SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 11
Empregado doméstico, diarista e direitos José Augusto de Lima Prestes
Avisos Esta apresentação não é um parecer jurídico. Dúvidas devem ser objeto de discussão do leitor com um advogado da sua confiança. Esta apresentação foi elaborada sem qualquer intento lucrativo, única e exclusivamente visando divulgar, entre amigos, colegas e conhecidos, o entendimento pessoal do autor a respeito da legislação e da jurisprudência pertinentes às relações de trabalho entre empregados domésticos e seus empregadores. Todo o conteúdo desta apresentação está licenciado de acordo com os termos da licença “Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela Mesma Licença 2.5 Brasil”, da CreativeCommons. Mais informações podem ser encontradas em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/. Esta apresentação e seu conteúdo devem ser utilizados única e exclusivamente em conformidade com a licença indicada acima.
Introdução e definições A relação existente entre um empregado doméstico e um diarista com o contratante dos serviços é completamente diferente: O doméstico é um empregado, portanto, sujeito a uma legislação específica (Lei Federal nº. 5.859/72) e, no que lhe couber, a CLT; O diarista é um prestador de serviços autônomo, subordinado ao regime civil de prestação de serviços (Código Civil e demais normas aplicáveis).
Definição legal do empregado doméstico De acordo com o artigo 1º da lei mencionada, empregado doméstico é “...aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas...”. Vamos tratar cada termo em separado: Serviços de natureza contínua: significa que o empregado realiza, constantemente, um certo serviço a uma mesma pessoa ou família; Finalidade não lucrativa: por conta do serviço prestado, a pessoa ou família não aufere lucro diretamente; À pessoa ou à família no âmbito residencial destas: limita a prestação dos serviços à residência da pessoa ou da entidade familiar que contratou.
Como a jurisprudência entende O Tribunal Superior do Trabalho – TST, instância máxima para decidir sobre assuntos de natureza trabalhista, tem analisado principalmente a quantidade de dias que a pessoa presta os serviços: se ficar comprovada a continuidade, entende tratar-se de empregado doméstico; do contrário, diarista. Não se pode falar em regras e nem em parâmetros fixos para esse tipo de situação, mas numa decisão proferida em 2008, o TST reforçou que “...no caso de diarista doméstica, que labore apenas uma ou duas vezes por semana em residência, não se vislumbra o vínculo de emprego, mas apenas prestação de serviços, que, inclusive, seria paga após o dia de trabalho.” [RR - 1594/2002-034-15-00  (DJ - 25/04/2008)]
Definição legal do diarista Não há uma definição legal de diarista, contrariamente do que ocorre com o empregado doméstico. Sendo um prestador de serviços, autônomo e independente do contratante, de acordo com os princípios e normas do Direito Civil, o diarista, portanto, como o próprio nome diz, pode ser entendido como o profissional que executa as suas atividades a alguém e recebe um pagamento no momento da sua conclusão, sem qualquer vínculo ou obrigação de continuidade com o tomador dos seus serviços.
Como a jurisprudência entende Novamente de acordo com o TST: “O diarista presta serviços e recebe no mesmo dia a remuneração, geralmente superior àquilo que receberia se trabalhasse continuamente para o mesmo empregador, pois nela estão englobados e pagos diretamente ao trabalhador os encargos sociais que seriam recolhidos a terceiros. Se não quiser mais prestar serviços para este ou aquele tomador, não precisará avisá-lo com antecedência ou submeter-se a nenhuma formalidade, já que é de sua conveniência, pela flexibilidade de que goza, não manter um vínculo estável e permanente com um único empregador, pois mantém variadas fontes de renda provenientes de vários postos de serviços que mantém.” [RR-776.500/2001.7 (DJ - 02/04/2004)]
Conclusão Portanto, para que uma pessoa seja considerada empregado doméstico, é necessário que: Preste serviços continuamente a uma pessoa ou família; Os serviços prestados não sirvam para que essa pessoa ou família, diretamente, possa auferir lucro; Os serviços sejam prestados na residência da pessoa ou família; e Por conta do entendimento jurisprudencial, os serviços sejam prestados pelo menos 3 dias na semana. Demais situações, de acordo com as suas características, podem representar caso de diarista, e não de empregado doméstico.
Direitos do empregado doméstico 1/2 Por força da Constituição Federal de 1988, o empregado doméstico possui os seguintes direitos: Receber, pelo menos, um salário mínimo pelos serviços prestados (atualmente, R$ 465,00); Garantia de salário irredutível, salvo se diferentemente negociado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho; 13º salário, calculado com base no valor do salário integral ou valor percebido da aposentadoria; Descanso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; A cada ano, férias remuneradas de 30 dias, devendo receber o salário integral do período e, pelo menos, adicional de 1/3 do valor; Licença-maternidade de 120 dias; Licença-paternidade de 5 dias; Aviso prévio proporcional, não inferior a 30 dias; e Aposentadoria.
Direitos do empregado doméstico 2/2 Por força da Lei Federal nº. 5.859/72, o empregado doméstico possui os seguintes direitos: Não ter descontados do seu salário valores referentes a alimentação, vestuário, higiene ou moradia (salvo quando a residência for local diverso do da prestação dos serviços e as partes acordarem quanto a isso, por escrito e expressamente); Férias anuais remuneradas de 30 dias, com acréscimo mínimo de 1/3 do salário, a cada período de 12 meses de trabalho prestado à mesma pessoa ou família (ou seja, pode ocorrer de o empregado gozar férias diferentes vezes ao longo do ano, se trabalhar para mais de uma pessoa ou família); Participar do regime da Previdência Social, como segurado obrigatório; Emprego protegido contra a dispensa arbitrária ou sem justa causa no caso de empregada doméstica gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto; e Quando dispensado sem justa causa, direito ao seguro-desemprego no valor de um salário mínimo, por um período máximo de três meses, de forma contínua ou alternada.
Referências Legais: Constituição Federal de 1988; Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; Lei Federal nº. 5.859/72; Decreto Federal nº. 3.361/00. Jurisprudenciais: TST - AIRR - 2693/2006-035-12-40.1; TST – RR – 2111/2006-006-18-00; TST – RR – 1594/2002-034-15-00; TST – RR – 776.500/2001.7.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Direitos e deveres do trabalhador
Direitos e deveres do trabalhadorDireitos e deveres do trabalhador
Direitos e deveres do trabalhadorFillipe Lobo
 
Legislao trabalhista aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.com
Legislao trabalhista   aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.comLegislao trabalhista   aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.com
Legislao trabalhista aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.comClaudio Parra
 
Extinção do contrato de trabalho
Extinção do contrato de trabalhoExtinção do contrato de trabalho
Extinção do contrato de trabalhoAlberto Oliveira
 
Contrato de trabalho
Contrato de trabalhoContrato de trabalho
Contrato de trabalhorosanaserelo
 
Aula 3 direito do trabalho empregador
Aula 3 direito do trabalho empregadorAula 3 direito do trabalho empregador
Aula 3 direito do trabalho empregadorFrank Gomes
 
Rescisão contratual de trabalho
Rescisão contratual de trabalhoRescisão contratual de trabalho
Rescisão contratual de trabalhoromeromelosilva
 
Nota explicativa sobre a reforma trabalhista
Nota explicativa sobre a reforma trabalhistaNota explicativa sobre a reforma trabalhista
Nota explicativa sobre a reforma trabalhistaSINTE Regional
 
09 administração de pessoal (férias)
09   administração de pessoal (férias)09   administração de pessoal (férias)
09 administração de pessoal (férias)Elizeu Ferro
 
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88Mentor Concursos
 
Leis trabalhistas
Leis trabalhistasLeis trabalhistas
Leis trabalhistasExagro
 
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 Pecados
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 PecadosApresentação: Contratos de Trabalho - 7 Pecados
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 PecadosIsabella Menezes
 
Reforma trabalhista 2017
Reforma trabalhista 2017Reforma trabalhista 2017
Reforma trabalhista 2017fgomes42 Lima
 
Legislação Trabalhista
Legislação TrabalhistaLegislação Trabalhista
Legislação TrabalhistaGeyce Lima
 
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos Junior
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos JuniorAprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos Junior
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos JuniorWaldemar Ramos Junior
 

Was ist angesagt? (20)

Direitos e deveres do trabalhador
Direitos e deveres do trabalhadorDireitos e deveres do trabalhador
Direitos e deveres do trabalhador
 
Legislao trabalhista aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.com
Legislao trabalhista   aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.comLegislao trabalhista   aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.com
Legislao trabalhista aula 3 .:. www.tc58n.wordpress.com
 
Extinção do contrato de trabalho
Extinção do contrato de trabalhoExtinção do contrato de trabalho
Extinção do contrato de trabalho
 
Rescisão de Contrato de Trabalho
Rescisão de Contrato de TrabalhoRescisão de Contrato de Trabalho
Rescisão de Contrato de Trabalho
 
Contrato de trabalho
Contrato de trabalhoContrato de trabalho
Contrato de trabalho
 
Reforma Trabalhista
Reforma TrabalhistaReforma Trabalhista
Reforma Trabalhista
 
Aula 3 direito do trabalho empregador
Aula 3 direito do trabalho empregadorAula 3 direito do trabalho empregador
Aula 3 direito do trabalho empregador
 
Rescisão contratual de trabalho
Rescisão contratual de trabalhoRescisão contratual de trabalho
Rescisão contratual de trabalho
 
Nota explicativa sobre a reforma trabalhista
Nota explicativa sobre a reforma trabalhistaNota explicativa sobre a reforma trabalhista
Nota explicativa sobre a reforma trabalhista
 
09 administração de pessoal (férias)
09   administração de pessoal (férias)09   administração de pessoal (férias)
09 administração de pessoal (férias)
 
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88
Direito Constitucional - Comentários aos artigo 7º ao 11 da CF 88
 
Reforma trabalhista
Reforma trabalhista Reforma trabalhista
Reforma trabalhista
 
Leis trabalhistas
Leis trabalhistasLeis trabalhistas
Leis trabalhistas
 
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 Pecados
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 PecadosApresentação: Contratos de Trabalho - 7 Pecados
Apresentação: Contratos de Trabalho - 7 Pecados
 
Reforma Trabalhista
Reforma TrabalhistaReforma Trabalhista
Reforma Trabalhista
 
Reforma trabalhista 2017
Reforma trabalhista 2017Reforma trabalhista 2017
Reforma trabalhista 2017
 
Legislação Trabalhista
Legislação TrabalhistaLegislação Trabalhista
Legislação Trabalhista
 
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos Junior
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos JuniorAprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos Junior
Aprovação da reforma trabalhista principais pontos - Waldemar Ramos Junior
 
Atps legislação
Atps legislaçãoAtps legislação
Atps legislação
 
Admissão empregador
Admissão empregadorAdmissão empregador
Admissão empregador
 

Andere mochten auch

Pdf formação tecnica geral
Pdf formação tecnica geralPdf formação tecnica geral
Pdf formação tecnica geralPatrícia Ventura
 
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12Jornal do Commercio
 
Manual trabalho domestico web
Manual trabalho domestico webManual trabalho domestico web
Manual trabalho domestico webHafiro
 
Novos direitos dos empregados domésticos
Novos direitos dos empregados domésticosNovos direitos dos empregados domésticos
Novos direitos dos empregados domésticosVladimir Mourão
 
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducar
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducarCurso online empregado doméstico direitos e deveres unieducar
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducarUnichristus Centro Universitário
 
Cartilha domestico out_2015
Cartilha domestico out_2015Cartilha domestico out_2015
Cartilha domestico out_2015Tania Gurgel
 
Atualizaes previdencirias_-_prof_leandro_macedo
Atualizaes  previdencirias_-_prof_leandro_macedoAtualizaes  previdencirias_-_prof_leandro_macedo
Atualizaes previdencirias_-_prof_leandro_macedoWanda Hoffmann
 
Cartilha trabalhadores domesticos
Cartilha trabalhadores domesticos Cartilha trabalhadores domesticos
Cartilha trabalhadores domesticos Robson Peixoto
 
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentos
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentosManual do trabalho doméstico com modelos de documentos
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentosDenizecomZ
 
Toyotismo - Primeira Parte
Toyotismo - Primeira ParteToyotismo - Primeira Parte
Toyotismo - Primeira PartePhilippe Elias
 
Violencia Doméstica
Violencia DomésticaViolencia Doméstica
Violencia DomésticaAP6Dmundao
 

Andere mochten auch (14)

Pdf formação tecnica geral
Pdf formação tecnica geralPdf formação tecnica geral
Pdf formação tecnica geral
 
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12
Publ pesquisa trab remunerado e trab domestico dez12
 
Trabalhador doméstico
Trabalhador domésticoTrabalhador doméstico
Trabalhador doméstico
 
Trabalho doméstico
Trabalho domésticoTrabalho doméstico
Trabalho doméstico
 
Manual trabalho domestico web
Manual trabalho domestico webManual trabalho domestico web
Manual trabalho domestico web
 
Novos direitos dos empregados domésticos
Novos direitos dos empregados domésticosNovos direitos dos empregados domésticos
Novos direitos dos empregados domésticos
 
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducar
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducarCurso online empregado doméstico direitos e deveres unieducar
Curso online empregado doméstico direitos e deveres unieducar
 
Cartilha domestico out_2015
Cartilha domestico out_2015Cartilha domestico out_2015
Cartilha domestico out_2015
 
Atualizaes previdencirias_-_prof_leandro_macedo
Atualizaes  previdencirias_-_prof_leandro_macedoAtualizaes  previdencirias_-_prof_leandro_macedo
Atualizaes previdencirias_-_prof_leandro_macedo
 
Cartilha trabalhadores domesticos
Cartilha trabalhadores domesticos Cartilha trabalhadores domesticos
Cartilha trabalhadores domesticos
 
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentos
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentosManual do trabalho doméstico com modelos de documentos
Manual do trabalho doméstico com modelos de documentos
 
Cartilha domestica 2013 04
Cartilha domestica 2013 04Cartilha domestica 2013 04
Cartilha domestica 2013 04
 
Toyotismo - Primeira Parte
Toyotismo - Primeira ParteToyotismo - Primeira Parte
Toyotismo - Primeira Parte
 
Violencia Doméstica
Violencia DomésticaViolencia Doméstica
Violencia Doméstica
 

Ähnlich wie Empregado DoméStico, Diarista E Direitos

Cartilha do Empregado e do Empregador Doméstico
Cartilha do Empregado e do Empregador DomésticoCartilha do Empregado e do Empregador Doméstico
Cartilha do Empregado e do Empregador DomésticoSérgio Amaral
 
Empregado doméstico
Empregado domésticoEmpregado doméstico
Empregado domésticofabioxmoura1
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoDenizecomZ
 
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do Trabalho
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do TrabalhoNova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do Trabalho
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do TrabalhoIdoméstica.com
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticopepcursos
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoJunior Oliveira
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoGLECIO84
 
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador doméstico
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador domésticoCartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador doméstico
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador domésticoJornal do Commercio
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoLuis Araujo
 
Revista sobre trabalho doméstico
Revista sobre trabalho domésticoRevista sobre trabalho doméstico
Revista sobre trabalho domésticorodrigocp1986
 
Fichamento tipos.de.trabalhadores
Fichamento tipos.de.trabalhadoresFichamento tipos.de.trabalhadores
Fichamento tipos.de.trabalhadoresMaísa Galvão
 
direitos do trabalhador no momento da demissão
direitos do trabalhador no momento da demissãodireitos do trabalhador no momento da demissão
direitos do trabalhador no momento da demissãoJoão Vitorio Netto
 
Contrato de experiência
Contrato de experiênciaContrato de experiência
Contrato de experiênciaThelma Mariano
 
Introdução a folha de pagamento
Introdução a folha de pagamentoIntrodução a folha de pagamento
Introdução a folha de pagamentoSocorro Vasconcelos
 
Aula 2 D. TRABALHO
Aula 2 D. TRABALHOAula 2 D. TRABALHO
Aula 2 D. TRABALHOgsbq
 
Curso de Especialização - Módulo II
Curso de Especialização - Módulo IICurso de Especialização - Módulo II
Curso de Especialização - Módulo IIcipasap
 
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdf
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdftributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdf
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdftontis1
 

Ähnlich wie Empregado DoméStico, Diarista E Direitos (20)

Cartilha do Empregado e do Empregador Doméstico
Cartilha do Empregado e do Empregador DomésticoCartilha do Empregado e do Empregador Doméstico
Cartilha do Empregado e do Empregador Doméstico
 
Empregado
EmpregadoEmpregado
Empregado
 
Empregado doméstico
Empregado domésticoEmpregado doméstico
Empregado doméstico
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
 
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do Trabalho
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do TrabalhoNova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do Trabalho
Nova Lei das Empregadas Domésticas: Cartilha do Ministério do Trabalho
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
 
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador doméstico
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador domésticoCartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador doméstico
Cartilha - Entenda tudo sobre formalização do trabalhador doméstico
 
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho domésticoCartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
Cartilha perguntas e respostas trabalho doméstico
 
seminário AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS
seminário AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOSseminário AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS
seminário AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS
 
Revista sobre trabalho doméstico
Revista sobre trabalho domésticoRevista sobre trabalho doméstico
Revista sobre trabalho doméstico
 
Fichamento tipos.de.trabalhadores
Fichamento tipos.de.trabalhadoresFichamento tipos.de.trabalhadores
Fichamento tipos.de.trabalhadores
 
direitos do trabalhador no momento da demissão
direitos do trabalhador no momento da demissãodireitos do trabalhador no momento da demissão
direitos do trabalhador no momento da demissão
 
Direito do trabalho
Direito do trabalhoDireito do trabalho
Direito do trabalho
 
Contrato de experiência
Contrato de experiênciaContrato de experiência
Contrato de experiência
 
Introdução a folha de pagamento
Introdução a folha de pagamentoIntrodução a folha de pagamento
Introdução a folha de pagamento
 
Aula 2 D. TRABALHO
Aula 2 D. TRABALHOAula 2 D. TRABALHO
Aula 2 D. TRABALHO
 
Curso de Especialização - Módulo II
Curso de Especialização - Módulo IICurso de Especialização - Módulo II
Curso de Especialização - Módulo II
 
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdf
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdftributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdf
tributos sobre o trabalho - planejamento tributário - curso usp 40245.pdf
 

Empregado DoméStico, Diarista E Direitos

  • 1. Empregado doméstico, diarista e direitos José Augusto de Lima Prestes
  • 2. Avisos Esta apresentação não é um parecer jurídico. Dúvidas devem ser objeto de discussão do leitor com um advogado da sua confiança. Esta apresentação foi elaborada sem qualquer intento lucrativo, única e exclusivamente visando divulgar, entre amigos, colegas e conhecidos, o entendimento pessoal do autor a respeito da legislação e da jurisprudência pertinentes às relações de trabalho entre empregados domésticos e seus empregadores. Todo o conteúdo desta apresentação está licenciado de acordo com os termos da licença “Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela Mesma Licença 2.5 Brasil”, da CreativeCommons. Mais informações podem ser encontradas em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/. Esta apresentação e seu conteúdo devem ser utilizados única e exclusivamente em conformidade com a licença indicada acima.
  • 3. Introdução e definições A relação existente entre um empregado doméstico e um diarista com o contratante dos serviços é completamente diferente: O doméstico é um empregado, portanto, sujeito a uma legislação específica (Lei Federal nº. 5.859/72) e, no que lhe couber, a CLT; O diarista é um prestador de serviços autônomo, subordinado ao regime civil de prestação de serviços (Código Civil e demais normas aplicáveis).
  • 4. Definição legal do empregado doméstico De acordo com o artigo 1º da lei mencionada, empregado doméstico é “...aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas...”. Vamos tratar cada termo em separado: Serviços de natureza contínua: significa que o empregado realiza, constantemente, um certo serviço a uma mesma pessoa ou família; Finalidade não lucrativa: por conta do serviço prestado, a pessoa ou família não aufere lucro diretamente; À pessoa ou à família no âmbito residencial destas: limita a prestação dos serviços à residência da pessoa ou da entidade familiar que contratou.
  • 5. Como a jurisprudência entende O Tribunal Superior do Trabalho – TST, instância máxima para decidir sobre assuntos de natureza trabalhista, tem analisado principalmente a quantidade de dias que a pessoa presta os serviços: se ficar comprovada a continuidade, entende tratar-se de empregado doméstico; do contrário, diarista. Não se pode falar em regras e nem em parâmetros fixos para esse tipo de situação, mas numa decisão proferida em 2008, o TST reforçou que “...no caso de diarista doméstica, que labore apenas uma ou duas vezes por semana em residência, não se vislumbra o vínculo de emprego, mas apenas prestação de serviços, que, inclusive, seria paga após o dia de trabalho.” [RR - 1594/2002-034-15-00 (DJ - 25/04/2008)]
  • 6. Definição legal do diarista Não há uma definição legal de diarista, contrariamente do que ocorre com o empregado doméstico. Sendo um prestador de serviços, autônomo e independente do contratante, de acordo com os princípios e normas do Direito Civil, o diarista, portanto, como o próprio nome diz, pode ser entendido como o profissional que executa as suas atividades a alguém e recebe um pagamento no momento da sua conclusão, sem qualquer vínculo ou obrigação de continuidade com o tomador dos seus serviços.
  • 7. Como a jurisprudência entende Novamente de acordo com o TST: “O diarista presta serviços e recebe no mesmo dia a remuneração, geralmente superior àquilo que receberia se trabalhasse continuamente para o mesmo empregador, pois nela estão englobados e pagos diretamente ao trabalhador os encargos sociais que seriam recolhidos a terceiros. Se não quiser mais prestar serviços para este ou aquele tomador, não precisará avisá-lo com antecedência ou submeter-se a nenhuma formalidade, já que é de sua conveniência, pela flexibilidade de que goza, não manter um vínculo estável e permanente com um único empregador, pois mantém variadas fontes de renda provenientes de vários postos de serviços que mantém.” [RR-776.500/2001.7 (DJ - 02/04/2004)]
  • 8. Conclusão Portanto, para que uma pessoa seja considerada empregado doméstico, é necessário que: Preste serviços continuamente a uma pessoa ou família; Os serviços prestados não sirvam para que essa pessoa ou família, diretamente, possa auferir lucro; Os serviços sejam prestados na residência da pessoa ou família; e Por conta do entendimento jurisprudencial, os serviços sejam prestados pelo menos 3 dias na semana. Demais situações, de acordo com as suas características, podem representar caso de diarista, e não de empregado doméstico.
  • 9. Direitos do empregado doméstico 1/2 Por força da Constituição Federal de 1988, o empregado doméstico possui os seguintes direitos: Receber, pelo menos, um salário mínimo pelos serviços prestados (atualmente, R$ 465,00); Garantia de salário irredutível, salvo se diferentemente negociado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho; 13º salário, calculado com base no valor do salário integral ou valor percebido da aposentadoria; Descanso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; A cada ano, férias remuneradas de 30 dias, devendo receber o salário integral do período e, pelo menos, adicional de 1/3 do valor; Licença-maternidade de 120 dias; Licença-paternidade de 5 dias; Aviso prévio proporcional, não inferior a 30 dias; e Aposentadoria.
  • 10. Direitos do empregado doméstico 2/2 Por força da Lei Federal nº. 5.859/72, o empregado doméstico possui os seguintes direitos: Não ter descontados do seu salário valores referentes a alimentação, vestuário, higiene ou moradia (salvo quando a residência for local diverso do da prestação dos serviços e as partes acordarem quanto a isso, por escrito e expressamente); Férias anuais remuneradas de 30 dias, com acréscimo mínimo de 1/3 do salário, a cada período de 12 meses de trabalho prestado à mesma pessoa ou família (ou seja, pode ocorrer de o empregado gozar férias diferentes vezes ao longo do ano, se trabalhar para mais de uma pessoa ou família); Participar do regime da Previdência Social, como segurado obrigatório; Emprego protegido contra a dispensa arbitrária ou sem justa causa no caso de empregada doméstica gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto; e Quando dispensado sem justa causa, direito ao seguro-desemprego no valor de um salário mínimo, por um período máximo de três meses, de forma contínua ou alternada.
  • 11. Referências Legais: Constituição Federal de 1988; Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; Lei Federal nº. 5.859/72; Decreto Federal nº. 3.361/00. Jurisprudenciais: TST - AIRR - 2693/2006-035-12-40.1; TST – RR – 2111/2006-006-18-00; TST – RR – 1594/2002-034-15-00; TST – RR – 776.500/2001.7.