SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 27
UM ANO E MEIO DE “LEI SECA” Um levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Espírito Santo (SBOT-ES) sobre o comportamento, no trânsito, de universitários da Grande Vitória depois da entrada em vigor da lei n° 11.705/2008.
Introdução ,[object Object],“ Representar e apresentar sugestões aos poderes públicos, privados e filantrópicos cooperando também com outras instituições congêneres, para a solução das questões profissionais, sociais e educacionais.”
Objetivo da Pesquisa ,[object Object],[object Object]
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object]
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Metodologia ,[object Object],[object Object]
Amostra ,[object Object],[object Object]
Amostra ,[object Object],Mas. Fem. Total 18 a 29 anos 208 135 343 30 a 60 anos 25 34 59 Total 233 169 402
Resultados ,[object Object],[object Object],[object Object]
Informações levantadas
Frequência com que costuma sair de carro para se divertir com os amigos: Como mostra o gráfico, a maioria dos universitários (tanto do sexo masculino quanto feminino) costuma sair de carro com maior frequência no  fim de semana .
Como age ao sair de carro para se divertir com os amigos: Neste ponto, percebe-se claramente que as  universitárias respeitam mais  a “Lei Seca” do que os estudantes do sexo masculino. Enquanto mais de  60% das mulheres  disseram que vão e voltam dirigindo sem beber quando saem para se divertir com os amigos, menos de  40% dos homens  disseram fazer o mesmo. Já a porcentagem de homens que, ao saírem de carro para se divertir, vão e voltam dirigindo mesmo bebendo (muito ou pouco) é bem maior que a porcentagem de mulheres que tem o mesmo comportamento.
Frequência com que alguém da roda de amigos volta dirigindo, mesmo depois de beber: Mais uma vez, fica evidente a diferença de comportamento entre os sexos. A frequência com que alguém da roda de amigos volta dirigindo mesmo depois de beber apurada nas respostas masculinas é bem mais expressiva do que aquela notada nas respostas femininas.  Destaque:   24% dos homens  disseram que alguém da roda de amigos “muitas vezes” volta dirigindo depois de beber enquanto  15% das mulheres  relataram a mesma situação.
Alguém do grupo de saída/balada já esteve envolvido em colisão de trânsito após ter ingerido algum tipo de bebida: Aqui, vê-se que a combinação álcool-direção ainda é responsável por um número expressivo de ocorrências de acidentes no universo dos universitários. Aproximadamente  30% dos entrevistados  relataram que alguém do grupo de saída/balada já esteve envolvido em colisão de trânsito após ter ingerido algum tipo de bebida.
Frequência com que dirige/já dirigiu após ter bebido mais de um copo de chopp/cerveja ou mais de uma taça de vinho: Percebe-se que os universitários de um modo geral tem evitado de dirigir após ter bebido. Porém, se levada em conta a diferença por sexo, vê-se que o comportamento das  mulheres  é mais  exemplar  do que o dos homens.
Costuma utilizar o cinto de segurança do carro, no banco dianteiro,  como motorista : Costuma utilizar o cinto de segurança do carro, no banco dianteiro,  como carona : Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 98,3% 99,4% 98,8% Não. 1,7% 0,6% 1,2% Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 97,9% 98,2% 98% Não. 2,1% 1,8% 2%
Utilização do cinto de segurança O resultado das entrevistas mostrou que  a utilização do cinto de segurança no banco dianteiro, seja como motorista ou como passageiro, é uma  prática recorrente  entre os universitários.  Quase 100%  dos entrevistados disseram fazer uso de tal recurso de segurança no banco dianteiro. Na comparação entre os sexos, a taxa de utilização do cinto pelas mulheres é maior que a revelada pelos homens.
Frequência com que usa o cinto de segurança quando está no banco traseiro: Diferente do que foi constatado em relação à utilização do cinto de segurança no banco dianteiro, quando se trata de utilizar o cinto no banco traseiro, os universitários demonstraram um péssimo hábito: apenas  20%  disseram utilizar o recurso sempre. No caso dos homens,  mais da metade  disse  nunca  utilizar o cinto no banco traseiro.
Comportamento com a implantação da “Lei Seca: Percebe-se aqui que os universitários foram bastante afetados pelo  caráter punitivo  da “Lei Seca”. Tanto homens quanto mulheres evitam beber e dirigir por conta da  multa cara  e da  possibilidade de prisão . No caso dos homens, os riscos  de beber e dirigir também são levados em conta na hora de evitar a combinação álcool-direção. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Hoje, quando vou sair, uso transporte alternativo em vez de meu carro. 21% 27,2% 23,6% Evito sair dirigindo, pois reconheço os riscos de beber e dirigir. 40,3% 28,4% 35,3% Não bebo, se vou dirigir, por causa da multa cara e da possibilidade de prisão. 38,6% 44,4% 41%
Com a entrada em vigor da “Lei Seca”... Porém, mesmo os universitários assumindo o peso do  caráter punitivo  da “Lei Seca, quando se trata de avaliar a eficácia da lei não há unanimidade nas opiniões. Uma parcela considerável dos entrevistados ( mais de 40% ) acredita que a “Lei Seca” não muda em nada o comportamento dos jovens e que eles continuam bebendo e dirigindo. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Diminuiu bastante o percentual de jovens que bebiam e dirigiam. 55,4% 59,2% 57% Continua a mesma coisa, os jovens continuam bebendo e dirigindo. 44,6% 40,8% 43%
Hoje, você anda de carona com um motorista que tenha bebido? Com que frequência pega carona com um motorista que tenha bebido? Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 47,6% 24,9% 38,1% Não. 52,4% 75,1% 61,9% Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sempre. 7,2% 14,3% 9,2% Muitas vezes. 29,7% 9,5% 24,2% Raramente. 63,1% 76,2% 66,7%
Carona com motorista que tenha bebido Uma grande parcela dos universitários assume que pega carona com alguém que tenha bebido. Isso mostra que mesmo com a implementação da “Lei Seca” ainda é evidente o comportamento arriscado por parte desse grupo. Os universitários do sexo masculino mostraram que dão menos atenção ainda aos riscos de pegar carona com motorista que tenha bebido.  Quase metade  dos entrevistados disseram fazer isso atualmente.  Já as mulheres pensam diferente.  Mais de 75%  das entrevistadas disseram não pegar carona com motorista que tenha bebido. Do total daqueles que assumiram pegar carona com alguém que tenha bebido, os homens também se destacaram por fazer isso com mais frequência. Quase  30% dos entrevistados  disseram que  muitas vezes  recorrem a essa prática, enquanto  9% das mulheres  disseram fazer o mesmo.
É a favor ou contra a “Lei Seca”? Por fim, uma avaliação curiosa. Para os universitários, o  caráter punitivo  da “Lei Seca é um dos fatores que mais influencia no comportamento no trânsito. Por outro lado, a maioria acredita que com a implantação da lei, não muda nada e os jovens continuam bebendo e dirigindo. Mesmo assim, quase  97%  dos entrevistados se declararam a favor da “Lei Seca”.  Isso mostra que mesmo alguns universitários sendo descrentes quanto à eficácia da lei, ela ainda assim é  bem recebida  pela maioria. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) A favor. 96,1% 97% 96,5% Contra. 3,9% 3% 3,5%
Conclusões
Conclusões ,[object Object],[object Object],[object Object]
Conclusões ,[object Object],[object Object]
Conclusões ,[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Pesquisa Lei Seca SBOT-ES 2009

Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em Salvador
Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em SalvadorPesquisa sobre o uso da Bicicleta em Salvador
Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em SalvadorColetivo Mobicidade
 
Dir.def.palestra.soldier
Dir.def.palestra.soldierDir.def.palestra.soldier
Dir.def.palestra.soldierJorge Rego
 
5 discussão - conclusão
5   discussão - conclusão5   discussão - conclusão
5 discussão - conclusãoJosé Monteiro
 
Estatísticas de acidentes PRISMINAS
Estatísticas de acidentes PRISMINASEstatísticas de acidentes PRISMINAS
Estatísticas de acidentes PRISMINASRapport Assessoria
 
Tanara Sousa
Tanara SousaTanara Sousa
Tanara SousaDetranRS
 
Pesquisa sobre fiscalização eletrônica
Pesquisa sobre fiscalização eletrônicaPesquisa sobre fiscalização eletrônica
Pesquisa sobre fiscalização eletrônicaRoberta Soares
 
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptx
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptxApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptx
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptxeriksilva4587
 
Mobicidade consulta pública 2012
Mobicidade consulta pública 2012Mobicidade consulta pública 2012
Mobicidade consulta pública 2012Cadu Carvalho
 
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptx
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptxcausas-de-acidentes-com-motociclistas.pptx
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptxssuser11eb651
 

Ähnlich wie Pesquisa Lei Seca SBOT-ES 2009 (16)

Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em Salvador
Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em SalvadorPesquisa sobre o uso da Bicicleta em Salvador
Pesquisa sobre o uso da Bicicleta em Salvador
 
Folha 207
Folha 207Folha 207
Folha 207
 
Atualizações sobre a Dependência de Álcool
Atualizações sobre a Dependência de ÁlcoolAtualizações sobre a Dependência de Álcool
Atualizações sobre a Dependência de Álcool
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 
Dir.def.palestra.soldier
Dir.def.palestra.soldierDir.def.palestra.soldier
Dir.def.palestra.soldier
 
Semana do trânsito
Semana do trânsitoSemana do trânsito
Semana do trânsito
 
Prado blog 3º bi pdf
Prado blog 3º bi pdfPrado blog 3º bi pdf
Prado blog 3º bi pdf
 
5 discussão - conclusão
5   discussão - conclusão5   discussão - conclusão
5 discussão - conclusão
 
Estatísticas de acidentes PRISMINAS
Estatísticas de acidentes PRISMINASEstatísticas de acidentes PRISMINAS
Estatísticas de acidentes PRISMINAS
 
Tanara Sousa
Tanara SousaTanara Sousa
Tanara Sousa
 
Pesquisa sobre fiscalização eletrônica
Pesquisa sobre fiscalização eletrônicaPesquisa sobre fiscalização eletrônica
Pesquisa sobre fiscalização eletrônica
 
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptx
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptxApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptx
ApresentacaoCTP_DETRANPE_PanoramaAcidentesatualizada 28112016.pptx
 
Mulheres e cigarros
Mulheres e cigarrosMulheres e cigarros
Mulheres e cigarros
 
Ct31 27-16h20-chesf
Ct31 27-16h20-chesfCt31 27-16h20-chesf
Ct31 27-16h20-chesf
 
Mobicidade consulta pública 2012
Mobicidade consulta pública 2012Mobicidade consulta pública 2012
Mobicidade consulta pública 2012
 
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptx
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptxcausas-de-acidentes-com-motociclistas.pptx
causas-de-acidentes-com-motociclistas.pptx
 

Kürzlich hochgeladen

ParasitosesDeformaResumida.finalissima.ppt
ParasitosesDeformaResumida.finalissima.pptParasitosesDeformaResumida.finalissima.ppt
ParasitosesDeformaResumida.finalissima.pptAlberto205764
 
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástrico
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástricoAnatomopatologico HU UFGD sobre CA gástrico
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástricoMarianaAnglicaMirand
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgeryCarlos D A Bersot
 
Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaPrimeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaCristianodaRosa5
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.ppt
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.pptPSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.ppt
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.pptAlberto205764
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASArtthurPereira2
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfNelmo Pinto
 

Kürzlich hochgeladen (9)

Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãosAplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
 
ParasitosesDeformaResumida.finalissima.ppt
ParasitosesDeformaResumida.finalissima.pptParasitosesDeformaResumida.finalissima.ppt
ParasitosesDeformaResumida.finalissima.ppt
 
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástrico
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástricoAnatomopatologico HU UFGD sobre CA gástrico
Anatomopatologico HU UFGD sobre CA gástrico
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
 
Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaPrimeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.ppt
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.pptPSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.ppt
PSORÍASE-Resumido.Diagnostico E Tratamento- aula.ppt
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
 

Pesquisa Lei Seca SBOT-ES 2009

  • 1. UM ANO E MEIO DE “LEI SECA” Um levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Espírito Santo (SBOT-ES) sobre o comportamento, no trânsito, de universitários da Grande Vitória depois da entrada em vigor da lei n° 11.705/2008.
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 11. Frequência com que costuma sair de carro para se divertir com os amigos: Como mostra o gráfico, a maioria dos universitários (tanto do sexo masculino quanto feminino) costuma sair de carro com maior frequência no fim de semana .
  • 12. Como age ao sair de carro para se divertir com os amigos: Neste ponto, percebe-se claramente que as universitárias respeitam mais a “Lei Seca” do que os estudantes do sexo masculino. Enquanto mais de 60% das mulheres disseram que vão e voltam dirigindo sem beber quando saem para se divertir com os amigos, menos de 40% dos homens disseram fazer o mesmo. Já a porcentagem de homens que, ao saírem de carro para se divertir, vão e voltam dirigindo mesmo bebendo (muito ou pouco) é bem maior que a porcentagem de mulheres que tem o mesmo comportamento.
  • 13. Frequência com que alguém da roda de amigos volta dirigindo, mesmo depois de beber: Mais uma vez, fica evidente a diferença de comportamento entre os sexos. A frequência com que alguém da roda de amigos volta dirigindo mesmo depois de beber apurada nas respostas masculinas é bem mais expressiva do que aquela notada nas respostas femininas. Destaque: 24% dos homens disseram que alguém da roda de amigos “muitas vezes” volta dirigindo depois de beber enquanto 15% das mulheres relataram a mesma situação.
  • 14. Alguém do grupo de saída/balada já esteve envolvido em colisão de trânsito após ter ingerido algum tipo de bebida: Aqui, vê-se que a combinação álcool-direção ainda é responsável por um número expressivo de ocorrências de acidentes no universo dos universitários. Aproximadamente 30% dos entrevistados relataram que alguém do grupo de saída/balada já esteve envolvido em colisão de trânsito após ter ingerido algum tipo de bebida.
  • 15. Frequência com que dirige/já dirigiu após ter bebido mais de um copo de chopp/cerveja ou mais de uma taça de vinho: Percebe-se que os universitários de um modo geral tem evitado de dirigir após ter bebido. Porém, se levada em conta a diferença por sexo, vê-se que o comportamento das mulheres é mais exemplar do que o dos homens.
  • 16. Costuma utilizar o cinto de segurança do carro, no banco dianteiro, como motorista : Costuma utilizar o cinto de segurança do carro, no banco dianteiro, como carona : Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 98,3% 99,4% 98,8% Não. 1,7% 0,6% 1,2% Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 97,9% 98,2% 98% Não. 2,1% 1,8% 2%
  • 17. Utilização do cinto de segurança O resultado das entrevistas mostrou que a utilização do cinto de segurança no banco dianteiro, seja como motorista ou como passageiro, é uma prática recorrente entre os universitários. Quase 100% dos entrevistados disseram fazer uso de tal recurso de segurança no banco dianteiro. Na comparação entre os sexos, a taxa de utilização do cinto pelas mulheres é maior que a revelada pelos homens.
  • 18. Frequência com que usa o cinto de segurança quando está no banco traseiro: Diferente do que foi constatado em relação à utilização do cinto de segurança no banco dianteiro, quando se trata de utilizar o cinto no banco traseiro, os universitários demonstraram um péssimo hábito: apenas 20% disseram utilizar o recurso sempre. No caso dos homens, mais da metade disse nunca utilizar o cinto no banco traseiro.
  • 19. Comportamento com a implantação da “Lei Seca: Percebe-se aqui que os universitários foram bastante afetados pelo caráter punitivo da “Lei Seca”. Tanto homens quanto mulheres evitam beber e dirigir por conta da multa cara e da possibilidade de prisão . No caso dos homens, os riscos de beber e dirigir também são levados em conta na hora de evitar a combinação álcool-direção. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Hoje, quando vou sair, uso transporte alternativo em vez de meu carro. 21% 27,2% 23,6% Evito sair dirigindo, pois reconheço os riscos de beber e dirigir. 40,3% 28,4% 35,3% Não bebo, se vou dirigir, por causa da multa cara e da possibilidade de prisão. 38,6% 44,4% 41%
  • 20. Com a entrada em vigor da “Lei Seca”... Porém, mesmo os universitários assumindo o peso do caráter punitivo da “Lei Seca, quando se trata de avaliar a eficácia da lei não há unanimidade nas opiniões. Uma parcela considerável dos entrevistados ( mais de 40% ) acredita que a “Lei Seca” não muda em nada o comportamento dos jovens e que eles continuam bebendo e dirigindo. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Diminuiu bastante o percentual de jovens que bebiam e dirigiam. 55,4% 59,2% 57% Continua a mesma coisa, os jovens continuam bebendo e dirigindo. 44,6% 40,8% 43%
  • 21. Hoje, você anda de carona com um motorista que tenha bebido? Com que frequência pega carona com um motorista que tenha bebido? Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sim. 47,6% 24,9% 38,1% Não. 52,4% 75,1% 61,9% Mas. (%) Fem. (%) Total (%) Sempre. 7,2% 14,3% 9,2% Muitas vezes. 29,7% 9,5% 24,2% Raramente. 63,1% 76,2% 66,7%
  • 22. Carona com motorista que tenha bebido Uma grande parcela dos universitários assume que pega carona com alguém que tenha bebido. Isso mostra que mesmo com a implementação da “Lei Seca” ainda é evidente o comportamento arriscado por parte desse grupo. Os universitários do sexo masculino mostraram que dão menos atenção ainda aos riscos de pegar carona com motorista que tenha bebido. Quase metade dos entrevistados disseram fazer isso atualmente. Já as mulheres pensam diferente. Mais de 75% das entrevistadas disseram não pegar carona com motorista que tenha bebido. Do total daqueles que assumiram pegar carona com alguém que tenha bebido, os homens também se destacaram por fazer isso com mais frequência. Quase 30% dos entrevistados disseram que muitas vezes recorrem a essa prática, enquanto 9% das mulheres disseram fazer o mesmo.
  • 23. É a favor ou contra a “Lei Seca”? Por fim, uma avaliação curiosa. Para os universitários, o caráter punitivo da “Lei Seca é um dos fatores que mais influencia no comportamento no trânsito. Por outro lado, a maioria acredita que com a implantação da lei, não muda nada e os jovens continuam bebendo e dirigindo. Mesmo assim, quase 97% dos entrevistados se declararam a favor da “Lei Seca”. Isso mostra que mesmo alguns universitários sendo descrentes quanto à eficácia da lei, ela ainda assim é bem recebida pela maioria. Mas. (%) Fem. (%) Total (%) A favor. 96,1% 97% 96,5% Contra. 3,9% 3% 3,5%
  • 25.
  • 26.
  • 27.