SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 13
CASES
ELEIÇÕES OAB A Varjão & Associados foi a assessoria contratada para realizar o trabalho de comunicação e marketing para a eleição da Ordem no pleito 2007 à 2009; A vitória da chapa Ação e Ética, liderada pelo candidato Saul Quadros, deveu-se ao trabalho estratégico da assessoria de imprensa com inclusão de redes sociais; Já na reeleição para o pleito de 2010 à 2012, o êxito foi maior porque a chapa ganhou com uma margem de 45% com relação as três chapas concorrentes; Isto, graças ao trabalho desenvolvido pela atual administração conjuntamente com o trabalho de imagem e comunicação feito pela assessoria.
Ações:  Utilização de comunicação institucional e mercadológica;  Criação de um hotsite da chapa para o pleito;  Utilização de redes sociais: Youtube e Twitter;   Transformação do jornal em revista;  Criação do catálogo Sociedades de Advogados.
Inauguração do Restaurante Paraguaçu Para a inauguração do restaurante Paraguaçu, localizado no Aeroporto Internacional de Salvador – Luiz Eduardo Magalhães, os seus proprietários Eric e Selma Ravache confiaram à Varjão & Associados ComunicaçãoIntegrada a divulgação da abertura do local, comemorado com um grande jantar que reuniu cerca de 400 convidados, entre personalidades, imprensa, parceiros e amigos. O objetivo dos empresários era divulgar o evento de lançamento, assim como informar a sociedade que o local já estava em pleno funcionamento. A Varjão dividiu o trabalho em três etapas.
Pré-evento   Produção e entrega de press kits à imprensa, em especial a colunistas sociais e jornalistas da área de gastronomia;  Elaboração da lista de convidados da imprensa e formadores de opinião em geral (políticos, artistas, dentre outros), assim como entrega personalizada do convite;  Produção e divulgação de notas sociais, notas com cunho social, dentre outras;  Sugestões de pratos para compor colunas de gastronomia de impressos e veículos segmentados;  Divulgação junto aos veículos da região de Lauro de Freitas, haja vista que os proprietários sinalizaram que o público dos condomínios de luxo das localidades vizinhas, como Encontro das Águas e Busca Vida eram clientes em potencial.
Durante o evento  Uma equipe composta por dois jornalistas e um fotógrafo fizeram a cobertura jornalística do evento, assim como receberam a imprensa, fazendo o meio de campo entre os sócios e esta;  A equipe também auxiliou os profissionais da imprensa, atendendo as demandas destes;  Produção de discurso de agradecimento, conforme solicitação da proprietária. Pós-evento  Notas, textos e fotos-legendas foram produzidos de acordo com o interesse de cada editoria e/ou veículo acerca da cobertura do evento;  Atendimento às solicitações da imprensa;  Produção de relatório com todas as atividades desenvolvidas, assim como clipagem impressa, onlinee eletrônica.
Metas atingidas:  Ampla divulgação junto à imprensa de Salvador e Lauro de Freitas;  Presença de 70% dos convidados da imprensa;  Notas veiculadas nos maiores jornais da cidade, assim como comentários positivos em rádios locais;   Construção inicial de imagem que firmou o restaurante Paraguaçu como uma opção de restaurante voltado para a classe A para atender não somente os visitantes do aeroporto, mas também a sociedade, em geral. Dificuldades encontradas:  Localização do restaurante – o pensamento geral era que este seria mais um restaurante do aeroporto e não um espaço que também pode ser usufruído por quem não vai embarcar ou desembarcar;  Curto período de contratação da assessoria – o trabalho foi feito em apenas 01 (um) mês.
Projeto Leiloar No ano de 2007, o Tribunal do Trabalho (TRT5) resolveu modificar a forma de realizar os seus leilões e inspirado na bem sucedida experiência do Projeto Arrematar do TRT da Paraíba (13ª Região), criou o Projeto Leiloar. A nova sistemática de leilões foi adotada pelo TRT5 na gestão do presidente Roberto Pessoa e proporcionou mais agilidade às execuções trabalhistas, cujos pregões passaram a ser realizados a cada três meses, com maior volume de bens e, assim, maior atratividade para os arrematantes. Para divulgar o projeto Leiloar, a Varjão & Associados Comunicação Integrada adotou a seguinte estratégia: Era preciso, antes de tudo, despertar na população o hábito de participar de leilões, para tanto foi abordado, nos releases, os benefícios obtidos nos pregões e os objetivos do Projeto leiloar.
Pontos enaltecidos na comunicação:  Despertar nos públicos de interesse as vantagens de se adquirir um bem leiloado;   Informar que o Projeto Leiloar já é uma prática que vem acontecendo com êxito na Paraíba e oferece ganho à população, podendo adquirir um bem muito abaixo do preço de mercado e em excelente estado físico;  Esclarecer à população sobre como se processa a prática de um leilão (como um bem é arrematado, as garantias que o Tribunal oferece e pontuar sobre a total facilidade para arrematar um bem) ou seja, o arrematante precisa ter segurança que a justiça vai proporcionar garantia no processo com um todo.   Dar visibilidade, mostrando que os produtos oferecidos são bens móveis e imóveis com preço bom e em excelente estado; muitas vezes, um produto é arrematado por um valor muito menor do que ele realmente vale no mercado. Como o Tribunal não ganha com o leilão, ele não tem interesse em vender por um valor muito alto. Ele precisa mesmo fechar é o processo daquele bem. Sendo assim o leilão passa a ser um excelente negócio para quem compra.
Fomentar nos públicos de interesse, através da comunicação, à cultura de participações em leilões. O povo baiano, efetivamente, não tem esta cultura e a comunicação deve ser extremamente informativa e criativa ressaltando os benefícios e vantagens do Projeto Leiloar. Primeiro leilão O 1º Grande Leilão do Projeto Leiloar do Tribunal do Trabalho (TRT-BA) ocorreu no Salão do Centro de Convenções durante o período de 28/02 à 01/03/07. Meios e Veículos trabalhados  Produção de notícias diversificadas com enfoques que contemplem as diferentes editorias de veículos impressos, tais como: editoria de economia, de negócios e de local, de comportamento, colunas sociais e específicas, assim como programas dirigidos aos públicos que valorizem este tipo de evento;   Para as editorias de negócios e economia, abordou-se o negócio e/ou atividade do Leilão como uma alternativa rentável para investidores, empresários, comerciantes e pessoas interessadas em comprar algum tipo de bem móvel ou imóvel;
 Nas editorias de defesa de consumidor e comportamento, foi enfatizado que a compra efetivada em Leilões é totalmente segura. No caso da compra de um bem que esteja em condições diferentes das que foram apresentadas no Leilão, o comprador pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta em pouco dias (5 a 10 dias). Por isso, o Leilão do Tribunal do Trabalho é seguro. O projeto Leiloar é economicamente viável, pois oferece significativo retorno para o arrematante;  Na editoria de local, foi produzida uma matéria factual antecipando a notícia com informações precisas sobre o evento;  Notas foram elaboradas para serem enviadas às colunas específicas e sociais;  Matérias foram elaboradas para distribuição dirigida: veículos segmentados e canais de entidades de classes representativas.   
Resultados   Os resultados atenderam aos objetivos comunicacionais traçados visto que todos os veículos noticiaram previamente o acontecimento do evento. A ação através da assessoria de imprensa foi tão positiva, relevante e rentável que alguns bens maiores e mais valorosos a serem leiloados não foram a leilão. Ou seja, os bens que iriam ser leiloados não foram e as execuções trabalhistas foram resolvidas antes do acontecimento do leilão.  Um ganho social para o reclamante e para o TRT.   
Maria Filó

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Cases

8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveisJean Macedo
 
Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Ney Queiroz
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosCláudio Ahrens
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosPerfil In Time
 
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisManual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisCorretor Pimentel
 
Plano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosPlano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosRafael Pozzobon
 
Apostila midia ucg
Apostila midia ucgApostila midia ucg
Apostila midia ucgAtomy Brasil
 
Jose Alberto 10 52h
Jose Alberto    10 52hJose Alberto    10 52h
Jose Alberto 10 52hapimec
 
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2   PatrocinadoresDinheiro fácil 3.2   Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2 PatrocinadoresHotmoney
 
Vida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueVida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueMeio & Mensagem
 
Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12regenurb
 
Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Meio & Mensagem
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Ney Queiroz
 

Ähnlich wie Cases (20)

Case sebrae
Case sebraeCase sebrae
Case sebrae
 
Apresentação Programa Amigo Vizinho
Apresentação Programa Amigo VizinhoApresentação Programa Amigo Vizinho
Apresentação Programa Amigo Vizinho
 
Manual de Boas práticas
Manual de Boas práticasManual de Boas práticas
Manual de Boas práticas
 
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔPLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
 
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
 
Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
 
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisManual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
 
Plano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosPlano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventos
 
Plano de gestão chapa 01
Plano de gestão chapa 01Plano de gestão chapa 01
Plano de gestão chapa 01
 
Apostila midia ucg
Apostila midia ucgApostila midia ucg
Apostila midia ucg
 
Jose Alberto 10 52h
Jose Alberto    10 52hJose Alberto    10 52h
Jose Alberto 10 52h
 
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2   PatrocinadoresDinheiro fácil 3.2   Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
 
Vida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueVida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se Toque
 
Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12
 
Agência Norte
Agência NorteAgência Norte
Agência Norte
 
Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015
 
Portifa1
Portifa1Portifa1
Portifa1
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1
 

Kürzlich hochgeladen

Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptx
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptxDoutrina Deus filho e Espírito Santo.pptx
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptxThye Oliver
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...LizanSantos1
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptx
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptxDoutrina Deus filho e Espírito Santo.pptx
Doutrina Deus filho e Espírito Santo.pptx
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 

Cases

  • 2. ELEIÇÕES OAB A Varjão & Associados foi a assessoria contratada para realizar o trabalho de comunicação e marketing para a eleição da Ordem no pleito 2007 à 2009; A vitória da chapa Ação e Ética, liderada pelo candidato Saul Quadros, deveu-se ao trabalho estratégico da assessoria de imprensa com inclusão de redes sociais; Já na reeleição para o pleito de 2010 à 2012, o êxito foi maior porque a chapa ganhou com uma margem de 45% com relação as três chapas concorrentes; Isto, graças ao trabalho desenvolvido pela atual administração conjuntamente com o trabalho de imagem e comunicação feito pela assessoria.
  • 3. Ações: Utilização de comunicação institucional e mercadológica; Criação de um hotsite da chapa para o pleito; Utilização de redes sociais: Youtube e Twitter; Transformação do jornal em revista; Criação do catálogo Sociedades de Advogados.
  • 4. Inauguração do Restaurante Paraguaçu Para a inauguração do restaurante Paraguaçu, localizado no Aeroporto Internacional de Salvador – Luiz Eduardo Magalhães, os seus proprietários Eric e Selma Ravache confiaram à Varjão & Associados ComunicaçãoIntegrada a divulgação da abertura do local, comemorado com um grande jantar que reuniu cerca de 400 convidados, entre personalidades, imprensa, parceiros e amigos. O objetivo dos empresários era divulgar o evento de lançamento, assim como informar a sociedade que o local já estava em pleno funcionamento. A Varjão dividiu o trabalho em três etapas.
  • 5. Pré-evento Produção e entrega de press kits à imprensa, em especial a colunistas sociais e jornalistas da área de gastronomia; Elaboração da lista de convidados da imprensa e formadores de opinião em geral (políticos, artistas, dentre outros), assim como entrega personalizada do convite; Produção e divulgação de notas sociais, notas com cunho social, dentre outras; Sugestões de pratos para compor colunas de gastronomia de impressos e veículos segmentados; Divulgação junto aos veículos da região de Lauro de Freitas, haja vista que os proprietários sinalizaram que o público dos condomínios de luxo das localidades vizinhas, como Encontro das Águas e Busca Vida eram clientes em potencial.
  • 6. Durante o evento Uma equipe composta por dois jornalistas e um fotógrafo fizeram a cobertura jornalística do evento, assim como receberam a imprensa, fazendo o meio de campo entre os sócios e esta; A equipe também auxiliou os profissionais da imprensa, atendendo as demandas destes; Produção de discurso de agradecimento, conforme solicitação da proprietária. Pós-evento Notas, textos e fotos-legendas foram produzidos de acordo com o interesse de cada editoria e/ou veículo acerca da cobertura do evento; Atendimento às solicitações da imprensa; Produção de relatório com todas as atividades desenvolvidas, assim como clipagem impressa, onlinee eletrônica.
  • 7. Metas atingidas: Ampla divulgação junto à imprensa de Salvador e Lauro de Freitas; Presença de 70% dos convidados da imprensa; Notas veiculadas nos maiores jornais da cidade, assim como comentários positivos em rádios locais; Construção inicial de imagem que firmou o restaurante Paraguaçu como uma opção de restaurante voltado para a classe A para atender não somente os visitantes do aeroporto, mas também a sociedade, em geral. Dificuldades encontradas: Localização do restaurante – o pensamento geral era que este seria mais um restaurante do aeroporto e não um espaço que também pode ser usufruído por quem não vai embarcar ou desembarcar; Curto período de contratação da assessoria – o trabalho foi feito em apenas 01 (um) mês.
  • 8. Projeto Leiloar No ano de 2007, o Tribunal do Trabalho (TRT5) resolveu modificar a forma de realizar os seus leilões e inspirado na bem sucedida experiência do Projeto Arrematar do TRT da Paraíba (13ª Região), criou o Projeto Leiloar. A nova sistemática de leilões foi adotada pelo TRT5 na gestão do presidente Roberto Pessoa e proporcionou mais agilidade às execuções trabalhistas, cujos pregões passaram a ser realizados a cada três meses, com maior volume de bens e, assim, maior atratividade para os arrematantes. Para divulgar o projeto Leiloar, a Varjão & Associados Comunicação Integrada adotou a seguinte estratégia: Era preciso, antes de tudo, despertar na população o hábito de participar de leilões, para tanto foi abordado, nos releases, os benefícios obtidos nos pregões e os objetivos do Projeto leiloar.
  • 9. Pontos enaltecidos na comunicação: Despertar nos públicos de interesse as vantagens de se adquirir um bem leiloado; Informar que o Projeto Leiloar já é uma prática que vem acontecendo com êxito na Paraíba e oferece ganho à população, podendo adquirir um bem muito abaixo do preço de mercado e em excelente estado físico; Esclarecer à população sobre como se processa a prática de um leilão (como um bem é arrematado, as garantias que o Tribunal oferece e pontuar sobre a total facilidade para arrematar um bem) ou seja, o arrematante precisa ter segurança que a justiça vai proporcionar garantia no processo com um todo. Dar visibilidade, mostrando que os produtos oferecidos são bens móveis e imóveis com preço bom e em excelente estado; muitas vezes, um produto é arrematado por um valor muito menor do que ele realmente vale no mercado. Como o Tribunal não ganha com o leilão, ele não tem interesse em vender por um valor muito alto. Ele precisa mesmo fechar é o processo daquele bem. Sendo assim o leilão passa a ser um excelente negócio para quem compra.
  • 10. Fomentar nos públicos de interesse, através da comunicação, à cultura de participações em leilões. O povo baiano, efetivamente, não tem esta cultura e a comunicação deve ser extremamente informativa e criativa ressaltando os benefícios e vantagens do Projeto Leiloar. Primeiro leilão O 1º Grande Leilão do Projeto Leiloar do Tribunal do Trabalho (TRT-BA) ocorreu no Salão do Centro de Convenções durante o período de 28/02 à 01/03/07. Meios e Veículos trabalhados Produção de notícias diversificadas com enfoques que contemplem as diferentes editorias de veículos impressos, tais como: editoria de economia, de negócios e de local, de comportamento, colunas sociais e específicas, assim como programas dirigidos aos públicos que valorizem este tipo de evento; Para as editorias de negócios e economia, abordou-se o negócio e/ou atividade do Leilão como uma alternativa rentável para investidores, empresários, comerciantes e pessoas interessadas em comprar algum tipo de bem móvel ou imóvel;
  • 11. Nas editorias de defesa de consumidor e comportamento, foi enfatizado que a compra efetivada em Leilões é totalmente segura. No caso da compra de um bem que esteja em condições diferentes das que foram apresentadas no Leilão, o comprador pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta em pouco dias (5 a 10 dias). Por isso, o Leilão do Tribunal do Trabalho é seguro. O projeto Leiloar é economicamente viável, pois oferece significativo retorno para o arrematante; Na editoria de local, foi produzida uma matéria factual antecipando a notícia com informações precisas sobre o evento; Notas foram elaboradas para serem enviadas às colunas específicas e sociais; Matérias foram elaboradas para distribuição dirigida: veículos segmentados e canais de entidades de classes representativas.  
  • 12. Resultados   Os resultados atenderam aos objetivos comunicacionais traçados visto que todos os veículos noticiaram previamente o acontecimento do evento. A ação através da assessoria de imprensa foi tão positiva, relevante e rentável que alguns bens maiores e mais valorosos a serem leiloados não foram a leilão. Ou seja, os bens que iriam ser leiloados não foram e as execuções trabalhistas foram resolvidas antes do acontecimento do leilão. Um ganho social para o reclamante e para o TRT.