrimentos vaginais. •  Menstruação. •  A maturação sexual está completa quando acontece a primeira menstruação: a menina passa a ser mulher, com possibilidade de engravidar.
Surgem súbitas mudanças de humor: a grandes entusiasmos, seguem- se períodos de abatimento. É a época da amizade pura, das aventuras em grupo. Irrompem paixões ou pelo herói ou heroína de um romance, ou por uma vedeta da canção, ou por um(a) colega da escola. É também a época em que todos os adolescentes sonham e reconstroem o mundo à sua maneira, imersos em músicas e mensagens de telemóvel..
- Conversa acerca dos teus problemas e dúvidas e aprende a sentir-te bem contigo próprio. - Se não aceitarmos o corpo e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. - Os grandes sábios, os heróis, os benfeitores da humanidade foram um dia adolescentes ardentes, entusiastas, generosos... e, como tu, impacientes; como tu, revoltados pela injustiça. E ansiosos pelo futuro! alguns conselhos
Representação   masculino / feminino Na mitologia greco-romana, o círculo com a cruz representa o espelho da deusa Afrodite/Vénus.  O círculo com a flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança do deus Ares/Marte.  É essa a razão pela qual esses símbolos representam, respectivamente, o sexo feminino e o sexo masculino.
A maturação sexual provoca alterações físicas e psicológicas em ambos os sexos. Essas alterações, normais e naturais, podem, no entanto, criar algumas dificuldades. A nível físico Pode haver uma desarmonia corporal, ou seja, o corpo pode não estar ainda bem «assumido» — olha-se ao espelho e quase que se interroga «quem é aquela pessoa?». dúvidas e angústias na adolescência
A nível afectivo Pode haver  desencontros afectivos que se relacionam com  a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e ser amado. A nível social Há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se  refugiar em si mesmo, tornando-se ainda mais tímido, não ousando enfrentar  o mundo que o rodeia.
 
1 Completa  os dados do Bilhete de Identidade de Anne Frank: 2 Investiga  usando uma biografia de Anne Frank existente na Biblioteca da Escola ou disponível na  Internet e responde às seguintes  questões: 2.1  Como era o mundo no tempo em que Anne Frank esteve fechada no anexo? 2.2  Quais foram as consequências dessa situação na vida de Anne Frank? 3  Regista outras informações e curiosidades sobre Anne Frank que tenhas obtido na tua investigação. Nome:________________________________________________ Data de Nascimento: __________________ Nacionalidade: ______________________ País de residência a partir de 1933:_________________ Local de residência entre 1942-44: ___________________ Campo de concentração para onde foi deportada: ______________ Data e local da morte: ___________________________
4  Preenche os seguintes aspectos da tua identificação: Altura: _______ Peso: ________  Grupo sanguíneo: _______ 5  Olha para dentro de ti e descreve a tua maneira de ser: Sou muito: _______________ Gosto imenso de: _______________________ Não gosto de: ____________________________ As minhas ideias são (aquilo em que acredito): __________ Sei bastante sobre: ______________________ Sou melhor em: __________________ Sou pior em: ________________________ O que mais me irrita: _________________________ No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______
No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______ Pessoas que admiro: ______________________________ Pessoas com quem gosto de estar: ___________________ Pessoas que conheço bem: __________________ Pessoas que conheço pior: _______________________ Convido para estudar: ________________________ Convido para brincar: ___________________________ Espero dos amigos: ___________________________ Espero dos adultos: ___________________________
6 Tendo por base as figuras, justifica porque dizemos que a adolescência é um período de crescimento múltiplo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________ 7 Regista o significado de: Puberdade: ________________________________________ Adolescência: ______________________________________
8 Associa cada uma das seguintes fases de crescimento à etapa da adolescência que lhe corresponde, colocando a respectiva letra no espaço em branco. A - Adolescência inicial  B - Adolescência média    C - Adolescência superior __ a) Acentuado crescimento físico e psíquico. __ b) Necessidade de amar. Muitas amizades.  __ c) Conflito interior, conflito de personalidade. __ d) Maior autodomínio. __ e) Ainda não há grande consciência daquilo que se está  a  passar na pessoa. __ f) Descoberta da consciência de pertença a um grupo.  __ g) Significativo progresso na superação da timidez. __ h) Estabelecimento de relações mais pessoais e profundas. __ i ) Passagem do despertar do  eu à descoberta consciente da própria  intimidade.
9 Todas as mudanças que se operam na vida de cada adolescente são importantes para a construção da sua identidade. Relaciona as características com as mudanças colocando a respectiva letra no espaço em branco. A – Mudanças fisiológicas B – Mudanças afectivas e sociais C – Mudanças intelectuais __ a) Pensa por si próprio, questionando as opiniões dos outros. __ b) Umas vezes sente-se o melhor e outras o pior. __ c) É capaz de gerar vida nova. __ d) O corpo cresce intensamente. __ e) O grupo de amigos torna-se a segunda casa. __ f) É capaz de um pensamento abstracto. __ g) Surge a menstruação / podem surgir poluções nocturnas. __ h) Questiona tudo o que está à sua volta.
10 Com o auxílio do banco de palavras, completa o texto que se segue. A _____________ é um período da vida em que ocorrem ____________ necessárias ao ______________ da pessoa. Umas são de ordem _________ , visando a preparação do corpo para o amor e a capacidade de gerar filhos. Outras são de ordem _____________ e têm como fim a formação da personalidade. Outras ainda são mudanças ______________, em ordem ao desenvolvimento dos conhecimentos. E outras são de ordem __________, com o objectivo de integrar a pessoa na vida do grupo.
Bibliografia: Manual do Professor – 7ºano – UL3

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Etapas da adolecência
Etapas da adolecênciaEtapas da adolecência
Etapas da adolecênciaPAFB
 
Atividades descritor 26
Atividades descritor 26Atividades descritor 26
Atividades descritor 26profdileuza
 
10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)Beatriz pereira
 
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdf
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdfA Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdf
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdfKeniaGabiatti
 
Revista bem estar-20140316
Revista bem estar-20140316Revista bem estar-20140316
Revista bem estar-20140316Fernanda Caprio
 
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos Outros
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos OutrosSérie Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos Outros
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos OutrosRicardo Azevedo
 
Debate: namorar ou ficar?
Debate: namorar ou ficar?Debate: namorar ou ficar?
Debate: namorar ou ficar?Josiane Amaral
 

Was ist angesagt? (8)

Etapas da adolecência
Etapas da adolecênciaEtapas da adolecência
Etapas da adolecência
 
Atividades descritor 26
Atividades descritor 26Atividades descritor 26
Atividades descritor 26
 
10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)
 
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdf
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdfA Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdf
A Coragem de Ser Imperfeito - Brene Brown.pdf
 
Revista bem estar-20140316
Revista bem estar-20140316Revista bem estar-20140316
Revista bem estar-20140316
 
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos Outros
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos OutrosSérie Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos Outros
Série Evangelho no Lar - Cap. 43 - Problema dos Outros
 
Debate: namorar ou ficar?
Debate: namorar ou ficar?Debate: namorar ou ficar?
Debate: namorar ou ficar?
 
Adolescência
AdolescênciaAdolescência
Adolescência
 

Andere mochten auch

A+liberdade+o+que++®[1]
A+liberdade+o+que++®[1]A+liberdade+o+que++®[1]
A+liberdade+o+que++®[1]Zaara Miranda
 
A verdadeira-história-do-natal
A verdadeira-história-do-natalA verdadeira-história-do-natal
A verdadeira-história-do-natalZaara Miranda
 
Panfletointerescolas 1ºciclo
Panfletointerescolas 1ºcicloPanfletointerescolas 1ºciclo
Panfletointerescolas 1ºcicloZaara Miranda
 
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4marleneves
 
Cartaz interescolas3b
Cartaz interescolas3b Cartaz interescolas3b
Cartaz interescolas3b Zaara Miranda
 

Andere mochten auch (12)

Tema liberdade
Tema  liberdadeTema  liberdade
Tema liberdade
 
A+liberdade+o+que++®[1]
A+liberdade+o+que++®[1]A+liberdade+o+que++®[1]
A+liberdade+o+que++®[1]
 
A verdadeira-história-do-natal
A verdadeira-história-do-natalA verdadeira-história-do-natal
A verdadeira-história-do-natal
 
Abc+cristão
Abc+cristãoAbc+cristão
Abc+cristão
 
5 ano jesus nazare
5 ano  jesus nazare5 ano  jesus nazare
5 ano jesus nazare
 
A família
A famíliaA família
A família
 
A família (2)
A família (2)A família (2)
A família (2)
 
A família de jesus
A família de jesusA família de jesus
A família de jesus
 
Direitos ..
Direitos ..Direitos ..
Direitos ..
 
Panfletointerescolas 1ºciclo
Panfletointerescolas 1ºcicloPanfletointerescolas 1ºciclo
Panfletointerescolas 1ºciclo
 
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
 
Cartaz interescolas3b
Cartaz interescolas3b Cartaz interescolas3b
Cartaz interescolas3b
 

Ähnlich wie A história de Anne Frank

Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Beth2819
 
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordiMaressa Almeida
 
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellPor que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellCarlos Junior
 
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaSilvânio Barcelos
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissJomardasilva1
 
A adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeA adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeEspaço Emrc
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissFabio med
 
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfEscute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfgrazielly9
 
O porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosO porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosArgos Arruda Pinto
 
Sexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointSexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointgeorgiamfc
 
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoaAs etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoajt7_9
 
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell   porque tenho medo de lhe dizer quem souJohn powell   porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem soudanibateras
 
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitar
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitarCartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitar
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitarAna Filadelfi
 

Ähnlich wie A história de Anne Frank (20)

Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1
 
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
 
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
 
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
 
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellPor que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
 
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
 
A adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeA adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdade
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
 
Adolescência
Adolescência  Adolescência
Adolescência
 
Slides infanto completo
Slides infanto completoSlides infanto completo
Slides infanto completo
 
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfEscute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
 
O porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosO porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentos
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Sexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointSexualidade powerpoint
Sexualidade powerpoint
 
10 março
10 março10 março
10 março
 
Adolescência
Adolescência Adolescência
Adolescência
 
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoaAs etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
 
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell   porque tenho medo de lhe dizer quem souJohn powell   porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
 
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitar
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitarCartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitar
Cartilha Sexo, sexualidade e gênero: conhecer para respeitar
 

Mehr von Lino Barbosa

Mehr von Lino Barbosa (20)

Natal do pedro
Natal do pedroNatal do pedro
Natal do pedro
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. Martinho
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. Martinho
 
O que é emrc
O que é emrcO que é emrc
O que é emrc
 
Comunidadecrista
ComunidadecristaComunidadecrista
Comunidadecrista
 
Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1
 
8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]
 
5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]
 
Um pingo de sensibilização
Um pingo de sensibilizaçãoUm pingo de sensibilização
Um pingo de sensibilização
 
6ºf 17
6ºf 176ºf 17
6ºf 17
 
Gestos amor
Gestos amorGestos amor
Gestos amor
 
Cyberbullying
CyberbullyingCyberbullying
Cyberbullying
 
Ambiente reciclagem eb1murca
Ambiente reciclagem eb1murcaAmbiente reciclagem eb1murca
Ambiente reciclagem eb1murca
 
Emrc judaism oreligioes0809
Emrc judaism oreligioes0809Emrc judaism oreligioes0809
Emrc judaism oreligioes0809
 
Oamor 7ºano
Oamor 7ºanoOamor 7ºano
Oamor 7ºano
 
O budismo
O budismoO budismo
O budismo
 
Comunidadecrista
ComunidadecristaComunidadecrista
Comunidadecrista
 
Cyberbullying
CyberbullyingCyberbullying
Cyberbullying
 
8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]
 
5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]
 

A história de Anne Frank

  • 1.  
  • 2. O meu nome é Anne. Nasci no dia 12 de Junho de 1929, em Frankfurt (Alemanha). Tenho uma irmã, a Margot, que é mais velha três anos. Somos uma família judia e por isso, em 1933, tivemos que fugir para a Holanda por causa das perseguições do regime de Hitler. Olá. Nesta unidade vais olhar para ti e confrontares-te com a questão quem sou eu? Na Holanda encontrámos paz e segurança até ao dia em que os alemães invadiram este país, como tantos outros, num clima de medo, ódio e terror.
  • 3. Antes e durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) o líder alemão Hitler, com vontade de governar o mundo, apoderou-se de vários países e perseguiu todos os que eram diferentes da “raça ariana” (alemães puros) nomeadamente nós, os judeus. Para não sermos levados para um campo de concentração, os meus pais e alguns amigos organizaram a fuga das nossas famílias. Escondemo-nos num anexo de uma casa de onde, durante dois anos (1942-1944), não pudemos sair. Convivíamos com a ameaça constante de sermos descobertos pela polícia nazi. Estive desaparecida da vida social dos 12 aos 14 anos… Tu sabes como é este período da nossa vida! Para aliviar o coração, escrevia um diário e inventei uma amiga imaginária, a Kitty.
  • 4. Quando escrevia, “sentia um alívio, a minha dor desaparecia, a coragem voltava …” Durante o período em que vivi como um pássaro numa gaiola, passei, tal como tu, por um desenvolvimento físico e por dificuldades de relacionamento com os adultos, principalmente com a minha mãe. Mas neste pequeno mundo de sofrimento em que vivi, aconteceu o eterno milagre da vida: o amor entre mim e o Peter. Peter era um jovem, um pouco mais velho do que eu, filho de um casal amigo da família que vivia connosco no anexo. Cf. Anne Frank. Diário “ Quando o Peter e eu estamos sentados… eu com um braço em volta dos seus ombros e ele a brincar com uma madeixa do meu cabelo, oh! então os meus desejos são infinitos”.
  • 6. p uberdade e adolescência
  • 7. Ainda que muitas vezes se empreguem como sinónimos, adolescência e puberdade não são o mesmo. Vejamos as diferenças: Puberdade (do latim pubescere, “cobrir-se de pêlos”) é o processo de maturação biológica, sexual e reprodutora que se inicia geralmente entre os dez e os doze anos nas raparigas e entre os doze e os catorze anos nos rapazes. Adolescência (do latim adolescere, “amadurecer”, “crescer”, “desenvolver-se”), em contrapartida, não se explica pela biologia, mas define-se de forma diferente em cada cultura e varia segundo a história do indivíduo e o meio social em que vive.
  • 8. e tapas da adolescência
  • 9. — Vive um acentuado crescimento físico e psíquico. — Desperta para o próprio eu e para a intimidade. — Ainda não tem grande consciência daquilo que se está a passar consigo próprio. — Conhece, pela primeira vez, as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas. — Experimenta um desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade. — Sente que não sintoniza com o mundo dos adultos. — Corre o perigo de se refugiar no isolamento. — Descobre a consciência de pertença a um grupo (companheiros de estudo ou amigos). Ad olescência inicial (10-13 anos)
  • 10. — Passa do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente precisa de viver dentro de si mesmo. — Sente a necessidade de amar. Costuma ter muitas amizades. Surge o primeiro amor. — É caracterizado pela timidez. Sente medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros. — Vive um conflito interior, um conflito de personalidade. — Tem atitudes de inconformismo e corre o risco de ter comportamentos negativos e agressivos para com os outros. Ad olescência média (13-16 anos)
  • 11. — Começa a compreender-se e a encontrar-se consigo mesmo, e sente-se melhor integrado no mundo em que vive. — Apresenta um significativo progresso na superação da timidez. — É mais sereno na sua conduta e mostra-se menos vulnerável às dificuldades. — Tem maior autodomínio. — Tem capacidade para tomar decisões fortes relativamente ao futuro, aos estudos, à profissão, ao seu projecto de vida. — Estabelece relações mais pessoais e profundas. Ad olescência superior (16… anos)
  • 12. m udanças na adolescência
  • 13. A hipófise produz substâncias químicas que vão iniciar o processo de crescimento e activar o funcionamento das glândulas sexuais. Estas começam a produzir hormonas que circulam no sangue por todo o corpo. Desenvolvimento dos testículos. Crescimento gradual dos ovários. Desenvolvimento das glândulas mamárias. Maior actividade das glândulas sudoríparas . Aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Crescimento corporal acelerado com consequente acréscimo de peso e altura. Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
  • 14. Alargamento dos ombros e forte desenvolvimento muscular. Desenvolvimento da laringe: mudança de voz, que se torna mais grave. Maior visibilidade da “Maçã-de-Adão”. Aumento gradual do comprimento do pénis. Início da produção de espermatozóides. Primeira ejaculação. A maturação sexual está completa quando o rapaz produz espermatozóides: orna-se um rapaz com capacidade reprodutiva. • Alargamento da bacia. • Desenvolvimento dos seios. • Surgimento dos primeiros corrimentos vaginais. • Menstruação. • A maturação sexual está completa quando acontece a primeira menstruação: a menina passa a ser mulher, com possibilidade de engravidar.
  • 15. Surgem súbitas mudanças de humor: a grandes entusiasmos, seguem- se períodos de abatimento. É a época da amizade pura, das aventuras em grupo. Irrompem paixões ou pelo herói ou heroína de um romance, ou por uma vedeta da canção, ou por um(a) colega da escola. É também a época em que todos os adolescentes sonham e reconstroem o mundo à sua maneira, imersos em músicas e mensagens de telemóvel..
  • 16. - Conversa acerca dos teus problemas e dúvidas e aprende a sentir-te bem contigo próprio. - Se não aceitarmos o corpo e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. - Os grandes sábios, os heróis, os benfeitores da humanidade foram um dia adolescentes ardentes, entusiastas, generosos... e, como tu, impacientes; como tu, revoltados pela injustiça. E ansiosos pelo futuro! alguns conselhos
  • 17. Representação masculino / feminino Na mitologia greco-romana, o círculo com a cruz representa o espelho da deusa Afrodite/Vénus. O círculo com a flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança do deus Ares/Marte. É essa a razão pela qual esses símbolos representam, respectivamente, o sexo feminino e o sexo masculino.
  • 18. A maturação sexual provoca alterações físicas e psicológicas em ambos os sexos. Essas alterações, normais e naturais, podem, no entanto, criar algumas dificuldades. A nível físico Pode haver uma desarmonia corporal, ou seja, o corpo pode não estar ainda bem «assumido» — olha-se ao espelho e quase que se interroga «quem é aquela pessoa?». dúvidas e angústias na adolescência
  • 19. A nível afectivo Pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e ser amado. A nível social Há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo, tornando-se ainda mais tímido, não ousando enfrentar o mundo que o rodeia.
  • 20.  
  • 21. 1 Completa os dados do Bilhete de Identidade de Anne Frank: 2 Investiga usando uma biografia de Anne Frank existente na Biblioteca da Escola ou disponível na Internet e responde às seguintes questões: 2.1 Como era o mundo no tempo em que Anne Frank esteve fechada no anexo? 2.2 Quais foram as consequências dessa situação na vida de Anne Frank? 3 Regista outras informações e curiosidades sobre Anne Frank que tenhas obtido na tua investigação. Nome:________________________________________________ Data de Nascimento: __________________ Nacionalidade: ______________________ País de residência a partir de 1933:_________________ Local de residência entre 1942-44: ___________________ Campo de concentração para onde foi deportada: ______________ Data e local da morte: ___________________________
  • 22. 4 Preenche os seguintes aspectos da tua identificação: Altura: _______ Peso: ________ Grupo sanguíneo: _______ 5 Olha para dentro de ti e descreve a tua maneira de ser: Sou muito: _______________ Gosto imenso de: _______________________ Não gosto de: ____________________________ As minhas ideias são (aquilo em que acredito): __________ Sei bastante sobre: ______________________ Sou melhor em: __________________ Sou pior em: ________________________ O que mais me irrita: _________________________ No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______
  • 23. No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______ Pessoas que admiro: ______________________________ Pessoas com quem gosto de estar: ___________________ Pessoas que conheço bem: __________________ Pessoas que conheço pior: _______________________ Convido para estudar: ________________________ Convido para brincar: ___________________________ Espero dos amigos: ___________________________ Espero dos adultos: ___________________________
  • 24. 6 Tendo por base as figuras, justifica porque dizemos que a adolescência é um período de crescimento múltiplo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________ 7 Regista o significado de: Puberdade: ________________________________________ Adolescência: ______________________________________
  • 25. 8 Associa cada uma das seguintes fases de crescimento à etapa da adolescência que lhe corresponde, colocando a respectiva letra no espaço em branco. A - Adolescência inicial B - Adolescência média C - Adolescência superior __ a) Acentuado crescimento físico e psíquico. __ b) Necessidade de amar. Muitas amizades. __ c) Conflito interior, conflito de personalidade. __ d) Maior autodomínio. __ e) Ainda não há grande consciência daquilo que se está a passar na pessoa. __ f) Descoberta da consciência de pertença a um grupo. __ g) Significativo progresso na superação da timidez. __ h) Estabelecimento de relações mais pessoais e profundas. __ i ) Passagem do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade.
  • 26. 9 Todas as mudanças que se operam na vida de cada adolescente são importantes para a construção da sua identidade. Relaciona as características com as mudanças colocando a respectiva letra no espaço em branco. A – Mudanças fisiológicas B – Mudanças afectivas e sociais C – Mudanças intelectuais __ a) Pensa por si próprio, questionando as opiniões dos outros. __ b) Umas vezes sente-se o melhor e outras o pior. __ c) É capaz de gerar vida nova. __ d) O corpo cresce intensamente. __ e) O grupo de amigos torna-se a segunda casa. __ f) É capaz de um pensamento abstracto. __ g) Surge a menstruação / podem surgir poluções nocturnas. __ h) Questiona tudo o que está à sua volta.
  • 27. 10 Com o auxílio do banco de palavras, completa o texto que se segue. A _____________ é um período da vida em que ocorrem ____________ necessárias ao ______________ da pessoa. Umas são de ordem _________ , visando a preparação do corpo para o amor e a capacidade de gerar filhos. Outras são de ordem _____________ e têm como fim a formação da personalidade. Outras ainda são mudanças ______________, em ordem ao desenvolvimento dos conhecimentos. E outras são de ordem __________, com o objectivo de integrar a pessoa na vida do grupo.
  • 28. Bibliografia: Manual do Professor – 7ºano – UL3