SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 27
PALESTRANTES
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede George Siemens É professor e diretor do Centro de  Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba, no Canadá,  juntamente com o seu colega Stephen Downes, do Institute for Information  Technology’s e-Learning Research Group (Canadá). Siemens tem explorado as possibilidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação a través do conectivismo.
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Stephen Downes Trabalha no National Research Council, Instituto de Tecnologia da Informação, em Moncton, New Brunswick, Canadá, onde atua como Senior Research desde 2001 Downes vislumbra e aspira para um sistema de sociedade e de aprendizagem onde cada pessoa é capaz de alcançar seu pleno potencial! É conhecido por seu nesletter diário, OLDaily, que é distribuída pela web, e-mail e RSS para milhares de assinantes em todo o mundo sobre O Futuro da Aprendizagem Online (1998), Objetos de Aprendizagem (2000), Perfis de Recursos (2003), E-Learning 2.0 (2005).
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Carolina Rossini Membro do Grupo de Cooperação em Pesquisa do Centro Berkman, onde coordena o Projeto de Cooperação Industrial. Carolina fazia parte do time brasileiro da Creative Commons da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, onde coordenou o Programa de Clínica Legal e do CC América Latina, no capítulo de Open Business, e foi professora nas disciplinas de Propriedade Intelectual e Introdução ao Direito.
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Diego Ernesto Leal Fonseca Desde 1999 trabalha em temas relacionados com o uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) na Educação Seu objetivo e desejo é ajudar a mudar o mundo, mediante a construção de uma nova forma de relacionarmos, como sociedade, com a aprendizagem e o conhecimento. Este espaço é uma tentativa de experimental e descobrir novas formas de construir uma verdadeira presença on-line.
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Barbara (Bee) Dieu  Professora de inglês no Lycée Pasteur – Casa Santos Dumont, escola bilíngue franco-brasileira em São Paulo. Está online desde 1997, planejando, coordenando e moderando workshops em novas mídias e desenvolvimento profissional de professores.  Atualmente está envolvida em aprendizagem em redes, recursos e projetos educacionais abertos, literacia digital e educação informal. É  membro do conselho consultivo do New Media Consortium Horizon Project 2009 e 2010, coordenadora do Braztesol EduTech SIG e participa ativamente de várias associações, comunidades de prática e redes nacionais/internacionais, como REA, TESOL, Braztesol, Merlot, Práxis, Webheads in Action, Edublogosfera e FLNW . Comentarista:
Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Nilton Lessa Co-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos ,  partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender,  as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar,   e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo. Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem. Comentarista:
Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Gil Giardelli Editor do Blog Humanidade 4.0. Editor do Blog Experts na FinancialWeb, organizador do Mundo.com, e do Manifesto Digital Co-autor dos livros Internet – O encontro de dois mundos, e do livro e-causos. Co-founder Justmail, Gaia Creative. Coordenador dos Cursos de Inovação digital da ESPM, Startups, economia criativa e empreendedorismo na era digital.
Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Rafael Reinehr  Médico endocrinologista em Araranguá - SC. Fundador do site literário Simplicíssimo, do portal cultural O Pensador Selvagem e Netweaver da Coolmeia, Ideias em Cooperação, uma incubadora de ideias altruístas. Nos últimos 15 anos, tem estudado o pensamento libertário e planejado modos de trazer para a prática cotidiana modelos, ferramentas e atitudes para aumentar a produção de Capital Social, de bem comum.
Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Edilberto Sastre Mestre em sociologia pela UnB. Foi Secretário de Educação em sua cidade natal. No Brasil tem atuado como professor universitário, consultor e pesquisador. Em 2006 publicou o livro "Encruzilhada da Universidade Particular: caminhos e possibilidades". Para o Ministério da Educação a pesquisa "Panorama da Produção de Conhecimento sobre Violência nas Escolas no Brasil"(2009).
Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Luiz de Campos Jr Participa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação. Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL. Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente. Comentarista:
Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Sanghamitra Iyengar Formada em Psiquiatria Social do Trabalho, tem desenvolvido por 3 décadas trabalhos nas áreas da saúde mental, deficiências e HIV na Índia e em Cingapura. Ela é diretora fundadora da Samraksha, uma organização que tem se envolvido com uma resposta global ao HIV por meio da sua prevenção desde 1993. Ela acredita na força inerente das comunidades para encontrar soluções para seus próprios problemas. O trabalho da Samraksha é desenvolvido com pessoas que trabalham na prostituição, minorias sexuais, populações rurais desfavorecidas e portadoras do vírus HIV. Em especial a Samraksha desenvolve atividades pioneiras em áreas rurais por meio de serviços de cuidados paliativos e facilitação de aprendizagem nas comunidades.
Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Wiseman Jack É o Dean Executivo Interino do Campus Cidade CIDA e responsável por todos os programas acadêmicos, estruturas de apoio e sistemas dentro da CIDA City Campus, em Johanesburgo – África do Sul. Atualmente está doutorando na área de Educação , Formação e Desenvolvimento em North West University, Potchefstroom . Foi Gerente de Aprendizagem para o Desenvolvimento Funcional em Edcon enfocando o desenvolvimento de Pós-Graduação e programas relacionados com a liderança .
Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Reinaldo Pamponet Administrador de Empresas, ex-executivo do Citibank e da Microsoft, empreendedor social, fundador da Eletrocooperativa e Fundador-Diretor da Rede Criativa Itsnoon.  Fellow Ashoka, líder Avina, membro da Rede Leader’s Quest. Comentarista:
Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Jay Cross Estrategista internacionalmente aclamado, palestrante e designer de aprendizagem corporativa e sistemas de desempenho. Graduado da Universidade de Princeton e Harvard Business School. Atualmente é o principal executivo da Internet Time Alliance (Professional Training & Coaching industry).
Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Paul Pangaro Com um background único em cibernética da linguagem, ele elabora as conversações que as pessoas precisam ter para  alcançar seus objetivos, além daqueles que as empresas  necessitam para se conectar e co-evolir com seus clientes. Executivo da área de tecnologia, analista de conversações, empreendedor e professor.
Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Luiz Algarra Consultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais. Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações. Comentarista:
Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Volney Faustini Administrador de empresas, consultor e autor e sócio fundador da FIT – Faustini Inovação e Tecnologia, empresa de consultoria em Educação Corporativa. Volney é estudioso do impacto da internet na sociedade - focando nas dinâmicas sociais - tem realizado palestras e cursos para os mais diferentes públicos. Destacam-se os temas da Inovação no mundo corporativo, a compreensão da geração nascida digital, e o futuro da Administração. Sua presença on-line é percebida tanto pelo twitter, como pelos blogs: Volney Faustini (wordpress) e Meu Filho Digital (blogger). Foi pioneiro do Telemarketing no Brasil e presidente da ABT – Associação Brasileira de Teleserviços. Comentarista:
Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)  Cleber Nunes Designer e autodidata, morador da cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais, decepcionados com a educação escolar que seus filhos Davi e Jônatas – 13 e 14 anos, na 5ª e 6ª série, respectivamente – estavam expostos há cerca de 6 anos numa escola pública, decidiram renunciar a grande parte das atividades profissionais às quais exerciam e passaram a se dedicar integralmente à função de educadores no lar. Retiraram os filhos da escola e passaram a ensiná-los, diariamente, disciplinas nas áreas de humanas e exatas, incluindo informática, inglês e até hebraico.Como no Brasil a educação em casa não é legalizada e o abandono escolar configura crime para os responsáveis legais, em pouco tempo o Conselho Tutelar notificou o Ministério Público acerca da situação.
Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)  Samantha Hoffmann Shiraishi  Jornalista, trabalha na cordenação de projetos online (com ênfase na ativação e produção de conteúdo em mídia social) desde 2006, quando deixou de trabalhar em revistas impressas, área na qual esteve por 10 anos. Escreve o Blog A Vida Como a Vida Quer Ser.
Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)  Claudio Ferraz Oliver Mestre em Educação pela PUC PR, especialista em Grupos Operativos pelo CEP - PR, intelectual desinstitucionalizado, especialista em gestão estratégica e controladoria, coordenador da Rede do Caminho - América Latina, autor de Economic Conspiracy - relational aspects, Amigos no Caminho - O educador e a educadora nas obras de Ivan Illich, Leo tolstoy e Paulo Freire, co autor de Serving with the Poor in Latin America. Criador do Programa "Nós na Tela" de formação e comunicação audio visual com jovens e crianças em parceria com o Canal FUTURA.
Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)  Luiz Carlos Faria da Silva Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Educação da UEM – Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação pela UNICAMP. Tem 54 anos e casado com Dayane Dalquana da Silva. O casal tem dois filhos, Lucas, 12 anos e 3 meses e Júlia, 10 anos e 9 meses, ambos não foram à escola até os sete anos. Foram alfabetizados pela mãe.Aos sete, foram matriculados em escola. Estudaram por dois anos o Lucas e um ano a Júlia. Há 2 anos e meio eles não freqüentam mais a escola regular. Praticam a educação domiciliar.
Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Augusto de Franco É escritor, consultor e um dos netweavers da Escola-de-Redes: uma rede de pessoas dedicada à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.
Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luiz Algarra Consultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais. Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações.
Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luis Fernando Guggenberger Atua com o Terceiro Setor nas áreas pedagógica, social, cultural, comunicação, captação de recursos, desenvolvimento institucional e gestão há 16 anos Atualmente trabalha na Vivo, operadora de telefonia móvel na área de responsabilidade sócio-ambiental, onde um dos principais projetos que netweaver é a Rede Vivo Educação.
Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Nilton Lessa Co-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos ,  partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender,  as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar,   e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo. Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem.
Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luiz de Campos Jr Participa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação. Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL. Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-line
Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-lineUso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-line
Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-lineRicardo Rodrigues Nunes
 
Redes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalRedes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalpaulomenor
 
Redes Sociais na Escola - NOVO
Redes Sociais na Escola - NOVORedes Sociais na Escola - NOVO
Redes Sociais na Escola - NOVOSONIA BERTOCCHI
 
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em Rede
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em RedePrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em Rede
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em RedeProjeto Criança em Rede
 
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na Educação
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na EducaçãoComunidades Virtuais e Redes Sociais na Educação
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na EducaçãoMaysa Brum
 
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educação
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educaçãoVirtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educação
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educaçãoFábio Zsigmond
 
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2marta santos
 
Utilização das redes sociais na educação
Utilização das redes sociais na educaçãoUtilização das redes sociais na educação
Utilização das redes sociais na educaçãoBenignaCouto
 
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?Luis Borges Gouveia
 
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o Professor
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o ProfessorA ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o Professor
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o ProfessorLuis Borges Gouveia
 

Was ist angesagt? (20)

Oficinawebcurriculo
OficinawebcurriculoOficinawebcurriculo
Oficinawebcurriculo
 
Redes Sociais na Escola
Redes Sociais na EscolaRedes Sociais na Escola
Redes Sociais na Escola
 
Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-line
Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-lineUso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-line
Uso de Tecnologias Digitais e Abordagens da Educação On-line
 
Palestrantes
PalestrantesPalestrantes
Palestrantes
 
Palestrantes
PalestrantesPalestrantes
Palestrantes
 
Redes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacionalRedes sociais no ambiente educacional
Redes sociais no ambiente educacional
 
Relançamento da Rede Vivo Educação
Relançamento da Rede Vivo EducaçãoRelançamento da Rede Vivo Educação
Relançamento da Rede Vivo Educação
 
Redes Sociais na Escola - NOVO
Redes Sociais na Escola - NOVORedes Sociais na Escola - NOVO
Redes Sociais na Escola - NOVO
 
Eja e as redes sociais
Eja e as redes sociaisEja e as redes sociais
Eja e as redes sociais
 
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em Rede
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em RedePrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em Rede
PrêMio Instituto Vivo Toda CriançA Em Rede
 
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na Educação
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na EducaçãoComunidades Virtuais e Redes Sociais na Educação
Comunidades Virtuais e Redes Sociais na Educação
 
Pacto e Jornada
Pacto e JornadaPacto e Jornada
Pacto e Jornada
 
Web2.0 aplicações 1
Web2.0   aplicações 1Web2.0   aplicações 1
Web2.0 aplicações 1
 
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educação
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educaçãoVirtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educação
Virtual Educa 2021 - Pandemia, o legado para a educação
 
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
 
A Internet Na Sala De Aula
A Internet Na Sala De AulaA Internet Na Sala De Aula
A Internet Na Sala De Aula
 
Finaljornadasfinal
FinaljornadasfinalFinaljornadasfinal
Finaljornadasfinal
 
Utilização das redes sociais na educação
Utilização das redes sociais na educaçãoUtilização das redes sociais na educação
Utilização das redes sociais na educação
 
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?
Depois dos 15 primeiros anos, quais os desafios para os próximos 5?
 
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o Professor
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o ProfessorA ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o Professor
A ESCOLA E OS NOVOS DESAFIOS: A Escola, o Digital e o Professor
 

Ähnlich wie Participantes

Educação Sustentável e redes de aprendizagem
Educação Sustentável e redes de aprendizagemEducação Sustentável e redes de aprendizagem
Educação Sustentável e redes de aprendizagemLuis Borges Gouveia
 
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas Ricardo Chagas
 
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTO
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTOPROFISSÃO DESENVOLVIMENTO
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTOProfides
 
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Mila Gonçalves
 
Informática na educação - 2
Informática na educação - 2Informática na educação - 2
Informática na educação - 2rafael_neves
 
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTAS
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTASMídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTAS
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTASJoão de Deus Dias Neto
 
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_m
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_mTratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_m
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_mIsabelPereira2010
 
Projeto Santa Luisa de Marillac
Projeto Santa Luisa de MarillacProjeto Santa Luisa de Marillac
Projeto Santa Luisa de Marillackatiacristinasousa
 
Redessociais sinpeem
Redessociais sinpeemRedessociais sinpeem
Redessociais sinpeemMary Andrioli
 
Evento Educanvisa - Brasília 19 de setembro de 2018
Evento Educanvisa - Brasília 19 de  setembro de 2018Evento Educanvisa - Brasília 19 de  setembro de 2018
Evento Educanvisa - Brasília 19 de setembro de 2018Instituto Educadigital
 
Digicorp aula1 07 05 2010
Digicorp aula1 07 05 2010Digicorp aula1 07 05 2010
Digicorp aula1 07 05 2010guest7491be
 
Digicorp - aula1 - 07 05 2010
Digicorp - aula1 - 07 05 2010Digicorp - aula1 - 07 05 2010
Digicorp - aula1 - 07 05 2010Carolina Terra
 
45rj 03 is-apresentacao-grupo-a
45rj 03 is-apresentacao-grupo-a45rj 03 is-apresentacao-grupo-a
45rj 03 is-apresentacao-grupo-aanaluciakiv
 
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea Fagundes
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea FagundesPriscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea Fagundes
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea FagundesREA Brasil
 

Ähnlich wie Participantes (20)

Palestrantes
PalestrantesPalestrantes
Palestrantes
 
cv_hd_2015_01
cv_hd_2015_01cv_hd_2015_01
cv_hd_2015_01
 
Educação Sustentável e redes de aprendizagem
Educação Sustentável e redes de aprendizagemEducação Sustentável e redes de aprendizagem
Educação Sustentável e redes de aprendizagem
 
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas
Apresentação Consultor Educacional Ricardo Chagas
 
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTO
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTOPROFISSÃO DESENVOLVIMENTO
PROFISSÃO DESENVOLVIMENTO
 
Profides
ProfidesProfides
Profides
 
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
 
Informática na educação - 2
Informática na educação - 2Informática na educação - 2
Informática na educação - 2
 
Instituto Tecnologia & Equidade | Apresentação
Instituto Tecnologia & Equidade | ApresentaçãoInstituto Tecnologia & Equidade | Apresentação
Instituto Tecnologia & Equidade | Apresentação
 
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTAS
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTASMídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTAS
Mídias sociais e educação PERSPECTIVAS CAPACITAÇÃO E FERRAMENTAS
 
Trabalhando com redes sociais
Trabalhando com redes sociaisTrabalhando com redes sociais
Trabalhando com redes sociais
 
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_m
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_mTratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_m
Tratar os media_por_tu_guia_pratico_de_ep_m
 
Projeto Santa Luisa de Marillac
Projeto Santa Luisa de MarillacProjeto Santa Luisa de Marillac
Projeto Santa Luisa de Marillac
 
Redessociais sinpeem
Redessociais sinpeemRedessociais sinpeem
Redessociais sinpeem
 
Evento Educanvisa - Brasília 19 de setembro de 2018
Evento Educanvisa - Brasília 19 de  setembro de 2018Evento Educanvisa - Brasília 19 de  setembro de 2018
Evento Educanvisa - Brasília 19 de setembro de 2018
 
Digicorp aula1 07 05 2010
Digicorp aula1 07 05 2010Digicorp aula1 07 05 2010
Digicorp aula1 07 05 2010
 
Digicorp - aula1 - 07 05 2010
Digicorp - aula1 - 07 05 2010Digicorp - aula1 - 07 05 2010
Digicorp - aula1 - 07 05 2010
 
45rj 03 is-apresentacao-grupo-a
45rj 03 is-apresentacao-grupo-a45rj 03 is-apresentacao-grupo-a
45rj 03 is-apresentacao-grupo-a
 
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea Fagundes
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea FagundesPriscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea Fagundes
Priscila Gonsales - Biografia Colaborativa da Lea Fagundes
 
Letramento digital
Letramento digitalLetramento digital
Letramento digital
 

Participantes

  • 2. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede George Siemens É professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba, no Canadá, juntamente com o seu colega Stephen Downes, do Institute for Information Technology’s e-Learning Research Group (Canadá). Siemens tem explorado as possibilidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação a través do conectivismo.
  • 3. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Stephen Downes Trabalha no National Research Council, Instituto de Tecnologia da Informação, em Moncton, New Brunswick, Canadá, onde atua como Senior Research desde 2001 Downes vislumbra e aspira para um sistema de sociedade e de aprendizagem onde cada pessoa é capaz de alcançar seu pleno potencial! É conhecido por seu nesletter diário, OLDaily, que é distribuída pela web, e-mail e RSS para milhares de assinantes em todo o mundo sobre O Futuro da Aprendizagem Online (1998), Objetos de Aprendizagem (2000), Perfis de Recursos (2003), E-Learning 2.0 (2005).
  • 4. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Carolina Rossini Membro do Grupo de Cooperação em Pesquisa do Centro Berkman, onde coordena o Projeto de Cooperação Industrial. Carolina fazia parte do time brasileiro da Creative Commons da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, onde coordenou o Programa de Clínica Legal e do CC América Latina, no capítulo de Open Business, e foi professora nas disciplinas de Propriedade Intelectual e Introdução ao Direito.
  • 5. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Diego Ernesto Leal Fonseca Desde 1999 trabalha em temas relacionados com o uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) na Educação Seu objetivo e desejo é ajudar a mudar o mundo, mediante a construção de uma nova forma de relacionarmos, como sociedade, com a aprendizagem e o conhecimento. Este espaço é uma tentativa de experimental e descobrir novas formas de construir uma verdadeira presença on-line.
  • 6. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Barbara (Bee) Dieu Professora de inglês no Lycée Pasteur – Casa Santos Dumont, escola bilíngue franco-brasileira em São Paulo. Está online desde 1997, planejando, coordenando e moderando workshops em novas mídias e desenvolvimento profissional de professores.  Atualmente está envolvida em aprendizagem em redes, recursos e projetos educacionais abertos, literacia digital e educação informal. É  membro do conselho consultivo do New Media Consortium Horizon Project 2009 e 2010, coordenadora do Braztesol EduTech SIG e participa ativamente de várias associações, comunidades de prática e redes nacionais/internacionais, como REA, TESOL, Braztesol, Merlot, Práxis, Webheads in Action, Edublogosfera e FLNW . Comentarista:
  • 7. Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede Nilton Lessa Co-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos ,  partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender,  as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar,  e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo. Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem. Comentarista:
  • 8. Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Gil Giardelli Editor do Blog Humanidade 4.0. Editor do Blog Experts na FinancialWeb, organizador do Mundo.com, e do Manifesto Digital Co-autor dos livros Internet – O encontro de dois mundos, e do livro e-causos. Co-founder Justmail, Gaia Creative. Coordenador dos Cursos de Inovação digital da ESPM, Startups, economia criativa e empreendedorismo na era digital.
  • 9. Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Rafael Reinehr Médico endocrinologista em Araranguá - SC. Fundador do site literário Simplicíssimo, do portal cultural O Pensador Selvagem e Netweaver da Coolmeia, Ideias em Cooperação, uma incubadora de ideias altruístas. Nos últimos 15 anos, tem estudado o pensamento libertário e planejado modos de trazer para a prática cotidiana modelos, ferramentas e atitudes para aumentar a produção de Capital Social, de bem comum.
  • 10. Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Edilberto Sastre Mestre em sociologia pela UnB. Foi Secretário de Educação em sua cidade natal. No Brasil tem atuado como professor universitário, consultor e pesquisador. Em 2006 publicou o livro "Encruzilhada da Universidade Particular: caminhos e possibilidades". Para o Ministério da Educação a pesquisa "Panorama da Produção de Conhecimento sobre Violência nas Escolas no Brasil"(2009).
  • 11. Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois) Luiz de Campos Jr Participa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação. Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL. Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente. Comentarista:
  • 12. Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Sanghamitra Iyengar Formada em Psiquiatria Social do Trabalho, tem desenvolvido por 3 décadas trabalhos nas áreas da saúde mental, deficiências e HIV na Índia e em Cingapura. Ela é diretora fundadora da Samraksha, uma organização que tem se envolvido com uma resposta global ao HIV por meio da sua prevenção desde 1993. Ela acredita na força inerente das comunidades para encontrar soluções para seus próprios problemas. O trabalho da Samraksha é desenvolvido com pessoas que trabalham na prostituição, minorias sexuais, populações rurais desfavorecidas e portadoras do vírus HIV. Em especial a Samraksha desenvolve atividades pioneiras em áreas rurais por meio de serviços de cuidados paliativos e facilitação de aprendizagem nas comunidades.
  • 13. Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Wiseman Jack É o Dean Executivo Interino do Campus Cidade CIDA e responsável por todos os programas acadêmicos, estruturas de apoio e sistemas dentro da CIDA City Campus, em Johanesburgo – África do Sul. Atualmente está doutorando na área de Educação , Formação e Desenvolvimento em North West University, Potchefstroom . Foi Gerente de Aprendizagem para o Desenvolvimento Funcional em Edcon enfocando o desenvolvimento de Pós-Graduação e programas relacionados com a liderança .
  • 14. Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede Reinaldo Pamponet Administrador de Empresas, ex-executivo do Citibank e da Microsoft, empreendedor social, fundador da Eletrocooperativa e Fundador-Diretor da Rede Criativa Itsnoon.  Fellow Ashoka, líder Avina, membro da Rede Leader’s Quest. Comentarista:
  • 15. Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Jay Cross Estrategista internacionalmente aclamado, palestrante e designer de aprendizagem corporativa e sistemas de desempenho. Graduado da Universidade de Princeton e Harvard Business School. Atualmente é o principal executivo da Internet Time Alliance (Professional Training & Coaching industry).
  • 16. Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Paul Pangaro Com um background único em cibernética da linguagem, ele elabora as conversações que as pessoas precisam ter para alcançar seus objetivos, além daqueles que as empresas necessitam para se conectar e co-evolir com seus clientes. Executivo da área de tecnologia, analista de conversações, empreendedor e professor.
  • 17. Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Luiz Algarra Consultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais. Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações. Comentarista:
  • 18. Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling) Volney Faustini Administrador de empresas, consultor e autor e sócio fundador da FIT – Faustini Inovação e Tecnologia, empresa de consultoria em Educação Corporativa. Volney é estudioso do impacto da internet na sociedade - focando nas dinâmicas sociais - tem realizado palestras e cursos para os mais diferentes públicos. Destacam-se os temas da Inovação no mundo corporativo, a compreensão da geração nascida digital, e o futuro da Administração. Sua presença on-line é percebida tanto pelo twitter, como pelos blogs: Volney Faustini (wordpress) e Meu Filho Digital (blogger). Foi pioneiro do Telemarketing no Brasil e presidente da ABT – Associação Brasileira de Teleserviços. Comentarista:
  • 19. Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling) Cleber Nunes Designer e autodidata, morador da cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais, decepcionados com a educação escolar que seus filhos Davi e Jônatas – 13 e 14 anos, na 5ª e 6ª série, respectivamente – estavam expostos há cerca de 6 anos numa escola pública, decidiram renunciar a grande parte das atividades profissionais às quais exerciam e passaram a se dedicar integralmente à função de educadores no lar. Retiraram os filhos da escola e passaram a ensiná-los, diariamente, disciplinas nas áreas de humanas e exatas, incluindo informática, inglês e até hebraico.Como no Brasil a educação em casa não é legalizada e o abandono escolar configura crime para os responsáveis legais, em pouco tempo o Conselho Tutelar notificou o Ministério Público acerca da situação.
  • 20. Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling) Samantha Hoffmann Shiraishi Jornalista, trabalha na cordenação de projetos online (com ênfase na ativação e produção de conteúdo em mídia social) desde 2006, quando deixou de trabalhar em revistas impressas, área na qual esteve por 10 anos. Escreve o Blog A Vida Como a Vida Quer Ser.
  • 21. Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling) Claudio Ferraz Oliver Mestre em Educação pela PUC PR, especialista em Grupos Operativos pelo CEP - PR, intelectual desinstitucionalizado, especialista em gestão estratégica e controladoria, coordenador da Rede do Caminho - América Latina, autor de Economic Conspiracy - relational aspects, Amigos no Caminho - O educador e a educadora nas obras de Ivan Illich, Leo tolstoy e Paulo Freire, co autor de Serving with the Poor in Latin America. Criador do Programa "Nós na Tela" de formação e comunicação audio visual com jovens e crianças em parceria com o Canal FUTURA.
  • 22. Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling) Luiz Carlos Faria da Silva Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Educação da UEM – Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação pela UNICAMP. Tem 54 anos e casado com Dayane Dalquana da Silva. O casal tem dois filhos, Lucas, 12 anos e 3 meses e Júlia, 10 anos e 9 meses, ambos não foram à escola até os sete anos. Foram alfabetizados pela mãe.Aos sete, foram matriculados em escola. Estudaram por dois anos o Lucas e um ano a Júlia. Há 2 anos e meio eles não freqüentam mais a escola regular. Praticam a educação domiciliar.
  • 23. Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Augusto de Franco É escritor, consultor e um dos netweavers da Escola-de-Redes: uma rede de pessoas dedicada à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.
  • 24. Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luiz Algarra Consultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais. Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações.
  • 25. Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luis Fernando Guggenberger Atua com o Terceiro Setor nas áreas pedagógica, social, cultural, comunicação, captação de recursos, desenvolvimento institucional e gestão há 16 anos Atualmente trabalha na Vivo, operadora de telefonia móvel na área de responsabilidade sócio-ambiental, onde um dos principais projetos que netweaver é a Rede Vivo Educação.
  • 26. Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Nilton Lessa Co-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos ,  partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender,  as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar,  e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo. Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem.
  • 27. Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede Luiz de Campos Jr Participa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação. Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL. Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente.