SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital FACHA/IGEC - nov/09 Avaliação de sites do segmento de informática  Nasajon Sistemas  e  Alterdata Software Como você explora  os e-componentes? José Telmo @JoseTelmo
Proposta do Trabalho ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo)
Nasajon Sistemas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo)
Alterdata Software Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo)
Propaganda / Institucional Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Nasajon possui discretos links  e aplicações para seu material institucional concentrando a maioria de sua história e informações,  dentro do menu "Empresa".  A Nasajon possui um canal para o estudante experimentar seu software em versão educacional mas, diferente da concorrente, não apresenta o link em seu site ou a opção dentro do portfólio de produtos.
Propaganda / Institucional Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Já a Alterdata explora em diferentes formatos e posições o seu conteúdo institucional usando desde links e menus drop-down até imagens estimulando o ingresso de candidatos e a visão de sua sede. 
Propaganda / Produto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Ponto forte na Nasajon, o uso degrande parte de seu site com imagens e informações disponíveis concentradas nos links "Produtos" e "Cursos". Não há um link "onde comprar" a informação de filiais e contato está dentro do link "Fale Conosco" o que pode impedir de imediato a identificação dos pontos de venda da empresa. 
Propaganda / Produto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Semelhante a Nasajon em concentrar as informações em poucos links no menu a Alterdata aproveita para explorar outras formas de contato equilibrando links de texto e espaços de imagem para promover o produto. O ponto forte aqui é o link "onde estamos" que resalta as representações da empresa pelo brasil e o mundo sendo separada do link "Contato".
Marketing Direto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Todo o atendimento ao cliente é feito através do acesso exclusivo ou através do link de "Fale Conosco" o que pode induzir a erros pois é o mesmo canal de comunicação com quem ainda não é cliente. O único telefone que é visível é o de vendas para o 0800. Não há um 0800 para  atendimento de suporte aos clientes.
Marketing Direto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata centraliza todos os seus contatos, inclusive o login de seus clientes dentro da "Central do Cliente" no menu.  A falta de um login na página de entrada pode ser cansativo para alguns ao ter de clicar em um menu para acessar o seu conteúdo exlcusivo. O excesso de opções no menu pode confundir mais do que auxiliar o cliente na busca do que precisa.
Relações Públicas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Nasajon precisa investir mais em Relações Públicas e pensar outros públicos que pode alcançar com informações e estatísticas de mercado e negócio como parceiros, investidores e interessados em tecnologia.  O único link encontrado refere-se a material dedicado a assessoria de imprensa e alguns artigos.
Relações Públicas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata peca ao não possuir um espaço para dados de assessoria como a Nasajon.  Mas ela apresenta soluções interessantes como a apresentação de uma parceria contábil e  um banner com as versões estudantis para seus sistemas ajudando a formar futuros usuários e clientes.
Promoção de Vendas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Aqui as empresas pecam por não oferecer material de brindes, jogos ou propaganda não-relacionada. Apenas a Alterdata que oferece através de seu link "Central do Cliente" o download de papéis de parede. Por se tratarem de produtoras de software o ideal seria as empresas oferecerem pequenos e aplicativos em conjunto com sistemas (ou não) que poderiam ser uma forma de atrair visitas e visibilidade na internet.
Web Site / Multimídia Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) O layout do site da Nasajon opta por um conteúdo mais textual complementado com pequenas imagens. O impacto visual maior está em seu grande banner. A Nasajon ainda não investe muito em produções multimídia restando algumas produções salvas no Youtube relacionadas apresentações de seu diretor Claudio Nasajon. Outro ponto negativo a ser revisto é que o mesmo diretor possui um programa de rádio mas não são feitos podcasts para clientes no site.
Web Site / Multimídia Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata dedica-se com mais força na produção de videocasts e entrevistas que a Nasajon.  Para destacar suas criações aos visitantes ela possui um banner "Media Center" para atrair o internauta que deseja um conteúdo diferenciado e bem organizado em seu próprio site. Igual a Nasajon, a Alterdata também não produz podcasts.
Online / Interatividade - Customização Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Outra área carente de recursos na Nasajon é a customização de seu site e serviços. Não há recursos para visitantes ou clientes de especificar conteúdo ou formato em seu acesso. Não há ferramenta de busca ou nuvem de tags o site usa apenas um link "Mapa do Site" para organizar e facilitar o acesso.
Online / Interatividade - Customização Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata comete os mesmos erros que a Nasajon em matéria de customização. A única diferença é a presença de uma ferramenta de busca (oferecida pelo Google) no lugar do Mapa do Site.
Online / Aspectos do Site Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Muitos erros foram econtrados nessa área em ambas as empresas. Não foram pensados conceitos de usabilidade ou fornecimento de versões para outras líguas. Nenhuma das empresas tem política de privacidade ou mesmo um FAQ para seus produtos. O único recurso encontrado para clientes foi o ícone de imprimir na Nasajon. O RSS existe no Blog da Nasajon, acessado apenas através de outro link no site. A Alterdata não possui recursos de cadastro ou RSS. 
Online / Comunicação de mão-dupla Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) O contato de feedbacks de clientes se dá pelo mesmo link de acesso de clientes e visitantes pelo "Fale Conosco".  Outros canais apresentados são as mídias sociais através de links no canto do site.
Online / Comunicação de mão-dupla Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Semelhante a Nasajon, a Alterdata centraliza seus contatos e feedbacks em dois links "Contato" e "Plantão de Atendimento". O único canal de mídias sociais que ele apresenta é o Twitter.
Conclusão Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Atuar em um mesmo segmento tende a criar padrões onde empresas procuram de forma semelhante atingir um mesmo perfil de cliente. Isso tem um reflexo negativo onde com uma comunicação plastificada ( P de promoção ) ou serviços com pouca oferta de inovação ( P de produto ), a diferenciação acaba por se pautar no  P de Preço . Em tempos de grande comércio pela internet ambos os sites não possuem venda online ou sequer a descrição de preços de seus produtos. Uma grande vantagem seria colocar um orçamento ou consultor online para estimular o visitante a obter as informações que precisa e estimular a decisão de compra. Newsletter e cadastros estão a muitos cliques de acesso obscurecendo seu uso. Também não há um canal específico para tratar outros clientes externos e interessados nas operações dos sites como dados de mercado e estatísticas fundamentais para atrair parceiros e investidores. A Nasajon possui muitos canais externos como Blogs, espaços para estudantes, representação comercial mas não estão integrados a identidade do site. Com isso a empresa perde em acessos e visibilidade.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadores
SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadoresSEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadores
SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadoresPaulo Oliveira
 
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digital
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digitalO guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digital
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digitalMaykoll Portugal
 
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversões
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversõesLanding Page: 7 erros que estão custando suas conversões
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversõesWishpond
 
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digital
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digitalMarketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digital
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digitalPedro Quintanilha
 
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de Dados
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de DadosMarketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de Dados
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de DadosHackel
 
Marketing de Busca
Marketing de BuscaMarketing de Busca
Marketing de BuscaRafael Comin
 

Was ist angesagt? (10)

OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO), MARKETING PARA FERRAMENTAS DE BUSC...
OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO), MARKETING PARA FERRAMENTAS DE BUSC...OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO), MARKETING PARA FERRAMENTAS DE BUSC...
OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO), MARKETING PARA FERRAMENTAS DE BUSC...
 
Mol Netimóveis
Mol NetimóveisMol Netimóveis
Mol Netimóveis
 
SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadores
SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadoresSEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadores
SEO e SEM - Conceitos e técnicas para otimização em buscadores
 
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digital
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digitalO guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digital
O guia definitivo de ferramentas para o sucesso no marketing digital
 
App seo
App seoApp seo
App seo
 
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversões
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversõesLanding Page: 7 erros que estão custando suas conversões
Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversões
 
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digital
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digitalMarketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digital
Marketing digital perguntas iniciais para planejamento de marketing digital
 
Análise da Presença Online
Análise da Presença OnlineAnálise da Presença Online
Análise da Presença Online
 
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de Dados
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de DadosMarketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de Dados
Marketing Conversacional | Automações, Performance e Inteligência de Dados
 
Marketing de Busca
Marketing de BuscaMarketing de Busca
Marketing de Busca
 

Andere mochten auch

50 Anos do Código Florestal - Paulo Sérgio
50 Anos do Código Florestal  - Paulo Sérgio50 Anos do Código Florestal  - Paulo Sérgio
50 Anos do Código Florestal - Paulo SérgioANCP Ribeirão Preto
 
Mensagem para Amigos
Mensagem para AmigosMensagem para Amigos
Mensagem para AmigosKarina64
 
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011Bruna Brüner
 
4 Ps Marketing na internet
4 Ps Marketing na internet4 Ps Marketing na internet
4 Ps Marketing na internetJose Telmo
 
Marketing Viral nas Mídias Sociais - Aula
Marketing Viral nas Mídias Sociais - AulaMarketing Viral nas Mídias Sociais - Aula
Marketing Viral nas Mídias Sociais - AulaJose Telmo
 
Clima ,hidrografia e vegetação
Clima ,hidrografia e vegetaçãoClima ,hidrografia e vegetação
Clima ,hidrografia e vegetaçãoDébora Sales
 
Mensagem Criativa da CIPA
Mensagem Criativa da CIPAMensagem Criativa da CIPA
Mensagem Criativa da CIPATonhaoSemAcento
 
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicas
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicasOxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicas
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicasAlberto Quispe
 
Value Stream Mapping Process
Value Stream Mapping ProcessValue Stream Mapping Process
Value Stream Mapping ProcessAnand Subramaniam
 
의류시장 동향 및 전망
의류시장 동향 및 전망의류시장 동향 및 전망
의류시장 동향 및 전망DMC미디어
 
Sistema educativo nacional
Sistema educativo nacionalSistema educativo nacional
Sistema educativo nacionalm23rm
 

Andere mochten auch (20)

50 Anos do Código Florestal - Paulo Sérgio
50 Anos do Código Florestal  - Paulo Sérgio50 Anos do Código Florestal  - Paulo Sérgio
50 Anos do Código Florestal - Paulo Sérgio
 
Mensagem para Amigos
Mensagem para AmigosMensagem para Amigos
Mensagem para Amigos
 
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011
Revista ABRAPHE -Edição Outubro / Novembro 2011
 
Citroen
CitroenCitroen
Citroen
 
Nomotética e ideografica
Nomotética e ideograficaNomotética e ideografica
Nomotética e ideografica
 
4 Ps Marketing na internet
4 Ps Marketing na internet4 Ps Marketing na internet
4 Ps Marketing na internet
 
Marketing Viral nas Mídias Sociais - Aula
Marketing Viral nas Mídias Sociais - AulaMarketing Viral nas Mídias Sociais - Aula
Marketing Viral nas Mídias Sociais - Aula
 
Clima ,hidrografia e vegetação
Clima ,hidrografia e vegetaçãoClima ,hidrografia e vegetação
Clima ,hidrografia e vegetação
 
O brasil e suas etnias
O brasil e suas etniasO brasil e suas etnias
O brasil e suas etnias
 
Hexagrama
HexagramaHexagrama
Hexagrama
 
Mensagem Criativa da CIPA
Mensagem Criativa da CIPAMensagem Criativa da CIPA
Mensagem Criativa da CIPA
 
El Marketing Turistico
El Marketing TuristicoEl Marketing Turistico
El Marketing Turistico
 
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicas
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicasOxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicas
Oxidos del Cloro - Fórmulas, nombres y ecuaciones químicas
 
Hidrografia
HidrografiaHidrografia
Hidrografia
 
Teoria PsicanalíTica
Teoria PsicanalíTicaTeoria PsicanalíTica
Teoria PsicanalíTica
 
EMS - Datasul
EMS - DatasulEMS - Datasul
EMS - Datasul
 
Value Stream Mapping Process
Value Stream Mapping ProcessValue Stream Mapping Process
Value Stream Mapping Process
 
의류시장 동향 및 전망
의류시장 동향 및 전망의류시장 동향 및 전망
의류시장 동향 및 전망
 
Cadub novosusuarios
Cadub novosusuariosCadub novosusuarios
Cadub novosusuarios
 
Sistema educativo nacional
Sistema educativo nacionalSistema educativo nacional
Sistema educativo nacional
 

Ähnlich wie Como Você Explora Os E-Componentes

Palestra - Como esta sua presença na internet?
Palestra - Como esta sua presença na internet?Palestra - Como esta sua presença na internet?
Palestra - Como esta sua presença na internet?H2Web
 
Trabalho Telelistas - Marketing Digital
Trabalho Telelistas - Marketing DigitalTrabalho Telelistas - Marketing Digital
Trabalho Telelistas - Marketing DigitalSimone Chiesse
 
Curso de Marketing Digital para E-Commerce
Curso de Marketing Digital para E-CommerceCurso de Marketing Digital para E-Commerce
Curso de Marketing Digital para E-CommerceNorma Paiva da Matta
 
Mix De Comunicação On-line
Mix De Comunicação On-lineMix De Comunicação On-line
Mix De Comunicação On-lineRoberto Gaspar
 
Modelo Planejamento Digital Interativo Website
Modelo Planejamento Digital Interativo WebsiteModelo Planejamento Digital Interativo Website
Modelo Planejamento Digital Interativo WebsiteIsrael Degasperi
 
Modelo planejamento digital_interativo_website
Modelo planejamento digital_interativo_websiteModelo planejamento digital_interativo_website
Modelo planejamento digital_interativo_websiteAlan Pereira
 
O futuro de sua empresa está no facebook
O futuro de sua empresa está no facebookO futuro de sua empresa está no facebook
O futuro de sua empresa está no facebook42 Marketing Digital
 
Marketing digital passo a passo completo para iniciantes
Marketing digital   passo a passo completo para iniciantesMarketing digital   passo a passo completo para iniciantes
Marketing digital passo a passo completo para iniciantesCarlos Henrique Muller
 
Marketing Digital - Como Implementar em sua Empresa
Marketing Digital - Como Implementar em sua EmpresaMarketing Digital - Como Implementar em sua Empresa
Marketing Digital - Como Implementar em sua EmpresaAgencia Freela
 
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantes
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantesmarketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantes
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantesJosue de Paula Mattos
 
Marketing digital - O Passo a Passo para Iniciantes
Marketing digital - O Passo a Passo para IniciantesMarketing digital - O Passo a Passo para Iniciantes
Marketing digital - O Passo a Passo para IniciantesBruno Bianchini
 
GANHAR DINHEIRO EM CASA
GANHAR DINHEIRO EM CASA GANHAR DINHEIRO EM CASA
GANHAR DINHEIRO EM CASA GomesSilvaSilva
 
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelIndústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelArank
 
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a Desempenho
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a DesempenhoFacebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a Desempenho
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a DesempenhoTiago Flores Dias
 
6 estratégias de comunicação na web 20
6  estratégias de comunicação na web 206  estratégias de comunicação na web 20
6 estratégias de comunicação na web 20Vera Carlos
 
Apresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida BellaApresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida Bellagoocloud
 
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914Marcelo Balerone
 
Palestra Jump
Palestra JumpPalestra Jump
Palestra Jumpluribeiro
 

Ähnlich wie Como Você Explora Os E-Componentes (20)

Palestra - Como esta sua presença na internet?
Palestra - Como esta sua presença na internet?Palestra - Como esta sua presença na internet?
Palestra - Como esta sua presença na internet?
 
Trabalho Telelistas - Marketing Digital
Trabalho Telelistas - Marketing DigitalTrabalho Telelistas - Marketing Digital
Trabalho Telelistas - Marketing Digital
 
Briefing Simcauto
Briefing SimcautoBriefing Simcauto
Briefing Simcauto
 
Curso de Marketing Digital para E-Commerce
Curso de Marketing Digital para E-CommerceCurso de Marketing Digital para E-Commerce
Curso de Marketing Digital para E-Commerce
 
Mix De Comunicação On-line
Mix De Comunicação On-lineMix De Comunicação On-line
Mix De Comunicação On-line
 
Modelo Planejamento Digital Interativo Website
Modelo Planejamento Digital Interativo WebsiteModelo Planejamento Digital Interativo Website
Modelo Planejamento Digital Interativo Website
 
Modelo planejamento digital_interativo_website
Modelo planejamento digital_interativo_websiteModelo planejamento digital_interativo_website
Modelo planejamento digital_interativo_website
 
O futuro de sua empresa está no facebook
O futuro de sua empresa está no facebookO futuro de sua empresa está no facebook
O futuro de sua empresa está no facebook
 
Marketing digital passo a passo completo para iniciantes
Marketing digital   passo a passo completo para iniciantesMarketing digital   passo a passo completo para iniciantes
Marketing digital passo a passo completo para iniciantes
 
Marketing Digital - Como Implementar em sua Empresa
Marketing Digital - Como Implementar em sua EmpresaMarketing Digital - Como Implementar em sua Empresa
Marketing Digital - Como Implementar em sua Empresa
 
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantes
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantesmarketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantes
marketing+digital+-+passo+a+passo+completo+para+iniciantes
 
Marketing digital - O Passo a Passo para Iniciantes
Marketing digital - O Passo a Passo para IniciantesMarketing digital - O Passo a Passo para Iniciantes
Marketing digital - O Passo a Passo para Iniciantes
 
GANHAR DINHEIRO EM CASA
GANHAR DINHEIRO EM CASA GANHAR DINHEIRO EM CASA
GANHAR DINHEIRO EM CASA
 
Modelos de Negocios Digitais
Modelos de Negocios DigitaisModelos de Negocios Digitais
Modelos de Negocios Digitais
 
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelIndústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
 
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a Desempenho
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a DesempenhoFacebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a Desempenho
Facebook ads - Marketing Social e Publicidade Online orientadas a Desempenho
 
6 estratégias de comunicação na web 20
6  estratégias de comunicação na web 206  estratégias de comunicação na web 20
6 estratégias de comunicação na web 20
 
Apresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida BellaApresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida Bella
 
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914
Planejamento de Marketing Digital - FIESP - 300914
 
Palestra Jump
Palestra JumpPalestra Jump
Palestra Jump
 

Mehr von Jose Telmo

Introdução ao Marketing Digital
Introdução ao Marketing DigitalIntrodução ao Marketing Digital
Introdução ao Marketing DigitalJose Telmo
 
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias Sociais
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias SociaisMe Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias Sociais
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias SociaisJose Telmo
 
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e Monitoramento
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e MonitoramentoMétricas pra que te quero! - Aula de Métricas e Monitoramento
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e MonitoramentoJose Telmo
 
Marketing Viral - viral nas redes sociais
Marketing Viral - viral nas redes sociaisMarketing Viral - viral nas redes sociais
Marketing Viral - viral nas redes sociaisJose Telmo
 
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidores
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidoresRelevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidores
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidoresJose Telmo
 
Viral nas redes sociais
Viral nas redes sociaisViral nas redes sociais
Viral nas redes sociaisJose Telmo
 
Customizacao Cultural: Samsung
Customizacao Cultural: SamsungCustomizacao Cultural: Samsung
Customizacao Cultural: SamsungJose Telmo
 

Mehr von Jose Telmo (7)

Introdução ao Marketing Digital
Introdução ao Marketing DigitalIntrodução ao Marketing Digital
Introdução ao Marketing Digital
 
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias Sociais
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias SociaisMe Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias Sociais
Me Diga Com Quem Tuitas - Aula de Mídias Sociais
 
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e Monitoramento
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e MonitoramentoMétricas pra que te quero! - Aula de Métricas e Monitoramento
Métricas pra que te quero! - Aula de Métricas e Monitoramento
 
Marketing Viral - viral nas redes sociais
Marketing Viral - viral nas redes sociaisMarketing Viral - viral nas redes sociais
Marketing Viral - viral nas redes sociais
 
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidores
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidoresRelevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidores
Relevância 2.0 - o que mudou entre marcas e consumidores
 
Viral nas redes sociais
Viral nas redes sociaisViral nas redes sociais
Viral nas redes sociais
 
Customizacao Cultural: Samsung
Customizacao Cultural: SamsungCustomizacao Cultural: Samsung
Customizacao Cultural: Samsung
 

Kürzlich hochgeladen

AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)profesfrancleite
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING Mary Alvarenga
 
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBB
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBBTreinamento de Avaliação de Desempenho HBB
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBBDiegoFelicioTexeira
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...Colaborar Educacional
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderLucliaResende1
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024gilmaraoliveira0612
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 

Kürzlich hochgeladen (20)

AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING
 
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBB
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBBTreinamento de Avaliação de Desempenho HBB
Treinamento de Avaliação de Desempenho HBB
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
 

Como Você Explora Os E-Componentes

  • 1. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital FACHA/IGEC - nov/09 Avaliação de sites do segmento de informática  Nasajon Sistemas e Alterdata Software Como você explora  os e-componentes? José Telmo @JoseTelmo
  • 2.
  • 3. Nasajon Sistemas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo)
  • 4. Alterdata Software Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo)
  • 5. Propaganda / Institucional Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Nasajon possui discretos links  e aplicações para seu material institucional concentrando a maioria de sua história e informações,  dentro do menu "Empresa".  A Nasajon possui um canal para o estudante experimentar seu software em versão educacional mas, diferente da concorrente, não apresenta o link em seu site ou a opção dentro do portfólio de produtos.
  • 6. Propaganda / Institucional Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Já a Alterdata explora em diferentes formatos e posições o seu conteúdo institucional usando desde links e menus drop-down até imagens estimulando o ingresso de candidatos e a visão de sua sede. 
  • 7. Propaganda / Produto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Ponto forte na Nasajon, o uso degrande parte de seu site com imagens e informações disponíveis concentradas nos links "Produtos" e "Cursos". Não há um link "onde comprar" a informação de filiais e contato está dentro do link "Fale Conosco" o que pode impedir de imediato a identificação dos pontos de venda da empresa. 
  • 8. Propaganda / Produto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Semelhante a Nasajon em concentrar as informações em poucos links no menu a Alterdata aproveita para explorar outras formas de contato equilibrando links de texto e espaços de imagem para promover o produto. O ponto forte aqui é o link "onde estamos" que resalta as representações da empresa pelo brasil e o mundo sendo separada do link "Contato".
  • 9. Marketing Direto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Todo o atendimento ao cliente é feito através do acesso exclusivo ou através do link de "Fale Conosco" o que pode induzir a erros pois é o mesmo canal de comunicação com quem ainda não é cliente. O único telefone que é visível é o de vendas para o 0800. Não há um 0800 para  atendimento de suporte aos clientes.
  • 10. Marketing Direto Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata centraliza todos os seus contatos, inclusive o login de seus clientes dentro da "Central do Cliente" no menu.  A falta de um login na página de entrada pode ser cansativo para alguns ao ter de clicar em um menu para acessar o seu conteúdo exlcusivo. O excesso de opções no menu pode confundir mais do que auxiliar o cliente na busca do que precisa.
  • 11. Relações Públicas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Nasajon precisa investir mais em Relações Públicas e pensar outros públicos que pode alcançar com informações e estatísticas de mercado e negócio como parceiros, investidores e interessados em tecnologia.  O único link encontrado refere-se a material dedicado a assessoria de imprensa e alguns artigos.
  • 12. Relações Públicas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata peca ao não possuir um espaço para dados de assessoria como a Nasajon.  Mas ela apresenta soluções interessantes como a apresentação de uma parceria contábil e  um banner com as versões estudantis para seus sistemas ajudando a formar futuros usuários e clientes.
  • 13. Promoção de Vendas Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Aqui as empresas pecam por não oferecer material de brindes, jogos ou propaganda não-relacionada. Apenas a Alterdata que oferece através de seu link "Central do Cliente" o download de papéis de parede. Por se tratarem de produtoras de software o ideal seria as empresas oferecerem pequenos e aplicativos em conjunto com sistemas (ou não) que poderiam ser uma forma de atrair visitas e visibilidade na internet.
  • 14. Web Site / Multimídia Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) O layout do site da Nasajon opta por um conteúdo mais textual complementado com pequenas imagens. O impacto visual maior está em seu grande banner. A Nasajon ainda não investe muito em produções multimídia restando algumas produções salvas no Youtube relacionadas apresentações de seu diretor Claudio Nasajon. Outro ponto negativo a ser revisto é que o mesmo diretor possui um programa de rádio mas não são feitos podcasts para clientes no site.
  • 15. Web Site / Multimídia Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata dedica-se com mais força na produção de videocasts e entrevistas que a Nasajon.  Para destacar suas criações aos visitantes ela possui um banner "Media Center" para atrair o internauta que deseja um conteúdo diferenciado e bem organizado em seu próprio site. Igual a Nasajon, a Alterdata também não produz podcasts.
  • 16. Online / Interatividade - Customização Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Outra área carente de recursos na Nasajon é a customização de seu site e serviços. Não há recursos para visitantes ou clientes de especificar conteúdo ou formato em seu acesso. Não há ferramenta de busca ou nuvem de tags o site usa apenas um link "Mapa do Site" para organizar e facilitar o acesso.
  • 17. Online / Interatividade - Customização Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) A Alterdata comete os mesmos erros que a Nasajon em matéria de customização. A única diferença é a presença de uma ferramenta de busca (oferecida pelo Google) no lugar do Mapa do Site.
  • 18. Online / Aspectos do Site Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Muitos erros foram econtrados nessa área em ambas as empresas. Não foram pensados conceitos de usabilidade ou fornecimento de versões para outras líguas. Nenhuma das empresas tem política de privacidade ou mesmo um FAQ para seus produtos. O único recurso encontrado para clientes foi o ícone de imprimir na Nasajon. O RSS existe no Blog da Nasajon, acessado apenas através de outro link no site. A Alterdata não possui recursos de cadastro ou RSS. 
  • 19. Online / Comunicação de mão-dupla Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) O contato de feedbacks de clientes se dá pelo mesmo link de acesso de clientes e visitantes pelo "Fale Conosco".  Outros canais apresentados são as mídias sociais através de links no canto do site.
  • 20. Online / Comunicação de mão-dupla Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Semelhante a Nasajon, a Alterdata centraliza seus contatos e feedbacks em dois links "Contato" e "Plantão de Atendimento". O único canal de mídias sociais que ele apresenta é o Twitter.
  • 21. Conclusão Como você explora os e-componentes? José Telmo (@josetelmo) Atuar em um mesmo segmento tende a criar padrões onde empresas procuram de forma semelhante atingir um mesmo perfil de cliente. Isso tem um reflexo negativo onde com uma comunicação plastificada ( P de promoção ) ou serviços com pouca oferta de inovação ( P de produto ), a diferenciação acaba por se pautar no P de Preço . Em tempos de grande comércio pela internet ambos os sites não possuem venda online ou sequer a descrição de preços de seus produtos. Uma grande vantagem seria colocar um orçamento ou consultor online para estimular o visitante a obter as informações que precisa e estimular a decisão de compra. Newsletter e cadastros estão a muitos cliques de acesso obscurecendo seu uso. Também não há um canal específico para tratar outros clientes externos e interessados nas operações dos sites como dados de mercado e estatísticas fundamentais para atrair parceiros e investidores. A Nasajon possui muitos canais externos como Blogs, espaços para estudantes, representação comercial mas não estão integrados a identidade do site. Com isso a empresa perde em acessos e visibilidade.