SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 32
AFRO-ASIÁTICA DESCOLONIZAÇÃO
CONTEXTO HISTÓRICO Fim da Segunda Guerra Mundial  Nova Ordem Internacional  Guerra Fria (Ordem Bipolar).  Duas superpotências com características políticas anticolonialistas. Criação da Organização das Nações Unidas (ONU) Resistências internas  Conferência de Bandung
Fim da Segunda Guerra Mundial Mudança qualitativa no cenário internacional com uma redefinição ampla das relações internacionais Países que até então exerciam forte peso nas decisões mundiais foram tragados pelas circunstâncias históricas e perderam a sua capacidade de influir decisivamente nos destinos da humanidade;  Dois novos pólos que atraíram para si o centro das atenções, transformando-se nos centros mais importantes do processo decisório internacional.
O Ocaso da Europa Inglaterra e França, grandes potências coloniais, já não tinham mais como fazer valer como antes a sua vontade perante o mundo.  Alemanha e Itália saíram profundamente abaladas do conflito. A II Guerra desgastou expressivamente as metrópoles, o que se traduziu no abalo moral, econômico e humano e que repercutiu nas áreas colonizadas, uma vez que estas logo foram chamadas a ajudar no esforço de guerra.  A contribuição se deu com o aumento na produção de alimentos e matérias-primas que eram enviadas como suprimentos para os exércitos aliados.  Além do empenho econômico foram organizadas tropas oriundas das regiões colonizadas que se dirigiram ao front para combater junto aos aliados.
São raros os registros fotográficos  da participação de tropas africanas na Segunda Guerra Mundial.  Ao lado tropas oriundas da África  Ocidental britânica. Abaixo, tropas  africanas e indianas.
Ordem Bipolar Ambos foram favoráveis ao fim do colonialismo porque almejavam colocar em torno de si as áreas que antes eram exclusivas de países europeus.  Aos Estados Unidos interessava o livre comércio, ou seja, acesso franco aos mercados africanos, até então reservados às metrópoles, e também o aumento da sua influência no continente africano. À União Soviética interessava o fim do colonialismo por uma questão ideológica e de aumento da sua esfera de influência na ordem bipolar
NAÇÕES UNIDAS Uma das mais importantes influências externas favoráveis aos novos Estados foi a Organização das Nações Unidas, que em seu próprio estatuto se declarou pela autodeterminação dos povos.  A ONU se tornou a principal tribuna para as reivindicações de autodeterminação dos povos colonizados.  Os Estados colonialistas sofriam as mais pesadas críticas contra o domínio e a exploração das colônias, sendo pressionadas principalmente pelo Bloco Oriental e pelos países agregados em torno do grupo de Bandung.
Carta da ONU 	"Nós proclamamos o direito, para todos os povos colonizados, de assumirem seu próprio destino.... A longa noite está morta." (Declaração do V Congresso Pan-Africano, 1945)
CONFERÊNCIA DE BANDUNG Também conhecida como Conferência Afro-Asiática Realizada entre 18 e 24 de abril de 1955 Cidade indonésia de Bandung.  É reconhecida como tendo inspirado a criação do Movimento dos Não-Alinhados (1961).
CONFERÊNCIA DE BANDUNG Participantes: 29 países afro-asiáticos com diferentes regimes políticos mas com objetivos em comum - como a denúncia do colonialismo - se reuniram e deram início a um amplo movimento organizado que pretendia acelerar o processo de descolonização. 4 países africanos e representantes de dois territórios ainda formalmente sob domínio colonial participaram da Conferência (Libéria, Etiópia, Egito, Líbia, Sudão e Gana). Os principais patrocinadores da Conferência foram: Burma (atual Myanmar), Índia, Indonésia, Paquistão e SriLanka.
Estados que participaram da Conferência de Bandung (Indonésia)
Entre as deliberações tomadas em Bandung, destacam-se as seguintes: 	a) Resolução de todas as disputas internacionais por meios pacíficos;b) Respeito à integridade territorial e à soberania de todas os Estados;c) Reconhecimento da igualdade de todas as raças;d) Reconhecimento da igualdade de todos os países, independente do seu tamanho;e) Adoção do princípio da não-intervenção nos assuntos internos dos Estados;f) Repúdio dos atos e ameaças de uso da força contra qualquer Estado.
As vias de descolonização duas vias: a pacífica e a violenta. No caso da via pacífica, a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão da autonomia político-administrativa, mantendo-se o controle econômico do novo país, criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. As independências que ocorreram pela via da violência, resultaram da intransigência das metrópoles em conceder a autonomia às colônias. Surgiam as lutas de emancipação, geralmente vinculadas ao socialismo, que levaram a cabo as independências.
Índia: um caminho para a descolonização Caminho: Desobediência Civil, que se consistia na própria desobediência que ofende a todos os indianos, utilizando sempre a Não-Violência.
Ghandi
Ghandhi PENSAMENTO E IMAGEM ,[object Object]
"Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias.",[object Object]
A Separação A independência da Índia resultava de um longo processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou, em 1949, ao assassinato de Ghandi. O Paquistão Oriental, em 1971 , sob liderança da Liga Auami, separou-se do Paquistão Ocidental, constituindo a República de Bangladesh.
Indochina Colonização francesa desde 1887.  Conferência de Genebra (1954) paralelo 17  Divisão: Vietnã do Norte/ Vietnã do Sul Guerra do Vietnã (1959 e 30 de abril de 1975) Participação norte-americana: (1965 -1973) 1975 - Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.
A menina do Vietnã Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de TrangBang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família.  Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas  tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Hoje em dia PhamThi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO. Napalm é um conjunto de líquidos  inflamáveis à base de gasolina  gelificada, utilizados como armamento militar. O napalm é na realidade o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendiário.
Execução em Saigon "O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o  coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra,  autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por   parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro  do Vietcong.
Protesto silencioso ThichQuangDuc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita    que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de   junho de 1963.   Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel.  Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. ThichQuangDuc protestava contra a maneira que a  sociedade oprimia a religião Budista em seu país.
Protesto musical
Protesto barulhento
Protesto Legal!!! All we are saying is give peace a chance
Argélia No dia 31 de outubro de 1954, começou a guerra pela independência na Argélia.  A luta contra as tropas de ocupação da França durou sete anos e causou a morte de mais de 260 mil pessoas.  1962 - Acordo de Evian, segundo o qual a França reconhecia a independência da Argélia
Guerra da Argélia

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaValéria Shoujofan
 
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair Aguilar
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair AguilarDescolonização na África e Ásia _ Prof.Altair Aguilar
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 
Aula de história – 8º ano independencia ásia
Aula de história – 8º ano   independencia ásiaAula de história – 8º ano   independencia ásia
Aula de história – 8º ano independencia ásiastelawstel
 
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiáticadmflores21
 
História - Neocolonialismo e a Descolonização
História - Neocolonialismo e a DescolonizaçãoHistória - Neocolonialismo e a Descolonização
História - Neocolonialismo e a DescolonizaçãoCarson Souza
 
Independencia Afroasiática
Independencia AfroasiáticaIndependencia Afroasiática
Independencia Afroasiáticaeiprofessor
 
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardoIndependência das colónias portuguesas em áfrica ricardo
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardoDaniel Quintas
 
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnãcrpp
 
Descolonização da africa e asia china
Descolonização da africa e asia chinaDescolonização da africa e asia china
Descolonização da africa e asia chinamundica broda
 
Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60alinemaiahistoria
 
A guerra do vietnã cursinho
A guerra do vietnã cursinhoA guerra do vietnã cursinho
A guerra do vietnã cursinhoÓcio do Ofício
 
Descolonização da áfrica e ásia
Descolonização da áfrica e ásiaDescolonização da áfrica e ásia
Descolonização da áfrica e ásiaIsaquel Silva
 
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelmaJOSYNEL
 

Was ist angesagt? (20)

Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
 
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair Aguilar
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair AguilarDescolonização na África e Ásia _ Prof.Altair Aguilar
Descolonização na África e Ásia _ Prof.Altair Aguilar
 
Aula de história – 8º ano independencia ásia
Aula de história – 8º ano   independencia ásiaAula de história – 8º ano   independencia ásia
Aula de história – 8º ano independencia ásia
 
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-AsiáticaDescolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
 
Descolonização afro asiática
Descolonização afro asiáticaDescolonização afro asiática
Descolonização afro asiática
 
História - Neocolonialismo e a Descolonização
História - Neocolonialismo e a DescolonizaçãoHistória - Neocolonialismo e a Descolonização
História - Neocolonialismo e a Descolonização
 
Independencia Afroasiática
Independencia AfroasiáticaIndependencia Afroasiática
Independencia Afroasiática
 
Utopia e barbarie
Utopia e barbarieUtopia e barbarie
Utopia e barbarie
 
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardoIndependência das colónias portuguesas em áfrica ricardo
Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo
 
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã
363 abc socialismo real no vietna e a guerra do vietnã
 
Descolonização da africa e asia china
Descolonização da africa e asia chinaDescolonização da africa e asia china
Descolonização da africa e asia china
 
Descolonização ásia e áfrica
Descolonização ásia e áfricaDescolonização ásia e áfrica
Descolonização ásia e áfrica
 
Descolonização
DescolonizaçãoDescolonização
Descolonização
 
Independência da índia
Independência da índiaIndependência da índia
Independência da índia
 
Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60
 
25
2525
25
 
A guerra do vietnã cursinho
A guerra do vietnã cursinhoA guerra do vietnã cursinho
A guerra do vietnã cursinho
 
Descolonização da áfrica e ásia
Descolonização da áfrica e ásiaDescolonização da áfrica e ásia
Descolonização da áfrica e ásia
 
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 
Hist doc 9.3
Hist doc 9.3Hist doc 9.3
Hist doc 9.3
 

Andere mochten auch

Socap (15 des 10) 3
Socap (15 des 10) 3Socap (15 des 10) 3
Socap (15 des 10) 3jescarra
 
Technology In Schools Pp
Technology In Schools PpTechnology In Schools Pp
Technology In Schools Ppjchenry43
 
Security in Pervasive Computing Environments
Security in Pervasive Computing EnvironmentsSecurity in Pervasive Computing Environments
Security in Pervasive Computing EnvironmentsDan Bourke
 
Año nuevo nuevo yo
Año nuevo nuevo yoAño nuevo nuevo yo
Año nuevo nuevo yopptrickymarro
 
Test items
Test itemsTest items
Test itemsmbpc2014
 

Andere mochten auch (7)

Socap (15 des 10) 3
Socap (15 des 10) 3Socap (15 des 10) 3
Socap (15 des 10) 3
 
30 page temp
30 page temp30 page temp
30 page temp
 
Technology In Schools Pp
Technology In Schools PpTechnology In Schools Pp
Technology In Schools Pp
 
Javier martínez
Javier  martínezJavier  martínez
Javier martínez
 
Security in Pervasive Computing Environments
Security in Pervasive Computing EnvironmentsSecurity in Pervasive Computing Environments
Security in Pervasive Computing Environments
 
Año nuevo nuevo yo
Año nuevo nuevo yoAño nuevo nuevo yo
Año nuevo nuevo yo
 
Test items
Test itemsTest items
Test items
 

Ähnlich wie Descolonização

Cap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraCap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraAuxiliadora
 
Cap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraCap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraAuxiliadora
 
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2Lucileida Castro
 
descolonizao-100606181936-phpapp01.ppt
descolonizao-100606181936-phpapp01.pptdescolonizao-100606181936-phpapp01.ppt
descolonizao-100606181936-phpapp01.pptNathanMedeiros8
 
1327 24 10_2012_arquivo
1327 24 10_2012_arquivo1327 24 10_2012_arquivo
1327 24 10_2012_arquivoAndrey Castro
 
Aula 03 neocolonialismo e a descolonização
Aula 03   neocolonialismo e a descolonizaçãoAula 03   neocolonialismo e a descolonização
Aula 03 neocolonialismo e a descolonizaçãoJonatas Carlos
 
Descolonização africana
Descolonização africanaDescolonização africana
Descolonização africanaCamila Brito
 
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptxPedroLinhares14
 
O terceiro mundo
O terceiro mundoO terceiro mundo
O terceiro mundoAlmir
 
Descolonização da África e Ásia - apresentação
Descolonização da África e Ásia - apresentaçãoDescolonização da África e Ásia - apresentação
Descolonização da África e Ásia - apresentaçãoAndressaDelgado1
 
Resumo a guerra fria
Resumo   a guerra friaResumo   a guerra fria
Resumo a guerra friahistoriando
 
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra MundialEntre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundialjose brandaos
 
Independências afro-asiáticas
Independências afro-asiáticasIndependências afro-asiáticas
Independências afro-asiáticasElton Zanoni
 
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africana
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africanaHistória e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africana
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africanaMario Filho
 

Ähnlich wie Descolonização (20)

Cap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraCap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerra
 
Cap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerraCap 61 0 mundo do pós guerra
Cap 61 0 mundo do pós guerra
 
Capitulo 09 Guerra Fria
Capitulo 09  Guerra FriaCapitulo 09  Guerra Fria
Capitulo 09 Guerra Fria
 
Mundo PóS Guerra
Mundo PóS GuerraMundo PóS Guerra
Mundo PóS Guerra
 
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2
C:\Fakepath\Mundo PóS Guerra2
 
descolonizao-100606181936-phpapp01.ppt
descolonizao-100606181936-phpapp01.pptdescolonizao-100606181936-phpapp01.ppt
descolonizao-100606181936-phpapp01.ppt
 
1327 24 10_2012_arquivo
1327 24 10_2012_arquivo1327 24 10_2012_arquivo
1327 24 10_2012_arquivo
 
Aula 03 neocolonialismo e a descolonização
Aula 03   neocolonialismo e a descolonizaçãoAula 03   neocolonialismo e a descolonização
Aula 03 neocolonialismo e a descolonização
 
A guerra fria – parte ii
A guerra fria – parte iiA guerra fria – parte ii
A guerra fria – parte ii
 
Descolonização africana
Descolonização africanaDescolonização africana
Descolonização africana
 
25. guerra fria
25. guerra fria25. guerra fria
25. guerra fria
 
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx
32. O Mundo Pós Segunda Guerra.pptx
 
O terceiro mundo
O terceiro mundoO terceiro mundo
O terceiro mundo
 
Descolonização da África e Ásia - apresentação
Descolonização da África e Ásia - apresentaçãoDescolonização da África e Ásia - apresentação
Descolonização da África e Ásia - apresentação
 
Resumo a guerra fria
Resumo   a guerra friaResumo   a guerra fria
Resumo a guerra fria
 
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra MundialEntre Guerras e Segunda Guerra Mundial
Entre Guerras e Segunda Guerra Mundial
 
Independências afro-asiáticas
Independências afro-asiáticasIndependências afro-asiáticas
Independências afro-asiáticas
 
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africana
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africanaHistória e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africana
História e Cultura Africana - Aula 3 - A descolonização africana
 
EUA
EUAEUA
EUA
 
Guerra fria
Guerra friaGuerra fria
Guerra fria
 

Mehr von Jorge Miklos

Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo brasiliense, 1982
Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo  brasiliense, 1982Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo  brasiliense, 1982
Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo brasiliense, 1982Jorge Miklos
 
O imaginário e a hipostasia da comunicação
O imaginário e a hipostasia da comunicaçãoO imaginário e a hipostasia da comunicação
O imaginário e a hipostasia da comunicaçãoJorge Miklos
 
A RELIGIÃO NO BRASIL
A RELIGIÃO NO BRASIL A RELIGIÃO NO BRASIL
A RELIGIÃO NO BRASIL Jorge Miklos
 
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._i
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._iCastells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._i
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._iJorge Miklos
 
História do Brasil
História do BrasilHistória do Brasil
História do BrasilJorge Miklos
 
Redemocratização
RedemocratizaçãoRedemocratização
RedemocratizaçãoJorge Miklos
 
A Ditadura Militar (1964-1985)
A Ditadura Militar (1964-1985)A Ditadura Militar (1964-1985)
A Ditadura Militar (1964-1985)Jorge Miklos
 
República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)Jorge Miklos
 
A Era Vargas (1930-1945)
A Era Vargas (1930-1945)A Era Vargas (1930-1945)
A Era Vargas (1930-1945)Jorge Miklos
 
República Velha (1889-1930)
República Velha (1889-1930)República Velha (1889-1930)
República Velha (1889-1930)Jorge Miklos
 
O mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoO mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoJorge Miklos
 
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismo
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismoA organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismo
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismoJorge Miklos
 
Sacralização da Mídia; Midiatização do Sagrado
Sacralização da Mídia; Midiatização do SagradoSacralização da Mídia; Midiatização do Sagrado
Sacralização da Mídia; Midiatização do SagradoJorge Miklos
 
Absolutismo francês e a Revolução francesa
Absolutismo francês e a Revolução francesaAbsolutismo francês e a Revolução francesa
Absolutismo francês e a Revolução francesaJorge Miklos
 
Absolutismo inglês e revoluções inglesas
Absolutismo inglês e revoluções inglesasAbsolutismo inglês e revoluções inglesas
Absolutismo inglês e revoluções inglesasJorge Miklos
 
Reformas religiosas
Reformas religiosasReformas religiosas
Reformas religiosasJorge Miklos
 

Mehr von Jorge Miklos (20)

Pink floyd
Pink floydPink floyd
Pink floyd
 
Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo brasiliense, 1982
Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo  brasiliense, 1982Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo  brasiliense, 1982
Gagnebin, jeanne marie. walter benjamin. são paulo brasiliense, 1982
 
O imaginário e a hipostasia da comunicação
O imaginário e a hipostasia da comunicaçãoO imaginário e a hipostasia da comunicação
O imaginário e a hipostasia da comunicação
 
A RELIGIÃO NO BRASIL
A RELIGIÃO NO BRASIL A RELIGIÃO NO BRASIL
A RELIGIÃO NO BRASIL
 
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._i
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._iCastells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._i
Castells, manuel. a_sociedade_em_rede_-_vol._i
 
História do Brasil
História do BrasilHistória do Brasil
História do Brasil
 
DE JK A LULA-LÁ
DE JK A LULA-LÁDE JK A LULA-LÁ
DE JK A LULA-LÁ
 
Redemocratização
RedemocratizaçãoRedemocratização
Redemocratização
 
A Ditadura Militar (1964-1985)
A Ditadura Militar (1964-1985)A Ditadura Militar (1964-1985)
A Ditadura Militar (1964-1985)
 
República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)
 
A Era Vargas (1930-1945)
A Era Vargas (1930-1945)A Era Vargas (1930-1945)
A Era Vargas (1930-1945)
 
República Velha (1889-1930)
República Velha (1889-1930)República Velha (1889-1930)
República Velha (1889-1930)
 
O mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoO mal estar na civilização
O mal estar na civilização
 
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismo
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismoA organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismo
A organização do trabalho no século 20 taylorismo, fordismo e toyotismo
 
Sacralização da Mídia; Midiatização do Sagrado
Sacralização da Mídia; Midiatização do SagradoSacralização da Mídia; Midiatização do Sagrado
Sacralização da Mídia; Midiatização do Sagrado
 
Absolutismo francês e a Revolução francesa
Absolutismo francês e a Revolução francesaAbsolutismo francês e a Revolução francesa
Absolutismo francês e a Revolução francesa
 
Absolutismo inglês e revoluções inglesas
Absolutismo inglês e revoluções inglesasAbsolutismo inglês e revoluções inglesas
Absolutismo inglês e revoluções inglesas
 
A aurora do homem
A aurora do homemA aurora do homem
A aurora do homem
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Reformas religiosas
Reformas religiosasReformas religiosas
Reformas religiosas
 

Descolonização

  • 2. CONTEXTO HISTÓRICO Fim da Segunda Guerra Mundial Nova Ordem Internacional Guerra Fria (Ordem Bipolar). Duas superpotências com características políticas anticolonialistas. Criação da Organização das Nações Unidas (ONU) Resistências internas Conferência de Bandung
  • 3. Fim da Segunda Guerra Mundial Mudança qualitativa no cenário internacional com uma redefinição ampla das relações internacionais Países que até então exerciam forte peso nas decisões mundiais foram tragados pelas circunstâncias históricas e perderam a sua capacidade de influir decisivamente nos destinos da humanidade; Dois novos pólos que atraíram para si o centro das atenções, transformando-se nos centros mais importantes do processo decisório internacional.
  • 4. O Ocaso da Europa Inglaterra e França, grandes potências coloniais, já não tinham mais como fazer valer como antes a sua vontade perante o mundo. Alemanha e Itália saíram profundamente abaladas do conflito. A II Guerra desgastou expressivamente as metrópoles, o que se traduziu no abalo moral, econômico e humano e que repercutiu nas áreas colonizadas, uma vez que estas logo foram chamadas a ajudar no esforço de guerra. A contribuição se deu com o aumento na produção de alimentos e matérias-primas que eram enviadas como suprimentos para os exércitos aliados. Além do empenho econômico foram organizadas tropas oriundas das regiões colonizadas que se dirigiram ao front para combater junto aos aliados.
  • 5. São raros os registros fotográficos da participação de tropas africanas na Segunda Guerra Mundial. Ao lado tropas oriundas da África Ocidental britânica. Abaixo, tropas africanas e indianas.
  • 6.
  • 7. Ordem Bipolar Ambos foram favoráveis ao fim do colonialismo porque almejavam colocar em torno de si as áreas que antes eram exclusivas de países europeus. Aos Estados Unidos interessava o livre comércio, ou seja, acesso franco aos mercados africanos, até então reservados às metrópoles, e também o aumento da sua influência no continente africano. À União Soviética interessava o fim do colonialismo por uma questão ideológica e de aumento da sua esfera de influência na ordem bipolar
  • 8. NAÇÕES UNIDAS Uma das mais importantes influências externas favoráveis aos novos Estados foi a Organização das Nações Unidas, que em seu próprio estatuto se declarou pela autodeterminação dos povos. A ONU se tornou a principal tribuna para as reivindicações de autodeterminação dos povos colonizados. Os Estados colonialistas sofriam as mais pesadas críticas contra o domínio e a exploração das colônias, sendo pressionadas principalmente pelo Bloco Oriental e pelos países agregados em torno do grupo de Bandung.
  • 9. Carta da ONU "Nós proclamamos o direito, para todos os povos colonizados, de assumirem seu próprio destino.... A longa noite está morta." (Declaração do V Congresso Pan-Africano, 1945)
  • 10. CONFERÊNCIA DE BANDUNG Também conhecida como Conferência Afro-Asiática Realizada entre 18 e 24 de abril de 1955 Cidade indonésia de Bandung. É reconhecida como tendo inspirado a criação do Movimento dos Não-Alinhados (1961).
  • 11. CONFERÊNCIA DE BANDUNG Participantes: 29 países afro-asiáticos com diferentes regimes políticos mas com objetivos em comum - como a denúncia do colonialismo - se reuniram e deram início a um amplo movimento organizado que pretendia acelerar o processo de descolonização. 4 países africanos e representantes de dois territórios ainda formalmente sob domínio colonial participaram da Conferência (Libéria, Etiópia, Egito, Líbia, Sudão e Gana). Os principais patrocinadores da Conferência foram: Burma (atual Myanmar), Índia, Indonésia, Paquistão e SriLanka.
  • 12. Estados que participaram da Conferência de Bandung (Indonésia)
  • 13. Entre as deliberações tomadas em Bandung, destacam-se as seguintes: a) Resolução de todas as disputas internacionais por meios pacíficos;b) Respeito à integridade territorial e à soberania de todas os Estados;c) Reconhecimento da igualdade de todas as raças;d) Reconhecimento da igualdade de todos os países, independente do seu tamanho;e) Adoção do princípio da não-intervenção nos assuntos internos dos Estados;f) Repúdio dos atos e ameaças de uso da força contra qualquer Estado.
  • 14. As vias de descolonização duas vias: a pacífica e a violenta. No caso da via pacífica, a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão da autonomia político-administrativa, mantendo-se o controle econômico do novo país, criando, dessa forma, um novo tipo de dependência. As independências que ocorreram pela via da violência, resultaram da intransigência das metrópoles em conceder a autonomia às colônias. Surgiam as lutas de emancipação, geralmente vinculadas ao socialismo, que levaram a cabo as independências.
  • 15. Índia: um caminho para a descolonização Caminho: Desobediência Civil, que se consistia na própria desobediência que ofende a todos os indianos, utilizando sempre a Não-Violência.
  • 17.
  • 18.
  • 19. A Separação A independência da Índia resultava de um longo processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou, em 1949, ao assassinato de Ghandi. O Paquistão Oriental, em 1971 , sob liderança da Liga Auami, separou-se do Paquistão Ocidental, constituindo a República de Bangladesh.
  • 20. Indochina Colonização francesa desde 1887. Conferência de Genebra (1954) paralelo 17 Divisão: Vietnã do Norte/ Vietnã do Sul Guerra do Vietnã (1959 e 30 de abril de 1975) Participação norte-americana: (1965 -1973) 1975 - Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.
  • 21.
  • 22. A menina do Vietnã Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de TrangBang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Hoje em dia PhamThi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO. Napalm é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. O napalm é na realidade o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendiário.
  • 23.
  • 24. Execução em Saigon "O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.
  • 25.
  • 26. Protesto silencioso ThichQuangDuc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. ThichQuangDuc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país.
  • 27.
  • 30. Protesto Legal!!! All we are saying is give peace a chance
  • 31. Argélia No dia 31 de outubro de 1954, começou a guerra pela independência na Argélia. A luta contra as tropas de ocupação da França durou sete anos e causou a morte de mais de 260 mil pessoas. 1962 - Acordo de Evian, segundo o qual a França reconhecia a independência da Argélia