SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 65
Tra ta men to   de   I ma gem
Um mundo sem cor seria muito monótono Imagina como seria difícil mandar parar o trânsito se não existisse o vermelho ou o verde.
Na natureza as cores também servem de sinais: As cores garridas de uma rela ( espécie de rã que vive nas árvores ) servem para avisar os outros animais que é venenosa. Enquanto que as maravilhosas cores das flores indicam às abelhas que têm néctar
No entanto, nem todos os seres vivos vêm as cores do mesmo modo. Alguns animais, como por exemplo os porquinhos da índia e os esquilos, são daltónicos, não conseguem distinguir as cores.
Os objectos parecem coloridos devido à forma como reflectem a luz. Quando a luz branca incide sobre uma superfície qualquer, algumas cores são absorvidas , enquanto outras são reflectidas. Ao olharmos para essa superfície vemos apenas as cores que são reflectidas. É essa luz colorida que produz a cor que nós pensamos que o objecto tem. Quando a luz do dia incide num par de sapatos azul, eles são azuis porque reflectem apenas a luz azul e absorve as outras cores.
Quando um objecto é amarelo, significa que absorve a luz azul Se for preto é porque absorve toda a luz Se for verde é porque absorve a luz magenta Se for branco não absorve luz nenhuma, reflecte-a toda
nm  -  nanometro : uma unidade de medição de comprimentos de onda de luz visível (um milionésimo de milímetro)
[object Object],[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object],CORES PIGMENTO PRIMÁRIAS: (CMY) magenta Azul cian Amarelo
[object Object],[object Object],        + = Amarelo   Azul cian   Verde + = Vermelho magenta   Amarelo   Vermelho alaranjado + = Azul cian   magenta   Azul Violeta
As aplicações do modelo RGB estão associadas  à  emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.  O sistema RGB é usado  para a criação de cores no monitor. Baseia-se nas mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorre na natureza.  Por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores  vermelha ,  verde  e  azul . Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar  milhões de cores .
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object]
K (preto)  C (ciano) M   (magenta) Y   (amarelo) O preto é representado pela letra K, pois B poderia causar confusão com B – blue).
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Vermelho   100% de magenta + 100% de amarelo   Azul     100% de  ciano + 100% do magenta Verde     100% amarelo + 100% de ciano Preto 100% de todas as primárias . Branco 0% de todas as primárias e também do preto.
Uma  cor complementar  de uma determinada cor primária é a cor que se encontra quando é efectuada uma rotação de 180 graus num anel de cor  No modelo RGB, estas cores complementares são também  chamadas cores secundárias  ou cores  primárias de impressão .
Cores  primárias  do modelo  RGB  e as suas cores  complementares
Cores  primárias  do modelo  RGB  e as suas cores  complementares
Contudo esse modelo não pode ser usado para trabalhos que serão impressos em quatro cores.
Matiz  é o comprimento de onda, a especificidade de uma cor. Saturação  é o grau de pureza de uma cor. Quanto mais alta a saturação, mais baixo é o conteúdo de cinza de uma cor. Brilho  é a medida da intensidade de luz de uma cor .
Nesse modelo as cores são mostradas como se estivéssemos a percorrer o perímetro de um disco de cores. Quando chegar aos 360º o vermelho será o mesmo que era exibido quando estava nos 0º, pois “rodamos” ao longo de uma circunferência .
Cor  Valor de Matiz Vermelho   0 ou 360º Amarelo   60º  Verde   120º Ciano   180º Azul  240º Magenta   300º
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],Y   U   V
[object Object],[object Object],136    208 272    416 68    104
1024X768 Monitor Resolution   800X600 Monitor Resolution   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
= tamanho real com 20x30 pixéis e 0.375  0.250 polegadas com 80 dpi ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],256 níveis (escala: 0-255) 16 níveis (escala: 0-15) 3 níveis (escala: 0-2) 2 níveis (escala: 0-1)
[object Object],[object Object],2 níveis (escala: 0-1)
[object Object],[object Object],256 níveis (escala: 0-255)
[object Object],[object Object],[object Object],Formato GIF (8 bits)
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Formato JPEG (24 bits)
Assim, a definição de  resolução   de uma imagem é entendida como a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o  número de píxeis por polegada ,  ppi  (pixels per inch).  A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A  resolução  de uma imagem digital determina não só o nível de detalhe como os requisitos de armazenamento da mesma. Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.  A resolução de uma impressora ou  scanner,  fala-se em pontos, e não de píxeis, por  polegada,  dpi  (dots per inch).
O quadro seguinte mostra a relação entre o número de bits e o número de cores que podem ser produzidas. Mostra também os respectivos modelos de cor e padrões gráficos utilizados em monitores e placas gráficas. Profundidade de cor (nº de bits) Nº de cores produzidas Qualidade de cor Padrão gráfico 1 2 1  = 2 Preto e branco Monocromática 2 2 2  = 4 Cores de 2 bits CGA (Color Graphics Adapter) 4 2 4  = 16 Cores de 4 bits EGA (Enhanced Graphics Adapter) 8 2 8  = 256 Cores de 8 bits VGA (Video Graphics Adapter)
A  profundidade de cor  das imagens varia com o número de cores presentes na imagem. No modelo RGB, com a profundidade de 24 bits existe a possibilidade de escolher 16,7 milhões de combinações de cor . Embora o olho humano não possa identificar estes 16,7 milhões de cores, este número de combinações permite variações ténues que dão a impressão de imagens com aspectos muito reais.
As cores indexadas reduzem o tamanho dos ficheiros de imagens. No entanto, se a imagem for uma fotografia, esta pode originar um ficheiro de cores indexadas de tamanho grande.  As  cores indexadas  estão limitadas a 256 cores, podendo ser qualquer conjunto de 256 cores de  16,7 milhões  de 24 bits de cor.  As cores indexadas estão limitadas a 256 cores, podendo ser qualquer conjunto de 256 cores de  16,7 milhões de 24 bits de cor . Se tivermos um gráfico a preto e branco e se este for guardado com um formato de cor indexada, a tabela contém apenas as cores preta e branca necessárias para a imagem e não precisa de conter 256 cores ou menos. Assim, o ficheiro torna-se mais pequeno, não necessitando de guardar informação a mais.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Esta imagem GIF gerada a partir duma foto mostra as limitações do formato GIF quando na imagem é suposto existir uma gradação  suave de cores. Neste caso, é melhor usar um ficheiro JPEG.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Esta imagem  GIF  usa uma paleta de 155 cores. O tamanho do ficheiro é de 5125 bytes.   Esta imagem  PNG  usa uma paleta idêntica. O tamanho do ficheiro é de 4253 bytes.   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Esta imagem tem variações graduais de cor.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Teoria das cores e computação gráfica
Teoria das cores e computação gráficaTeoria das cores e computação gráfica
Teoria das cores e computação gráficaBruno Henrique Ferreira
 
Tipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitaisTipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitaisAline Okumura
 
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshop
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com PhotoshopConceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshop
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshopdualpixel
 
Fundamentos do desenho
Fundamentos do desenhoFundamentos do desenho
Fundamentos do desenhosergioborgato
 
Aula 09 imagens vetoriais
Aula 09   imagens vetoriaisAula 09   imagens vetoriais
Aula 09 imagens vetoriaisFábio Costa
 
Glossário do designers
Glossário  do designersGlossário  do designers
Glossário do designersAlan Pereira
 
Atividade de web design
Atividade de web designAtividade de web design
Atividade de web designViniciusGuedes
 
Aula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatosAula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatosOsmar Rios
 
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagem
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagemModulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagem
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagemSérgio Antao
 
Teoria das Cores para Sistemas Digitais
Teoria das Cores para Sistemas DigitaisTeoria das Cores para Sistemas Digitais
Teoria das Cores para Sistemas Digitaisesdsprojectox
 
Atividade de web design
Atividade de web designAtividade de web design
Atividade de web designvictorgarcez
 
Imagens matriciais vs Imagens vectoriais
Imagens matriciais vs Imagens vectoriaisImagens matriciais vs Imagens vectoriais
Imagens matriciais vs Imagens vectoriaisRuiCorgan
 
1-aulateoriadascores-.pdf
1-aulateoriadascores-.pdf1-aulateoriadascores-.pdf
1-aulateoriadascores-.pdfMFJCFL
 

Was ist angesagt? (18)

Teoria das cores e computação gráfica
Teoria das cores e computação gráficaTeoria das cores e computação gráfica
Teoria das cores e computação gráfica
 
Tipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitaisTipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitais
 
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshop
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com PhotoshopConceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshop
Conceito Inicial do Tratamento de Imagens com Photoshop
 
Fundamentos do desenho
Fundamentos do desenhoFundamentos do desenho
Fundamentos do desenho
 
Aula 09 imagens vetoriais
Aula 09   imagens vetoriaisAula 09   imagens vetoriais
Aula 09 imagens vetoriais
 
Cores - Colors
Cores  -  ColorsCores  -  Colors
Cores - Colors
 
Glossário do designers
Glossário  do designersGlossário  do designers
Glossário do designers
 
05 formulação de cores
05 formulação de cores05 formulação de cores
05 formulação de cores
 
Teoria das cores
Teoria das coresTeoria das cores
Teoria das cores
 
Atividade de web design
Atividade de web designAtividade de web design
Atividade de web design
 
Aula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatosAula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatos
 
A cor sínteses
A cor síntesesA cor sínteses
A cor sínteses
 
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagem
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagemModulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagem
Modulo 0138 0138-caracterização de varios tipos e formatos de imagem
 
Teoria das Cores para Sistemas Digitais
Teoria das Cores para Sistemas DigitaisTeoria das Cores para Sistemas Digitais
Teoria das Cores para Sistemas Digitais
 
Atividade de web design
Atividade de web designAtividade de web design
Atividade de web design
 
Imagens matriciais vs Imagens vectoriais
Imagens matriciais vs Imagens vectoriaisImagens matriciais vs Imagens vectoriais
Imagens matriciais vs Imagens vectoriais
 
1-aulateoriadascores-.pdf
1-aulateoriadascores-.pdf1-aulateoriadascores-.pdf
1-aulateoriadascores-.pdf
 
Fotografia digital basico
Fotografia digital basicoFotografia digital basico
Fotografia digital basico
 

Andere mochten auch

Principios de Funcionamento de Camera Tv Completo
Principios de Funcionamento de Camera Tv CompletoPrincipios de Funcionamento de Camera Tv Completo
Principios de Funcionamento de Camera Tv CompletoThiago Aguiar
 
Controles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapControles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapjournalistas
 
Aula 5 - A Equipe De Filmagem
Aula 5 - A Equipe De FilmagemAula 5 - A Equipe De Filmagem
Aula 5 - A Equipe De FilmagemFernando
 
Câmeras fotográficas unicap
Câmeras fotográficas unicapCâmeras fotográficas unicap
Câmeras fotográficas unicapjournalistas
 
Câmeras: Princípios Básicos
Câmeras: Princípios BásicosCâmeras: Princípios Básicos
Câmeras: Princípios BásicosThiago Aguiar
 
Resumo para prova
Resumo para provaResumo para prova
Resumo para provaFernando
 
TV Analógica e Digital
TV Analógica e DigitalTV Analógica e Digital
TV Analógica e Digitaleveraldoperin
 
Camera fotografica e_seus_mecanismos
Camera fotografica e_seus_mecanismosCamera fotografica e_seus_mecanismos
Camera fotografica e_seus_mecanismosArtetudo
 
Linguagem cinematográfica
Linguagem cinematográficaLinguagem cinematográfica
Linguagem cinematográficaVenelouis Polar
 
Enquadramento de câmera
Enquadramento de câmeraEnquadramento de câmera
Enquadramento de câmeraRenata Trindade
 
Posicionamento de camera
Posicionamento de cameraPosicionamento de camera
Posicionamento de cameraJoaquim Borgato
 
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de Lente
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de LenteEnquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de Lente
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de LenteConrado Melo
 
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)Mauricio Mallet Duprat
 
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdf
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdfPRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdf
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdfUNIP. Universidade Paulista
 

Andere mochten auch (20)

Principios de Funcionamento de Camera Tv Completo
Principios de Funcionamento de Camera Tv CompletoPrincipios de Funcionamento de Camera Tv Completo
Principios de Funcionamento de Camera Tv Completo
 
Análise de falhas
Análise de falhasAnálise de falhas
Análise de falhas
 
Controles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapControles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicap
 
Aula 5 - A Equipe De Filmagem
Aula 5 - A Equipe De FilmagemAula 5 - A Equipe De Filmagem
Aula 5 - A Equipe De Filmagem
 
Unicap 2015 1-1_remanejamento
Unicap 2015 1-1_remanejamentoUnicap 2015 1-1_remanejamento
Unicap 2015 1-1_remanejamento
 
Câmeras fotográficas unicap
Câmeras fotográficas unicapCâmeras fotográficas unicap
Câmeras fotográficas unicap
 
Câmeras: Princípios Básicos
Câmeras: Princípios BásicosCâmeras: Princípios Básicos
Câmeras: Princípios Básicos
 
Resumo para prova
Resumo para provaResumo para prova
Resumo para prova
 
Depto de telecomunicações
Depto de telecomunicaçõesDepto de telecomunicações
Depto de telecomunicações
 
TV Analógica e Digital
TV Analógica e DigitalTV Analógica e Digital
TV Analógica e Digital
 
Camera fotografica e_seus_mecanismos
Camera fotografica e_seus_mecanismosCamera fotografica e_seus_mecanismos
Camera fotografica e_seus_mecanismos
 
Linguagem cinematográfica
Linguagem cinematográficaLinguagem cinematográfica
Linguagem cinematográfica
 
Eav cinema hq planos 1
Eav cinema hq planos 1Eav cinema hq planos 1
Eav cinema hq planos 1
 
Enquadramento de câmera
Enquadramento de câmeraEnquadramento de câmera
Enquadramento de câmera
 
Posicionamento de camera
Posicionamento de cameraPosicionamento de camera
Posicionamento de camera
 
Tipos de Nós - Ivan 7d
Tipos de Nós - Ivan 7dTipos de Nós - Ivan 7d
Tipos de Nós - Ivan 7d
 
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de Lente
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de LenteEnquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de Lente
Enquadramento - Ângulos de Filmagem - Movimentos de Câmera - Movimentos de Lente
 
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)
Elementos narrativos do cinema - Parte 1 (Planos e enquadramentos)
 
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdf
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdfPRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdf
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Etapas da Produção pdf
 
Planos e ângulos
Planos e ângulosPlanos e ângulos
Planos e ângulos
 

Ähnlich wie Cor e Imagem

Ähnlich wie Cor e Imagem (20)

Aplicações Informáticas B cor e sistdigitais.pptx
Aplicações Informáticas B cor e sistdigitais.pptxAplicações Informáticas B cor e sistdigitais.pptx
Aplicações Informáticas B cor e sistdigitais.pptx
 
AULA SOBRE IMAGEM NO POWERPOINT - AULA43
AULA SOBRE IMAGEM NO POWERPOINT - AULA43AULA SOBRE IMAGEM NO POWERPOINT - AULA43
AULA SOBRE IMAGEM NO POWERPOINT - AULA43
 
Modulo
ModuloModulo
Modulo
 
Photoshop
PhotoshopPhotoshop
Photoshop
 
Teoria Cor
Teoria CorTeoria Cor
Teoria Cor
 
aula1_2.pdf
aula1_2.pdfaula1_2.pdf
aula1_2.pdf
 
Computacao grafica RGB
Computacao grafica RGBComputacao grafica RGB
Computacao grafica RGB
 
Tratamento imagem.v02 (1) (3)
Tratamento imagem.v02 (1) (3)Tratamento imagem.v02 (1) (3)
Tratamento imagem.v02 (1) (3)
 
Computacao grafica
Computacao graficaComputacao grafica
Computacao grafica
 
BASES SOBRE A TEORIA DA COR APLICADA AOS SISTEMAS DIGITAIS
BASES SOBRE A TEORIA DA COR APLICADA AOS SISTEMAS DIGITAISBASES SOBRE A TEORIA DA COR APLICADA AOS SISTEMAS DIGITAIS
BASES SOBRE A TEORIA DA COR APLICADA AOS SISTEMAS DIGITAIS
 
Teoria cor(2)
Teoria cor(2)Teoria cor(2)
Teoria cor(2)
 
Teoria Cor
Teoria CorTeoria Cor
Teoria Cor
 
Teoria cor(2)
Teoria cor(2)Teoria cor(2)
Teoria cor(2)
 
Teoria da cor3
Teoria da cor3Teoria da cor3
Teoria da cor3
 
Aula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.pptAula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.ppt
 
Modelos de cor e lsa_kelly
Modelos de cor e lsa_kellyModelos de cor e lsa_kelly
Modelos de cor e lsa_kelly
 
Utilizacaodosistemamultimedia 2
Utilizacaodosistemamultimedia 2Utilizacaodosistemamultimedia 2
Utilizacaodosistemamultimedia 2
 
A Imagem Digital
A Imagem DigitalA Imagem Digital
A Imagem Digital
 
Guiadecores
GuiadecoresGuiadecores
Guiadecores
 
Guia de Cores
Guia de CoresGuia de Cores
Guia de Cores
 

Cor e Imagem

  • 1. Tra ta men to de I ma gem
  • 2. Um mundo sem cor seria muito monótono Imagina como seria difícil mandar parar o trânsito se não existisse o vermelho ou o verde.
  • 3. Na natureza as cores também servem de sinais: As cores garridas de uma rela ( espécie de rã que vive nas árvores ) servem para avisar os outros animais que é venenosa. Enquanto que as maravilhosas cores das flores indicam às abelhas que têm néctar
  • 4. No entanto, nem todos os seres vivos vêm as cores do mesmo modo. Alguns animais, como por exemplo os porquinhos da índia e os esquilos, são daltónicos, não conseguem distinguir as cores.
  • 5. Os objectos parecem coloridos devido à forma como reflectem a luz. Quando a luz branca incide sobre uma superfície qualquer, algumas cores são absorvidas , enquanto outras são reflectidas. Ao olharmos para essa superfície vemos apenas as cores que são reflectidas. É essa luz colorida que produz a cor que nós pensamos que o objecto tem. Quando a luz do dia incide num par de sapatos azul, eles são azuis porque reflectem apenas a luz azul e absorve as outras cores.
  • 6. Quando um objecto é amarelo, significa que absorve a luz azul Se for preto é porque absorve toda a luz Se for verde é porque absorve a luz magenta Se for branco não absorve luz nenhuma, reflecte-a toda
  • 7.
  • 8. nm - nanometro : uma unidade de medição de comprimentos de onda de luz visível (um milionésimo de milímetro)
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14. As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O sistema RGB é usado para a criação de cores no monitor. Baseia-se nas mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorre na natureza. Por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores vermelha , verde e azul . Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores .
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21. K (preto) C (ciano) M (magenta) Y (amarelo) O preto é representado pela letra K, pois B poderia causar confusão com B – blue).
  • 22.
  • 23.
  • 24. Vermelho 100% de magenta + 100% de amarelo Azul 100% de ciano + 100% do magenta Verde 100% amarelo + 100% de ciano Preto 100% de todas as primárias . Branco 0% de todas as primárias e também do preto.
  • 25.
  • 26. Uma cor complementar de uma determinada cor primária é a cor que se encontra quando é efectuada uma rotação de 180 graus num anel de cor No modelo RGB, estas cores complementares são também chamadas cores secundárias ou cores primárias de impressão .
  • 27. Cores primárias do modelo RGB e as suas cores complementares
  • 28. Cores primárias do modelo RGB e as suas cores complementares
  • 29. Contudo esse modelo não pode ser usado para trabalhos que serão impressos em quatro cores.
  • 30.
  • 31. Matiz é o comprimento de onda, a especificidade de uma cor. Saturação é o grau de pureza de uma cor. Quanto mais alta a saturação, mais baixo é o conteúdo de cinza de uma cor. Brilho é a medida da intensidade de luz de uma cor .
  • 32. Nesse modelo as cores são mostradas como se estivéssemos a percorrer o perímetro de um disco de cores. Quando chegar aos 360º o vermelho será o mesmo que era exibido quando estava nos 0º, pois “rodamos” ao longo de uma circunferência .
  • 33. Cor Valor de Matiz Vermelho 0 ou 360º Amarelo 60º Verde 120º Ciano 180º Azul 240º Magenta 300º
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40.
  • 41.
  • 42.
  • 43.
  • 44.
  • 45.
  • 46.
  • 47.
  • 48.
  • 49. Assim, a definição de resolução de uma imagem é entendida como a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada , ppi (pixels per inch). A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. A resolução de uma imagem digital determina não só o nível de detalhe como os requisitos de armazenamento da mesma. Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento. A resolução de uma impressora ou scanner, fala-se em pontos, e não de píxeis, por polegada, dpi (dots per inch).
  • 50.
  • 51. O quadro seguinte mostra a relação entre o número de bits e o número de cores que podem ser produzidas. Mostra também os respectivos modelos de cor e padrões gráficos utilizados em monitores e placas gráficas. Profundidade de cor (nº de bits) Nº de cores produzidas Qualidade de cor Padrão gráfico 1 2 1 = 2 Preto e branco Monocromática 2 2 2 = 4 Cores de 2 bits CGA (Color Graphics Adapter) 4 2 4 = 16 Cores de 4 bits EGA (Enhanced Graphics Adapter) 8 2 8 = 256 Cores de 8 bits VGA (Video Graphics Adapter)
  • 52. A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem. No modelo RGB, com a profundidade de 24 bits existe a possibilidade de escolher 16,7 milhões de combinações de cor . Embora o olho humano não possa identificar estes 16,7 milhões de cores, este número de combinações permite variações ténues que dão a impressão de imagens com aspectos muito reais.
  • 53.
  • 54.
  • 55. As cores indexadas reduzem o tamanho dos ficheiros de imagens. No entanto, se a imagem for uma fotografia, esta pode originar um ficheiro de cores indexadas de tamanho grande. As cores indexadas estão limitadas a 256 cores, podendo ser qualquer conjunto de 256 cores de 16,7 milhões de 24 bits de cor. As cores indexadas estão limitadas a 256 cores, podendo ser qualquer conjunto de 256 cores de 16,7 milhões de 24 bits de cor . Se tivermos um gráfico a preto e branco e se este for guardado com um formato de cor indexada, a tabela contém apenas as cores preta e branca necessárias para a imagem e não precisa de conter 256 cores ou menos. Assim, o ficheiro torna-se mais pequeno, não necessitando de guardar informação a mais.
  • 56.
  • 57.
  • 58.
  • 59.
  • 60.
  • 61.
  • 62.
  • 63.
  • 64.
  • 65.

Hinweis der Redaktion

  1. Curso Profissional de Multimédia 2008/2009 Técnicas de Multimédia
  2. Curso Profissional de Multimédia 2008/2009 Técnicas de Multimédia Profª Sandra Silva
  3. Curso Profissional de Multimédia 2008/2009 Técnicas de Multimédia Profª Sandra Silva